O que fazer em Praga – Guia completo

Como eu falei nos posts anteriores, boa parte das atrações de Praga ficam concentradas em uma mesma região. Você poderá explorar quase tudo na cidade sem utilizar o transporte público. Lembrando que minha sugestão para você começar a descobrir a cidade é através do Praga Free Walking Tour.

Bom, vou apresentar nesse post uma sugestão do que você pode fazer na cidade. Mas antes de mais nada é importante que você entenda como a cidade é dividida.

Praga é cortada pelo Rio Vltava – ou Moldava, em português. De um lado do rio fica o Distrito do Castelo e também a Cidade Baixa, já do outro lado você encontra a Cidade Antiga, a Cidade Nova e também o Bairro Judaico – e é desse lado que você vai começar a explorar a cidade, normalmente tendo a Old Town Square como ponto inicial.

Vamos então dar uma olhada mais detalhada em cada parte da cidade:

Cidade Antiga – Staré Mesto

Old Town Square – Staromestské Námestí

Na chamada ‘Cidade Antiga’ é onde fica o coração de Praga, a Old Town Square. Essa é a praça da prefeitura e local onde você vai ver uma multidão de turistas.

Declarada como Patrimônio Cultural da UNESCO, a praça é cercada por igrejas e construções seculares. Você vai ter por ali uma boa noção de como a cidade é bem conservada.

Old Town Square

Um dos principais cartões postais de Praga também fica nessa praça: o relógio astronômico. É bem bonito, mas bem complexo de entender. O que nem todo mundo sabe é que a torre do relógio faz parte do prédio da antiga prefeitura da Praga – construído em 1338. O prédio em si é muito bonito, mas claro que o que chama a atenção por ali é o relógio astronômico.

Old Town Square
Minha tentativa frustrada de conseguir uma foto em frente ao relógio…

Vale lembrar que a cada hora cheia, entre as 9h e 21h, o relógio exibe um pequeno showzinho. É possível subir na torre do relógio, pagando cerca de 70Kc.

Charles Bridge – Karluv Most

Um dos maiores símbolos e um dos principais cartões postais de Praga. A Charles Bridge é uma ponte secular – construída em 1357. Com seus 515 metros de comprimento e 10 de largura, ela foi a única ponte de Praga até o ano de 1841.

Charles Bridge

Se prepare para enfrentar a multidão que lota a ponte em meio a artistas, artesãos e comerciantes. Vale a pena parar por ali e curtir a vista da cidade e do Castelo lá no alto.

Bem próximo a praça fica o Klementinum, que abriga algumas atrações bem interessantes: a Capela dos Espelhos, a Biblioteca Barroca e Torre Astronômica. Dizem que a ver a cidade do alto da torre vale a pena, infelizmente eu não tive tempo :/

National Museum – Národní Muzeum

Visto de fora é um museu belíssimo. A notícia triste é que ele está fechado para reforma. A previsão é que essa enorme reforma se finalize em junho de 2015. Se sua visita for depois disso, eu não pensaria duas vezes em passar por lá.

Praga - República Tcheca

De frente para  o museu se estende uma das principais avenidas da cidade. A rua possui canteiro central e é bem arborizada. Por ali você vai encontrar uma boa quantidade de lojas – algumas de grifes conhecidas, além de galerias, bares e restaurantes.

Cidade Nova – Nové Mestro

O Mosaic House, o hostel que eu fiquei e super recomendo, fica mais ou menos nessa região da cidade. Mas de atração mesmo que você vai encontrar é a Dancing House.

Casa Dançante - Praga

Eu confesso que já tinha visto muitas fotos dessa construção maluca e tinha muita vontade de visita-la. É engraçado pois mesmo tendo outras atrações mais importantes, em muitos guias que eu vi, era a foto desse prédio que simbolizada a cidade de Praga.

O prédio é datado de 1996 e você não vai gastar mais do que 5 minutos por lá. Viu, fotografou… pronto, pode seguir em frente.

Bairro Judeu de Praga – Josefov

Lugar que abriga muita história na cidade. Muito bem conservado, com várias sinagogas e também o famoso Cemitério Judaico.

Cemitério Judeu de Praga

Não vou me estender muito aqui pois já fiz um post falando sobre isso, então veja aqui mais informações sobre o Bairro e Cemitério Judaico.

Castelo de Praga – Hradcany

Vamos passar agora para o outro lado do Vltava e olhar para o topo… é lá que fica o Castelo de Praga – um complexo que abriga igrejas, museus, torres, casas antigas, pequenas ruelas e também um palácio.

Castelo de Praga

Também já fiz um post detalhando essa atração, veja aqui um guia completo pelo Castelo de Praga.

Cidade Baixa – Malá Strana

Por fim chegamos na última divisão da cidade – a chamada Cidade Baixa, ou apenas Malá Strana. Próxima ao Distrito do Castelo, essa é uma boa opção para você comprar lembrancinhas.

Praga - República Tcheca

Vale a pena caminhar sem rumo por alí e ir descobrindo a região aos poucos.

Também nessa região da cidade fica o Petrin Hill – localizado na parte alta de um morro. Lá existe uma miniatura (de 60 metros) da Torre Eiffel. Vale a visita se você tiver tempo.

Mapa de Praga

Para facilitar sua vida eu montei um mapa com todas essas atrações marcadas, incluindo o Mosaic House, para que você tenha uma ideia da distância entre cada atração.

Lembrando

O Booking é a melhor ferramenta para você realizar suas reservas.
Encontre aqui as melhores opções de hospedagem em Praga.

Para viajar para Europa você precisa do Seguro Saúde, pegue o cupom com 15% de desconto aqui.

Qualquer dúvida fique a vontade para comentar no post 😉

Melhor Seguro Viagem InternacionalBooking.com

Escrito por

Robson Franzói é um jovem de Curitiba que tenta inspirar outros viajantes a explorarem diferentes lugares do mundo. Decidiu correr atrás dos seus sonhos e hoje vive desse blog, seu projeto mais especial. Apaixonado por fotografia e vídeos, o garoto vive para compartilhar suas experiências e dicas dos lugares que conhece. Suas fotos já estão ficando conhecidas e seus vídeos inspiram muitos viajantes. Aproveite e acompanhe o Instagram e também o Canal Um Viajante.

Posts relacionados

71 Comentários

  1. Rafael

    Ficou legal o artigo , moro em Praga ja faz um ano , essa cidade nao tem igual , na proxima visita da um alo que te levo para conhecer alguns outros lugares bonitos em Praga !

    Responder
  2. claudia

    Oi, parabéns pelo seu blog! Fantástico! Minha dúvida é quanto à melhor época para ir à Europa em termos de clima. Outubro é muito frio? Já fui em maio e achei muito agradável. Abraços.

    Responder
  3. Luciana Aguiar

    Parabéns pelo seu Blog!! Eu vou fazer um mochilão em Abril e o seu Blog esta me ajudando muito! Uma dúvida: Os preços em Praga são muito elevados?

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Lu… que bom que encontrou o blog.. fico super feliz!!

      Então, na verdade os preços em Praga são ótimos!! O leste europeu é muito bom nesse sentido. Aproveita uma dica que eu postei aqui de um restaurante para comer em Praga… é muito bom!!!! E o preço é ótimo!! 😉

      Responder
  4. Marcelo

    Excelente o seu blog! Há tempos leio blogs de viagens, além de ver muitos vlogs também e o seu me pareceu o mais organizado, as informações são muito boas e muito bem escritas. Já favoritei e me inscrevi no youtube logo de cara. Parabéns!

    Responder
    1. Robson Franzói

      Opa Marcelo!!! Cara, muito obrigado por sua mensagem… fiz muito feliz, de verdade!! Você não tem ideia de como é bom ler isso, é uma boa força pra continuar!! Valeu mesmo!!! 😀

      Responder
  5. Bárbara

    ótimo site. Viajo agora em outubro e estou vendo todos os seus posts e ficando maravilhada com as suas informações.
    Praga: para fazer este tour desta postagem, é possível em 1 ou 2 dias?
    Vc tem dicas de restaurantes e bares? Vida nortuna?

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Bábara, tudo bom? Feliz que gosta do blog e que está te ajudando. Então, em um dia até dá, mas é bemmmmm corrido…. 2 dias já é bem melhor. Sobre restaurante eu te indico o que eu falei nesse post: https://www.umviajante.com.br/republica-tcheca/2255-onde-comer-em-praga-conheca-o-cafe-louvre-e-o-melhor-bolo-de-chocolate-que-voce-vai-comer

      Sobre baladas, lá em Praga tem uma de 4 andares… super famosa. Dá uma pesquisada, dizem que é bem legal! Eu não cheguei a visitar…

      Qualquer dúvida é só dar um grito 😉

      Responder
  6. Dhaiany Pauline

    Oi Robson, parabéns pelo blog!
    Estou organizando meu roteiro e Praga está no meio. Saio de Berlim e vou para Praga de trem, ainda não comprei o bilhete mas estou pensando em chegar pela estação central (Hauptbahnhof). Gostaria de saber se esta estação fica proxima da cidade velha – onde pretendo me hospedar – qual a distancia mais ou menos, se é possível ir a pé, se tem ônibus fácil, ou se seria melhor escolher outra estação para chegar em Praga. Meu problema é que ficarei penas uma noite na cidade, e quanto mais próximo estiver das atrações e estação de trem para partir no dia seguinte, melhor.
    Obrigada.

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Dhaiany, tudo bom? que legal que chegou aqui no blog e está aproveitando as dicas para a sua viagem. Então, Praga não é uma cidade muita grande não, mas a estação não é tão perto ali da cidade velha…. Eu lembro que cheguei tão cansado que até peguei um taxi, eu teria que pegar um metrô e um bonde para chegar até o meu hostel…. A cidade conta com uma boa estrutura de transporte….. eu realmente aconselho que você se hospede perto das atrações turísticas, pois tudo ali pode ser visto a pé… Para sair da estação de trem você pode pegar metrô ou até taxi, que não é muito caro – só tem que ficar esperta no caminho, em todo lugar do mundo tem taxista malandro… rsrs

      Espero ter ajudado.. qualquer coisa dá um grito aqui no blog 😉

      Responder
  7. Maria Elizs

    Vou a Praga em Outubro/15 não sou de comprar e sim passear mas gosto de comprar souvenir característico do país o que me indica como tb uma comida típica

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Maria, tudo bom? Você vai ver que por todo lado em Praga tem lugares legais para comprar souvenirs… eu também adoro comprar… é sempre legal para em alguma feirinha, normalmente são mais em conta do que nas lojas…

      Sobre comida, eu fiz um post recomendando um restaurante… vale a pena passar por lá: https://www.umviajante.com.br/republica-tcheca/2255-onde-comer-em-praga-conheca-o-cafe-louvre-e-o-melhor-bolo-de-chocolate-que-voce-vai-comer

      Qualquer dúvida é só dar um grito 😉

      Responder
    1. Robson Franzói

      Grande Calebe, tudo bom?? Pois é… as vezes temos azar nessas coisas…. no restaurante que eu visitei, nos lugares que fui e mesmo no hostel, foi tudo tranquilo… não tive essa má impressão com o atendimento…. Mas sim, Praga é LINDA!! 😀

      Responder
  8. Francielle

    Olá!! Tenho dúvidas sobre a moeda, vi que com um real compramos alguns centavos da coroa tcheca, mas isso nao significa necessariamente que a moeda deles é desvalorizada perante a nossa, certo?

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Fran, tudo bom?? Pois é.. esse negócio de converter é meio complicado e chatinho mesmo… O que vale você saber, eu acho, é que o leste europeu é muito barato se comparado ao restante da Europa…. Lá você gasta pouco para comer, para se hospedar e visitar as atrações….. acho que isso é o que vale saber…. não sei te dizer se isso significa dizer qual moeda é a mais desvalorizada….

      Bom, espero ter ajudado….. qualquer outra dúvida é só dar um grito 😉

      Responder
  9. Inês

    Oi Robson. Praga é uma das cidades que está na minha lista p visitar. Você sabe se julho é uma boa época? Conseguirei ver também aquele contraste bonito das árvores?

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Inês, tudo bom? É uma cidade linda sim!!! Julho é alta temporada, a cidade vai estar bem cheia… mas a paisagem é deslumbrante da mesma forma 🙂

      Precisando de qualquer dica é só me dar um grito 😉

      Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Alessandra, tudo bom? Já chegou a colocar no google maps e ver o tempo que leva? É uma forma legal de ver o tempo e aí pensar se vale….

      Se tiver qualquer outra dúvida me dá um grito aqui 😉

      Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Sa, tudo bom? Desculpa a demora para te responder… acabei de chegar de uma viagem de um mês pela Europa e só agora vou conseguir colocar os comentários em dia…

      Ahhh… bem corridinho eu acho que dá sim… Mas vai ficar com vontade de voltar, a cidade é linda! 🙂

      Se precisar de qualquer coisa é só dar um grito aqui!! Grande abraço!!

      Responder
  10. Sergio Felipe

    Robson, vou chegar de trem na estação Railway Station, , meu hotel fica na , Na Poříčí ( na Cidade Velha) poderia dar uma dica de como posso ir até o hotel? Uma outra dica com relação a cervejas recomenda algum lugar ou lugares ?

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Sergio… tudo bom? Então.. chegou a ver se no site oficial do hotel tem algum dica? Eu chegue de viagem essa semana e só agora estou conseguindo colocar os comentários em dia…. Não sei se a sua viagem já passou…

      Qualquer coisa me dá um grito aqui.. abraço!!!! 😀

      Responder
    2. Ricardo

      Adorei a estação de trem Railway Station!! rss Parece que esse nome é bem famoso, pois há estações batizadas assim no mundo inteiro! Abraço.

      Responder
  11. Daisy Anício

    Oi Robson!!
    Muito bacana o seu post sobre Praga!! Estamos indo em junho. Separei dois dias para a Praga!! Eu queria 3 dias mas vai ficar difícil. Como será verão e escurece bem tarde estou contando com isso para aproveitar bastante a luz do dia. Vc acha que consigo cobrir a maioria das atrações que você visitou? O que você recomendaria eu tirar para conseguir? Estarei chegando de Viena e antes Budapeste e depois ficaremos uma semana na Alemanha na rota romântica e Munique. E teremos que voltar para o vôo em Budapeste. Faremos todos os percursos de carro.
    Abraços

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Daisy, tudo bom?? Desculpa a demora para te responder… acabei de chegar de uma viagem de um mês pela Europa e só agora vou conseguir colocar os comentários em dia…

      Então, assim.. acho que num ritmo rápido você consegue ver boa parte da cidade em dois dias sim… Visite o centro histórico, onde tem o relógio astronômico, visite também o bairro judeu e o cemitério, depois passe perto do rio, cruze a Charles Bridge e visite o castelo lá no alto… Com isso já viu boa parte da cidade…. Vá curtindo como der…. Lembre que sempre poderá voltar para ver mais 😉

      Espero ter ajudado… Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

      Responder
  12. Juliana

    Ola Riobson, seu blog é otimo parabens!!! Voce recomenda ficar no ibis mala strana? Ele esta bem mais barato que o Ibis do centro!
    Obrigada!

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Ju, tudo bom? Então, nunca fiquei nesse hotel… mas pelo que vi aqui a localização é boa sim! Se estiver mais barato, manda ver!!

      Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

      Responder
  13. Daniel

    Olá Robson, pode me dar uma dica de estações de esqui próximas a Praga e que sejam de fácil acesso por transporte público?
    Estarei lá em janeiro e gostaria de curtir este esporte.

    Obrigado

    Responder
    1. Robson Franzói

      Grande Dani.. cara.. puts.. vou ficar te devendo essa dica. Não conheço estações de esqui lá perto não…

      Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

      Responder
  14. Eliane Marino

    Oiiii Robson td bem??
    Primeiramente parabéns pelo seu post!!!! Dei print em suas dicas e vou organizar bem a minha viagem…
    Vi um hotel perto do relógio Astronômico, estarei em uma localidade boa????
    Ficarei 4 noites… Pena que em dezembro estará muito frio ??, mas a recompensa é que passarei o natal e a cidade estará lindaa.. Estou bem animada… ?

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Eliane, tudo ótimo e você? Desculpe a demora para responder… Estou desde julho sem conseguir dar uma atenção aos comentários do blog… No meu último post eu comentei um pouco sobre isso…

      Ahh, você vai ficar em uma ótima localização.. estará no coração da cidade… Ainda mais no Natal!! Tenho certeza que será uma viagem incrível! 😀

      Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

      Responder
  15. nathalia

    Meu lugar de sonho <3 mas meu inglês é péssimo rs
    Se alguem souber de um Brasileiro (a) que viva em Praga me indica como guia? hahaha
    Adorei o post!

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Dilza, tudo bom?? Você estará em Praga em uma época linda! Já ouvi muito comentários bons sobre a cidade no Natal. Eu nunca visitei nessa época, então vou ficar devendo as dicas sobre a programação de Natal…

      Desculpa a demora para te responder… Estou desde julho sem conseguir dar uma atenção aos comentários do blog… No meu último post eu comentei um pouco sobre isso…

      Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

      Responder
  16. Everaldo Queiroz

    Cara, muito bom o seu blog!
    Já morei alguns anos na Europa (Itália). Nas próximas férias, irei a Paris e farei um bate e volta à Praga.
    Acha que em dois dias consigo dar conta dos principais pontos turísticos?
    Abs

    Responder
    1. Robson Franzói

      Fala Evaldo, tudo beleza!?! Então, vai dar pra dar um giro na cidade sim… um pouco corrido… 3 dias seriam um pouco melhor.. Mas tudo também vai depender do seu ritmo…

      Bom, se precisar de qualquer coisa é só dar um grito aqui!! Grande abraço!!

      Responder
  17. Ana Júlia

    Oi Robson, tudo bem? Querido, estou indo para a Europa em maio do ano que vem e vou fazer o roteiro Rep. Tcheca (para correr a maratona de Praga), Alemanha e Portugal (estou decidindo as cidades ainda).
    Você acha que vale pegar um airbnb?
    Um abraço, e obrigada pelas dicas!

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Ana, tudo bom e você? Olha, então.. eu nunca usei Airbnb… mas já ouvi bons comentários. Eu acho que só pegaria se eu ficasse um tempo maior em cada cidade. Para curta estadia eu não sei… talvez se fosse dividir com alguém, mas sozinho acho que não…

      Espero ter ajudado… Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

      Responder
  18. Liliane

    Oi Robson, tudo bem?? Parabéns pelo blog, está me ajudando a planejar minha viagem!
    Vi a dica do Café Louvre, e com certeza já está no meu roteiro.. ahaha
    Mas fora esse restaurante, você tem dica de bares, e de onde tomar as cervejas locais?

    Ahh, e sobre essa última viagem que você disse que fez pela Europa, vai postar mais coisas? Espero que sim!!

    Obrigada pelas dicas, abraços!!

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Lili, tudo bom?? esculpa a demora para te responder… Estou desde julho sem conseguir dar uma atenção ao blog… No meu último post eu comentei um pouco sobre isso…

      Com certeza vou escrever sobre essa última viagem, já comecei inclusive! Só vou terminar alguns posts mais antigos que estou devendo e logo vou fazer o relato dessa viagem.

      Vou ficar te devendo mais dicas de Praga, acabei não saindo muito a noite por lá.. foi minha última cidade da viagem e eu estava podreee.. hahahah Agora tenho que voltar pra lá para explorar a noite de Praga!! 😀

      Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

      Responder
  19. Marcus

    Ola Robson,

    Estou morando em Londres e estou planejando ir na pascoa, entre os dias 14 e 19 de abril. Voce acha que 5 dias eh muito tempo para utilizar apenas em Praga? Ouvi dizer que os valores em terra sao muito baratos. (alimentacao, hospedagem, etc). Como eh o clima nesta epoca do ano? Parabens pelo site e grande abraco

    Responder
    1. Robson Franzói

      Grande Marcus, tudo bom? Ahhh que show!! Abril é uma época ótima… o frio já não é tão grande e pode pegar dias de sol bem lindos!

      5 dias é bastante, mas dá pra aproveitar a cidade com calma…. e se achar que vale a pena, fazer um bate volta em alguma cidade da região.

      Espero ter ajudado… se precisar de qualquer coisa me dá um grito aqui!! Valeuuu!! Grande abraço!

      Responder
  20. maira almeida

    Robson boa tarde tudo bem? obrigada por compartilhar tantas novidades, com certeza vou rever meu roteiro em Praga. Você foi em qual ano? sabe dizer em média quanto se gasta por dia em passeio, restaurante e albergue?
    Pretende ficar 3 dias vindo de berlin e indo para ams.
    e sobre o seguro saude é obrigatório ou opcional? Você se lembra?

    orbigada de novo 🙂

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Maira, tudo bem e você? Que bom que gostou do post, fico feliz em saber! Desculpa a demora para te responder, eu estou na Ásia e só agora conseguindo colocar os comentários em dia.

      Então, eu levei o equivalente a 50 euros por dia fora a hospedagem… deu e sobrou. Claro que vai depender um pouco do seu estilo de viajante e o que quer fazer por lá.

      Sobre o seguro, é obrigatório sim! Aqui no blog você pode fechar seu seguro com a Mondial e aproveitar as promoções deles. É a empresa que eu mais confio nesse sentido. Dá uma olhada aqui:

      https://www.umviajante.com.br/guia-viajante/176-seguro-viagem-europa

      Bom, se precisar de qualquer coisa é só me dar um grito aqui. Abraçooo!! 🙂

      Responder
  21. Lígia

    Olá Robson! Nunca fui a nenhum país da Europa e estou super em dúvida de qual escolher primeiro…Queria aproveitar a ida pra conhecer pelo menos 2 ou 3 países… quero passar uns 15 dias…
    Qual dica vc me dá?

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Lígia, tudo bom? Então, é uma escolha bem pessoal né…. mas um roteiro bem comum e que imagino ser um sonho de primeira viagem é visitar Paris, Londres e Amsterdam. É possível fazer isso em 15 dias! Outra opção é fazer Paris, Amsterdam e Bruxelas (talvez até um pulinho em Brugges).

      Bom, seria apenas uma cidade em cada país, mas já é uma viagem bem interessante 😉

      Se precisar de qualquer coisa é só me dar um grito aqui. Abraçoo!!!!

      Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Carol!!! Viagem tá chegando hein!!! Suuuuuper vale! Praga sempre vale a pena. É uma cidade encantadora… tenho certeza que você vai se apaixonar!!!

      Se tiver qualquer dúvida me dá um grito aqui 😉

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *