Como é a Flutuação no Rio Sucuri, em Bonito

Das experiências que você pode ter em Bonito, as flutuações estão entre as mais incríveis e apaixonantes. A Flutuação no Rio Sucuri foi a primeira que fiz em Bonito e marcou como um dos melhores passeios da viagem.

Se tem algo que todo mundo que vai pra Bonito faz e comenta é a tal da flutuação. Não tem quem faça essa viagem e não volte totalmente encantado com a experiência.

Flutuação no Rio Sucuri, em Bonito

Por já ter ouvido falar tanto sobre as flutuações em Bonito, esse era um dos passeios que eu mais estava ansioso – felizmente a primeira delas já seria no meu segundo dia de viagem.

Depois de tomar um café da manhã leve no hotel, peguei meu carrinho e caí na estrada rumo a Fazenda São Geraldo, onde fica a nascente do Rio Sucuri.

Bonito: a Flutuação no Rio Sucuri

A Fazenda São Geraldo está localizada a aproximadamente 18km do centro de Bonito. O caminho até lá é tranquilo e bem sinalizado. Felizmente nesse dia o tempo limpou e o sol deixou o passeio ainda mais lindo.

Cheguei no receptivo um pouco antes da hora marcada – como já comentei nos primeiros posts, tudo em Bonito é muito organizado. Para todos os passeios você precisa agendar sua visita e chegar no local no horário certo.

Assim que o grupo todo se reuniu, nós recebemos os equipamentos necessários para a flutuação: uma roupa de neoprene, colete salva-vidas, sapatilhas, máscara e snorkel. Caso você tenha o seu próprio equipamento, pode ficar à vontade para utilizar, mas o que eles emprestam estava em perfeito estado.

Flutuação no Rio Sucuri, em Bonito

Com todos prontos e equipados, o guia passou as primeiras instruções do passeio e nos levou até uma piscina de testes. Assim, quem nunca havia feito flutuação teve um primeiro contato com a experiência.

De lá pegamos carona em um carro da fazenda e seguimos pela propriedade até a nascente do Rio Sucuri. No caminho, o guia comenta um pouco sobre o local e também sobre a fauna e flora da região.

Já fora do carro, seguimos por uma trilha onde passamos por pequenas nascentes de águas cristalinas. Esse foi meu primeiro contato com o tão famoso azul de Bonito.

Flutuação no Rio Sucuri, em Bonito

Os tons da água, que variam de azul para verde, e revelam o fundo do rio de forma única, são realmente impressionantes.

Em alguns pontos era possível ver a água brotando do chão, fazendo a areia se mover de uma forma mágica. Confesso que ali eu já estava ansioso para entrar logo na água e explorar cada cantinho daquela natura singular.

Nadando nas águas cristalinas de Bonito

Enfim chegamos no deck onde começava a nossa flutuação. Recebemos mais algumas instruções e caímos na água. Logo que entrei e coloquei o rosto na água, a sensação era de estar adentrando em um novo mundo… um universo complemente particular.

Flutuação no Rio Sucuri, em Bonito

Eu já havia feito flutuações em outros lugares, mas nada tão lindo quanto esse dia. Não sei dizer se era a cor d’água, o cenário ao redor ou os raios de sol que iluminavam o nosso caminho, só sei que estava totalmente encantado com a experiência.

Flutuação no Rio Sucuri, em Bonito
Flutuação no Rio Sucuri, em Bonito

A água do Rio Sucuri é uma das mais cristalinas do mundo, o que se deve pela alta intensidade do cálcio no local. Com isso a visão se torna muito nítida e diferente de qualquer outro lugar do mundo.

Realmente fiquei impressionado com a beleza do lugar, e olha que eu estava em uma época pós-chuva, o que deixou a água com um pouco mais de sedimentos do que o normal.

Flutuação no Rio Sucuri, em Bonito
Flutuação no Rio Sucuri, em Bonito

É bacana ressaltar que a fauna à nossa volta também é muito rica, então é fácil avistar pássaros, macacos e outros bichinhos pelas árvores ao redor.

E aí, tem cobra no Rio Sucuri?

Essa é, sem dúvidas, uma das perguntas mais feitas quando você comenta sobre o Rio Sucuri. Então, é preciso levar em consideração que sim, estamos em contato total com a natureza. Estamos flutuando em um ambiente que não é nosso, e sim, de muitas espécies de animais.

Flutuação no Rio Sucuri, em Bonito

É possível, sim, que apareçam cobras ou outros bichinhos, mas tudo faz parte da experiência e o guia segue você no barco para qualquer imprevisto.

Durante a minha flutuação não avistei cobra alguma, apenas alguns macacos nas árvores, pássaros, incluindo tucanos, e também, o mais diferente, a lontra, que cruzou o rio bem na minha frente – e, confesso, me deu um baita susto, haha.

Cuidado com a sua câmera!

Preciso mencionar um episódio que aconteceu comigo durante a flutuação, mas já adianto que foi total culpa minha. Bom, estava eu flutuando com os peixinhos, fazendo vídeos e fotos com a GoPRO. Só que o esperto aqui não levou a boia da câmera e nem um cordão para prender ela ao meu corpo… já deu pra imaginar a cacaca né!?!

Flutuação no Rio Sucuri, em Bonito

Depois de algum tempo de flutuação, meus óculos embaçaram e eu simplesmente soltei a GoPRO, sem nem perceber, e arrumei meu equipamento…. levei mais de um minuto para me dar conta de que estava faltando algo na minha mão: simmmm, eu realmente larguei a GoPro e ela afundou igual uma pedrapensa no desespero de alguém que ainda tá pagando as parcelas do brinquedo… juro, quase chorei!

Olhando para o rio pode não parecer, mas a correnteza dele é forte e te carrega a maior parte do tempo – sem que você tenha que fazer esforço. Quando dei por falta da câmera, tentei nadar contra a correnteza para procurar por ela, mas, juro, era impossível!! Eu nadava, nadava e não saia do lugar.

Por sorte, um gringo que estava vindo mais pra trás tirou o colete e mergulhou…. Eu nunca fiquei tão feliz como quando vi ele subindo de volta com a câmera na mão.

Foi uma baaaaita sorte, pois ela poderia ter caído entre as vegetações e aí já era, nunca mais encontraria. Dei sorte de terminar essa história bem, mas deixo como dica: use sempre um cordão para prender a câmera em você e também, se possível, uma boia para ela flutuar em algum imprevisto. Olha, só eu mesmo pra largar minha câmera e passar por isso… senhor amado…

Veja aqui o que eu acho sobre a GoPro para viajar

Flutuação no Rio Sucuri, vale a pena?

Bom, imagino que nesse post deu pra ter uma ideia de como é o passeio. Eu confesso que esse foi um dos meus favoritos, principalmente no que se diz respeito a flutuação.

Flutuação no Rio Sucuri, em Bonito

Eu também fiz a flutuação no Rio da Prata, que é espetacular. Então minha sugestão é para você incluir as duas no seu roteiro. Pode acreditar, vale muito a pena!

Bonito: informações sobre a Flutuação no Rio Sucuri

Tempo de passeio

O tempo pode variar um pouco dependendo do grupo e do dia, mas normalmente gira em torno de 1 hora. Então é interessante separar entre duas horas e meia e três horas para o passeio completo.

Eu recomendo reservar uma manhã para ele. Assim você termina e vai almoçar em algum lugar – eu segui para a Estância Mimosa, que vou comentar no próximo post! O almoço por lá foi um dos melhores da viagem!

Melhor época para fazer o passeio

Esse é um passeio que você pode fazer durante todo o ano. Em épocas de chuva, é comum a água ficar um pouco mais sedimentada, como foi o meu caso.

Flutuação no Rio Sucuri, em Bonito
Flutuação no Rio Sucuri, em Bonito

Em períodos mais secos, a água fica ainda mais cristalina.

Passeios combinados

Caso você tenha tempo e queira passar um dia nessa fazenda, além da flutuação eles também têm atividades como bike e cavalgada.

Dicas para o seu dia de flutuação

Para quem vai fazer esse passeio as dicas são bem tranquilas:

Evite passar cremes ou óleos pelo corpo, já que você terá que tomar uma ducha antes de seguir para o Rio;

Todo o equipamento necessário para a flutuação é oferecido pelo local;

Leve uma roupa de baixo seca, já que você vai usar uma roupa de banho por baixo do neoprene;

Caso leve sua câmera à prova d’água, lembre-se de usar um cordão de segurança;

No local eles têm câmeras para alugar, caso você não tenha uma própria. O valor gira tem torno de 50 reais.

Quanto custa a Flutuação no Rio Sucuri?

Os valores dos passeios em Bonito são tabelados, então você vai sempre encontrar o mesmo preço em qualquer agência, mudando apenas entre a alta e a baixa temporada.

A flutuação custa em média R$ 180 reais por pessoa e vale a pena!

Como chegar na Flutuação do Rio Sucuri | Mapa

Como comentei, esse passeio fica dentro da Fazenda São Geraldo, a cerca de 18km do centro de Bonito.

O caminho até lá é bem tranquilo, basicamente uma reta em estrada de terra. Acertando a rua para sair de Bonito, não tem erro. Vou deixar o mapa abaixo para você se localizar melhor.

Você também pode acessar o mapa nesse link: Mapa da Fazenda do Rio Sucuri.

Hospedagem em Bonito

Caso você esteja procurando hospedagem em Bonito, minha sugestão é dar uma olhada no Booking.com, um dos sistemas de reservas mais confiáveis do mundo!

No Booking, além de encontrar hotéis com promoções, você garante sua estadia com total segurança. Lembrando que ao fazer sua reserva pelos links do blog, você me ajuda sem gastar nada a mais com isso.

Veja aqui as melhores opções de hospedagem em Bonito

Uma agência para sua viagem a Bonito

Toda a minha viagem para Bonito foi organizada pela Venturas, uma agência que oferece pacotes e expedições dentro do Brasil e também para destinos internacionais.

A Venturas se tornou parceira do blog e está me levando para conhecer destinos incríveis! Se você quiser uma agência para organizar sua viagem, tenho certeza de que eles podem ajudar!

Foi através da Venturas que eu fiz os passeios em Bonito com a BIG TOUR, uma agência local de super confiança.

Contato direto com a BIG TOUR para fechar seus passeios em Bonito

Pra você que quer falar diretamente com uma agência local para fechar seus passeios em Bonito, vou deixar aqui um formulário de contato. Pode ter certeza que sua experiência com eles será incrível.

[wpforms id="42442"]

Acesse aqui o site oficial da Big Tour

Vale ressaltar para você não deixar sua programação para última hora. Os passeios em Bonito costumam esgotar em alta temporada, finais de semana e feriados. Logo é bem importante fechar tudo com antecedência!

Espero que tenha curtido esse post e continue acompanhando a viagem por Bonito. Se você já fez a flutuação no Rio Sucuri, deixe um comentário aqui no post me contando o que achou. Se tiver qualquer dúvida pode me escrever também! Um beijo, um abraço, até mais, valeuuu!

Robson viajou para Bonito em nome da SBA!Descubra Bonito com a Venturas!Reserve seu hotel em Bonito no Booking.com

Escrito por

Robson Franzói é um jovem de Curitiba que tenta inspirar outros viajantes a explorarem diferentes lugares do mundo. Decidiu correr atrás dos seus sonhos e hoje vive desse blog, seu projeto mais especial. Apaixonado por fotografia e vídeos, o garoto vive para compartilhar suas experiências e dicas dos lugares que conhece. Suas fotos já estão ficando conhecidas e seus vídeos inspiram muitos viajantes. Aproveite e acompanhe o Instagram e também o Canal Um Viajante.

Posts relacionados

13 Comentários

  1. Ariane

    Cara, eu vou pra Bonito em Maio/2019 e os seus relatos estão me ajudando MUITO e me deixando mais ansiosa ainda. Vou ficar por lá 3 dias inteiros, e com os seus relatos já programei tudo certinho.
    Obrigada mesmo por compartilhar suas experiências de um modo tão pleno, porque eu tava totalmente perdida com tanta coisa pra fazer, e você me ajudou demais!! Sério, valeu mesmo!
    ps: me imaginei soltando GoPro e desesperada assim como você. Mas daí lembrei que não tenho uma, e só ri de você mesmo. hahahahahaha

    Responder
    1. Robson Franzói

      Hahahaha Ari!!! Tenho certeza que você vai amar muuuuito a viagem!! Bonito é um lugar incrível e apaixonante.

      Sobre a GoPRo hahaha, só rindo neh…. foi um desespero, mas tudo acabou bem kkkk

      Precisando de qualquer coisa me dá um grito aqui!! Bjoo

      Responder
  2. Márcio Lopes

    Oi Robson, tudo bem?
    Parabéns por postar sua experiência e tenho certeza que vai ser útil pra muita gente, me incluo entre elas …rs
    Sobre a flutuação, é necessário saber nadar ou saber usar os equipamentos?
    O rio é fundo ou dá pé?

    Abraços

    Responder
    1. Robson Franzói

      Fala Márcio!! Tudo bem e você?

      Feliz que curtiu o post!!! Obrigado mesmo pela mensagem. Então, não precisa saber nadar não.. você faz a flutuação com colete flutuante, então pode ir tranquilo que é super seguro! Não precisa ter experiência… o passeio é uma delícia.. não deixe de fazer 😉

      Se tiver qualquer outra dúvida me dá um grito aqui 😉

      Responder
  3. Miriam

    Olá, eu vou para Bonito em abril/2019 e amei suas dicas.. vou ficar lá por 7 dias. Já estou programando os passeios. valeu mesmo!!!

    Responder
  4. Daniella Sayuri

    Olá Robson,
    Pretendo ir pra Bonito em abril, mas meu marido não sabe nadar e por isso ainda não fechamos.
    Você acha que quem não nada conseguiria fazer a flutuação?

    Desde já agradeço

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Dani!! Tudo bom? Não consegui te responder a tempo, mas vou deixar minha opinião aqui para os outros viajantes que tiverem a mesma dúvida. Bom, na flutuação você usa colete salva-vidas… então realmente não precisa saber nadar. É uma passeio mega tranquilo.

      A única ressalva é para quem não sabe nadar e tem pânico de água, aí sim pode ser um passeio desconfortável. No mais, é só curtir!!!

      Se precisar de qualquer coisa é só dar um grito aqui!! Bjooo

      Responder
  5. Valéria Figueiredo Felisbino Barbosa

    Olá Robson! Muito bom o seu Post. Estarei com a família em Bonito de 25 a 29 de outubro e suas dicas me serão valiosas. Infelizmente não sei nadar e tenho PÂNICO de cobras, e acho que não poderei fazer os passeios de flutuação. Mas com certeza já está valendo, pois a paisagem é linda!

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Valéria!! Tudo bom?? Que bom que chegou aqui e curtiu o conteúdo!! Fico muito feliz em saber, de verdade!! 🙂

      Ahhh então, olha… não tenho como garantir que você não vai ver alguma cobra. Não é fácil de ver, mas pode acontecer. Já sobre saber nadar, não precisa saber nadar necessariamente. É bem tranquilo! Só quem tem pânico de água que pode ser ruim, mas se for só a questão de saber nadar… é de boa.

      Depois me conta como foi a viagem!! Tá chegando o dia!! 🙂 Bjooo

      Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Laila!! Tudo bem? Ahhh é super tranquila!! Nem dá pra dizer que é uma triiiiilha.. é uma caminhada bem leve!

      Se precisar de mais alguma informação, me dá um grito aqui!! Bjoo

      Responder
  6. Nathália

    Olá Robson! Tudo bem?
    Gostaria de saber se dá pra fazer o passeio sem fazer a flutuação? Porque vou fazer a flutuação em outro rio, e nesse só queria estar observando mesmo.. e você saberia falar o valor sem a flutuação?
    Muito obrigada!

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *