GoPro para viagem: vale a pena?

Dando continuidade aos posts da categoria Tecnologia, chegou a hora de falar da câmera que virou mania no mundo inteiro: a GoPro. Antes de prosseguir no assunto, só quero lembra que já falei um pouco sobre o equipamento que eu uso nos outros posts dessa categoria, então dá uma olhada e veja qual câmera escolher e quais lentes levar em uma viagem.

Já leu tudo por lá? Maravilha, vamos então falar da GoPro!

Eu recebo várias perguntas sobre ela: se vale a pena comprar, se ela é melhor que as outras câmeras, qual modelo é melhor… enfim, muitas dúvidas que giram em torno da GoPro e que eu pretendo dar uma ajuda para que você faça a escolha certa.

Devo comprar uma câmera comum ou uma GoPro?

Pergunta clássica que já me fizeram algumas vezes. Bom, primeiro: isso é algo muuuito pessoal. Eu infelizmente não tenho como dar a resposta exata pra você, mas o que posso fazer é te ajudar a entender qual a sua real necessidade e qual câmera vai suprir isso da melhor forma possível.

GoPro Hero 3 Black

Para deixar as informações mais organizadas, eu vou separar tudo por tópicos. Para começar vamos falar de tudo que a GoPro tem de bom…

Vantagens da GoPro

É uma câmera compacta

Sem dúvidas essa é uma vantagem da GoPro. Pequena o suficiente para você levar em qualquer cantinho.

É uma câmera esportiva

Sim, essa é marca clássica apresentada pela GoPro. Tanto que nas campanhas publicitárias esse é o maior foco dela… resta você começar a esquiar, surfar, saltar de paraquedas, fazer motocross, mergulhar… enfim… A câmera é perfeita para tudo isso, mas quem tem que executar é você.

Você pode mergulhar com ela

Quem aqui não sonhava em tirar fotos dentro d’água desde que era criança? Lembram das câmeras descartáveis? Que você usava uma vez no mar ou na piscina, depois tinha que mandar revelar o filme e se quisesse brincar de novo tinha que comprar outra… pois é, a GoPro toca fundo no nosso coração ao nos dar a possibilidade de fotografar e filmar – com uma qualidade absurda – dentro d’água.

Tem um ângulo incrível

A lente da GoPro é uma das suas fortes características. Hoje você bate o olho em uma foto ou vídeo e já consegue dizer: isso é GoPro! Pois então, a lente da GoPro é grande angular – com um leve efeito olho de peixe, ou seja, uma lente que captura um campo super aberto. Você consegue ter muito céu, muita terra, muita paisagem.. muito tudo em um mesmo enquadramento.

Tem acessório irados

Sim, isso é verdade! O kit básico que vem com a GoPro é só o começo da brincadeira…. para todo o resto você vai precisar comprar itens a parte – e se prepare para gastar com eles.

acessorios-gopro

A GoPro tem kits e acessórios focados para as mais diversas utilidades: tem ventosa para você grudar ela em vários lugares, tem presilhas para bike, cintas para capacete, faixas prender no peito, tem boia para ela não afundar, tem o pau de selfie bastão – que você já deve ter visto muito por ai – e mais um milhão de outras coisas… acredite!

Pode filmar em slow motion

Ehhhh… maios ou menos… mais ou menos. Não é bem assim que a brincadeira funciona. Não é que você vai poder “filmar em slow motion”. A GoPro te permite filmar com uma alta taxa de frames por segundo, o que te permite “criar posteriormente” o efeito de slow motion. Sim, você vai precisar editar o seu vídeo para obter o efeito – nada é tão simples meu caro amigo.

Qualidade sem limites

A GoPro vem evoluindo a cada nova versão. Desde a GoPro 4, por exemplo, já é possível filmar em 4k! Você tem ideia do que é 4k? Pois eu te digo: isso é 4 vezes a qualidade do Full HD!

Então quer dizer que se eu filmar em 4k e colocar esse vídeo na minha TV eu vou ter 4 vezes mais qualidade??? Não exatamente!! Rodar um vídeo 4k em uma TV Full HD pode até trazer uma imagem melhor, mas não será o máximo do vídeo. Felizmente, hoje, as TVs 4k já estão mais acessíveis – o que é uma ótima notícia para quem ama qualidade de imagem.

Então eu devo gravar todos os meus vídeos em 4K? Essa também é uma questão relativa: os arquivos em 4k são muito pesados e você precisa de um bom computador para edita-los, caso deseje um vídeo mais profissional. Isso sem falar nos cartões de memória e HDs para armazenar todo esse conteúdo.

San Pedro de Atacama | Trilha da Tainha | Mariscal | Morro do Macaco
San Pedro de Atacama | Trilha da Tainha | Mariscal | Morro do Macaco

Desvantagens da GoPro

Antes de começar a descer o cacete na câmera, deixa eu lembrar: sim, eu tenho uma… sim, eu curto muito ela… sim, ela é incrível! Ok, mas se você está em dúvida entre comprar uma GoPro ou uma outra câmera comum – seja compacta ou DSLR – eu preciso te mostrar os pontos fracos dela.

Não é uma câmera para todos os momentos

Infelizmente é verdade. Ao mesmo tempo que a GoPro tira fotos super bacanas e tem todo aquele estilo, você fica um pouco travado de uma certa forma. Um aniversário, por exemplo, vai ser um pouco difícil você fotografar com uma GoPro. Ahhhh, mas estamos aqui para falar de viagem.. ok, então vamos pensar nos lugares mais fechados que você quer fotografar… ou em algo distante que você quer aproximar. infelizmente a GoPro vai ficar te devendo um pouco nesse sentido.

Deixa a desejar em fotos noturnas

Eles estão tentando e até já evoluíram bastante… mas não dá pra negar que a GoPro ainda não foi feita para fotos noturnas. Ela não tem flash – talvez você até consiga em equipamento separado, mas nunca ví ninguém com algo assim – então não dá pra você contar muito com ela a noite.

Acessórios bem caros

Brincar com uma GoPro não é coisa barata… quanto mais você compra mais você quer comprar – tá, não posso dizer que com as DSLR também não acontece a mesma coisa. Enfim, eu tinha que dizer isso para você depois não ficar meio assustado com os valores.

Ah, vale ressaltar que existem vários grupos por aí, além de tutorias no YouTube, ensinando alternativas para você não ter que vender o seu rim para comprar os acessórios.

Não tem visor LCD… mentira, a 4 Silver tem sim!

Hoje eu não vejo isso como uma desvantagem – até acho vantagem na verdade, mas você só vai descobrir isso depois de usar sua. A GoPro não foi pensada para ser uma câmera onde você vai tirar fotos olhando no LCD. Ela tem aquela baita lente pra isso mesmo… acredite, você vai se acostumar a viver sem ele.

Mas acho que de tanto as pessoas terem o receio de comprar uma câmera sem LCD, a Go Pro 4 Silver vem com um integrado – o que ficou show, já que mesmo com a tela eles conseguiram manter o tamanho da câmera.

Bom, caso você adquira outra versão da GoPro, esse visor pode ser comprado com um acessório a parte – o que eu não vejo muita vantagem, já que no Brasil ele custa uma fortuna e você pode sincronizar sua GoPro com praticamente todos os smartphones do mercado.

Onde comprar uma GoPRO pelo melhor preço?

Até um tempo atrás eu sempre recomendava, quando fosse possível, que as pessoas comprassem a GoPRO fora do Brasil. Por muito tempo o valor dela aqui era muito mais caro do que em outros países – especialmente nos Estados Unidos.

No entanto, depois de viajar para Nova York recentemente, eu pesquisei os preços da GoPRO e vi que hoje essa diferença de preço não está muito grande – na verdade tá valendo super a pena comprar no Brasil! Eu confesso que não sei exatamente o que mudou, mas o preço aqui está muito bom e você ainda pode parcelar sua compra.

Um site muito bom e confiável para você comprar a GoPRO no Brasil é a Amazon – que está cada vez mais forte entre os brasileiros. Vou deixar aqui o link de alguns modelos para você verificar o preço atualizado:

Veja aqui os valores da GoPRO 8 Black Veja aqui os valores da GoPRO 7 Black Confira aqui todas as opções e acessórios para GoPRO

Qual câmera eu, um viajante, uso mais?

Talvez você queria saber o quanto eu uso minha GoPro e se uso mais ela ou minha câmera comum. Bom, acho que não tinha comentado mas a minha GoPro é uma Hero 3 Black Hero 6 Black – quando eu escrevi esse post eu ainda tinha a 3 Black, só com o lançamento da 6 que eu realmente achei que valeu a troca.

Sobre o que eu uso mais… eu fiz um vídeo falando sobre isso com mais detalhes e mostrando as câmeras que eu tenho atualmente, acho legal você dar uma olhada:

Em eventuais viagens eu acabo levando apenas uma câmera – mas quando sei o tipo de foto que pretendo tirar. Férias de fim de ano na praia, por exemplo, eu prefiro levar apenas a GoPro – vai ser prática, proporcionar fotos divertidas no mar e para as demais fotos posso usar a câmera do celular – sem falar que a câmera maior, da Sony, ocupa mais espaço, é pesada e dá um certo trabalho cuidar dela – principalmente na praia.

Agora em viagens longas, como Europa, Sudeste Asiático ou mochilão na América do Sul mesmo, minha opção é levar as duas.. mas a GoPro fica para fazer vídeos e a Sony para fotos. Dificilmente utilizo a GoPro para fotografar nesses casos. Não que ela não seja boa para isso, mas é apenas uma questão de opção.

Nesse próximo vídeo você pode ver um compilado de vídeos que fiz no meu Mochilão pela América do Sul. Você vai ver que algumas partes foram feitas com a Sony e outras com a GoPro – inclusive tem alguns Time Lapses com a GoPro. Vale a pena entrar no meu canal e ver outros vídeos que fiz em viagens… todos com com boa parte das filmagens feitas com a GoPro.

Conclusão: a GoPro vale a pena?

Então, eu já falei as vantagens e as desvantagens da GoPro, mas imagino que você ainda está com dúvida se a GoPro vale ou não a pena. A razão dessa dúvida é simples: a GoPro não substitui uma câmera compacta ou uma DSLR… essas câmeras se completam! Simples assim... É por isso que é difícil decidir.

Então a solução é ter a duas? Sim, meu amigo… quanto mais você entra nesse mundo da fotografia e vídeos, mais equipamentos você vai querer ter. E as vezes isso inclui não só dois tipos de câmera, mas três, quatro….

Não tenho dinheiro para comprar as duas… qual escolher?

Ser ou não ser, eis a questão…

Bom, como eu falei, o ideal é você analisar a sua próxima viagem e ver qual o tipo de câmera vai ser melhor para ela.

Vamos supor que você vai fazer um mochilão e vai passar por cidades como Paris, Londres e Amsterdam… Você até pode usar uma GoPro para fotografar e fazer vídeos legais, mas uma câmera comum vai se ajustar melhor ao lugares que provavelmente você vai – como museus, restaurantes e também fotografando a vida noturna das cidades.

Agora se você for fazer um mochilão pelo Deserto do Atacama ou pelo Sudeste Asiático – focando nas ilhas do sul e em muitas praias, a GoPro pode te abrir umas possibilidades bem legais.

Faça essa análise e compre primeiro a que vai ser mais útil pra você. Mas sim, a GoPro é uma câmera que complementa uma câmera comum… então ter as duas pode realmente ser uma realidade pra você.

Atualizado 2017: Comprei uma GoPRO Hero 6 Black!

Sei que muitos viajantes chegam aqui nesse post pesquisando sobre a GoPRO. Esse post é um pouco antigo, na época eu tinha uma Hero 3 Black e nunca tinha me motivado em fazer um upgrade, até que a GoPRO lançou a Hero 6 Black.

Eu gravei um UNBOXING no meu canal e comentei sobre os principais pontos que me fizeram escolher esse novo modelo, confere aqui:

Em breve vou escrever mais sobre os modelos de GoPro e outras câmeras aqui no blog – eu até iria falar sobre isso aqui, mas esse post já está bem grande, se você leu até aqui já estou super feliz!

Caso decida realmente comprar uma GoPRO HOJE, eu indico a 7 Blackela tem correções superiores ao modelo que eu comprei e está com um ótimo valor, por conta do lançamento do novo modelo 8.

Se tiver mais dúvidas fique a vontade para deixar um recado aqui no post

Melhor Seguro Viagem InternacionalBooking.com

Sobre o autor

Robson Franzói é um jovem de Curitiba que tenta inspirar outros viajantes a explorarem diferentes lugares do mundo. Decidiu correr atrás dos seus sonhos e hoje vive desse blog, seu projeto mais especial. Apaixonado por fotografia e vídeos, o garoto vive para compartilhar suas experiências e dicas dos lugares que conhece. Suas fotos já estão ficando conhecidas e seus vídeos inspiram muitos viajantes. Aproveite e acompanhe o Instagram e também o Canal Um Viajante.

Posts relacionados

178 Comentários

  1. Marlon Ramos

    Tenho uma HERO 3+ Black, deixa a desejar somente em fotos noturnas, o resto, simplesmente me surpreendeu, resolução em 4k, que tem muitas mais cara e maiores q não fazer, e logo ela que cabe na palma da mão faz. ângulos de até 170° para quem não tem, acha que não é nada demais. Mas é super demais. kk Para mim, super valeu a pena.

    Responder
  2. Lígia Antoniazzi

    Adorei o post! Tenho uma GoPro e levo para todo canto! Ela faz fotos e vídeos incríveis, principalmente quando usamos durante algum esporte. Mas tenho a mesma dificuldade que vc falou pra tirar fotos noturnas, em lugares fechados e às vezes quando está muito calor, pq ela embaça um pouco. =/ Pra garantir fotos bacanas e principalmente detalhes dos lugares, sempre levo uma segunda câmera.
    Parabéns pelo blog, mto bom! =)
    bjo

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Lígia!! Que bom que gostou…. é, uma segunda câmera faz mesmo a diferença.

      Obrigado pela mensagem. Continue acompanhando o blog Bjoo

      Responder
  3. Roberta Silva

    Robson,

    Bem legal esse post.
    Eu sempre tive uma normal e comprei a Go.

    Agora levo ambas para qualquer lugar pois sempre tem algo pra fazer com elas.
    Parabéns!

    Abraço,
    Roberta

    Responder
  4. DANTAS

    Gosto de fotografar minhas viagens e utilizo as lentes 10-22mm, 75-300mm e 40mm 2.8 para isso. O resultado é excelente, porém é preciso “gerenciar” todo esse equipamento, o que nem sempre é fácil. A dois meses comprei uma Gopro Hero4 Silver e estou adorando, pois abriu um leque de possibilidades principalmente para videos. Hoje os Smartphones estão com câmeras cada vez melhores. Fico imaginando como seria documentar uma viagem utilizando apenas uma Gopro e um Smartphone de qualidade. Sei que perderia a questão do zoom, mas ganharia em discrição,praticidade e conforto.

    Responder
    1. Ricardo

      Seu comentário é bem eu hoje. rs Estou indo par o Atacama, e o mais difícil está sendo decidir o que levar. Tenho uma GoPro 5, Uma Nikon com lentes 10-24 e 35-200, e o Iphone 7S. Levar tudo isso nas viagens tem me irritado” um pouco. Fiz um mochilão pela Espanha e só levei a GoPro e o Iphone, foi muito bom e proveitoso. As fotos ficaram excelentes, imprimi várias. Mas o Atacama desperta aquela vontade de fotos + legais. Isso tá me matando! rsrs

      Responder
  5. Nicole

    Olá Robson, tudo bem?
    Muito bom o post, nos ajudou bastante.. Gostaria de perguntar se o o post sobre os diferentes modelos da GoPro ja saiu, pois não achamos no site e estamos bastante na dúvida!

    Muito obrigada, abraço!!

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Nic, tudo bom e você? Ainda não consegui fazer esse post, acredita? Me diga sua dúvida, quem sabe posso ajudar Grande abraço!

      Responder
  6. Euler Fink

    Acho incrível a GoPro, vem surgindo concorrentes e isso é muito bom, essas câmeras são ótimas, mas meu sonho ainda é uma DSLR FULL FRAME (e acho que tem sensor até maior), apesar de eu ser um leigo, nada melhor que uma foto pra eternizar o momento!
    Ótimo post, suas opiniões ajudaram muito!

    Responder
    1. Robson Franzói

      Grande Euler… é bem isso, quanto maior concorrência, maiores são as novidades para o consumidor. A minha câmera DSLR estragou na última viagem, agora estou de olho em uma Full Frame… espero realizar esse sonho em breve!!

      Muito obrigado pela mensagem.. qualquer coisa dá um grito aqui

      Responder
      1. Euler Fink

        Eu tenho uma super zoom da fujifilm uma HS20 EXR.
        Ela já faz muito mais do que eu sei usar kkkkkkkkkkkk, mas a DSLR eu quero dar de presente pro meu pai, aí vamos aprender juntos a usar na sua totalidade.
        Um abraço Robson!

        Responder
  7. kaue

    ola … parabens pelo post , muito boa sua avaliação , é oq realmente o que a gente procura saber . porem tenho uma duvida , tenho uma câmera compacta sony , e estava pensando em comprar uma semi pro nikon p530 , mas ai conheci por um amigo a go pro e achei muito top . qual vc acha que é melhor ? a semi pro é realmente muito sensível para alguns usos ? valeu !

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Kaue, tudo bom?? Muito obrigado por sua mensagem… pois é, essa sua dúvida é complicada de responder.. tudo vai depender do seu objetivo…. essas três câmaras se completam: a compacta, que eu chamo de câmera de ataque… é a câmera que você leva no bolso, prática e fácil para tirar fotos rápidas… A semi pro é uma câmera para fotos que você quer dar prioridade, pode investir em lentes… tem mais qualidade e tal… E já a GoPRO tem todo esse charme leda, tem o um ângulo bom, tem o case para mergulho… cheia de vantagens… as três se completam… resta saber quais recursos você tem prioridade em usar….

      Esperto ter ajudado…. um grande abraço!! Qualquer dúvida é só dar um grito!! valeuuuu

      Responder
  8. Gina

    Robson,

    Você indicaria a GOPRO para uma viagem familiar a Orlando, onde teremos todos os tipos de atividades, desde safari em um zoo até os parques tradicionais com atividades internas e externas? A GOPRO junto a um bom smartphone seria o suficiente, não é mesmo?

    Abs,
    Gian

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Gina, tudo bom? Então, eu acho que a GOPRO pode ser boa sim…. se puder comprar aquela com visor, pode ser uma boa opção para vocês… assim podem ver se as fotos ficaram boas…. A única questão é que a GoPRO não é boa no caso do Safari, se os animais estiverem longe…. ela acaba deixando eles muito pequenos…. Mas se você tiver um celular com uma câmera boa, ai já consegue complementar com a GoPRO.

      Espero ter ajudado, um grande abraço!! Qualquer outra dúvida é só dar um grito

      Responder
  9. Maiara

    Adorei o post…
    Estou ainda com muita dúvida em qual gopro comprar?!?!? Será que pode ne ajudar?
    E vc sabe me dizer algum lugar bacana para viajar no Brasil mesmo com a minha família? Tenho 2 filhas uma que tem 1 ano e outra 7 pois quero um lugar para todos se divertir…Tem alguns lugares?
    obrigada

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Maiara, tudo bom? Olha, um modelo de GoPro que está super popular é a 4 Silver, pois ela já vem com a tela… dependendo do seu objetivo a tela pode ajudar….

      Sobre lugares para viajar no Brasil, bom, recentemente eu fui pra Foz do Iguaçu e posso dizer que amei!!!!! Lá é incrível e tem boas opções pra crianças… tem o Parque dos Dinossauros, o Museu de Cera, o Parque das Aves… e as Cataratas, claro! Super recomendo essa viagem… dá uma navegada aqui no blog, já tem alguns posts

      Qualquer dúvida é só gritar

      Responder
  10. Antonio Carlos Bacelar

    Olá Galera!!
    Acabei de comprar a minha GOPRO, porque fiz uma mochilão PERU>BOLÍVIA>CHILE e percebi que deixei de registrar melhores momentos, grandes imagens…mas consegui fazer bons registro e uma boa memória com ajuda do celular e uma simples câmera que me deixou na mão.
    Eu quero algumas dicas para registrar algumas fotos, eu comprei a HERO 3White. quero saber como diminuir o efeito olho de peixe, se posso mudar o ângulo da foto tipo 90º, não deixar tanto com efeito barril?!
    todas a dicas para captura de imagens em fotos e videos.

    Responder
  11. Igor

    Bom dia!
    Eu realmente fiquei na dúvida sobre o que realmente fazer com uma GoPro, eis que virou moda e ninguém consegue me dizer algo mais concreto.
    A única vantagem que até agora eu vi, foi a qualidade do som pra quem grava em local de muito vento.
    MAs aquelas cÂmeras digitais normais que são a prova dágua não dão conta do recado? com flash e display digital?

    Responder
    1. Robson Franzói

      Fala Igor, tudo bom? Então… a GoPRO tem alguns diferenciais… tipo: o grande ângulo da lente e a qualidade de imagem. Também é uma câmera compacta e que tem muitas acessórios.

      Tudo vai depender do seu objetivo com ele e também de qual câmera que você está comparando. Como eu falei, eu ainda acho que ela é uma câmera complementar…. Mas veja se você realmente vai suar as funções dela antes de comprar…

      Espero ter ajudado…. Grande abraço!!!

      Responder
  12. Calebe

    Robson, excelente comparativo. O grande problema de se apaixonar por fotografia é que depois que começa voce acaba levando mais equipamentos de fotografia do que roupa pras viagens kkkkk

    Responder
    1. Robson Franzói

      Caraaa.. nem fale, eu tenho uma mochila só para as trabalhas de fotografia…. As pessoas até ficam surpresas ao me ver cada hora com uma câmera diferente: DSLR, compacta, GoPRO e Celular…. fora as lentes, carregadores, cartões… é muuuuita coisa!! Mas eu gosto!! haahaha

      Responder
  13. Erika

    Robson muito legal a maneira que você escreve, espontâneo, tira dúvidas e ainda dá pra dar umas boas risadas. Comprei a Go Pro hero 3+ hoje, com um pouco da sua ajuda, porém ainda não consegui nem desacoplar da embalagem rsrs..
    Agora partiu buscar vídeos!!
    De qqr forma, obrigada.

    Responder
  14. Lia

    Adorei seu blog!!!
    Estou querendo adquirir uma go pro estou na dúvida entre a hero 3+ e a hero 4 silver, como li no seu post não tenho e nem pretendo ter por enquanto uma tv 4K.. A go pro seria para viagens à praia e aventuras!!
    O que me sugere?

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Lia, tudo bom? Então… a 4 Silver já vem com a tela e pra muita gente isso é um boa diferencial… pode ser que seja bom pra você, então eu acho que seria uma boa opção…. Além de já ser o modelo novo…

      Qualquer outra dúvida é só dar um grito!!

      Responder
  15. Fábio

    Boas Robson, olha em termos de armazenar as fotos da gopro, você comprou sempre cartões quando ja não tinha espaço no cartão certo? ou tinha outra opção para descarregar as fotos e ter o cartão de novo limpo para usar novamente?
    Esse é o meu grande problema eu vou para à tailandia em novembro e não quero levar pc portatil para poder descarregar as fotos sempre que o cartão estiver cheio. Só vejo mesmo uma opção levar cartões mini SD para ir usando. Tens alguma dica para melhor?

    Responder
    1. Robson Franzói

      Grande Fábio, eu fiz exatamente isso: usei vários cartões. Eu escrevi números neles, para não me perder…. e quando um lotava, eu usava outro… não descarregava não.. Mas lembre de cuidar deles como a própria vida, perder um seria um sofrimento sem fim!!! hahaha

      Qualquer outra dúvida é só dar um grito

      Responder
    1. Robson Franzói

      Então, não achei muuuito barato…. mas é que fui comprar no shopping que vendo os produtos de melhor qualidade….

      Um cartão de 64 GB, deve sair entre 1.500 e 2.500 baths, dependendo da velocidade que você quer ele… Um de 16 GB pode ir de 500 a uns 1.500 baths, novamente vai variar conforme a qualidade dele….

      Responder
  16. Marcio

    Não tenho como não comentar, brother. Parabéns pelo post, me ajudou demais e foi sensível no ponto “só tenho grana pra uma”, aeuhauhea, sem me influenciar, vou ver se pego uma gopro, pois farei Bolívia, Chile e Peru, focado em fotos diurnas e paisagens estonteantes, mas sim, estou com mta pena de não pegar uma camera digital compacta comum, pois gostaria de algumas fotos sem o efeito olho de peixe, mas td bem, juntar grana e ir aos poucos.
    Continue postando, o blog/site é demais!! Parabéns pelo material criado até então!!!

    Responder
    1. Robson Franzói

      Grande Marcio, tudo bom? Muuuuito obrigado por sua mensagem.. pode ter certeza que vou continuar postando aqui, principalmente coisas sobre fotografia…

      Obrigado de verdade pelos elogios!! E continue acompanhando o blog pois vão ter muitas coisas legais pela frente

      Responder
  17. Mauricio

    Bom post, ainda estou pensando se compro ou não a GoPro Hero 4.

    Muito bom o vídeo! Você usou tripé para fazer as timelapses? Ou deixou a câmera no chão mesmo?

    Achei legal no seu vídeo que o Salar de Tara estava totalmente desértico, quando eu fui pra lá em maio desse ano estava totalmente coberto de neve.

    Responder
    1. Robson Franzói

      Grande Mauricio…. usei tripé sim!!! Em alguns casos dá pra colocar no chão também, mas tem que ser em algum lugar firme e com ângulo bom!! Aquilo lá coberto de neve deve ser show!!!

      Muito obrigado por visitar o blog….. precisando de qualquer coisa é só dar um grito

      Responder
    1. Robson Franzói

      Opaa.. que bom!!!! Fico feliz em saber

      Em breve vou fazer mais posts sobre esse tema… então continue acompanhando o blog

      Qualquer dúvida é só dar um grito

      Responder
  18. Tati

    Olá. Não uso nenhuma filmadora e ultimamente tenho ficado apenas com as fotos do celular para falar a verdade. Mas vou viajar para uma praia paradisíaca e uma cidade história cheia de encantos. Então tô cogitando comprar uma gopro. A última dúvida: ela vai fazer tanto fotos quanto vídeos certo? Eh uma boa decisão a gopro né? No caso vou comprar a 3+ que eh mais barata e nem sei o que eh 4k mesmo kkkkkkk

    Responder
    1. Robson Franzói

      Hhahah…. Tira fotos sim Tati… Olha, eu acho que para praia a GoPro é uma boa escolha sim!!! Posso te dizer que já tive uma câmera profissional que morreu na praia, afogada.. foi um acidente, mas aconteceu… A GoPro já te dá mais segurança nisso…. então acho que pra sua viagem vai ser uma boa escolha

      Responder
  19. alfred

    Gostei do post. Penso em conprar uma go pro, mas já tenho uma compacta a prova dagua e um dsrl de entrada. Com tantas cameras o que vc faz na hora de passar na alfandega?

    Responder
    1. Robson Franzói

      Caraa.. na real.. eu rezo!! hahaha Eu nunca fui barrado por conta das câmeras.. Se você tiver as notas fiscais, aí pode ficar susse.. mas confesso que nem sempre ando com as minhas

      Se tiver qualquer dúvida aí é só dar um grito.. Grande abraçoo!!!

      Responder
  20. Orlando Costa

    Bom post, com dicas muito interessante. Eu uso a GO PRO HERO 3 Black no mar durante o SURF, bom na hora da escolha, ter apenas que lembrar o cuidado que temos que ter com uma DSLR na praia e e regiões com muita poeira. Eu normalmente uso um tecido (tipo fralda de criança) umedecido envolvendo a região da lente para evitar pequenas partículas nas partes móveis. E uma boa limpeza após uso.

    Responder
  21. Clara

    Olá!!! Você que é curitibano, poderia me responder se é perigoso andar com câmera para fotografar em Curitiba? Principalmente em pontos turísticos?

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Clara, tudo bom? Desculpa a demora em te responder… Acabei tirando umas férias no final do ano.

      Então… depende um pouco do lugar, mas é bom ter cuidado sim.. principalmente no centro histórico. Sempre, em qualquer lugar, fique atenta com suas coisas…. Já tive amigos roubados em pontos de ônibus (da linha turismo inclusive), então todo cuidado é necessário…. Infelizmente não dá pra relaxar, é uma pena…

      Qualquer outra dúvida é só dar um grito aqui

      Responder
  22. Claudio abdala

    Cara muito legal teu site…é incrível o poder que viajar tem sobre a gente não é ? só de ver esses vídeos que vc fez já dá vontade de arrumar a mochila….só queria te fazer uma pergunta: o tripé pra gopro é o mesmo de câmeras fotográficas comuns ou é específico? Valeu e boa sorte,,,

    Responder
    1. Robson Franzói

      Grande Claudio… que bom que gostou, fico muito feliz em saber!! Então, é o mesmo tripé sim… você só precisa de um adaptador para GoPro, bem, simples e baratinho!

      Qualquer coisa me dá um grito aqui

      Responder
  23. Tatiana

    Parabéns pelo blog! Muito legal, tô lendo os posts do Atacama, melhor blog disparado!! E com as fotos então, aí sim dá vontade de ir pra lá! Até agora estava achando que seria mais do mesmo e nem ia curtir taaaanto assim! hahaha
    Esse lance das câmeras e lentes é mesmo um dilema, carrego sempre uma 10-20 mm e outra 18-250mm. Às vezes sinto falta de um pouquinho mais de zoom, mas não se pode ter tudo, né? E continuo resistindo ao tripé, além de caro já carrego muita tralha e peso, e faço muita trilha, é complicado…
    Meu marido que anda se coçando pra comprar um GoPro, mas toda vez que pensa no preço desiste! kkkk
    Quando der faz mais uns posts sobre fotografia!

    Responder