Visitando a Gruta São Miguel, em Bonito

Localizada na mesma região da Gruta Lago Azul, a Gruta de São Miguel é uma das mais impressionantes de Bonito e um passeio perfeito para compor seu roteiro.

No post anterior eu comentei sobre o começo do meu primeiro dia em Bonito e como foi a visita a Gruta Lago Azul. Por estarem muito próximas, é bem interessante organizar seu roteiro para que as duas visitas sejam casadas.

Veja aqui como é a visita a Gruta Lago Azul

Depois de sair da Gruta Lago Azul, eu peguei o caminho de volta, sentindo Bonito, pois já tinha passado em frente à entrada da Gruta São Miguelentão estava familiarizado com o caminho.

Apesar do tempo continuar meio feio e a estrada com lama, o trajeto até o receptivo do passeio foi bem tranquilo.

Bonito: conhecendo a Gruta São Miguel

O primeiro ponto que já merece destaque é na organização e estrutura desse passeio – se bem que isso é algo que vou comentar em praticamente todas as atrações de Bonito.

É impressionante como eles são organizados e bem preparados para receber os viajantes. Tudo sempre no horário, seguindo as normal e regras da região – uma organização que valoriza a preservação da natureza.

Assim como no passeio anterior, eu também cheguei na Gruta São Miguel com minha reserva e hora marcada – tudo providenciado pelo pessoal da Venturas.

Depois de estar com o grupo reunido, nossa guia apresentou um vídeo em que pudemos conhecer um pouco mais sobre a reserva onde a gruta está localizada, a Reserva Natural Parque Ecológico Vale Anhumas.

Se você der sorte, como eu tive, vai ver muitas araras nos arredores da casa onde funciona o receptivo do passeio. Depois de assistir ao vídeo, nós subimos para o segundo andar e de lá seguimos caminhando por uma passarela suspensa em meio as árvores – pode ir tranquilo pois é bem seguro!

Gruta São Miguel, em Bonito

A experiência de andar na altura das copas das árvores, de ver de perto os pássaros, inclusive algumas araras, torna o começo do passeio bem empolgante.

Um pouco antes de chegar na entrada da Gruta, a guia nos leva até um local onde as raízes das árvores tomaram um paredão e formaram um visual incrível – lembrou muito alguns templos que visitei no Camboja! Gruta São Miguel, em Bonito

De lá seguimos para a entrada da gruta principal e mais uma vez o trabalho da natureza arrancou suspiros.

A Gruta São Miguel tem aproximadamente três mil metros quadrados e no seu interior podemos encontrar infinitas marcas e formações criadas ao longo do tempo.

Gruta São Miguel, em Bonito

Lugares como esse sempre me fazem refletir sobre a nossa origem, sobre quantas coisas já se passaram por aqui antes da nossa chegada e por quanto tempo tudo isso ainda estará ali, quando todos nós já tivermos ido embora.

É um lugar com uma energia diferente, quase que como um santuário. Um cantinho do mundo que guarda histórias, segredos e mistérios que dificilmente vamos desvendar.

Gruta São Miguel, em Bonito

Google 720

O caminho ao longo da gruta é demarcado e por onde passamos podemos ver formações milenares, como as estalactites, estalagmites, cortinas e texturas que lembram os corais do fundo do mar.

Gruta São Miguel, em Bonito

Ao longo do percurso, a guia vai nos contando curiosidades e informações bem interessantes sobre a gruta – por isso é importante ficar atento durante o passeio, sempre vale a pena aprender um pouco mais.

Gruta São Miguel: informações gerais

Para quem vai fazer esse passeio, as dicas são básicas:

Use roupas leves e tênis confortável (chinelos não são recomendados);

Repelente e protetor solar são aconselháveis por conta da caminhada inicial;

No receptivo você vai ter banheiro à disposição e alguns produtos para comprar;

Separe cerca de 2h horas para esse passeio, já que não é muito demorado. Uma ótima alternativa é agendar também a visita à Gruta Lago Azul, que fica bem próxima.

Gruta São Miguel, em Bonito

Quanto custa?

Os valores dos passeios em Bonito são tabelados, então você vai sempre encontrar o mesmo preço em qualquer agência.

Esses valores costumam mudar entre a alta e a baixa temporada, girando em torno de R$ 50,00.

Como chegar na Gruta São Miguel | Mapa

A Gruta São Miguel está localizada a mais ou menos 18 km do centro de Bonito – contado normalmente da praça principal.

O caminho até lá é tranquilo, apesar de um trecho estar em obras e o restante ser em estrada de terra. Eu fui logo após chover e peguei um pouco de lama no caminho, mas deu pra encarar numa boa com um Fiat Uno.

Eu recomendo que você saia de Bonito com pelo menos 1 hora de antecedência do horário da sua visita. Saindo da cidade pela rua principal, você vai chegar em uma espécie de rotatória. Nela pegue a saída da esquerda!

Siga em frente e fique atento a sinalização. As placas vão indicar a Gruta São Miguel e também a Gruta Lago Azul. Você deverá virar à esquerda exatamente no ponto onde existe uma árvore grande no meio da rua – é bem fácil identificar.

Seguindo pela estrada, logo você vai chegar na entrada da fazenda onde fica a Gruta de São Miguel, à direita. Se seguir em frente, vai chegar na Gruta Lago Azul. No mapa abaixo você pode ver o percurso com mais facilidade.

Acesse o mapa nesse link também: Mapa da Gruta São Miguel.

Dica para seu roteiro em Bonito

Como eu comentei, por estarem localizadas na mesma região, é interessante fazer a visita casada da Gruta São Miguel e Gruta Lago Azul. Não importa a ordem da visita, mas tente fazer uma em seguida da outra.

Separe uma manhã do seu roteiro para visitar as duas grutas, é suficiente. Depois você pode voltar e almoçar no centro de Bonito.

Sua viagem organizada para Bonito

Já falei aqui antes, que a minha viagem para Bonito foi organizada pela Venturas, uma agência que oferece pacotes e expedições dentro do Brasil e também para destinos internacionais.

A Venturas é parceira do blog e se você quiser uma agência para organizar sua viagem, eles podem ajudar!

Entre em contato e comente que você conhece o Robson, do blog Um Viajante. Tenho certeza que sua experiência vai ser incrível e você ainda vai conseguir uma boa condição de pagamento.

Acesse o site e entre em contato com a Venturas!

Não deixe pra última hora, como eu falei, é bem importante fechar seus passeios com antecedência!

Hospedagem em Bonito

Se você está procurando um lugar para se hospedar em Bonito, minha sugestão é dar uma olhada no Booking.com, um dos sistemas de reservas mais confiáveis do mundo!

Além de reservar sua hospedagem com segurança, no Booking você encontra promoções e os melhores preços. Lembrando que ao fazer sua reserva pelos links do blog, você me ajuda sem gastar nada a mais com isso.

Veja aqui as melhores opções de hospedagem em Bonito

Que lembrar que eu viajei para Bonito como embaixador da marca SBA, que tem uma proposta super conectada com o mundo dos viajantes. A SBA tem inclusive um blog com um conteúdo sobre interessante, vale a pena conferir:

Acesse aqui o blog da SBA.

Espero que tenha curtido esse post e continue acompanhando a viagem por Bonito. Se já visitou a Gruta São Miguel ou tiver alguma dúvida, fique à vontade para deixar um comentário aqui no post. Valeuuuu!!

Robson viajou para Bonito em nome da SBA!Descubra Bonito com a Venturas!Reserve seu hotel em Bonito no Booking.com

About The Author

Robson Franzói é um jovem de Curitiba que tenta inspirar outros viajantes a explorarem diferentes lugares do mundo. Decidiu correr atrás dos seus sonhos e hoje vive desse blog, seu projeto mais especial. Apaixonado por fotografia e vídeos, o garoto vive para compartilhar suas experiências e dicas dos lugares que conhece. Suas fotos já estão ficando conhecidas e seus vídeos inspiram muitos viajantes. Aproveite e acompanhe o Instagram e também o Canal Um Viajante.

Related posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *