Melhor época para ir ao Salar de Uyuni, na Bolívia

Veja aqui quando ir ao Salar de Uyuni, na Bolívia, qual a melhor época e quais as temperaturas que você vai encontrar no maior deserto de sal do mundo.

O Salar de Uyuni é daqueles destinos que você pode visitar em qualquer época do ano, sem grandes restrições. O que vai mudar de forma mais intensa é a temperatura, que pode chegar a níveis bem baixos no inverno.

Já a paisagem, que se transforma basicamente no período das chuvas, permanece muito semelhando no restante do ano.

Um Viajante, Salar de Uyuni - Bolívia

Eu não acho que você deva se preocupar com a paisagem em si, já que em qualquer época do ano o salar impressiona de uma maneira única.

O clima e as temperaturas no Salar de Uyuni

Como eu comentei, no inverno as temperaturas são muito baixas no deserto de sal – principalmente à noite e nas madrugadas, quando normalmente saímos para os passeios.

Minha segunda visita ao Salar de Uyuni foi no começo de julho, o ápice do inverno, um dos meses mais gelados para visitar o salar – assim como junho e agosto.

Salar de Uyuni, Bolívia
Amanhecer no Salar de Uyuni em Julho, Inverno

Não vou negar, mesmo sendo do sul e estar mais acostumado com o frio, as pernas tremeram por lá. Cheguei a pegar temperaturas beirando os -10 grausum friozinho que não foi brincadeira.

A minha primeira viagem ao Salar de Uyuni foi em abril, que é meia estação e as temperaturas não são tão extremas – durante à noite os termômetros chegaram perto dos -3 graus.

Por apresentar um clima de deserto e estar localizado em uma altitude bem elevada, acima dos 4000 metros, as temperaturas durante à noite são sempre baixas. É muito importante viajar com roupas adequadas e acessórios indicados para suportar o frio – logo vou postar sobre o que levar ao Uyuni.

Temperatura durante o ano no Salar de Uyuni

Junho, Julho e agosto

Esses são os três meses mais gelados no Salar de Uyuni. Alguns registros aprontam temperaturas mínimas chegando em torno de -15 graus. A temperatura média nesses meses fica entre 3 e 4 graus, ou seja, é frio de lascar!

Chover nessa época do ano é muitíssimo raro, então a paisagem que você vai encontrar por lá será do deserto seco.

Melhor época para ir ao Salar de Uyuni, Bolívia
Salar de Uyuni em Julho, Inverno

Como eu comentei, já estive no Salar em julho. Se você for preparado, dormir em lugares aquecidos e levar roupas adequadas, a viagem tem tudo para ser perfeita! É só não dar bobeira 😉

Dezembro, Janeiro, Fevereiro e Março

Esses são os meses mais quentes no Salar de Uyuni. As temperaturas mínimas variam em torno de 5 e 6 graus, já as máximas chegam perto de 20 e 21 graus.

Dezembro é o mês mais quente no Salar de Uyuni e o começo do período de chuvas – mas não a ponto criar o espelho d’água no salar.

Janeiro e fevereiro são os meses mais prováveis para chuva apesar que neste ano choveu bastante também em março.

Se a sua ideia é programar uma visita para ver o salar espelhado, eu recomendo a viagem entre fevereiro e março.

Salar de Uyuni Espelhado, Bolívia
Salar de Uyuni Espelhado, Período de Chuvas

Como janeiro é o mês que mais chove, caso você pegue um período de chuva muito forte, pode ser que tenha problemas com passeios cancelados – com muita água algumas agências não fazem passeios no salar.

Abril, Maio, Setembro, Outubro e Novembro

Esses são os meses de meia estação, quando as temperaturas não são tão extremas. As mínimas giram em torno de 0 e 4 graus e as máximas entre 18 e 20 graus.

As chuvas também são pouco prováveis nesses meses, então o cenário que você vai encontrar é do salar seco.

Salar de Uyuni, Bolívia
Salar de Uyuni em abril, Período mais Seco

Minha primeira viagem ao Uyuni foi no começo de abril e as temperaturas ficaram dentro dessas médias.

Qual a melhor época para visitar o Salar de Uyuni?

Como você pôde ver, de uma maneira geral o Salar de Uyuni pode ser visitado em qualquer época do ano. Eu tentaria apenas evitar janeiro, pois se as chuvas forem muito intensas a viagem pode ser prejudicada.

Se você deseja ver o salar espelhado, fevereiro e março são os meses mais indicados.

Para quem tem muito problema com frio, eu tentaria evitar os meses de junho, julho e agosto – se não tiver alternativa, vai na fé que o esforço vale a pena.

Vale lembrar que essas são as médias registradas, mas o tempo as vezes pode surpreender – faça a viagem preparado paro os extremos! O Salar de Uyuni é um dos lugares mais surpreendes que você vai conhecer.

Tudo sobre o Salar de Uyuni, na Bolívia

Eu já relatei aqui no blog as minhas duas viagens ao Salar de Uyuni, para ver o conteúdo já postado acesse o link a seguir.

Veja todos os posts sobre o Salar de Uyuni

Espero que as informações ajudem no planejamento da sua viagem. Se tiver qualquer dúvida ou sugestão sobre o Salar de Uyuni, fique a vontade para comentar aqui no blog. Abraços!!!

Fontes de pesquisa: Climate-Data.Org / Weather.com / BBC Wheather / AccuWeather

Guia Salar de Uyuni - Um Viajante Mondial Assistence - Seguro Viagem Meu Primeiro Mochilão
Melhor Seguro Viagem InternacionalBooking.com

Escrito por

Robson Franzói é um jovem de Curitiba que tenta inspirar outros viajantes a explorarem diferentes lugares do mundo. Decidiu correr atrás dos seus sonhos e hoje vive desse blog, seu projeto mais especial. Apaixonado por fotografia e vídeos, o garoto vive para compartilhar suas experiências e dicas dos lugares que conhece. Suas fotos já estão ficando conhecidas e seus vídeos inspiram muitos viajantes. Aproveite e acompanhe o Instagram e também o Canal Um Viajante.

Posts relacionados

30 Comentários

  1. Guilherme

    Grandes fotos…parabens!
    Fui pra lá em 2016 , no período de chuva, e peguei aquele espelho d’agua sensacional.
    Mas, você tem razão: tinha algumas áreas inacessíveis.
    Acho que preciso voltar lá
    novamente, em mês seco, para ter a experiencia completa , incluindo a sensação de temperaturas geladas…

    Responder
    1. Robson Franzói

      Grande Gui!!! Pow, que sonho ver esse espelho d’água! Certeza que se eu tiver oportunidade de voltar vai ser nesse período…. agora vale a pena arriscar a época de chuva 😀

      Grande abraço!

      Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Elisa!! Então… é um pouco imprevisível, até porque esse ano choveu meio que fora da época. Eu já fui no comecinho de abril e não tinha espelho… maaaas, vai que acontece…
      Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito 😉

      Responder
  2. Cristina Mary

    Olá Robson!!
    Adorei o post! O Salar Del Uyuni está há muito tempo na minha wish list!!
    Tanto na época de chuva como na seca, as paisagens ficam sensacionais!!!
    Quero muito ter a experiência de ver o Salar nessas duas épocas!!
    Eu gostaria de saber o percurso até lá e quantos dias vc recomendaria. E vc acha que dá pra combinar numa mesma viagem o Salar com o Deserto do Atacama?
    Um abraço,

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Cris!! Tudo bom? Que bom que curtiu o post… esse destino é realmente incrível!!

      Então, sobre o percursos, eu sempre fiz a viagem saindo do Deserto do Atacama, o que já responde sua outra pergunta. Dá pra fazer as duas sim… Reserva uns 5 ou 6 dias para o Deserto do Atacama e mais um 4 dias para Uyuni (ida e volta.

      Com 9 ou 10 dias de viagem você consegue fazer essa viagem, começando e terminando no Atacama.

      Se tiver qualquer outra dúvida me dá um grito aqui 😉

      Responder
      1. Rebecca Maia

        Olá!!! Amei as dicas. Você acha que consigo adicionar Machu Pichu no roteiro com 15 dias de viagem? Salar + Deserto + Machu Pichu.

        Responder
        1. Robson Franzói

          Oi Re!! Então, acho que vai fica corridinho… mas dá pra fazer! Você pode colocar 5 dicas no Atacama + 3 de Salar de Uyuni… o restante separa para continuar a viagem. Seria uma boa opção 🙂

          Se tiver qualquer outra dúvida me dá um grito aqui 😉

          Responder
  3. Antonio

    Olá, Adorei o post, estou me programando para ir de moto ao atacama em março do proximo ano e visitar o Salar com idéia de dormir uma noite na barraca, teria alguma dica extra ? muito obrigado

    Responder
    1. Robson Franzói

      Grande Antonio!! Sobre uma dia nesse caso, vá preparado para o frio!! Mesmo não sendo inverno, as temperaturas caem muito durante a noite… dormindo em barraca então, tem que ir preparado!

      Se tiver qualquer outra dúvida me dá um grito aqui 😉

      Responder
    1. Robson Franzói

      Grande Thiago!! Tudo tranquilo? Acho que dá pra fazer sim!! Nessa caso a sua viagem do Uyuni ao Atacama vai levar 3 dias, ainda restam 5 pro Atacama. Acho que dá pra aproveitar legal!!

      Se tiver qualquer outra dúvida me dá um grito aqui 😉

      Responder
    1. Robson Franzói

      Fala Edu!! Então, depende de quando começar a chover. Esse é o período que as chuvas começam… então pode ser que tenha ou não, difícil garantir. Final de fevereiro / começo de março é mais garantido….

      Se tiver qualquer outra dúvida me dá um grito aqui 😉

      Responder
  4. Mirna

    Olá, Robson!
    Pretendo ir para o Salar nas duas estações, mas primeiramente no verão pra ver o espelho d’água! Estava planejando pro começo de janeiro, mas depois de ler seu post – muito bom e esclarecedor, por sinal! – acho arriscado. Vou deixar pra fevereiro que é mais garantido e depois ir no inverno, que também parece lindo!
    Nunca pensei em ir pelo Chile. Adorei a ideia de fazer Atacama e o Salar na mesma viagem. Até então eu estava pesquisando ir pela Bolívia mesmo.. Uns 8 dias livres pra viajar devem ser suficientes, né?!
    Obrigada!
    E vou continuar “fuçando” mais pelo seu blog, já gostei 🙂

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Mirna!!! Tudo bom?? Tenho certeza que você vai amar muuuito!! Tanto o Atacama quanto o Salar são lugares incríveis!!

      Então… posso te fazer um convite? Porque você não vem na Expedição Fotográfica que eu vou fazer no final de março, começo de abri?

      Nós vamos visitar lugares lindos no Atacama e vamos até o Salar. Temos chances de pegar ele espelhado…

      Vou te passar o link, caso tenha interesse: http://umvia.me/expedicao2019

      Se precisar de qualquer coisa me dá um grito aqui!! Bjsss

      Responder
  5. Pedro

    Olá Robson, não sei se você tem essa informação, mas estou planejando ir para o Salar de carro, sei que é possível fazer no período seco com um carro que NÃO é 4×4, no periodo molhado piora muito as condições? Grato pela atenção, ótimo post

    Responder
    1. Robson Franzói

      Grande Pedro, tudo bom? Então, depende muito da condição que você encontrar durante a sua viagem e por onde vai passar. Eu sempre fiz a viagem ao salar em veículos 4X4, pois alguns trechos do caminho são complicados… não sei exatamente como você traçou sua rota. Mas eu recomendaria um 4×4. Caso pretenda alugar um veículo, eu indico o site da RentCars… especialmente para esse destino, caso vá alugar, é importante fazer a reserva antes da viagem. Vou deixar o link aqui para você reservar, lembrando que ainda ajuda o blog sem gastar nada a mais com isso: http://umvia.me/rentcars

      Se precisar de qualquer coisa me dá um grito por aqui!! Valeuuu

      Responder
  6. Júlia Duarte

    Ótimas dicas e lindas fotos! Estive lá em 2011 e fiquei frustrada pois não vi o salar espelhado > falta de informação, fui no mês de novembro. De qualquer modo, é uma paisagem espetacular. Se tiver oportunidade de voltar, quero me programar para ir entre fevereiro e março e ver com o espelho d’água.

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Ju!!! Obrigado pela mensagem!! Simmm, o salar espelhado é incrível!! Estou voltando pra lá agora no final de março e acredito ver ele espelhado pela segunda vez… Um sonho!! S2

      Responder
  7. Laís Rocha

    Boa Noite Robson,

    Já li tanto e continuo perdida. Sera que poderia me ajudar?
    Deserto de Atacama e Salar é uma viajem dos sonhos. Estamos programando a algum tempo para comemorarmos 10 anos de casados. Tudo que li é que a melhor época para ir é fora de temporada devido ao clima. Porém sou professora e consigo ir apenas em janeiro ou julho. Ai vem a duvida. Arriscar as chuvas do verão ou o frio do inverno?
    Vi que no verão se chover muito cancela os passeios, mas no inverno se nevar muito também.
    Você conseguiria me disser entre essas duas opções qual conseguiríamos aproveitar melhor todos os passeios. Se tivesse que ir nessas opções o que escolheria?

    Obrigada

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Laís, tudo bem? Puxa, é realmente uma viagem dos sonhos…. olha, pelo que eu vi nesse ano, quando as chuvas foram bem intensas no início do ano, eu te recomendaria em julho mesmo. Seria uma data mais garantida de encontrar o tempo bom…. mesmo com mais frio, eu acho uma boa!

      Espero ter ajudado… Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

      Responder
  8. Julia

    Muito obrigada pelas informações, pesquisei bastante e só aqui encontrei alguem falando acerca disso. Estou indo para o salar agora em novembro, estava esperando ve-lo espelhado pelo menos agora nao serei desiludida quando chegar la! Mas acredito que mesmo assim continuará lindo.

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Ju!!! Que bom que chegou aqui e curtiu o conteúdo!! Pode ter certeza que será incrível, mesmo sem estar espalhado… o salar é um destino mágico.

      Se precisar de qualquer coisa é só dar um grito aqui!! Bjooo

      Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Vane!! Se você quiser a melhor agência para o Salar de Uyuni, minha sugestão é a FlabiaBia. Já fiz essa viagem mais de uma vez e o trabalho dela é incrível!! Zerro perrengue e muito cuidado em cada detalhe! Melhor experiência da vida!

      Você pode falar com ele e comentar do blog, ela faz um valor especial para os leitores aqui do blog. Pode falar que conhece o Robson 🙂

      Se precisar de mais alguma informação, me dá um grito aqui!! Bjoo

      Responder
  9. Sergio

    Ola Robson parabéns pelo blog e vlw compartilhar as aventuras! Penso na mesma ida ao Solar esticar até o lago Titicaca ou vice-versa, o que achas?

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *