Escolhendo sua agência no Atacama: qual a melhor opção?

Escolher uma boa agência para fazer os passeios no Atacama pode definir totalmente como será sua experiência no deserto. Se você está planejando uma viagem para o norte do Chile, as dicas desse post podem te ajudar muito!

Minha primeira viagem para o Atacama foi em 2014, quando me apaixonei completamente por esse destino. Depois disso, já tive o privilégio de retornar algumas vezes para o deserto, sempre buscando enriquecer o conteúdo e passar dicas fresquinhas para quem está planejando uma viagem pra lá.

Deserto do Atacama, Um Viajante

Se você chegou por aqui agora, recomendo dar uma olhada em todo conteúdo já publicado no blog – tá cheio de dicas e informações bem legais para ajudar na sua programação:

Veja aqui todos os posts sobre o Deserto do Atacama

Nesse post em específico, quero falar com você sobre alguns assuntos que sempre geram muitas dúvidas:


Antes de continuar, quero lembrar que o Chile atualizou os requisitos para entrada de viajantes no país. As novas normas já estão valendo e é importante seguir as obrigatoriedades para não ter problemas nas imigração.

Vale destacar que o Seguro Viagem para o Chile, que se tornou um item obrigatório, passou a ser recomendado. É indicado que todos os viajantes devam ter um seguro viagem e, na minha opinião, procure fechar um seguro com cobertura Covid. O Seguro Viagem para o Chile é muito acessível, por isso reforço a importância de contratar e só viajar coberto pelo seguro.


Qual agência escolher no Atacama? Quando contratar os passeios? É melhor fechar os passeios com antecedência ou quando chegar lá? Porque têm agência mais cara e outras mais baratas? Enfim, tudo que diz respeito sobre a agência que vai te levar para conhecer as belezas do deserto.

Antes de falar sobre esses pontos em si, acho mais interessante explicar certinho como funciona uma viagem pelo Atacama e aí sim, a importância de escolher uma boa agência. Bora lá:

Como funciona uma viagem no Atacama

Preciso mesmo de uma agência?

Bom, vamos por partes: sobre precisar de uma agência, não podemos deixar de lembrar que o Atacama é um destino de lugares extremos. Existem, sim, passeios que você pode fazer por conta própria e de forma independente, mas isso não vale para todos os lugares.

Deserto do Atacama, Um Viajante

Claro que existem viajantes que saem do Brasil e vão até o Atacama de carro, moto e até de carona, mas isso é algo pontual e super específico. Falando do viajante que vai sair do Brasil e quer chegar lá para conhecer o destino, quer ter uma boa estrutura, um bom guia e segurança nos passeios, aí sim, eu tenho que reforçar: escolher uma boa agência é necessário e pode fazer muita diferença na sua viagem.

Quando contratar os passeios: no Brasil ou chegando lá?

Essa é uma das dúvidas que sempre rola aqui nos comentários, principalmente pela questão de negociar os valores dos passeios. Em San Pedro de Atacama existem dezenas de agências e, como eu já comentei ao longo dos posts, os preços variam bastante.

San Pedro de Atacama, Chile

A decisão de fechar os passeios ainda no Brasil ou chegando em San Pedro só depende de você, mas, hoje, na minha opinião, é muuuito melhor chegar no Atacama com seus passeios já programados.

Além de você não gastar tempo da sua viagem indo de porta em porta para orçar passeios nas agências, fechando com antecedência você já consegue se programar financeiramente e definir exatamente quais passeios farão parte do seu roteiro.

O barato pode sair caro: fique esperto!

Sei que algumas pessoas viajam com orçamento bem apertado e preferem procurar pelas opções mais baratas – e estão totalmente dentro do direito de fazerem isso. Alguns viajantes até me pedem indicações de agências com esse perfil, porém eu preciso ser bem transparente nesse assunto:

Não tenho como indicar um serviço que eu nunca testei, até porque isso vai interferir diretamente na experiência durante a sua viagem. O que posso deixar como alerta é para você sempre desconfiar de preços que estão muito abaixo do normal.

Sua segurança deve estar em primeiro lugar! Algumas agências têm carros mais precários, guias que acabam levando um número muito grande de viajantes e, com isso, não dão a atenção recomendada. Fora os equipamentos de segurança que não estão presentes no veículo, pouco tempo para fotos, alimentação não inclusa…

Enfim, para o barato não sair caro, pesquise e fique esperto na hora de contratar seus passeios ao se basear apenas no preço.

Qual agência eu recomendo no Atacama

Normalmente eu recomendo mais de uma agência no Atacama, mas preciso ser sincero em dizer que uma delas tem se destacado: a Flavia Bia Expediciones, que pertence a uma brasileira que vive no Atacama e hoje é uma grande amiga.

FlaviaBia Expediciones, Atacama
FlaviaBia Expediciones, Atacama

Eu conheci a Flávia na minha primeira viagem pro Atacama, quando ela trabalhava em outra agência. Agora, ela tem a sua própria empresa e vem fazendo um trabalho que merece ser reconhecido.

Pense em alguém que cuida de cada detalhe e trabalha para oferecer as melhores experiências para seus viajantes: assim é o trabalho da Flávia. Já pude fazer mais de uma viagem com ela, inclusive na Patagônia, e posso recomendar de olhos fechados!

Sua viagem no Atacama com a FlaviaBia Expediciones

Como comentei, na minha opinião, não é o preço que mais importa no momento de escolher uma agência. Já que você está indo para um lugar tão incrível, não deve correr o risco de ter sua viagem prejudicada ao escolher a agência errada.

Deserto do Atacama, Chile - FlaviaBia
Minha primeira viagem com a FlaviaBia!

A FlaviaBia se destaca em vários pontos, e vou comentar o porquê de realmente achar que hoje ela está entre as melhores agências do Atacama:

1. Qualidade no Serviço

Em primeiro lugar preciso enfatizar a qualidade que a Flavia preza em receber os viajantes. Sempre buscando cuidar de cada detalhe para tornar sua experiência realmente inesquecível.

Termas de Puritama, com FlaviaBia

Os grupos não passam de 10 pessoas, o que torna tudo mais tranquilo, fora os passeios em horários alternativos, para que você realmente consiga aproveitar o Atacama da melhor forma possível.

2. Segurança

Como já comentei, estamos falando de um destino extremo. Ter equipamentos de segurança como oxigênio, telefones via satélite e kit de primeiros socorros… faz a diferença e conta pontos positivos!

3. Carros Novos e Seguros

Um ponto que faz ligação com o item anterior, mas precisa ser destacado é a qualidade dos carros. Muitos passeios são distantes e de difícil acesso. Por isso, ter bons carros é muito importante para não prejudicar a viagem.

4. Guias Experientes

Esse é um dos pontos que eu sei que a Flávia sempre priorizou muito: ter os melhores guias em seus passeios.

FlaviaBia Expediciones, Atacama

Além da segurança de ter bons profissionais, os guias nos passam informações que enriquecem em muito a nossa viagem. Eu já conheci vários guias que trabalham com ela e posso garantir que bons profissionais podem fazer muita diferença na viagem!

5. Gastronomia Diferenciada

Por fim, não posso deixar de comentar sobre o lado gastronômico dos passeios da Flávia. Eu, que sigo ela no Instagram, fico babando com as novidades que ela vem incluindo na programação.

Comidinhas da FlaviaBia, no Atacama

Comidinhas da FlaviaBia, no Atacama

De comidas típicas a coquetéis personalizados, de cappuccino quentinho acompanhado de bolos caseiros a ceviches com espumante… tudo é feito com o maior carinho para sua viagem ser perfeita.


Hoje, o Atacama é um destino muito popular e muita gente tem programado viagens para lá. Por conta disso, é natural que o número de agências esteja crescendo cada vez mais, só que nem sempre a qualidade cresce junto.

FlaviaBia Expediciones, Atacama
FlaviaBia Expediciones, Atacama

Minha ideia com esse post foi destacar pra você o trabalho de uma agência que eu realmente confio e que tenho certeza que vai te proporcionar uma ótima experiência.

Faça sua cotação com a FlaviaBia Expediciones

Desde que a Flávia abriu a própria agência, ela vem oferecendo um valor especial para os leitores do blog. Ao entrar em contato com ela, seja por e-mail ou whatsapp, pode falar que você conhece o Robson, do blog Um Viajante. Você também pode utilizar o formulário abaixo para entrar em contato direto com ela:

[wpforms id=”42427″]


FlaviaBia Expediciones, Atacama

Contatos diretos com a agência

Site oficial: flaviabiaexpediciones.com

E-mail: contato@flaviabiaexpediciones.com


Dúvidas sobre o Deserto do Atacama

Como eu comentei, aqui no blog você encontra um conteúdo super completo sobre o Deserto do Atacama. Vale a pena dedicar um tenho para navegar nesses posts e já começar a sonhar com a sua viagem.

Veja aqui todos os posts publicados sobre o Deserto do Atacama.

Espero ter ajudado você na decisão de qual agência contratar no Deserto do Atacama. Se tiver mais dúvidas sobre esse assunto, fique à vontade para comentar aqui no post que eu te dou um help! Valeuuu!

PARA SUA VIAGEM AO ATACAMA
Cadastre o seu e-mail e receba dicas personalizadas até a data da sua viagem. [wpforms id="42433"]
RESERVE SEU HOTEL NO ATACAMA
Booking.com
Sempre que fizer sua reserva, você contribui com o blog Um Viajante e não gasta nada a mais com isso.

Escrito por

Robson Franzói é um jovem de Curitiba que tenta inspirar outros viajantes a explorarem diferentes lugares do mundo. Decidiu correr atrás dos seus sonhos e hoje vive desse blog, seu projeto mais especial. Apaixonado por fotografia e vídeos, o garoto vive para compartilhar suas experiências e dicas dos lugares que conhece. Suas fotos já estão ficando conhecidas e seus vídeos inspiram muitos viajantes. Aproveite e acompanhe o Instagram e também o Canal Um Viajante.

Posts relacionados

13 Comentários

  1. Suiany Padilha

    Olá, Robson! Estou me guiando pelo seu blog para essa viagem. Vou para o Atacama no próximo dia 16/7 até 22/7, com minha filha de 16 e meu filho de 18. Queria saber se essas informações sobre a agência indicada ainda permanecem atuais. Queremos aventura e beleza natural, kkk. E se tem alguma dica a mais. Grata, Suiany

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Su!! Fico feliz que está se guinando pelas dicas aqui do blog. Pode confiar sim, a Flávia tem uma trabalho maravilho. Inclusive essa semana estou indo pra lá novamente, mas dessa vez vou com a minha mãe, pela primeira vez. Vai ser a primeira vez dela fora do país.. primeira viagem de avião… acho que vai ser muito especial, ainda mais pro Atacama. Pode usar o formulário pra mandar mensagem pra Flávia e e pode também dizer que me conhece… tenho certeza que sua viagem vai ser incrível!!! Qualquer coisa me dá um grito aqui… bjoo

      Responder
      1. Suiany Padilha

        Massa! Já estou fazendo isso, falando com a agência. Espero que sua mãe goste. Se for aventureira, deverá adorar. Estou super ansiosa pelo dia da viagem. Adoro aventura e natureza. Combinação perfeita! Bj.

        Responder
  2. Rodinei Ronfino

    Fala Robson,
    Beleza ?
    Cara muito bom teu blog, todo o material enfim. De muita qualidade. Montei meu roteiro todo em cima de sua dicas.
    Aproveitando o ensejo, vi as dicas e estou em contato com a Flaviabia expediciones e é claro mencionei tua indicação.
    Agora, queria te fazer uma pergunta sobre passagens. Estou vendo preços partindo do Rio e este esquema de multicidades com a Latam e demais cias está meio salgado. A forma mais economica seria até santiago e de lá pegar uma low coast. Claro tem essa possibilidade de atraso, uma cia não se responsabiliza pela outra, etc.
    Como você tem experiência nos trechos, qual a logistica que você utiliza ? Tudo com a mesma cia. Pega uma baixa renda de Santiago para lá ? Tem alguma dica para baratear a passagem ? Afinal somos em três aqui.
    Valeu, obrigado desde já !

    Responder
    1. Robson Franzói

      Grande Rodinei, tudo beleza? Que show que está planejando a viagem, fico feliz e tenho certeza que vai ser incrível!!

      Então, a forma mais econômica, pelo menos que eu sempre consegui, foi comprando os trechos separados. Primeiro trecho até Santiago e depois com outra companhia até Calama.

      Bom, o que eu faço é tentar dar uma margem de tempo bom entre os vôos (chegada e partida), pois é exatamente isso que você falo.. uma companhia não vai se responsabilizar pela outra. Eu tento programar de 3 a 4 horas entre os vôos, por garantia mesmo.. ou até mais.

      Eu fiz um post sobre a compra da passagem de Santiago para Calama, acho que pode te ajudar… dá uma olhada aqui:
      https://www.umviajante.com.br/chile/passagem-barata-santiago-calama-skyairlines-jetsmart

      Se precisa de alguma coisa é só me dar um grito por aqui. Valeuuuu

      Responder
  3. Ana Perdigão

    Ola Robson
    Vi que a FlaviaBia é mesmo muito boa, mas é tambem a mais cara…
    Em relação aos passeios do Atacama até que tem alguns preços variados, mas a expedição da Flavia para o Salar é bem salgadinha…
    Você me indica outras agências confiáveis também?

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Ana, tudo bom? Pois é, a FlaviaBia tem um serviço diferenciado.. mas não é a mais cara não. Existem opções mais caras e também mais baratas, tudo depende muito do que você espera.

      Eu já fiz a viagem pro Salar com a Cordillera Travaler, que é bem mais barata. Você vai dividir dormitório com umas 16 pessoas, alimentação é básica e banho também não rola todos os dias. Tive um problema com o motorista, que dormiu dirigindo e ficou bêbado em uma das noites – inclusive entrou aos berros no quarto que eu estava. Assim, parece terrível falando aqui, mas no final deu tudo certo. Foi bem mais barato e eu sabia o que estava sujeito, por escolher essa opção.

      Por conta de situações assim, eu prefiro ser mega transparente e só indicar agências que eu já tenha feito o passeio e realmente confio, como a Flavia Bia.

      Bom, espero ter ajudado.

      Se tiver qualquer outra dúvida me dá um grito aqui 😉

      Responder
  4. Lidiane

    Olá! Solicitei orçamento com a Flavia.
    Querido, poderia me tirar algumas dúvidas?
    Terei somente 3 dias de viagem, quais os lugares que eu não posso perder?
    Tenho que levar roupa específica? Vi que apesar do sol todos estão com casacos.
    Grata

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Lidi!!! Tudo bem? Que legal que vai falar com a Flavia. Pode ter certeza que será um viagem incrível!!!

      Eu tenho um post com dicas bem legais para quem tem pouco tempo no Atacama, inclusive quem tem apenas 3 dias de viagem. Vou te passar o link:

      ROTEIRO – POUCO TEMPO NO ATACAMA: http://umvia.me/atacamacurto

      Sobre a roupa, depende muito da época e também dos passeios. Mas, normalmente, esquenta durante o dia em San Pedro e esfria de noite e de manhã. Mas nos passeios mais altos pode fazer muuuito frio.. então tem que ir preparada para se vestir em camadas. Vou te passar mais um link que pode ajudar:

      O QUE LEVAR PARA O ATACAMA: http://umvia.me/levaratacama

      Espero ter ajudado! Se precisar de mais alguma coisa, me dá um grito por aqui!! Bjsss

      Responder
  5. Saina Takata

    Oi Robson, td bem? Fiquei encantada c o seu blog, vc fala de forma clara e objetiva sobre os passeios!!! Já entrei em contato c a Flávia Bia! Vou p o Atacama no dia 28/11, pretendemos ficar uns 8 dias , vc pode me orientar quais passeios consigo fazer!!! Obg

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Saina!! Tudo bem e você? Ahhh que bom que já falou com a Flavia.. pode ter certeza que será uma experiência maravilhosa! Eles tem um super cuidado com os viajantes e se preocupam com todos os detalhes.

      Com 8 dias você consegue fazer praticamente todos os passeios principais, até o Vulcão Lascar. Eu recomendo muito que faça o Vulcão, especialmente com a Flavia que tem guias maravilhosos.

      Depois me conta aqui como está sua programação!!! Se precisar de qualquer coisa é só dar um grito aqui!! Bjooo

      Responder
  6. Marina

    Oi Robson!

    Estou tentando entrar em contato com a agência da Flávia, mas os campos que preencho dizem que a forma de escrever a data não está correta…, tentei de todas as formas.
    Entrei em contato com a agência, mas não me respondem, infelizmente. Gostaria de saber o valor para o roteiro de 5 dias, no fim de dezembro.

    Adorei as dicas!

    Beijocas

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Maaa, tudo bom? Fiz um teste aqui e a consegui enviar a mensagem pelo formulário…. Você pode enviar sem preencher a data, colando essa informação na mensagem… não era para ter problema.

      Posso encaminhar o seu e-mail para o pessoal da agência entrar em contato também, pode ser?

      Fico feliz que curtiu as dicas!! Espero que dê certo para fazer os passeios com a Flavia, você realmente vai gostar do trabalho delas…

      Bjoooo

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *