Descobrindo uma vinícola no deserto e curtindo um incrível pôr do sol no Salar de Atacama

Um passeio que proporciona experiências únicas: conhecer uma vinícola onde se produz um dos vinhos mais raros do mundo e desfrutar do magnífico pôr do sol no Salar de Atacama.

O Deserto do Atacama, além de ser o deserto mais árido do mundo e ter paisagens de tirar o fôlego, é um lugar que encanta pelos seus mistérios.

É um pouco difícil expressar o sentimento que se tem ao vivenciar algumas experiências no deserto – nada vai ter o mesmo efeito de chegar lá e ver tudo aquilo com os próprios olhos.

Salar de Atacama, Chile

A imensidão do Atacama, os lagos, os vulcões e as rochas que parecerem esculpidas à mão…  acreditar que boa parte daquele lugar, um dia, já foi totalmente coberto d’água… é pra fazer qualquer um pensar no sentido da vida… em como somos pequenos e o quanto ainda temos que aprender.

Eis que no meu segundo dia no Atacama eu fui fazer um passeio que me revelou algo inesperado no Atacama: uma vinícola… onde se produz um dos vinhos mais raros e incríveis do mundo: o vinho do deserto… o Vinho do Atacama.


Antes de continuar, quero lembrar que o Chile atualizou os requisitos para entrada de viajantes no país. As novas normas já estão valendo e é importante seguir as obrigatoriedades para não ter problemas nas imigração.

Vale destacar que o Seguro Viagem para o Chile, que se tornou um item obrigatório, passou a ser recomendado. É indicado que todos os viajantes devam ter um seguro viagem e, na minha opinião, procure fechar um seguro com cobertura Covid. O Seguro Viagem para o Chile é muito acessível, por isso reforço a importância de contratar e só viajar coberto pelo seguro.


Tour do Vinho do Atacama, em Toconao

É difícil acreditar que em um dos lugares mais áridos do planeta possa se cultivar uvas e ainda se produzir um vinho de tamanha qualidade.

Esse passeio começa no meio da tarde e segue direto para uma das vinícolas de Toconao – um povoado não muito longe de San Pedro de Atacama.

Tour do Vinho, Atacama

Chegando lá nós somos recebidos pela família que cuida da vinícola e podemos ouvir um pouco sobre todo a história deles, sobre o processo de produção do vinho e sobre as dificuldades que são enfrentadas para que aquilo possa ser uma realidade.

Tour do Vinho, Atacama

Durante o tour nós podemos caminhar por entre as parreiras e ver onde a mágica realmente acontece – a mais de 2.400 metros de altitude.

Tour do Vinho, Atacama

Por mai simples que seja a estrutura, ao ouvir toda a explicação é possível entender o cuidado que existe para que tudo funcione.

A água, que é o bem mais precioso no deserto, chega com hora marcada: somente a cada 25 dias. Por conta disso existe um sistema de armazenamento…

Tour do Vinho, Atacama

No fim, depois de passear por esse oásis do deserto, podemos provar o tão famoso Vinho do Atacamaum vinho premium de grande altitude – servido com uma tábua de queijos #adoro.

Sobre os vinhos de altitude

Eu não sou grande entendedor do vinhos, mas como essa questão sobre o vinho de altitude foi bem pontuada no passeio, assim que pude fui buscar mais informações sobre o tema….

Descobri que vinhos de altitude realmente estão ganhando destaque e tem seu valor reconhecido.

São diversos os fatores que a grande altitude proporciona e que interferem diretamente com a qualidade do vinho.

Um desses fatores é que a cada 100 metros acima do nível do mar o ar perde 1% do seu carbono – e pense que estamos falando de um lugar que fica a 2.400 metros de altitude…. isso faz com que produção seja mais lenta.

Além disso também tem a questão da menor pressão atmosférica, por conta da altitude, e da maior proximidade do sol.

Os dias quentes e as noites frias do deserto, além do solo muito rico, também proporcionam qualidades únicas.

Tudo isso junto acaba favorecendo para a concentração de nutrientes e um resultado espetacular.

Você pode ler um pouco mais sobre vinhos de altitude nesse link.

Visão geral sobre o Tour do Vinho

Eu gostei bastante de fazer esse passeio, mas confesso que ele pode ser deixado como uma carta na manga para quem tem mais tempo ou para quem está programando uma segunda viagem – como foi o meu caso. Eu considero ele um passeio mais alternativo – claro que isso depende do seu perfil de viajante… se você for louco por vinhos, certamente não pode perder.

Massssss calma lá… A segunda parte desse passeio pode fazer você cogitar ter ele entre suas prioridades….

Um incrível pôr do sol no Salar de Atacama

Depois do visitar a vinícola, seguimos para o Salar de Atacamaum dos lugares mais surreais do deserto.

Salar de Atacama, Chile

Diferente da maioria dos salares que existem no mundo, o Salar de Atacama não tem uma superfície plana e lisa – como o Salar de Uyuni, por exemplo.

Salar de Atacama, Chile

O Salar de Atacama tem um aspecto único. São crostas de sal que se perdem de vista… Ao longe só podemos ver os vulcões que tornam a paisagem deslumbrante.

Salar de Atacama, Chile

Salar de Atacama, Chile

Não posso deixar de lembrar que ali no Salar de Atacama você vai ter muitas chances de encontrar os famosos flamingos – e sim, eles são lindos e roubam um pouco do espetáculo…

Flamingos, Salar de Atacama

Essa foi minha segunda vez por ali – você pode ver como foi minha primeira visita no Salar de Atacama neste post.

Diferente da primeira viagem, dessa vez eu estava ali para curtir o pôr do sol…

Pôr do Sol, Salar de Atacama

Depois de passear nos caminhos por entre o sal, nós voltamos para nossa base e fizemos um lanche enquanto curtíamos os últimos momentos do dia.

Pôr do Sol, Salar de Atacama

O pôr do sol no Salar de Atacama é incrível e deixou todos de boca aberta. Mas o melhor veio alguns minutos depois do sol se esconder no horizonte… As cores do céu começaram a mudar e os flamingos levantaram vôo para ir de uma laguna a outra…

Flamingos, Salar de Atacama

Flamingos, Salar de Atacama

Já era hora de voltar para o carro mas, sério, não deu pra resistir…. peguei minha câmera e corri para o meio do salar.

Que momento fantástico!!! O céu colorido se refletindo nas lagunas do salar e os flamingos voando baixo, quase ao alcance das mãos…

Salar de Atacama, Chile

Pôr do Sol, Salar de Atacama

O fim deste dia fez tudo valer a pena….

Voltei para carro e durante todo o caminho de volta eu apenas agradecia por ter tido o privilégio de viver mais um dia fantástico.

Informações do passeio:

Tour do Vinho + Salar de Atacama

Esse passeio foi realizado com a FlaviaBia Expediciones, a mesma agência que me levou para conhecer Piedras Rojasum dos meus passeios favoritos no Atacama e que não pode ficar de fora da sua lista!

A Flávia é parceria aqui do blog e prometeu um desconto especial para os leitores – entre em contato com ela para organizar seu roteiro e diga que é leitor do blog Um Viajante 😉

E-mail da Flávia: contato@flaviabiaexpediciones.com
Site: www.flaviabiaexpediciones.com

* * * * *

Valor do passeio: CLP 50.000
Valor da entrada no salar: CLP 2.500
Horário: Saída: 15h00 / Chegada em San Pedro: 20h30

O que está incluso: Degustação do Vinho + tábua de queijos / Lanche durante o pôr do sol no Salar

O que levar: No dia que eu fui estava bem quente à tarde e o tour do vinho é feito no solzão, então, leve algum boné ou chapéu, óculos, protetor solar e água. Depois do pôr do sol começa a esfriar, então é bom levar alguma blusa para não passar frio.

Temperatura média: No meio da tarde, quando começa o passeio, a temperatura pode passar fácil dos 30 graus. Depois do pôr do sol, no fim do passeio, gira em torno de 5 graus – podendo ser ainda mais frio no inverno… ou seja, vá preparado pra extremos 😉

* * * * *

 

Quero lembrar que o Seguro Viagem para uma viagem ao Atacama é muito importante!! Os leitores do blog tem 15% de desconto na contratação do seguro com a Mondial, uma das empresas mais bem recomendadas do Brasil. Pegue aqui o seu cupom de desconto. Para sua hospedagem, lembre-se de fazer sua reserva no Booking! Assim você contribui com o blog sem gastar nada a mais com isso 😉

Espero que tenha curtido mais essa aventura no Atacama!! Qualquer dúvida é só me deixar um recado aqui no post 🙂

PARA SUA VIAGEM AO ATACAMA
Cadastre o seu e-mail e receba dicas personalizadas até a data da sua viagem. [wpforms id="42433"]
RESERVE SEU HOTEL NO ATACAMA
Booking.com
Sempre que fizer sua reserva, você contribui com o blog Um Viajante e não gasta nada a mais com isso.

Escrito por

Robson Franzói é um jovem de Curitiba que tenta inspirar outros viajantes a explorarem diferentes lugares do mundo. Decidiu correr atrás dos seus sonhos e hoje vive desse blog, seu projeto mais especial. Apaixonado por fotografia e vídeos, o garoto vive para compartilhar suas experiências e dicas dos lugares que conhece. Suas fotos já estão ficando conhecidas e seus vídeos inspiram muitos viajantes. Aproveite e acompanhe o Instagram e também o Canal Um Viajante.

Posts relacionados

28 Comentários

    1. Robson Franzói

      Opa… que bom Leo!! Pode ter certeza que você vai curtir muito o Atacama! Se tiver qualquer dúvida é só dar um grito por aqui 😉

      Responder
  1. LUCIANA

    Oi Robson, descobri o teu blog e os teus relatos são fantasticos.

    Estamos pretendendo fazer essa viagem para o Atacama no ano que em, talvez fim de setembro e inicio de outubro.

    As tuas fotos são lindas demais.

    Me diz uma coisa: sobre esse passeio do tour do vinho + Salar do Atacama. Outras agências(inclusive aquela que vc utilizou na primeira viagem) fazem o passeio combinando Lagoas Altiplanicas+ Salar de Atacama.

    Fazendo o tour do vinho com o Salar, não fica pouco tempo para conhecer especificamente o Salar do Atacama, que acho que é a parte mais bonita e interessante do passeio?

    Obrigada pelas imagens maravilhosas e relatos incriveis.

    Continuamos acompanhando….

    Lu

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Lu!!! Tudo bom?? Na verdade o tempo é tranquilo…. a parte que você tem acesso no Salar de Atacama é relativamente pequena…. Dá pra curtir o passeio sim e ainda ver esse pôr do sol lindo!!!!

      Continue acompanhando que ainda tem muita aventura pela frente 😉

      Responder
  2. Denis

    Robson, muitoo interessante sobre Tour de Vincola mesmo!

    Gostaria conhecer esse passeio mas vou tentar optar isso, gostaria de saber la vende vinho por lá produzido ou não? Porque meu pai é louco por vinho risos, gostaria experimentar uma gota do vinho daquele lugar risos. Muito bom saber essas informações, e continuo acompanhando o seu blog, e olhando outras aventuras que você foi curtir algumas da viagem inexplicável mesmo risos.

    Salar de Atacama, muito lindo pelo momento pôr do sol show de bola mesmo. Esse momento faz pensar muita alegria pelo momento de pôr do sol como fosse momento do sol curtindo no deserto e você passa tranquilo desse lugar depois partindo do sol ai você arrepia pela vista como paraíso do deserto mesmo né risos.

    Abração

    Responder
    1. Robson Franzói

      Fala Denis, tudo certo?? Tem o vinho pra vender sim!!! Eu não lembro exatamente o valor.. mas acho que era uns 15.000 pesos… ou um pouco mais talvez…. Mas era muito bom!!! Vale a pena!!!

      Se prepare pois você vai curtir muuuuuuito!! Abração!!!

      Responder
  3. Ricardo

    Oi Robson, Seu blog é mto bom e muito completo! Parabéns. Uma dúvida, a FlaviaBia Expediciones é uma outra agência certo? A Ayllu é outra? É q vc comentou que uma delas parece que trabalhou lá, é isso? Pergunto pois são muitas agencias e sempre surgem dúvidas com relação as sugestões das mesmas. Abs e obrigado.

    Responder
    1. Robson Franzói

      Grande Ricardo.. isso mesmo… A Flávia já trabalhou na Ayllu… agora ela tem uma agência própria… Ayllu é uma e FláviaBia é outra.

      Eu recomendo as duas… A Ayllu tem uma estrutura incrível e os passeios são incríveis.. A Flávia está mandando muito bem também!! A escolha fica com você!!

      As duas agências são parceiras aqui do blog… então, quando entrar em contato com eles, lembre de dizer que é leitor aqui do blog…. eles fazem um preço especial pra você!! 😉

      Responder
  4. VIRGINIA

    Oi Robson, tudo bem? É virgínia mãe de Igor “o Sortudo” como falou Flávia.

    Só agora pude falar sobre a nossa viagem para o Atacama.
    Foi realmente SENSACIONAL. Suas dicas foram bem valiosas.. FláviaBia Expedições é realmente o que há de melhor em termo de agência para fazer os passeios no Atacama. Ela é bem cuidadosa e faz tudo com muito carinho.

    O encontro foi bem legal. Foi uma oportunidade de poder compartilhar, de perto, esta maravilha que é o Atacama.
    A subida ao vulcão Lascar foi, assim, indescritível, só quem já fez esta experiência pode entender.

    Obrigada a você, Flávia e aos guias que nos acompanhou nesta experiência incrível, em especial, Elias (Fláviabia expedições) que nos levou até ao topo do vulcão, sem ele não teria subido.

    Obrigada

    Responder
    1. Robson Franzói

      OOOOiii Virginia!!!!! Tudo ótimo e você!?!? Que saudade do Atacama hein!?!?! Nossos passeios foram incríveis né… vontade louca de voltar!!

      Foi muuuuuuuito bom conhecer vocês.. uma família que aventureiros que eu já admiro muuuito!!! Parabéns e continuem assim, viajando juntos e dividindo momentos tão especiais….

      Muito obrigado pela companhia e pela mensagem…. Que bom que você chegou aqui no blog e todo esse encontro foi possível!!

      Um grande abraço!! Espero reencontrar vocês em algum lugar do mundo…. tão lindo quanto o Atacama!!

      Bjss e abraços!!

      Responder
  5. Cláudio

    E aí Robson, tudo bem?

    Primeiramente, gostaria de elogiar o seu trabalho. Suas dicas são excelentes e bem explicativas.

    Segundo, estou indo para o Chile no dia 21/11 e volto no dia 4/11. Irei em Atacama, Santiago, Vinã/Valpo e o roteiro foi todo definido usando o seu site como guia. E aí, em algum dos seus posts você diz que a taxa de câmbio do real lá é igual, quando não é melhor, do que aqui no Brasil. E aí eu quero te perguntar baseado na minha situação.

    Chego em Santiago dia 21 no final do dia, vou para o Atacama no dia 22 e volto para Santiago 26. Meu vôo sai bem cedo (cedo mesmo. rs) para Calama no dia 22, então no 21 apenas durmo em um hotel perto do aeroporto. Onde você aconselha trocar o dinheiro? Perto do aeroporto – ou em San Pedro – tem alguma casa de câmbio com essa taxa boa? Ou você recomenda eu levar o que for gastar no Atacama e trocar apenas o restante do dinheiro em Santiago na volta? Por fim, onde trocar em Santiago?

    Valeu pela força.

    Responder
    1. Robson Franzói

      Grande Claudio.. tudo bom?? Bacana!! Viagem chegandoo!! Se prepare pois você vai curtir muuuito!! Fico muito feliz em saber que o blog te ajudou 😉

      Então, sobre a grana… normalmente no aeroporto é a opção mais cara…. Eu normalmente aconselho você a trocar um pouco aqui no Brasil e depois uma parte lá em San Pedro mesmo…. ou troca tudo aqui. Você vai ver que a diferença não é tãooo grande – claro que isso vai depender da cotação que você conseguir aqui.

      Em casas de câmbio dentro de Santiago dizem que o câmbio é melhor, mas eu nunca fiz isso lá…. acabai sacando direto do cartão pois a minha grana já tinha acabado.

      Não sei de qual cidade você é, mas hoje eu tenho uma parceria com uma casa de câmbio e eles estão dando bons descontos para os leitores do blog.

      Acessa esse post e veja como ganhar o desconto, pra mim fez um boa diferença nessa última viagem:

      https://www.umviajante.com.br/guia-viajante/4151-bexs-corretora-de-cambio

      Qualquer outra dúvida é só dar um grito aqui.. Abraço!!!! 🙂

      Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Nati, tudo bom?? Então.. na real isso vai depender de pessoa para pessoa… eu já não senti muito o mal da altitude… algumas pessoas sentem mais.. um enjoo e/ou uma dor na cabeça e tontura… Mas se você fechar os passeios com uma boa agência, o guia vai estar preparado para te dar o melhor suporte. Pode ir tranquila!!

      Qualquer dúvida é só dar um grito aqui 😉

      Responder
  6. VIRGÍNIA

    Oi Robson,

    Como sei que seus “seguidores” gostam de viajar , queria lhe pedir permissão para divulgar uma coisa.
    No dia 11/12 vai ter um show de David Gilmour( Pink Floyd) em São Paulo. Iámos todos eu, Marcos e os meninos, acontece que os meninos não vão poder ir por causa da faculdade, então estou com os ingressos deles à venda…Quem tiver interesse…É meia entrada.

    Um bj.

    Virgínia, Marcos, Igor e mariana.

    Responder
  7. Clarissa

    Olá Robson! Nossa, estou amaaaaando seu site!!!! A forma que vc escreve realmente faz com que eu me sinta dentro do local que vc visitou… emocionante!!!

    Bom, eu e meu marido faremos a viagem pelo Deserto do Atacama de carro, saindo de Belo Horizonte, por isso todos os passeios faremos por nossa conta. Nada contra os passeios com agência, mas como estaremos de carro gostamos muito de “desbravar” os lugares no nosso tempo… curtindo e contemplando o máximo de tempo possível!

    Você acha que esse passeio da vinícola pode ser reservada diretamente com o local?

    Muito obrigada! Abraços, Clarissa

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Clari, tudo bom? Que bom que chegou aqui e está curtindo o blog… desculpa a demora para responder, esse final de ano está uma loucura…

      Então…. olha, eu não tenho certeza de como é o passeio na vinícola sem o horário marcado com a agência… alguns passeios não tem muita alternativa… talvez você consiga descobrir algo por lá, mas eu acho que sempre vão te indicar alguma agência. É a mesma coisa com o tour astronômico, precisa ter alguma agência pra te levar aos observatórios e tal…

      Espero ter ajudado… qualquer coisa dá um grito aqui 😉

      Responder
  8. Malu farrenberg

    Oi robson .vamos p Atacama no Carnaval 16. Boa surpresa a vinícola.Como ficaremos em San Pedro 8 noites, acho que da p incluir no pacote.vou te passar a proposta de passeios do hotel Kimal para suas sugestões,pode ser?
    A Flávia expedições tem carro grande??marido graaaande

    Responder
  9. Virgínia Lopes

    Oi Robson!!!!
    Gostei muito do seu post seu blog!!!
    Eu e + 3 amigos vamos em Março /2016,e,vi que vc não fez o Passeio do Lascar Volcano.R,quero muito fazer!!! E,será que é possível devido a altitude??? E,qual agência vc indica pra fechar esse passeio???
    Obrigada,abraços,Virginia

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Virgínia, tudo bom? Então, eu fiz o passeio sim.. ainda não escrevi o post…. mas foi uma experiência incrível. A Altitude pesa sim, mas ter um bom guia com você é indispensável! O meu guia me dava muito apoio.

      Eu fiz a subida com a FlaviaBia Expediciones e foi ótimo!!! Vale a pena, super recomendo 😉

      Responder
  10. Jessica

    Amigo, gostei da dica do seguro…uma conhecida teve uma isquemia na subida para San Pedro, ficou na UTI em sampa etc… fiquei preocupada… como faço pra pegar o cupom?
    abraço e parabéns pela página.

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Jé, tudo bom? Desculpa a demora para te responder… acabei de chegar de uma viagem de um mês pela Europa e só agora vou conseguir colocar os comentários em dia…

      Não sei se já conseguiu o seguro, mas se ainda precisar o link para o site e o cupom você encontra nesse post:

      https://www.umviajante.com.br/categoria-america-do-sul/2583-seguro-viagem-america-sul-por-que-e-importante-fazer

      Se precisar de qualquer coisa é só dar um grito aqui!! Grande abraço!!

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *