Quando ir para a Amazônia: clima e melhor época para viajar

Viajar para a região da Amazônia pode trazer surpresas incríveis e revelar um destino mais impressionante do que você pode imaginar. Veja aqui como é o clima na Amazônia e qual a melhor época para fazer a viagem.

Quando pensamos em uma viagem pela Amazônia, nem sempre imaginamos como a época do ano e o clima podem mudar completamente a experiência que teremos nesse destino.

Quando ir para a Amazônia: clima e melhor época para viajar

A Floresta Amazônica ainda é pouco visada pelos viajantes, em especial pelos brasileiros. Como já comentei nos primeiros posts, existe uma ideia na cabeça da maioria dos viajantes de que viajar para Amazônia é muito caro – inclusive comparam o destino com vários outros pontos fora do Brasil.

Quero reforçar, bastante, que a experiência que você vai viver em uma viagem pela região da Amazônia não se compara a nenhum outro destino. É possível, sim, conhecer a Amazônia sem gastar muito e, principalmente, fazer a viagem sem grandes perrengues ou dificuldades.

Veja aqui todos os posts publicados sobre a Amazônia

Hoje, a estrutura que existe na região, principalmente quando falamos de viagens que partem de Manaus, é bem mais completa do que existia há alguns anos.

Não podemos esquecer de que a Amazônia é extremamente grande e se estende por vários estados brasileiros – além de países ao redor do Brasil. Sua experiência de viagem também vai depender da região que você pretende conhecer e também, como vou mostrar nesse post, da época da sua viagem.

A primeira vez que fui pra Amazônia, quando tive o primeiro contato intenso com a floresta, foi no mês de julho a viagem foi no estado do Amazonas, partindo de Manaus. No total foram 10 dias e várias experiências dentro da floresta.

Veja aqui o roteiro resumido da minha viagem pela Amazônia

Quando viajar para a Amazônia: qual a melhor época do ano

Bom, a grande vantagem da Amazônia é que ela pode ser visitada em qualquer época do ano. Apesar de cada estação ter características bem diferentes, não existe nada que impeça a sua viagem em algum mês.

Roteiro Amazônia: minha primeira viagem para a Floresta Amazônica

Caso você tenha flexibilidade para escolher a época da sua viagem, esse post pode ajudar bastante – já que você vai entender exatamente como é o clima na Amazônia, como a paisagem muda ao longo do ano e qual a melhor época para ir para lá.

Como é o clima na Amazônia

O primeiro ponto que vale reforçar é sobre a localização da Amazônia, que está na altura do Equador. Esse ponto influencia expressivamente o clima na região, que é úmido e com temperaturas bem elevadas – pode se preparar para passar calor na floresta.

Além da região ser quente e úmida, é uma das mais chuvosas do mundo – lá não existe uma época totalmente sem chuva, apenas uma época em que chove menos e outra que chove mais.

A época de chuvas na Amazônia

O período de chuvas na Amazônia vai de dezembro a maio, sendo que de fevereiro até meados de março/abril é quando as temperaturas ficam mais altas e as chuvas mais fortes. É também o período em que os animais se mostram mais ativos.

A época com menos chuva na Amazônia

Entre os meses de junho e novembro é quando temos menos chuva na Amazônia. Como falei, não quer dizer que não chova, mas os volumes nesses meses são bem menores.

A cheia e a baixa dos rios na Amazônia

O que vai realmente interferir na sua viagem pela Amazônia é a inundação da floresta, causada pela cheia e baixa dos rios.

Época da cheia dos rios na Amazônia

O cenário na Amazônia muda expressivamente ao longo do ano, por isso é muito importante entender como o nível dos rios vai interferir na sua experiência de viagem – tanto em atividades que você pode realizar quanto no seu contato com a natureza e com os animais da região.

A estação de cheia na Amazônia

Como já disse por aqui, a época de chuva na Amazônia começa em dezembro, porém esse é a apenas o início das chuvas. Os rios levam um certo tempo para subir e atingir a altura que podemos considerar como a época das cheias.

Entre os meses de abril e maio, o rio já está com um volume maior. Mas é entre junho e setembro que ficam nos níveis mais altos, formando igapós e proporcionando várias experiências de navegação, praticamente, na altura da copa das árvores.

Época da cheia dos rios na Amazônia

A minha viagem, como comentei, foi no mês de julho e eu só posso dizer que fiquei completamente apaixonado por essa época na floresta. Os passeios de canoa, as navegações pela mata e os reflexos do céu nas águas escuras, sério, me conquistaram por completo.

Nesse período também, quando os rios estão na sua altura máxima, é quando as chuvas reduzem. E ainda, entre os meses de junho e setembro, é a época em que muitos animais se reproduzem.

A estação de baixa dos rios na Amazônia

Quando as chuvas reduzem, as águas dos rios começam a baixar. No mês de agosto, as águas começam a recuar e em outubro, o período mais seco na região, já podemos encontrar as praias que estavam submersas. Nesse mês, as temperaturas já ficam bem mais elevadas.

Entre outubro e novembro é quando os rios ficam no nível mais baixo. É o período em que você vai poder aproveitar as praias que se formam ao redor da floresta, fazer caminhadas e várias atividades diferentes.

Época da baixa dos rios na Amazônia

Chegamos novamente em dezembro, quando os rios estão baixos e a chuva recomeça com mais força. E assim o ciclo se repete e a Amazônia se transforma mais uma vez.

Eu realmente entendo se você não conseguir imaginar exatamente como o cenário pode mudar tanto assim, afinal, a variação da altura dos rios pode passar dos 15 metros!! Eu falei um pouco sobre isso no post que fiz sobre o hotel de selva que fiquei na Amazônia:

Veja aqui como foi minha estadia no Juma Amazon Lodge

Melhor época para viajar para Amazônia

Agora que você já viu aqui, nos mínimos detalhes, como é o clima e como funciona as estações de cheia e baixa dos rios na Amazônia, deve estar se perguntando sobre qual a melhor época para viajar.

Bom, se você tiver flexibilidade para escolher as datas, eu recomendo realizar a viagem entre junho, julho ou agosto, que são os meses em que você vai encontrar os rios bem cheios e vai ter menos volume de chuva.

Quando ir para a Amazônia: clima e melhor época para viajar
Cheia dos rios na Amazônia: na minha opinião, a melhor época de viajar…

Viajar na época de chuva, vale a pena?

Na Amazônia, como comentei, é praticamente impossível garantir que vai ou não chover. Quando você estiver lá, vai ver e entender como o clima muda de um segundo para o outro.

Entre março e maio você pode pegar, sim, um volume maior de chuva, porém também já vai encontrar os rios mais cheios. Eu acho que vale a pena considerar sim!

Viaja na época da baixa dos rios, vale a pena?

Caso você não consiga viajar entre os meses de março e setembro, que inclui praticamente todo o período em que o rio está enchendo, cheio ou baixando, só restariam os meses de outubro a fevereiro.

Como falei, sua experiência nesse período vai ser completamente diferente da época da cheia. Especialmente entre outubro e dezembro que é quando as temperaturas ficam mais elevadas, então é bom ir preparado para o calor.

Temperaturas, chuvas e volumes dos rios na Amazônia

Para ter uma visão mais clara sobre a temperatura média na Amazônia, a incidência de chuva e também a variação no nível dos rios, preparei esses gráficos pra você.

Vídeo Amazônia: como foi minha viagem

Se ainda não viu, recomendo dar uma olhada no vídeo que fiz durante essa viagem e assim ter uma ideia melhor do que espera por você nesse destino incrível. Aproveite e se inscreva no canal para acompanhar sempre que tiver vídeos novos.

Gostou do conteúdo? Então, se puder, faça sua inscrição e acompanhe os novos vídeos – sempre tem conteúdo novo sobre viagens e tecnologia. 

Pacote de viagem para Amazônia

Quer fazer uma viagem para Amazônia com conforto e toda segurança possível? Recomendo muito o trabalho da agência Venturas Viagens, que foi quem me deu todo apoio nesse destino e hoje é uma super parceira do blog.

Leitor do blog ganha uma mochila exclusiva!

A Venturas, valorizando os leitores que acompanham o blog, me propôs uma ideia super legal: os viajantes que fecharem uma viagem com eles, vão ganhar de presente uma mochila exclusiva! Você só precisa dizer que chegou lá por indicação do blog Um Viajante e fechar sua viagem - pronto, presente garantido! Além de receber o presente, você ajuda a mensurar meu trabalho por aqui.

Vou deixar aqui um formulário em que você pode pedir informações sobre os pacotes para a Amazônia. Eu conheci duas opções: o Juma em 4 dias, que é um hotel de selva incrível!! E também o Amazon Ecopark em 4 dias, que é uma opção mais acessível e próxima de Manaus.

Fora essas, eles também têm vários outros pacotes completos, tanto para Amazônia quanto para outros destinos nacionais e internacionais. Mande uma mensagem e não esqueça de comentar que viu aqui no blog Um Viajantemencionar o blog é sempre uma ajuda que você me dá!

Qual roteiro tem interesse (obrigatório):

Recomendo que você conheça também o Canal da Venturas no YouTube, onde eles compartilham informações valiosíssimas e super completas sobre cada destino que trabalham. 

Espero que tenha curtido o post e que ele ajude você a definir a melhor época para viajar para a Amazônia. Se tiver qualquer dúvida ou sugestão, fique à vontade para comentar aqui no post. Valeuuuu!!

Pacote de viagem para Amazônia

About The Author

Robson Franzói é um jovem de Curitiba que tenta inspirar outros viajantes a explorarem diferentes lugares do mundo. Decidiu correr atrás dos seus sonhos e hoje vive desse blog, seu projeto mais especial. Apaixonado por fotografia e vídeos, o garoto vive para compartilhar suas experiências e dicas dos lugares que conhece. Suas fotos já estão ficando conhecidas e seus vídeos inspiram muitos viajantes. Aproveite e acompanhe o Instagram e também o Canal Um Viajante.

Related posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *