Bairro Paris-Londres, um pedaço da Europa dentro de Santiago

Que tal ter um gostinho da Europa ou matar a saudade do velho continente em sua viagem para Santiago?

Nesse post eu quero que você viaje comigo por um dos cantinhos mais charmosos de Santiago: o Barrío Paris-Londres.

Paris-Londres, em Santiago - Chile

Datado da década de 20, o Bairro Paris-Londres já fez parte do Mosteiro de São Francisco. Por falta de verba para manter as instalações, os monges franciscanos foram obrigados a vender partes do terreno.

O governo, que acabou por comprar a maior parte do espaço, contratou renomados arquitetos europeus para desenharem as edificações que hoje vemos ali.

Paris-Londres, em Santiago - Chile


Antes de continuar, quero lembrar que o Chile atualizou os requisitos para entrada de viajantes no país. As novas normas já estão valendo e é importante seguir as obrigatoriedades para não ter problemas nas imigração.

Vale destacar que o Seguro Viagem para o Chile, que se tornou um item obrigatório, passou a ser recomendado. É indicado que todos os viajantes devam ter um seguro viagem e, na minha opinião, procure fechar um seguro com cobertura Covid. O Seguro Viagem para o Chile é muito acessível, por isso reforço a importância de contratar e só viajar coberto pelo seguro.


Quando eu falei no começo do post que você poderia ver “um cantinho” da Europa dentro de Santiago, eu não estava mentindo. Esse ar europeu se restringe a um pequeno quarteirão – ou, para ser ainda mais exato, ao cruzamento de duas ruas principais: a Calle Paris e Calle Londres.

A ruas por ali são estreitas e ladrilhadas – que dá ao lugar um charme ainda mais especial. O espaço dos carros acaba por se confundir com a calçada de pedestres – o que vai te fazer ir de um para o outro sem nem perceber.

Paris-Londres, em Santiago - Chile

Paris-Londres, em Santiago - Chile

Completando o cenário podemos encontrar um ou dois cafés – que colocam mesas na rua e passam um ar muito aconchegante. Sem falar que também encontramos algumas lojinhas variadas e até um pequeno museu.

Paris-Londres, em Santiago - Chile

Apesar de bem pequeno, eu gostei de conhecer esse espaço e acho que a visita vale a pena. Eu não sei como é andar por ali a noite – mas de qualquer forma vale destacar que o bairro está em uma localização bem central.

Paris-Londres, em Santiago - Chile

Caso tenha interesse é possível se hospedar no coração do bairro, no Hotel Paris Londresbem no cruzamento da Paris com a Londres. Para outras opções de hospedagem em Santiago acesse o Booking.

Como chegar no Bairro Paris-Londres, em Santiago

Para chegar ao Bairro Paris-Londres você precisa pegar a Linha 1 do metrô e descer na estação Universidad de Chile.

Se você estiver visitando o Cerro Santa Lucía também pode ir caminhando – é bem pertinho. No mapa abaixo você pode ver o onde está localizado o cruzamento Paris-Londres. Para ver o percurso entre o Cerro Santa Lucía e este ponto clique aqui.

Aproveite para conhecer o Bellavista, o meu bairro favorito de Santiago, e também o Cerro San Cristóbal e sua vista espetacular.

E aí, já visitou o Bairro Paris-Londres em Santiago? Conta aqui no post o que você achou 😉

Escrito por

Robson Franzói é um jovem de Curitiba que tenta inspirar outros viajantes a explorarem diferentes lugares do mundo. Decidiu correr atrás dos seus sonhos e hoje vive desse blog, seu projeto mais especial. Apaixonado por fotografia e vídeos, o garoto vive para compartilhar suas experiências e dicas dos lugares que conhece. Suas fotos já estão ficando conhecidas e seus vídeos inspiram muitos viajantes. Aproveite e acompanhe o Instagram e também o Canal Um Viajante.

Posts relacionados

16 Comentários

  1. Michelle Amaral

    Sim, eu estive no bairro central Paris-londLondres. Encontrei esse blog porque estava pesquisando sobre o bairro.
    Na minha opinião a Paris e a Londres são as ruas mais belas de Santiago. Fiquei hospedada, semana passada, bem pertinho das duas ruas. Sempre que possível, fazia questão de perfazer o caminho Londres-Paris.
    Santiago é uma cidade fantástica. E não à toa já estou morrendo de saudade de lá. O Chile é show!
    P.S.: passei por essas ruas à noite. Tudo muito tranquilo, só alguns universitários nas ruas. A sensação é de tranquilidade na maioria dos lugares por onde andei na capital chilena.

    Responder
  2. lincolnbueno@ig.com.br

    Oi
    Vou passar o reveillon em Santa Lucia no Castello Hidalgo com meus filhos, mas antes gostaria de jantar em algum lugar bacana por perto, o que vc sugere?

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Lincoln, tudo bom? Poxa vida, acabei saindo de férias e só vi agora o seu comentário… infelizmente não deu tempo de responder… Conseguiu um lugar bacana?

      Responder
  3. Thais

    Robson, li todos os seus roteiros, adorei tudo e agora no mes de Maio estou indo para Santiago (5 dias) e depois sigo para o Deserto do Atacama (4 dias).
    É dificil andar no metro de Santiago para ir a vinicola?

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Thais, tudo bom? Então, não é difícil andar de metrô lá não… Mas a estação não fica tão perto, então depois você precisa pegar um taxi… Mas é bem tranquilo 😉

      Precisando de qualquer dica é só me dar um grito aqui 😉

      Responder
  4. Vivianne

    Oi, Robson!

    Acabei de encontrar seu blog! Muito legal! Chegaremos em Santiago dia 08 de abril. Serão 8 dias! Ficaremos hospedados nesse pedacinho da Europa chilena… Que bom que acertei e foi pelo booking mesmo, rs!!! Só que contratei a estadia direta e não sei se vamos passar uma noite em Valparaíso como você indicou. :/ Percebi que o tempo vai ser curto, pois pensamos em fazer Santiago e seus principais pontos turísticos, duas ou três vinícolas, Valparaíso, Viña, Casablanca, Isla Negra, Portillo (Cordilheira), Valle Nevado (sem neve, rs) e Cajón del Maipo… Ufa! rsrsrs Acho que vai ser correria! Obrigada pelas dicas, inclusive nos posts anteriores. Um abração!

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Vivi, tudo bom?? Que legal que chegou aqui e gostou do blog…. Desculpa a demora para te responder… acabei de chegar de uma viagem de um mês pela Europa e só agora vou conseguir colocar os comentários em dia…

      Pena que só vi seu comentário agora… como foi de viagem? Curtiu muito? Santiago é uma delícia!!! Depois passa aqui pra me contar como foi 😉

      Grande abraço!!

      Responder
  5. Wil

    Olá Robson, bacana o blog, estarei em Santiago na próxima semana, para o primeiro dia pensei em ( Catedral / Plaza das Armas / Cerro Santa Lucia / Palácio de la moneda / Mercadão / Bairro Paris Londres ) FIcaria puxado se acrescentasse o Cerro San Cristóbal? Tem alguma outra sugestão pra completar o dia? Abraços.

    Responder
    1. Robson Franzói

      Grande Will, tudo bom? Que bom que chegou aqui no blog… mas preciso pedir desculpas por não ter te respondido em tempo da viagem. Meus últimos meses foram super corridos… só agora estou colocando os comentários em dia!

      Deu tudo certo com sua viagem, seu roteiro? Depois passa aqui pra comentar como foi!!

      Grande abraço!!

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *