Salar de Uyuni – Do Atacama ao Deserto de Sal na Bolívia – Primeiro dia

E é em San Pedro de Atacama que a grande aventura ao maior deserto de sal do mundo começa. A viagem foi contratada com a agência Cordillera Traveller, detalhes gerais sobre a viagem e agência podem ser vistos no post detalhado sobre o Salar de Uyuni.

Laguna Blanca Bolívia

Mochilas prontas, banho tomado, garrafas de água na mão e muita disposição, tudo que é necessário para embarcar nessa jornada. O horário combinado para partida era as 08h00 da manhã, em frente ao escritório da agência. Era domingo e o frio da manhã estava forte como de costume…

O começo da jornada ao Salar de Uyuni

Eu e o Rafael fomos os primeiros a chegar em frente a agência, que estava fechada. Colocamos as coisas no chão e esperamos alguém aparecer.

Logo dois integrantes do grupo chegaram – James, da Inglaterra e Jiselle, da Nova Zelândia. O grupo completo tinha pessoas de diversos cantos do mundo, sendo apenas eu e o Rafael os únicos representantes do Brasil.

O carro da agência chegou um pouco atrasado, mas assim que chegou nós carregamos as malas e seguimos para a Aduana, onde marcamos a saída do território chileno. Uns quilômetros a frente chegamos então ao posto de imigração da Bolívia. Duas casinhas super simples no meio do deserto – nem banheiro existia, quem precisou foi atrás de uma pedra :s

Passaportes carimbados, era hora do café da manhã. A Cordillera Traveller serviu um café da manhã bem gostoso – tinha pão, queijo, leite e café.

Nessa hora trocamos de carro – saindo da van da agência e embarcando no veículo 4×4. Os guias da agência carregaram todas as coisas e nosso grupo foi dividido em 3 carros. Cada carro tinha capacidade para pelo menos 6 pessoas + o motorista. Enfim, tudo pronto e carregado – era hora de cair na estrada pra valer.

Laguna Blanca

Nossa primeira parada foi na Laguna Blancaabsurdamente linda! Com seus quase 6 km de comprimento e 3,5 de largura, a Laguna Blanca é praticamente um espelho que reflete a paisagem ao seu redor.

Laguna Blanca - Bolívia
Laguna Blanca na Bolívia
Vicunhas, ao redor da Laguna Blanca

Nesse ponto da viagem estamos a mais de 4.000 metros de altitude e algumas vicunhas passaram por ali para nos receber

Nosso guia parou o carro mais a frente, permitindo que andássemos livremente ao redor da laguna. Quando mais andava perplexo com a paisagem eu ficava. A vista parecia se transformar e a beleza do lugar era surreal.

Laguna Blanca - Uma paisagem surreal na Bolívia
Laguna Blanca

Laguna Verde

Nossa próxima parada foi a Laguna Verdeque possui a cor mais surreal que eu já vi. Infelizmente na maioria das fotos o verde vibrante da laguna não era visível, isso porque uma nuvem estava fazendo sombra sobre a laguna. Sob a sombra a laguna se transforma em um espelho d’água – de qualquer forma não deixa de ser linda.

Laguna Verde, Bolívia
Um Viajante na Laguna Verde, Bolívia

Quando estávamos de partida o céu abriu e por alguns instantes eu pude ver ela em sua tonalidade mais linda. As fotos foram de dentro do carro mesmo, mas nada conseguiria retratar a beleza de ver esse lugar pessoalmente.

Laguna Verde, Bolívia

Sem estrada pelo caminho

De volta ao nosso 4×4, seguimos em frente na viagem e nessa hora vimos a importância de fazer o passeio com guias. Cruzamos lugares onde nada marcava o caminho – não havia uma estrada ou uma trilha, apenas nós em meio ao deserto. Fizemos uma pausa rápida para fotografar a amplitudo do lugar – que também é conhecido como Deserto de Dali, por conta das formações rochosas lembrarem as obras do pintor.

Deserto na Bolívia

Termas de Polques e Laguna Salada

Depois de um bom tempo na estrada chegamos em nossa próxima parada do dia: uma pequena piscina de águas vulcânicas. Para usufruir das Termas de Polques, e de suas águas que beiram os 30º, é necessário pagar uma pequena quantia no local.

Termas de Polques - Águas termais na Bolívia

Nosso grupo chegou nas termas ao mesmo tempo que outros grupos e a piscina ficou bem cheia. Confesso que não me animei em dar um mergulho, fiquei mais contagiado pela beleza da Laguna Salada, que faz parte do do Salar de Chalviri e compõe o cenário exuberante.

Desconto Seguro Viagem

Laguna Salada - Bolívia

Dica: Se você pretende encarar piscina, a dica é para já ir usando a roupa de banho por baixo e ter uma toalha em mãos. Lembre-se que seu mochilão grande vai estar em cima do carro e você não vai poder pegar nada nessa hora da viagem.

Géisers Sol de Mañana

Depois da pausa nas águas termales, seguimos para nosso próximo destino da viagem: os Géiseres Sol de Mañana. Com uma área de aproximadamente 2 km quadrados, esse espaço desértico possuí uma intensa atividade vulcânica. Nesso ponto podemos caminhar ao redor de grandes crateras e ver os géiseres em atividade.

Geysers Sol de Mañana - Bolívia
Geyseres Bolívia
Geysers Bolívia

Uma dica preciosa para essa parte do passeio é sobre o uso de calçados adequados. Mesmo o guia alertando para que as pessoas não usassem chinelos, algumas pessoas não deram importância e um cara do grupo escorregou ao lado de um dos géiseres… ficou todo ralado e poderia ter sido pior. O guia só me olhou como uma cara de quem diz – eu visei..

Bom, de volta ao carro seguimos nosso caminho em frente – agora em direção ao alojamento onde passamos a primeira noite. Fomos até lá apenas para deixar nossas coisas, descarregar o carro e tomar um café da tarde… Depois disso ainda saímos para o último passeio do dia.

Laguna Colorada

Última parada do nosso primeiro dia em direção ao Salar de Uyuni. Difícil pensar que algo a mais nesse dia pudesse me surpreender, mas em uma viagem como essa nada é impossível. Chegamos na Laguna Colorada e eis que eu não acreditava na beleza daquele lugar.

Laguna Colorada - Bolívia

De coloração vermelha e sob um céu espetacular, a Laguna Colorada veio para fechar o dia com chave de outro. Ali quem também chamava nossa atenção eram os flamingos, sempre destacados onde quer que estivessem.

Laguna Colorada
Laguna Colorada na Bolívia
Um Viajante na Laguna Colorada
Flamingo Laguna Colorada
Flamingo, Bolívia

E assim, enfim, terminou nosso primeiro grande dia. O banho quente não existiu na primeira noite, mas depois de tantos lugares lindos, o banho ficou de lado. Uma boa janta foi servida e depois a única coisa que eu queria era cair na cama e dormir.

Vídeo: O Primeiro dia da viagem do Atacama ao Salar de Uyuni

E pra deixar você com ainda mais vontade de fazer essa viagem, dá uma olhada no vídeo que preparei com os melhores momentos desse primeiro dia:

Veja aqui o segundo dia da viagem ao Salar de Uyuni. Fique a vontade para deixar um comentário aqui no blog

Guia Salar de Uyuni - Um Viajante Mondial Assistence - Seguro Viagem Meu Primeiro Mochilão
Melhor Seguro Viagem InternacionalBooking.com

About The Author

Robson Franzói é um jovem de Curitiba que tenta inspirar outros viajantes a explorarem diferentes lugares do mundo. Decidiu correr atrás dos seus sonhos e hoje vive desse blog, seu projeto mais especial. Apaixonado por fotografia e vídeos, o garoto vive para compartilhar suas experiências e dicas dos lugares que conhece. Suas fotos já estão ficando conhecidas e seus vídeos inspiram muitos viajantes. Aproveite e acompanhe o Instagram e também o Canal Um Viajante.

Related posts

225 Comentários

  1. Felipe

    Fantastico!!!! Sonho em ir a Uyuni…talvez seja minha proxima parada…seu post esta colaborando para esta decisao! Uma duvida: foi em qual periodo para la?
    Parabens pelas forografias!

    Reply
  2. Brunno

    Muito legal sua viagem, principalmente as fotos, é um destino para qualquer viajante e seu relato só alimenta essa vontade de conhecer esse belo lugar!! Abraço

    Reply
  3. Karina

    Nossa! Realmente são fantásticas as imagens! Estou indo para lá agora no final de julho, acho que vou passar frio ein! ahhaah abraço!

    Reply
  4. Nara

    Parabéns pelo blog e pelas belíssimas imagens. Irei para Atacama e Salar de Uyuni em agosto, então estou aproveitando muito suas dicas.
    Sua fotos são feitas com câmera/lente ? elas são lindas!! Me parece que usa uma lente bem clara.
    Abraço!!

    Reply
    1. Robson

      Oi Nara, primeiro obrigado pelos elogios… fico super feliz
      Que bom que as dicas estão sendo úteis!!

      Eu tenho uma câmera Sony… A77, uma câmera mais profissional.. a lente é uma Tamron 10-24mm – uma grande angular, perfeita para fotos de paisagens

      Qualquer dúvida estou a disposição… Abraço!!

      Reply
  5. Fernando

    Fala Robson, parabéns pelo relato. Ficou ótimo. Ficarei no aguardo dos próximos. Assim como a Nara, vou em agosto para o Uyuni e pro Atacama também. Queria te perguntar uma coisa… quando você fez a transição do Chile para a Bolívia, teve que mostrar que tipos de documentos ? Teve que pagar alguma taxa também ? Obrigado.

    Reply
    1. Robson

      Fala Fernando… então, tem que mostrar documentos sim… Eu estava com o meu passaporte, então mostrei esse. Meu amigo brasileiro também estava com passaporte e no nosso grupo todas as outras pessoas eram de fora do Brasil, então também estavam com passaporte.

      Você não precisa pagar nada não….

      Qualquer dúvida é só gritar!! Abraço!

      Reply
  6. Fernanda

    Que liiiindas essas fotos! Acabei de ver seu relato no mochileiros… tb estou postando minhas fotos no meu blog. Ainda não acredito que estive nesse lugar!

    Reply
    1. Rogerio

      Olá Fernanda!

      Estou querendo ir para Uyuni em dezembro mas tenho algumas duvidas.

      Dá para sair do Brasil já com tudo esquematizado ou só chegando lá? O que é melhor, partir do Chile ou da Bolivia?

      Li que a estrutura turistica deixa a desejar com acidentes de camionetes e falta de apoio depois do ocorrido, faz sentido?

      Obrigado

      Reply
  7. Douglas

    comecei a ler seu blog as 10h da manhã aqui no meu trabalho e to vidrado até agora porque eu já estava planejando viajar para o Chile e depois de ver todas as suas postagens eu tenho mais que certeza que essa viagem se concretizará. Estou querendo ir em Agosto do ano que vem, ou seja, tenho mais de um ano para me preparar. Tenho dezenas de dúvidas, mas pra começar, poderia me dizer se é realmente necessário de passaporte para fazer o trajeto até Bolívia? Ah, e outra coisa, cobre o clima, Agosto seria bom ou ruim? é alta temporada lá? Enfim, Robson, PARABENS pelo blog, tá tudo muito bom, continuarei navegando aqui por ele e indicando a todas as pessoas possíveis. ótimo trabalho e obrigado por compartilhar essas experiências maravilhosas conosco.

    Reply
    1. Robson Franzói

      Fala Douglas… tudo bom? Fico super feliz que o blog está te animando pra realizar a viagem. Bom, eu levei meu passaporte… e todas as pessoas que estavam comigo também… Eu acho bem válido você ter o passaporte, sempre pode rolar alguma viagem inesperada né…. melhor já ter por garantia. Mas eu acho que não é obrigatório não…. acredito que uma identidade (não muito antiga) já seja suficiente nesse caso. Mas vou me informar e posto aqui

      Reply
  8. Débora

    Oi Robson!

    Estou planejando um Mochilão por Bolívia, Peru e Chile.

    Gostaria de dicas para o roteiro.
    Melhor lugar para ir primeiro, passeios, etc.

    Obrigada!

    Reply
  9. Rogerio

    Parabéns pelo blog Robson!

    Estou querendo ir para Uyuni em dezembro, mas uma dúvida surgiu depois de ler um outro blog.

    Li que a estrutura de turismo deixa a desejar com acidentes de caminhonetes e pouco apoio depois do ocorrido. O que é mais seguro, sair da Bolivia (mais barato) ou do Chile?

    Um grande abraço

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Rogerio, tudo bom? Então, a estrutura “turística” é quase nula ao falar no Deserto de Uyuni. Tudo é muito simples por lá…. você precisa levar a sua própria água, seu papel higiênico e tal… Como eu falei no relato, é uma viagem que vale a pena sim… mas tem suas dificuldades.

      Existem 2 opções, a viagem de 2 e a de 3 noite. A de 3 noite te leva de volta a cidade de origem (sendo ela Uyuni ou San Pedro de Atacama). Na viagem de 3 noites, é na terceira que você fica no lugar mais simples da viagem (pelo menos é assim na viagem saindeo de San Pedro).

      Eu não sei como te dizer como é a viagem saindo da Bolívia…. minha sugestão é você passar uns dias no Atacama, que sim, tem uma ótima estrutura turística e é extremamente lindo.. e depois seguir para o deserto de sal.

      Bom, eu deixei para fechar tudo por lá mesmo… é o mais comum e você tem chances de conseguir desconto. Porém, desconto para a viagem ao Uyuni é mais difícil de conseguir. Sobre acidente, já ouvi falar… tanto no próprio Atacama como no Uyuni. Por isso é bom pegar uma boa agência, e não levar em conta apenas o valor.

      Minha sugestão para você é a Ayllu Expediciones, para os passeios do Atacama. E a Cordillera Traveller (que não é perfeita, mas é a melhor que achei), para a viagem ao Uyuni.

      Espero ter ajudado! Grande abraço!!

      Reply
      1. Heloisa

        Oi Robson , to viajando no teu blog quanto se gasta para fazer o Uyuni com a Cordillera Traveller indo e voltando para Sao Pedro de Atacama ? Quanto tempo achas legal ficar no total ? 9 ou 10 dias da??

        Reply
        1. Robson Franzói

          Oi Helo, tudo bom?? Então, pelo que eu sei a Cordillera está com os preços atualizados – e já estão mais caro do que a época que eu fui. Ida e volta para San Pedro está em torno de 200 dólares (com hospedagem e alimentação inclusas). Sobre o tempo, se você tiver 10 dias é perfeito… mas dá pra aproveitar com 9 também…

          Se tiver qualquer outra dúvida é só dar um grito

          Reply
  10. Natália

    Olá Robson,

    Tudo bem?! Eu acompanhei seu relato sobre o tour pelo Salar Uyuni, estou indo agora em Novembro e estou tentando fechar com a agência Cordillera Travel, estava em contato via email com Fábio o email que passam no site, mas ele parou de responder no segundo email, quando pedi a conta para poder fazer o pagamento, muito estranho, já queria ir com tudo certo.

    Minhas dúvida, vale mais a pena fechar lá mesmo, e todos os dias saem os passeios?E consigo desconto pagamento em cash la na hora?

    E ficaram muito boa suas fotos, parabéns!!!

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Natália, tudo bom?

      Então, eles são desatentos com e-mails mesmo… mais de uma pessoa já me falou isso. Mas acredito que você não terá problemas em fazer essa contratação pessoalmente (foi assim que eu fiz). Você também tem mais chances de conseguir um desconto pessoalmente, pagando em dinheiro.

      Ahh.. deixa eu lembrar sobre o seguro viagem – para uma viagem de aventura como essa é super importante! Eu tenho uma parceria com a Mondial e você recebe 15% de desconto na contratação do seu seguro. Lembre de entrar no site da Mondial através dos links do blog, e acesse esse post para pegar o código de desconto: https://www.umviajante.com.br/guia-viajante/176-seguro-viagem-europa/

      Qualquer dúvida estou a disposição!!

      Reply
  11. Alana

    Cara muito lindaaaa todas as suas fotos, e esta me ajudando muito no meu planejamento pra ir para la. Agora tenho uma duvida, vou em fevereiro, ficarei terei 7 dias para fazer Atacama e Salar de Uyuni, queria saber se a saida para o Uyuni é só aos domingos ou tem saida para qualquer dia da semana?

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Alana, que bom que curtiu as fotos.. fico feliz em saber!! Ahh não, tem saída quase todo dia…. na verdade o que eu entendi é que tem sim todo dia, depende dos grupos fecharem, mas sempre tem bastante gente..

      Reply
      1. Alana

        Valeu Robson por ser tão atencioso e responder protamente minha pergunta!! =) Posso aproveitar e fazer mais uma? No ultimo dia da volta do Salar, qual horario você chegou em San Pedro, pergunto isso para marcar o voo de volta da viagem!

        Reply
  12. Alana

    Valeu Robson por ser tão atencioso e responder protamente minha pergunta!! =) Posso aproveitar e fazer mais uma? No ultimo dia da volta do Salar, qual horario você chegou em San Pedro, pergunto isso para marcar o voo de volta da viagem!

    Reply
    1. Robson Franzói

      Cheguei na hora do almoço…. mas marque seu vôo com folga, eu marquei para o final da tarde… fiquei alguns horas passando tempo em San Pedro, mas é melhor garantir… imprevistos podem acontecer

      Ahh.. deixa eu lembrar sobre o seguro viagem – para uma viagem de aventura como essa é super importante! Eu tenho uma parceria com a Mondial e você recebe 15% de desconto na contratação do seu seguro. Lembre de entrar no site da Mondial através dos links do blog, e acesse esse post para pegar o código de desconto: https://www.umviajante.com.br/guia-viajante/176-seguro-viagem-europa/

      Qualquer dúvida estou a disposição!!

      Reply
  13. Thamiris

    Robson, tudo bem?
    Antes de tudo, meus parabens pela linda viagem!
    Me responde, quantos dias você ficou por lá? TO querendo ir no Carnaval, portanto, seriam 4 dias livres (isso se eu embarcar na sexta de noite).
    É possivel fazer uma viagem bacana nesse tempo? Bjoos e obrigada!

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Thamiris, tudo bom e você? Bom, primeiro obrigado pelo elogio!!

      Então, se você puder dedicar 4 dias ao Atacama seria o ideal, o problema é descontar desses quatro dias o tempo de viagem até lá. O Sala de Uyuni a mesma coisa, pois o legal do Salar é passar por todos os lugares que tem no caminho até chegar a ele.

      Já conhece Santiago? Acho que seria uma opção bem válida! A cidade é linda (padrão Europa)… eu estou louco pra voltar. O tempo de viagem é melhor e você aproveitaria bem mais.

      Bjos

      Reply
  14. Leonardo Klein

    Robson tudo bem? Mus parabens ótimo post além de belas imagens. Cara estou programando meu primeiro mochilão para final de fevereiro de 2015. A idéia inicial era ir até Santigado fazer cidades da redondeza e posteriormente seguir até o atacama. Conforme fui pesquisando me interessei e muito pelo salar de Uyuni, lugar parece ser fantástico!!! Queria ver com você se tem como me dar alguma dica, por exemplo esta viagem do atacama até o salar de Uyuni quantos dias durou? E será que vale a pena ir do atacama até Uyuni e posteriormente ao invés de voltar ao atacama para depois ir a Santiago ou de repente seguir de Uyuni até la paz para o retorno em solo Brasileiro?

    Desde já agradeço.

    Att.

    Leonardo Klein

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Leo, tudo certo? Que massa, é uma viagem incrível.. você vai gostar. A viagem do Atacama ao Salar de Uyuni leva 3 dias – ou então 4 dias caso você queira voltar para San Pedro. Você pode sim seguir até La Paz para voltar ao Brasil, mas vai ter que ver se vale a pena o preço da passagem. Ir pelo Chile e voltar pela Bolívia pode encarecer um pouco…

      Abraço!!

      Reply
  15. ANDRESSA

    Apaixonada pelas suas fotossss………..quero muito ir….já fui ao Chile e só fiquei em Santiago …não deu tempo para ir ao Atacama….mas voltarei pra fazer…
    Estou pensando em fazer o mesmo trajeto que o seu…..estou pesquisando…

    Reply
  16. Gabriella

    Muito legal seu site! Fotos lindas e relatos detalhados. Tô planejando minha ida seguindo o mesmo trajeto q você fez, em abril do ano que vem Preciso levar muita roupa de frio nessa época do ano? Por que li que apesar de fazer muito calor durante o dia, pode ventar bastante no deserto e que as noites são inacreditáveis de frias…
    Parabéns pelo site

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Gabriella, tudo bom? Abril foi o mesmo mês que eu fui. Realmente as noites são frias e os dias são quentes. Sempre que sair para os passeios você vai ter que levar blusa… ou porque o passeio sai muito cedo ou porque você vai voltar depois do pôr do sol. O ideal é se vestir em camadas, para não sofrer pela mudança de temperatura. Garanto que você vai amar o Atacama

      Reply
  17. Ze caelos

    Robson parabens pela viagem ,pela experiencia troca nos seus pots , quantos dias se leva pra conhecer o atacama eo salar uyuni

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Zé, tudo bom? Então… eu recomendo ao menos 4 dias para conhecer o Atacama e mais 4 dias para a viagem ao Salar de Uyuni. Lemrando que essa viagem de 4 dias ao Salar começa e termina em San Pedro de Atacama. Se você não voltar a viagem dura 3 dias.

      Abraço!!!

      Reply
  18. Camila

    Olá Robson.
    Estou programando a viagem para segunda semana de Janeiro e seus post são meus Guias! Muito obrigada, eles ajudam muito.
    Tenho alguma perguntas. Essa época será de chuva, e li em alguns lugares que o clima pode adiar os passeios. Estou com receio de comprar a volta de Calama para Santiago, já que não sei se posso prever uma data de retorno. Você sabe me informar se essas informações estão corretas? Eu consigo comprar a volta em Calama, ou é arriscado não ter passagem?
    Outra pergunta. Na sua opinião vale mais a pena fazer os dois passeios(Atacama e Uyuni) ou fazer o passeio a Uyuni e conhecer conhecer a cidade de Santiago? Tive a impressão de que os passeios eram bem parecidos. Ambos, impressionantes é claro.
    Última! Você sabe me informar como é o clima nessa época do ano? Preciso levar casacos pesados?
    Desde já, muito grata pela grande ajuda.

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Camila… pois é… parece que é nessa época que pode chover por lá. Mas dizem que é tipo, 3 dias de chuva e já acaba. Mas não tem como prever isso. Mas pode deixar para comprar a passagem lá sim, que você vai conseguir.

      Sobre a semelhança dos passeios…. tudo é muito bonito, nenhum passeio se parece com o Salar de Uyuni.. pois ele é realmente único. Mas é difícil dizer para escolher apenas um. Acho que se a sua viagem for ficar corrida, faça apenas Santiago e Atacam… fique apenas no chile. E em outra viagem faça o Salar e suba até o Peru, Machu Picchu… ficaria mais fácil de encaixar…

      Nessa época acho que não é muuuuito frio não.. No medio do ano é bem mais gelado. Mas a noite as temperaturas devem cair, então é bom ter blusas sim…. mas nada muito pesado não.

      Espero ter ajudado

      Reply
      1. Camila

        Muito Obrigada pela gentileza Robson! Ajudou muito!
        Decidimos fazer o Uyuni, mas saindo de San Pedro como você fez. E deixamos alguns dias de folga em San Pedro por causa do problema da chuva. Seguiremos sua a viagem!! ;)…. Ultra Mega Hiper ansiedade! kkk
        Agora a dúvida é quanto de moeda local precisaremos levar. Os passeios e Hostel costumam passar cartão? Não né? Quanto custam as refeições por lá?
        Desde já, fico muito grata.
        Obs: Só não segui vc no Face porque não tenho. Mas indicarei o blog para todos que pretendam fazer a viagem.

        Reply
        1. Robson Franzói

          Oi Camila.. que bom que gosta e do blog e está aproveitando as dicas aqui. Bom, os lugares aceitam cartão sim… mas normalmente eles colocam uma taxa extra, o que faz não valer a pena. Se tiver que usar o cartão, é melhor usar para sacar o dinheiro no caixa eletrônico. Tente sacar tudo de uma vez, pois a cada saque é cobrada uma tarifa.

          Lá em San Pedro você vai ter uma grande opções de lugares para comer… dos mais simples aos mais caros. O bom é que todos estão próximos, então basta dar uma volta e escolher o melhor pra você…. Existem mercadinhos para você comprar alguns lanches também.

          Lembre de fazer seu Seguro Viagem com a Mondial.. Aqui no blog você tem um desconto de 15%, pode pegar nesse post:
          https://www.umviajante.com.br/guia-viajante/176-seguro-viagem-europa/

          Qualquer dúvida é só gritar

          Reply
          1. Camila

            Obrigada mais uma vez Robson!
            Embarcarei com as suas dicas depois de amanhã! =DDD
            Ansiedade máxima! Depois conto como foi… Abç

  19. Paula Abade

    Robson ,
    Li todos os seus posts da sua viagem a Uyuni e é demais !!! Parabéns pela forma simples e direta como descreve essa aventura e preciso dizer que você é muito tranquilo e encara super de boa os perrengues que acontece em qualquer viagem , sem desespero . Parabéns !!!

    Reply
    1. Robson Franzói

      hAHAHA Paula, que bom que gostou do blog…. temos que levar tudo numa boa mesmo. Aproveitar a viagem ao máximo é o que importa…. o que seriam das viagens sem os perrengues?? eles nos dão as histórias mais legais para contar…. ahahha

      Reply
  20. Guilherme Malta

    Robson, muito bacana sua viagem, seu relato e suas fotos! Tá de parabéns amigo.
    Estou indo para o Atacama em fevereiro. Quero fazer os passeios do Atacama e de lá seguir para o Salar de Uyuni. O passeio que você fez foi em Uyuni saiu e voltou para o San Pedro do Atacama? Queria um passeio que me deixasse em Salar, sabe se tem?
    Grande abraço!

    Reply
    1. Robson Franzói

      Fala Gui, tudo bom? O passeio que eu fiz saiu e voltou até San Pedro de Atacama – total de 4 dias. A viagem só de ida, para quem não quer voltar para San Pedro, dura 3 dias.

      Grande abraço!!

      Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Gabi, eu não acabo perigoso não… San Pedro é uma cidadezinha muito tranquila e só tem viajante por lá. Todos os passeios são feitos com agências e em grupos, então você não vai estar sozinha. A viagem ao salar de Uyuni também é feita em grupo. Então basta ter os cuidados básicos, mas no mais a viagem é tranquila de fazer sozinha. Vai e aproveita!!!

      Reply
  21. Fabio

    Oi Robson, parabens pelo site! Estou planejando a viagem para Janeiro. Vou sair e voltar de San Pedro (ou seja, já conto 3 noites, certo?). Estou em dúvida qts dias/noites, além da viagem para o salar, fico em San Pedro para os passeios locais. Poderia me ajudar? Abç

    Reply
    1. Robson Franzói

      Grande Fabio… eu recomendo você ficar no mínimo 4 dias em San Pedro para realizar os passeios. Se puder ficar de 5 a 6 melhor ainda, com 6 dias lá você vai poder fazer praticamente todos os passeios, incluindo a subido ao vulcão.

      Obrigado pela mensagem e por acompanhar o blog, abraço!!

      Reply
        1. Robson Franzói

          Oi Helo, tudo bom?? Subi no Lascar!!! Foi incrívelll!!!!! Leva cerca de 3 horas para subir e 1 para descer… grande emoções… eu recomento!!!

          Estou preparando um post com todos os detalhes!!!! Tô um pouco atrasado com isso, mas vou correr para postar tudo o quanto antes

          Reply
  22. Fran

    Cara, você arrasa! O seu blog foi o melhor que eu já vi até hoje… Você é bem organizado e isso ajuda muito! Obrigada pelas suas dicas, pelo planejamento, pela planilha, arrasou!!!!
    Pretendo fazer o passeio para Salar do Uyuni e emendar com o Deserto do Atacama, partindo da Bolivia.
    Vc saberia me dizer se posso comprar o passeio antes de chegar la, pela internet? Voce lembra de nomes de agencia que fazem esse passeio para me indicar ou os sites ou coisa assim? Estou procurando e nao acho e achei interessante que nenhum blog que eu li mencionou se é possivel comprar assim 
    Se eu entendi bem, na volta, o final da viajem terminara em Sao Pedro do Atacama e gostaria de saber também se você sabe qual companhia de ônibus eu pego pra chegar ate Calama e se esse eu também posso comprar pela internet? No final pretendo pegar um vôo de Calama até Santiago.
    Desde já agradeco

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Fran, tudo bom? Desculpa a demora pra te responder… estava viajando. Bom, primeiro obrigado pelos elogios.. fico super feliz em saber que o blog está ajudando outros viajantes.

      Sobre a viagem ao Uyuni… Eu fiz com a Cordillera Traveller. Você pode tentar entrar em contato com eles por e-mail, mas eles são bem chatinhos para responder. Já vi muita gente reclamando que não tem resposta. Eu deixei para contratar o meu tour direto em San Pedro e não tive problemas. Algumas pessoas são meio chatas lá na Cordillera, mas ainda recomendo o passeio com eles.

      Eu fiz a volta de San Pedro para Calama com uma empresa chamada Licancabur. Eu já deixei esse transporte contratado no primeiro dia… eles tem um ponto de atendimento no aeroporto de Calama. Comprando ida e volta sai mais barato e você pode mandar um e-mail para eles caso queira alterar o seu horário combinado. Mas não precisa reservar com antecedência… faça essa reserva quando chegar em Calama, no aeroporto mesmo.

      Espero ter ajudado

      Reply
  23. ze carlos

    Fala Robson ja me ajudou aqui mais ainda tenho algumas duvidas , o passeio vc fechou em Santiago ou em calama mesmo ? outra coisa de santiago pra Calama o ideal e avião certo ? até pq so tenho 10 dias e quero fazer atacama e salar

    Reply
    1. Robson Franzói

      Opa Zé, que bom que estou ajudando aqui… Então, tanto os passeios pelo Atacama quando a viagem ao Salar de Uyuni eu fecha em San Pedro mesmo…. tudo por lá.

      Eu recomendo avião sim! Seu tempo é curto e a viagem de ônibus leva 24 horas….. não tem como, é muito demorado. Você vai gastar um pouco mais, mas de avião é bem mais rápido e você aproveita melhor.

      Grande Abraço!

      Reply
  24. Augusto Cesar

    Olá Robson! Muito interessante seus relatos e me animou bastante em fazer essa viagem. Gostaria de saber, em torno de quanto vc gastou? Eu já conheço Santiago, então é possível ir direto pra uma cidade mais próxima do Atacama ou de Uyuni saindo do RJ?

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Augusto, tudo bom?

      Nesse post aqui você pode ver quanto custou essa viagem no total… aí é só você desconto o valor do que não vai visitar e ter um ideia de quanto vai gastar: https://www.umviajante.com.br/guia-viajante/175-quanto-custa-um-mochilao-na-america-do-sul-chile-e-bolivia

      A maneira mais prática para chegar vai ser com escala em Santiago… Ou então começando pela Bolívia… Tem que ver o que compensa mais… Eu acho que Santiago ainda é a melhor opção.

      Grande abraço!

      Reply
  25. Juliana

    Robson, li apenas esta página do seu blog e achei incrivel!
    Parabéns!!! Vou planejar Santiago, Atacama e Salar para final de maio.
    A alimentação e a hospedagem oferecida é muito ruim? rs
    Esse passeio costuma sair todos os dias de San Pedro?

    Reply
    1. Robson Franzói

      O Ju… então, não dá pra ir esperando muito da comida… mas vou te dizer que até me surpreendi. Já tinha ouvida falar que a comida da Cordillera Traveller era uma das melhores…. só na última noite, já voltando para San Pedro, que a combina foi meio zicada…

      Normalmente o passeio sai todos os dias… mas isso depende do número de pessoas que fecharem o passeio para aquele dia. Mas pelo que eu vi a procura sempre é grande, então você não deve ter problemas…

      Reply
  26. Renata

    Oi Robson. Adorei o blog, parabéns! Pretendo passar 4 dias no Atacama e depois ir para o salar de Uyuni. Quais passeios vc acha que eu devo priorizar no Atacama? Vale a pena fazer o salar de Atacama quando se vai a Uyuni?

    Reply
  27. avanir da cruz inacio quevedo

    Quero ir tambem mas por favor diga me voce foi ate santiago e la contratou o passeio como chegou a santiago sou sexagenaria e adoro conhecer o mundo ou pelo menos o que eu possa um abraco e muito obrigado

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Avanir… eu fiz a viagem de São Paulo para Santiago. De lá fui de avião até Calama e depois de ônibus até San Pedro de Atacama. Todos os passeio são contratados em San Pedro mesmo – não precisa reservar ainda no Brasil e nem em Santiago. Um abraço!!

      Reply
  28. Camila

    Robson, seu blog é demais. As fotos e vídeos são fantásticos. Parabéns! Eu e meu namorado estamos planejando uma viagem para o Chile (Santiago) agora no carnaval. Estamos pensando em pegar um voo de Santiago para Calama e de lá seguir para San Pedro de Atacama. Estamos querendo fechar a nossa viagem para o Salar de Uyuni, mas confesso que estamos com algumas dúvidas. Chegaremos segunda de madrugada em Santiago. Você acha vantagem comprar a passagem para Calama antecipadamente ou tentar comprar lá na hora? De lá para San Pedro é em torno de 1:30h, correto? Queríamos fechar o passeio para o Salar na segunda-feira mesmo, para iniciarmos a viagem na terça. Você acha que seria vantagem fechar na hora (segunda-feira) ou fechar antecipadamente? O pagamento do pacote do Salar é feito somente em dólar ou eles aceitam outra moeda? Outra dúvida é quanto ao cambio Boliviano. Você acha vantagem comprarmos peso boliviano para essa viagem do Salar? Onde seria um bom lugar para comprar? Me desculpe por tantas perguntas mas decidimos a viagem de última hora e você está sendo uma das melhores referências para nós! Bjs e obrigada

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Cami… desculpa a demora pra responder… bom, vamos lá: Vale a pena compras sua passagem com antecedência sim! Eu deixei para comprar lá na hora e paguei mais caro. Tente acessar o site chileno da LAN para fazer a compra da passagem – vários leitores conseguiram e saiu bem mais barato. De Calama para San Pedro é em torno de 1 hora, 1 horas e meia mais ou menos. Os passeios é melhor fechar lá na hora sim! Assim você pode negociar. Lembre de passar la na Ayllu, que foi a agência que fiz os passeios. Fale com a Flávia e diga que é leitora do blog Um Viajante – ela prometeu um desconto especial.

      Além de Pesos Chilenos, alguns aceitam dólares sim. Se você conseguir comprar pesos ainda no Brasil ótimo, ou então tem que trocar por lá mesmo. Eu acabei sacando direto do cartão no caixa eletrônico de San Pedro. O Peso Boliviano vai ser mais fácil você trocar por lá mesmo, em San Pedro mesmo.

      Espero que você veja a resposta a tempo!

      Reply
  29. Gisele

    Oi Robson! Estou “namorando” o seu blog tem algum tempinho! As fotos são lindas e dicas bem claras
    Preciso da sua ajuda:
    1. Vou correr a Meia Maratona de Santiago no domingo dia 12/abr e tenho de 13 a 18/abr para curtir (retorno dia 18 Santiago – SP a noite)
    Dá tempo para fazer essa trip (Santiago – Calama – San Pedro – Salar – San Pedro – Calama – Santiago) de 13 até dia 17/abr? Pensei em pegar o voo na segunda 13/abr, acertar com a agência e partir rumo ao Salar na terça 14, retornando no max na sexta 17. É viável?
    2. Vou sozinha e tb fico com um pouco de medo caso a viagem seja um pouco roots demais ou sei lá… É sussa? rsrs
    Obrigada, bjs

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Gi.. tudo bom? Você teria do dia 13 ao dia 17, são 4 dias. Nesse tempo não dá pra ir até o Salar.. ainda mais que você sairia para o Salar no dia 14 e teria que estar de volta no dia 17, mas a viagem de ida e volta leva 4 dias – você chegaria do Salar no dia 18.

      Então meu conselho é para você aproveitar o Atacama mesmo… dá uma olhada aqui no blog, o Atacama é um lugar fantástico!!!! E a viagem para o Atacama é muito “sussa”, pode ir sem medo!!

      Reply
  30. Cássia

    Oi Robson!! Tudo bem? Adorei o seu blog!! Vou para o Atacama e o Salar Uyuni dia 11 de março com uma amiga. Pretendemos fazer o roteiro exatamente igual o seu. Só tenho algumas dúvidas: o saco de dormir tem de aguentar quantos graus? Você fala que precisamos ter um pouco de bolivianos para ir ao Salar, certo? Onde trocamos? No Atacama aceita-se dólar? Muito obrigada. Bjs

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Cássia, tudo bom? O meu saco de dormir é o Deuter Orbit +5, que oferece conforto +9°C, limite +5°C e Extrema -9°C. Achei uma ótima opção, pois é um produto de bastante qualidade, durável, leve e compacto – o valor é meio salgado, mas a qualidade da Deuter compensa.

      Você pode trocar pesos bolivianos em San Pedro sim… é bem pouco que vai precisar na verdade. E lá eles aceitam dólar sim!

      Qualquer dúvida é só gritar, bjs

      Reply
  31. Mariana

    Olá, Robson! Vou para o Chile no meio do ano. Gostaria de saber se é suficiente o período de terça a sexta para essa viagem. Em que época do ano vc foi? Obrigada!

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Mari.. seriam 4 dias no total? Esse tempo incluindo o tempo de vôo ou é o tempo que você vai passar lá? Se for isso, você vai conseguir conhecer um pouco de Santiago… Confirma pra mim se é isso mesmo..

      Reply
  32. Ze carlos

    Fala Robson dia 09/03 estarei indo pra santiago chegarei la por volta das 22 hrs , vou fazer o atacama eo salar vc acha melhor eu ja comprar a ida de santiago pra calama no dia 09 a noite mesmo ou melhor ficar em santiago e ir dia 10 pra Calama ?

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Zé, tudo bom? Então… vai chegar bem tarde em Santiago. Se você for no mesmo dia, vai chegar de madrugada em Calama e confesso que não sei dizer seria para ir até San Pedro nesse caso. Acho melhor você dormir em algum lugar próximo ao aeroporto de Santiago e pegar um vôo bem cedo, no dia 10.

      Grande abraço!! Qualquer dúvida dá um grito!

      Reply
  33. Ze carlos

    Isso mesmo Robson sem contar que pela skyline não tem voo dia 09/03 só dia 10 mesmo , outra pergunta eu indo pra calama dia 10 qual a data que coloco meu retorno , do dia 10 a 18/03 da pra fazer atacama e bolivia ?

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Eli… que legal que curtiu, obrigado!! Eu usei uma Sony A77… aqui no blog falo mais sobre ela… Basta acessar o link Foto Viagem na lateral direita do blog

      Reply
  34. Vanessa soares

    Olá Robson, Mto legal seu post sobre a viagem. Mto bom existirem pessoas que gostam de compartilhar, ajuda muito aos indecisos. Obrigada antes de tudo.
    A dúvida é: eu terei 9 dias na Bolívia(antes do meu destino final), e meu destino final é Sta Cruz de la Sierra. Nesses 9 dias gostaria de conhecer algo, como o Salar de Uyuni que sempre sonhei em conhecer. Vou sair de Cobija e pegar um voo pra algum lugar, o que vc sugere como mais viavel? Abraço.

    Reply
  35. Marcia

    Robson Parabéns! Estou louca pra fazer esse mochilao e a cada post lido a vontade aumenta. Adorei seu relato e as fotos sao de tirar o folego…esse lugar é dos Deuses! Se puder me enviar dicas de hostel, pousada, valor pago por passeio e estadia te agradeço; to fazendo contas pra tentar partirr em maio
    : ) Tks

    Reply
  36. Wagner

    Show!!!, Estou pensando ir do Brasil, Salta (AR), San Pedro (CH), Santa Cruz de La Sierra (BO), ir de carro 4×4, é tranquilo? Será que em San Pedro consigo mapa orientativo para cruzar o deserto ou coordenadas de GPS, aqueles galoes em cima do carro é combustivel? Se puder dar algumas dicas agradeço.

    Reply
    1. Robson Franzói

      Fala Wagner, tudo bom? Cara, eu vi várias caminhonetes 4×4 para alugar no aeroporto de Calama… E já ví muita gente que fez essa viagem de 4×4 – meu tio já fez de moto, saindo aqui de Curitiba. Você deve conseguir mapas sim… Eu acho que um dos galões é gasolina sim, acredita que não perguntei… mas acho que é, pois a água era em galões menores.

      Qualquer dúvida dá um grito, abraço!!!

      Reply
  37. Adriana

    Olá galera. Olá Robson ! Robson, seu post foi um dos primeiros que li sobre o Salar Uyuni e sobre o Atacama. Já tinha ouvido falarem desses lugares, então a curiosidade chegou e fui pesquisar na net. ….bom, resultado, em maio estarei lá. Obrigada pelas suas informações. Quando voltar da viagem, retorno a escrever aqui ….rsrs…para compartilhar….Estou megaaaa ansiosa….abraço!

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Adri, que legal que o blog serviu para te inspirar nessa viagem.. Estou te escrevendo agora da Ásia! Quem sabe essa viagem não entra para sua lista

      Reply
  38. Babi

    Oi Robson ! amei muito as dicas ! estarei indo em setembro fazer uma viagem da America do Sul e passarei pelo Salar de Uyuni!! Otimo blog ! Boa Sorte nas proximas viagens ! xx

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Babi, tudo bom? Muuuuuito obrigado sua mensagem… fico super feliz em saber.. Desejo uma ótima viagem pra você!!! E lembre-se, se tiver alguma dúvida é só dar um grito aqui no blog

      Reply
  39. Fernanda Laia

    Olá, Robson! Primeiramente, parabéns pelo blog!
    Em julho, meu marido e eu passaremos duas semanas no Chile. Ficaremos alguns dias em Santiago, mas nossa intenção é passar grande parte da viagem explorando o Deserto do Atacama. Nós estamos muito interessados em fazer a expedição ao Salar de Uyuni. Quando viajamos, gostamos de reservar as hospedagens antecipadamente, pois não gostamos de surpresas. Mas estou com receio de montar um roteiro certinho e não deixar expedição ao Salar de Uyuni agendada. Você acha que é possível chegar a San Pedro e fazer a reserva no dia em que chegarmos? Penso em chegar a San Pedro no dia 22, ficar dois dias inteiros (23 e 24), fazer o tour ao Salar nos dias seguintes (25, 26, 27 e 28) e ficar mais dois dias inteiros em San Pedro (29, 30), retornando a Santiago no dia 31. Minha preocupação é reservar os primeiros dias em San Pedro, deixar os dias vagos para o Salar de Uyuni e reservar novamente hospedagem em San Pedro, mas não conseguir fazer a expedição nos dias programados. O que você recomenda: reservar o passeio em San Pedro ou fechar antes de viajar?
    Desde já, agradeço a atenção!
    Abraços,
    Fernanda.

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Fer, tudo bom? Primeiro, muito obrigado pela mensagem Então, super normal sua dúvida, eu também tive a mesma. Mas sim, pode ir sem reservar e fazer a reserva do passeio quando chegar. Eles estão acostumados a trabalhar dessa forma. É até difícil você conseguir agendar antecipadamente, por e-mail e tal… eles demoram muuito para responder – quando respondem. Então chega lá e faz a reserva, dificilmente vai ter problemas com as datas.

      Qualquer dúvida é só dar um grito

      Reply
  40. Alana

    Oi Robson! excelente seu blog…adorei!
    tenho 15 dias de folga em agosto (sim, esta de última hora) e estou pensando em ir para o Atacama e agora com esse seu post do Salar estou tentada a ir tb.
    vou viajar de mochila, sozinha e o mais low cost possivel!
    1-queria saber da segurança do Atacama e dos hoteis do passeio do salar
    2- com tudo que vc vê nesses 3 dias de viagem é possivel descartar algum outro passeio no atacama? ex: salar de tara ou geyser del tatio?
    muito obrigada
    Aalana

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Alana, tudo bom??? Que legal que chegou aqui e curtiu o blog…. muito obrigado pela mensagem!!

      Eu achei o Atacama um dos lugares mais seguros que já fui…. é tudo bem tranquilo por lá!

      A viagem ao Salar eu fiz com a Cordillera, um agência bem recomendada…. Você vai viajar com várias outras pessoas, então isso passa uma segurança sim… eu vi várias meninas no grupo que estavam sozinhas… então achei tranquilo a questão da segurança.

      Sobre descartar algum dos passeios, é bem difícil… eu gostei de todos…. acho que vou deixar essa com você.. aqui tem os relatos de cara um, veja algum que você pode deixar de fora… eu fico com dor no coração de falar algum deles pra você…

      Espero ter ajudado… um abraço e qualquer coisa é só dar um grito!!!

      Reply
  41. Denise Fernandez

    Robson tudo bem? Parabéns pelo seu relato, dicas, estou indo p o Chile dia 7 agora e vou com mais 6 amigos, chegarei em Santiago e pretendo ficar 2 dias e partir p Atacama. Fiquei encantanda c seu roteiro p o Salar e fiquei tentada rs. O que você acha de fazermos o Atacama e seguir p o Salar depois teremos q voltar p Santiago p pegar o voo? Outra pergunta rs, quanto ficou esse roteiro fechado?
    Obrigada.
    Se precisar de dicas p fazer Monte Roraima, estou aqui rs. Fiz e me deslumbrei, lá tudo é mágico! Bjus.

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Denise, tudo bom?? Ahh que legal.. o Monte Roraima está na minha lista de desejos!!

      Então, o que eu fiz foi basicamente isso que você falou: fui para o Atacama, depois o Salar e depois voltei para Santiago… Foi tranquilo, deu tudo certo!

      Nesse link aqui: https://www.umviajante.com.br/guia-viajante/175-quanto-custa-um-mochilao-na-america-do-sul-chile-e-bolivia você tem os gastos totais da viagem, e nesse aqui: https://www.umviajante.com.br/chile/3015-quanto-custa-viajar-para-o-atacama os gastos de uma viagem para o Atacama.

      Espero que ajude Qualquer outra coisa é só dar um grito…

      Reply
  42. Andressa

    Oi Robson! Parabens pelo relato e fotos sao incriveis!! Estou planejando fazer Atacama e Uyuni em Janeiro 2016, sozinha! Algumas perguntinhas: é mto ruim levar mala de rodinhas??? Não curto mto carregar mochila gde!!! Se por um acaso estiver chovendo vc sabe se eles devolvem o dinheiro pago pelo passeio?? Em Uyuni é obrigatorio ter pesos bolivianos, nao posso levar dolar??

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Andressa, tudo bom?? Olha… pensa assim: por lá não tem calçada e nem asfalto, é rua de terra mesmo… deslizar uma mala de rodinha não é muito fácil, mas até da pra tentar…. mas já vá sabendo disso rsrs

      Agora sobre os passeios.. eu acho que vai depender da agência que você contratar… mas eu acredito que se estiver chovendo, a ponto do passeio ser cancelado, eles devolvem o dinheiro sim…

      Em Uyuni é melhor levar pesos bolivianos.. você pode trocar em San Pedro mesmo…

      Espero ter ajudado.. qualquer dúvida é só dar um grito.. grande abraço!!

      Reply
  43. sabrina

    Oi Robson,

    Adorei teu site !! Muito bacana você compartilhar informações, fotos e dicas de viagem. Estou me programando para ir ao Salar neste segundo semestre. Você saberia dizer qual o melhor mês para ir entre setembro e novembro ? Já sei que o melhor é contratar o passeio em São Pedro mesmo, mas a minha dúvida é: devo chegar com quantos dias de antecedência para conseguir o passeio ?

    Reply
  44. Suzane

    Surreal é a qualidade dessa sua câmera . Que fotos maravilhosas . Sei que a linda paisagem ajuda, mas não vi nenhuma foto em qualquer outro blog que se compare as suas. Algumas até parecem de longa exposição. É a câmera mesmo ou é algum programa de edição que vc usa? E se for a câmera , poderia me dizer qual a marca e modelo ? Tenho uma nikon 3200, mas não consigo tirar umas fotos dessas não .
    Parabéns , e sucesso sucesso.

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Su, tudo bom? Então, o que ajuda muito é a lente… uma grande angular… A marca da câmera em si não importa tanto.. Eu tenho uma Sony, mas a Nikon é ótima também… Procure sobre uma lente grande angular para a sua câmera, são as melhores para fotografar paisagens!!

      Muito obrigado por sua mensagem!! Bjooss!!

      Reply
  45. Mônica Costa

    Ola!
    Gostei muito do seu site, deu para pegar bastante dicas para o meu mochilão em Dezembro.
    Mas eu tenho uma duvida, vou fazer Uyuni, passeio de 3 dias e 2 noites, e depois vou para atacama.
    Você acha que vale a pena fazer o Geysers del Tatio em Atacama ou os Geyseres em Uyuni já são suficiente, ou um não tem nada haver com o outro..rsrsrs

    Abraços

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Mônica, então… assim, se o seu roteiro estiver bem justo e não tiver como incluir o El Tatio, como você já vai ter visito os geyseres na viagem de Uyuni, eu acho que pode até ficar de fora….. falo com dor no coração pois é um passeio lindo…. mas só se não tiver como mesmo tá rsrs

      Qualquer outra dúvida é só dar um grito aqui

      Reply
  46. Andreia Nobre

    Robson, vendo seu vídeo com a trilha sonora do filme Na Natureza Selvagem me emocionei… simplesmente demais!!! Vou com uma amiga e temos totalmente espírito de aventura do “Alex Supertramp” rss parabéns pelo seu blog, super explicativo e muito visual, o que atrai muito. Estamos indo em Setembro agora para um mochilão de 17 dias (Bolivia x Peru x Chile) e voc~e me ajudou muito a planejar Atacama e Uyuni, obrigada!!!

    Reply
  47. MARCOS VINICIUS

    Oi pessoal…bom dia a todos!
    Parabéns pelo blog, Robson! Sensacional.
    Tudo que preciso está aqui incluindo as emoções (rs)! Vou explorar bastante o blog! Principalmente, pelo fato de sair pela primeira vez do Brasil e ainda, sozinho!
    Estarei no Atacama no período de 30 de setembro a 13 de outubro.
    Alguém estará lá neste período e gostaria de fazer contato? WhatsApp (31) 9375 4573

    Reply
    1. Robson Franzói

      Fala Marcos, tudo bom?? Fico feliz que está curtindo o blog…. Então, eu vou pro Chile em outubro.. será que nos esbarramos por lá?? Vou ficar no Atacama de 1 a 7 de outubro….

      Se prepare, você vai curtir muito essa viagem!!! Grande abraçooo!!

      Reply
  48. Ana

    Olá Robson, estou amando o Blog!
    Vou para o Chile em outubro – segunda quinzena-, incluindo o Deserto do Atacama. Não estava pensando no Uyuni até ver/ler seus posts e fotos!
    A pergunta é: Vou sozinha e teria que fazer como você fez, voltar para San Pedro. Acha seguro?
    Outra pergunta: Além da agência que você utilizou, você saberia indicar outras talvez mais seguras e sem motorista bêbado? Talvez alguma indicada por amigos seus viajantes…Rsrsr
    Aguardo sua resposta!
    Parabéns!

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Ana, tudo bom? Olha… todos os comentários que eu recebi eram indicando a Cordillera. Apesar dos pesares, ainda é considerada a melhor…. Eu estou voltando pro Atacama agora em outubro e vou tentar descobrir mais informações sobre outras agências. De uma forma geral é seguro sim, pois você não vai estar sozinha… vai com um grupo de viajantes…. aí é tudo mais tranquilo.

      Lá em San Pedro procure a agência Ayllu… foi a agência que eu fiz os passeios e eles são ótimos. Fale com a Flávia, dona da agência, ela é brasileira. Diga que é leitora do Blog Um Viajante e ela vai fazer um preço especial pra você

      Se tiver qualquer outra dúvida é só dar um grito

      Reply
  49. Karen

    Oi Robson!
    Eu e minha familia vamos pra Atacama e queremos ir de la para Uyuni. Iremos durante a epoca de natal e ano novo. Ja que essa eh um periodo que muita gente viaja, sera que eh melhor prepararmos essa viagem com uma agencia agora? Ou podemos ver essas coisas la? E voce acha que da pra gente alugar um carro e fazermos essa trilha sozinhos?

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Karen, tudo bom?? Que legal que está programando a viagem, vocês certamente vão curtir muuuuito!

      Sobre alugar carro eu não tenho muitas dicas… eu sei que tem gente que faz isso sim. Lá no aeroporto eu ví algumas caminhonetes para alugar…. agora só não sei mesmo como se localizar nos passeios… como ir no lugares certo, para ter as melhores vistas e tal.

      Entre em contato com a agência Ayllu Expediciones… foi a agência que eu fiz os passeios e eles são ótimos. Fale com a Flávia, dona da agência, ela é brasileira. Diga que é leitora do Blog Um Viajante e ela vai fazer um preço especial pra você. Pergunte pra ela sobre o movimento nessa época do ano.. acredito que ela vai te ajudar!

      Se tiver qualquer outra dúvida é só dar um grito

      Reply
  50. Raissa

    Boa tarde… queria muito a sua ajuda.
    Estou planejando uma viagem e todo dia eu visito a sua página.. ela é sensacional.. super completa.

    Pode me ajudar? Pretendo fazer o passeio da Bolivia de 4 dias partindo do Atacama. Mas como vc chegou mencionar.. o contato com a agência aqui do Brasil é quase impossível. Estou com medo de comprar passagens aéreas com as datas definidas e não conseguir os passeios.

    É normal só contratar o pesseio lá? Existe chance de não conseguir o pesseio?

    Obrigada!
    Raíssa.

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Raissa, tudo bom?? Primeiro deixa eu te pedir desculpas pela demora em responder sua mensagem.. acabei me dando uma folguinha nesse feriado e algumas perguntas estão na fila até agora….

      Então, olha, eu fui sem reservar nada e consegui o passeio para a data que eu precisava…. O ideal é você já ir na agência ver isso no primeiro dia que chegar em San Pedro. Eu imagino que tenha saída todos os dias sim, acho que você vai conseguir…. mas infelizmente não posso te dar 100% de certeza…. Só que por lá eles estão mais acostumados a tratar tudo pessoalmente e não por e-mail, por isso eu acho que tem saída todos os dias sim… É o mais normal contratar por lá sim!!

      Qualquer outra dúvida é só dar um grito!!!

      Reply
    1. Robson Franzói

      Oiii Danii!! Que bom, fico super feliz!!! Fica de olho aqui no blog pois vou voltar para o Atacama agora em outubro e logo vão ter várias novidades por aqui

      Reply
  51. Carolina Policarpo

    Minha grande chateação é descobrir o blog só hoje. Postagens maravilhosas, cheias de informações super úteis e, as fotos, não tenho nem o que falar. Espero um dia ter a hora de me esbarrar contigo pelo mundo e trocar ideias 😄

    Reply
    1. Robson Franzói

      Ohhh Carol, eu fico muuuito feliz com o seu comentário viu??!? Muito obrigado mesmo.. e sim, vamos ver se nos esbarramos em algum lugar por aí para trocar muitas ideias

      Um grande beijo

      Reply
  52. Francisco

    Robson seu blog é o mais completo que encontrei sobre o atacama e o salar. Estarei indo para lá em janeiro de 2016. Agradeço muito pelos relatos e pelas informações. Grande abraço.

    Reply
    1. Robson Franzói

      Opaa… Grande Francisco… Muuuuito obrigado pela mensagem!! Fica de olho aqui no blog que essa semana começo a postar sobre a minha segunda viagem ao Atacama!!!!

      Um grande abraçooo!!!

      Reply
  53. Carol

    Oie Robson, adorei o post mto obrigada pelas dicas. Gostaria de saber qual foi a época do ano que vc fez a viagem? Obrigada

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Carol!! Tudo bom?? Que bom que curtiu, fico feliz em saber!!! Então, fiz essa viagem em abril….

      Qualquer outra dúvida é só dar um grito aqui

      Reply
  54. Gisele

    Olá, Robson. Tudo bem?
    Estou me preparando pra minha viagem agora em janeiro e por aqui tenho encontrado resposta pra quase tudo.
    Tudo muito lindo e tudo muito esclarecedor, exceto o fato de eu ser meio insegura estar ainda com algumas dúvidas. rsrsrsrs

    Minha viagem começa em Santiago com destino a Lima no Peru. Vou dar uma esticada antes de voltar ao Brasil.

    Quero fazer todos os passeios nos primeiros dias desse tour, saindo de San Pedro (Valles de la Muerta e La Luna, Laguna Antiplânicas e Salar do Atacama, Laguna Cejar, Ojos del Salar, Laguna Tebinquinche, Geysers del Tatio e Salar de Tara) e todos exatamente como tu pontuou.

    Em todos os 4 dias desses passeios, eu volto pra me hospedar na base que é San Pedro, certo?
    Na sequência, quero fazer Salar de Uyuni que já é Bolivia, mas muitos amigos que fizeram esse tour me disseram que eu posso excluir alguns passeios desses primeiros dias em San Pedro, já que vou a Salar, como os Geyers del Tatio, por exemplo, é correto?
    Provavelmente vou optar por ir a Salar no período de 3 dias, já que de lá sigo viagem a La Paz. Esse valor que tu citas no blog tem hospedagem e alimentação inclusa pros 3 dias?

    Tu chegou a seguir viagem ou já esteve em outras partes da Bolívia?
    Muito obrigada pela ajuda.

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Gi!!! Tudo bom!! Coragem aíí!! Sua viagem vai ser um sonho!!!!

      Então, vamos lá…. Vários passeios legais selecionados… Na viagem desse ano eu vi que existe algumas mudanças… Com Lagunas Altiplânicas você vai fazer Piedras Rojas, que é um dos lugares mais lindos que eu vi por lá…. E sim.. todos esses passeios você faz e volta para San Pedro.

      Sobre os Geysers…. sim, tem Geysers no caminho para a Bolívia.. mas eu não descartaria ele não… poi no El Tatio você vai ver o Sol nascer com os Geysers… é lindo!!!

      Sobre a viagem para Uyuni… Hospedagem e comida estão inclusas!! Os valores eu acredito que já tiveram algum ajuste desde a minha viagem em 2014 – como eu não tenho contato com eles, eu não tenho isso atualizado aqui…

      Eu não segui viagem pela Bolívia não… de lá eu voltei para San Pedro…

      Uffa… acho que respondi tudo… se tiver qualquer outra dúvida é só dar um grito!!

      Reply
  55. Elaine

    Olá Robson,

    Em primeiro lugar, parabéns pelo blog! Suas dicas são muito boas!

    Pretendo viajar com amigas em janeiro para conhecer o Atacama e o Salar de Uyuni. Qual o tipo de sapato adequado para o deserto e o salar? Precisam ser impermeáveis? Pensei em ir com aquelas yellow boots da Timberland. O que acha?

    Obrigada!
    Elaine

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Elaine, tudo bom?? Que legal que chegou aqui e curtiu o conteúdo!! Então… eu semper foi com botas normais… tipo essas yellow boots mesmo… mas nunca fui com uma da Timberland, apesar de achar elas lindas! Veja uma que seja confortável, não muito pesada…. não precisa ser impermeável não… dificilmente você vai molhar ela…

      Qualquer outra dúvida é só dar um grito aqui

      Reply
  56. João Marcos

    Gostaria em saber se a rota que vc fez de San Pedro ao Salar estava asfaltada ou não, e se a estrada é perigosa em relação a bandidos bolivianos. Iremos com uma turma de 5 motociclistas.

    No aguardo, desde já agradeço.

    Reply
    1. Robson Franzói

      Grande João… então o meu caminho de ida doi um e o de volta foi outro…

      Na ida o caminho era por paisagens lindas… mas quase sem asfalto…passamos por lugares que só com 4×4 pra conseguir seguir… Não sei te dizer exatamente como se localizar por aqueles lados sem um guia…

      Na volta eu lembro que a maior parte do caminho não era de asfalto… Era uma estrava bem empoeirada e que tinha um trafego grande de caminhões…. era o percurso mais rápido e não passava por lugares bonitos… O que eu não sei é se existem caminhos alternativos a esses…. Pode ser que tenha… teria que dar uma estudada nisso…

      Esperto ter te ajudado… qualquer coisa me dá um grito aqui

      Reply
  57. Raquel

    Olá, Robson. Estou indo à San Pedro de Atacama em dezembro e seguirei seu roteiro. Ficarei lá 8 dias cheios, logo, terei 4 dias para o Atacama e 4 dias para o Salar Uyuni. É melhor já chegar em SP e ir para Uyuni no dia seguinte ou deixar Uyuni para o final?

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Raquel, tudo bom?? Olha.. eu deixei pra fazer no final… achei mais prático.. pois aí eu cheguei em San Pedro, me hospedei e fiz os passeios… então fiz o check-ou e fui para a viagem do Salar.. Na volta, quando cheguei em San Pedro, só esperei algumas horas pelo meu transfer e já em seguida segui para o aeroporto de Calama… então não precisei me hospedar novamente…

      Foi a forma que eu fiz e curti! Se tiver qualquer outra dúvida é só dar um grito aqui

      Reply
      1. leonardo

        robson, sou leonardo, tudo bem?

        estou vendo passeios do atacama para o uyuni em tres dias e quatro dias…qual a diferença? o que vc sugere?

        um abraço!!!

        Reply
        1. Robson Franzói

          Grande Leo, tudo bom? Desculpa a demora pra te responder…. estava em Nova York e só agora estou conseguindo responder os comentários aqui…

          Então… a viagem de 3 dias é apenas ida… e de quatro dias é ida e volta (saindo e voltando para San Pedro de Atacama)…. O passeio é o mesmo, só muda se você quer voltar ou não…

          Se tiver qualquer dúvida é só dar um grito aqui

          Reply
  58. Kauê

    Amigo, show de bola a sua viagem! Irei em dezembro com a minha esposa para San Pedro de Atacama. Chegando lá, já queremos ir fazer esse passeio até o Salar de Uyuni. Você acha recomendavel? Ou é melhor passar alguns dias de adaptação em San Pedro? Outras 3 dúvidas: As malas que levarei, carrego todas para esse passeio, ou devo deixar em algum local em SPA? Para entrar na Bolívia, ao passar pela fronteira, somente o RG já serve né? Entrei no site da CordilleraTraveller e vi que já dá pra deixar reservado. Prefiro fazer a reserva aqui mesmo, para deixar organizados os passeios e hospedagem em San Pedro. Você sabe se é necessário um grupo minimo para fazer o passeio? Será que há possibilidade de cancelamento por quaisquer motivos? Bom, é isso. Espero sua resposta, para me ajudar nos meus roteiros. Obrigado!

    Reply
    1. Robson Franzói

      Grande Kauê, tudo bom? Desculpa a demora pra te responder…. estava em Nova York e só agora estou conseguindo responder os comentários aqui…

      Então…. vamos lá… eu preferi fazer primeiro os passeios do Atacam e depois Uyuni, achei mais prático – assim você não precisa chegar e já sair correndo pra viagem ao Uyuni.

      As malas vão todas com você sim… a maior vai na parte de cima do carro, protegida por uma capa… E você precisa de uma mochila menor para ir com você, onde vai colocas as coisas que precisa durante o dia. A mala grande só desce do carro a noite….

      O RG serve sim… mas precisa ser recente (menos de 10 anos, se não me engano) e precisa estar em bom estado.

      Se conseguir falar com eles e já reservar, perfeito! Eu fechei lá mesmo… não sei exatamente como é a política de cancelamento deles. Você vai fazer o passeio com outras pessoas, e normalmente tem mais gente sim…. então sobre quantidade mínima você nem precisa se preocupas…

      Se tiver qualquer outra dúvida é só dar um grito aqui

      Reply
  59. Tiago

    Robson, Primeiramente meus parabéns pelo post. Top!
    Gostaria de sua opinião. Em uma viagem de 11 dias, você considera viável ficar uns dias em Santiago, uns dias no Atacama e ainda conhecer o Salar de Uyuni?
    Grande abs!

    Reply
    1. Robson Franzói

      Grande Tiago… tudo bom?? Desculpa a demora pra te responder…. estava em Nova York e só agora estou conseguindo responder os comentários aqui…

      Então… eu fiz esse roteiro que você descreveu em 15 dias…. Mas também visitei Viña del Mar e Valparaíso (em 2 dias). Se eu cortasse isso, já ficaria tudo em 13 dias…. Então 11 eu acho um pouco corrido. Mas dá pra fazer… Ficaria 4 no Atacama + 4 Uyuni + 3 Santiago… Santiago bem curtinho, só pra ter um gostinho….

      Se tiver qualquer dúvida é só dar um grito aqui

      Reply
  60. Jorge Nogueira

    Olá Robson !!! Antes de mais nada te dou os parabéns pelo blog e fotos, são demais. Estou de viagem marcada para o atacama no próxima dia 31 de dezembro e como vou ficar 12 dias no Chile gostaria também de dar esticada até o salar de uyuni partindo de san Pedro de atacama . Sendo assim queria saber de você se exigiram certificado de vacinação contra a febre amarela na aduana da Bolívia.
    Desde já agradeço. abç.

    Reply
    1. Robson Franzói

      Grande Jorge… olha, é bom ter ela com você sim! Tome a vacina – o quanto antes, pois ela leva 10 dias para fazer efeito – e faça o comprovante internacional dela.

      Se tiver qualquer dúvida é só dar um grito aqui

      Reply
  61. Laura

    Olá! Estou querendo ir para o Atacama e o Salar de Uyuni, mas minha dúvida ê em relação a altitude, já que meu marido e eu passamos muito mal em Cusco quando estavamos a caminho de Machupichu. Li que em alguns lugares a altitude chega a 4000m. Voce pode me orientar?

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Laura, tudo bom? Então… o efeito da altitude é muito relativo de pessoa para pessoa. O ideal é ir se aclimatando aos poucos.. deixar os passeios mais altos para os últimos dias.

      Eu estou em contato com um médico especialista nesse assunto e logo vou publicar um post bem completo aqui…. Nada melhor do que um profissional como ele para esclarecer tudo.

      Precisando de qualquer coisa é só me dar um grito

      Reply
  62. Clara

    Olá Robson,

    parabéns pelos seus relatos! Estou programando uma viagem para o Atacama e Uyuni e estou adorando ver cada detalhe relatado por vc e as fotos maravilhosas! Está me ajudando bastante!
    Além do mais, tive dúvidas esclarecidas só de ler os comentarios das pessoas, já que vc sempre responde tudo!
    Parabéns e sucesso! Continue relatando suas aventuras para nós!

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Clara, tudo bom??? Que bom que chegou aqui e gostou do blog… fico muito feliz em ler um comentário como o seu.. é muito bom ter esse retorno dos leitores… é uma grande motivação!!

      Depois da viagem volta aqui e me conta como foi hein!!!

      Qualquer coisa já sabe, é só dar um grito

      Reply
  63. Marcos

    Olá Robson! Muito bom, interessante e objetivo os seus posts. Estou seguindo seu conselho e indo para atacama (4 dias) e Uyuni (4 dias). No entanto, a dúvida é: não é arriscado programar a volta do salar no mesmo dia do do vôo? Estou com receio de algum imprevisto na volta, mesmo o vôo partindo de Calama ao redor da 16:00 hs. Sendo assim, estou pensando em fazer um sanduíche de Atacama com o Salar no meio. Isso gera alguns problemas de ter que fechar 2 períodos de acomodação em San Pedro, mas é mais seguro, não? O problema é se não conseguir encaixar o salar nos dias exatos. O que vc acha?

    Reply
    1. Robson Franzói

      Fala Marcos, tudo bom? Pois é… eu tive exatamente a mesma dúvida que você… Claro, imprevistos podem acontecer… A previsão é chegar em San Pedro perto do meio dia, normalmente um pouco antes. Eu programei o meu vôo de volta para as 18h, deixando assim um bom tempo de garantia… Você pode deixar até para mais tarde se for o caso…

      Sua ideia de fazer esse “sanduíche” também é uma opção, mas o que eu faria seria deixar então o vôo para o dia seguinte da chegada, aí você passa apenas uma noite em San Pedro… nem precisa fazer passeios… apenas dormir.

      Eu não tive tempo suficiente para fazer isso e arrisquei mesmo… felizmente deu tudo certo…

      Espero ter ajudado… se precisar de qualquer coisa é só dar um grito aqui

      Reply
  64. Liege

    Cara!!! Vibrei com seu blog!!! Parto dia 16 de fevereiro, como vou sozinha, cada detalhe seu sera precioso!! Obrigada por lembrar do seguro! E grátis quando compramos passagem pelo visa platinum e eu nem tinha lembrado de solicitar! !! Obrigada

    Reply
  65. Marcos-Marília/SP.

    Olá! Grato pelas informações, completas, vc gosta muito do que faz.
    Irei em abril, depois de muito pesquisar tentarei fazer o seguinte:
    1 – Vale da Lua de manhã e Cejar à tarde.
    2 – Altiplânicas + Pedras Vermelhas.
    3 – Laguna Colorada – passeio de 01 dia.
    4 – Salar de Tara
    5 – Lascar.
    Duas perguntas. Pela tua experiência em qual dessas noite encaixaria o tour astronômico e vc tomou a vacina contra a febre amarela, eles conferem isso na fronteira?
    Parabéns pelo blog. Abraço!

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Marcos, tudo bom? Que bom que as dicas do blog te ajudaram!!

      Sobre o tour astronômico, minha dica é para você fazer na primeira noite em que as condições climáticas estiverem favoráveis. Não tente programar para os últimos dias, porque nunca sabemos quando o tempo pode mudar… Alguns nuvens no céu e aí já era. Então tente fazer logo nos primeiros dias

      Então, eu tomei a vacina sim! E fiz o a carteirinha internacional. Eu recomendo que você faça também, para evitar problemas. O bom é que ela é válida por 10 anos e já é uma coisa a menos para você se preocupar nas próximas viagens

      Se tiver qualquer dúvida é só me dar um grito aqui

      Reply
  66. Fred

    Oi Robson,
    Tudo bem? Estamos indo fazer um mochilão pela Bolivia, Peru, Chile e Argentina.
    Vi muitos relatos de pessoas reclamando dos tours para o salar de Uyuni, dizendo que os motoristas as vezes estavam bêbados, o pessoal das agências mentiam muito entre outros.
    Você sabe se é melhor visitar o salar de uyuni saindo do Atacama? As agências chilenas são mais confiáveis?
    Muito obrigado pela ajuda.
    Muito bom o seu blog!

    Reply
    1. Robson Franzói

      Grande Fred, tudo certo? Então…. normalmente a mesma agência que atende na Bolivia também atende no Chile… e sempre são bolivianos que fazem os passeios. É meio que umas regras da Bolívia isso…

      Então assim… rola esse tipo de perrengue mesmo… comigo mesmo aconteceu.. do motorista beber noite, entrar louco no nosso quarto e depois quase dormir dirigindo.. foi foda, mas no fim deu tudo certo.

      A agência Ayllu, que eu fiz os passeios no Atacama, está tentando fechar um passeio com mais qualidade para o Salar…. mas ainda não está disponível. É um pouco complicado mesmo…

      Se tiver qualquer outra dúvida me dá um grito aqui

      Reply
  67. Eduardo ráfaga

    Hehe, agora achei o post da camera. Legal, fotos realmente muito boas. Vc acha q com uma grande angular e uma Nikon d5200 consigo algo semelhante? ou preciso trocar a camera? parabens pelo blog e pelas fotos! vou te acompanhar. Estou planejando essa viagem para atacama e de la pretendo ainda esticar ate Machu picchu. Abraço

    Reply
    1. Robson Franzói

      Grande Edu, tudo bom? Que bom que achou o post da câmera e das lentes…. Eu não conheço os modelos da Nikon… mas pense sempre em investir em boas lentes… são elas que vão te dar a maior diferença nas fotos.!!

      Fica de olho no blog que logo logo eu vou postar mais coisas sobre fotografia!!

      Você vai curtir muito o Atacama… Machu picchu eu ainda não conheço, mas está nos planos!!

      Grande abraço!

      Reply
  68. REBECA

    Ola, muito bom o seu post e as fotos! Já estou ansiosa para ir!
    Vou em julho chegando por Calama e gostaria de fazer Atacama + Salar de Uyuni.
    Estou com uma duvida lendo todos os relatos. Podemos fazer o passeio pelo Atacama já no caminho para o Salar? ou é preciso alguns dias em San Pedro do atacama para conhecer o atacama e só depois sair para o Salar?
    obrigada!!!!

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Rebeca, tudo bom? Desculpa a demora para te responder… acabei de chegar de uma viagem de um mês pela Europa e só agora vou conseguir colocar os comentários em dia…

      Então.. tem que ficar alguns dias em San Pedro sim, para fazer os passeios no Atacama… depois você segue para Uyuni e no caminho vai parando por alguns lugares lindos na Bolívia…

      Se precisar de qualquer coisa é só dar um grito aqui!! Grande abraço!!

      Reply
  69. Renata

    Oi Robson, tudo bem?
    Parabéns pelo blog e pelos posts da suaviagem atacama – uyuni, muito legal!
    Queria te perguntar se vc já saiu do Brasil com o tour contratado (atacama – salar) ou se deixou pra ver tudo por lá.
    Outra coisa, quais os hotéis que a Cordillera Traveller incluiu no seu tour? Fala um pouco dos hoteis no salar?
    Obrigada, bjs.

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Renata, tudo bom? Desculpa a demora para te responder… acabei de chegar de uma viagem de um mês pela Europa e só agora vou conseguir colocar os comentários em dia…

      Ahh que bom que chegou aqui e curtiu o blog… então… eu saí com tudo certo para o Atacama e deixei para contratar o salar por lá… A Cordillera não passa nenhuma informação sobre os lugares… são tipos uma lugares que nem tem nome… tipo alojamento….

      Acho que pode variar de uma viagem para outra…. não é muito certo….

      Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

      Reply
  70. Jessica

    Olá Robson.
    Estou querendo ir do Atacama para Salar de uyuni final de dezembro deste ano. Sabe informar sobre o clima lá? O Salar fica alagado? Chove mto? Obrigada. Parabéns pelo blog. Várias dicas massas!!!!

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Jessica, tudo bom? Desculpa a demora para te responder… acabei de chegar de uma viagem de um mês pela Europa e só agora vou conseguir colocar os comentários em dia…

      Então… Janeiro é a época que tem mais chances de chuva… no salar também. A questão de ver ele com água, aquele espelho lindo, é que se chover muuuito… o passeio não pode ser feito… então tem esse risco.

      Mas mesmo sem estar com água o Salar é lindo!!!

      Se precisar de qualquer coisa é só dar um grito aqui!! Grande abraço!!

      Reply
  71. Galego

    Nota 10 suas dicas. Parabéns.
    E possível fazer a travessia de San Pedro até Uyuni com 2 crianças de 11 e 14 anos? Estou super preocupado com isso…rs

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Galego, tudo bom? Vocês vão contratar uma agência para fazer a viagem, certo?

      Assim… dá pra fazer sim… mas você vão passar por lugares bem simples… de hospedagem e tal.. E lugares que não dá pra tomar banho… então tem que ver se isso é tranquilo para as crianças…

      Se precisar de qualquer coisa é só dar um grito aqui!! Grande abraço!!

      Reply
  72. Galego

    Obrigafo. Siim pretendo contratar a agência que vc está indicando a Cordilheira, pelos relatos imagino que sejam lugares rústicos e muito simples. Mas isso não assusta. A maior preocupação é com relação à saúde, caso alguém passe mal, etc. Mas acho que vamos encarar sim, pretendo ficar umas quatro noites em San Pedro e depois partir para Uyuni. Obrigado

    Reply
  73. Mayara

    Olá, Robson.
    Uma perguntinha: li no seu relato, que ao entrar na Bolívia você teve o passaporte carimbado. Mas, você sabe me informar se consigo entrar no país só com o RG?
    Obrigada!

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Mayara, tudo bom? Eles informam que dá pra entrar sim, mas tem que estar em bom estado e ter menos de 10 anos.

      Se precisar de qualquer coisa é só dar um grito aqui!! Grande abraço!!

      Reply
  74. Hyago

    Olá Robson,tudo bem? Sempre acompanho o seu canal e não tem como não admirar.Estou planejando uma viagem para o Atacama e queria ir para Bolívia Salar de uyuni ,esses lugares que você conheceu na Bolívia ,quanto eu gastaria pra visita esses lugares sensacionais ? Pois eu já vi o vídeo do Atacama e tudo mais ,já tenho umas base de quando gastarei no Atacama e fecharia os passeios da Bolívia no Chile com alguma agência ? Obrigado pela atenção e gosto demais do seu canal. haha

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Hyago, tudo bom? Então, tudo vai depender da agência que contratar. Acho que seria legal você entrar em contato com a FlaviaBia. Ela está oferecendo um serviço muito bom no Atacama. Mencione que você conhece o Robson, do blog Um Viajante, ela está com preços especiais para leitores. A FlaviaBia é uma agência que trabalha apenas com reservas, o que deixa a viagem bem mais organizada.O e-mail dela é: contato@flaviabiaexpediciones.com e ela também atende no whatsapp: +569 4251 7683

      Para o Uyuni a Flávia também está oferecendo passeios, conversa com ela. É uma agência que eu tenho certeza que vai te atender bem e você vai curtir muito os passeios

      Reply
  75. Carolina

    Oi, adoro o site e sempre uso suas dicas.
    Tira uma dúvida minha? pra fazer Atacama – Uyuni precisa ser de mochilão? Vc viu alguém com malas de viagem médias? Acha que é possível sem ser mochilão?
    Muito obrigada!

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Carol,tudo bom? Dá pra fazer com mala sim! Nas minhas duas últimas viagens para lá eu fiz com mala e não com mochila. Assim, você vai chegar em Calama de avião e vai pegar um transfer para San Pedro, ele vai te deixar na porta do hotel. Depois você só vai pegar sua mala quando for embora… então ela vai ficar guardada no hotel. Pra o Uyuni é de boa… a mala fica no carro…. você não vai precisar deslizar muito ela

      Espero ter ajudado… Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

      Reply
  76. Carolina

    Olá, Robson!
    Estou procurando dicas sobre o Atacama e Salar de Uyuni para uma viagem que estou pretendendo fazer no final deste ano e achei o seu blog. Tenho muuuitas dúvidas, que espero que vc possa me responder, rsrs!

    – Essa época (final de Dezembro) é uma boa época para estes locais?
    – Para se chegar ao Uyuni só é possível fazendo uma viagem de alguns dias? Não é possível uma mais simples em que se possa ir e voltar no mesmo dia? Rsrsrs… Li aqui que para ir e voltar para o mesmo local de início dura 4 dias, mas fiquei na dúvida se essa é a única opção mesmo…
    – Bom, se a opção for fazer essa viagem de 4 dias, como é a hospedagem, alimentação e questões higiênicas durante este tempo?
    – Como vou estar lá na época do ano novo, pensei em ir para o Atacama, depois Salar retornando para o Atacama e aí antes de voltar para o Rio, parar no dia 31 em Santiago para passar o ano novo lá. Porém, terei ao todo 10 dias de viagem (contando o dia da ida e o dia da volta). Acha que é possível ou ficaria muito apertado?

    Por enquanto acho que são só essas as perguntas… Qualquer coisa se lembrar pergunto mais!
    Obrigada!

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Carol, tudo bom? Desculpa a demora para te responder.. Estava no Chile e muitos comentários ficaram acumulados. Bom, vamos para as respostas….

      Então, é uma época boa sim!! A viagem para Uyuni com volta para o Atacama são de 4 dias e 3 noites. A mais curta (3 dias e 2 noites) é apenas de ida.

      Eu já fiz essa viagem duas vezes… uma mais perrengue, sem lugar pra banho, quartos com 16 pessoas e tal… Agora, em julho, voltei lá com uma opção mais confortável. Água quente todos os dias, bons hoteis e boa alimentação. O valor é fechado com tudo… mas se dividir em 4 pessoas não fica tão salgado.

      Acho que seria legal você entrar em contato com a FlaviaBia. Ela está oferecendo um serviço muito bom no Atacama e está fazendo Uyuni também. Mencione que você conhece o Robson, do blog Um Viajante, ela está com preços especiais para leitores. A FlaviaBia é uma agência que trabalha apenas com reservas, o que deixa a viagem bem mais organizada.O e-mail dela é: contato@flaviabiaexpediciones.com e ela também atende no whatsapp: +569 4251 7683

      Agora… 10 dias no total, é um pouco corrido.. ainda incluindo Santiago. Você teria que fazer 4 dias Atacama + 4 dias Uyuni e 2 dias Santiago.

      É corridinho.. mas dá sim…

      Espero ter ajudado… Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

      Reply
  77. Rodrigo

    Olá Robson

    Essa empresa que você contratou, a cordilleratraveller, tem vários pacotes para visitar o salar. Qual você fez, e qual recomenda?

    Tenho dúvidas, porque a diferença de preços dos pacotes é muito grande. U$220.00 4 dias e três noites coletivo e U$2860.00 4 dias e três noites o pacote especial. Essa diferença é pelo padrão de conforto da viagem ou no coletivo não são oferecidos as acomodações de hospedagem?
    Eu particularmente estou indo a procura de aventura, não me importo com conforto, desde que, tenha assistência e segurança. Aliás, se eu quisesse conforto, não iria para o salar rsrsrsrs. Esse pacote de U$ 220 inclui hospedagem e alimentação ou isso é a parte? Eu devo contratar a empresa em San Pedro ou é melhor entrar em contato antes? Tirando os contratempos com o seu motorista, no geral, a empresa é responsável?

    Muito boas as suas fotos. Parabéns.

    Obrigado

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Rodrigo, tudo bom? Então, eu fiz o passeio mais básico com eles. Inclui hospedagem e alimentação sim. Agora em julho e fiz a viagem novamente, com outra empresa, no padrão de qualidade mais alto. O valor é similar… cerca de 2400 dólares.. Mas esse valor é fechado para o carro. Você pode dividir com até 4 pessoas, fincando 600 dólares para cada.. Aí a diferença de valor não é tãoooo grande. Mas a qualidade realmente compensa.

      Eu fiz com a Sande Andina, contratando através da Ayllu.

      A viagem teve água quente todas as noites, carro co wifi, internet a noite, boa alimentação… algo bem legal, tem em visita as condições da Bolívia.

      Acho que seria legal você entrar em contato com a FlaviaBia. Ela está oferecendo um serviço muito bom no Atacama e também está oferencendo viagem para Uyuni. Mencione que você conhece o Robson, do blog Um Viajante, ela está com preços especiais para leitores. A FlaviaBia é uma agência que trabalha apenas com reservas, o que deixa a viagem bem mais organizada.O e-mail dela é: contato@flaviabiaexpediciones.com e ela também atende no whatsapp: +569 4251 7683

      Espero ter ajudado… Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

      Reply
  78. Giulia

    Olá Robson, tudo bem?!
    Bom, vou viajar na seguinte ordem: Chile – Bolivia – Peru. Gostaria MUITO de uma ajuda apenas pra saber algo que vejo como muito confuso em todos os posts de quem faz nessa ordem. Como voce fez a transição de Atacama – Uyuni, ou seja, um tour te levou de um a outro? de carro? quanto tempo durou? parece longe no mapa! precisaria muito dessa informação p contabilizar os dias! quanto tempo de um até outro deserto?! muito obrigada!!!

    Reply
    1. Robson Franzói

      Ooi Giulia, tudo bom? Então, essa viagem “só de ida”, do Atacama ao Uyuni leva 3 dias (duas noites). No terceiro dia você vai terminar o passeio na cidade de Uyuni. De lá poderá seguir viagem para o Peru.

      A viagem é longa sim, mas você vai parando em lugares lindos pelo caminho. Quem volta para o Atacama, a viagem dura 1 dia, pois é direta, sem pausas.

      Espero ter ajudado… Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

      Reply
      1. Lucas Moraes

        Olá Robson,
        Esses 3 dias de viagem para Uyuni, já inclui o próprio Salar de Uyuni?
        Pois pretendo ficar 4 dias no Atacama e 3 em Uyuni, portanto, preciso saber se essa viagem do Atacama para Uyuni já faz parte dos passeios que se fazem lá.
        Obrigado!!

        Reply
        1. Robson Franzói

          Grande Lucas, tudo bom? Inclui o Salar sim… mas veja: a viagem de ida e volta até o Atacama dura 4 dias e 3 noites. A viagem só de ida, sem voltar para o Atacama, são 3 dias e 2 noites.

          Espero ter ajudado… Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

          Reply
  79. elsn levy ciccoli

    Amigo Robson. ( ja estou te chamando de amigo, isso porque tenho passado varias horas vendo suas fotos e lendo suas dicas e informações, ) viajei pela Europa seguindo suas dicas e me dei bem. Agora estou pretendendo essa experiência pela America do Sul, mais especificamente pela Bolivia e Chile. Minha pergunta : se eu for por La Paz (uma capital aparentemente muito interessante e rica em locais de visita) seria possível fazer o passeio inverso ( do Salar de Uyumi para São Pedro) com a mesma alegria e intensidade da forma como vc fez?????? Vc pode me indicar se ha alguém que possa me orientar caso vc não o faça. Um comentário: Impressionante a perfeição de suas explanações e informações. Realmente vc contagia as pessoas com seu entusiasmo pelas viagem e aventuras, ja indiquei a varias pessoas seu blogs pelas riquezas de informações e esclarecimentos; eu sou muito grato por eles.

    Reply
    1. Robson Franzói

      Grana amigo Elsn Levy, tudo bom? Que bom que você já me vê como um amigo… é essa a ideia mesmo… compartilhar minhas experiências para meus amigos viajantes!

      Sobre a sua dúvida… sim, dá pra fazer o caminho inverso sim! Eu inclusive fiz esse ano a viagem novamente, mas dessa vez com uma agência mais privativa. Eles tem escritório na cidade de Uyuni e se chama Sand Andina. O valor é um pouco mais alto, mas a experiência é bem diferente. Caso queira também pode contratar a primeira agência que eu fiz minha viagem, a Cordillera… que também tem escritório na cidade de Uyuni.

      Espero ter ajudado… Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

      Reply
  80. Danilo

    Oi Robson, blz? Cara super duvidas hehe, vou para o Atacama em janeiro, e pretendo ir para Uyuni também, mas a questão é… na volta de Uyuni vale a pena voltar para San Pedro do Atacama e de lá voltar para o Brasil????

    Tive a informação que já que estarei em Uyuni, vale a pena ir de onubus para La Paz e de lá pegar um voo para o Brasil… mas confesso que estou um pouco inseguro com o que decidir rsrsrsrs.

    Obrigado, abraço.

    Reply
    1. Robson Franzói

      Fala Danilo, tudo bom!?! Então, o que vai pesar nisso vai ser a passagem aérea. Normalmente sai mais caro você comprar com destinos separados (indo pelo Chile e voltando pela Bolívia). Faz uma pesquisa de preços para você ver… normalmente compensa voltar, mesmo dando mais trabalho – a diferença as vezes é absurda!

      Mas se você conseguir bons preços, aí não precisa voltar não… certeza que é mais prático pegar um vôo na Bolívia.

      Espero ter ajudado… Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

      Reply
  81. ashley zille

    Olá, estou adorando ler todas as suas dicas sobre sua trip ao salar de Uyuni! Eu irei em abril para San Pedro de Atacama e quero fazer o passeio de 3 dias no salar de uyuni voltando para Atacama no quarto dia. Queria muito saber se há como comprar pesos bolivianos no Atacama e se voce poderia me sugerir um total de gastos feitos no uyuni pra eu ter uma noção de quanto pesos bolivianos levar. Na fronteira é preciso pagar um valor? outra pergunta: O que é mais vantajoso? levar dolar para o salar ou peso boliviano?

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Ashley, tudo bom? Que bom que chegou aqui e está curtindo o blog. Então, sobre a viagem ao Salar de Uyuni… você pode trocar o seu dinheiro em San Pedro sim, bem tranquilo.

      Normalmente se gasta muito pouco nessa viagem (tirando o valor do passeio já contratado). A alimentação já está inclusa no passeio… então você vai gastar com uma taxa ou outra, algum valor para usar o banheiro e alguma possível lembrancinha que vá comprar. Eu confesso que não me recordo do valor exato, e é até bom você confirmar já que alguns valores podem ter mudado. Na hora de contratar o seu passeio eles vão te dizer uma estimativa de quanto levar… mas é pouco… acho que fica equivante entre 50 a 100 reais (acho que não chega a isso não).

      Ahh… não leve dólar pra lá… melhor levar pesos bolivianos mesmo.

      Espero ter ajudado… Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

      Reply
  82. Clarissa de França

    Outra duvida querido, hehehe… Vi que na agência que vc indicou tem os pacotes coletivos (6 pessoas) e os especiais. Qual que você contratou? Esse pacote coletivo te leva pela Laguna Verde, piscina de águas termais… Esses locais que você nos levou pelas fotos lindas? =D Obrigadaaa =**

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Clari, tudo bom!?! Sim… tem os passeios privativos.. Eles são um pouco mais caros, mas se se vocês dividirem o valor… aí vale a pena. A estrutura é ótima… hoteis bons no caminho. Boa alimentação. Quem oferece um pacote legal dessa forma é a Ayllu. Entra em contato com eles e pergunta com funciona. Eles vão te explicar certinho. Ah, diga que conhece o Robson, do blog Um Viajante… aí eles fazem um valor diferenciado pra você

      Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

      Reply
  83. Luciana

    Olá Robson, tudo bem? Em que época fez essa maravilhosa viagem? Estou pensando em ir agora em Dezembro. Qtos dias recomenda para Atacama e Uyuni? OBRIGADA!!!

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Lu, tudo bem e você? Então, essa eu fiz em abril… mas já fiz outra em outubro e também em junho. Todas épocas lindas para visitar o Atacama.

      Sobre a quantidade de dias… eu diria 5-6 no Atacama + 4 para viagem de ida e volta do Uyuni. Com 10 dias você vai aproveitar bastante, tenho certeza

      Se precisar de qualquer coisa é só dar um grito aqui!! Grande abraço!!

      Reply
      1. Luciana

        Olá Robson. Muitoo obrigada pela sua resposta! Eu adoreiii o seu blog e muito grata por pessoas assim por contribuir suas experiências.

        Então. a ideia seria fazer o passeio a Uyuni, aí acabaria ficando 5 dias no Atacama contando com o dia de chegada.

        Eu li que em Dez pode chover no Uyuni, não sei se isso ocorre mesmo. Até mesmo no Atacama, li que é raro, mas pode acontecer.

        Só estou um pouco triste por não ver os Andes branquinhos. rss Queria nem que fosse a pontinha rss

        Reply
  84. Suricato

    Alcandorada a 3600 m de altura, não é a superfície nivelada mais alta do mundo, mas é a única menininha dos olhos dos astronautas, que na imensidão enrugada e cinzenta lá embaixo, vestiu-se de branco para flertar com os homens do espaço sideral, como que dizendo pra eles: olhem pra mim, mas vejam ao derredor a magnífica e fantástica montagem de engenharia cósmica que nos conduz…

    Reply
  85. Yara L. R. Borges

    Olá Robson, mto legal seu blog. stamos pensando em ir para San Pedro Atacama e Uyuni. Para iniciar por Uyuni a viagem parece mais complicado qto aos vôos/Bus sim? teríamos cerca de 8 dias… analisei e parece q ir de SP – Santiago – Calama dai Bus até San Pedro, fazer os passeios por lá. Dai fechar um pacote San Pedro_ Salar de Uyuni – San Pedro e retornar para Calama- Santiago – SP parece ser o mais prático…
    Como vc sugeriria os vôos de SP & Bus até chegar no Salar Uyuni para começar por lá a viagem e terminar (sem retorno a Uyuni)em San Pedro – Calama- Santiago- Gru ??

    A agência San Andino pode ser contratada em San Pedro ou somente em Uyuni?

    Agradeço já as dicas!!! Abraços, yara

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Yara, tudo bom? Então, vamos lá… normalmente é mais prático sim começar por Santiago, depois Atacama e depois Uyuni. A volta é mais chata, realmente dá preguiça de voltar do Uyuni até Santiago. A questão é que você precisaria comprar sua passagem aérea indo pelo Chile e voltando pela Bolívia, assim não precisaria retornar por Santiago. O que complica nesse sentido é o valor da passagem aérea, que dessa forma fica bemmmm mais cara.

      A forma mais barata realmente é ir e voltar pelo mesmo lugar… então você precisaria contratar em San Pedro a viagem de ida e volta de Uyuni.

      A Sand Andina pode ser contratada tanto em San Pedro quanto em Uyuni. Em San Pedro quem fecha essa viagem da San Andina é a agência Ayllu. Eles inclusive oferecem um desconto para quem é leitor do blog Um Viajante.

      Se você entrar em contato com eles, diga que conhece o Robson, do blog Um Viajante… assim eles podem conseguir um pacote especial para você

      Espero ter ajudado… Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

      Reply
  86. Thiago Hoffmann

    Olá Robson, tudo bem?
    Estou indo para o Deserto do Atacama em março e vou ficar 8 dias. Pretendo fazer o passeio até o Uyuni, gostaria de tirar três dúvidas em relação a esse passeio:
    1. Qual o valor, em média, que custa o passeio de 3-4 dias para o Uyuni?
    2. Em relação ao hostel no Atacama, tenho que fechar todos os 8 dias, ou fecho somente os primeiros dias que vou ficar lá, antes da viagem para o Uyuni? Pois pretendo ficar mais um dia no Atacama antes de voltar para São Paulo.
    3. Você acha melhor fazer a viagem até Uyuni nos primeiros dias no Atacama ou deixar para os últimos dias?

    Parabéns pelo blog!!!

    Agradeço a atenção!

    Reply
    1. Robson Franzói

      Grande Thiago, tudo beleza e aí? Pow, maneiro que está com a viagem programada… vamos lá, vou tentar te ajudar…

      1. Bom, sobre os valores… eu não tenho eles 100% atualizados hoje… mas o passeio de 4 dias / 3 noites deve estar em torno de 180/200 dólares por pessoa (a viagem mais roots, já incluindo hospedagem e alimentação). Também existem os passeios privativos, que foi o que eu fiz no ano passado e dá uma boa diferença! São mais caros e você paga por carro, então se tiver mais gente para dividir, vale a pena.

      2. Sobre o hostel no Atacama, pode reservar apenas para os dias que você vai ficar lá…. Os dias da viagem de Uyuni não precisa. Você vai levar tudo com você.

      3. Eu deixaria para fazer no final, depois do Atacama. Assim você volta do Salar e já segue na viagem para casa.

      Bom, espero ter ajudado… Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

      Reply
  87. Fernanda Hoffmann

    Parabéns por esse post do Salar, Robson! Aliás, parabéns por sua página!
    Não costumo comentar, mas achei tudo aqui muito inspirador.
    Estou namorando o roteiro e olhando suas imagens a vontade só aumenta! Caí aqui pois estava justamente procurando roteiros para o salar mas já fiquei fã e com certeza passarei a seguir e usar como guia pra qualquer outro lugar!
    Além de tudo muito instrutivo, você é super atencioso com a galera, o que é muito legal!
    (Vi depois a promo da viagem.. participarei! hahah)
    Keep up the good work!

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oiii Ferr!!!! Nossa, que bom ler um comentário como o seu. Ter esse reconhecimento é o que realmente faz a diferença pra mim… Muito bom saber que você se divertiu com os relatos e conseguiu viajar comigo. Obrigado pela mensagem, de verdade!

      Espero que continue acompanhando minhas aventuras por aqui!

      Grande abraço e mais uma vez: muuuuuito obrigado!!

      Reply
  88. Hermes

    Olá Robson tudo bem? Cara estou programando essa viagem e vou de S. Pedro para Uyuni e de lá para La Paz… Você sabe me dizer que horas que o tour chega em Uyuni?

    Reply
    1. Robson Franzói

      Grande Hermes, tudo bem e você?

      Então, essa informação pode mudar dependendo da agência que você contratar… mas no caso dessa viagem que eu fiz… eu cheguei em Uyuni na noite do segundo dia, então nem vi o salar. Aí nós acordamos bem cedo no terceiro dia e vimos o sol nascer lá no salar. Aí passeamos por lá, tomamos café e depois ainda visitamos o cemitério de trens. Por volta das 14h ou 15h nós já estávamos na cidade de Uyuni, onde a viagem terminou para algumas pessoas do grupo e continuou para quem ia voltar para o Atacama.

      Bom… Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

      Reply
  89. Ana Cristina

    Ola Robson, tudo bem?

    Gostei muito das suas dicas.
    Eu gostaria de fazer uma viagem que englobasse deserto de Atacama e o deserto de Sal , você acha que seriam necessários quantos dias, sendo que eu gostaria de conhecer as principais atrações?

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Ana, tudo bom e você?? Então, é uma ótima ideia conciliar esses dois destinos. Eu recomento pelo menos 5 dias no Atacama, se puder fique uns 7 pra aproveitar bastante.

      A viagem para o Salar, saindo e voltando para o Atacama, dura 4 dias e 3 noites. Esse é o tempo pra você ter uma experiência super legal por lá

      Se precisar de qualquer coisa me dá um grito!! Bjooo

      Reply
  90. carol

    Robson… por gentileza, poderia me dizer quantos dias voce ficou no Salar Uyuni? Qual o tempo de viagem de San Pedro do Atacama até o Salar?
    Grata,
    Caroline

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Carol, tudo bom? Então, nessa primeira viagem foram 3 dias e 2 noites (para ir até o Salar e voltar pro Atacama). Hoje já existe um passeio de 4 dias e 3 noites também, que é mais completo e privativo. Não é uma viagem roots… é mais confortável e tal….

      Bom, espero ter ajudado… Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

      Reply
  91. Elaine afonso

    Oi td bem? Ótimas suas dicas…. vou pra Atacama no final de Julho e anotei seu roteiro todo, quero fazer o mesmo. Eu queria perguntar algumas coisas:qual hostel você ficou em San Pedro? E outra pergunta eh: qdo você voltou da Bolívia, vc foi pra San Pedro e voltou pra Santiago, para voltar pra São Paulo?

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Elaine, tudo bem e você? Que bom que curtiu as dicas, fico super feliz em saber

      Já posso adiantar que você vai amar o Atacama, é lindooo!!! Então, em San Pedro eu já fiquei no Hostel Campo Base, super recomendo. Só que ouvi dizer que eles mudaram de endereço, então tem que ver isso certinho.

      Sobre a volta da Bolívia… eu fui no mesmo dia para Calama pegar o vôo pra Santiago. Cheguei em San Pedro perto do meio dia e deixei o vôo comprado para a noite, apenas por garantia de dar tempo

      Bom, se precisar de qualquer coisa é só me dar um grito aqui. Abraçooo!!

      Reply
  92. Lucas

    Robson,
    Vou chegar em San Pedro de Atacama dia 04/06 e fico até 09/06, serão 5 dias, só que o primeiro reduzido por conta da chegada.
    Eu tenho o desejo muito grande de fazer o Salar de Uyuni, mas também tenho um desejo enorme de conhecer o Deserto do Atacama.
    Minha duvida é, dá pra fazer um pouco do Deserto e também o Salar de Uyuni nesse pouco tempo?
    Fazendo o Salar de Uyuni vi que visita-se várias lagoas e paisagens incríveis, será que supre as lagoas e paisagens do deserto? Qual vale mais a pena?
    No primeiro dia, o da chegada, 04/06 dá pra fazer algo?
    Sei que são muitas perguntas, mas a dúvida dessa viagem está muito grande kk

    Reply
      1. Robson Franzói

        Então, como comentei… ainda acho que vale mais a pena aproveitar o Atacama nesse tempo que você tem… ainda mais se fizer os passeios com a Ayllu. Tenho certeza que sua viagem será incrível!!!

        Reply
    1. Robson Franzói

      Grande Lucas, tudo bom? Que legal que está com essa viagem marcada… tenho certeza que será uma experiência inesquecível!! Então, nesse tempo que você tem eu deixaria Uyuni de fora, para uma próxima viagem. O tempo que você tem vai dar pra ver o melhor do Atacama, então aproveita isso…. tenho certeza que você não vai se arrepender

      Sobre o seu primeiro dia… depende muito da hora que você chegar. Eu normalmente aproveito o primeiro dia para passear pro San Pedro, que é uma delícia!

      Bom, se precisar de qualquer coisa é só me dar um grito aqui. Abraçoo!!!!

      Reply
  93. Karine

    Olá! tudo bem?
    Então, estou com uma super duvida. Quero fechar com a Cordillera Traveller, e pelo que vi no intinerário deles, a volta para Calama, no final do passeio, sai às 05h da manhã e chega lá por volta de 13h da tarde. Sendo que tenho um vôo as 15h40 nesse mesmo dia. Minha dúvida é: eles respeitam os horários? Chegaram as 13h mesmo? Meu medo é perder meu vôo por conta de um possível atraso deles… O que acha?
    Obrigada!

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Ka, tudo bem e você? Então, eles colocaram Calama mesmo? Pois a volta normalmente é só até San Pedro de Atacama. E eu lembro que na minha viagem eu cheguei em San Pedro perto do meio dia. Assim, eles respeitaram o horário… mas imprevistos podem acontecer né… Eu fiz como você e comprei um vôo para o mesmo dia, mas preferi comprar para o final da tarte, para não correr risco de perder.

      Lembre que chegando em San Pedro, você tem mais de uma hora de estrada até o aeroporto de Calama.

      Tem que confirmar certinho com eles se agora existe essa opção de retorno pra Calama, mas que eu saiba era sempre pra San Pedro

      Ahh… Desculpa a demora para te responder… acabei de chegar de uma viagem e só agora vou conseguir colocar os comentários em dia…

      Se precisar de qualquer coisa é só dar um grito aqui!! Grande abraço!!

      Reply
  94. Milena Soares

    Oi Robson!!

    Uma perguntinha, a agência que contratei disse que é necessário 200 pesos bolivianos para os ingressos do parque. Gostaria de saber se por exemplo um total de 300 pesos é suficiente para 4 dias e 3 noites, e se pelo caminho há artesanatos?

    Abraço,

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Mi, tudo bom? Então, é isso mesmo… tem esse valor dos ingressos dos parques. No caminho você encontra alguns artesanatos (não muita coisa, mas tem sim). Vale a pena sim levar um extra para comprar alguma coisa e é tudo bem barato!

      Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

      Reply
  95. mariah

    Oláá
    estou adorando seus posts sobre Atacama e Uyuni, farei uma viagem Chile – Bolivia – Peru em maio de 2018 e já estou levantando tudo que irei precisar hahaha
    Lendo muito na net, pensei na minha mala… ao todo serão 20 dias de viagem e a mala que eu tenho é grande. Na parte que ficaremos em Snatiago – Atacama e depois no Peru, será tranquilo transportá-la, mas surgiu a dúvida na parte que pegaremos o passeio do Atacama ao Salar de Uyuni. Pelo que li é bem “mochilão” né… a empresa do tour da alguma limitação de bagagem, quantidade, tamanho e etc??
    Muito obrigada!!!
    Mariah

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Mariah, tudo bom? Que legal que chegou aqui no blog e está planejando essa viagem. Tenho certeza que será incrível!!

      Então, não precisa se preocupar com o tamanho da mala não… é bem tranquilo sobre isso! Nessa viagem para o Salar, a sua mala grande vai na parte de cima do carro. Por isso é importante ter uma mala menor com você, onde você vai deixar sua água e pertences para usar durante o dia.

      Quando chegar na hospedagem a noite, eles vão descer as malas grandes para você levar para o quarto. No dia seguinte as malas grandes voltam para o teto do carro e assim segue viagem.

      Pode ficar tranquila Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

      Reply
      1. mariah

        OLÁÁ
        MUUUITO OBRIGADA, ja fiquei mais tranquila hahaha
        continuarei lendo seus posts e qualquer coisa mando mensagem.
        Parabéns pelo blog, abração

        Reply
  96. Carmem

    Olá!! Este roteiro que vc fez foi bate e volta? Digo, se ficar hospedado em SAN Pedro de Atacama da pra ir e voltar no mesmo dia? Obrigada, abraço. PS: lindas Fotos!

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Carmem, tudo bom? Não não, esse não dá pra fazer em 1 dia… são pelo menos 3 dias e 2 noites ou 4 dias e 3 noites (Saindo de San Pedro / chegando no salar / retornando pra San Pedro).

      Se tiver qualquer outra dúvida me dá um grito aqui

      Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *