Quando o Salar de Uyuni fica alagado? Estação seca e chuvosa

O maior deserto de sal do mundo, na Bolívia, nos revela cenários lindos e paisagens exuberantes. Entenda como é o clima na região e quando o Salar de Uyuni fica alagado.

Você provavelmente já viu algumas imagens do Salar de Uyuni e, por isso, está iniciando o planejamento de um roteiro de viagem para conhecer o destino. Pode ser que em algumas dessas imagens você tenha visto o salar como uma imensa planície branca, onde o horizonte parece não ter fim; já em outras imagens, o salar coberto por água criando um magnífico espelho onde você parece andar sobre as nuvens.

As duas imagens são lindas e para saber qual será, possivelmente, o cenário que você vai encontrar na viagem, é muito importante entender como é o clima na Bolívia e quando é a estação seca e a chuvosa.

Além da mudança no visual que você vai encontrar, as duas estações também trazem mudanças nos roteiros e imprevistos que terão de ser contornados – por isso, é importante ficar atento a época em que você vai viajar.

Estação seca e chuvosa no Salar de Uyuni

Basicamente podemos dividir o clima no Salar de Uyuni em dois períodos: a estação seca e a estação chuvosa.

  • A estação seca no Salar de Uyuni vai de abril a novembro, sendo um período mais frio, com menos nuvens e pouca incidência de chuva. É o período em que você vai encontrar a maior parte do salar seco e com a imensa superfície branca que se perde no horizonte.
  • A estação chuvosa no Salar de Uyuni vai de dezembro a março, o período com maior incidência de chuvas e quando temos o acúmulo de água no Salar, que forma o que podemos dizer ser o maior espelho do mundo. Esse é um período em que o frio não é tão intenso, porém, por se tratar de um destino de altitude, é importante viajar preparado para baixas temperaturas.

Quando o Salar de Uyuni fica alagado? 

O período mais comum para ver o Salar de Uyuni alagado vai de dezembro a março, sendo essa a estação chuvosa na região. Porém, com uma área de aproximadamente 12 mil metros quadrados, o Salar de Uyuni é o maior deserto de sal do mundo e existem alguns pontos importantes sobre ele ficar alagado.

  • A duração do espelho d’água no Salar de Uyuni vai depender do volume de chuvas durante a estação chuvosa. Sabemos que as mudanças climáticas estão presentes ao redor do mundo e isso pode interferir no espelho do salar.
  • Por ser uma área tão grande, a lâmina d’água nem sempre vai cobrir toda a superfície, assim como ela também não evapora por completo de um dia para o outro.

Muitas vezes, mesmo durante a estação seca, alguns pontos do salar continuam com água e formam o espelho que tanto sonhamos em conhecer. O que nem todos sabem é que muitas agências não vão até essas áreas do salar por ser fora de mão, saindo do roteiro mais fácil.

Estação seca e chuvosa no Salar de Uyuni

Eu já fiz a viagem com a FlaviaBia, que é a agência que recomendo para essa viagem saindo do Deserto do Atacama, e encontrei partes do salar alagado nos meses de julho e, também, setembrobem distante da estação chuvosa.

Obviamente não é possível prometer que você vai ter exatamente a mesma experiência, já que, como comentei, o volume de chuvas interfere na duração dessas áreas alagadas.

Qual a melhor época para ir: estação chuvosa ou seca

Além do espelho que se forma no Salar de Uyuni na estação chuvosa, é preciso ressaltar outros pontos que podem interferir na sua programação entre essas duas estações.

Viajando para o Uyuni na estação chuvosa

Viajando para o Uyuni entre os meses de dezembro e março, você vai estar na estação chuvosa, quando a incidência de chuvas na região do salar é maior. Além da questão da chuva e do espelho, dependendo do volume de água, alguns pontos dentro do salar ficam interditados.

Em alguns pontos, a água deixa o caminho intransitável e é preciso fazer um desvio. A Isla Incahuasi, por exemplo, já ficou inacessível por conta da profundidade de água ao redor.

Quando o Salar de Uyuni fica alagado? Entenda aqui...
  • Quem viaja para o Salar de Uyuni durante o período chuvoso precisa estar ciente de que as agências, dependendo das condições, podem ter que ajustar alguns trechos do roteiro.

Viajando para o Uyuni na estação seca

Entre abril em novembro você dificilmente vai ter chuva ou céu carregado na sua viagem pelo Salar de Uyuni. Porém, como comentei, pode ser que algumas áreas do salar ainda estejam com água e você tenha as duas versões do destino na mesma viagem.

Quando o Salar de Uyuni fica alagado? Entenda aqui...
  • Importante: a possibilidade de ter partes do salar alagado e partes secas são possíveis nas duas estações. Lembrando que a área do salar é muito grande e ele vai alagando e, depois, secando aos poucos.

Qual época eu recomendo para viajar ao Salar de Uyuni

Eu já estive no Salar de Uyuni em diferentes períodos do ano: março, junho, julho e setembro. Na teoria, desses meses, março seria o único a ter o salar alagado, porém naquela viagem eu só o vi branquinho.

  • A viagem que fiz no mês de março foi a minha primeira vez no Salar de Uyuni e fiz com a agência mais barata que encontrei, por isso, não sei se realmente não existia nenhum ponto com água ou a agência fez apenas o roteiro básico e não se esforçou para nos levar mais distante.

Já na viagem que fiz em julho e também em setembro, com a agência FlaviaBia, em anos diferentes, dei sorte de encontrar partes do Salar com água.

Eu considero que o melhor período para viajar para Uyuni é de março a novembro. Se você tiver a sorte de ver ele alagado, com certeza vai se apaixonar, porém, ver ele branquinho e sem água também é uma experiência incrível.

  • Melhor época para ir ao Salar de Uyuni: entre março e novembro

Agências para viajar do Atacama para Uyuni

A FlaviaBia Expediciones é a agência que oferece a melhor experiência de tour para o Salar de Uyuni saindo do Atacama. Conheço e acompanho o trabalho da agência há bastante tempo e posso recomendar com segurança.

Vale destacar que a viagem só é feita mediante a reserva antecipada, pois não existe saída todos os dias. Eu já tive a oportunidade de fazer essa viagem com eles algumas vezes, por conta da expedição fotográfica que realizo, e posso garantir que é uma experiência incrível

Os comentários sobre as viagens da agência para o Uyuni são super positivos. Eu já fiz passeios com ela no Atacama e conheço a qualidade do que ela oferece. Recomendo muito!

Hoje eu tenho um contato muito bom com a FlaviaBia. Se você entrar em contato com ela, pode dizer que conhece o Robson, do blog Um Viajante. Ela vai certamente te atender muito bem e, melhor ainda, você vai ter um desconto especial – ela faz um preço diferenciado para os leitores aqui do blog tanto para os passeios no Atacama quanto para a viagem ao Uyuni. Aproveite essa oportunidade e realize esse sonho.

Para facilitar, vou deixar aqui um formulário para você entrar em contato direto com a Flávia. Assim você pode receber todas as informações detalhadas para a sua viagem!

Dicas de viagem do Salar de Uyuni

Para pegar mais dicas do Salar de Uyuni e, também, do Deserto do Atacama, aqui no blog você encontra vários posts especiais sobre esses destinos. São vários conteúdos com informações úteis e boas dicas para a sua viagem. Essa é, sem dúvidas, uma das viagens mais incríveis que você pode fazer.

Espero que esse conteúdo ajude na organização da viagem. Se tiver qualquer dúvida sobre o clima no Salar de Uyuni, quando fazer a viagem e qual a melhor época para ir, fique à vontade para deixar um comentário no post!!! Valeuuu!!!

Melhor Seguro Viagem InternacionalBooking.com

Escrito por

Robson Franzói é um jovem de Curitiba que tenta inspirar outros viajantes a explorarem diferentes lugares do mundo. Decidiu correr atrás dos seus sonhos e hoje vive desse blog, seu projeto mais especial. Apaixonado por fotografia e vídeos, o garoto vive para compartilhar suas experiências e dicas dos lugares que conhece. Suas fotos já estão ficando conhecidas e seus vídeos inspiram muitos viajantes. Aproveite e acompanhe o Instagram e também o Canal Um Viajante.

Posts relacionados

2 Comentários

  1. Helô

    Robson, parei aqui ontem pesquisando sobre a Patagônia chilena, passei a te seguir no Insta tbm. Teu blog é incontornável, muito informativo e as fotos são incríveis. Parabéns!

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *