Quantos dias ficar em Paris?

Uma das perguntas que mais recebo dos leitores é sobre a quantidade de dias que se deve ficar em certa cidade. Bom, antes de mais nada vamos lembrar que não existe regra pra isso. Primeiro que isso depende do lugar e mais ainda da própria pessoa. Cada um tem o seu tempo para curtir as coisas. Algumas pessoas gostam de ficar horas num museu, outras já preferem pular essa parte e ficar mais tempo em um parque. Enfim, minha proposta aqui é contar pra vocês a quantidade de dias que eu fiquei em cada lugar e dizer se foi ok, se foi muito corrido ou se sobrou tempo. Para começar: Paris, figura marcada de muita gente que vai pra Europa.

Quantos dias ficas em Paris

Muito se discute sobre o amor por Paris. Algumas pessoas amam loucamente, outras odeiam e não querem chegar nem perto (sim, acredite!). Eu faço parte do grupo que ama Paris. Na verdade, felizmente, ainda não conheci nenhuma cidade que eu odeie… mas voltando a falar de Paris, pra mim ela trás lembranças muito pessoais: foi a primeira cidade que conheci fora do Brasil e onde eu comecei a descobrir o meu amor pelo mundo. Eu me descobri em Paris, então meu sentimento por essa cidade será eterno. Mas agora chega desse papo melado e vamos ao que interessa: quantos dias ficar em Paris?
Eu fiquei 5 dias em Paris e dentro deles tirei um dia para ir a Versailles. Pra mim foi suficiente para ter um gosto de tudo que Paris pode oferecer. Claro que poderia ficar 15 dias… um mês.. até um ano.. Paris sempre terá algo a mais para ser descoberto.

Então, melhor do que só dizer a quantidade de dias, vamos ver o que fazer em cada um deles.

Roteiro de 5 dias em Paris – Simplificado

Vou contar aqui, de uma maneira bem resumida e simples, tudo que eu consegui ver e fazer em Paris nos 5 dias que fiquei na cidade. O relato completo, ainda no estilo diário de bordo, você encontra aqui no blog neste link. Aos poucos vou fazer posts individuais sobre alguns lugares que visitei e deixar tudo beeeeeem mastigadinho. Agora vamos ver o que fazer em cada dia de uma primeira viagem a Paris.

Dia 01 – Torre Eiffel, claro!

Como todo viajante que chega em Paris, ver a torre em primeiro lugar é quase uma obrigação. Mas este que vos fala deu um pulinho em outro lugar antes de partir para a torre. Lógico que antes de mais nada fui até o hostel fazer o check-in e largar minhas coisas. Mas o lugar que visitei antes da torre foi La Defense, o bairro moderno de Paris. Eu tinha uma encomenda para pegar lá, por isso essa mudança no roteiro.

La Defense em si nem sempre está no roteiro de quem visita a cidade pela primeira vez. É bonito? Sim.. até é. Indispensável? Não, se não quiser colocar no roteiro tudo bem. O que tem de mais bacana? Prédios modernos, espelhados e também uma versão moderna do Arco do Triunfo, que fica alinhada com o Arco clássico. Devo visitar? Você decide!

Bom, depois disso, finalmente a Torre Eiffel. Isso incluí uma volta por tudo na região: Trocadéro, Champs de Mars e algumas voltas pelo bairro ao redor da Torre. Programei minha subida na torre para o final do dia, assim peguei o pôr do sol lá em cima. O primeiro dia pode ser resumido basicamente nisso.

O que fazer em Paris, dia 1

Dia 02 – Museu do Louvre, depois da Torre, vamos a Monalisa

Claro, também não podia ser diferente. Morria de curiosidade de ver a Monalisa. E vou confessar: de tanto, mas taaanto que me falaram que ela era pequena, eu até que achei o tamanho dela super normal. Exatamente como deve ser. (Acho que tem gente que queria encontrar um outdoor dela por lá).

Enfim, deixei meu tempo livre para ficar no Louvre. Depois o passeio foi a Champs Élysées e arredores. Terminando o dia no Arco do Triunfo. Um roteiro fácil de cumprir!

O que fazer em Paris, dia 02

Dia 03 – Notre Dame, Museu d’Orsay e outras coisas

A primeira parada desse dia na verdade é a Saint-Chapelle, capela próxima a Notre Dame. Aproveite que ela abre antes da Notre Dame e faça a visita logo cedo! Depois disso é hora de visitar e subir na Notre Dame, outro programa indispensável! Continuando o roteiro, uma volta pelo bairro do Marais até chegar no Hotel de Ville. De lá pegar o metrô e ir para o Museu d’Orsay. Não separei muito tempo pra esse museu, umas 2 horas lá dentro, pra mim, foi o suficiente.

Saindo do museu segui até a Igreja La Madeleine e depois até a Ópera. De lá fui fechar meu dia com compras na Galerie Lafayette (mentira, comprei NA-DA!! fui só olhar mesmo).

O que fazer em Paris, dia 03

Dia 04 – Montmartre, Pompidou, Invalides e mais Paris

Começar o dia no bairro mais lindo de Paris, na minha humilde opinião, Montmartre. Ver o Moulin Rouge e tomar um chocolate quente no café da Amelie Polain. Depois visitar a bela Sacre Cour, de onde temos um vista linda da cidade. A região próxima a igreja é incrível, vale a pena se perder pelas deliciosas ruas do bairro.

O próximo destino é o Pompidou, sem ter muitas horas dedicadas a ele (de novo, vai do perfil de cada um). Saindo de lá vamos partir para o Invalides, onde temos, entre várias coisas, o Museu das Armas, que eu adorei conhecer. Para fechar o dia: os Jardins de Luxemburgo, ótima pedida para o por do sol. Se por acaso ainda estiver cedo, não mundo longe dali fica o Panthéon, que você pode deixar para o próximo dia se for o caso.

O que fazer em Paris, dia 04

Dia 05 – Versailles e a despedida de Paris

Dia de acordar cedo e seguir para Versailles. A visita ao Palácio e aos jardins não precisa levar o dia todo se você chegar cedo, mas, claro, faça tudo no seu tempo. Eu visitei tudo, até aluguei uma bike para passear pelos jardins e estava de volta em Paris após o almoço.

O tempo que sobrou nesse dia você pode fazer o que quiser… incluir algo que faltou dos dias anteriores, visitar algo diferente ou até repetir a dose de algo que gostou.

50% de Desconto no Seguro Viagem para todos os destinos da América do Sul

O que fazer em Paris? Dia 05

Bom.. é isso amigo viajante, minhas dicas para você passar 5 dias em Paris. Aproveite para conhecer o Oops, o hostel que fiquei em Paris. Ele é concorrido, então garanta sua reserva! As melhores opções de hospedagem em Paris você encontra no Booking!

Já saiu o post Quantos dias ficar em Londres? Confere aqui!

Não deixe de baixar minha planilha de viagem neste post. Veja aqui o roteiro completo do meu mochilão pela Europa e neste outro post veja quanto custa um mochilão pelo velhor continente.

Fique a vontade para fazer perguntas e deixar sugestões!!

About The Author

Robson Franzói é um jovem de Curitiba que tenta inspirar outros viajantes a explorarem diferentes lugares do mundo. Decidiu correr atrás dos seus sonhos e hoje vive desse blog, seu projeto mais especial. Apaixonado por fotografia e vídeos, o garoto vive para compartilhar suas experiências e dicas dos lugares que conhece. Suas fotos já estão ficando conhecidas e seus vídeos inspiram muitos viajantes. Aproveite e acompanhe o Instagram e também o Canal Um Viajante.

Related posts

54 Comentários

  1. Ariny kummel

    Adoreii suas dicas !! Estou indo p Europa em fevereiro e seu site está me ajudando muito ! Queria saber com q câmara você bate suas fotos?

    Reply
  2. Rafaela Moura

    Olha, confesso que fazia parte das pessoas que não gostavam de Paris. Mas, por incrível que pareça, mudei minhas opiniões lendo seus relatos sobre esta maravilhosa cidade(sim, me apaixonei por ela!). Acho que ainda está para ser feito na terra uma coisa mais linda e magnifica que o Palace of Versailles, seus jardins são lindos demais. Confesso até que fiquei com um pouco de inveja quando vi suas fotos, Robson! Kkkkkk” Espero, muito, que um dia eu possa aproveitar toda essa beleza que é a França!

    Reply
  3. Monica

    Olá, Robson!
    Adorei seu post!mas vou ficar 7 dias em Paris e estou incluindo 1 dia no Vale do Loire e dia em Giverny.ntes ficarei 4 dias e 4 noites em Londres.Você acha que está bem distribuído ou tiro Giverny e fico mais um dia em Londres?
    Outra pergunta,qual o endereço do café da Amélie Polain,svp?
    Abraços.

    Reply
  4. Jani

    Robson amei esse post! Bem humorado e informativo. Já estive em Paris, mas dessa vez vou com meu noivo que nunca esteve por lá e não queria deixar nada dos principais de fora. Obrigada!!!

    Reply
  5. Ludmila

    Esto adorando o blog!! Viajando por aqui..e também sou do time dos que amam Paris! Tive a oportunidade de ficar 2 semanas na ville-lumière (sonho realizado) e por isso venho compartilhar algumas dicas. Acredito que se forem à Tour Eiffel é dispensável subir o arco. Como tinha o Museum Pass (recomendadíssimo!) e o arco estava incluído, acabei não subindo a torre, o que não considerei um prejuízo. La Défense acho dispensável para um roteiro de 5 dias, mas se forem ficar mais tempo na cidade, seria bacana visitar. Se for primavera ou verão, sugiro trocar Versailles por Giverny, que é lindíssima.. é como estar em um quadro vivo de Monet. Para um roteiro de 5 dias acho importante incluir a Île de St Louis, ao lado da île de la Cité (onde fica a Notre-Dame), que é uma graça, uma Paris em miniatura. Outros lugares bem agradáveis para uma caminhada são as regiões de Passy (atrás da Torre) e St-Germain. Em relação a museus e outras opções culturais, sugiro como opções menos conhecidas o Mémorial Shoah (Marais), a Cinémathèque e o l’institute du monde arabe.

    Reply
  6. Roberto Amaro

    Pois é Robson!
    Gostei muito das dicas devo ir no inicio de 2015.
    Pretendo fazer Portugal, Espanha, Italia e França, uns 25 dias.
    Minha dúvida é não falo Italiano, nem Francês e meu Inglês é péssimo. Fica ruim viajar sem guias?. Vc consegue apoio nas informações em Português??
    Preciso comprar passagens de trem e metro antecipados?

    Reply
    1. Julio Cesar

      Bom dia Robson, tudo bem? Amigão dia 03/05 estaremos indo para Europa em uma trip que pode ser show de bola, e para isso acontecer preciso de umas dicas suas, vamos em 6 amigos, são 22 dias, chegaremos em Barcelona dia 04/05. Os planos são: (4 dias BARCELONA), (3 dias ROMA), ( 2 dias VIENA) , (3 dias PRAGA), ( 3 dias BERLIM), (3 dias AMSTERDAM) e para fechar (4 dias PARIS). Preciso de sua ajuda, o que achou do roteiro e quantidade de dias por país? Me passe dicas para economizarmos nas questões de trsnlados e Hostels se puder amigo. Desde ja agradeço.

      Reply
      1. Robson Franzói

        Grande Julio, tudo bom? Então… que baita viagem hein!?!? Vários amigos e vários destino também… então, assim… o roteiro inclui cidades lindas, apesar de estar um pouco corrido. Vou comentar aqui o que seria de ideal em cada cidade, só pra você ter uma base ( Barcelona 4 / Roma 4 / Viena 3 / Praga 3 / Berlim 4 / Amsterdam 3 / Paris 5)

        Como você viu não fica tão diferente do que você planejou, mas ainda assim você teria que cortar alguma coisa. E isso que eu sugeri o mínimo em cada cidade… Veja se realmente não vale a pena cortar ou Viena ou Praga, só para você ter mais dias nas outras cidades… ou vai ficar corridinho (isso que não contamos o tempo de viagem entre as cidades, pode ser que fique ainda mais corrido).

        Sobre dicas de lugares para ficar…. vou deixar algumas dicas aqui:
        Em Praga, não tenha dúvidas, fique no Mosaic House: http://www.booking.com/hotel/cz/mosaic-house.html?aid=375355&no_rooms=1&group_adults=1

        Em Amstedam, o StayOkay Vondelpark é muito bom: http://www.booking.com/hotel/nl/stayokayamdamvond.html?aid=375355&no_rooms=1&group_adults=1

        Em Paris eu ainda acho o Oops uma opção bem legal: http://www.booking.com/hotel/fr/oops-boutique-hostel.html?aid=375355&no_rooms=1&group_adults=1

        Bom, espero ter ajudado… Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

        Reply
  7. Vitória Santana

    Adorei as dicas, estou planejando viajar a Paris daqui 4 anos quando faço 25 anos de casamento e já estou planejando ou será exagero?

    Reply
  8. Karla

    Olá Robson, vou para Paris agora em outubro e ficarei 6 dias e vou ficar nesse hostel que vc ficou.
    Pode me passar informações sobre ele.
    E gostaria de saber como vc fez para chegar em versalles e se usou metro para o louvre, estação que desceu.
    Desde já agradeço.

    Reply
  9. suenia

    boa tarde…ameiiiiiiiiiiiiiiii oste d evcs…totalmente completoooo, toviciada…vou acessar todos so dias…..kkkk
    gostaria de uma sugestão, quando devo comprar passagens para a europa, dois meses antes ou um ano antes!

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Su… depende muito… você pode pegar uma promoção comprando em cima da hora, mas eu prefiro comprar com antecedência… para viagens longas eu normalmente compro com 6 meses de antecedência..

      Reply
  10. Pat

    Primeiramente parabéns pelo trabalho, seu site eh ótimo!
    Poderia me dar um help? Vou fazer uma viagem de 15 anos com minha filha, estamos pensando em Alemanha (Munique, castelo e Berlin), Suíça, Inglaterra (Londres) e frança (Paris) talvez Amsterdam também. Será uma viagem de 16 dias no total.
    Qual seria a melhor logística de passagens aérea / trem (saindo de são paulo) e quantos dias em cada pais? obrigada,

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Pat… vai ser uma viagem incrível!! Bom, sobre as passagens… o ideal é buscar a mais em conta. Pesquise por vôos chegando em Paris, Londres e também Frankfurt. Veja a que ficar mais em conta….

      Veja… eu recomendo 5 dias em Paris, 5 dias em Londres e de 2 a 3 em Amsterdam (se for na primavera coloque 3, para visitar o parque das Tulipas). Acho que vai ser corrido fazer Munique e Berlin na mesma viagem. Nesse caso talvez Berlin seja uma melhor opção, pois fica mais perto de Amsterdam do que Munique, que fica no sul.

      Uma boa sequência seria Londres > Paris > Amsterdam > Berlin. Mas isso vai depender da sua passagem aérea. Tudo pode ser feito de trem…

      Espero ter ajudado

      Reply
  11. roberta teodoro

    Robson adorei as dicas. Eu e meu marido estamos planejando uma viagem de 12 a 15 dias iniciando no final de outubro. Eu tenho muita vontade de conhecer Veneza e Roma… tinha pensado em fazer paris/amstedam/Roma e Veneza. Mas meu marido quer ir pra Londres tbm, vc acha possível conciliar todos esses roteiros??

    Reply
    1. Robson Franzói

      Olha… em 15 dias eu acho complicado você incluir Londres nesse roteiro, já que Londres pede 5 dias para ser bem aproveitada. Veja: 5 em Paris / 3 Amsterdam / 2 Veneza / 4 Roma… Já deu 14 dias… Se posso te sugerir algo é fazer 2 dias em Amsterdam e incluir Florença na viagem, 3 dias em Florença. Fechando 15 dias no total.

      Pode se uma boa opção

      Reply
  12. Pablo

    Olá, tudo bem?
    Gostaria de saber dos lugares que foste em Paris quais teve que pagar entrada e como adquiriu os bilhetes?
    Em média sabes quanto tu gastou com alimentação em Paris?

    Vou fazer uma mochilão na Europa no mês de Março de 2016, Março é um bom mês?
    No meu roteiro estão as cidades de Lisboa, Barcelona, Paris e Roma, pretendo ficar +ou- 25 dias, será que o suficiente?

    Obrigado pela atenção e parabéns pelo blog!

    Reply
    1. Robson Franzói

      Fala Pablo… desculpa a demora para responder. O carnaval atrasou um pouco as coisas por aqui. Então, em Paris eu comprei o Paris Museum Pass. Ele cobre vários lugares e achei que pra mim valeu muito a pena – mas você tem que ver o seu ritmo e o que gosta de visitar. O passa alem de cobrir museus, cobre alguns monumentos (como o Arco do Triunfo e o Palácio de Versailles).

      Março foi o mês que fiz meu primeiro mochilão. É um ótimo mês.. eu adorei!!! Seu tempo é suficiente para conhecer essas cidades sim. Tente montar um roteiro e incluir Madrid!! Eu me apaixonei por Madri

      Reply
  13. Diegos

    30 dias é muito? Acumulei férias e pretendo passar 30 deles em Paris, literalmente morando lá (alugando um estúdio, tomando café-da-manhã e fazendo algumas refeições em casa, etc…).

    Tenho procurado sobre a experiência de passar este período lá, mas não tenho encontrado opiniões explícitas.

    Sou “mochileiro urbano”, acostumado a viagens.

    Agradeço sua opinião desde já.

    Reply
    1. Robson Franzói

      Fala Diego, tudo bom?? Cara, eu já pensei em fazer isso em Nova York.. ainda tenho vontade!! Queria ficar um mês só lá, pra sentir a cidade de verdade.. entrar no ritmo… fazer coisas comuns, ir no mercado, achar lugares diferentes… eu acho uma ideia ótima, se você tem essa oportunidade acho que tem que aproveitar sim… Paris você vai ter um mundo de coisas para fazer e descobrir nesse tempo… vai lá e aproveita!!

      Grande abraço!!

      Reply
  14. Vanessa

    Boa tarde Robson,

    Adorei seu blog, vou acessar todos os dias!!!!
    Vou ficar 12 dias na Europa, Paris, Madri e Barcelona, quantos dias você acha que devo separar pra cada cidade, sendo minha primeira visita.

    Obrigada

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Vanesse, que bom que chegou aqui no blog e gostou!! Continue acessando simmm!!

      Então, minha sugestão é 5 dias em Paris, 3 em Madris (separando um para Toledo) e 4 dias em Barcelona. Vai ser um ótimo roteiro e com um bom tempo em cada cidade!

      Depois volta aqui para contar como foi

      Reply
  15. Leticia

    Boa tarde, Robson, tudo bom? Vou fazer um mochilão de 2 meses pela Europa em 2017. Eu mesma estou montando o roteiro, dividindo os dias etc. Queria saber se você tem algum email, que eu possa estar entrando em contato, pra tirar as dúvidas que possam surgir no caminho e até mesmo mandar o roteiro quando estiver pronto, pra você ver se está bom. Desde já, agradeço.

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Le, tudo bom? Eu normalmente não estou conseguindo responder o que recebo de pergunta por e-mail…. é muita coisa, então dou uma priorizada para o que recebo aqui nos posts mesmo. Você pode ficar a vontade para perguntar aqui, assim suas dúvidas podem ajudar outras pessoas também Adorei que está se programando com essa antecedência… show de bola!! Parabéns!!!

      Reply
  16. Luiz

    olá Robson! tudo bem? tenho 10 dias para gastar na europa, chego em madri e saio por barcelona, ainda nao tenho nada certo de como vou ate barcelona, estou pensando em varias hipóteses, uma delas eh ir direto e aproveitar 5/5 em cada cidade ou reduzir uns dias em ambas e acrescentar uma cidade na espanha ou até mesmo dar um pulo de 3 noites em paris, so tenho receio de ir em varias cidades e talvez nao aproveitar da melhor forma. se possivel, gostaria de uma opiniao sua, o que vc faria. desde ja obrigado, um abraco e boas viagens!

    Reply
    1. Robson Franzói

      Grande Luiz, tudo bom?? Cara, olha… vou te dar minha opinião: dedique estes dias apenas a Espanha. Tem muuuuita coisa legal por lá. Ficando 5 dias em Madri você vai poder conhecer cidadezinhas legais na região, como Toledo e Segóvia.

      Pensa nisso…. acho que uma volta legal pela Espanha pode ser show!!! Para ir de Madrid para Barça eu indico o trem…. é da companhia Renfe, um trem bala bem top… você chega rapidinho!!!

      Precisando de qualquer dica é só me dar um grito aqui!!

      Reply
  17. Camilla

    Olá Robson!

    Acabo de descobrir seu blog, já fucei bastante e precisei de pouco pra ficar encantada com o jeito que escreves e detalhas tuas viagens! Parabéns!! Se você puder me ajudar, eu agradeceria muito!!

    Deixa eu explicar.. eu tenho TOC (vc vai saber melhor lendo o resto), e quero ir com a rota já traçada para todos os dias da viagem, não vou sossegar enquanto não tiver isso pronto.. apesar de já saber da história do “Flanar”, sinto que tenho pouco tempo para aproveitar tudo só flanando/andando sem destino.

    Estou indo em Março agora para Paris com meu namorado passar 10 dias. Ele já conhece Paris mas vai trabalhando e eu vou passeando, então, ao passar só os finais de semana com ele, vou ficar 90% do tempo sozinha, sendo essa, assim como você, a minha primeira viagem para fora do Brasil.

    Vamos ficar hospedado em La Defense e gostaria (muiitooo) da sua ajuda, pois tenho vários lugares que gostaria de conhecer, mas não tenho idéia sobre quanto tempo passar em cada um deles (apesar de já ter tido uma boa idéia com seu post), e principalmente qual a rota que eu devo fazer todos os dias, de acordo com a direção e distância entre um lugar e outro, para aproveitar ao máximo essa viagem.

    Quero ir a uma ópera no final de semana, e conhecer um pouco da vida noturna de Paris também..
    Gostaria de conhecer umas cidades vizinhas, se desse, mas dá uma olhada na lista dos lugares que eu fiz abaixo, para ver se acha bom o meu esquema e ver se consegue me ajudar, suas alterações são muito bem vindas!

    Dia 1) (Sexta a tarde, após o voo) Torre Eiffel + Jardim de Trocadero

    Dia 2) (Sábado) Pic nic à beira do Senna + Place de la Concode (Roda Gigante)/Jardin des Tuileries

    Dia 3) (Domingo) Museu Rodin + Passeio de Bateaux Mouches (mais bonito se for no fim de tarde?)

    Dia 4) (Segunda) Arco do Triunfo + Passeio na Champs Elysees

    Dia 5) (Terça) Museu des Invalides + Grand e Petit Palais

    Dia 6) (Quarta) Louvre (imagino que separar 1 dia seja até pouco para conhecer em ele)

    Dia 7) (Quinta) Versalhes + Cemitério Père-Lachaise

    Dia (Sexta) Museu d’Órsay + Sacre Coeur

    Dia 9) (Sábado) il de La Cité (Sainte-Chapelle+Notre Dame) + Passeio pelo bairro boemio ao lado, perto da Sorbonne e Shakespeare&Company (quem sabe a ópera nesta noite)

    Dia 10) (Domingo) Galeria Lafayette + Palacio de Luxemburgo

    Ainda gostaria de ir e tentar encaixar:

    – Giverny (jardins de Monet)
    – Reims
    – Montmartre
    – Maison de Victor Hugo
    – Musee de l’Orangerie
    – Place de la Bastille
    – Marrais
    – Pantheon
    – Passeio de bike noturno
    – Catacombes de Paris
    – Saint-Sulpice
    – Le Mur der Je t’aime

    Perguntinhas básicas de gente que nunca viajou pra fora:
    – Temperatura do lugar? oq esperar?
    – Chegamos MUITO cansados da viagem de avião? (saio daqui de sp quinta à noite, acho que chego em Paris sexta de manhã)
    – Pergunta de mulher, preciso levar casaco pesado? roupa para muito frio?
    – Consigo comprar antes os ingressos para onde vou?
    – Creio que grande quantidade de lugares consigo ir a pé ou metro, não?
    – Você conhece couchsurfing? funciona mesmo? Poderia, de alguma forma conhecer alguém que me acompanhe e me leve para conhecer alguns lugares… será?

    Bom, acho que deu pra perceber meu desespero sobre a falta de controle dessa viagem.. espero que consiga me ajudar..

    Agradeço imensamente, desde já!

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Camila, tudo bom?? Ahhhh que show que vai fazer sua primeira viagem e que chegou aqui no blog. Bom, tem muita coisa… vamos ver no que posso te ajudar.

      Seu roteiro está muito show!! De verdade… Claro que tudo depende muito do ritmo de cada pessoa… Por exemplo:

      No seu dia 4… dá pra encaixar mais coisas ali… inclusive o Louvre. Assim… o Louvre é gigante, tem muita coisa para ver e é meio que impossível fazer isso de uma só vez… Mesmo que você separe um dia inteiro só pro Louvre, vai chegar em um ponto onde não vai mais aguentar andar lá dentro.

      Minha sugestão é para você começar o seu dia 4 no Louvre… depois seguir passeando pela Champs Elysees e no fim visitar o Arco do Triunfo. Eu fiz isso tudo no mesmo dia e deu tempo.

      Assim você deixaria o seu dia 6 livre para outras coisas, onde pode encaixar o Marais… Montmartre… Maaaas, aí vem o dia 8, onde você colocou a Sacre Coeur. Nesse dia você visita a Sacre Coeur e já pode visitar Montmartre… pois é o bairro onde fica a igreja. Assim sobre apenas o d’Órsay no dia 8 e mais uma vez você pode ganhar espaço no roteiro para visitar outros lugares.

      Não sei se você já fez os seus mapas no Google? É uma forma boa de ver os lugares que vai visitar e tentar separar eles por grupo. No meu guia, que está a venda aqui no blog, eu tenho um passo-a-passo para montar o roteiro que pode te ajudar bastante.

      Sobre as perguntas:
      Temperatura: eu fui em março também.. faz um friozinho, mas não é muuuuuuito (claro que isso depende do ano)… Durante o dia a temperatura sobre um pouco, então vai esquentar quando você andar bastante.
      Depois do vôo: sim, sempre ficamos um pouco cansados… São horas de vôo… mas isso também depende de pessoa para pessoa.
      Roupa de frio: não leve casacos pesados não…. vão te cansar muito durante as caminhadas por Paris. O ideal é ter roupas de frio, que esquentem, mas sejam leves… tipo aquelas de pena de ganso, sabe?
      Lugares: olha, você vai usar muito o metrô por lá… é normal. O metrô de Paris é ótimo por isso. Mas aí eu reforço a dica de separa os lugares que quer visitar por grupos. Assim você vai para algum lugar da cidade e já visita tudo que tempo lá, apenas andando.
      Couchsurfing: isso na verdade é uma forma de hospedagem. São pessoas que oferecem lugares na casa delas para você ficar. Talvez o que seja interessante para você seja os Free Walking Tours… que existem em várias cidades. Você encontra um grupo e uma pessoa vai te mostrar a cidade em um passeio a pé. Normalmente rola uma gorjeta para o guia. É bem legal de fazer esses passeios…

      Uffa… bom… espero ter ajudado… Se tiver qualquer outra dúvida me dá um grito aqui

      Reply
  18. Wellington

    Boa tarde!
    eu possuo 2 ingressos adultos para a Disney Paris. São ingressos Mini,que te dá direito a 1 dia /2 Parques (visita somente durante a semana). Os ingressos são em forma de voucher recebido por e-mail, comprados diretamente do site da Disney e tem validade até 17/08/2016, também são nominais. Estava programando visitar Paris em Maio/16, mas infelizmente não poderei ir, por isso estou me desfazendo dos ingressos (com muita dor no coração), caso alguém queira adquiri-los com preços mais em conta do que o que consta no site.
    Obrigado!

    Reply
  19. Fernando Bandeira

    Olá Robson,
    Pretendo fazer uma viagem com minha esposa para Europa, conhecemos América do Sul, EUA, Canadá e agora pela primeira vez em novembro deste ano quero ir para Portugal (Porto e Lisboa) , França (Paris) e Itália (Roma, Veneza, Florença e Nápoles) e gostaria que você me desse uma dica por onde iniciar onde terminar e número de dias necessários sem excesso.

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Fernando, tudo bom? Então, eu não conheço todas as cidades que você vai visitar, mas posso te dar uma ideia de dias necessários para as cidades que eu conheço, vamos lá:

      Lisboa – sugiro 5 dias, tirando um dia para visitar Sintra, que vale muito a pena.
      Porto – você até pode fazer em um bate volta saindo de Lisboa, ou passar uma noite se quiser ver a cidade com mais calma.
      Paris – recomendo no mínimo 5 dias, ou pelo menos 6 se for visitar Versailles.
      Roma – pelo menos 4 dias, ou mais se for possível
      Florença – é possível ver boa parte da cidade em 3 dias, incluindo uma manhã para visitar Pisa.
      Veneza e Nápoles eu conheço ainda, então fico te devendo as dicas.

      Sobre por onde começar, assim… esse roteiro forma um triângulo… Portugal está pra um lado, Itália pra o outro e França para o outro. Provavelmente você terá que fazer pelo menos duas viagens aéreas para otimizar a viagem… então pode começar por qualquer um dos países. Recomendo ver a opção mais em conta saindo do Brasil.

      Bom, espero ter ajudado… Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

      Reply
  20. cecilia

    Uma visita no seu site é essencial antes de planejar uma viagem…e agora não seria diferente..
    Pretendo ficar ficar 3 dias cheios em Paris + o dia que chego por volta das 13h. Estou muito na dúvida se devo/consigo ficar um dia a mais ou partir para Praga.
    De tanto as pessoas falarem que Paris é cara um dia a mais pode significar muito $$$ tbm….

    Terei 14 dias cheios na Europa (+2 dois meios períodos tanto no dia de chegada e partida) e pensei em dividí-lo dessa forma.

    3 dias em Paris
    2 dias em Praga
    2 dias em Veneza
    4 dias em Roma

    (já descontando o tempo de deslocamento…contando apenas dias cheios) que tal?

    abraços!!!!!

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Cecilia, tudo bom? Que bom que o blog está ajudando na sua viagem, fico super feliz em saber…. de verdade!

      Então, pergunta difícil!! Paris é Paris e eu sou apaixonado por essa cidade. Praga é realmente mais em conta (pelo menos ainda era, na minha última viagem).

      Mas eu acho que o roteiro da forma que você descreveu está bom… é corridinho, mas tá bom… eu normalmente indico 5 dias em Paris. Mas também entendo seu lado.

      Veja bem apenas a questão dos transportes entre as cidades. O tempo que vai levar e tal… tente otimizar isso ao máximo, pra você não ficar com o tempo ainda mai curto.

      Bom, espero ter ajudado. Se tiver qualquer outra dúvida me dá um grito aqui

      Reply
  21. popo

    Oi Robson, vou em maio/2018 para França (15 dias). Pretendo conhecer Paris e algumas cidades próximas, você fez algum tour parecido? Em quais cidades?

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Popo, tudo bom? Então, eu já visitei Chartres, que dá pra chegar facilmente saindo de Paris. A cidade é um charme só!!! Bem pequena e com construções super antigas. Se você der sorte de já estar acontecendo o festival das luzes, vale muito a pena passar a noite lá.

      Logo vou contar mais sobre a cidade aqui no blog, mas já tem algumas coisas
      Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito

      Reply
  22. Aline Ribeiro

    Não quis conhecer a Eurodisney? Estou querendo passar 4 dias em Paris e pretendo tirar 1 dias para a Eurodisney, acha que é suficiente?

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Aline, tudo bom? Então, eu quase fui na minha última viagem.. mas acabei preferindo curtir mais a cidade mesmo. E também tem a opção de Versailles, que achei mais interessante na primeira viagem…. Acho que você pode cogitar isso também

      Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito

      Reply
  23. Ana

    Bom dia Robson.
    Estou planejando ida para Europa em março, 20 dias.
    Queria chegar e sair por Lisboa pois tem voo direto e não gosto muito da função de aeroporto.
    Quero ir até Paris. Qual o roteiro que tu me sugere?
    Consigo ir de trem?
    Nas cidades qual melhor transporte para visitar os locais?
    Alugar carro é boa opção?
    Abraço e obrigada!

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Ana, tudo bom? Então, que demaisss… tenho certeza que vai se apaixonar pela Europa. Sobre a sua questão… as opções são infinitas. Dá pra ir de avião, de carro, de trem… tudo vai depender do roteiro que você quer fazer.

      Se tiver várias cidades no caminho, você pode fazer uma rota de carro. Já de trem pode ser uma opção com menos paradas, mas depende do que você quer visitar. Avião é o mais rápido e sem paradas…. depende muito!!

      Tem alguma ideia de roteiro ou do que você quer ver?

      Vamos falando!!!

      Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito

      Reply
  24. Vinicius

    Olá Robson

    Cheguei a te perguntar sobre os roteiros detalhados de cada destino do seu 1º mochilão, mas foi só procurar mais um pouco que já encontrei, rs… Tudo muito bacana!!!

    Duas coisas:
    O link com roteiro estilo diário de bordo está quebrado, queria ver também
    Cruzeiro Rio Sena – Vale a pena? Queria encaixar no dia dedicado a Torre

    Obrigado!

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Vini!!! Acabei de te responder lá… e então… o cruzeiro vale a pena sim. Eu gostei mais dele durante a noite… ver a cidade iluminada, as luzes refletindo no rio… é muito bonito!!

      Esse diário de bordo eu acho que realmente não tenho mais…. era algo bem antigo.

      Se tiver qualquer outra dúvida me dá um grito aqui

      Reply
  25. Thiago Gomes quevedo

    Ola Robson, gostaria de uma opinião. Vou fazer minha primeira viagem para Europa, tenho 10 dias de viagem, consigo chegar por Lisboa e Voltar por Paris? Mas gostaria de passar pela Espanha. Roteiro rapido e enxuto. Obrigado

    Reply
    1. Robson Franzói

      Grande Thiago!! Tudo bom? Então… vamos pensar aqui no seu roteiro de 10 dias, um pouco apertado, mas vamos ver:

      Lisboa – Vamos deixar 3 dias em Lisboa, seria o mínimo.. de lá você pega um trem noturno para Madrid (assim não gasta horas do seu dia no aeroporto).

      Madrid – Passa 3 dias em Madrid – talvez conseguindo incluir um bate-volta para Toledo no segundo dia.. e no terceiro você deixa para pegar o vôo para Paris a noite, assim aproveita o dia em Madrid e chegaria a noite em Paris.

      Paris – Você teria 4 dias em Paris… talvez não dê pra incluir Versalles… mas daria para aproveitar a cidade.

      Acho que seria essa minha sugestão. Espero que goste!

      Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito

      Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Bruna! Tudo bom? Então, normalmente eu vou pedindo pro pessoal tirar… dificilmente levo tripé, é muito trambolho.

      Se tiver qualquer outra dúvida me dá um grito aqui

      Reply
  26. Jair

    Olá Robson, como sempre muito bons deus posts.
    Tenho féria na europa em setembro, não estou contando os dias de deslocamento (vou considerar dia perdido )
    Minha sugestão de roteiro é:
    1 – 13/09 saida de são Paulo com chegada em Amsterdã 14/09
    Logo ficaria 15, 16, 17, 18 e 19 em Amsterdã
    2 – Dia 20/09 Saida de Amsterdã para Bruxelas, e depois outro trem até Londres
    Logo ficaria 21 e 22 em Londres
    3 – Dia 23/09 Saida de trem Londres para Paris
    Logo ficaria 24, 25, 26,27,28 em Paris
    Dia 29 pego voo para Brasil com chegada 30/09 n
    O que tu achas?
    Tenho dúvidas será que vale a pena ficar em Bruxelas e Bruges, neste caso não iria a Londres?
    O deslocamento de Amsterda até Bruxelas pretendo fazer pela Talys e depois eurostar de Bruxelas a Londres. É isso?
    Paris – Bruxelas também Eurostar?

    Reply
  27. Cristianne

    Boa Tarde, primeiramente parabéns pela página, achei muito bem elaborada e cheia de dicas legais!

    gostaria da tua ajuda para essas dúvidas:
    meu esposo e eu estamos querendo planejar uma viagem pra Europa em Outubro desse ano de 2019
    temos 15 dias para tentar conhecer a Europa de 16 a 31 de outubro.

    primeira Dúvida:
    temos uma bebê que na época terá 1 ano e 5 meses, vc acredita que da pra curtir lugares legais com ela e o que vc recomendaria?

    nesse curto espaço de tempo quais lugares visitar na Europa?
    vc acha que tem um roteiro legal que encaixe em um orçamente de 16 mil reais para nós 3, já com tudo incluso?

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Cris!! Tudo bom?? Feliz que você chegou aqui e curtiu o conteúdo!! Obrigado pela mensagem!

      Então, vamos lá. Bom, primeiro fico feliz que você começou a se planejar com antecedência… é o melhor que você faz. Especialmente para uma viagem com criança pequena.

      Dá pra você aproveitar o destino sim, mas é bom saber alguns detalhes: primeiro, tudo na sua viagem vai ser feito em outro ritmo. Apesar de falar de uma cidade de primeiro mundo, Paris é antiga e guarda muitos traços disso. Ou seja, nem sempre vai ter elevador, escada rolante ou espaços grandes. Tudo isso vai exigir um pouco mais de vocês.

      Você vai curtir a viagem sim, mas tem que estar ciente dessas questões. Apesar de você ter 15 dias, eu não faria um roteiro muito corrido. O mais clássico para esse tempo seria 6 dias em Paris + 6 dias em Londres + 3 em Amsterdam. Mas lembre que o seu ritmo é diferente.

      Você pode focar em ficar só na França e visitar outras cidades próximas de Paris. Enfim, depende muito do que vocês pretendem.

      Espero ter ajudado.

      Se tiver qualquer outra dúvida me dá um grito aqui

      Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *