Roteiro Amazônia: minha primeira viagem para a Floresta Amazônica

Viajar e descobrir as belezas da Floresta Amazônica foi a realização de um sonho. O destino, onde você pode se conectar por completo com a natureza, reserva surpresas que podem transformar seu olhar de viajante. Confira a seguir como foi o roteiro da minha primeira viagem para a Amazônia.

Dentre os destinos brasileiros que eu mais tinha vontade de conhecer, a Floresta Amazônica sempre esteve entre os primeiros da lista.

Roteiro Amazônia: minha primeira viagem para a Floresta Amazônica

Não vou negar que, mesmo sem fazer muitas pesquisas, sempre tive a impressão de que essa seria uma viagem muito cara e por isso, acabava ficando como segunda opção.

Se você já falou com alguém sobre viajar para a Amazônia, posso apostar que também já ouviu que esse é um destino muito caro. Hoje, depois de fazer essa viagem, vejo que não se trata do dinheiro em si, mas sim, de dar valor ao que temos aqui.

Logo que embarquei para a Amazônia, alguém comentou comigo:

“… Robson, uma viagem para a Floresta Amazônica custa o mesmo de uma viagem pra Nova York!!”

E eu pergunto: em Nova York você vai ter a Floresta Amazônica? Vai viver as mesmas experiências?

Sinceramente, esse tipo de comparação não tem sentido algum. Mas o que percebo é que muitas pessoas julgam que um destino brasileiro tem que ser muito mais barato que qualquer destino internacional, simplesmente pelo fato de ser no Brasil.

Hoje procuro ver com outros olhos e posso garantir que viajar pelo Brasil é incrível e cada região tem seus valores. A experiência que tive na Floresta Amazônica não se compara a nenhuma outra viagem.

Roteiro Amazônia: minha primeira viagem para a Floresta Amazônica

Inclusive, para quem está pensando em fazer essa viagem em família e com crianças, não pense duas vezes! Encontrei algumas famílias por lá e era visível no olhar das crianças o quanto elas estavam curtindo a aventura toda – ainda quero falar mais a fundo sobre isso.

Aí eu penso: o quanto uma viagem como essa transformou o olhar dessas crianças?! O quanto elas aprenderam sobre a natureza, os animais e, principalmente, sobre preservação.

Por que não levar seu filho para a Amazônia ao invés de levar para a Disney?! Não que eu tenha algo contra, inclusive ainda quero me divertir muito nos parques temáticos, maaaas, será que não vai ser muito mais incrível para o pequeno viajante uma experiência no coração da Floresta Amazônica do que um parque artificial? Acho que vale a pena refletir sobre isso…

Minha primeira vez na Floresta Amazônica

Esse é o primeiro post de uma série que vou publicar sobre minha primeira viagem para a Amazôniavale a pena ficar de olho no blog para acompanhar os detalhes dessa aventura.

Roteiro Amazônia: minha primeira viagem para a Floresta Amazônica

Ao longo dos posts vou ajudar, passar dicas e informações para quem está planejando uma viagem como essa. Já nesse primeiro post, a ideia é dar um panorama geral do meu roteiro na Amazônia e contar o que fiz nos 10 dias que durou minha estadia por lá.

Roteiro Amazônia: um resumo da viagem

Minha viagem para a Amazônia aconteceu no mês de julho, a época da cheia dos rios, quando se formam muitos igapós e o cenário se transforma completamente.

Nesse período é possível navegar nos rios da Amazônia na altura da copa das árvores – dizem que é uma das épocas mais lindas na floresta, apesar de cada uma ter características bem distintas.

Passeio de canoa na Amazônia

No total foram 10 dias de viagem, mas você pode ficar tranquilo caso não tenha todo esse tempo disponível. Eu prolonguei minha estadia para conhecer mais de uma opção de roteiro e hospedagens tudo para compartilhar mais informações aqui no blog.

Resumindo meu roteiro para você, foi assim: 4 dias no hotel de selva Juma Lodge, que foi simplesmente fantástico, 4 dias no Amazon Ecopark, outra opção de hotel de selva, só que pertinho de Manaus, e, por fim, mais 2 dias na cidade de Manaus.

Esse tempo foi perfeito para aproveitar cada um dos lugares escolhidos, incluindo todos os passeios.

Cronograma da viagem

Dia 1: viagem de Curitiba para Manaus, com escala em São Paulo
Dia 2: viagem de Manaus para o Juma Amazon Lodge
Dia 3: Juma Amazon Lodge
Dia 4: Juma Amazon Lodge
Dia 5: viagem do Juma para Manaus/Barco para Amazon Ecopark
Dia 6: Amazon Ecopark
Dia 7: Amazon Ecopark
Dia 8: viagem do Amazon Ecopark para Manaus
Dia 9: Manaus
Dia 10: Manaus e retorno para Curitiba

Dentro desse roteiro, consegui fazer vários passeios clássicos da região, como a visita ao Encontro das Águas, onde pude ver o Rio Solimões se encontrar com o Rio Negro, formando o Rio Amazonas.

Encontro das Águas - Amazonas

Fiz caminhadas pelas florestas, onde um guia me mostrou plantas raras, muitas espécies de animais e também as tradições dos povos da região. Visitei a casa dos caboclos, onde pude ver de perto a realidade em que eles vivem e como trabalham.

Saí durante a noite para fazer a focagem de jacarés, uma experiência ímpar e que respeita completamente os animais. Madruguei para ver o sol nascer e naveguei de canoa até o cair da tarde.

Pôr do sol na Floresta Amazônica - Amazonas

Provei pratos típicos, descobri novos sabores e me rendi aos encantos da Floresta Amazônica. Sem dúvidas, foi uma das minhas viagens mais especiais.

Como falei, vou descrever cada experiência com detalhes nos próximos posts – vale a pena ficar de olho.

Roteiro pela Amazônia: como organizar

Caso você já queira uma sugestão de roteiro pela Amazônia com base nessa viagem que fiz, minha dica é para que você organize uma viagem de 7 dias sendo 4 dias para o hotel de selva e 2 dias completos em Manaus. O dia que sobra seria na verdade o seu tempo de deslocamento para chegar e retornar de Manaus.

Se você tiver mais tempo, outra atividade que vale muito a pena colocar no roteiro é uma experiência em uma expedição fluvial. Existem barcos que fazem alguns roteiros pela Floresta Amazônica e certamente sua experiência vai ser ainda mais completa.

Para incluir mais essa experiência na sua programação, contabilize entre 3 ou 4 dias a mais no seu roteiro.

Hotel de selva na Amazônia

Não consigo imaginar como teria sido minha viagem pela Amazônia sem ter ficado em um hotel de selva especialmente no Juma Amazon Lodge.

Juma Amazon Lodge - Hotel de selva na Amazônia

Foi durante essa estadia que minha experiência na Amazônia foi completamente surreal. Desde os passeios, os guias, a hospedagem, a alimentação…. foi tudo incrível!

Por ser um hotel bem mais isolado, lá você vai se desligar por completo e se sentir realmente conectado com a natureza. É uma opção em que você vai gastar um pouco mais, mas garanto que vale muito a pena.

Veja os valores e reserve sua estadia no Juma com a Venturas

Caso queira uma opção mais acessível e não tão distante de Manaus, você pode ficar no Amazon Ecopark Lodge que, como falei, também é um hotel de selva.

Amazon Ecopark Lodge - Manaus

Aqui você não chega a ficar tão isolado como na opção anterior, mas ainda assim tem uma experiência bem legal na floresta.

Reserve sua estadia no Amazon Ecopark com a Venturas

Já em Manaus a proposta é diferente, mas vale aproveitar a viagem para ficar 2 dias na capital e conhecer os principais pontos da cidade.

Eu me hospedei no Hotel Villa Amazônia, um hotel incrível em Manaus! Super confortável, com uma ótima estrutura, bem localizado e com uma das melhores recomendações da cidade.

Hotel Villa Amazônia - Hotel maravilhoso em Manaus

 Veja os valores e faça sua reserva no Hotel Villa Amazônia

Pacotes de viagem para a Amazônia

A minha viagem para a Floresta Amazônica teve o apoio da Venturas Viagens, que é uma agência muitíssimo qualificada, séria e parceira do blog.

A Venturas vem apoiando meu trabalho e proporcionando viagens como essa, para que eu possa compartilhar tudo aqui com detalhes.

Além de oferecer todo suporte para sua viagem, os pacotes para a Amazônia que são oferecidos pela Venturas têm valores super justos – além das facilidades de pagamento.

Pacote de viagem para Amazônia

Recomendo dar uma olhada no site da agência para ver as opções de pacotes para a Amazônia e também para outros destinos, tanto nacionais quanto internacionais.

 Veja aqui os pacotes completos oferecidos pela Venturas na Amazônia.

Se você quiser enviar uma mensagem diretamente para a agência, aqui embaixo tem um formulário com as opções de roteiros que fiz pela Amazônia lembrando que é sempre legal comentar que viu a recomendação no blog Um Viajante, assim você ajuda a mensurar meu trabalho por aqui.

Qual roteiro tem interesse (obrigatório):

Vídeo da minha viagem pela Amazônia

Quer ter um gostinho ainda maior de como foi minha experiência na Floresta Amazônica? Dá uma olhada no vídeo que produzi para o canal – clique aqui para se inscrever no canal Um Viajante e aproveite também para conhecer o canal da Venturas Viagens, cheio de dicas e informações valiosíssimas.

Espero que tenha curtido esse primeiro post e esse panorama geral de como foi meu roteiro pela Amazônia. Na sequência vão ter mais conteúdos detalhados dessa viagem. Se tiver qualquer dúvida, é só dar um grito por aqui! Valeuuu!!

Pacote de viagem para Amazônia

About The Author

Robson Franzói é um jovem de Curitiba que tenta inspirar outros viajantes a explorarem diferentes lugares do mundo. Decidiu correr atrás dos seus sonhos e hoje vive desse blog, seu projeto mais especial. Apaixonado por fotografia e vídeos, o garoto vive para compartilhar suas experiências e dicas dos lugares que conhece. Suas fotos já estão ficando conhecidas e seus vídeos inspiram muitos viajantes. Aproveite e acompanhe o Instagram e também o Canal Um Viajante.

Related posts

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *