Onde Ficar em Tulum: Centro ou Zona Hoteleira?

Planejando seu roteiro de viagem e quer saber onde ficar em Tulum? Centro ou Zona Hoteleira, qual a melhor opção? Veja aqui um guia básico de Tulum para te ajudar a escolher a opção de hospedagem para o seu perfil de viagem.

Tulum é um dos principais destinos da Riviera Maya, no México. Localizado no estado de Quintana Roo, o destino é famoso por ter uma proposta de vida leve, ritmo tranquilo, arquitetura orgânica e uma vibe de luxo e natureza que aqui parecem andar lado a lado.

Eu confesso que Tulum já era um sonho antigo de viagem e que há poucos dias tive a oportunidade de realizar. De início, posso dizer que o destino me surpreendeu, até mais do que eu esperava – tive experiências únicas por lá, super positivas, mas também vi uma realidade que nas pesquisas que fiz sobre o destino não pareciam tão claras.

De uma forma geral, eu amei conhecer Tulum e posso dizer que é um destino onde você pode realizar uma viagem incrível, porém, é preciso fazer as escolhas certas para viver uma experiência realmente boa e que condiz com o que você, provavelmente, espera de Tulum.

Para começar, um ponto fundamental e muito importante que vai interferir diretamente na sua experiência de viagem é a escolha de onde ficar em Tulum: no centro de Tulum (ou no pueblo como era chamado), onde vemos mais a realidade de uma cidade mexicana; ou na Zona Hoteleira, onde a natureza parece mais próxima, a vibe mais instagramável e, como consequência, os preços são mais altos.

Onde ficar em Tulum: centro ou zona hoteleira

O que eu posso antecipar para você é que existem boas opções em ambas as partes, porém cada uma delas tem seus pontos positivos e também pontos negativos. A minha ideia aqui é mostrar para você de uma forma bem simples o que eu vi nessas duas áreas de Tulum para você escolher o que se encaixa melhor com o seu perfil e com o que você espera viver no destino.

Vou dividir o post em tópicos, assim você pode usar o menu abaixo para navegar pelo conteúdo e ir direto ao ponto de interesse.

Hospedagem em Tulum: ficar no centro ou zona hoteleira

Quando você começar a pesquisar os hotéis para sua viagem vai descobrir que Tulum tem basicamente duas regiões que concentram a maior parte dos hotéis: a zona hoteleira, famosa por hotéis boutiques, cabanas e um tipo de “luxo” integrado à natureza; já o centrinho, que também chamam de pueblo, é literalmente o centro de Tulum, onde temos além de muitas opções de hotéis, para todos os orçamentos e estilos de viagem, também é onde temos mais restaurantes, bares, lojas, mercados e toda estrutura que você pode precisar no destino.

Zona Hoteleira de Tulum, México
Zona Hoteleira de Tulum, México | Foto: Um Viajante

Além disso, é importante ressaltar que existem hotéis no meio termo dessas duas regiões, que não ficam nem dentro da muvuca do centro e também não ficam na zona hoteleira, e também os grandes resorts all-inclusive que estão localizados na Carretera Cancún – Tulum, a principal rodovia que liga os dois destinos.

Pois bem, eu tive a chance de fazer um roteiro longo em Tulum e, para entender o destino da melhor forma, dividi a minha estadia em cada uma dessas partes – assim consegui conhecer melhor cada proposta e compartilhar da melhor forma o que você pode esperar de cada uma delas.

Como foi ficar no Centro de Tulum

O centro de Tulum é onde você vai ter mais contato com a vida real de uma cidade mexicana – e também vai descobrir que nem tudo em Tulum se parece com o que vemos nas redes sociais (e isso não é um ponto negativo).

Você vai ver que o centro de Tulum é movimentado, tem trânsito, carros, motos e caminhões para todo lado – especialmente agora que estão realizando uma mega obra com a construção do Trem Maia.

Apesar de não se parecer com o que, talvez, esperamos de Tulum, você vai entendendo que esse é um destino em que os lugares precisam ser descobertos. No centrinho foi onde encontrei os melhores restaurantes, os melhores cafés, muitas opções de hotéis incríveis e, sem dúvidas, onde você vai ter a melhor estrutura para ser a base da sua viagem.

Centro de Tulum à noite | Foto: @UmViajante
Centro de Tulum à noite | Foto: @UmViajante

Mesmo a Zona Hoteleira sendo amplamente divulgada como a “região dos melhores hotéis”, foi no centro que encontrei as melhores opções que me surpreenderam nessa viagem.

Hotéis no centro e próximos ao centro de Tulum

Eu tive a chance de ficar em 3 hotéis na região mais central de Tulum e cada um com uma proposta diferente: um deles exatamente dentro do centro, outros dois centrais porém levemente afastados da muvuca. Vou comentar agora sobre cada um deles…

Hotel Bardo Tulum

O primeiro hotel em que me hospedei próximo ao centro de Tulum foi o Hotel Bardo, que é um hotel boutique 5 estrelas e localmente conhecido como um dos melhores hotéis de Tulum.

Localizado a poucos minutos de carro do centrinho de Tulum, sempre que comentei em algum lugar que estava hospedado no Bardo a resposta era parecida: “uau, esse é um hotel incrível… maravilhoso, é o melhor hotel da cidade…”

E realmente foi incrível e onde eu já pude confirmar que você não precisa estar na zona hoteleira de Tulum para ter a melhor experiência.

O Hotel Bardo tem uma decoração e espaço externo impressionante: é cheio de detalhes, com visual integrado à natureza, cheio de velas ao anoitecer… é maravilhoso em todos os sentidos, sem falar, claro, no quarto… com piscinas privativas em cada suíte, banheiro com chuveiro externo… realmente uma opção muito diferenciada.

O preço, sim, condiz com a proposta de um hotel nesse padrão. Eu amei a experiência e, inclusive, tenho uma amiga que já havia se hospedado lá e me mandou mensagem quando viu que eu postei o hotel no Instagram @umviajante e ela disse também amou a experiência.

Hotel Kan Tulum

Esse foi o segundo hotel em que fiquei próximo ao centro de Tulum e que foi, sem dúvidas, um dos meus favoritos dessa viagem: um verdadeiro achado em Tulum! Foi nesse hotel que eu vivi algumas das melhores experiências da minha vida de viajante.

O Kan Tulum é um hotel mais novo e, talvez por isso, ainda é pouco conhecido. É um hotel bem mais acessível, em questão de valores, porém que não deixa a desejar em nada. A estrutura é linda, o quarto é super confortável, a piscina é deliciosa e, de quebra, ele tem o seu próprio cenote.

Vale destacar ainda que fiz a reserva nesse link do Booking e quando fiz o check-in soube que ganhei uma experiência no spa: uma sessão de yoga. Foi quando conheci o Carlos e Frida, do @theancestralroots, que espero que você também tenha oportunidade de conhecer lá!

Depois de fazer a yoga, conversei com eles e conheci outras terapias e experiências que eles proporcionam. Foi aí que marcamos para fazer a Temazcal, que foi algo muito especial, e também uma experiência de microdose de hongos.

O que eu posso dizer, caso você tenha oportunidade de conhecer os dois, é para que se permita viver essas experiências – foi algo muito além do que eu poderia imaginar.

O preço do Hotel Kan está realmente muito bom! Nós conseguimos 3 diárias por R$ 2400 reaisnão sei até quando você vai encontrar esse preço, mas garanto que é um hotel incrível e vale a pena!

Hotel Layla Tulum

O Hotel Layla Tulum foi outra grande descoberta nessa viagem. Localizado exatamente dentro do centrinho de Tulum, com uma proposta maravilhosa, decoração incrível e quarto impecável… outro verdadeiro achado.

A nota no Booking e as avaliações refletem que esse também é realmente uma opção incrível no destino, além de que, se falando de um hotel 5 estrelas, ele tem um excelente custo-benefício para quem busca uma opção nesse padrão.

Vale destacar as duas piscinas, uma no térreo e outra na cobertura, além do restaurante e os drinks maravilhosos que eles servem no bar do hotel – maravilhoso!

Outro ponto positivo do Hotel Layla é a chance de sair caminhando para encontrar restaurantes, lojas e explorar o centrinho, inclusive, nosso restaurante favorito nessa viagem fica na rua do hotel: o La Estrada Restaurante, onde você pode comer um peixe ou um polvo à la plancha simplesmente divinos!

Outros hotéis no centro de Tulum

Como eu falei, existem muitas opções de hotéis no centro de Tulum, dos mais simples aos mais luxuosos. Eu compartilhei aqui os hotéis em que me hospedei na viagem e realmente tive experiências reais, mas você pode encontrar aqui outros hotéis e opções que se encaixem com a proposta da sua viagem:

Como foi ficar na Zona Hoteleira de Tulum

A Zona Hoteleira de Tulum é conhecida por ser a região mais emblemática de Tulum: o lugar onde ficam os hotéis mais luxuosos, com arquitetura diferenciada e também onde se concentram os restaurantes, bares e beach clubs mais badalados do destino.

Essa definição não deixa de ser verdade, já que a zona hoteleira pode ser resumida em uma única rua onde encontramos tudo isso, porém, vale algumas observações. A rua da zona hoteleira, apesar de seguir a costa caribenha, praticamente não nos dá acesso e nem vista para o mar.

Onde ficar em Tulum: centro ou zona hoteleira

A rua é linda, sim, com muitas árvores, pessoas pedalando e um clima que condiz muito com o que esperamos de Tulum, porém essa falta de acesso ao mar me deixou um pouco frustrado. A maior parte da rua se destina ao acesso de hotéis e seus beach clubsnormalmente pagos ou com pelo menos uma consumação mínima, que não é baixa.

Os preços nessa área, como já é conhecido, são mais altos em todos os sentidos. Eu tinha na minha lista conhecer o “caféMatcha Mama, que é super pequeno e charmoso. Na minha imaginação era um cafezinho de frente para o mar ou, pelo menos, com vista para ele, porém, na realidade, é um café de frente para a rua e sem acesso ao mar.

O espaço é muito fotogênico, não dá para negar, mas pagamos MX$ 210 em um smoothie – pedimos 2 e gastamos cerca de R$ 120 reais na cotação da viagemsalgado, bem salgado.

Como nós estávamos de carro, apesar da distância, ainda preferimos dirigir até o centro de Tulum para comer: não só pelos preços, mas pela variedade de opções… o centro de Tulum tem muitos restaurantes e você paga muito menos para comer muito melhor.

A rua da Zona Hoteleira de Tulum também tem outra dificuldade pontual que é a falta de lugar para estacionar, caso você esteja de carro. Encontrar um lugar para parar na rua não é fácil e a solução são os estacionamentos pagos.

Hotéis na Zona Hoteleira de Tulum

Antes que você descarte a Zona Hoteleira por conta dos preços, calma lá e respira comigo: dá para encontrar ótimas opções por preços excelentes. Nós recebemos a dica de um amigo de outro hotel e descobrimos o Uman Tulum, que foi o nosso único hotel na Zona Hoteleira:

Uman Tulum Hotel Glamping

Sim!! O Uman é um hotel no formato Glamping, que é como uma grande tenda super confortável. Não pense que você estará acampando, não é nada disso! O glamping é super confortável, tem cama de casal, circulador de ar durante o dia, ar condicionado à noite e um banheiro maravilhoso!

O ar condicionado só funciona à noite, porém isso não foi um problema. Eu amei muito a experiência, especialmente por ter pago, acredite, R$ 300 reais na diária para o casalsim, nossas duas noites no hotel custaram R$ 600 reais… na Zona Hoteleira de Tulum.

Além disso, sim, tem mais, o hotel tem acesso a um cenote privado!! Um lugar lindo, com uma cor mais escura, porém muito emblemático. Ali você pode nadar, mergulhar, fazer caiaque ou mesmo stand-up, tudo já incluído na sua diária! Perfeito!

A estrutura, no geral, é simples… mas sabe quando você realmente não precisa mais do que isso?! Essa é a ideia! O café da manhã é básico, como na maior parte dos hotéis que já ficamos no México – esse foi um ponto que confirmei nessa segunda viagem ao México: nada se compara aos maravilhosos cafés da manhã que temos no Brasil.

Para finalizar, o Uman, apesar de não ter seu próprio acesso ao mar, tem um hotel parceiro que nos permite acessar o mar sem pagaré um super ponto positivo. A única questão é que se você quiser usar a estrutura de sombra, com cadeira e guarda-sol, o consumo mínimo é de MX$ 1000 pesos por pessoaisso daria cerca de R$ 600 reais em consumação, que foi o que gastamos em 2 diárias de hospedagem no hotel.

Nós, confesso, olhamos a praia, andamos um pouco e ok, preferimos voltar para o hotel e curtir o dia no cenote, que é algo que não temos todo dia.

Uman Hotel Tulum Glamping | Fotos: @UmViajante
Cenote privativo do Uman Glamping | Foto: @UmViajante

Vou deixar aqui o link para você reservar e tente fazer isso com antecedência pois esse é um hotel bem pequeno… acredito que tenha no máximo 7 ou 8 tendas, por isso nem sempre é fácil conseguir uma vaga.

Outros Hotéis na Zona Hoteleira

Caso você queira um hotel diferenciado na Zona Hoteleira de Tulum, opções é o que não faltam, porém, preciso fazer um parêntese: analise bem onde você vai ficar. Existem hotéis que se tornaram muito “famosos”, especialmente por serem instagramáveis e que são divulgados como “o maior sonho da viagem de qualquer pessoa”. Esses hotéis custam pequenas fortunas, sim, tudo bem até aí, porém você vai ler os comentários e chega a ser um absurdo a quantidade de reclamações.

Se você realmente pode gastar mais em um hotel, seja para sua lua de mel, para viver um momento especial, não vá apenas pelo que é postado nas redes… faça uma boa escolha com calma.

Eu selecionei 2 hotéis aqui que você com certeza vai viver experiências incríveis!

La Valise Tulum

O La Valise foi um dos hotéis mais lindos e bem avaliado que conheci na Zona Hoteleira de Tulumnão só por conhecer mas também por conversar com pessoas de outros hotéis que realmente destacaram ele como um hotel realmente incrível.

Mi Amor Boutique Hotel

Mais um hotel maravilhoso e muito bem avaliado na Zona Hoteleira de Tulum. O Mi Amor Boutique foi recomendado por várias pessoas desde que eu cheguei em Tulum… fica de frente para a praia, tem uma ótima estrutura e um excelente atendimento. Um hotel para você ter realmente momentos especiais.

Hotéis e Resorts All-Inclusive em Tulum

Caso você vá viajar em família ou realmente queira ter a experiência em um resort na costa caribenha do México, no caminho de Cancún para Tulum existem muitas opções. Eu tive a oportunidade de ficar em um desses resorts e, posso dizer, foi uma estadia maravilhosa.

Hilton Tulum Riviera Maya

Minha experiência em um Resort All-Inclusive em Tulum foi no Hilton Tulum Riviera Maya. Eu considero uma opção diferente do que normalmente se espera nesse destino, porém a localização é interessante para viver as duas experiências: conhecer Tulum e também ter o conforto que um resort oferece.

A praia do hotel é pequena e não é em toda parte que você consegue aproveitar o mar, porém ele tem piscinas maravilhosas e também a parte gastronômica muito boa. Nosso quarto era muito confortável e tinha vista para o mar.

No geral, eu gostei da experiência e acho que pode ser uma opção interessante, em especial para quem viaja com crianças para Tulum.

Dicas de Tulum para sua viagem

Além da escolha da região para você se hospedar em Tulum, existem outros pontos importantes que vão ajudar muito na sua experiência de viagem. Estou preparando uma série de posts sobre o destino, mas já quero antecipar aqui algumas dicas para sua viagem:

Novo aeroporto de Tulum: voe direto com a Copa Airlines

Sim! Tulum tem aeroporto e ele é a sua nova opção para chegar ao destino. Até pouco tempo atrás, a melhor maneira de chegar a Tulum era pelo Aeroporto de Cancún, seguindo de uma viagem por terra de pelo menos 2 a 3 horas de viagem.

Agora, com o novo Aeroporto Internacional de Tulum, chegar ao destino ficou muito mais fácil e rápido. Dentre as companhias aéreas que já confirmaram voos para Tulum, a Copa Airlines é a melhor opção para os viajantes brasileiros, e o novo trecho já começa a operar em junho de 2024.

Novo Aeroporto de Tulum, México
Novo Aeroporto de Tulum, México – Foto: @umviajante

A Copa Airlines é uma companhia panamenha que já tem voos partindo de algumas capitais brasileiras, dentre elas São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Porto Alegre e agora, também como um novo destino, Florianópolis.

Todos os voos fazem escala na Cidade do Panamá, aeroporto de Tocumen, que é sede e principal hub da companhia. De lá, você pode voar para muitas partes do mundo e agora, também, voar direto para Tulum. Você, inclusive, já pode pesquisar e encontrar esse voo no site oficial da companhia para emitir sua passagem.

Melhor Época para Viajar para Tulum

Tulum é um destino que, em geral, pode ser visitado o ano todo, porém é importante entender que o destino se divide em duas temporadas distintas, algo que deve ser levado em consideração ao planejar sua viagem.

De maio a outubro, a região entra em seu período de chuvas e baixa temporada, com alguns estabelecimentos inclusive pausando suas operações; enquanto de novembro a abril, o clima se torna mais agradável, com menor probabilidade de chuvas, marcando a melhor época de viajar para Tulum.

A alta temporada, que vai de dezembro a fevereiro, coincide com preços mais altos devido ao aumento de viajantes. Minha experiência de viagem foi no final de abril e foi perfeita: não peguei chuva, temperatura ótima e, por ser transição para a baixa temporada, consegui encontrar promoções excelentes em muitos hotéis.

Para garantir a melhor estadia, recomendo que você faça a sua reserva de hotel com antecedência. Eu sugiro utilizar o Booking.com para isso; ao fazer sua reserva através deste link, você não só garante ótimos preços e descontos, mas garante a sua reserva com segurança e também apoia meu trabalho aqui, sem gastar nada a mais com isso.

Dinheiro no México: qual moeda levar

Outro ponto importante para sua viagem ao México é a moeda que você deve levar. A moeda oficial e que você vai utilizar na viagem é o peso mexicano, normalmente acompanhada da sigla MX$. O dólar americano é aceito em alguns lugares, porém não costuma ter um câmbio favorável ao usar dólar como pagamento.

Onde fica e como chegar em Tulum, no México

Eu recomendo que você leve dólares para sua viagem e no destino troque o mínimo possível. Em toda minha viagem, apenas um cenote não aceitou cartão; em todos os outros lugares, eu consegui usar meu cartão Wise sem problemas.

Posso dizer que fiz 99% da viagem pagando direto com o cartão Wise, onde eu deixei o meu saldo em dólares e ele faz automaticamente a conversão – você não precisa pedir nada para o vendedor, ele deve passar a compra em pesos na máquina e a própria Wise faz a conversão com o melhor câmbio.

Eu considero a Wise a melhor forma hoje de pagar despesas em viagens: é prático, é seguro, tem um IOF muito menor que do cartão de crédito e o câmbio chega a ser melhor que das casas de câmbio.

O único cenote que não aceitou cartão eu paguei com dólares pois não fiz o câmbio. Por sorte, eu tinha notas pequenas de dólar e paguei o valor exato ($22 dólares por pessoa e tinha exatamente $44 dólares). Ter notas pequenas, de $1, $10 e $20, pode ser muito bom nessas situações.

Mais dicas de Tulum

Se você ainda está montando o seu roteiro de viagem para Tulum, aproveite para navegar pelo conteúdo do blog e pegar mais dicas para sua viagem:

Espero que esse post ajude na sua viagem. Caso você tenha qualquer dúvida sobre onde ficar em Tulum ou quiser compartilhar a sua experiência em algum hotel, fique à vontade para deixar um comentário por aqui. Aproveite e desfrute muito a sua viagem para o México!!

Escrito por

Robson Franzói é um jovem de Curitiba que tenta inspirar outros viajantes a explorarem diferentes lugares do mundo. Decidiu correr atrás dos seus sonhos e hoje vive desse blog, seu projeto mais especial. Apaixonado por fotografia e vídeos, o garoto vive para compartilhar suas experiências e dicas dos lugares que conhece. Suas fotos já estão ficando conhecidas e seus vídeos inspiram muitos viajantes. Aproveite e acompanhe o Instagram e também o Canal Um Viajante.

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *