fbpx

Trekking de Guatin, no Deserto do Atacama

Mais um passeio que te leva para um cenário surreal no Deserto do Atacama: uma trilha rodeada por cactos, rochas e uma vegetação única… esse é o Trekking de Guatin.

Uma das melhores formas de ter um contato intenso com a natureza é o trekkinge fazer isso no Deserto do Atacama é uma experiência única.

O Trekking de Guatin é considerado de nível fácil, então é indicado para a maioria das pessoas. Você vai basicamente caminhar por uma trilha de pedras irregulares, as vezes subindo e as vezes descendo (minhas partes favoritas) – mas o que vale mesmo é o cenário e a imersão em um lugar como esse.

Trekking de Guatin, Deserto do Atacama

O passeio começa às 8h00 da manhã, ou seja, rola um friozinho no início – depois de um tempo caminhando e com o sol na cabeça, a temperatura sobe.

Vale lembrar que nós já começamos esse passeio em 3.200 metros de altitude, então é legal já estar um pouco aclimatado para realizar o trekking.

Eu fiz esse passeio com a FlaviaBia Expediciones e o guia que nos acompanhou no passeio era incrível – não é atoa que chamam ele de Super Elías!!

Trekking de Guatin, Deserto do Atacama
Nosso guia, o Super Elías!!

Aliás, foi ele que me acompanhou na minha maior aventura dessa viagem: a subida ao Vulcão Lascar. Vou deixar para falar mais sobre o Elías no post do vulcão, mas o que posso dizer é que ele é um dos melhores guias que conheci no Deserto do Atacama.

Aproveitando o gancho, se você tem vontade de subir um vulcão, como o Lascar, fazer o Trekking de Guatin antes é super recomendável – assim você vai ter uma ótima aclimatação e vai poder encarar o vulcão com mais tranquilidade.

Trekking no Atacama, um contato intenso com a natureza

A Trilha dos Cactos, como também é chamado o Trekking de Guatin, tem 7km de extensão e pode ser feito em aproximadamente 3 horas – as vezes mais, as vezes menos… mas você não precisa se preocupar, o guia vai seguir no ritmo que o grupo aguentar.

Trekking de Guatin, Deserto do Atacama

Trekking de Guatin, Deserto do Atacama

O Super Elías nos avisou: o começo é a parte mais difícil… onde vocês vão se sentir mais cansados. Mas depois vão se acostumar e o ritmo vai fluindo…

Dito e feito!! Logo no começo eu já senti uma canseirinha e, para piorar, meu grupo era todo de meninas!! Sim, eu era o bendito o fruto entre as mulheres – tirando o guia né.

E as meninas, pra ajudar, já eram mais acostumadas com trekkings e estavam tirando de letra o passeio! Enquanto eu só pensava: lembra o dia que você faltou na academia, Robson??? Lembra o dia que você ficou em casa assistindo filme e não foi correr, Robson? Lembra do chocolate de ontem, Robson?? Então kiridu, agora força nessa peruca e não desista!

Trekking de Guatin, Deserto do Atacama - Chile
As cariocas do grupo na esquerda e eu desfocado na direita, a paisagem ganhou…

E realmente foi como o Super Elías falou: o corpo se aqueceu e seguimos numa boa

No começo o grupo fazia várias pausas para tirar fotos – não podia aparecer um cacto grande que todo mundo parava. Naquele ritmo eu acho que levaríamos umas 8 horas para completar os 7 km… mas né, quem se importa?? Temos que fotografar mesmo….

Trekking de Guatin, Deserto do Atacama

Trekking de Guatin, Deserto do Atacama

Trekking de Guatin, Deserto do Atacama - Chile
Eu abraçando o cacto hehe

Depois da euforia das fotos, o cenário começa a se repetir e aí o foco na caminhada fica mais intenso.

Trekking de Guatin, Deserto do Atacama

Parece um passe de mágica… de uma hora para outra o grupo se focou na caminhada e o ritmo acelerou…. Mas claro que ainda passamos por lugares incríveis no caminho…

Trekking de Guatin, Deserto do Atacama

Mas na real o que o grupo mais queria nesse momento era chegar em nosso destino final: As Termas de Puritama um oásis no Atacama e a melhor recompensa que poderíamos ter.

Trekking de Guatin, Deserto do Atacama

Termas de Puritama, Deserto do Atacama

Mas não vou falar das Termas de Puritama agora, elas merecem um post exclusivo. Veja no post das Termas de Puritama como foi nossa chegada por lá e como o serviço da FlaviaBia Expediciones fez como que eu me sentisse o próprio Rei do Deserto

Preparação para o Trekking de Guatin

Como eu falei no post, é legal você já estar um pouco aclimatado para fazer esse trekking. Passeios como o Valle de la Luna + Valle de La Muerte e Piedras Rojas + Lagunas Altiplânicas são boas opções para você fazer antes desse.

O que é indispensável nesse passeio:

Água já que é muito importante se hidratar no caminho.
Boné / Chapéuo sol é intenso, então não deixe de levar.
Protetor solar: pra você não levar um torrão ;)
Óculos de sol: super recomendo!! Ahhh e a dica: lentes espelhadas e coloridas dão um tcham na suas fotos
Lanchenão é necessário, ainda mais se você for com a Flavia… ela oferece um snack bem bacana
Roupa de banho – calma, essa não é para o trekking! Mas ele termina nas Termas de Puritama, então já vá preparado para mergulhar e relaxar!

Qual roupa usar no trekking

Blusa

Como eu falei, o passeio começa cedo e rola um friozinho. A questão é que depois esquenta e você vai ter que carregar sua blusa. A temperatura muda mesmo… indo de 5 para até uns 30 graus.

Minha dica é: pegue uma blusa leve, que de preferência caiba na sua mochila. Carregar uma blusa pesada depois vai ser um porre.

É claro que tudo pode mudar dependendo da época do ano que você for, então não custa nada você confirmar com a agência sobre como vai estar a temperatura no dia do seu passeio.

Eu fui em outubro e no fim pensei: poderia ter ido só de camiseta, encarado o frio inicial e depois não ter carregado a blusa. Mas isso foi pra mim, que sou de Curitiba e já estou acostumado com frio. Veja o que é melhor pra você!! Não me vá lá passar frio e depois me xingar hein

Calça comprida

As meninas que foram comigo estavam de bermuda, o que eu não recomendo! Em algumas partes do caminho nós passamos vegetações super fechadas e as plantas, as vezes bem ásperas, arranhavam. Eu fui de calça jeans e foi bem de boa… Não recomendo bermuda, se for é por sua conta e risco

Calçado

Nada de chinelo, havaianas, sandálias ou derivados, pe-la-mor-de-deus! Não precisa ser algo suuuuper especial para esse trekking, mas se tiver uma bota leve ou um tênis resistente, já é o ideal.

Informações sobre o Trekking de Guatin

Quando eu fui: Em outubro de 2015
Saída: 08h00 da manhã
Altitude: começamos em 3.200 e vamos até 3.500
Distância do trekking: 7km
Tempo de caminhada: de 2h30 a 3h
Agência que fiz o passeio: FlaviaBia Expediciones

Observação: Esse passeio que eu fiz foi o Trekking de Guatin + Termas de Puritama. Você não precisa fazer o trekking para visitar as termas, então veja isso com atenção na hora de contratar.

Valor do passeio: 60.000 pesos chilenos – Esse valor pode ter sofrido alteração, então entre em contato com a agência para confirmar.

Passeios com desconto no Atacama

Vou aproveitar para destacar que a FlaviaBia Expediciones, com quem eu fiz os meus passeios no Atacama nessa segunda viagem, está com preços especiais para os leitores do blog.

Ao entrar em contato com a Flávia, informe que você é leitor do blog Um Viajante e que você conhece o Robson… assim ela vai te oferecer um desconto especial!

Espero que tenha curtido esse post!! Se tiver qualquer dúvida é só deixar um comentário por aqui! Vale lembrar que ter um Seguro Viagem para uma aventura como essa é indispensável! Aqui no blog você tem um cupom de 15% desconto para contratar seu seguro com a Mondial, uma das empresas mais confiáveis em seguros!! Um grande abraço e qualquer coisa dá um grito!!!

mondial-pos-2016

Meu Primeiro Mochilão

About The Author

Robson Franzói é um curitibano de 29 anos, formado em design e obcecado por descobrir coisas novas. Em 2012 decidiu correr atrás dos seus sonhos e no seu primeiro mochilão descobriu sua grande paixão: viajar! Amante também da fotografia, o garoto criou esse blog para compartilhar suas histórias, aventuras e clicks pelo mundo. Suas fotos já estão ficando conhecidas, aproveite e acompanhe o Instragram @blogumviajante

Related posts

21 Comments

  1. Lily

    Não sabia que podia conjugar os dois passeios. Ótima dica! Estou registrando tudinho para montar meu roteiro e super animada!
    Mal vejo a hora!
    Mais uma vez, parabéns pelos posts e pelas fotos incríveis!
    Tantos detalhes, tanta riqueza… realmente eu já me sinto lá!
    Beijo grande,
    Lily
    Apaixonados por Viagens

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oiii… ahhh que bom Lily!! Nossa, fico muito feliz que está curtindo tanto os posts.. Fico feliz de verdade! Tenho certeza que sua viagem será incrível….

      Que bom que já estou fazendo você viajar antes de sair de casa

      Beijão!!

      Reply
        1. Robson Franzói

          Oi Lily… então.. não digo imperdível.. se não curtirem caminhadas e tal, vá direto para as Termas… elas sim eu digo que são imperdíveis…

          Reply
          1. Lily Pestana

            Acho que faremos sim porque estamos com dia sobrando kkkk… serão 6 dias e meio de Atacama e estamos tentando preenchê-los inteiramente com passeios =)
            Obrigada,
            beijos,
            Lily
            Apaixonados por Viagens

    1. Robson Franzói

      Grande Fellipe.. isso mesmo… o Trekking já termina nas termas, então vale para os dois sim…

      Qualquer outra coisa é só dar um grito aqui!! Grande abraço!!

      Reply
  2. Ana Clara Fontainy

    Oi Robson,
    Muito bacana seus post do Atacama. A gente se apaixona pelo lugar desde o momento que começamos a ver suas fotos.
    Não li nada no seu blog sobre o passeio a Kulamar, que dizem que é muito legal.
    Saberia me dizer sobre esse passeio?
    Obrigadíssima.
    Ana Clara

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Ana, tudo bom? Então, eu não fiz passeio para Kulamar. Tentei ver uma fotos aqui, não achei muita coisa. O que eu vi me lembrou um pouco o Salar de Tara. Esse eu garanto que é lindo!!!

      Já está com viagem marcada pra lá?

      Reply
  3. CLARA TARRAN

    Oi Robson, dá para ver os cactus por perto das termas também? Ou só encontramos essa vegetação do início do trecking?
    Obrigada!

    Reply
  4. Silvio

    Oi Robson estou indo em novembro de motocicleta eu e minha esposa, é possível fazer alguns passeios por conta própria uma vez que estarei de moto e posso circular com ela por lá

    Reply
    1. Robson Franzói

      Grande Silvio, tudo bom? Claro, alguns lugares você consegue ir por conta sim! Não são todos… existem alguns mais complicados.. alguns que não tem estrada, apenas areia do deserto.. aí pra moto, eu imagino, que ficaria complicado. Acho que vocês poderia até fazer alguma coisa com agência, e o que der fazer de moto.

      Se precisar de qualquer coisa é só dar um grito aqui!! Grande abraço!!

      Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Lu!! É possível sim!! A água é bem quentinha, só é meio gelado para sair delas hahaha.. mas vale a pena!

      Reply
  5. Bia

    oi Robson , estou programando meu passeio e seu blog esta sendo fundamental. Menino me diz uma coisa , a volta é andando ? rsrsrsr

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Bia!!! HAHAHAH nãoooo!! Depois do trekking você relaxa nas termas e volta de carro! Acho que se a volta fosse a pé eu estaria lá até hoje hahaha

      Reply
  6. Natasha

    Oi Robson !!! Acho que já li todos os seus posts rsrsrs
    Minha dúvida da é: também farei os passeios com a FlaviaBia, depois de ler muito sobre os passeio, tenho que escolher entre geyser ou termas. São passeios completamente diferentes, mas confesso que achei o geyser um pouco “perrengue”. Como você fez os dois, se pudesse escolher, qual seria??
    Ahh.. vou viajar em janeiro, se tiver alguma dica estou aceitando hahah
    Bjs

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Nat, tudo bom? Que legal que vai fazer os passeios com a Flávia… ela é incrível!!! AMO MUITO!! Sobre os passeios, é bem isso que você falou… são completamente diferentes!

      O que eu digo é assim… se quiser um tempo pra relaxar… mergulhar… desfrutar de um momento mais tranquilo na viagem.. escolha Termas! Se quiser ver algo diferente, não liga para descaso e quer pegar um frio danado.. aí vai pro Geyser.. haahahah

      Espero ter ajudado!!! Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito

      Bjosss

      Reply

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *