GoPro para viagem: vale a pena?

Dando continuidade aos posts da categoria Tecnologia, chegou a hora de falar da câmera que virou mania no mundo inteiro: a GoPro. Antes de prosseguir no assunto, só quero lembra que já falei um pouco sobre o equipamento que eu uso nos outros posts dessa categoria, então dá uma olhada e veja qual câmera escolher e quais lentes levar em uma viagem.

Já leu tudo por lá? Maravilha, vamos então falar da GoPro!

Eu recebo várias perguntas sobre ela: se vale a pena comprar, se ela é melhor que as outras câmeras, qual modelo é melhor… enfim, muitas dúvidas que giram em torno da GoPro e que eu pretendo dar uma ajuda para que você faça a escolha certa.

Devo comprar uma câmera comum ou uma GoPro?

Pergunta clássica que já me fizeram algumas vezes. Bom, primeiro: isso é algo muuuito pessoal. Eu infelizmente não tenho como dar a resposta exata pra você, mas o que posso fazer é te ajudar a entender qual a sua real necessidade e qual câmera vai suprir isso da melhor forma possível.

GoPro Hero 3 Black

Para deixar as informações mais organizadas, eu vou separar tudo por tópicos. Para começar vamos falar de tudo que a GoPro tem de bom…

Vantagens da GoPro

É uma câmera compacta

Sem dúvidas essa é uma vantagem da GoPro. Pequena o suficiente para você levar em qualquer cantinho.

É uma câmera esportiva

Sim, essa é marca clássica apresentada pela GoPro. Tanto que nas campanhas publicitárias esse é o maior foco dela… resta você começar a esquiar, surfar, saltar de paraquedas, fazer motocross, mergulhar… enfim… A câmera é perfeita para tudo isso, mas quem tem que executar é você.

Você pode mergulhar com ela

Quem aqui não sonhava em tirar fotos dentro d’água desde que era criança? Lembram das câmeras descartáveis? Que você usava uma vez no mar ou na piscina, depois tinha que mandar revelar o filme e se quisesse brincar de novo tinha que comprar outra… pois é, a GoPro toca fundo no nosso coração ao nos dar a possibilidade de fotografar e filmar – com uma qualidade absurda – dentro d’água.

Tem um ângulo incrível

A lente da GoPro é uma das suas fortes características. Hoje você bate o olho em uma foto ou vídeo e já consegue dizer: isso é GoPro! Pois então, a lente da GoPro é grande angular – com um leve efeito olho de peixe, ou seja, uma lente que captura um campo super aberto. Você consegue ter muito céu, muita terra, muita paisagem.. muito tudo em um mesmo enquadramento.

Tem acessório irados

Sim, isso é verdade! O kit básico que vem com a GoPro é só o começo da brincadeira…. para todo o resto você vai precisar comprar itens a parte – e se prepare para gastar com eles.

acessorios-gopro

A GoPro tem kits e acessórios focados para as mais diversas utilidades: tem ventosa para você grudar ela em vários lugares, tem presilhas para bike, cintas para capacete, faixas prender no peito, tem boia para ela não afundar, tem o pau de selfie bastão – que você já deve ter visto muito por ai – e mais um milhão de outras coisas… acredite!

Pode filmar em slow motion

Ehhhh… maios ou menos… mais ou menos. Não é bem assim que a brincadeira funciona. Não é que você vai poder “filmar em slow motion”. A GoPro te permite filmar com uma alta taxa de frames por segundo, o que te permite “criar posteriormente” o efeito de slow motion. Sim, você vai precisar editar o seu vídeo para obter o efeito – nada é tão simples meu caro amigo.

Qualidade sem limites

A GoPro vem evoluindo a cada nova versão. Desde a GoPro 4, por exemplo, já é possível filmar em 4k! Você tem ideia do que é 4k? Pois eu te digo: isso é 4 vezes a qualidade do Full HD!

Então quer dizer que se eu filmar em 4k e colocar esse vídeo na minha TV eu vou ter 4 vezes mais qualidade??? Não exatamente!! Rodar um vídeo 4k em uma TV Full HD pode até trazer uma imagem melhor, mas não será o máximo do vídeo. Felizmente, hoje, as TVs 4k já estão mais acessíveis – o que é uma ótima notícia para quem ama qualidade de imagem.

Então eu devo gravar todos os meus vídeos em 4K? Essa também é uma questão relativa: os arquivos em 4k são muito pesados e você precisa de um bom computador para edita-los, caso deseje um vídeo mais profissional. Isso sem falar nos cartões de memória e HDs para armazenar todo esse conteúdo.

San Pedro de Atacama | Trilha da Tainha | Mariscal | Morro do Macaco
San Pedro de Atacama | Trilha da Tainha | Mariscal | Morro do Macaco

Desvantagens da GoPro

Antes de começar a descer o cacete na câmera, deixa eu lembrar: sim, eu tenho uma… sim, eu curto muito ela… sim, ela é incrível! Ok, mas se você está em dúvida entre comprar uma GoPro ou uma outra câmera comum – seja compacta ou DSLR – eu preciso te mostrar os pontos fracos dela.

Não é uma câmera para todos os momentos

Infelizmente é verdade. Ao mesmo tempo que a GoPro tira fotos super bacanas e tem todo aquele estilo, você fica um pouco travado de uma certa forma. Um aniversário, por exemplo, vai ser um pouco difícil você fotografar com uma GoPro. Ahhhh, mas estamos aqui para falar de viagem.. ok, então vamos pensar nos lugares mais fechados que você quer fotografar… ou em algo distante que você quer aproximar. infelizmente a GoPro vai ficar te devendo um pouco nesse sentido.

Deixa a desejar em fotos noturnas

Eles estão tentando e até já evoluíram bastante… mas não dá pra negar que a GoPro ainda não foi feita para fotos noturnas. Ela não tem flash – talvez você até consiga em equipamento separado, mas nunca ví ninguém com algo assim – então não dá pra você contar muito com ela a noite.

Acessórios bem caros

Brincar com uma GoPro não é coisa barata… quanto mais você compra mais você quer comprar – tá, não posso dizer que com as DSLR também não acontece a mesma coisa. Enfim, eu tinha que dizer isso para você depois não ficar meio assustado com os valores.

Ah, vale ressaltar que existem vários grupos por aí, além de tutorias no YouTube, ensinando alternativas para você não ter que vender o seu rim para comprar os acessórios.

Não tem visor LCD… mentira, a 4 Silver tem sim!

Hoje eu não vejo isso como uma desvantagem – até acho vantagem na verdade, mas você só vai descobrir isso depois de usar sua. A GoPro não foi pensada para ser uma câmera onde você vai tirar fotos olhando no LCD. Ela tem aquela baita lente pra isso mesmo… acredite, você vai se acostumar a viver sem ele.

Mas acho que de tanto as pessoas terem o receio de comprar uma câmera sem LCD, a Go Pro 4 Silver vem com um integrado – o que ficou show, já que mesmo com a tela eles conseguiram manter o tamanho da câmera.

Bom, caso você adquira outra versão da GoPro, esse visor pode ser comprado com um acessório a parte – o que eu não vejo muita vantagem, já que no Brasil ele custa uma fortuna e você pode sincronizar sua GoPro com praticamente todos os smartphones do mercado.

Onde comprar uma GoPRO pelo melhor preço?

Até um tempo atrás eu sempre recomendava, quando fosse possível, que as pessoas comprassem a GoPRO fora do Brasil. Por muito tempo o valor dela aqui era muito mais caro do que em outros países – especialmente nos Estados Unidos.

No entanto, depois de viajar para Nova York recentemente, eu pesquisei os preços da GoPRO e vi que hoje essa diferença de preço não está muito grande – na verdade tá valendo super a pena comprar no Brasil! Eu confesso que não sei exatamente o que mudou, mas o preço aqui está muito bom e você ainda pode parcelar sua compra.

Um site muito bom e confiável para você comprar a GoPRO no Brasil é a Amazon – que está cada vez mais forte entre os brasileiros. Vou deixar aqui o link de alguns modelos para você verificar o preço atualizado:

Veja aqui os valores da GoPRO 8 Black Veja aqui os valores da GoPRO 7 Black Confira aqui todas as opções e acessórios para GoPRO

Qual câmera eu, um viajante, uso mais?

Talvez você queria saber o quanto eu uso minha GoPro e se uso mais ela ou minha câmera comum. Bom, acho que não tinha comentado mas a minha GoPro é uma Hero 3 Black Hero 6 Black – quando eu escrevi esse post eu ainda tinha a 3 Black, só com o lançamento da 6 que eu realmente achei que valeu a troca.

Sobre o que eu uso mais… eu fiz um vídeo falando sobre isso com mais detalhes e mostrando as câmeras que eu tenho atualmente, acho legal você dar uma olhada:

Em eventuais viagens eu acabo levando apenas uma câmera – mas quando sei o tipo de foto que pretendo tirar. Férias de fim de ano na praia, por exemplo, eu prefiro levar apenas a GoPro – vai ser prática, proporcionar fotos divertidas no mar e para as demais fotos posso usar a câmera do celular – sem falar que a câmera maior, da Sony, ocupa mais espaço, é pesada e dá um certo trabalho cuidar dela – principalmente na praia.

Agora em viagens longas, como Europa, Sudeste Asiático ou mochilão na América do Sul mesmo, minha opção é levar as duas.. mas a GoPro fica para fazer vídeos e a Sony para fotos. Dificilmente utilizo a GoPro para fotografar nesses casos. Não que ela não seja boa para isso, mas é apenas uma questão de opção.

Nesse próximo vídeo você pode ver um compilado de vídeos que fiz no meu Mochilão pela América do Sul. Você vai ver que algumas partes foram feitas com a Sony e outras com a GoPro – inclusive tem alguns Time Lapses com a GoPro. Vale a pena entrar no meu canal e ver outros vídeos que fiz em viagens… todos com com boa parte das filmagens feitas com a GoPro.

Conclusão: a GoPro vale a pena?

Então, eu já falei as vantagens e as desvantagens da GoPro, mas imagino que você ainda está com dúvida se a GoPro vale ou não a pena. A razão dessa dúvida é simples: a GoPro não substitui uma câmera compacta ou uma DSLR… essas câmeras se completam! Simples assim... É por isso que é difícil decidir.

Então a solução é ter a duas? Sim, meu amigo… quanto mais você entra nesse mundo da fotografia e vídeos, mais equipamentos você vai querer ter. E as vezes isso inclui não só dois tipos de câmera, mas três, quatro….

Não tenho dinheiro para comprar as duas… qual escolher?

Ser ou não ser, eis a questão…

Bom, como eu falei, o ideal é você analisar a sua próxima viagem e ver qual o tipo de câmera vai ser melhor para ela.

Vamos supor que você vai fazer um mochilão e vai passar por cidades como Paris, Londres e Amsterdam… Você até pode usar uma GoPro para fotografar e fazer vídeos legais, mas uma câmera comum vai se ajustar melhor ao lugares que provavelmente você vai – como museus, restaurantes e também fotografando a vida noturna das cidades.

Agora se você for fazer um mochilão pelo Deserto do Atacama ou pelo Sudeste Asiático – focando nas ilhas do sul e em muitas praias, a GoPro pode te abrir umas possibilidades bem legais.

Faça essa análise e compre primeiro a que vai ser mais útil pra você. Mas sim, a GoPro é uma câmera que complementa uma câmera comum… então ter as duas pode realmente ser uma realidade pra você.

Atualizado 2017: Comprei uma GoPRO Hero 6 Black!

Sei que muitos viajantes chegam aqui nesse post pesquisando sobre a GoPRO. Esse post é um pouco antigo, na época eu tinha uma Hero 3 Black e nunca tinha me motivado em fazer um upgrade, até que a GoPRO lançou a Hero 6 Black.

Eu gravei um UNBOXING no meu canal e comentei sobre os principais pontos que me fizeram escolher esse novo modelo, confere aqui:

Em breve vou escrever mais sobre os modelos de GoPro e outras câmeras aqui no blog – eu até iria falar sobre isso aqui, mas esse post já está bem grande, se você leu até aqui já estou super feliz!

Caso decida realmente comprar uma GoPRO HOJE, eu indico a 7 Blackela tem correções superiores ao modelo que eu comprei e está com um ótimo valor, por conta do lançamento do novo modelo 8.

Se tiver mais dúvidas fique a vontade para deixar um recado aqui no post 😉

Melhor Seguro Viagem InternacionalBooking.com

Escrito por

Robson Franzói é um jovem de Curitiba que tenta inspirar outros viajantes a explorarem diferentes lugares do mundo. Decidiu correr atrás dos seus sonhos e hoje vive desse blog, seu projeto mais especial. Apaixonado por fotografia e vídeos, o garoto vive para compartilhar suas experiências e dicas dos lugares que conhece. Suas fotos já estão ficando conhecidas e seus vídeos inspiram muitos viajantes. Aproveite e acompanhe o Instagram e também o Canal Um Viajante.

Posts relacionados

178 Comentários

  1. Marlon Ramos

    Tenho uma HERO 3+ Black, deixa a desejar somente em fotos noturnas, o resto, simplesmente me surpreendeu, resolução em 4k, que tem muitas mais cara e maiores q não fazer, e logo ela que cabe na palma da mão faz. ângulos de até 170° para quem não tem, acha que não é nada demais. Mas é super demais. kk Para mim, super valeu a pena.

    Responder
  2. Lígia Antoniazzi

    Adorei o post! Tenho uma GoPro e levo para todo canto! Ela faz fotos e vídeos incríveis, principalmente quando usamos durante algum esporte. Mas tenho a mesma dificuldade que vc falou pra tirar fotos noturnas, em lugares fechados e às vezes quando está muito calor, pq ela embaça um pouco. =/ Pra garantir fotos bacanas e principalmente detalhes dos lugares, sempre levo uma segunda câmera.
    Parabéns pelo blog, mto bom! =)
    bjo

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Lígia!! Que bom que gostou…. é, uma segunda câmera faz mesmo a diferença.

      Obrigado pela mensagem. Continue acompanhando o blog 🙂 Bjoo

      Responder
  3. Roberta Silva

    Robson,

    Bem legal esse post.
    Eu sempre tive uma normal e comprei a Go.

    Agora levo ambas para qualquer lugar pois sempre tem algo pra fazer com elas.
    Parabéns!

    Abraço,
    Roberta

    Responder
  4. DANTAS

    Gosto de fotografar minhas viagens e utilizo as lentes 10-22mm, 75-300mm e 40mm 2.8 para isso. O resultado é excelente, porém é preciso “gerenciar” todo esse equipamento, o que nem sempre é fácil. A dois meses comprei uma Gopro Hero4 Silver e estou adorando, pois abriu um leque de possibilidades principalmente para videos. Hoje os Smartphones estão com câmeras cada vez melhores. Fico imaginando como seria documentar uma viagem utilizando apenas uma Gopro e um Smartphone de qualidade. Sei que perderia a questão do zoom, mas ganharia em discrição,praticidade e conforto.

    Responder
    1. Ricardo

      Seu comentário é bem eu hoje. rs Estou indo par o Atacama, e o mais difícil está sendo decidir o que levar. Tenho uma GoPro 5, Uma Nikon com lentes 10-24 e 35-200, e o Iphone 7S. Levar tudo isso nas viagens tem me irritado” um pouco. Fiz um mochilão pela Espanha e só levei a GoPro e o Iphone, foi muito bom e proveitoso. As fotos ficaram excelentes, imprimi várias. Mas o Atacama desperta aquela vontade de fotos + legais. Isso tá me matando! rsrs

      Responder
  5. Nicole

    Olá Robson, tudo bem?
    Muito bom o post, nos ajudou bastante.. Gostaria de perguntar se o o post sobre os diferentes modelos da GoPro ja saiu, pois não achamos no site e estamos bastante na dúvida!

    Muito obrigada, abraço!!

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Nic, tudo bom e você? Ainda não consegui fazer esse post, acredita? Me diga sua dúvida, quem sabe posso ajudar 😉 Grande abraço!

      Responder
        1. Robson Franzói

          Ainda não Vane… estou focado nos posts das viagens… mas vou fazer um pra ajudar a galera interessada na GoPRO… pode deixar 🙂

          Responder
  6. Euler Fink

    Acho incrível a GoPro, vem surgindo concorrentes e isso é muito bom, essas câmeras são ótimas, mas meu sonho ainda é uma DSLR FULL FRAME (e acho que tem sensor até maior), apesar de eu ser um leigo, nada melhor que uma foto pra eternizar o momento!
    Ótimo post, suas opiniões ajudaram muito!

    Responder
    1. Robson Franzói

      Grande Euler… é bem isso, quanto maior concorrência, maiores são as novidades para o consumidor. A minha câmera DSLR estragou na última viagem, agora estou de olho em uma Full Frame… espero realizar esse sonho em breve!!

      Muito obrigado pela mensagem.. qualquer coisa dá um grito aqui 😉

      Responder
      1. Euler Fink

        Eu tenho uma super zoom da fujifilm uma HS20 EXR.
        Ela já faz muito mais do que eu sei usar kkkkkkkkkkkk, mas a DSLR eu quero dar de presente pro meu pai, aí vamos aprender juntos a usar na sua totalidade.
        Um abraço Robson!

        Responder
  7. kaue

    ola … parabens pelo post , muito boa sua avaliação , é oq realmente o que a gente procura saber . porem tenho uma duvida , tenho uma câmera compacta sony , e estava pensando em comprar uma semi pro nikon p530 , mas ai conheci por um amigo a go pro e achei muito top . qual vc acha que é melhor ? a semi pro é realmente muito sensível para alguns usos ? valeu !

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Kaue, tudo bom?? Muito obrigado por sua mensagem… pois é, essa sua dúvida é complicada de responder.. tudo vai depender do seu objetivo…. essas três câmaras se completam: a compacta, que eu chamo de câmera de ataque… é a câmera que você leva no bolso, prática e fácil para tirar fotos rápidas… A semi pro é uma câmera para fotos que você quer dar prioridade, pode investir em lentes… tem mais qualidade e tal… E já a GoPRO tem todo esse charme leda, tem o um ângulo bom, tem o case para mergulho… cheia de vantagens… as três se completam… resta saber quais recursos você tem prioridade em usar….

      Esperto ter ajudado…. um grande abraço!! Qualquer dúvida é só dar um grito!! valeuuuu

      Responder
  8. Gina

    Robson,

    Você indicaria a GOPRO para uma viagem familiar a Orlando, onde teremos todos os tipos de atividades, desde safari em um zoo até os parques tradicionais com atividades internas e externas? A GOPRO junto a um bom smartphone seria o suficiente, não é mesmo?

    Abs,
    Gian

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Gina, tudo bom? Então, eu acho que a GOPRO pode ser boa sim…. se puder comprar aquela com visor, pode ser uma boa opção para vocês… assim podem ver se as fotos ficaram boas…. A única questão é que a GoPRO não é boa no caso do Safari, se os animais estiverem longe…. ela acaba deixando eles muito pequenos…. Mas se você tiver um celular com uma câmera boa, ai já consegue complementar com a GoPRO.

      Espero ter ajudado, um grande abraço!! Qualquer outra dúvida é só dar um grito 😉

      Responder
  9. Maiara

    Adorei o post…
    Estou ainda com muita dúvida em qual gopro comprar?!?!? Será que pode ne ajudar?
    E vc sabe me dizer algum lugar bacana para viajar no Brasil mesmo com a minha família? Tenho 2 filhas uma que tem 1 ano e outra 7 pois quero um lugar para todos se divertir…Tem alguns lugares?
    obrigada 🙂

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Maiara, tudo bom? Olha, um modelo de GoPro que está super popular é a 4 Silver, pois ela já vem com a tela… dependendo do seu objetivo a tela pode ajudar….

      Sobre lugares para viajar no Brasil, bom, recentemente eu fui pra Foz do Iguaçu e posso dizer que amei!!!!! Lá é incrível e tem boas opções pra crianças… tem o Parque dos Dinossauros, o Museu de Cera, o Parque das Aves… e as Cataratas, claro! Super recomendo essa viagem… dá uma navegada aqui no blog, já tem alguns posts 😉

      Qualquer dúvida é só gritar 😀

      Responder
  10. Antonio Carlos Bacelar

    Olá Galera!!
    Acabei de comprar a minha GOPRO, porque fiz uma mochilão PERU>BOLÍVIA>CHILE e percebi que deixei de registrar melhores momentos, grandes imagens…mas consegui fazer bons registro e uma boa memória com ajuda do celular e uma simples câmera que me deixou na mão.
    Eu quero algumas dicas para registrar algumas fotos, eu comprei a HERO 3White. quero saber como diminuir o efeito olho de peixe, se posso mudar o ângulo da foto tipo 90º, não deixar tanto com efeito barril?!
    todas a dicas para captura de imagens em fotos e videos.

    Responder
  11. Igor

    Bom dia!
    Eu realmente fiquei na dúvida sobre o que realmente fazer com uma GoPro, eis que virou moda e ninguém consegue me dizer algo mais concreto.
    A única vantagem que até agora eu vi, foi a qualidade do som pra quem grava em local de muito vento.
    MAs aquelas cÂmeras digitais normais que são a prova dágua não dão conta do recado? com flash e display digital?

    Responder
    1. Robson Franzói

      Fala Igor, tudo bom? Então… a GoPRO tem alguns diferenciais… tipo: o grande ângulo da lente e a qualidade de imagem. Também é uma câmera compacta e que tem muitas acessórios.

      Tudo vai depender do seu objetivo com ele e também de qual câmera que você está comparando. Como eu falei, eu ainda acho que ela é uma câmera complementar…. Mas veja se você realmente vai suar as funções dela antes de comprar…

      Espero ter ajudado…. Grande abraço!!! 🙂

      Responder
  12. Calebe

    Robson, excelente comparativo. O grande problema de se apaixonar por fotografia é que depois que começa voce acaba levando mais equipamentos de fotografia do que roupa pras viagens kkkkk

    Responder
    1. Robson Franzói

      Caraaa.. nem fale, eu tenho uma mochila só para as trabalhas de fotografia…. As pessoas até ficam surpresas ao me ver cada hora com uma câmera diferente: DSLR, compacta, GoPRO e Celular…. fora as lentes, carregadores, cartões… é muuuuita coisa!! Mas eu gosto!! haahaha 😀

      Responder
  13. Erika

    Robson muito legal a maneira que você escreve, espontâneo, tira dúvidas e ainda dá pra dar umas boas risadas. Comprei a Go Pro hero 3+ hoje, com um pouco da sua ajuda, porém ainda não consegui nem desacoplar da embalagem rsrs..
    Agora partiu buscar vídeos!!
    De qqr forma, obrigada.

    Responder
  14. Lia

    Adorei seu blog!!!
    Estou querendo adquirir uma go pro estou na dúvida entre a hero 3+ e a hero 4 silver, como li no seu post não tenho e nem pretendo ter por enquanto uma tv 4K.. A go pro seria para viagens à praia e aventuras!!
    O que me sugere?

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Lia, tudo bom? Então… a 4 Silver já vem com a tela e pra muita gente isso é um boa diferencial… pode ser que seja bom pra você, então eu acho que seria uma boa opção…. Além de já ser o modelo novo…

      Qualquer outra dúvida é só dar um grito!! 😀

      Responder
  15. Fábio

    Boas Robson, olha em termos de armazenar as fotos da gopro, você comprou sempre cartões quando ja não tinha espaço no cartão certo? ou tinha outra opção para descarregar as fotos e ter o cartão de novo limpo para usar novamente?
    Esse é o meu grande problema eu vou para à tailandia em novembro e não quero levar pc portatil para poder descarregar as fotos sempre que o cartão estiver cheio. Só vejo mesmo uma opção levar cartões mini SD para ir usando. Tens alguma dica para melhor?

    Responder
    1. Robson Franzói

      Grande Fábio, eu fiz exatamente isso: usei vários cartões. Eu escrevi números neles, para não me perder…. e quando um lotava, eu usava outro… não descarregava não.. Mas lembre de cuidar deles como a própria vida, perder um seria um sofrimento sem fim!!! hahaha

      Qualquer outra dúvida é só dar um grito 😉

      Responder
    1. Robson Franzói

      Então, não achei muuuito barato…. mas é que fui comprar no shopping que vendo os produtos de melhor qualidade….

      Um cartão de 64 GB, deve sair entre 1.500 e 2.500 baths, dependendo da velocidade que você quer ele… Um de 16 GB pode ir de 500 a uns 1.500 baths, novamente vai variar conforme a qualidade dele….

      Responder
  16. Marcio

    Não tenho como não comentar, brother. Parabéns pelo post, me ajudou demais e foi sensível no ponto “só tenho grana pra uma”, aeuhauhea, sem me influenciar, vou ver se pego uma gopro, pois farei Bolívia, Chile e Peru, focado em fotos diurnas e paisagens estonteantes, mas sim, estou com mta pena de não pegar uma camera digital compacta comum, pois gostaria de algumas fotos sem o efeito olho de peixe, mas td bem, juntar grana e ir aos poucos.
    Continue postando, o blog/site é demais!! Parabéns pelo material criado até então!!!

    Responder
    1. Robson Franzói

      Grande Marcio, tudo bom? Muuuuito obrigado por sua mensagem.. pode ter certeza que vou continuar postando aqui, principalmente coisas sobre fotografia…

      Obrigado de verdade pelos elogios!! E continue acompanhando o blog pois vão ter muitas coisas legais pela frente 😀

      Responder
  17. Mauricio

    Bom post, ainda estou pensando se compro ou não a GoPro Hero 4.

    Muito bom o vídeo! Você usou tripé para fazer as timelapses? Ou deixou a câmera no chão mesmo?

    Achei legal no seu vídeo que o Salar de Tara estava totalmente desértico, quando eu fui pra lá em maio desse ano estava totalmente coberto de neve.

    Responder
    1. Robson Franzói

      Grande Mauricio…. usei tripé sim!!! Em alguns casos dá pra colocar no chão também, mas tem que ser em algum lugar firme e com ângulo bom!! Aquilo lá coberto de neve deve ser show!!!

      Muito obrigado por visitar o blog….. precisando de qualquer coisa é só dar um grito 😀

      Responder
    1. Robson Franzói

      Opaa.. que bom!!!! Fico feliz em saber 😀

      Em breve vou fazer mais posts sobre esse tema… então continue acompanhando o blog 😉

      Qualquer dúvida é só dar um grito 😉

      Responder
  18. Tati

    Olá. Não uso nenhuma filmadora e ultimamente tenho ficado apenas com as fotos do celular para falar a verdade. Mas vou viajar para uma praia paradisíaca e uma cidade história cheia de encantos. Então tô cogitando comprar uma gopro. A última dúvida: ela vai fazer tanto fotos quanto vídeos certo? Eh uma boa decisão a gopro né? No caso vou comprar a 3+ que eh mais barata e nem sei o que eh 4k mesmo kkkkkkk

    Responder
    1. Robson Franzói

      Hhahah…. Tira fotos sim Tati… Olha, eu acho que para praia a GoPro é uma boa escolha sim!!! Posso te dizer que já tive uma câmera profissional que morreu na praia, afogada.. foi um acidente, mas aconteceu… A GoPro já te dá mais segurança nisso…. então acho que pra sua viagem vai ser uma boa escolha 🙂

      Responder
  19. alfred

    Gostei do post. Penso em conprar uma go pro, mas já tenho uma compacta a prova dagua e um dsrl de entrada. Com tantas cameras o que vc faz na hora de passar na alfandega?

    Responder
    1. Robson Franzói

      Caraa.. na real.. eu rezo!! hahaha Eu nunca fui barrado por conta das câmeras.. Se você tiver as notas fiscais, aí pode ficar susse.. mas confesso que nem sempre ando com as minhas :O

      Se tiver qualquer dúvida aí é só dar um grito.. Grande abraçoo!!!

      Responder
  20. Orlando Costa

    Bom post, com dicas muito interessante. Eu uso a GO PRO HERO 3 Black no mar durante o SURF, bom na hora da escolha, ter apenas que lembrar o cuidado que temos que ter com uma DSLR na praia e e regiões com muita poeira. Eu normalmente uso um tecido (tipo fralda de criança) umedecido envolvendo a região da lente para evitar pequenas partículas nas partes móveis. E uma boa limpeza após uso.

    Responder
  21. Clara

    Olá!!! Você que é curitibano, poderia me responder se é perigoso andar com câmera para fotografar em Curitiba? Principalmente em pontos turísticos?

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Clara, tudo bom? Desculpa a demora em te responder… Acabei tirando umas férias no final do ano.

      Então… depende um pouco do lugar, mas é bom ter cuidado sim.. principalmente no centro histórico. Sempre, em qualquer lugar, fique atenta com suas coisas…. Já tive amigos roubados em pontos de ônibus (da linha turismo inclusive), então todo cuidado é necessário…. Infelizmente não dá pra relaxar, é uma pena…

      Qualquer outra dúvida é só dar um grito aqui 😉

      Responder
  22. Claudio abdala

    Cara muito legal teu site…é incrível o poder que viajar tem sobre a gente não é ? só de ver esses vídeos que vc fez já dá vontade de arrumar a mochila….só queria te fazer uma pergunta: o tripé pra gopro é o mesmo de câmeras fotográficas comuns ou é específico? Valeu e boa sorte,,,

    Responder
    1. Robson Franzói

      Grande Claudio… que bom que gostou, fico muito feliz em saber!! Então, é o mesmo tripé sim… você só precisa de um adaptador para GoPro, bem, simples e baratinho!

      Qualquer coisa me dá um grito aqui 😉

      Responder
  23. Tatiana

    Parabéns pelo blog! Muito legal, tô lendo os posts do Atacama, melhor blog disparado!! E com as fotos então, aí sim dá vontade de ir pra lá! Até agora estava achando que seria mais do mesmo e nem ia curtir taaaanto assim! hahaha
    Esse lance das câmeras e lentes é mesmo um dilema, carrego sempre uma 10-20 mm e outra 18-250mm. Às vezes sinto falta de um pouquinho mais de zoom, mas não se pode ter tudo, né? E continuo resistindo ao tripé, além de caro já carrego muita tralha e peso, e faço muita trilha, é complicado…
    Meu marido que anda se coçando pra comprar um GoPro, mas toda vez que pensa no preço desiste! kkkk
    Quando der faz mais uns posts sobre fotografia! 🙂

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Tati!!! Pois é… as vezes querendo ter tudo ao mesmo tempo e falta braço pra carregar…. Eu arrisco levar o tripé, mas não é sempre. Pra levar em trilhas é complicado mesmo…

      Eu adoro a minha GoPro, mas confesso que ela fica a maior parte do tempo parada rsrs

      Então, eu amoooo escrever sobre fotografia… tenho tantos posts na cabeça… logo logo dou um jeito de postar 😉

      Obrigado pela mensagem e continue acompanhando o blog hein 😉

      Responder
      1. Tatiana

        Valeu, Robson! Aguardando ansiosamente o relato do Lascar! Em abril vamos pra lá, preciso escolher entre ele e o Cerro Toco, que vi um relato e amei!!

        Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Ingrid… tudo bom? Então… olha, a 4 tem sim alguns diferenciais e vale a pena você pensar sobre o que está precisando. Eu tenho a 3 Black e não penso em um upgrade tão cedo.

      Agora, por exemplo, se você pensa em comprar um GoPro e também um visor para ela, pode cogitar a 4 Silver, que é a versão que já vem com a tela.

      São detalhes como esse que fazer a diferença… no resto eles estão melhorando aos poucos e você nem vai sentir muito.

      Precisando de alguma outra dica é só me dar um grito 😉

      Responder
        1. Robson Franzói

          Oi Ingrid…. fica um pouco melhor sim… mas não é aqueeeeeela coisa…. Não dá pra comparar com uma câmera maior, por exemplo…

          Qualquer outra dúvida me dá um grito 😉

          Responder
    1. Robson Franzói

      Grande Rodrigo, tudo beleza e você? Cara, eu uso o Final Cut Pro… é muito bom e não muuuuuito complicado.

      Qualquer outra dúvida é só me dar um grito 😉

      Responder
  24. Cléudio

    Olá Robson, tudo bem?
    Estou procurando uma câmera para meu pai, ele vai fazer uma pescaria e pediu para que escolhesse uma pra ele. Estava pensando no modelo Hero 4 Silver, mas estou com medo do flash fazer muita falta. Estava lendo a respeito e, vi que a qualidade das fotos noturnas melhoraram um pouco.
    Você recomendaria a câmera?
    Abraço e muito bom seu blog!

    Responder
    1. Robson Franzói

      Fala Cléu, tudo beleza? Então.. a GoPRO é uma câmera boa…. mas você tem que considerar alguns pontos. Ela não é uma câmera para usar a noite… apesar de ter melhorado.. ela ainda fica devendo nesse quesito.

      A 4 Silver é a versão que já vem com o visor, certo? Isso até seria uma boa, já que a câmera é para o seu pai… Eu vou te responder imaginando que estaria comprando para o meu pai…. Olha, não sei se seria a câmera ideal para ele… Meu pai já ia preferir uma câmera com um visor maior… mais fácil de mexer e com flash mesmo, já que a ideia era tirar fotos a noite.

      Com algum outra câmera ele ia precisar de um case a prova d’água ou então tomar bastante cuidado… essa seria a única vantagem pra ele. Ou então incentivar ele a fotografar durante o dia… e ensinar bem as manhas da GoPRO.

      Enfim…. tem que pensar bem. Que bom que gostou do blog.. fico feliz em saber!! Se tiver qualquer outra dúvida me dá um grito aqui 😉

      Responder
  25. Lorenna

    Querido colega! Excelente explicação! Em junho viajarei justamente para o sul asiático e queria investir o pouco dinheiro que tenho em uma câmera que me dará suporte nessa sonhada viagem.
    Confesso que fiquei confusa em qual escolher 🙁
    Você que é um viajante, me dê uma luz!! <3

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Lorenna, tudo bom?? Então…. eu levei algumas câmeras para o Sudeste Asiático… Acho que assim, nesse caso, a GoPRO é uma opção boa – principalmente se você for para as praias.

      Vai ter mergulho com snorkel e tal… aí dá pra aproveitar.. E ela vai te ajudar em outras situações também.

      Talvez a GoPRO que já tenha visor seja uma opção legal pra você…. só veja se consegue comprar, nem que seja por lá mesmo, uma bateria extra.. porque gasta bastante.

      Se tiver qualquer outra dúvida me dá um grito aqui 😉

      Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Deb, tudo bom? Desculpa a demora para te responder… acabei de chegar de uma viagem de um mês pela Europa e só agora vou conseguir colocar os comentários em dia…

      Ahhh sim… acho que para Cancun é uma boa opção sim…. nas praias e tal… 😉

      Responder
  26. Thais Rosa

    Olá Robson, tudo bom?? Já decidi por comprar a GoPro. Mas agora tenho uma dúvida que está me consumindo: qual modelo comprar? Claro que eu queria comprar um super master, mas o preço das mais antigas caiu tanto que fico me perguntando se realmente vale a pena. Qual a sua opinião sobre isso? Obrigada!

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Thais, tudo bom? Desculpa a demora para te responder… acabei de chegar de uma viagem de um mês pela Europa e só agora vou conseguir colocar os comentários em dia…

      Então… eu vou te dizer assim.. eu Tenho uma Hero 3 Black e não tenho interesse em trocar por uma das novas ainda… pra mim ainda não compensa… ou seja, acho que você ficaria feliz com uma similar.

      Dos modelos mais novos, eu acho que a versão Silver, que tem a tela já embutida, pode ser uma boa opção…. não precisa ser a versão mais cara, que grava em 4K e tudo mais…

      Enfim… apenas uma sugestão… Espero ter ajudado… Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

      Responder
  27. Lorayne Matiusso

    Oi Robson! Tudo bem? Vou viajar pra Tailândia no fim do ano e conheci o blog lendo os posts de quando foi pra lá.. muuuuuito obrigada pelas dicas! E pela sorte moro em Curitiba também e vou poder aproveitar o desconto no câmbio! Agora a dúvida, você chegou a ver preço de gopro por lá? Vale a pena esperar e comprar quando chegar lá em Bangkok? Muuuuuito obrigada! ^^

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Lo, tudo bom? Olha… eu acredito que vale a pena sim, apesar do dólar já estar bem diferente da época que eu fui. Mas esse tipo de equipamento é sempre mais barato lá fora..

      Eu tentaria comprar por lá mesmo…

      Se precisar de qualquer coisa é só dar um grito aqui!! Grande abraço!! 😀

      Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Tathi, tudo bom? Hummm.. depende muito.. qual sua intenção com ela? Uso básico? Quer mais qualidade? Quer praticidade? Pode gastar um pouco mais nos novos modelos ou prefere gastar um pouco menos e pegar uma mais antiga?

      Não é tão simples.. mas também não é muito difícil hehe..

      Qualquer coisa me dá um grito aqui 😉

      Responder
  28. Tathiane

    Oii Robson, obrigada por me responder.
    Então procuro qualidade, praticidade, uma câmera para levar nas viagens. Já tenho uma nikon d3200, ela tira fotos incríveis, porém é bem pesadinha.
    Enfim, não gostaria de gastar muito, até uns 1500 eu acho.
    Obrigada mais uma vez 🙂

    Responder
    1. Robson Franzói

      Então Tathi, acho que uma Hero 4 Silver, que já vem com o visor, pode ser uma boa opção pra você… Só não sei exatamente quanto está o valor desse modelo.

      Espero ter ajudado… Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

      Responder
  29. Cássia

    Oi, Robson!
    uma amiga vai para california em julho, e pedi para ela trazer uma go pro pra mim, gostaria de saber se a silver 4 é a unica com visor e quais acessorios peço para ela trazer. Vou comprar a go pro, pq vou fazer minha lua de mel em cancun e acredito que por ser pequena vai facilitar a vida.

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Cássia, tudo bom? Ahhh, a câmera vai ser uma boa pra sua lua de mel sim!! Então, esse modelo é o único que vem com a tela integrada, mas também existe a opção de comprar a tela separadamente e colocar nos outros modelos. Eu particularmente já prefiro essa versão que já vem com a tela.

      Se precisar de qualquer coisa é só dar um grito aqui!! Grande abraço!!

      Responder
  30. Vinicius

    Gostei muito do seu post, parabéns!
    Bom, farei um tour pela Europa, passando por Porto, Barcelona, Paris e Amsterdam.
    Tenho uma Canon T3i, mas como vai ser meu primeiro mochilão estava pensando em algo mais compacto e pratico, como a GoPro.
    Pensando por esse lado, em sua opinião, compensaria comprar um GoPro, pensando também que as fotos dos museus e tudo mais podendo ser tiradas pelo celular?

    Responder
    1. Robson Franzói

      Grande Vinicius, tudo certo? Então, cara, eu acho a GoPRO uma ótima opção pra mochilão, por ser compacta mesmo! A Canon vai ser um peso pra você…. a não ser que tu curta muuuuito fotografia, aí vale o esforço. Se é só pra registar e ter umas fotos maneiras, acho que a GoPRO é uma boa. É mais resistente também, você deixa ela no case e pode jogar na mochila de boa. A Canon já precisa de mais cuidados e tal….

      Espero ter ajudado… Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

      Responder
  31. Tatiane

    Robson, muito legal seu texto!Minha dúvida ainda é a seguinte: algumas pessoas dizem que a gopro não é tão legal para “fora da água ou de esporte”. Você já chegou a fazer comparação entre gopro e outras câmeras a prova d’água e com flash, como por exemplo a olympus tough tg-810, ou a Panasonic DMC-TS3?

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Tati, tudo bom? Então, essa comparação específica eu nunca fiz. Mas assim.. a GoPRO tem as vantagens dela e as desvantagens… é uma câmera resistente, leve, tem o case para mergulho… tem um ângulo legal para fotos de paisagem.

      Mas não dá pra comparar muito com uma câmara comum, com flahs. As propostas são diferentes. Elas se complementam. o que você vai precisar ver é qual a sua necessidade e aí sim escolher a câmera 😉

      Espero ter ajudado… Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

      Responder
  32. Naiany

    Adorei sua maneira divertida de escrever. Me peguei dando risadas ao ler sobre um assunto “sério”. Parabéns!!! Ganhou um admiradora 🙂

    Responder
  33. Marco Antonio

    Boa tarde Robson…
    Comecei a ler seu blog hoje,e achei muito legal! Parabens!!
    Queria uma ajuda sua! Estou decidido comprar uma Gopro, porém estou na duvida entre a Silver e a Black, e você também ta devendo o post sobre qual comprar ! Kkkkk
    1 ponto, a questão do financeiro pra mim, não faz muito diferença, até porque a diferença entre uma e outra na minha cidade é 100 reais! 2 ponto queria comprar uma boa camera pra, só trocar quando quebrar mesmo! À questão do 4k, apesar de eu não achar que vá usar muito, eu ja possuo tvs com essa
    Resolução! É terceiro ponto – vale apena comprar agora ou esperar sair a hero 5, que tem rumores que sai em outubro! Porem tenho uma viagem pra europa agora em agosto e ja queria usar!

    Desde já agradeco a atenção

    Abraco

    Responder
    1. Robson Franzói

      Grande Marco, tudo bom? Desculpa a demora para te responder.. Estava no Chile e muitos comentários ficaram acumulados.

      Cara, acho que você já pode mandar bala em um black. Você tem um TV legal.. então essa qualidade vai fazer um diferença pra você. A não ser que você queira um visor, aí eu acho que pode pegar a Silver que já vem com ele embutido. Comprar o visor separado eu não curto muito… acho que vai muita bateria também.

      Espero ter ajudado… Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Vou tentar fazer o post logo kkkk Grande abraço!!

      Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Bruna… tudo bom? Que direta!! hahahah.. Então… depende do seu objetivo. A Black tem mais recursos, mas qualidade. Mas é uma qualidade que talvez não faço diferença pra vocês… como 4k, por exemplo. Talvez você prefira ter uma GoPro com visor… talvez isso faça mais diferença pra você… então a Silver é melhor.

      Espero ter ajudado… Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

      Responder
  34. Isa de Oliveira

    Oi Robson, tudo bem?
    Tô pedalando pela Alemanha com minha cachorra, usando só uma SuperZoom da Nikon pq é o que temos pra hoje, rs, mas tô me coçando por uma GoPro pra fazer uns vídeos maneiros enquanto pedalo – coisa praticamente impossível com minha câmera atual.

    Achei umas ofertas da Hero2 (usada, pq nóis aqui tá latindo pra economizar o cachorro, viu? ;-P) por 100 ~ 150 euros no Ebay, já com o tal suporte pra acoplar na bike.
    Ainda não vi nenhuma boa oferta da 3 ou da 4, no entanto… =/
    Você acha que eu perco muito ao comprar um modelo tão “ultrapassado” nesse valor? Não tenho nenhuma pretensão de fazer vídeos incríveis como o seu (quem dera eu fosse tão talentosa ^_^) nem fotos pra National Geographic, vale deixar claro! =P

    Outra dúvida: pau de selfie, tripé e case à prova d’água – todas as versões incluem ou é tudo comprado à parte? Se for à parte, vc tem noção de preço? E dá pra reutilizar em novas versões ou cada modelo de GoPro pede um modelo de acessório específico?

    Desculpa tantas perguntas, tô mega empolgada com a ideia de fazer uns videozinhos maneiros aqui! =D

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Isa, tudo bom? Desculpa a demora para te responder.. Estava no Chile e muitos comentários ficaram acumulados.

      Então, vamos lá …. nunca usei uma Hero2… se fosse a 3 eu te recomendaria na hora, pois é a que eu tenho e não tenho pretenção de trocar tão cedo. Tente conseguir uma 3… acho que será mais garantido!

      Alguns acessórios vem com a câmera: case de mergulho, uns trequinhos (não sei o nome) para colar em superfícies e engatar o suporte…

      Agora tripé e pau de selfie não vem não, tem que comprar a parte.

      Espero ter ajudado… Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

      Responder
  35. Isabelle

    Robson, você disse o que eu queria ler rs
    Parabéns pelo blog…
    Aproveitando, vou fazer intercambio ou para o Canadá ou Cidade do cabo, ou seja, vou sozinha(sem amigos ou familiares) e se tem coisa mais chata é ficar pedindo para a pessoas tiraram fotos suas… Eu pensei na Go Pro. E acabei de achar a Hero 4 por 1700… queria comrpar… Achar que pro intercambio valerá e pena ou acha que o celular e a câmera semi profissional já basta?

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Isa, tudo bom? Olha, acho que está com preço legal. Ela é diferente do celular e câmera profissional. Acho que você vai curtir. Com o tempo a GoPRO vai nos conquistando.. aí você pega o jeito para tratas as fotos e depois vicia.

      O bom é que ele é compacta e resistente (dentro do case). Acho que vai ser uma boa sim! Mas não dá pra comparar com outras… elas se complementam 😉

      Se precisar de qualquer coisa é só dar um grito aqui!! Grande abraço!!

      Responder
  36. Daiane

    Olá !!Adorei o tema . Más gostaria de saber se tem algum acessório para celular que deixa com o efeito olho de peixe igual a Gopro ,pois já vi alguns acessórios más ele ficam com uma parte preta no canto da foto .E gostaria de um acessório que ficasse igual a Gopro sem fundo preto rs,

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Dai, tudo bom? Então, existem algumas lentes que você compra e elas tem o efeito grande angular, que é aquele efeito que você gosta na GoPro. Claro que não fica exatamente igual, mas algumas são realmente bem legais!

      Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

      Responder
    1. Robson Franzói

      Grande Carlos, tudo bom? Eu gosto de usar o Lightroom…. mas existem muitas opções, inclusive apps de celular muito bons!

      Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

      Responder
  37. Fabiane

    Olá!
    Eu gostaria iluminassem a minha cabeça em uma dúvida que eu tenho, possuo uma câmera boa (essas famosas mirrorless) que gosto muito mas infelizmente para uma viagem à praia não é aconselhável levá-la devido aos transtornos de água e areia, essas coisas. Minha dúvida é a seguinte: eu deveria comprar uma câmera digital a prova d’água ou uma câmera de ação? Meu objetivo nessas viagens é somente não estragar a câmera e tirar eventualmente algumas fotos na água ou abaixo dela. Nada muito radical.
    Desde de já agradeço a sua ajuda

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Fabi, tudo bom? Olha, eu já perdi uma câmera na praia, por isso entendo sua preocupação.

      Eu acho que uma câmera de ação… um GoPRO com case de mergulho e tal, é uma ótima opção sim! 😉

      Responder
  38. André Carlos de Oliveira Campos

    Cara, muito legal seu blog… tenho uma DSLR e uma Hero 4.
    Me permita acrescentar que para selfies, nada melhor que a Gopro e um monopod… Pedir para estranhos baterem fotos não dá né! Normalmente uso o modo de vídeo, ou burst e retiro o q me interessa. A qualidade pode não ser tão boa quanto a DSLR mas é suficiente para o que preciso. Tb sempre costumo editar essas filmagens e fazer clips das minhas viagens ! Assim como vc, acho q as duas se completam!

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Taissa, tudo bom? Então, eu deixo a câmera parada por um tempo, em um tripé. Depois na edição eu acelero o vídeo, o que resulta nesse efeito 😀

      Se precisar de qualquer coisa é só dar um grito aqui!! Grande abraço!!

      Responder
  39. emnavarro02

    Obrigado! O melhor review do assunto que eu li! Me esclareceu e ajudou a tomar a decisão na hora de comprar minha câmera! Parabéns pelo Blog!

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Pâmela, tudo bom!??! Putsss.. acho que vou ficar devendo essa dica pra você… Como eu gosto de recomendar apenas o que eu já usei, não sei dizer qual te indicar. Mas sim, existem outras opções… tente pesquisar alguns reviews no YouTube 😉

      Responder
  40. Suzana Reis

    Oi Robson!
    Gostei muito desse seu post sobre a GoPro. Tenho uma 4 Silver e concordo com tudo que vc escreveu sobre a GoPro (tanto as vantagens quanto as desvantagens).
    Sou mergulhadora e motociclista, então já viu que a GoPro é minha companheira inseparável, né?
    Minha pergunta pra vc é a seguinte: qual o software que você usa para editar os videos da GoPro?
    Antes eu usava o SONY VEGAS, mas numa das atualizações de versão, ele deixou de importar o formato mp4 gerado por ela.
    O que você usa?

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Suzana, tudo bom? Nossa, imagino que registros lindo que você faz com sua GoPro. Meu sonho é mergulhar…. ainda tenho que realizar 🙂

      Então, hoje eu utilizo o Final Cut Pro… acho ele simples e super funcional.

      Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!! 😉

      Responder
      1. Suzana

        Muito obrigada pela resposta e dicas!
        E faça mergulho quando puder! Vai enriquecer ainda mais suas experiências de viagens!!!
        Abraços!

        Responder
  41. andre

    Olá Amigo! Parabéns pelos comentários! Gostaria da sua opinião com relação se vale a pena a aquisição da GoPro 5 black.
    Grande abraço!

    Responder
    1. Robson Franzói

      Grande Andre… então, cara… pelo que eu dei uma pesquisada… a GoPRO 5 Black tem uma qualidade bem legal! É um investimento meio alto, tem que ver se você realmente vai usar tudo que ela oferece… mas é uma baita câmera.

      Se precisar de qualquer coisa é só dar um grito aqui!! Grande abraço!!

      Responder
    1. Robson Franzói

      Opa Andre! Então, cara… eu ainda tenho uma GoPro Hero 3 Black e não sinto aquela super vontade de trocar por uma mais nova. Da 3 Black pra frente elas são todas muito boas…. aí vai depender muito de quanto você pode gastar e o que te atrai em cada um delas… qual recurso que existe nas mais novas que você considera indispensável. Pensa nisso, as vezes uma mais simples já supra sua necessidade e você economiza uma grana para viajar! 😀

      Grande abraço!!!

      Responder
  42. Thaís

    Existe alguma câmera DSLR que tenha essa lente Grande Angular parecida com a da Gopro? Em torno de 170º?

    Tenho uma canon Powershot sx510hs e comprei uma lente grande angular para fazer esse efeito olho de peixe! Mas ao invés de a foto ficar preenchida com a imagem, os cantos arredondados ficaram pretos. 🙁

    Gostaria de saber se consigo esse efeito olho de peixe igual ao da Gopro em uma camera DSLR.

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Thaís, tudo bom? Assim, existem lentes grande angulares que dão um efeito até melhor que o da GoPRO e que uma resolução ainda melhor. Eu tenho uma lente Tamron 10-24mm.. Ela não é olho de peixe, mas é uma lente muito ampla e o resultado é apaixonante.

      Eu já vi alguma coisa assim, nesse sentido, dos cantos ficarem pretos em lentes olho de peixe…. Eu não tenho muito conhecimento sobre essa lente para comentar… mas tente ao invés de buscar uma lente olho de peixe, buscar uma lente grande angular… como essa que comentei….

      Espero ter ajudado… Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

      Responder
  43. Roseli

    Robson, parabéns pelo seu blog, as informações sobre a GoPro me ajudaram muito e com certeza vou ver seu guia de viagem,antes de programar a próxima, show sua planilha e organização.

    Responder
  44. Gustavo B.

    Olá robson tudo bem? ótimo blog!!
    Em junho viajarei para o egito e queria fazer uns registros legais tanto em video como foto, nao to com cache pra pegar 2 cameras e queria muito a go pro mas como ela é mais pra videoss to em duvida. Existe alguma outra camera que faça videos bons e cumpra nas fotos qualidade boa? Quero fazer um video meio que vlog de viagem e editar depois e também ter fotos lindas, vou tirar algumas com o celular mas nada como uma camera!!

    Responder
    1. Robson Franzói

      Grande Gustavo, tudo bom?

      Então, assim… a câmera que eu indico hoje, para quer curte viajar, é a RX100 da Sony. A partir da versão III ela já é muito boa, tanto para vídeo quanto para foto. Não é uma câmera barata, mas já foi eleita a melhor compacta do mundo. Eu to querendo pegar a versão 5 dela, que tem uns recursos legais… mas o preço é mais salgado.

      Mas tanto pra foto quanto para vídeo ela é muito boa!

      Espero ter ajudado… Não sei se você chegou a ver minha categoria de fotografia aqui no blog, dá uma olhada, tem algumas dicas legais e eu falo sobre o meu equipamento:

      https://www.umviajante.com.br/fotoviagem/

      Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

      Responder
  45. Alexandre da Silva

    Parabéns pelo blog. Vê se tu consegue me ajudar. Quero comprar uma câmera para uma viagem para Europa, ou seja paisagens e museus. Prefiro uma câmera compacta. Agora a pergunta: Qual tu me indicaria comprar?
    Mais uma vez parabéns pelo blog e muito obrigado.

    Responder
    1. Robson Franzói

      Grande Alexandre, tudo bom? Então, assim… a câmera que eu indico hoje, para quer curte viajar, é a RX100 da Sony. A partir da versão III ela já é muito boa, tanto para vídeo quanto para foto. Não é uma câmera barata, mas já foi eleita a melhor compacta do mundo. Eu to querendo pegar a versão 5 dela, que tem uns recursos legais… mas o preço é mais salgado.

      Mas tanto pra foto quanto para vídeo ela é muito boa!

      Espero ter ajudado… Não sei se você chegou a ver minha categoria de fotografia aqui no blog, dá uma olhada, tem algumas dicas legais e eu falo sobre o meu equipamento:
      https://www.umviajante.com.br/fotoviagem/

      Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

      Responder
  46. Ariadne

    Olá, li seu post e super adorei! Estou procurando onde fala sobre os tipos de go pro , passeio muito de barco e estou querendo uma , tinha uma simples a prova d’água, mas estragou! Agora quero uma go pro ,só pra tirar fotos e guardar momentos de família ! As outras fotos tiro com o celular mesmo, tenho um note galáxy 5 , acho muito bom o suficiente , sabe? Obrigada

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Ari, tudo bom? Ahh que bom que curtiu o post.. a GoPRO pode realmente ser uma boa pra voçie que passeia bastante de barco. Eu já estou precisando atualizar essa post pois tem modelos novos bem interessantes…. Em breve faço uma segunda versão 😉

      Obrigado pela mensagem!!!! 😉

      Responder
  47. Luca Oliveira

    E aí Robson, beleza?! Pó cara bem legal seu blog, as viagens que fez e suas dicas, sanou algumas dúvidas minha. Parabéns mano.

    Responder
  48. Fabiana

    Adorei este post, você recomenda comprar a bateria extra? Como não tenho TV 4k eu consigo gravar sem ser 4k? Neste caso o cartão de memória deve ser qual? Estou olhando uma hero 5 black

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Fabi, tudo bom? Recomendo uma bateria extra sim… sempre é bom ter! Você pode gravar em HD, sem ser 4k… não tem problema. A 5 black é uma opção muito boa!!!!

      Se precisar de qualquer coisa é só dar um grito aqui!! Grande abraço!!

      Responder
  49. Thalita

    Oi, Robson, tudo bem? Então, eu tô querendo comprar a Hero 3 White mas não sei se ela ainda vale a pena comprar, seria apenas pra uso pessoal mesmo, tipo trilhas, paisagens e praias. Vale a pena ainda?

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Tha, tudo bem e você? Então, tem que ver se a diferença de valores ainda compensa… entre a 3 e a 4. Eu tenho uma 3 Black e ainda não troquei… estou bem satisfeito com ela.

      Demorei um pouco para te responder pois fiquei com muitos comentários acumulados.

      Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito 😉

      Responder
  50. Caroline

    Tudo bem Robson? Acho que vc pode me esclarecer sobre esse assunto GoPro. Então… Eu já uso para viagens há uns 5 anos uma Nikon D5100, que no início ia com 3 lentes a tiracolo. Aí foi começando a ficar tralha demais (ainda mais quando comecei a viajar com criança) e passei a levar uma lente só…. E aí nas ultimas viagens eu só andei com ela pendurada no ombro e tirei a maior parte das fotos com celular (a partir da última com um iPhone 7 que ficaram muito boas). O que estou pensando… Vender a Nikon e acessorios e comprar este mês uma GoPro em Orlando. Vou para o Sudeste Asiático em novembro e acho que a GoPro vai ser o máximo! Fora que estou cada vez com menos saco de carregar peso e só viajo com malinha de mão. Vc acha que é uma boa solução e não vou me arrepender? Bjs!

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Carol!! Tudo bem e você? Então, acho que pode ser uma ótimo opção sim! É ótimo que você já consiga ver que não tá muito a fim de carregar peso e tal… isso é o mais importante, assim pode definir melhor o seu equipamento.

      Hoje as fotos com celular estão ficando absurdamente lindas… ainda mais falando do Iphone7. Eu acho que vai ser uma opção muito boa pra você vender a Nikon e comprar a GoPRO!

      Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

      Responder
  51. Nayara

    Tô indo daqui dois meses para a Chapada dos veadeiros, tô em dúvida se compro ou nao, pelo fato de não ter assistência no Brasil, um amigo está vendendo a 4 por um preço acessível… Mas tô muito na dúvida :/

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Nayara, tudo bom? Então, eu acho que por esse motivo você não precisa se preocupar muito não. Veja apenas se ela está em bom estado e tal…. verifique bem, é importante.

      Por conta da assistência eu nunca cheguei a me barrar de comprar algo nesse sentido. Ela ainda é a melhor opção do segmento…

      Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

      Responder
  52. Viviane

    Oi Robson! Ótimo post! Me tira uma dúvida por favor. Estou indo para Foz levar minha irmã para conhecer. Já fui algumas vezes e dessa vez estou indo apenas para levá-la. Estou pensando em aproveitar a oportunidade e comprar uma Gopro Hero5 black. Tem umas lojas que eu confio no Paraguai, já comprei câmera e celular lá e não tive problema. Eu não faço vídeos, apenas fotografo. Já tenho uma câmera boa, porém grande. Acha que vale a pena o investimento? Viajo bastante.

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Vivi, tudo bom? Que bom que curtiu o post!!! Mil desculpas pela demora em te responder… meus últimos meses foram uma loucura!

      Imagino que sua viagem já passou…. e aí, decidiu o que fazer?

      Eu não sei se usaria uma GoPRO como alternativa para uma câmera menor. Hoje como câmera compacta eu fico muito com a câmera do iPhone 7Plus, que inclusive é à prova d’água.

      Se quiser uma câmera mesmo, eu recomendo a linha RX100 da Sony. É compacta e tem uma qualidade absurda!!

      Bom, se tiver qualquer outra dúvida me dá um grito aqui 😉

      Responder
      1. Viviane

        Obrigada por responder! Eu acabei comprando a Hero5, ela é muito boa. Eu já tenho uma Sony compacta à prova d’água de excelente qualidade, não lembro o modelo agora, e tenho também uma HX400V, também Sony que, faz fotos ótimas. Acabei ficando com três câmeras. A vantagem que eu vi na hero5 é que eu faço os vídeos e escolho as cenas que viram foto. Como viajo sozinha achei que esse recurso é bem útil. Me segue no Instagram @algumasviagens
        Um abraço

        Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Virgínia!! Que bom que chegou aqui no blog, fico super feliz em saber que está curtindo o conteúdo!

      Depois que comprar sua GoPRO me conta o que achou 🙂

      Responder
  53. Ronaldo Soares

    Seu texto ajudou muito. Realmente já desconfiava que necessitaria das duas, não dá pra ser mão de vaca nesse universo. Obrigado pelas dicas…..

    Responder
  54. Rose

    Olá !!! Vou fazer uma viagem para Punta Cana / Orlando e Miami … tenho um iPhone que tira fotos boas e tenho uma cânon SX50, vc acha que vale a pena trocar pela Sonny RX100 e mais um detalhe … essa minha câmera vive mais guardarda que eu use, pelo fato de ficar carregando e celular hoje acabou tomando conta e mais pratico !!! Tô pensando em compra uma gopro r9 o que vc indica? O que acha que devo fazer ?

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Rose, tudo bom? Então, eu não conheço a SX50… mas gosto muito da RX100. Só que depois que comprei o iPhone 7Plus, que tem uma câmera muito boa, eu praticamente não uso mais a RX100.

      Talvez a GoPRO seja uma boa opção pra você… depende muito de de você né… do quanto vai utilizar e tal…

      Bom, espero ter ajudado. Se tiver qualquer dúvida é só me dar um grito aqui 😉

      Responder
  55. Carol

    Ei Robson, muito boas suas dicas mas gostaria de te perguntar uma coisa: sites que você indica para comprar a primeira gopro. Estou vendo a hero 5 no site oficial mas estou com medo de ter que pagar alguma taxa.

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Carol, tudo bom? Eu costumo comprar coisas assim no Mercado Livre… sempre avaliando bem a reputação do vendedor. Nunca tive problemas e os valores são bem convidativos 🙂

      Se precisar de qualquer coisa é só dar um grito aqui!! Grande abraço!!

      Responder
  56. Rodrigo

    Bom dia Robson,
    Tudo bem?
    No final das contas, como foi o teste com a cachoeira na GoPro Hero6? Ela aguentou a queda d’água ou somente usou com o case de proteção?
    Abraços
    Rodrigo

    Responder
    1. Robson Franzói

      Grande Rodrigo!! Tudo beleza?? Então, eu fiquei feliz por ter levado a caixa estanque…. entrei em cachoeiras bemmmm fortes, que era possível tomar banho em baixo da queda… a força da água era muito intensa. Não cheguei a arriscar sem a caixa estanque, mas com ela foi tudo certo.

      O único porém, que ainda quero comentar em outro vídeo ou post, é que com a caixa estanque eu não consigo alterar as configurações da câmera, pois não tenho acesso a tela. Isso era um pouco ruim… Como eu não estava com celular conectado, a única forma era abrir a caixa para acessar o menu….. achei isso bem ruim. No mais foi tudo ótimo!

      Logo vai ter vídeo novo no canal 🙂

      Grande abraço!

      Responder
  57. Thiago

    Boa noite, tudo bem? Pretendo comprar minha primeira GoPro, e será a Hero 6.

    Achei alguns preços bons no ML, Por volta de 1900. Mas, obviamente vem sem nota, porque são compradas fora. Quanto a garantia dela, como funciona aqui no BR? Vale a pena investir mais e pegar em uma loja brasileira? Muito obrigado e parabéns pelo trabalho!

    Responder
    1. Robson Franzói

      Fala Thiago! Tudo bem e você? Olha, eu confesso que peguei a minha também no ML e sem nota. Não sei se a garantia funciona por número de série… mas se eu tiver um problema, seria isso que tentaria. Por enquanto está tudo ok. Ainda acho que valeu a pena pela grande diferença… ou então comprar fora mesmo.

      Se tiver qualquer outra dúvida me dá um grito aqui 😉

      Responder
  58. Rogério de Aquino

    Olá Robson, tudo bem? Parabéns pelo blog. Cheguei hoje e estou gostando bastante de lê os posts. Já até coloquei nos favoritos do navegador.
    De dois anos pra cá, tenho feito passeios e trilhas, por enquanto só no Rio de Janeiro. Acabei gostando de fotografia, mas como hobby. Os registros que eu faço é só pelo celular (é a única forma que tenho até o momento). Tenho estudado fotografia por conta própria. Hoje eu vejo que mesmo tendo celulares com boas câmeras (a maioria são caros), prefiro usar câmeras como DSLR ou Go Pro. Minha dúvida é qual câmera que se encaixa no meu perfil? Sei que é algo pessoal, mas estou com dúvida qual comprar Go Pro ou DSLR. Nos meus passeios e trilhas, gosto de tirar fotos de paisagem e local que visito. Desde já agradeço. Abraço!

    Responder
    1. Robson Franzói

      Grande Rogério!! Tudo bem e você? Então, essa dúvida é muito comum… como eu comentei, eu acho que GoPRO e DSLR se complementam…. por isso é difícil escolher. Eu confesso que me bato um pouco com fotos da GoPRO. Consigo resultados melhores com uma DSLR mesmo ou até com o celular. Sei que não é muito em conta, mas o iPhone 7Plus ou 8Plus… está com uma qualidade absurda de foto.

      Se pensar na DSLR, pense que logo vai acabar investindo em lentes… que é o que faz a diferença. Sobre a GoPRO 6, eu to gostando muito…. mas uso ela apenas em situações específicas (chuva, mergulho, rio, etc).

      Então é isso… tem que pensar muito na utilidade e no tipo de foto que você gasta de fazer. A lente da GoPRO é uma grande angular. Iphone não é tão grande angular… e DSLR vai depender da lente que você comprar também.

      Espero ter ajudado! Se tiver qualquer outra dúvida me dá um grito aqui 😉

      Responder
  59. Simone

    Oii Robson, gostei muito das dicas. Mas ainda estou em dúvida.
    Vou para Santiago e Deserto do Atacama. Nao vou praticar esportes radicais, quero mesmo é tirar mais fotos legais com aquela vista linda. Estou em duvida entre uma Go Pro e a Canon T6 ou a Canon T5i. O que voce me diz?

    Obrigada, adoro seu blog 🙂

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Si, tudo bom? Então, é aquela questão de decidir entre uma GoPRO e um DSLR. Como elas se complementam, é mais difícil escolher. Eu, particularmente, ainda acho para fotografias em geral, uma DSLR é melhor. Mas isso vai depender da lente que você vai ter.

      A GOPRO tem um lente que é muito boa para paisagens… pois é grande angular. Então no Atacama ela vai super bem. Você teria que ver bem que estilo de foto gosta. Se realmente gosta do estilo da GoPRO. Já a DSLR vai te possibilitar evoluir mais pra frente com outras lentes.

      é uma escolha bem pessoal.. rsrs.. Espero ter ajudado de alguma forma.

      Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito 😉

      Responder
  60. Paula

    Olá Robson! Vou para Grécia e ilhas. Tenho uma Nikon D3100 que só sei usar no automático. E uma SX530. Quero comprar uma GOPRO hero 6. Essa GROPO evoluíu a qualidade das fotos noturna?
    Na sua opnião o iphone X ou Samsung Note 8, as fotos ficam melhores do que essa SX530?
    Amei seu blog e sua simpatia!

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Paula, tudo bom? Gréciaaaa, que delícia!!! Então, eu não conheço muito bem esses modelos que você comentou. A GoPro evoluiu um pouco sim, mas nada espetacular nas fotos noturnas.

      Eu não conheço bem a SX530, mas a qualidade das fotos do iPhone X e do Samsung estão muuuuito boas, hoje eu tenho o iPhone 7 Plus e já fiz viagens fotografando apenas com ele. Amo a qualidade!!

      Se tiver qualquer outra dúvida me dá um grito aqui 😉

      Responder
  61. Renan

    e ai Robson blz,
    minha esposa e fotografa possui uma 5d mark 4 e temos celulares tops, massssss
    iremos pra roma/amsterdam e paris , vamos levar nosso bebe de 2 anos, inclusive eu fiz o nacimento dele com uma gopro.
    enfeim, sera que vale a pena o investimento nela , nao somo de esporte, maximo bike e jogar bola, porem meu filho vai praticar esportes e andar a cavalo(meu pai tem um haras).
    enfim vale a pena esse investimento=. detalhe se eu comprar ela, tambem ja irei comprar a mochila dela hehehhe

    Responder
    1. Robson Franzói

      Fala Renan!! Então, bom, você pelo menos já testou a GoPRO e sabe o que ela pode oferecer. Se curtiu o resultado, vai fundo… o legal é saber exatamente o que a câmera oferece pra você e se isso vai suprir a sua necessidade.

      E você ainda vai poder usar ela com seu filho… então acho que tá meio que certo né!?! ehhehe

      Espero ter ajudado… Se tiver qualquer outra dúvida me dá um grito aqui 😉

      Responder
  62. Alvaro

    Boa tarde Robson. Tudo bem? Estou com uma dúvida sobre qual câmera comprar. Qual você indicaria, uma Sony a68 ou uma gopro 5. Gosto muito de fazer trilhas e praias. Sei que a Gopro é muito boa para esse tipo de coisa, queria saber se com a Gopro teria bons resultados também para bater fotos de paisagens e animais. Sei que a Sony a68 é boa apesar de leigo quando o assunto é câmera profissional. Se puder ajudar eu agradeço. Ótimo post. Abraço.

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Alvaro, tudo bem e você? Essa é uma dúvida bem comum… pois na verdades as duas são câmeras complementares. Se você for viajar pra algum lugar que tenha água, a GoPRO tem a vantagem de ir bem nesse caso. Também é pequena, portátil e tal… Já a A68 vai te possibilitar vários avanços na fotografia. Eu já tive dois modelos que ficavam entre esse: tive a Sony a35, bem antiga, e a Sony a77. Sempre gostei muuito!

      Inclusive eu estou vendendo algumas lentes que servem nesse modelo, todos por um preço super bom. Caso você feche com a a68, me manda um alô que eu te passo as informações, blz?

      Valeuuu

      Responder
  63. Elisa

    Adorei seu post!!! Eu estou pensando em comprar uma Gopro, mas eu tenho uma dúvida em relação ao ângulo. Meu objetivo maior é tirar fotos e não fazer vídeos. O ângulo/ a amplitude de captura de paisagem da Gopro é maior do um celular com pau de selfie? Forte abraço!

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Elisa!! Tudo bom?? Simm!! A lente da GoPRO é uma grande angular… então o ângulo é bem maior do que a câmera do celular. Perfeita para fotos de paisagem!

      Se tiver qualquer outra dúvida me dá um grito aqui 😉

      Responder
  64. Jade

    Oi Robson,

    Tudo bom?

    Vou viajar para a Austrália e depois para Ásia por 8 meses.

    Você acha que compensaria eu comprar? Como não pratico muitos esportes, seria apenas para viagens mesmo e não seria tão necessário ter vídeo 4k ne? O que você acha que seria essencial pra mim com relação as opções de GoPro que existem hoje?

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Jade, tudo bom e você? Então, eu acho que a GoPRO está se destacando muito com a questão de estabilização… acho que pode ser um diferencial. Os modelos mais novos tem isso e também a questão do 4K, mesmo que você não precise… ele acaba deixando os vídeos com uma qualidade fantástica! Acho que é isso…. sem falar que ela será muito prática e compacta, para uma longa viagem como essa 🙂

      Se precisar de qualquer coisa é só me dar um grito aqui!! Bjoo

      Responder
  65. Tayna

    Boa tarde
    Comprei a Gopro Hero 7 silver, mas ela já deu umas travadas e demora de mais para conectar com o meu celular. Sabem me dizer se isso é normal?

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Tayna!! Tudo bom? Olha, eu nunca testei a 7… mas a minha 6 vem apresentando problemas parecidos… especialmente travando.

      É muito triste uma câmera dessas, por esse valor, apresentar esse tipo de problema :/

      Responder
  66. Filipi Dariva Cabreira

    Oi Robson. Muito legal esse teu texto. Estou querendo comprar uma câmera para uns objetivos específicos e estou cogitando a Gopro. Li e vi muita coisa já mas até agora tua matéria foi a melhor. Na minha opinião é a que mais ajuda. Mas queria te falar meu objetivo para que tu pudesse dar tua opinião.
    Eu quero uma câmera para fotos e vídeos, que seja pequena para carregar no bolso. Que eu possa levar em viagens (gosto de ir em praias e gosto de visita de moto). Mas quando eu quiser fazer um vídeo de uma apresentação da minha filha na escola eu possa sentar na primeira fila e conseguir pegar o palco todo, mesmo estando bem perto, então quanto mais ângulo tiver a lente seria melhor. Será que a Gopro atende todas essas necessidades ou uma câmera compacta como a Sony RX100 é melhor (sendo que já tenho um iPhone). Lembrando que sou amador e não pretendo algo profissional.

    Responder
    1. Robson Franzói

      Grande Filipi, tudo bem? Que bom que chegou aqui e curtiu o conteúdo!! Fico muito feliz em saber, de verdade!! 🙂

      Então, eu acho que no seu caso a RX100 vai ser melhor…. uma Gopro para gravar uma apresentação, por exemplo, não seria tão boa. Eu realmente só uso a minha quando vou pra água… em todas as outras situações prefiro a RX100.

      Espero ter ajudado… Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

      Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Fer!! Eu, felizmente, nunca fui parado. Meu maior recebeu foi o meu computador, que comprei na Ásia. A GoPRO eu imagino que é considerada câmera pessoal sim… Sempre passo com a câmera fotográfica + GoPRO e nunca tive problemas.

      Espero ter ajudado… Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

      Responder
  67. ANA CAROLINA DINIZ

    Oi Robson, tudo bem? Não entendo nada de filmagem nem de câmeras, mas no momento é uma necessidade. Preciso filmar as sessões de fisioterapia da minha filha, assim como momentos dela na escola e em casa. Mas realizar esses vídeos segurando o celular é muito difícil, pois ela precisa de ajuda pra andar, ou seja, seria melhor que eu estivesse com as mãos livres, e por isso pensei em comprar uma Gopro. O que acha?

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Ana!! Tudo bem e você? Então, a GoPro pode ser sim uma alternativa ou até mesmo algum suporte para o seu celular… talvez seja mais barato e já supra a sua necessidade.

      Se precisar de mais alguma dica, me dá um grito aqui!! Bjoo

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *