Salar de Uyuni, Bolívia – Chegando no maior deserto de sal do mundo – Terceiro Dia

Às 05h00 da manhã todos estavam de pé no hotel de sal. Como foi combinado na noite anterior, nós assistiríamos o sol nascer no Salar de Uyuni. Na madrugada fria e escura nós carregamos nossas mochilas nos veículos 4×4 e seguimos rumo ao deserto.

Fotos divertidas Salar de Uyuni

O grande deserto de sal era o objetivo da viagem e a ansiedade começou a bater forte, ainda mais no nosso grupo que estava com uns probleminhas com o guia…

Como você deve ter ligo no post do segundo dia da viagem ao Uyuni, nosso guia/motorista exagerou no vinho e ficou bêbado – a ponto de invadir nosso quarto às 03h00 da manhã aos berros. É claro que depois de duas horas o efeito ainda não tinha passado e estávamos bem preocupados.

Eis que sobra pra mim sentar ao lado do motorista e rezar pra tudo dar certo. O começo do percurso foi tranquilo – os 3 carros da agência andavam juntos e isso passava mais tranquilidade. Maaaaasss (sim, sempre tem um “mas”), nosso motorista camarada resolveu parar e ajudar um boliviano que estava com o carro enguiçado na beira da estrada. Meu coração ficou apertado ao ver o resto do grupo seguir em frente e a gente ficar pra trás.

Gente, é sério – o guia parecia não ter a menor pressa de voltar para o carro e nós não tínhamos a menor noção da distância que estávamos do salar. Por fim buzinamos pra ver se o cara se tocava e voltava pro carro. Um tempinho depois ele voltou e seguimos em frente.

Andamos…. mas andamos muito naquele carro. Nem sei dizer a distancia, mas sei que andados. Quase achei que ele não sabia o caminho. Não havia placas ou sinalização, apenas nós na escuridão de algum lugar da Bolívia.

Começamos a ver o céu se clarear ao longe e logo pensamos que perderíamos o por do sol por conta do motorista bebum. Mas ele garantiu que sabia o caminho e que daria tempo. Bom, devo admitir, encontramos os outros carros do grupo antes de sol nascer e tudo deu certo.

Salar de Uyuni, Bolívia

A sensação de entrar no salar é mágica. O carro parece deslizar sobre as nuvens… O salar é liso e plano – sem nada de buracos ou desníveis. Apenas branco e liso. Cruzamos um bom caminho em direção ao centro do salar, onde paramos para observar o que foi – pra mim – o nascer do sol mais lindo que já vi.

Salar de Uyuni - Nascer do sol no deserto
Salar de Uyuni - O Nascer do sol no salar

Sem palavras para descrever esse momento. Apenas fotos que representam uma pequena parcela daquela sensação.

Voltamos para o carro e seguimos em frente cruzando o salar. O motorista pisou fundo e ainda nos deu mais um susto. Eu, sentando ao lado dele, estava deslumbrando com a paisagem quando alguém do grupo me cutuca e fala: Robson!! Acorda o cara!!!! Ele tá dormindo! – Sim gente, ele cochilou dirigindo – risos. Sim, agora eu rio pois tudo acabou bem… mas na hora levei um susto. A sorte é que o salar é – como ele próprio falou – a melhor auto estrada que existe. Ahhh, detalhe, depois de ser ‘acordado’ o cara não vai e coloca os óculos escuros?!?! Agora não dava mais pra ver se ele dormia

Salar de Uyuni
Cruzando o Salar de Uyuni

Mas enfim, sãos e salvos, chegamos a Isla de Cactus – uma “ilha” de cactus perdida no meio do salar. De pirar a cabeça tentar imaginar a origem daquele lugar.

Isla de Cactus, Salar de Uyuni

Na ilha existe um circuito para percorrer, mas nossa vontade mesmo era aproveitar o deserto de sal que tinha ao redor. Não sabíamos que ainda teríamos mais tempo para as famosas fotos no deserto, então fizemos uma visita bem rápida na ilha.

Isla de Cactus, Uyuni
Ilha de Cactus - Salar de Uyuni - Bolívia

Foi nessa ilha mesmo que tomamos um café da manhã bem gostoso. Diferente das outras agências, que serviram o café da manhã ao lado do carro, nosso café da manhã nesse dia foi no restaurante da ilha. Show de bola!

Partimos então para mais uma parada no meio do deserto para finalmente ter todos o tempo necessário para as famosas fotos no Salar de Uyuni. Vou dizer pra vocês: ôôô coisa difícil de conseguir essas fotos. Câmeras grandes como a minha não tem chance, acaba desfocando muito o primeiro plano para focar o segundo (ou o inverso). As melhores fotos saiam com as clássicas cyber shot.

Salar de Uyuni - Ilusão de Ótica
Salar de Uyuni - Ilusão de Ótica
Salar de Uyuni - Ilusão de Ótica

Ficamos bastante tempo curtindo o salar e rindo dos outros tirando fotos. Estava muito feliz por ter chegado ali. Sem dúvidas uma das viagens mais incríveis que já fiz.

Salar de Uyuni - Carros da Cordillera Traveller

De volta ao carro, seguimos para o outro lado do salar, chegando no mais antigo hotel de sal da bolívia e num monumento com bandeiras do mundo inteiro. Pausa rápida para fotos – algumas pessoas nem desceram do carro.

Bandeiras Uyuni

Seguimos então para nosso último almoço com o grupo. Esse era o último dia para aqueles que seguiram viagem pela Bolívia, e eu e o Rafael ainda teríamos todos o caminho de volta até San Pedro de Atacama.

Mas calma lá, a viagem ainda não acabou… o dia não acabou! Nossa última parada era o Cemitério de Trens de Uyuni. Mas essa parte, assim como a volta para San Pedro, eu conto no próximo post

Veja aqui o que já rolou no blog sobre a jornada até o Uyuni:

Primeiro dia de viagem do Atacama ao Salar de Uyuni

Segunda dia de viagem do Atacama ao Salar de Uyuni

Visão geral sobre a viagem para Uyuni saindo do Atacama

 

Mundo Aberto

Mundo Aberto é um projeto dos blogs The Way Travel e Um Viajante para explorar o mundo por mais de um olhar e detalhar cada experiência vivida nas expedições, de pontos turísticos e belezas naturais a informações sobre hospedagem, transporte, alimentação e dicas para aproveitar a viagem.

mondial-pos-2016

Meu Primeiro Mochilão

About The Author

Robson Franzói é um curitibano de 27 anos, formado em design e obcecado por descobrir coisas novas. Em 2012 decidiu correr atrás dos seus sonhos e no seu primeiro mochilão descobriu sua grande paixão: viajar! Amante também da fotografia, o garoto criou esse blog para compartilhar suas histórias, aventuras e clicks pelo mundo. Suas fotos já estão ficando conhecidas, aproveite e acompanhe o Instragram @blogumviajante

Related posts

66 Comments

  1. Karine

    Demaaaaaaaaaaaais!
    Fiquei babando com assas fotos, sensacionais, parabéns! Hahahahah.
    Tenho MUUUITA vontade de conhecer a Bolívia por causa do Salar de Uyuni. Adorei seu post (esse e muitos outros que já li por aqui). Parabéns pelo blog

    Reply
    1. Robson

      Oi Karine!! hahahha valeuuuuuuuuu pelos elogios!!! Fico super feliz em receber comentários assim e em saber que o blog está ajudando outros viajantes!!

      Quando puder faça SIM essa viagem pois é surpreendente!!

      Obrigado de novo

      Reply
  2. Sigrid

    Caraca, tudo muuito massa!
    Vou fazer essa viagem no início de outubro e venho devorando TUDO que encontro sobre o assunto ultimamente.
    Adorei as fotos e espero fazer muitas.
    Parabéns!

    Reply
  3. Larissa Martins

    Olá Robson, estou planejando meu mochilão pela américa latina e estou com uma dúvida, talvez vc possa me ajudar É possível fazer os tours do atacama de um jeito que nao fosse necessário voltar para SPA cada vez que o tour acabe. Minha intenção é ir para o Uyuni depois e seguir para Sta Cruz, então eu gostaria de sair de SPA e ir em direção ao Uyuni, fazendo os passeios principais, como vc fez, e seguindo sempre em frente, sem ficar indo e voltando. O que vc acha?Me ajudaria muito a sua opinião. Abraços!

    Reply
    1. Robson Franzói

      Então Lirissa, na verdade os passeios pelo Atacama sempre voltam para SPA. Cada um é para um lado e nem sempre são em direção ao Salar de Uyuni. E esses passeios são feitos com agências diferentes das que vão te levar ao Salar. Você vai precisar fazer os passeios pelo deserto e depois começar sua viagem em direção ao Uyuni, mas te garanto que assim é a melhor opção…. a logística deles é muito boa.

      Minha sugestão é você visitar a Ayllu Expediciones, que foi a agência que fiz os passeios pelo deserto. Converse com a Flávia, a brasileira que é dona da agência. Ela me prometeu uns descontos especiais para os leitores que falarem que conheceram a agência aqui no blog. Pelo que estou sabendo eles estão fazendo também a viagem ao Salar de Uyuni (quando eu fui ainda não estavam fazendo), então seria perfeito pra você… já que fecharia todos os passeios com a mesma agência.

      Espero que as dicas sejam úteis

      Reply
  4. Nelsuely

    Olá Robson! Pretendo ir ao salar em maio próximo e fiquei maluca com o seu relato! Me emocionei, ri, e mais do nunca, agora estou contando os dias pra chegar lá. Obrigada! Grande abraço!

    Reply
    1. Robson Franzói

      Hahaha que bom ler seu comentário Nelsuely…. você vai amar essa viagem. O Salar de Uyuni é um lugar incrível. Aproveite e depois volta aqui contar como foi…

      Reply
  5. Laiane

    OI Robson!

    Que viagem fodástica!

    Estou indo pro Atacama em janeiro, mas lá ficarei poucos dias. Infelizmente, só depois de ter fechado os dias que ficarei em cada lugar, li sobre o Salar de Uyuni e bateu uma dorzinha de arrependimento. As suas fotos só reforçam isso.

    Mas esse passeio já está na lista, é incrível tudo que você retratou tão bem.

    Sou nova aqui no blog, mas você tem algum post sobre dicas de fotografia, ou coisas do tipo? Sou bem verdinha nisso e queria aprender mais para fazer bons registros das viagens.

    No mais, obrigada por compartilhar a experiência (não tem vídeo do Salar de Uyuni?).

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Laiane.. hahha, fico feliz com seu comentário A viagem foi realmente incrível!! Ahh, as vezes acontece de não conseguir incluir um lugar no roteiro, mas não vai faltar outras oportunidades.. acredite. Uma viagem que você pode incluir o Salar é junto com Machu Picchu. Conheço muitas pessoas que fazem mochilão Bolívia + Peru.

      Nesse link aqui eu tenho alguns dicas relacionadas com fotografia: http://www.umviajante.com.br/fotoviagem/

      Obrigado por acompanhar o blog e comentar aqui

      Reply
  6. Viviane

    Sensacional!!! Rssss… o motorista cochilou!!!! Ahhhh….. o maior medo que estou são desses motoristas bolivianos!!! Me diz uma coisa, como vcs faziam para carregar as máquinas? Nos alojamentos é possível faze-lo?
    Parabéns pela viagem e mais uma vez excelentes seus relatos!

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Viviane… você viu só… o cara dormiu!! Hahaha, mas tudo acabou bem… fica esperta e qualquer coisa cutuca ele!! hahaaha

      Então, sobre carregar as câmeras.. em todos os alojamentos haviam tomadas, em alguns não ficava no quarto, então você tinha que deixar seu carregador em um outro cômodo. No hotel de sal era assim, mas esse quarto ficava trancado. De qualquer forma o ideal é levar suas baterias com o máximo de carga e se possível um bateria extra…. eu fiz dessa forma e não tive problemas.

      Uma dia boa são aquelas baterias externas, sabe? Que você pode carregar seus aparelhos através delas…. É super útil!

      Reply
  7. Roberta Silva

    Robson,

    Cara, é impressionante suas fotos…
    Li os relatos dos 3 dias dessa linda viagem e fiquei de boca aberta…

    Parabéns pois são esses tipos de fotos e descrições que nos fazem ficarmos apaixonados por lugares que queremos visitar mesmo antes de ir.

    Abraço,
    Roberta

    Reply
    1. Robson Franzói

      Que bom que curtiu Rô, fazer os leitores viajar nas fotos é a ideia mesmo. Sempre que recebo uma mensagem assim tenho ainda mais vontade de continuar postando.

      Continue acompanhando o blog, vai ter muitos posts legais e muuuuitas fotos

      Obrigado pela mensagem novamente

      Reply
  8. Adriana

    Oi Robson, tudo bem?
    Preciso de uma luz… Estou planejando essa viagem e a primeira dúvida é: fica mais fácil (inclusive financeiramente) fazer o aéreo Brasil-Bolívia ou Brasil-Chile?
    Agradeço imensamente se puder responder.
    Abraço

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Adriana, tudo bom? Na verdade depende…. se pra você não fizer diferença no roteiro, vá pelo que sair mais barato. Eu consegui uma promoção para ir para o Chile nesse ano, que nem tinha como comparar com outras passagens… a promo foi muuuuito boa. Se os valores ficarem parecidos, escolha uma de acordo com seu roteiros

      Reply
      1. Adriana

        Entendi. Eu confesso que prefiro Chile… Estou vendo aqui no Google Maps, de Santiago p Uyuni fica tipo beeem longe. Você poderia me dizer qual foi exatamente o seu itinerário?
        Muitíssimo agradecida.

        Reply
        1. Robson Franzói

          Então Adri.. eu cheguei em Santiago e lá peguei um vôo para Calama… de lá peguei uma van para ir até o Deserto.

          Os demais passeios estão aqui no blog. Se tiver alguma dúvida é só gritar

          Reply
  9. Laise Azevedo

    Robson, rapaz, eu estou surpreendentemente extasiada com tuas histórias…
    Surreal este lugar e a maneira como tu conta tudo que aconteceu só me induz a querer cada vez mais conhecer
    este lugar fantástico. Eu e uma amiga já estamos programando nossa ida ao Deserto de Sal.
    Tuas imagens são fantásticaaaaas e para amantes de fotografia, lugares fantásticos e uma paisagem sem igual
    como eu, vc e tantos outros elas só acrescem o desejo de conhecer este lugar.
    Grata por compartilhar conosco teus caminhos.
    Abraço!!

    Reply
  10. Paula Pelegrina

    Olá Robson!
    Ameeeei poder ler suas experiências e ver as fotoss!!! Vai me ajudar muito a preparar meu mochilão.
    Pretendo ir em setembro sozinha. Estou um pouco apreensiva, pois será a primeira viagem sozinha, mas vai dar tudo certo!

    Espero logo compartilhar, assim como você, minha experiência!

    Beeijos =)

    Reply
    1. Robson Franzói

      Isso aí Paula, vai mesmo… você vai amar… Depois tem que ir pra Ásia, onde estou agora…. isso aqui é um sonho!!! Beeeijo!! Sawasdee krap!

      Reply
    2. Paulo

      Olá, Paula e Jair. Também estou indo para lá semana que vem (10 de setembro) e sozinho. Primeira viagem “forever alone” também. Podemos trocar figurinhas ([email protected]).

      Reply
  11. Mateus Nogueira

    Fala, Robson. Cara, que fantástico! Que surreal! Deixa eu te perguntar, a viagem de volta até San Pedro de Atacama dura quanto tempo? Imagino que vocês não fiquem parando “em todo lugar” como na ida não, né? Hehehehe. Em março de 2016 tô indo pro Chile (avexado nada =P) comemorar meu aniversário e, além de conhecer Santiago (mesmo que rapidinho), quero muito ir pra San Pedro de Atacama, fazer os passeios lá, e depois seguir pro Salar de Uyuni. Você acha que quantos dias eu preciso “reservar” pra fazer isso (Atacama e Salar de Uyuni)? E outra, todas as refeições que vocês fizeram e as dormidas nos hotéis onde ficaram já estavam incluídas no preço do pacote?

    Grande abraço aqui do Ceará.
    E parabéns pelas fotos incríveis, cara.

    Reply
    1. Robson Franzói

      Grande Mateus, tudo bom cara? Então, a viagem de volta dura 1 dia. Você saí de Uyuni lá por 16h00 e chegar em San Pedro ao meio dia do dia seguinte. Você não vai parando não, é diretão mesmo… Nós demos sorte de parar para dar uma aliviada na bexiga e vimos um pôr do sol lindo na estrada. Então, eu recomendo pelo menos 4 dias para o Atacama mais os dias para a viagem ao Salar, que são 3 noites para ida e volta ou só duas noite para ida e depois seguir viagem pela Bolívia. Você não precisa reservar, mas entre em contato com a Ayllu, que foi a agência que eu fiz os passeios no Atacama. Fale com a Flávia e diga que é leitor do Um Viajante, assim você consegue um desconto especial

      Ahhh, sim, todas as refeições e hospedagens estão inclusas na viagem ao Salar.

      Um grante abraço aqui de Curitiba para você e para todos dessa terra linda que é o Ceará – tenho muita vontade de conhecer!! Abraço!!!

      Reply
  12. Marina

    Oi Robson! Tudo bem??
    To planejando fazer a viagem chile + bolivia, que nem a de vocês! To amando ler os post sobre as viagens e ficando cada vez mais ansiosa!
    Qual foi a época que vocês foram?
    Eu to pensando em ir em janeiro devido as minhas férias, será que é uma boa época?
    E parabéns pelo blog! É sensacional!
    Abraço!

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Mari… fico feliz que o blog está te ajudando… Nós fomos em Abril! Mas janeiro é bom sim, pode ir tranquila. Se tiver alguma dúvida é só dar um grito…. e obrigado pela mensagem

      Reply
    1. Robson Franzói

      Grande Bruno, tudo bom? Valeu pela mensagem!!! Então, eu saí de Uyuni por volta das 16h.. viajamos até umas 22h00, dormimos em uma estalagem bem simples e no dia seguinte, as 05h00 da manhã, pegamos a estrada novamente… chegamos em San Pedro perto do meio dia…

      Qualquer outra coisa é só dar um grito

      Reply
  13. Diana

    OI Robson,

    Muito bacana teu blog e a maneira como descreves os lugares! Parabéns e obrigada por compartilhar conosco.
    Nos estamos planejando ir ao Atacama agora em outubro e ficamos muito tentados a fazer a viagem ate o Salar de Uyuni, porem meus pais irão junto e estamos com receio de ser uma viagem muito puxada pra pessoas de 65 anos, apesar de serem extremamente ativos e não aparentarem a idade que têm.
    Queria saber de você se existe alguma dificuldade extra, como falta de ar ou atividades que exigem muito do físico das pessoas.
    E as acomodações no meio da caminho são decentes
    Obrigada desde já!
    Abraços, Diana

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Di, tudo bom? Legal que está programando essa viagem…. vocês vão curtir!! Eu acho que seus pais vão curtir sim… as hospedagens são bem simples, mas acho que eles vão tirar de letra…. não tem nada muito difícil não… só não tem luxo mesmo…. E toda a paisagem compensa qualquer esforço…. Leva eles que vai ser show!!!

      Qualquer coisa dá um grito!!

      Reply
  14. Gilson

    Robson!
    Vou em Novembro sozinho, pretendo alugar um carro em sucres e cruzar o deserto.
    Pergunta meio complicada, sabe dizer se eu chegando por conta propria nos abrigos para a pernoite é facil conseguir vaga?
    Meu medo de ir por conta propria é não ter local para dormir.
    Valeu
    Abraço!

    Reply
    1. Robson Franzói

      Fala Gilson, cara.. olha, nesse caso a sua viagem vai ser bem diferente da minha… eu não sei dizer exatamente como é essa questão de hospedagem.. mas eu acho que você não vai ter problemas… tente já se informar sobre isso quando você for pegar o carro, certamente o pessoal vai ter umas dicas pra você…

      Qualquer outra coisa é só dar um grito por aqui! Grande abraço!!

      Reply
  15. Esteban martinez

    Que buenas fotos Robson ! me ha gustado mucho tu blog . Estoy en Bolivia y espero en unas semanas visitar este maravilloso lugar. Saludos.

    Reply
    1. Robson Franzói

      Esteban Hola, ¿cómo estás?
      No te puedes imaginar lo feliz que estoy de recibir su mensaje.
      Muchas gracias. Continúe siguiendo el blog. Buen viaje para usted. Saludos!!

      Reply
      1. Esteban Martinez

        Gracias Robson, Soy Venezolano espero algún día visites nuestras hermosas y cálidas tierras .Saludos.

        Reply
  16. Jhenifer

    Meu Deus !! Que lugar lindooo, suas fotos ficaram lindas , fantásticas, Parabéns pelo blog, estou encantada por tantos lugares lindos, espero um dia poder viajar como você e conhecer esses lugares lindos. Obra prima de Deus , muito lindo mesmo .. beijos vou continuar olhando seus post .. rss

    Reply
  17. aline

    Ameiii o blog quero viajar para este lugar incrível, gostaria de saber mais ou menos qual o custo de uma viagem assim de três dias

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Aline, tudo bom?? Então.. essa viagem para o Salar, saindo de San Pedro de Atacama, tem duas opções: ida e volta e somente ida (para quem vai seguir vigem pela Bolívia. A viagem de ida e volta está saindo em torno de 220 dólares e somente ida é 185 dólares – cotado com a Cordillera Traveller. Nesses valores já estão inclusos hospedagem e alimentação.

      Esperto ter ajudado… qualquer outra dúvida é só dar um grito!!

      Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Cintia, tudo bom? Então, a volta é feita logo depois de visitar o cemitério de trens… Nós ficamos alguns horas ali na cidade de Ayuni e depois seguimos viagem direto… não tem pausa em pontos bonitos.. é apenas estrada e uma parada para dormir – em uma hospedagem bem simples na Bolívia. Acordamos bem cedo e seguimos para o Chile.

      Chegamos em San Pedro perto do meio dia….

      Basicamente é isso… Se tiver qualquer dúvida é só dar um grito aqui

      Reply
  18. Lucas

    Fala Robson, beleza? Cara, eu farei Atacama e Salar Uyuni, a minha dúvida é: a mala/mochila principal você carregou ou deixou em San Pedro?

    Reply
    1. Robson Franzói

      Grande Lucas!! Tudo certo?? Nos passeios do Atacama a mochila principal fica no hostel… No viagem pra Uyuni você leva ela, mas ela é guardada na parte de cima do carro, protegida com uma capa… Só dá pra pegar ela no final do dia… Então você tem que levar na sua mochila menor tudo o que vai precisar durante o dia…

      Susse!?! Qualquer outra dúvida é só dar um grito

      Reply
  19. Michael Lewin

    Olá,muito bela sua viagem!
    Qual agencia contratour para o tour?
    Setembro é um bom mes para se ir?(ouvi falar que nessa eepoca não chove e o salr não está coberto de camada de eagua da chuva)
    Grande abraço!

    Reply
    1. Robson Franzói

      Grande Michael, tudo bom? É uma boa época sim!! Realmente o Salar não estará coberto por água, mas mesmo assim é lindo! A agência que fiz a viagem para Uyuni foi a Cordillera Traveller… Qualquer outra dúvida é só dar um grito aqui

      Reply
  20. Michael Lewin

    O problema com o foco é o modo AUTOFOCO?A camera perde referencia de planos de vido ao grande horizonte?
    Camera com foco manual é mais recomenddada?

    Reply
    1. Robson Franzói

      Grande Michael… Então.. Na verdade o problema não é o foco, mas sim a profundidade de campo… Em se você tiver pouca profundidade de campo, o fundo vai ficar desfocado.. Isso dificulta as fotos com aquela perspectiva.. Que todo mundo brinca no Salar… As câmeras mais simples, tipo cybershot ou do celular mesmo, essas tem boas profundidades de campo… O que ajuda nessas fotos. Outra coisa que ajuda nas fotos de paisagens são as lentes grande angulares, como é o caso da GoPro, por isso as fotos de paisagem com essa câmera ficam show!!

      Reply
  21. Patricia

    Robson!!! Duas perguntas: Lá em SPA o valor dos passeios são cotados em dólar? E a mais importante: qual o nome do motorista bêbado??? Vc lembra??? Vai que? Rsssss…

    Reply
    1. Robson Franzói

      Hahahahha… Pati, ri com a sua pergunta sobre o motorista!!! Pior que eu não tenho ideia…. mas vai na fé que vai dar tudo certo!!!

      Os valores você vai ver em pesos chilenos, mas pode pagar em dólar também – a maioria dos lugares aceita!

      Desculpa a demora para te responder, essa semana foi uma correria pra mim… estou preparando um lançamento super especial aqui no blog…. pra semana que vem!!!

      Reply
  22. Mateus

    Robson, olha eu aqui de novo (o Mateus do Ceará que comentou aí em cima hehehe)

    Cara, minha viagem tá chegando e eu tenho umas perguntas muito bestas aqui pra te fazer, só pra garantir =P
    Você ficou hospedado em San Pedro (pagando hospedagem) somente até o dia que saiu pro Uyuni, né? No 4º dia, quando você retornou a San Pedro, fez outra reserva para passar o restante dos dias, né isso?

    E rapaz, aparece aqui pelo Ceará qualquer dia que a gente come uma rapadura =P

    Reply
    1. Robson Franzói

      Grande Mateus, tudo beleza?? Então… eu reservei a hospedagem em San Pedro até o dia em que fui pro Uyuni. Quando voltei, no quarto dia, não tinha reserva não… nesse mesmo dia eu já tinha um vôo para Santiago, então nem dormi em San Pedro.

      ahhhhh muuuuito obrigado pelo convite!!! tenho que visitar o Ceará mesmo!!! Vou lembrar dessa rapadura para te cobrar hein!?! haha

      Se tiver qualquer outra dúvida me dá um grito aqui

      Reply
  23. Krika

    Robson. O valor que você falou para fazer o passeio para o Deserto de Uyni, inclui as refeições e as hospedagens ( dormidas )? é uma media de $ 100 pesos chilenos para quem de lá for seguir para a Bolívia?

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Krika, tudo bom? Olha, os valores já muram um pouco… essa viagem que fiz foi em 2014. No site da Cordillera tem os valores atuais – acredito que sejam os atuais.

      Mas sim, o valor que você vai ver lá já incluí hospedagens e refeições…. tá tudo no pacote!

      Se tiver qualquer outra dúvida me dá um grito aqui

      Reply
  24. Ana Paula

    Estou indo pra SPA em abril e quero fazer esse passeio para o Uyuni. Você sabe se todo dia da semana já saem pra esse passeio? Programei 4 dias de quinta a domingo, será que dá?
    By The way..Lindas fotos!!! Que câmera usou?

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Ana, tudo bom? Olha, normalmente as saídas são diárias sim. Eu acho que depende do número de pessoas que vão fechar o passeio… mas normalmente dá sim.

      Tente já fechar isso logo que chegar lá, no primeiro dia!!

      Ahhh, obrigado!! Que bom que gosta das fotos!!! Eu uso uma Sony A77.

      Se tiver qualquer outra dúvida me dá um grito aqui

      Reply
  25. Márcia Cristina Gomes Molina

    Olá Robson, tudo bem?
    Já estou de passagens compradas para uma viagem em julho que se inicia em Santiago e finaliza em Cusco.
    Adorei suas dicas e montei meu roteiro a partir dos seus posts.
    Agora só uma dúvida, entrei em contato com a Cordillera Traveler, eles fazem o passeio, porem não voltam para San Pedro do Atacama. Como você fez para voltar? Tem ônibus ou outra forma de transporte de volta ao Atacama. Meu vôo é no dia seguinte cedo.
    Fico no aguardo e agradeço muito!
    Parabéns pelo blog, é perfeito para quem ama viajar!

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Márcia, tudo bom? Desculpa a demora para te responder… acabei de chegar de uma viagem de um mês pela Europa e só agora vou conseguir colocar os comentários em dia…

      Sério que eles não voltam mais? Quando eu fui eles voltaram… na verdade tinha duas opções: 4 dias e 3 noites (para ida e volta) e 3 dias e 2 noites (somente ida)….

      Eu optei por esse passeio de ida e volta…. Melhor confirmar isso com eles… pois muita gente volta…

      Ahhh.. muuuuuito obrigado pela mensagem!! Que bom que gosta do blog, fico super feliz em sabr!!! Continue acompanhando, estou voltando para o Atacama e logo terei mais novidades!!

      Se precisar de qualquer coisa é só dar um grito aqui!! Grande abraço!!

      Reply
      1. Márcia Cristina Gomes Molina

        Olá Robson, tudo bem? Agradeço imensamente pela resposta. Na verdade, eu me equivoquei, eles voltam no tour de 4 dias, estou fechando com a Cordillera Traveller. Eu quero aproveitar para agradecer e elogiar a agência Ayllu que você indicou no Blog. Tenho sido muito bem atendida pelo Gabriel. Os e-mails sempre são respondidos e me ajudam a sanar minhas dúvidas quanto aos passeios. Parabéns pela indicação e a turma da Agência, agora é só aguardar ansiosamente pelas férias de julho. E obrigada pelas dicas. Estou adorando o blog. Abraços.

        Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Malu, tudo bom? Cheguei meio dia. Agora eu junho e fiz a viagem novamente e a volta era programada para o final do dia, mas avisei a agência que eu precisava chega meio dia, pois tinha um vôo no final do mesmo dia. Aí eles ajustaram a volta para dar tempo… mas não é toda agência que faz isso. Legal você confirmar com a agência o horário de chegada

      Se precisar de qualquer coisa é só dar um grito aqui!! Grande abraço!!

      Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Dani, tudo bom? A viagem de ida e volta são 4 dias e 3 noites.

      Se precisar de qualquer coisa é só dar um grito aqui!! Grande abraço!!

      Reply
  26. Thiago Peluso

    Meu amigo, boa tarde!

    Parabéns pela riqueza em detalhes e explicações, decidi fazer um mochilão graças a seus posts!
    Tenho apenas uma dúvida, disponho de 15 dias, e gostaria de ir para machu picchu após o Salar de Uyuni.
    O que me aconselha?

    Reply
    1. Robson Franzói

      Grande Thiago, tudo beleza? Cara, mil desculpas pela demora para te responder… Estou desde julho sem conseguir dar uma atenção aos comentários do blog… No meu último post eu comentei um pouco sobre isso…

      Então, já conseguiu formular o seu roteiro? Como está a evolução da viagem? Se precisar de alguma ajuda é só dar um grito aqui pra mim Abraço!!!

      Reply

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *