Descobrindo Praga com o Free Walking Tour

Esta é sem dúvidas uma das melhores maneiras de começar a desbravar uma cidade, principalmente se falando de uma cidade como Praga. Como boa parte das atrações fica concentrada em uma mesma região, participar de um walking tour é uma ótima maneira de ter um primeiro contato com a cidade.

Tour em Praga

Esse tipo de tour é oferecido em diversas cidades da Europa. Uma das empresas que organiza esse tipo de tour em Praga é a SANDEMANs New Europe, que também oferece o serviço em outras 17 cidades.

Eu me informei sobre o tour na recepção do hostel, o Mosaic House, já no primeiro dia. Mas como cheguei no fim da tarde, fiz o tour na manhã seguinte. Vale destacar que o tour é realizado todos os dias em dois horários: perto das 10h e perto das 14h. Confirme o horário na recepção para não ter imprevistos.

Várias pessoas do hostel se juntam para fazer esse passeio, que pode ser feito tanto em inglês quanto em espanhol. Nós saímos todos juntos do hostel e vamos até a Old Town Square, que é oficialmente o ponto de partida do tour.

Tour em Praga - Relógio Astronômico

Lá você já começa a ouvir explicações sobre a história da cidade e dos monumentos. É nessa praça que fica o famoso Astronomical Clock, o Relógio Astronômico, que é um dos cartões postais da cidade – super bonito, mas indecifrável pra mim.

Você vai reparar que de hora em hora uma pequena multidão para em frente ao Relógio Astronômico para curtir um pequeno showzinho que rola no relógio. Não é a coisa mais emocionante do mundo, mas faz parte da história da cidade… então curta e se divirta com a caveira dançante (oi?).

Tour em Praga

Bom, o tour vai te levar para várias partes da cidade e no caminho você vai ouvindo histórias e curiosidades sobre ela. Essa é a parte legal desse tipo de tour… Nem tudo que é falado ali você vai encontrar em algum guia ou coisa do tipo, então é um conhecimento a mais que você adquire.

Alguns pontos que o tour passa:

Old Town Square & Astronomical Clock

Como eu falei é o ponto de partida do tour. Essa é a principal praça de Praga e onde se encontra o Relógio Astronômico, instalado em 1410. Na praça também fica a Prefeitura da cidade, a Capéla Gótica e bem no meio da praça o Jan Hus Monument – em homenagem ao lider religioso Jan Hus.

Praga

Karluv Most – A famosa Charles Bridge

Sem dúvidas é o principal cartão postal da cidade. A ponte, construída em 1357, tem mais de 500 metros de comprimento e exibe 30 esculturas de santos. Lute em meio a multidão que ali se aglomera para conseguir um espaço em meio aos músicos, pintores e ambulantes que se espalham pelo caminho.

praga-republica-tcheca-010

Josefov – O Bairro Judaico

O tour vai te levar para dentro do bairro judaico da cidade, onde você vai passar na frente das sinagogas e também ao lado do Cemitério Judaico. Durante o tour você não vai visitar esses lugares, apenas vai ouvir um pouco da história. Depois você volta e faz a visita com calma.

praga-republica-tcheca-009

* * * *

Claro que o tour passa por muitos outros lugares e você vai obter muito mais informação por lá. Não adiante eu entregar toda a história aqui pra você.

Em alguns lugares você vai poder entrar, como a Catedral e algumas igrejas – inclusive em uma delas você vai ouvir uma história bem bizarra sobre uma mão que foi cortada e permanece pendurada na entrada da igreja – sério mesmo!

O pessoal do tour também vai te mostrar alguns lugares interessantes para comprar lembrancinhas. Pelo que eu pesquisei eram os lugares mais baratos mesmo, como essa feirinha não muito longe da praça principal:

Compras em Praga

Mapa de Praga – Walking Tour

O free tour tem uma duração média de 3 horas, mas a empresa também oferece tour diferenciados. Neste mapa você pode ver como os tours são divididos e a localização das atrações na cidade.

Mapa de Praga

Qualquer dúvida que tenha fique a vontade para deixar um comentário.

Vai para Praga? Encontre aqui as melhores opções de hospedagem na cidade.
Aproveite e pegue aqui um cupom de 15% de desconto para contratar o seu Seguro Viagem.

Melhor Seguro Viagem InternacionalBooking.com

Escrito por

Robson Franzói é um jovem de Curitiba que tenta inspirar outros viajantes a explorarem diferentes lugares do mundo. Decidiu correr atrás dos seus sonhos e hoje vive desse blog, seu projeto mais especial. Apaixonado por fotografia e vídeos, o garoto vive para compartilhar suas experiências e dicas dos lugares que conhece. Suas fotos já estão ficando conhecidas e seus vídeos inspiram muitos viajantes. Aproveite e acompanhe o Instagram e também o Canal Um Viajante.

Posts relacionados

27 Comentários

  1. KARINA

    Olá!
    Robson, qual é o valor medio que se paga ao guia nesses Walking tours na Europa?
    Quero mto fazer mas fico em duvida qto deverei pagar no final…

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi karina… na verdade esse tour é grátis… no fim você pode dar uma contribuição (se gostou do tour).. eu dei algumas moedas, pois eu só tinha notas granges…. Mas tipo, se gostar do tour, pode ser uns 100 ou 150 coras (de 3 a 5 euros)… Eu acho que já é um bom valor…

      Responder
  2. Rafael

    Ola Robson,

    Eu trabalho no Sandmans aqui em Praga que legal que gostou do tour ainda mais fez um artigo sobre isso , posso perguntar qual foi seu guia ? eu tambem faco o beer tour , Republica Tcheca tambem e muito conhecida por sua cervejas a principal Pilsner Urquell a mae de todas as larges, abracao

    Responder
    1. Elaine

      Olá Rafael,
      Iremos para PRAGA no próximo mês, acredito que em meados de 19/10. Gostaria de fazer esse beer tour. Como podemos combinar?

      Forte abraço

      Responder
      1. Robson Franzói

        Oi Elaine, tudo bom?? Então, normalmente o seu hotel/hostel vai ter as informações sobre horários e pontos de encontro, é só confirmar na recepção 😀

        Um Forte abraço!! Qualquer outra dúvida é só dar um grito!!

        Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Maria!!! Tudo bom e você?? Lembro sim… foi pertinho da Charles Bridge.. não sei se isso é Padrão, mas foi por ali.. 😉

      Responder
  3. Bia

    Qual lugar barato voce recomenda para UMA pessoa comer? Vou viajar sozinha para Praga e quero comer nos lugares mais em conta, pois nao terei com quem dividir a conta…… O que vc sugere? Obrigada!

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Bia, tudo bom? Desculpa a demora pra te responder… acabei tirando uma folga no carnaval..

      Então, olha… eu vou te indicar um lugar que eu visitei e gostei bastante.. achei os preços bem atrativos pelo que foi oferecido… da uma olhada nesse post: https://www.umviajante.com.br/republica-tcheca/2255-onde-comer-em-praga-conheca-o-cafe-louvre-e-o-melhor-bolo-de-chocolate-que-voce-vai-comer

      Se tiver qualquer outra dúvida me dá um grito aqui 😉

      Responder
  4. RENATO SALVIANO LIMA

    Oi, Robson.

    Estou programando para conhecer Praga em breve e gostaria de saber qual a documentação necessária para entrar na República Tcheca. Além do passaporte,eles exigem algum tipo de visto ou documentação extra? Se sim, como você fez para tirar essa documentação? Outra coisa: você acha que em 5 dias consigo conhecer bem a capital? E em média, quanto uma pessoa gasta por dia na cidade? Desculpe a quantidade de perguntas, é que sempre procuro me programar o máximo possível.

    Agradeço desde já.

    Responder
    1. Robson Franzói

      Grande Renato, tudo bom? Então, não precisa de nada diferente não… Dá uma olhada nesse post que vai te ajudar: https://www.umviajante.com.br/guia-viajante/177-documentos-viagem-mochilao-europa

      Sobre o tempo… 5 dias está ótimo! Vai conseguir aproveitar muito bem a cidade!

      Quanto a grana.. assim, eu levei euros e fiz o câmbio por lá. Mantive a mesma média das outras cidades: 50 euros por dia + hospedagem. Em Praga é bem de boa esse valor, já que a cidade não é cara.

      Se precisar de qualquer coisa é só dar um grito aqui!! Grande abraço!! 😀

      Responder
  5. Flávia

    Ola Robson, tudo bem?
    Estou de viagem marcada pra Prague o mês que vem. Estou super ansiosa, li todas suas materias sobre a Republica Theca, que me ajudaram muito a entender um pouco sobre a cidade, mas ainda tenho algumas duvidas que talvez você possa me ajudar.
    Devo comprar os tickets para visitar os lugares com antecedência?
    Você tem alguma dica de lugares pra ir a noite?
    Antes que me esqueça parabéns pela materia.
    obrigado
    Flávia

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Flá, tudo bom? Que bom que o blog te ajudou no planejamento da sua viagem… Então, para Praga eu não comprei nada antecipadamente e foi bem tranquilo por lá.

      Que tipos de lugares você gostaria de ir? Balada? Eu não cheguei a ir, mas sei que em Praga existe uma das maiores da Europa. São vários andares e várias pistas… não sei o nome, mas não é difícil descobrir 😉

      Espero que continue aproveitando as dicas do blog para outras viagens também 😉

      Se precisar de qualquer coisa é só dar um grito aqui!! Grande abraço!!

      Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Hada, tudo bom? Olha, normalmente não tem em português… Mas você pode dar sorte de encontrar algum guia brasileiro por lá – o que não é tãoo difícil.

      Desculpa a demora para te responder… Estou desde julho sem conseguir dar uma atenção aos comentários do blog… No meu último post eu comentei um pouco sobre isso…

      Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

      Responder
  6. Ronei

    Boa tarde, Robson!

    Estou indo para Praga, você recomenda o Hostel Mosaic? Vi que você ficou por la, e pelo que verifiquei aqui é bem legal.

    Responder
    1. Robson Franzói

      Grande Ronei, tudo beleza!?! Cara, pode ficar nesse hostel sim!! É muito TOP! Fiquei em um quarto ótimo!! Eles tem uma baita estrutura…. impressionante!

      Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

      Responder
  7. Luana Amamiya

    Olá Robson, estamos querendo visitar Praga e gostaria de saber como é o deslocamento sendo que estaremos na Itália, será que vc pode nos ajudar? Estou adorando tudo sobre Praga no seu blog, assim a viagem vai ser mais prazerosa. Abraços!

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Luana, tudo bom? Vocês pretendem ir de trem? De qual parte da Itália sairiam, já tem um cidade definida?

      Vamos conversando.. espero poder ajudar…
      Abraços!!

      Responder
  8. Paula Monteiro

    Olá,

    Primeiramente parabéns pelo post! Muitoo bom 😀

    Segundo é preciso trocar a moeda? Ou eles aceitam o euro?

    Desde já

    Obrigada 😀

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Paula, tudo bom? Obrigadooo, que bom que gostou do post!!

      Então, tem que trocar sim! Eles não costumam aceitar Euro.. mas é bem fácil de trocar por lá 😉

      Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

      Responder
  9. Paulo P.

    Boas Robson olha eu vou para praga com amigos no final do mes. qual o valor minimo que deveremos trocar? só para ter uma ideia …
    Como funciona o free tour?

    Responder
    1. Robson Franzói

      Grande Paulo, tudo certo? Desculpa a demora para te responder, eu estou na Ásia e só agora conseguindo colocar os comentários em dia.

      Imagino que está na viagem agora…. Então, eu trocava sempre entre 50 e 100 euros. O free tour normalmente tem alguns pontos de encontro na cidade ou sai diretamente do hostel. Você então vai passear a pé pelos pontos principais e depois, no final, se gostou do passeio, colabora com o guia com alguma valor que você puder.

      Bom, se precisar de qualquer coisa é só me dar um grito aqui. Abraçooo!!

      Responder
  10. Gabriel

    Oi Robson, mito legal seu blog! Estou pretendendo passar em Praga durante minha viagem, só que, como terei pouco tempo (1 dia e meio), gostei muito dessa ideia do walking tour. Já fiz um no Porto (Portugal) e foi ótimo pra conhecer os lugares em pouco tempo e ainda aprender da história local. Gostaria de saber se esse tour tem aos domingos e se dá tempo de fazer o tour pela manhã (por exemplo) e a tarde ir na região do Castelo de Praga. O que vc acha? Abraço!

    Responder
    1. Robson Franzói

      Fala Gabriel, tudo bom? Então, normalmente tem o tour aos domingos sim! Mas é bom confirmar no seu hostel/hotel. E acredito que dá tempo sim de fazer o tour primeiro e depois o castelo 🙂

      Desculpa a demora para te responder… acabei de chegar de uma viagem e só agora vou conseguir colocar os comentários em dia…
      Se precisar de qualquer coisa é só dar um grito aqui!! Grande abraço!!

      Responder
  11. Johnnie Lustoza

    Free Walking Tour é a melhor forma de conhecer uma cidade e suas histórias. Quando estive em Praga eu fiz um e adorei. Valeu demais a pena.

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *