Four Islands: como é o passeio das quatro ilhas saindo de Railay Beach

Cenários paradisíacos, mergulhos, snorkeling e ilhas que parecem esculpidas à mão, isso é o que espera por você no passeio das 4 ilhas.

Eis que chegamos ao meu terceiro dia em Railay Beachnessa altura do campeonato eu já estava me sentindo em casa e não queria ir embora nunca mais.

Acordei sem pressa de levantar, curti um pouco o hotel, tomei café da manhã e só depois fui pensar na programação do dia.

Sand Sea Resort

A ideia inicial era curtir esse dia em Railay, sem sair para passeios ou trilhas. Mas como era o último dia do Rafael ali na praia, decidimos antecipar a programação do dia seguinte e fazer todos juntos o passeio das quatro ilhas – 4 Islands.

Contratando o passeio das quatro ilhas

Depois de dar uma volta pela rua principal de Railay fomos até a praia atrás de um barqueiro – na esperança de conseguir uma boa negociação.

O papo com os barqueiros normalmente é confuso e chega a ser engraçado. Tente imaginar uma negociação entre duas pessoas que não falam a mesma língua: você pede pra ele baixar o preço, ele faz que não entende, aí ele fala o preço maior de novo, você faz cara de piedade, gesticula pra ele baixar um pouquinho e por aí vai…

Confuso

Mas dessa vez, para nossa alegria, o esforço deu certo e conseguimos um desconto!!!!!

O valor cobrado nos quiosques era de 2200 baths para o passeio mais longo. Nós conseguimos fechar direto com o barqueiro por 2000 baths – totalizando 500 baths para cada um.

Bom, diferente do passeio para Hong Island, é recomendado que o passeio para as quatro ilhas seja feito com a maré um pouco mais baixa – mais pra frente eu explico o porque. Combinamos então com o barqueiro a nossa saída para as 11h e o retorno para as 16h.

O passeio das três, quatro ou cindo ilhas

É importante lembrar de se organizar com certa antecedência para fazer os passeios – se organizar que eu digo é pegar suas coisas, câmeras, água, protetor solar, óculos, snorkel, etc – eu sou o rei de perder alguma coisa em cima da hora do passeio e aí fico desesperado!!!

Bom, todos prontos e como combinado, saímos de Railay Beach às 11 horas e a paisagem criada pelas ilhas já era contagiante.

Chiken Island

Nossa primeira parada foi a Chicken Island, que leva esse nome, claro, por conta do seu formato…

Chicken Island, 4 Island

Não é possível descer na ilha, a parada por ali é apenas para mergulho. Existem alguns pontos estratégicos onde é melhor fazer snorkeling – normalmente onde a maioria dos barcos se reune.

Diferente do barqueiro que nos levou para Hong Island, o barqueiro desse dia não nos levou nos horários de menos movimento – mas também não foi nada que atrapalhasse o passeio.

O que faltou por ali foram peixes, então esse mergulho deixou um pouco a desejar – ainda mais no meu caso, que estava começando no snorkel… eu queria ver peixe, tartaruga, o Nemo, a Dory…  ahhh.. continue a nadar, continue a nadar…

giphy-2

Na falta dos peixes, ficamos por ali boiando e conversando, até que o barqueiro avisou que era hora de ir para a próxima parada.

Tup Island e Mor Island

Nossa segunda parada foi a Tup Island, uma ilhazinha bem pequena que tem uma faixa de areia que te leva a uma outra ilha menor.

Tup Island, 4 Island

É por conta dessa ilha que o passeio tem que ser feito fora da maré alta – ou então não seria possível ver essa faixa de areia.

A água por ali tinha uma cor incrível – tons de azuis e verdes que se misturavam que fica até difícil descrever. Os long tails atracados na ilha formavam o cenário perfeito para aquela tão sonhada foto das praias da Tailândia.

Tup Island, 4 Island

4 Island, Quatro Ilhas - Tailândia

No dia do passeio eu não sabia se a ilha menor tinha um nome, mas depois descobri que se chamava Mor. Estávamos então visitando a Koh Tub e a Koh Mor, ou Tub Island e Mor Island.

Tub Island e Mor Island

Passeio 4 Islands - Four Islands

Depois de explorar um pouco a ilha, fomos pra água mergulhar e finalmente conseguimos ver os peixinhos – lindos e coloridos!

Vou ficar devendo as fotos dos mergulhos pois acabei perdendo um cartão de memória da minha GoPRO. Estou procurando igual um louco… se encontrar eu atualizo o post com as fotos dos peixinhos.

Eu não sei se esse tipo de coisa é sempre igual, mas se posso te dar uma dica é: a melhor parte para fazer snorkeling nesse passeio é próximo da Mor Island – o ponto onde vi mais peixes era ao redor dessa ilha.

Poda Island

De lá seguimos para a terceira, ou quarta ilha (se contar Tub e Mor como duas ilhas), que é a Poda Island.

Poda Island, 4 Islands

Essa é uma das ilhas mais famosas da região e também uma das mais movimentadas. O cenário ali é um dos mais fotografados, e não poderia ser diferente – bem em frente a praia existe um pedra imensa que marca muito a paisagem!!

Poda Island, 4 Islands

Nessa ilha você encontra até uma vendinha onde pode comprar algo para beber ou algum lanche.

Também pudemos ver as lanchas que fazem os passeios pelas ilhas – são mais rápidas que os longtails, mas não tem um porcento do charme deles.

Nós estendemos uma canga na areia e ficamos curtindo a paisagem. Era o último dia do nosso grupo completo – eu, a Mari, o Diogo e o Rafael. Ter essa galerinha comigo durante esses dias foi muito maneiro e saber que dificilmente estaríamos juntos por ali novamente dava até uma tristeza.

Poda Island, 4 Islands

Enfim, voltamos para Railay e fomos direto para a piscina do hotel dar uma relaxada. Ali tiramos a foto oficial do nosso grupo – mas infelizmente essa foto se perdeu junto com um dos meus cartões de memória. É triste não ter o registro aqui, mas tenho ma memória as lembranças desses amigos.

Nosso dia não poderia ter terminado com um pôr do sol mais lindo – daqueles que parecem mentira.

Pôr do sol em Railay Beach

Railay é certamente um lugar que carrega uma energia incrível e que com certeza estará nos meus planos quando retornar pra Tailândia.

Informações gerais sobre 4 Islands

No geral eu achei o passeio bem bacana, mas não tão bonito quando Hong Island. Se tiver tempo, faça os dois – sem a menor dúvida. Se tiver que escolher um, eu escolheria Hong Island! Mas se essa for sua única oportunidade de mergulhar, então escolha 4 Island.

Valor do passeio: 2.000 baths
Duração do passeio: 5 horas
Hora de saída: 11h
Ponto de partida: Railay West
Hora de retorno: 16h

*Lembrando que esses horários e valores não são fixos. Você pode negociar horários, desde que estejam dentro das possibilidades da maré.

SEGURANÇA: sempre que for mergulhar, fique bem atento! Na maioria dos barcos existem coletes salva-vidas, se não souber nadar use um colete! E mesmo que saiba, sempre tenha um colete por perto! Lembre-se: existem ouriços muito grandes nesses pontos de mergulho e muitas vezes a profundidade não é grande, então, tenha muito cuidado com os pés… não tente pisar no fundo! Eu vi muitas pessoas se machucando dessa forma!

Lembre-se que fazer o Seguro Viagem é super importante, ainda mais para quem visita o Sudeste Asiático. Neste mês de novembro a Mondial está com uma promoção de 25% de desconto. Faça o seu seguro agora e economize, mesmo que sua viagem seja no ano que vem Pegue aqui o cupom de desconto!

Até o próximo post, Swaadeee kraaaaa!!!

mondial-pos-2016

Meu Primeiro Mochilão

About The Author

Robson Franzói é um curitibano de 27 anos, formado em design e obcecado por descobrir coisas novas. Em 2012 decidiu correr atrás dos seus sonhos e no seu primeiro mochilão descobriu sua grande paixão: viajar! Amante também da fotografia, o garoto criou esse blog para compartilhar suas histórias, aventuras e clicks pelo mundo. Suas fotos já estão ficando conhecidas, aproveite e acompanhe o Instragram @blogumviajante

Related posts

12 Comments

  1. Henrique

    Caro Robson,

    Vou para a Tailândia em fevereiro e devo fazer os mesmos passeios que você fez. No meio do texto você lembra que é preciso se organizar e lembrar da câmera. Minha dúvida. Quais câmeras você utilizou nesta viagem? Eu estou em dúvida entre levar só uma à prova d’agua e o celular ou levar também uma Canon 7D que eu tenho. Como é o transporte disso nestas viagens de barco? Você usou algum tripé? Eu devo passar em uma praia do Camboja que tem planctons de noite! Mas temo que o tripé seja um peso desnecessário…
    Aliás, acho que valia um post só sobre dicas de fotografia em viagens!

    Reply
    1. Robson Franzói

      Grande Henrique, tudo bom!?!? Cara, então, sobre o tripé…. eu tento levar ele… mas é sempre um peso na mala e eu acabo usando pouco. Eu não recomendaria ele não…

      Sobre as câmera…. nessa viagem eu levei um Sony a77 (grande), uma GoPRO, uma Sony RX100 MIII (compacta) e mais o celular…. Sim, coisa pra caramba!

      Eu amo fotografia, vídeos e tudo mais… mas é um destino complicado, tanto que minha a77 morreu nessa viagem. Se for levar sua Canon, tenha em mente que ela estará em risco… praia é complicado. Tem que cuidar muito.

      Se o seu celular tira boas fotos…. já é ótimo pra você. E a câmera a prova d’água também….

      Então, sobre a sua sugestão de posts… da uma olhada nesse link: https://www.umviajante.com.br/fotoviagem/

      Já escrevi alguns posts Se precisar de qualquer coisa é só dar um grito aqui!! Grande abraço!!

      Reply
  2. Thai

    Oi Robson! Seus posts são demais, estão ajudando muito no nosso planejamento. Mas pergunta: como funciona com os pertences na hora de aproveitar as praias? É tranquilo deixar câmera e etc. no barco? Enquanto se faz um passeio na praia, ou enquanto mergulha no mar..
    Obrigada

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Thai, tudo bom?? Que bom que está curtindo os posts… fico muito feliz em saber

      Ah sim, é tranquilo deixar no barco. Mas assim, documentos você não precisa levar… e dinheiro, caso vá para algum passeio e pretenda comprar algo (se for em algum ilha que tenha lojas ou comida), leve pouco. Não por ser perigoso…. mas só por garantia… pra não perder e tal.

      Mas câmera eu achei bem seguro… nunca tive problemas nesse sentido e nunca vi relato de nada a respeito.

      Espero ter ajudado… Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

      Reply
  3. Pedro Paulo

    Boa noite.

    Ta show de bola esse post. Fotos lindas, cenários paradisíacos. Já fiz todo o meu roteiro de viagem baseado no seu. Também irei em Fevereiro, queria saber se voce sabe informar se la em Bangkok tem Loja da Apple Oficial, se vende Iphone e se funciona no Brasil e se o preço é melhor. Penso em usa-lo la também como alternativa a Gopro embaixo d´água, com suas limitações, obviamente. Valeu!

    Reply
    1. Robson Franzói

      Grande Pedro, tudo beleza!?! Que massa que vai fazer essa viagem, tenho certeza que vai curtir muito!!! Então, cara, loja oficial da Apple eu não me recordo de ter visto…. mas tem outras lojas que vendem iPhone sim. Acredito que funcionem no Brasil sim… mas se for comprar, compre em algum loja grande de shopping, não nas pequenas…. é mais garantido.

      Eu tenho um post sobre comprar em Bangkok, dá uma olhada nele: https://www.umviajante.com.br/tailandia/3337-compras-em-bangkok-os-shoppings-do-bairro-siam

      Agora, usar o iPhone no lugar da GoPro, puts… não sei se seria a melhor alternativa. Ele é resistente a água, não totalmente a prova d’água. Você teria que comprar um case a prova d’água, só não sei se encontra fácil isso.

      Bom, espero ter ajudado… Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

      Reply
  4. thabata

    Olá! amei os seus posts e inclusive usei sua planilha para adaptar o meu roteiro.. (rs) a minha dúvida é sobre a ilha James Bond (não consegui localizá-la em seu roteiro. Não sei se passou batido ou realmente vc não foi). Havia excluído hospedagem em Ao Nang após ver tudo que foi dito sobre Railay Beach, até pq todos os lugares que iria de lá vc foi de railay (hong island e 4 islands), exceto a Ilha James Bond. Sabe se pela Railay tem passeio para lá? Na verdade eu gostaria de dedicar um dia para Khao Phing Kan (Ilha James Bond). Vi em outros roteiros que esse passeio tem opção de incluir passeio de caiaque pela Lod Cave, visitando a baía Phang Nga, Caverna Lod, Mangues, ilha James Bond e Khao Ping Gan, Vila Flutuante Panyee, Templo Suwankhuha e Cachoeira. Especificamente para esses lugares eu consigo partir de Railay ou teria mesmo que me hospedar uma noite em Ao Nang para isso? Obrigada!! bjss

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Thabata, tudo bom? Que bom que está curtindo os posts aqui do blog! Fico super feliz em saber, de verdade!!

      Bom, sobre a James Bond, eu cheguei a pesquisar pra ir lá mas era longe e precisava de um dia todo para o passeio. De Railay os principais passeios são Four Island e Hong Island… até tem um passeio para Phi Phi, mas não vale a pena pelo que ouvi dizer…

      Mas eu acho que você consegue fazer saindo de tanto de Railay quanto de Ao Nang sim…

      Espero ter ajudado… Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

      Reply
  5. Karol

    Oi Robson tudo bem?
    Estou indo para a Thailandia em março e vir ler algumas dicas, obrigada por compartilhar…
    Acho que ficou errado nesse post o horario de saída e de retorno, já que fala 5 horas de duração, só pra avisar pra você arrumar, rs.
    Também escrevo em um blog sobre viagens, comecei faz pouco tempo, e tenho o instagram e facebook @poraiwithme.
    Espero sua visita :-*

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Karol, tudo bem e você!?! Ahhh verdade, acabei colocando o horário de retorno errado…. o correto é 16h. Obrigado por avisar Ahhh, pode deixar, vou visitar o seu o blog sim

      Reply
  6. Leonardo

    Fala Robson, eu aqui de novo rs. Vou em abril pra Tailândia e durante o ano novo tailandês estarei em Railay. Sabe dizer se as agencias de passeio funcionam normalmente nesse período ? Você também foi em abril né ? Abraço

    Reply
    1. Robson Franzói

      Grande Leo, beleza!?! Então, cara, bem nesse ano novo de abril eu estava em uma ilha no Camboja (Koh Rong). Eu acredito que muita coisa funcione sim, só não tenho certeza 100%…

      Se precisar de qualquer coisa é só dar um grito aqui!! Grande abraço!!

      Reply

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *