Quantos dias ficar em Roma?

Roma é uma das cidades mais apaixonantes do mundo e muito querida pelos brasileiros. Andar por Roma é fazer uma viagem no tempo. A cidade te transporta para um mundo repleto de arte, história e beleza.

Roma, Itália

Em cada esquina, praça ou ruela antiga, você vai se pegar de boca aberta com tamanha beleza. Recheada com praças históricas, fontes de água cristalina, igrejas antigas e ruínas seculares…. Roma é a cidade do Coliseu, da Fontana di Trevi, do Castelo Sant’Angelo e de uma infinidade de lugares que vai te deixar perdido na hora de decidir o que visitar.

Pra te ajudar nisso vou relatar aqui quantos dias eu fiquei em Roma e o que eu fiz por lá nesse tempo. Só quero lembrar que essa série já conta com os posts: Quantos dias ficar em Paris, Quantos dias ficar em Londres, Quantos dias ficar em Amsterdam e também Quantos dias ficar em Lisboa…. Vale a pena conferir cada um deles =)

Quantos dias ficar em Roma?

Roma é uma cidade que você vai praticamente descobrir apenas caminhando. Não que a cidade seja pequena, mas sim porque a cidade é linda e em cada rua existe uma história nova para ser vista.

Minha sugestão é que você fique em Roma por pelo menos 4 dias completos. Se conseguir dedicar 5 dias ou mais a cidade vai ser ainda melhor, garanto que Roma sempre vai ter algo novo para ser descoberto. Lembrando que esse é o período mínimo que eu sugiro que você fique na cidade. Menos que 4 dias em Roma vai deixar sua viagem muito corrida e você com certeza não vai conseguir aproveitar o que a cidade tem pra te oferecer.

Minha experiência na cidade foi de 4 dias – no quinto dia eu tive apenas a manhã livre e logo tive que ir para o aeroporto, então não vou contar esse dia. Vamos então ao que interessa:

O que fazer em Roma em 4 dias

Antes de começar o roteiro de cada dia, deixa eu comentar sobre o lugar que fiquei hospedado: o Alessandro’s Palace e Bar. Um hostel bacanérrimo, pertinho da estação de trem e a uma boa distância das principais atrações da cidade.

O hostel ainda conta com um bar bem agitado e que serve uma cerveja muito boa por um ótimo preço. #ficaDica

Roma – Dia 01

Bom, eu cheguei em Roma de trem vindo da cidade de Florença. A viagem de trem é ótima e muito bonita. Como eu saí cedinho de Florença e essa viagem não é muito longa, ainda era cedo quando cheguei em Roma.

Caminhei da estação até o hostel – super fácil de achar. Deixei minhas coisas por lá e já saí para bater perna, afinal eu não tinha tempo a perder.

Deixei esse primeiro dia apenas para perambular por ruas históricas e sentir o clima da cidade. Como Roma tem muita coisa para ver, é um pouco difícil traçar um roteiro lógico e incluir tudo que se quer visitar. Pois bem, pesquisando ainda no Brasil eu fiz uma listinha de coisas que eu tentaria ver nesse dia e marquei todas elas no maps.

Comecei meu roteiro passando pela igreja Santa Maria della Vittoria, onde existe a escultura Êxtase de Santa Teresa, de Bernini.

De lá segui para a Piazza Spagna, uma das praças mais famosas de Roma. Passei também pela Villa Borguesi, que é um parque muuuuito lindo, até chegar na Piazzale Napoleone onde existe um mirante com uma bela vista de Roma e da Piazza del Popolo.

Villa Borguesi
Villa Borguesi

Meu roteiro deste dia incluía algumas paradas inspiradas no livro Anjos e Demônios, e a Piazza del Popolo fazia parte disso. Ali fica a Igreja de Santa Maria del Popolo, presente na história do livro.

Piazza del Popolo
Piazza del Popolo

Segui então pela Via del Corso, uma das principais ruas de comércio de Roma. Essa rua corta a cidade e chega até o Monumento a Victtorio Emanielle II. No caminho você tem várias coisas para ver, algumas delas estão nas ruas paralelas… mas é legal manter a Via del Corso com uma base para você se guiar.

Parada obrigatória nesse percurso da Via del Corso é a Fontana di Trevi. Aproveitei a pausa para ver a fonte e comi alguma coisa por ali mesmo.

Fontana di Trevi
Fontana di Trevi

Finalmente cheguei ao Monumento a Victtorio Emanielle II, uma construção bem imponente na cidade. De lá segui para o Coliseuo coração acelerado nessa hora, meu sonho era conhecer esse lugar. No caminho passei pelo Foro Romano e o Palatinoque são as ruínas da Roma antiga. Mas a visita interna, tanto no Foro Romano, Palatino e Coliseu ficaram para outro dia – nesse primeiro dia foi apenas para ter um gostinho.

Monumento a Victtorio Emanielle II
Monumento a Victtorio Emanielle II

Terminei meu primeiro dia assim… se você estiver bem disposto, pode conseguir fazer a visita no Coliseu nesse mesmo dia. Eu preferi deixar para outro dia…

Nesse post você pode ver meu relato com mais detalhes.

Roma – Dia 02

Devido as condições do tempo eu acabei mudando os planos do meu segundo dia na cidade. Como Roma era minha última cidade da viagem, eu decidi que aproveitaria o que sobrasse de grana para fazer umas comprinhas por lá.

A previsão do tempo para esse dia era péssima e o dia já amanheceu com chuva. Parti então para o Roma Est, um grande shopping de Roma. Não é estilo outlet ou coisa do tipo, é um shopping comum e bem grande.

Por ser afastado do centro de Roma, existe um ônibus que te leva até o shopping – saindo da estação de ônibus, bem ao lado da estação de trem.

Passei uma boas horas por lá e os preços estavam ok… comparados com o Brasil, claro! Foi o meu dia de compras da viagem #MochileiroConsumista

Roma – Dia 03

Meu terceiro dia na cidade foi abençoado com um lindo céu azul. Este dia foi reservado para visitar a Cidade do Vaticano.

Como eu me programei para visitar a Necrópole do Vaticano e essa visita tem data e hora marcada, os planos desse dia não poderiam ser alterados.

Utilizei o metrô para chegar lá. Meu horário para entrar era as 09h00. Logo que cheguei na Piazza San Pietro eu fiquei boquiaberto… que lugar impressionante…. grande.. lindo!!

Vaticano
Vaticano

A visita a Necrópole te leva para o subterrâneo da Basílica de San Pedro. Você pode ver lá as ruínas da primeira igreja e pode tentar imaginar como tudo aquilo já foi um dia. A visita é espetacular e super recomendo!

Outro ponto positivo é terminar a visita dentro da Basílica, te livrando assim da quilométrica fila parar entrar. Nem preciso comentar o espetáculo que é esse lugar por dentro… indescritível.

Basílica de San Pedro
Basílica de San Pedro

Depois de visitar o interior da Basílica subi até o alto da cúpula, onde temos uma vista impressionante da Praça San Pedro e de toda Roma ao redor.

Piazza San Pietro
Piazza San Pietro

Terminando essa parte do passeio aproveitei para comer em um restaurante da região e então segui para o Museu do Vaticano. Já tinha meu horário marcado – tudo para evitar filas.

O Museu do Vaticano também é belíssimo, mas nada se compara ao que você encontra no final do passeio: a Capela Sistinasimplesmente um sonho estar naquele lugar… infelizmente a regra ali é #NoFotos.

Depois de deixar a Cidade do Vaticano eu ainda passei por outros pontos importantes na cidade: o Castel Sant’ Angelo, a Piazza Navona e a Fontana dei Quattro Fiumi todos os pontos bem conhecidos no livro Anjos e Demônios, do Dan Brown.

Castel Sant’ Angelo
Castel Sant’ Angelo
Piazza Navona
Piazza Navona

Passei também pela Igreja de Sant’Andrea della Valle, a igreja que possui a segunda maior cúpula de Roma – infelizmente estava fechada. Por fim, se você não for vencido pelo cansaço, pode terminar seu dia visitando o Pantheon.

Veja aqui meu relato detalhado deste dia.

Roma – Dia 04

Meu quarto e último dia completo em Roma foi dedicado ao Coliseu e o Foro Romano. O tempo voltou a fechar na cidade, mas dessa vez eu não tinha alternativa, no dia seguinte eu voltava para o Brasil. (fotos dessa parte são do dia de sol).

Coliseu
Coliseu
Foro Romano
Foro Romano
Foro Romano
Foro Romano

De qualquer forma a visita foi incrível! O Coliseu por dentro é um sonho… um verdadeira viagem no tempo. E o Foro Romano também me faltam palavras para descrever. As ruínas e toda a história que aquele lugar carrega é de ficar extasiado.

Veja aqui meu relato detalhado deste dia.

* * * * *

Roma é uma das cidades que mais gostei de conhecer. A cidade respira arte e a história está espalhada por cada canto. Penso em voltar em breve e ver tudo que ainda tenho a descobrir por lá.

Se você está planejando conhecer Roma, encontre no Booking as melhores opções de hospedagem com os excelentes preços.

O Seguro Viagem é obrigatório para entrar na Europa, veja aqui como fazer o seu e ainda ganhe 15% de desconto na contratação.

Fique a vontade para compartilhar suas experiência, dicas ou dúvidas sobre Roma nos comentários do post!

About The Author

Robson Franzói é um curitibano de 27 anos, formado em design e obcecado por descobrir coisas novas. Em 2012 decidiu correr atrás dos seus sonhos e no seu primeiro mochilão descobriu sua grande paixão: viajar! Amante também da fotografia, o garoto criou esse blog para compartilhar suas histórias, aventuras e clicks pelo mundo. Suas fotos já estão ficando conhecidas, aproveite e acompanhe o Instragram @blogumviajante

Related posts

68 Comments

  1. Carol Martins

    E se você só tiver 1 dia em Roma, oq fazer?? Queria muito ir ao Vaticano mas acho q tem outras partes legais tbm. Oq vc me sugere?

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Carol.. nossa, pergunta difícil…. Um dia é pouca coisa mesmo. Então assim, como você não vai conseguir fazer tudo em um dia. Escolha o que mais você tem vontade de conhecer. Se for o Vaticano, vá lá e visite… de qualquer forma você vai ter que voltar pra Roma para ver o resto. Então é melhor você ver o que mais tem vontade

      Reply
  2. Lilian

    Olá! Fiquei encantada com suas fotos! Usou que tipo de equipamento ou aplicativo? Queria saber também em que época do ano viajou para Roma. Pretendo ir em agosto, será que é muito cilada por causa do calor/férias?

    Reply
      1. Cris

        Oi,
        Eu vi em outro blog que a Basilica de Sao Pedro nao precisa pagar para entrar. Agora nao entendi. Precisa ou nao pagar para entrar? nesse site que tu indicou esta 27,50 euros a entrada p museu do vaticano e no site oficial esta 16 euros +4 euros a reserva. Tem alguma coisa extra nesse site da Ticket Bar?

        obrigada

        Reply
  3. Cristiano

    Olá Robson, parabéns pelas dicas. Vou utilizar em minha viagem para Europa agora em junho. Minha estadia em Roma será de 3 dias e meio. Como não pretendo ir para shopping (como foi seu segundo dia), acredito que está bom para mim. Você concorda? Outra coisa: tem muitos locais para comprar lembranças por lá?

    Reply
    1. Robson Franzói

      Fala Cris, tudo certo!??! Então, vai dar pra ter um gostinho legal da cidade sim!! Roma é demais e sempre vai ter algo a mais pra ver… em 3 dias ou 4 ou 5 você não vai conseguir ver tudo, mas é sempre um bom motivo para voltar… Ahh sim, tem lembrancinhas por todo lado

      Grande abraço!!

      Reply
  4. Cristiano

    Muito obrigado pela resposta Robson, mas deixa eu abusar um pouco mais de sua boa vontade, prometo que é só dessa vez além dos 3 dias e 1/2 em Roma, estou programando 2 dias inteiros em Florença, 1 dia e 1/2 em Veneza e 1 dia em Milão, além de 3 dias inteiros em Paris. Sei que são poucos em cada cidade, mas é o que tenho de tempo e não quero deixar de conhecer estas cidades (talvez Milão). Você sugere alguma mudança, por exemplo, 1 dia e 1/2 em Florença e 2 em Veneza? Estou indo no final de junho. Mais uma vez obrigado.

    Reply
    1. Robson Franzói

      Fala Cris…. então, eu acho que você distribuiu bem seu roteiro.. sim, é meio corrido… Eu tiraria Milão e colocaria esse dia em Paris…. Mas se você faz questão dessas cidades, eu não faria alteração…. Não conheço Milão e nem Veneza pessoalmente, mas acho que sua viagem vai ser ótima! Qualquer dúvida me dá um grito aqui…

      Reply
  5. Juliana

    Oi Robson,

    Adorei seu blog, estou preparando minha primeira viagem e escolhi Roma, como talvez eu vá sozinha fico com medo de me perder e tal e decidi então por ficar 10 dias em Roma. Na sua opnião, são muitos dias para uma única cidade? vou acabar perdendo outros passeios na Itália que são imperdíveis?
    Estou lendo e adorando seu blog. Um Bjo

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Ju, tudo bom? Eu acho que você poderia dar uma esticadinha para outras cidades sim!! Não que Roma não mereça 10 dias… mas já que você está disposta a conhecer um único país, eu tentaria esticar até Florença pelo menos… aí você dá um pulo em Pisa e também em San Gimignano, para conhecer a região da Toscana…. Acho que aí sua viagem vai ser perfeita e sem correria

      Que bom que está gostando do blog.. qualquer dúvida é só dar um grito aqui

      Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Lu… muito legal seu canal.. Roma é uma cidade incrível mesmo… Muito obrigado por seu comentário e por visitar o blog

      Reply
  6. Jessica

    Oi Robson. Sobre a visita à Necrópole, vc disse que ela termina dentro da Basílica, certo? Isso significa que, comprando o ingresso para o passeio da Necrópole, não preciso comprar o ingresso para entrar na Basílica?

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Jé, tudo bom> Sim, o passeio da Necrópole termina dentro da Basílica…. o melhor é que você corta a fila – o que é a parte mais chata.

      Qualquer dúvida é só dar um grito por aqui

      Reply
        1. Robson Franzói

          Oi Maira, tudo bom? Então, é tudo tratado por e-mail… Nesse link aqui você consegue algumas informações mais detalhadas: http://www.vatican.va/various/basiliche/san_pietro/it/necropoli/informazioni.htm

          Você pode mandar um e-mail para scavi@fsp.va e dizer quantas pessoas vão participar da visita e quais dias você tem para poder realizar a visita. Eles vão te retornar e pedir os dados do seu cartão para o pagamento.

          Se precisar de qualquer coisa é só dar um grito aqui!! Grande abraço!!

          Reply
          1. Maira

            Muito obrigada! Deu certo
            Eu ia ficar num hotel perto da estação Termini, mas pelo visto vc falou que não é muito bom né?
            Está meio difícil arranjar hostel bom e barato lá
            Vou ficar só dois dias e meio, espero que dê para aproveitar bem

  7. elson levy ciccoli

    Oi Robson, tudo bem??? Claro que sim.
    aproveito este espaço para solicitar uma informação que não tem nada a ver com os assuntos acima, mas vale a ousadia: o que é ideal para se levar na viagem a Europa; um tablete ou basta um smart fone, ou ambos??? Agora o assunto é concernente: você não conhece Veneza???você não sabe o que esta perdendo. Abração. Grato

    Reply
    1. Robson Franzói

      Falaaa Elson tudo bom?? Cara, então… eu levo os dois.. iphone e ipad… Isso depende de cada um…. eu preciso deles pra me organizar… descarrego umas fotos no ipad.. enfim, é bom pra escrever posts pro blog…. No começo eu pensava até em levar computador… mas hoje eu sei que o ipad + iphone já suprem as minhas necessidades.

      E caraaaaa.. ainda não conheço Veneza, mas morro de vontade de ir pra lá.. inclusive fazia parte dos planos da minha viagem desse ano, mas acabei indo pra Ásia…. ficou pra próxima!! haha

      Um grande abraço!!! Qualquer coisa dá um grito!!

      Reply
  8. elson levy ciccoli

    Oi Robson esqueci de lhe falar,depois de seu inentivo estou organizando meu mochilão para junho do ano que vem ( já comprei as passagens) e estou consultando seu blog diariamente em busca de orientação que sempre encontro ( ele é perfeito, parabéns outra vez) os hotéis irei reservar pelo Booking clicando dai e também as reservas de trem e de excursões também clicando dai, só faltou o seguro que veio junto com as passagens, (nem tudo é perfeito). Mais uma vez, grato .

    Reply
  9. Marcel

    Ola Robson,
    Primeiramente parabéns pelas fotos.
    Devo estar em Roma no final de outubro de 2016.
    Vou chegar em Roma em uma terça feira por volta das 7 da manhã.
    Meu roteiro basicamente será.
    1 dia (dia de chegada) – Roma
    2 dia – Roma
    3 dia – Florença
    4 dia – Roma
    5 dia (dia da volta) – Roma

    Consegue me ajudar a me organizar como fazer?
    Minha chegada será pelo porto e a volta de avião.

    Reply
    1. Robson Franzói

      Grande Marcel.. tudo certo?? De Roma para Florença você vai fazer de trem… bem tranquilo. Vai ser uma viagem meio apertada… não consegue colocar mais uns diazinhos aí.. só pra ficar mais tranquilo?

      Reply
      1. Marcel

        Então Robson, nosso problema é o dinheiro mesmo.

        Como ir para Florença é uma vontade da minha noiva então precisamos fazer esta viagem.

        Como acha que posso organizar meus passeios?

        Outra coisa, se tiver alguns hotéis bacanas para indicar, onde posso ficar que seja legal e seguro?

        Obrigado

        Reply
        1. Marcel

          Robson,
          Estendemos a viagem em mais um dia, sendo assim ficamos com o seguinte cronograma.
          1 dia (dia de chegada) – Roma
          2 dia – Roma
          3 dia – Florença
          4 dia – Roma
          5 dia – Roma
          6 dia (dia da volta) – Roma devemos sair do hotel por volta das 16:00

          Reply
          1. Tatiana

            Desculpa me meter …
            Eu aconselharia chegar em Roma e ir direto a Firenze e depois aproveitar o resto com calma em Roma.
            Nós alugamos um carro na estação de Roma, e por incrível que pareça não saiu caro. A vantagem da alugar o carro é que vc vê paisagens lindas!! Se a grana ta curta, vão de trem mesmo.
            Nós ficamos num hotel chamado Crocini, a dona é Brasileira casada com um Italiano, são uns fofos, nos deram muitas dicas, como fizemos a reserva por site, ficamos de pagar o resto lá e olha que surpresa boa, eles nos cobraram em reias, fizeram a conversão na hora e eu tinha na carteira. saiu bem em conta. De repente se vc entrar em contato, dê para fazer o mesmo que nós. Do hotel vai vai caminhando ate o centro pela beira do Rio ( é uma boa caminhada, mas é tudo tão lindo que nem sentimos). A noite jantamos perto do hotel numa Polpeteria ( almondegas) MARAVILHOSOOOO.. super indico.!!!

    1. Robson Franzói

      Oi Adri… tudo bom? Infelizmente nunca fui.. ainda é um sonho que pretendo realizar, sou apaixonado pelas fotos de Cinque Terre….

      Se puder te ajudar em outra coisa, estou por aqui…. é só dar um grito

      Reply
    2. Tatiana

      Ola Adriana!! Espero que possa ajudar a tempo.
      Fomos a cinque terre e é divino, infeslismente a estrada del AMOR estava fechada.
      Pensamos e repensamos o trajeto, estavamos em Genova (ficamos 3 dias) 2 só para Genova e 1 para Cinqueterre, então deixamos as malas no hotel em Genova mesmo. Como os trens ficavam muito cedo, resolvemos ir de carro (que ja estava locado, pq fizemos a Italia toda de carro), foi a melhor escolha, fomos tranquilos e lá tem local para deixar estacionado. Vale super a pena. Pegamos o barco na primeira cidade vinda de genova e voltamos tudo de trem. Foi maravilhoso.
      Ahhh outra dica, nas lojinhas nas cidadezinhas tem um molho pesto, nãoi lembro o nome, que vende em vidrinho. Se vc gosta de molho pesto COMPRA.. pq é o melhor everrrrr!!!!! Se eu soubesse que era tão bom, tinha trazido kg e mais kg!! hehehehe Boa viagem!!!

      Reply
  10. Tatiana

    Ola!!! Eu sou uma Romaninha de coração. Amooo de paixão esse lugar!!
    Já fui duas vezes e este ano pretendo retornar, vou a Grecia (em cruzeiro) e depois à Paris, mas peguei meu voo parando em Roma .. para dar mais um “cheirinho”!!! A visão mais linda é quando vc sai do metro Colleum e dá de cara com o Anfiteatro gignte e imponente, lindo e maravilhoso.. carregado de historia e energia!!
    Bom .. quero dar uma dica de um OTIMO bed and Breakfest que ficamos, colado no coliseo. O lugar é maravilhoso, super simples e arrumado. Tem a cozinha disponivel para vc fazer suas proprias refeições, ele deixa leite, pão, cereais para o cafe da manha livre. Achamos o custo beneficio otimo, sem falar que tem o terraço, onde vc pode tomar cafe da manha olhando para o coliseo!!! =)
    O nome é B&B Parco Di Neroni
    Bju viajantes do mundo!!

    Reply
  11. Marly Diuana

    Boa tarde Robson. Tenho uma visita à Necrópole do Vaticano agendada para 09:00h, e estou precisando da sua sugestão. Li que a sua foi no mesmo horário, e depois foi para os museus. Pela sua experiência, pra que horário devo marcar a visita aos museus, sabendo que entre a Necrópole e os museus eu posso visitar a Basílica e o alto da cúpula?

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Marly, tudo bom… olha, eu marquei os museus para depois do almoço… Meio da tarde já.

      Aí eu consegui fazer tudo de manhã, almoçar e aí sim fui para o museu.

      Se tiver qualquer outra dúvida me dá um grito aqui

      Reply
  12. Ana Carolina

    Boa noite , Robson. Marquei o passeio a necrópole, então além disso só preciso comprar mais o ingresso para o museu? E li que lá é muito quente, vamos em agosto, será que morreremos de calor nesse passeio da necrópole? Obrigada !

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Ana, tudo bom?? Humm.. olha, eu nunca ouvi dizer sobre a temperatura na necrópoli. Ela fica em baixo da terra, não sei se esquenta muito. Quando eu fui estava friozinho… mas acho que você não vai passar calor não… talvez a cidade em si esteja quente… mas lá dentro eu acho que não.. Depois volta aqui pra me contar como foi

      Reply
      1. Ana Carolina

        Obrigada! E quanto aos ingressos, com essa reserva para a necrópole, preciso adquirir mais só o do museu? Obrigada mais uma vez. Volto para contar sim

        Reply
  13. Ronaldo

    Olá Robson. Meus parabéns pelo blog. Estou programando minha ida à Itália em Abril/Maio de 2017 e estou incrivelmente apaixonado pelas suas fotos. Elas foram tiradas com qual equipamento? E em qual época do ano voce viajou ao país?

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Ronaldo, tudo bom? Desculpa a demora para te responder… acabei de chegar de uma viagem de um mês pela Europa e só agora vou conseguir colocar os comentários em dia…

      Então… as fotos do blog foram tiradas com equipamentos variados… Nessa viagem de Roma eu usei uma Sony A350…. mas hoje tenho uma Sony A77… também uso um Sony RX100 MIII, GoPRO Hero 3 e Iphone 6, que é uma câmera ótima!

      Fui em Abril pra Europa, nas três vezes… é primavera por lá… minha estação favorita!

      Se precisar de qualquer coisa é só dar um grito aqui!! Grande abraço!!

      Reply
  14. Deborah

    Oi!

    Estou indo pra Roma em agosto e vou passar 8 dias lá com minha filha, é o sonho dela, será a sua primeira vez (e a minha terceira).

    Que acha de usar um desses dias -ou dois- para bate-voltas?? Pensei em Florença, que também conheço mas acho que seria muito frustrante ficar umas horas e ir embora, não acha??

    Queria sua opinião, não conheci Pompeia, por exemplo..

    Mas, de todo o modo, vale dizer que a viagem é mais pra apresentar a Italia pra minha filha!

    Obrigada desde já!

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Deborah, tudo bom? Desculpa a demora para te responder.. Estava no Chile e muitos comentários ficaram acumulados.

      Então… concordo com você.. seria muito corrido ir até Florença para passar apenas algumas horas. Teria que ficar mais tempo por lá mesmo.

      Eu não tenho nenhum bate-volta saindo de Roma para te indicar… nenhum que eu tenha feito. Mas você poderia colocar 5 dias em Roma e 3 em Florença, aí eu acho mais jogo… e você tem tempo pra isso. Acho que pode ser uma opção boa!

      Espero ter ajudado… Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

      Reply
  15. Ana Rita

    Olá Robson,

    Vou para a Europa com meu esposo mês que vem. Gostaria de saber o site mais confiável para comprar tickets, do Coliseu por exemplo.

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Ana, tudo bom? A Ticketbar é uma ótima opção sim! É uma empresa holandesa… já comprei algumas coisas com eles e nunca tive problema.

      Espero ter ajudado… Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

      Reply
  16. Tiago

    Oi Robson, obrigado por compartilhar seu roteiro
    Gostaria de saber mais umas coisas que não encontrei.
    Você ficou em que região em Roma? Você usou Roma pass?
    Obrigado

    Reply
    1. Robson Franzói

      Grande Tiago, tudo bom!? Então, eu fiquei próximo da estação de trem, no Alessandro’s Palace… um hostel bem legal! Não cheguei a utilizar o Roma Pass, na época não achei que valia muito a pena pra mim.

      Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

      Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Lu, tudo bom? Hummm.. assim… os principais pontos em dois dias não rola, mas dá pra ver alguma coisa.. Eu recomendo no mínimo mínimo mesmo uns 4 dias. Em dois você pode dar um giro rápido ou então escolher o que você quer ver a todo custo. O restante vai ter que ficar para uma futura viagem

      Se precisar de qualquer coisa é só dar um grito aqui!! Grande abraço!!

      Reply
      1. Luciana

        Obrigada! Vou tentar. São muitos lugares e pouco tempo. Alguma sugestão? A ideia é Fazer Paris, Roma, Atenas e Londres ou Lisboa rs Queremos dominar o mundo kkkk

        Reply
  17. Gustavo

    Olá, Robson, beleza?

    Cara, em Janeiro de 2018 irei comemorar a minha formatura da faculdade na Europa. Já visitei Portugal, a qual fiquei 15 dias e conheci TUDO o que estava no meu roteiro e um pouco mais. Dessa vez, estou organizando uma trip para a minha amada Londres e Itália. Em questão de dias, pretendo ficar 10 dias em Londres e 10 dias na Itália. Terei este ano todo de 2017 para ir comprando passagem, guardando dinheiro, comprando antecipado atrações e tudo mais. Estou apenas com uma dúvida: como comprarei a passagem de Londres para Itália? Como fui só uma vez pra Europa e fiquei só em um país, meio que sou virgem dessas informações. Sei que têm os voos low cost, mas o que você me recomenda?

    Um grande abraço!

    Gustavo Carvalho

    Reply
  18. Jose gomes

    olá Robson; foi muito exclarecedor todas as suas dicas,você poderia me ajudar , me indicando como faço para comprar passagens de trem antecipado; você indicaria. e se puder me indicar uma sequecia de passeios por roma em 3 dias.

    Reply
    1. Robson Franzói

      Grande Jose, tudo bom? Então, eu recomendo a RailEurope para comprar passagem com antecedência. Você pode comprar nesse link:

      http://bit.ly/RailEuropeViajante

      Sobre passeios… acho que dá pra você adaptar esse post para um roteiro de 3 dias, tem várias dicas por aqui. Ou me diz o que você mais quer visitar e eu tento te dar um ajuda

      Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito

      Reply
  19. Michele

    Oi Robson, tudo bem ?

    Depois de anos ensaiando, estou planejando minha primeira viagem internacional sozinha em comemoração antecipada aos meus 30. (Antecipada porque meu aniversário é nov e a ida será em set)
    Mas venho perdendo o sono….
    Já comprei minhas passagens ida e volta. Serão 19 dias.
    Mas o que tem me preocupado é o recheio da viagem. Escolhi A Itália pois eu AMO história e vou aproveitar para visitar uma grande amiga que está de mudança para Milão em 01/06.

    Seu blog está sendo um alívio. Devia tê-lo encontrado dias antes de acordar sempre às 3 da manhã pensando em : como montar o roteiro ? Trem ou voos domésticos? Compro agora ou deixo a vida me levar quando pisar na Itália ?
    Não tenho nenhuma pergunta pra você no momento. Só agradecimento !!!!

    Voltarei com dúvidas reais !
    Kkkkk

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oummm Mi!!! Tudo ótimo e com você? Que delícia ler a sua mensagem…. tão bom receber comentários de pessoas que estão correndo atrás dos seus sonhos e que eu, de alguma forma, estou conseguindo contribuir para realizar. É o que mais me faz feliz, de verdade

      Tenho certeza que a sua viagem será inesquecível! Desculpa a demora para te responder… acabei de chegar de uma viagem e só agora vou conseguir colocar os comentários em dia…

      Se precisar de qualquer coisa é só dar um grito aqui!! Grande abraço!!

      Reply
      1. Michele

        Olaaaaa !!!!
        Obrigada pelo carinho em sua resposta, Robson !
        Tenho certeza de que vai ser uma viagem marcante !!!!

        Reply
  20. Grasiele Golin

    Olá Robson

    Vou viajar pela 1° vez sozinha pra fora, tenho 20 dias. Quero muito conhecer Roma, Paris, Fátima e Portugal… Me falam pra aproveitar pra conhecer Madrid, Barcelona e Bruxelas… Mais estou com medo por estar sozinha e não falar muito inglês.
    Vc me daria alguma dica de qtos dias passar em cada cidade? Precisava de dicas tbm de lugar pra comprar os ingressos e hostel, vi que vc indicou alguns sites pra isso, mais se tiver mais alguma coisa, eu agradeceria.

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Grasi, tudo bom? Que legal que vai fazer sua primeira viagem sozinha… vai ser uma experiência incrível, tenho certeza!

      Então, nessa sua lista tem uma quantidade grande de cidades… eu vou fazer o seguinte, vou comentar mais ou menos quantos dias eu recomendo nas cidades que eu conheço, aí você vê quais se encaixam no seu tempo:

      Vamos lá:
      Roma: ao menos 4 dias, se puder ficar 5 ou 6 melhor ainda.
      Paris: no mínimo 5 dias, se puder ficar mais.. melhor!
      Fátima eu não conheço…
      Madrid: Dá pra ficar 3 dias e pegar um deles para visitar Toledo.
      Barcelona: 4 dias dá pra ver bastante coisa…
      Bruxelas: Tem gente que passa 1 dia, tem gente que passa 2. Mas é a cidade mais fora de mão pra você, então ir lá só pra um dia eu não sei se vale a pena.

      Bom, é isso…. espero que com essas dicas você consiga organizar o seu roteiro. Não se esqueça de calcular o tempo de deslocamento entre as cidades, é bem importante!

      Se precisar de qualquer coisa é só dar um grito aqui!! Grande abraço!!

      Reply
  21. Grasiele Golin

    Olá Robson

    Vou viajar pela 1° vez sozinha pra fora, tenho 20 dias em agosto. Quero muito conhecer Roma, Paris, Fátima e Portugal… Me falam pra aproveitar pra conhecer Madrid, Barcelona e Bruxelas… Mais estou com medo por estar sozinha e não falar muito inglês.
    Vc me daria alguma dica de qtos dias passar em cada cidade? Precisava de dicas tbm de lugar pra comprar os ingressos e hostel, vi que vc indicou alguns sites pra isso, mais se tiver mais alguma coisa, eu agradeceria.

    Reply
  22. Rômulo Salim

    Prezado Robson, pretendo passar 5 dias em Roma. Quanto de dinheiro devo levar para passar bem, incluindo comer, beber bem e alguma baladinha. Desculpe, é que sou marinheiro de primeira viagem. Grande abraço.

    Reply
    1. Robson Franzói

      Grande Rômulo, tudo bom? Então, eu sempre calculo uma média de 50/60 euros por dia. Sempre foi suficiente… Mas vai depender muito do seu estilo de viajante.

      Mas acho que nessa faixa você vai conseguir aproveitar bem…

      Se tiver qualquer outra dúvida me dá um grito aqui

      Reply
  23. Fatima Regina Machado

    Olá, Robson! Iríamos pra Roma em outubro, mas devido a um problema inesperado de saúde reagendaremos para março ou abril. Você tem sugestão de qual seria o melhor mês entre esses dois?
    A ideia é uma viagem de 14 dias, ficando treze dias hospedados em Roma e de lá fazer viagens “bate-volta” de trem para cidades vizinhas alternando com dias inteiros explorando Roma com tranquilidade. Você tem dicas sobre os passes de trem? O que seria mais vantajoso em termos de custo? Pensamos em ir a Florença, Assis, esticar um dia até Padova (cidade dos meus bisavós), Napoles e Pompeia. Se tiver outra(s) sugestão(ões)… Agradeço desde já!

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Fatima, tudo bom? Então, acho que entre março e abril as diferenças são muito pequenas… Março pode ser um pouquinho mais frio… mas acho que é quase igual abril.

      Sobre os passes de trem, nesse caso seria de um único país. Para saber se vale a pena mesmo você teria que calcular o valor de cada trecho individual e depois comparar com o valor do passe equivalente para essas viagens.

      Nesse link você pode pesquisar os trechos e também os passes:
      http://bit.ly/RailEuropeViajante

      Se tiver qualquer dúvida é só me dar um grito aqui

      Reply
      1. Fatima Regina

        Grata!!! Acabamos reagendando pra março e reduzimos um pouco o número de dias. Vou checar o link que você enviou. Super legal receber sua resposta. Abraço!!!

        Reply

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *