San Gimignano, no coração da Toscana

Finalmente meu primeiro dia de sol na Itália. Acordei um pouco mais tarde, tomei café no hostel e fui para a Termini pegar um trem para San Gimignano. Tirei o dia para visitar essa pequena cidade no coração da Toscana. Já tinha anotado tudo que tinha que fazer para chegar na cidade. Chegando na Estação Poggibonsi,  eu deveria comprar um bilhete de ônibus, válido para ida e volta, em um bar ao lado da estação. Tudo certo até ai. Cheguei na estação e encontrei o bar. O que eu não sabia era que na segunda-feira depois da Páscoa também era feriado na Itália. O bar estava fechado e não tinha ninguém para atender na estação. Andei pra um lado, andei pro outro… eu e mais um monte de gente perdida sem saber o que fazer. Depois de um tempo nos avisaram que tinha uma máquina para comprar bilhetes do outro lado da praça, em frente a estação.

Stazione Poggibonsi, Itália

Quebrei um pouco a cabeça mas consegui comprar o bilhete, a máquina era meio chatinha. Com os bilhetes em mãos agora era só esperar o ônibus. O próximo ônibus para San Gimignano chegaria as 13:30h… eu teria que esperar mais ou menos uma hora. Aproveitei para tomar um capuccino na panificadora perto da estação, pelo menos ela estava aberta. Depois sentei na praça e fiquei esperando. Tava friozinho, mas no sol estava muito agradável. Comecei a conversar com um japonês que estava indo para uma outra cidade perto de onde estávamos. Conversamos bastante e eu pedi desculpas pois o meu inglês não era muito bom. Ele me respondeu que meu inglês era excelente pois nós conseguimos nos comunicar e era isso que importava. Fiquei feliz com a resposta dele.

Quando o ônibus chegou já tinha bastante gente esperando. Seguimos viagem com o ônibus bem cheio, mas a viagem é curta. Em alguns minutos eu já estava em frente aos muros de San Gimignano. Nossa.. a vista da Toscana é linda!!! E aquele cidade, com as torres e o toda cercada por muros altos… incrível. Foi o primeiro momento que me senti naquela Itália que vemos nas novelas.

San Gimignano - Toscana, Itália

Entrei no portão principal da cidade e dei de cara uma ruazinha estreita e lotada de turistas. Talvez a cidade seja mais tranqüila fora de um feriado, mas mesmo assim a beleza era visível. Muito artesanato, lojas de cerâmica, lembrancinhas, pizzarias e claro que tinha os famosos gelatos. Mas o gelato que eu queria experimentar ficava na praça principal. Nesta cidade fica a sorveteria que recebeu o prêmio oficial de Melhor Sorvete do Mundo!!  Primeira coisa que fiz foi ir direto pra essa fila. Tomei um sorvete de chocolate com morango. Huummmmmm… simplesmente perfeito!!! Cremoso… macio e muito saboroso.. sério.. só indo lá pra saber.

San Gimignano - Toscana, Itália
O Melhor Sorvete do Mundo - San Gimignano - Toscana, Itália

Depois do sorvete fui atrás de uma pizza. Já passava da hora do almoço e eu não tinha comido nada. Encontrei uma pizzaria e comi uma pizza muito boa também. Depois fiquei andando pela cidade. Você acaba conseguindo sair da muvuca de turistas e andar sozinho por umas ruazinhas estreitas. Tudo muito lindo na cidade!!! Comprei algumas lembranças para amigos e pra família. Nem tudo ali é barato, mas procurando bem você encontra coisas legais por preços bacanas.

San Gimignano - Toscana, Itália
San Gimignano - Toscana, Itália

Depois decidi subir na torre da cidade. Antigamente essa cidade tinha muuuuitas torres. Mas agora não restam muitas e você só pode subir em uma delas. Claro que tudo de escada!!! Mais um esforço que valeu a pena!! Sem descrição a vista que se tem de cima da torre. Ver a paisagem mais clássica da Itália, bem aquela que nos mostram nas novelas italianas, é incrível. Fiquei um bom tempo lá em cima só curtindo o visual.

San Gimignano - Toscana, Itália
San Gimignano - Toscana, Itália
San Gimignano - Toscana, Itália

Depois que desci queria tomar mais um gelato, só que a fila estava gigantessssscaaaa.. Não tinha condições de enfrentar. Então já fica a dica, tome o sorvete logo pela manhã, ou vai enfrentar uma baita fila depois. Resolvi então voltar para Florença. Tinha que encontrar o lugar para pegar o ônibus. Em frente a entrada da cidade existem algumas paradas, todas com as informações sobre os ônibus. Não é difícil encontrar a certa.

San Gimignano - Toscana, Itália

Bom, teoricamente o ônibus chegaria em 20 minutos, mas ficamos quase 2 horas esperando por ele. Comecei a matar as saudades do Brasil nessa hora. Fiz amizade com umas brasileiras que também estavam esperando o ônibus com algumas inglesas.

O ônibus foi master lotado até a estação de trem. Chegamos lá e o trem pra floreça ia demorar quase uma hora. Eu estava morrendo de cede e não tinha nada aberto por perto para comprar uma água. Decidi dar uma volta pela cidade com uma das brasileiras. Acabamos achando uma outra praça com algumas barraquinhas vendendo doces, água, artesanatos e gelatos, claro! Comprei uma água e uns amendoins doces que uma italiana fez na hora… sério.. que deliciaaaaaaa aquele amendoimm!!!! Nossa.. muito bom mesmo!!

Voltamos para a estação e ficamos esperando o trem. Quando ele chegou mais uma surpresa que lembrou o Brasil. O trem só tinha 3 vagões e já estava quase lotado. Tivemos que fazer a viagem de pé mesmo. Tivemos que enxotar uma espanhola meio burra que estava sentada no meio do vagão trancado todo o caminho. Nessa hora ser brasileiro tem suas vantagens.

Cheguei em Florença com o sol quase se pondo. Depois de jantar fui arrumar as malas pois no dia seguinte sairia bem cedo para Roma. Reta final da minha viagem.

Se curtiu a cidade, vai adorar ver a galeria com as Fotos de San Gimignano.

E se vai viajar pra Itália, encontre aqui as melhores opções de hotéis.

Melhor Seguro Viagem InternacionalAluguel de Carros: Reserve agora!Booking.com

About The Author

Robson Franzói é um jovem de Curitiba que tenta inspirar outros viajantes a explorarem diferentes lugares do mundo. Decidiu correr atrás dos seus sonhos e hoje vive desse blog, seu projeto mais especial. Apaixonado por fotografia e vídeos, o garoto vive para compartilhar suas experiências e dicas dos lugares que conhece. Suas fotos já estão ficando conhecidas e seus vídeos inspiram muitos viajantes. Aproveite e acompanhe o Instagram e também o Canal Um Viajante.

Related posts

11 Comments

  1. Hugo

    Fala velho, tranquilo?
    Em, voce acha que compensa ir pra San Gimignano por conta propria? Eu e minha namorada esteremos em florença no começo de janeiro, e vimos uma empresa que faz uma day trip a partir de la 55 euros cada, passando por siena e San Gimignano… o que voce acha? Abraço

    Reply
  2. Robson

    Fala Hugo, cara vale a pena ir sozinho sim! É bem tranquilo de chegar lá e você não fica dependendo de nada… faz tudo no seu tempo….. A cidade é linda e super recomendo a visita!! Vai sozinho que é tranquilo!

    Abraço!

    Reply
  3. Claudia

    Acabei de ler seu post sobre Roma e agora estou aqui.
    Precisarei de umas dicas sobre a Toscana. Pretendo ficar em Florença, fazer uma bate volta para algumas cidades da Toscana – Pisa, San Gimignano são obrigatórias! Terei 4 dias e pretendo programar bem!
    Farei Roma – Toscana – Veneza (esticada em Verona) e partirei de trem noturno para Paris e de lá Trem para Londres.
    Você também se hospedou em hostel em Florença?
    Partindo de Florença chegar em Pisa é tranquilo, mas é para San Gimignano?
    Você poderia me dar dicas de hostel por Paris e Londres?
    Obrigada

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Clauuuu…então, vamos lá!! Em Florença eu fiquei em hostel sim… se chama Archi Rossi, vou passar o link pra você:

      http://www.booking.com/hotel/it/ostello-archi-rossi.pt-br.html?aid=375355

      De Florença para Pisa é super tranquilo!! Na estação de trem você compra o ticket e vai bem tranquila.

      Para San Gimignano você vai ter que pegar um trem e depois pegar um ônibus, também não é difícil… é só fazer como eu falei aqui no post.

      O hostel que eu fiquei em Paris é bem simples, mas eu gostei dele… foi o primeiro hostel que eu fiquei na vida, se chama Oops Hostel.

      Em Londres tem um ótimo pra indicar, é o YHA London Central… é ótimo. Localização e estrutura são muito boas, segue o link:

      http://www.booking.com/hotel/gb/yha-london-central.pt-br.html?aid=375355

      Espero ter ajudado.. qualquer coisa é só dar um grito!!

      Reply
  4. Marcilo

    Olá querido Robson. Fui a San Gimignano, foi bem tranquilo chegar. Lá na estação eles te dão um schedule com o etinerario de saída dos ônibus.

    Esse vilarejo é lindo, realmente compensa ir.
    Segui muitas de suas dicas, são realmente boas.
    Boas viagens pra você pois acabei de chegar da Itália e já estou com depressão pós viagem. Querendo mais!kk

    Reply
    1. Robson Franzói

      Ahhh esse lugar é um sonho mesmo né….. fico muito feliz que tenha seguido as dicas do blog e descoberto esse lugar lindo.

      Muito obrigado por voltar aqui e compartilhar sua experiência.

      Um grande abraço e muitas viagens pra você

      Reply
  5. Patricia Nunes

    Bom dia , Robson, gostaria de saber , o que vc acha sobre viajar pela Itália de carro ao invés dos transportes públicos ? Eu e meu marido iremos em março , começaremos por Milão, desceremos até San Remo, dou uma escapadinha em Mônaco, Nice e Cannes na França, só para aproveitar a oportunidade, depois partiremos para Verona, Veneza, e descermos para Florença, Pisa e terminamos a viagem em Roma.

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Pati, tudo bom?? Olha, se você fosse sozinha, eu recomendaria o trem… mas em casal… acho suuuuuper de boa alugar um carro…. faz isso sim!! Só veja bem certo o roteiro… talvez as maiores distâncias ainda seja melhor ir de trem… mas no caso de vocês, carro é uma boa sim!!

      Vai ser uma viagem linda e inesquecível, tenho certeza!! Se tiver qualquer outra dúvida me dá um grito aqui

      Reply
  6. Michele Lopes

    Robson, Bom dia!
    Vou para Itália em março, e ficarei 4 dias em Florença. Também quero fazer um bate e volta em San Gimignano!
    Você comprou as passagens de trem antecipadamente? Essas passagens geralmente são caras?

    Obrigada!

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Michele, tudo bom? Ahhhh que delícia, nossa.. muita saudade desses lugares.. Florença e San Gimignano! Ainda sonho em voltar.

      Então, como essa viagem não é tão longa.. o valor não é muito alto. Eu pesquisei aqui na Rail Europe e encontrei trechos por 8 euros: http://bit.ly/RailEuropeViajante

      Eu fui com ela comprada sim… mas acho que você consegue comprar por lá, só não deixa para comprar em cima da hora…. principalmente se for em alta temporada

      Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito

      Reply

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *