Domingo de Páscoa em Florença

O dia amanheceu com uma breve ilusão de que iria fazer sol. Eu tinha combinado com um amigo do Brasil um encontro na Santa Maria Novela, a estação de trem de Florença. Ele estava em Roma e viria passar o dia em Florença. No horário marcado eu estava na estação. O trem que ele me falou que pegaria chegou no horário certo, mas nada dele aparecer. Pensei que ele poderia ter perdido o trem ou que tinha descido na outra estação de Florença. Fiquei esperando o próximo trem de Roma chegar, mas ele também não chegou. Acabei voltando para o hostel para usar o wifi e avisar no facebook qual a minha programação do dia, caso ele olhasse o facebook ele saberia mais ou menos onde eu estaria. Bom, depois descobri que ele perdeu o trem em Roma e acabou chegando bem mais tarde em Florença e não nos encontramos.

Bom, era domingo de Páscoa e em Florença existe uma tradição chamada Scolpo del Carro, que existe desde os tempos das cruzadas. A cerimônia acontece na Piazza del Duomo às 11hs da manhã. Ainda era cedo e eu tinha me programado para ir primeiro na Gallerie dell’Accademia, onde está o verdadeiro David, e depois ir para a praça assistir o Scolpo del Carro. Foi isso que eu fiz, me mandei para a Gallerie.

Algumas pessoas indicam comprar o ingresso para a Gallerie pela internet para evitar filas. Eu não comprei pois não tinha opção para reservas no período da manhã. Cheguei lá e fiquei cerca de 20 minutos na fila. Bom, sobre o David não tem muito o que falar… é simplesmente incrível ver ele de perto!! É muito perfeito, muito grande.. Ele tem mais de 5 metros de altura!!! Eu não imaginava que ele era tão grande. Pensar que Michelangelo fez aquilo a mais de 500 anos atrás.. não tenho como explicar qual é a sensação de estar em frente ao David. Ahhh e ver ele de todos os ângulos também é muito legal!! Estamos acostumados com as fotos frontais da escultura. Eu nunca tinha percebido o que ele segurava na mão e nem sabia que aquela cinta corria pelas costas dele.

David, de Michelangelo - Galleria dell'Accademia - Florença, Itália
David, de Michelangelo - Galleria dell'Accademia - Florença, Itália

Agora uns pontos negativos desse museu. Cara, a única coisa boa que tem nele, com todo respeito a tudo que existe exposto lá, é o David. As pessoas vão lá simplesmente para ver o David. E você não pode tirar fotos!!!! Não poder tirar fotos de pinturas eu até entendo, mas qual o problema de tirar fotos “sem flash” de uma escultura?? Tá certo que nesse museu ninguém respeita as normas e todos tiram fotos do David… e tiram na cara de pau mesmo!!! Eu mesmo tirei várias!! Mas é chato ter que agüentar os guardinhas falando “No Fotos!!! No Fotos!!“. O Louvre, pra mim, é um museu estratosfericamente melhor que esse e você pode tirar fotos a vontade!!!

Bomm… depois de ver o David, quando eu sai da Gallerie a chuva já estava caindo em Florença. Bora pegar o guarda-chuva para não ter que agüentar os ambulantes correndo atrás de você gritando “Umbreloo.. umbreloo“. Eles são super insistentes e as vezes querem vender até pra quem já está usando um guarda-chuva.

Da Gallerie eu segui para a Piazza del Duomo. Todas as pessoas estavam fazendo o mesmo caminho. Quando eu cheguei lá uma pequena multidão de pessoas já estava em frente a catedral esperando o Scolpo del Carro. Nessa hora a chuva deu uma boa engrossada e muita gente se mandou pra dentro da catedral. Eu não sei se é pago para entrar na igreja, mas nesse dia a entrada estava liberada por conta da Páscoa. Dentro da catedral também tinha um monte de gente… não dava pra ver nada ali. Resolvi enfrentar a chuva. Me mandei lá pra fora e achei um lugarzinho que dava pra ver o carro e fiquei lá esperando. Ainda faltava cerca de meia hora para o estouro começar. Ahh.. deixa eu explicar pra quem não sabe.. O Scolpo del Carro, que nada mais é do que o Estouro do Carro de Fogo, acontece todo domingo de Páscoa em Florença. O tal do carro é chamado de Brindellone. Ele parece uma carroça grande, que é puxada por 4 bois brancos até a frente da igreja. Desse carro sai um arame que vai até o coro da Catedral, e na ponta do arama existe uma pomba de metal. Quando a missa de páscoa acaba, o padre acende o pavio que leva a pomba rapidamente até o Carro. Quando a pomba chega no carro e os fogos disparam na primeira tentativa e ela retorna para a catedral é um sinal de que Florença terá um excelente ano.

Scolpo del Carro, Páscoa em Florença, Itália

Neste ano tudo aconteceu da melhor forma possível!!. Até a chuva colaborou de uma maneira impressionante!! Faltando 5 minutos para começar o estouro a chuva parou totalmente!! As 11 horas a pomba correu o arame e o carro explodiu em fogos. É uma bela cerimônia e muito impressionante!! Você fica muito perto dos fogos e tudo é muito seguro! Os fogos duram um bom tempo e as pessoas dão salvas de alegria durante o estouro. Foi muito legal mesmo!! Logo depois do estouro a chuva voltou.

Nesse dia achei um restaurante bem legal para almoçar e pra minha sorte a garçonete era brasileira!! Uma baiana super simpática!! Me indicou a melhor opção para comer e mandou muito bem!! Comi uma pasta deliciosa e depois uma sobremesa melhor ainda!!

Almoço em Florença, Itália
Florença, Itália

Durante a tarde andei sem rumo pela cidade, passando por lugares que ainda não conhecia. Quase todas as lojas na cidade estavam fechadas. Poucos abriram pra aproveitar os turistas que passaram o feriado na cidade. A chuva não queria parar e acabei voltando mais cedo pro hostel. Fiz amizade com um pessoal no hostel e ficamos por lá conversando. No dia seguinte eu visitaria San Gimignano, cidade próxima de Florença, no coração da Toscana.

Melhor Seguro Viagem InternacionalAluguel de Carros: Reserve agora!Booking.com

About The Author

Robson Franzói é um jovem de Curitiba que tenta inspirar outros viajantes a explorarem diferentes lugares do mundo. Decidiu correr atrás dos seus sonhos e hoje vive desse blog, seu projeto mais especial. Apaixonado por fotografia e vídeos, o garoto vive para compartilhar suas experiências e dicas dos lugares que conhece. Suas fotos já estão ficando conhecidas e seus vídeos inspiram muitos viajantes. Aproveite e acompanhe o Instagram e também o Canal Um Viajante.

Related posts

10 Comments

  1. Robson Franzoi

    Oi Thiago, pior que não lembro o nome dela nem do restaurante… mas vou ver se consigo achar alguma coisa no google street view… talvez eu encontre o lugar que eu passei e consiga ver o restaurante..

    Reply
  2. Anna Karolinna

    Robson,
    Em Florença qual local você ficou hospedado?
    Tenho viagem para lá em janeiro e fico dois dias … mas estou em duvida quanto ao local para me hospedar!
    Se puder me ajudar, agradeço!

    E parabéns pelo blog! Esta me ajudando muito na minha Eurotrip!!

    Reply
  3. Fernanda

    Olá Robson!
    Adorei o post! As dicas do seu blog estão sendo muito úteis!
    Tenho uma dúvida e talvez você possa me ajudar: estou indo pra Itália em Maio e reservei um domingo (03/05) para visitar Florença. VocÊ acha que vale a pena? Tem muitos lugares que fecham aos domingos??
    Obrigada!!

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Fer.. tudo bom?? Então, eu percebi que lojas fecham sim… mas não sei se é o comum ou era por conta da Páscoa. Os museus estavam abertos.. então depende do que você quer encontrar aberto. Infelizmente não sei dizer como é um domingo comum por lá, sem ser o feriado de Páscoa… talvez até tenha mais coisas abertas… Mas sim, o que vale dizer é que Florença sempre vale a pena. Cidade liiiinnda!! Apaixonante!

      Qualquer dúvida dá um grito

      Reply
  4. Estêvão

    Fáaaaala Robson!
    Nunca é tarde para comentar… RSRSRS
    Cara, sempre que leio esse seu post e vejo as fotos de Florença, eu fico alegre pela oportunidade de ter estado lá, mas também fico “pdavida” comigo mesmo por ter perdido o trem em Roma e não ter encontrado contigo, e ainda ter atrapalhado sua programação. Pedirei sempre mil desculpas! E fico grato por fazer parte do post “Domingo de Páscoa em Florença”.
    Tenho maior orgulho de ter planejado e feito meu primeiro mochilão tomando como base o roteiro da sua primeiro grande mochilão e as dicas do seu detalhado planejamento. Fico muito feliz em ver o grande sucesso do “UmViajante”, fruto da sua real dedicação em construir oásis digitais de tamanha qualidade (texto + fotos + vídeos + design + etc). Parabéns e mais e mais sucesso !!!

    Reply
    1. Robson Franzói

      Hahahha… Grande Estevão… nos desencontramos né… que pena!! Então, quem sabe em um outra oportunidade… em Dubai…. hahaha Bem que eu queria!! Muito obrigado por sua mensagem.. de verdade mesmo… super feliz que você acompanha o blog a tanto tempo..

      Um grande abraço e muitas viagens!!

      Reply
  5. Gabriela

    Ola
    Nunca e tarde para comentar
    So corrigindo a estacao termini fica em roma e nao florenca..
    A de florenca chama se santa maria novela
    Amo vc….bj grande

    Reply

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *