GoPro Hero 9 Review: 5 meses de uso e a minha real experiência

A GoPro Hero 9 Black é a melhor câmera de ação para você comprar em 2021? Confira o review completo da minha experiência de uso por 5 meses e o que mais gostei nessa versão. Como é a bateria, qualidade das fotos, estabilização e preço.

Depois de alguns anos levando a GoPro Hero 6 nas minhas viagens, 5 meses atrás eu parti para a GoPro Hero 9 Black. Hoje, apesar de já ter um modelo mais recente no mercado, acredito que essa pode ser a sua melhor opção de câmera no momento.

Confesso que esse review já deveria estar no ar há algum tempo, porém decidi esperar e testar a GoPro 9 ao máximo antes de compartilhar a minha opinião. Nada melhor do que o uso ao longo de um tempo para ver os verdadeiros pontos positivos e, claro, algum problema que possa aparecer pelo caminho.

GoPro Hero 9 - Review e análise de uso

Agora, 5 meses depois de receber a GoPro Hero 9 Black, sinto que já tenho experiência suficiente para compartilhar esse review da forma mais honesta e transparente possível. Se você está pensando em investir nesse modelo, seja ela a sua primeira GoPro ou um upgrade, como foi o meu caso, quero poder ajudar ao máximo nesse post.

Vale destacar que aqui no blog já fiz um comparativo completo entre a GoPro Hero 8 e a Hero 9 Black. Caso você esteja em dúvida entre esses dois modelos, é uma boa ideia dar uma olhada nesse post:

GoPro 8 ou 9: qual vale a pena comprar?

Agora vamos a minha experiência de uso da GoPro Hero 9 Black e porque ela é a melhor escolha para você em 2021. Mas, já adiantando, esse não será um review técnico. Gosto e prefiro fazer uma avaliação como usuário comum e mostrar o que, de verdade, é vantajoso no uso da câmera no dia a dia de uma viagem.

Review GoPro Hero 9 Black: minha avaliação da câmera

Bom, quero lembrar que no meu caso o upgrade foi da Hero 6 para a GoPro Hero 9 Black, então o salto tecnológico entre as duas foi gigante. Para deixar o review organizado, separei os principais pontos dessa avaliação em tópicos. A ideia é ser simples e direto em cada um deles, por isso recomendo que leia todos:


Qualidade das fotos

Confesso que sempre procurei usar a GoPro em situações bem específicas durante as minhas viagens – direcionando o uso dela para situações com água ou em que realmente fosse necessário o uso de uma câmera de ação.

Foto da GoPro Hero 9 - Review e avaliaçãoFoto da GoPro Hero 9 - Review e avaliação
Foto com GoPro Hero 9 – Original / Preset

Depois de receber a GoPro Hero 9 Black e ver todos os comentários sobre a qualidade e avanço no quesito fotografia, decidi colocar a câmera pra jogo e usar em diferentes situações: aquela selfie com amigos, fotos na praia ou mesmo uma foto da paisagem ao meu redor que, vamos combinar, é o real uso que a maior parte dos viajantes vai fazer com a câmera.

Levei a Hero 9 comigo nas últimas viagens que fiz e, de verdade, só quando baixei as fotos pude ver a qualidade absurda que essa câmera está entregando. E não só uma qualidade em resolução, mas uma qualidade que me permitiu trabalhar em cima das fotos utilizando os presets que tenho para equipamentos profissionais.

De uma forma simples: sabe quando uma parte da imagem fica mais escura ou levemente estourada? Se uma câmera entrega um arquivo de qualidade, você consegue, na edição, recuperar essas áreas escuras ou claras. Se o arquivo não tiver informação de dados suficientes, não existe milagre que conserte.

Eu fiquei realmente impressionado com os arquivos de fotos da GoPro Hero 9 e, por isso, coloco esse como o primeiro ponto positivo desse review. A qualidade das fotografias, especialmente em relação a Hero 6, é gritante. 

Vídeos e estabilização de imagem

O segundo ponto que preciso comentar é sobre a performance da GoPro 9 em gravação de vídeo. A grande novidade que chegou com esse modelo foi a gravação em 5kque é uma resolução de imagem absurda. Apesar de ter feito alguns testes e ver que a câmera realmente entrega essa qualidade, priorizei gravar em 4k 60 FPS.

Print de vídeo GoPro Hero 9 Review
Print de vídeo GoPro Hero 9 Review | Original / LUT

Para você que pode não estar acostumado com esses termos mais técnicos, FPS são os Frames Por Segundo que a câmera vai gravar. Um vídeo na velocidade normal utiliza entre 24 e 29 frames por segundo. Então, quando você grava com uma taxa acima disso, tem a possibilidade de criar takes em slow motionquanto maior o FPS, mais lento será o seu slow motion.

Apesar de muitos desejarem o slow motion a 120 FPS, que nesse caso a câmera grava apenas em HD, particularmente acho que 4k a 60 FPS já entrega takes lindíssimos. Nem sempre queremos uma cena tão lenta durante um vídeo. Você até pode colocar em um momento ou outro, mas, se exagerar, o conteúdo fica cansativo.

Print de vídeo GoPro Hero 9 ReviewPrint de vídeo GoPro Hero 9 Review
Print de vídeo GoPro Hero 9 Review | Original / LUT

Já em 60 FPS, eu teria um slow com aproximadamente 50% da velocidade original do vídeo natural. Isso é um take mais lento, porém de uma forma suave. Para mim é exatamente o que procuro e utilizo nos vídeos do meu canal. E isso a Hero 9 entregou com uma qualidade incrível e me deixou muito satisfeito.

Display frontal

Esse era um ponto que, confesso, me deixava com um pé atrás. Talvez por nunca ter utilizado uma tela frontal com a GoPro, eu já estava muito acostumado com o que aquele visor padrão apresentava na Hero 6.

GoPro Hero 6 e GoPro Hero 9 Black - Display Frontal
GoPro Hero 6 e GoPro Hero 9 Black – Display Frontal

Mas, juro, depois que você começa a utilizar esse display de vídeo frontal, nunca mais vai querer viver sem ele. E isso, apesar de parecer um detalhe, só percebemos durante o uso contínuo da câmera.

Por exemplo: um momento em que eu estava sozinho fazendo algumas fotos na praia, coloquei a GoPro no suporte e a foto no modo timer. E pronto! Em menos de 3 minutos eu já tinha a foto perfeita que queria… tudo porque conseguia ver por esse visor o enquadramento e o ângulo que estavam aparecendo na foto.

GoPro Hero 9 Black - Vídeos e estabilização de imagem
Foto com a GoPro Hero 9 Black

Não tenho nem ideia de quantas vezes perdi fotos por não ter esse visor… ou cortava alguém da imagem, ficava torta, alguém passava atrás… sempre era uma surpresa diferente! Apesar de não esperar tanto, foi um ponto que curti muito.

Duração da bateria

Uma das minhas principais preocupações sobre o visor frontal era exatamente ligada a duração de bateria da GoPro 9. Eu vivia economizando a carga da minha Hero 6 durante as viagens – sempre com receio dela não durar um dia completo. 

Quando a Hero 9 Black chegou, ela trouxe 500mAh a mais do que o modelo anteriora Hero 8 Black. Os seus 1.720mAh prometeram 30% a mais de tempo de bateria durante a gravação de vídeo.

GoPro Hero 9 - Review e análise de uso

Admito que não fiz aqueles testes minuciosos e cronometrados de tempo de uso. A minha experiência foi colocar a câmera na mochila e utilizar ela em um dia de viagem comum. E, de verdade, não teve um único dia em que ela tenha me deixado na mão por falta de bateria.

Mas, quero destacar apenas que ela não é o meu único equipamento. Durante uma viagem eu uso drone, câmera grande, celular…. Então é muito importante que você avalie como será o seu uso do equipamento.

Eu, como produtor de conteúdo, sempre penso que uma bateria extra nunca é demais. Apesar de ter feito algumas viagens com a Hero 9 levando apenas 1 bateria, recomendo que se você tem o perfil de usar muuuito a câmera durante o dia, coloque uma bateria extra no seu kit.

Design e tamanho da câmera

A GoPro Hero 9 Black ganhou visíveis diferenças em seu design. Eu, particularmente, só vi pontos positivos nessas mudanças. A câmera está mais robusta, tem um toque emborrachado e se tornou muito mais prática para o uso de acessórios.

GoPro Hero 6 e GoPro Hero 9 Black - Display Frontal

Ela está, sim, um pouco maior do que os modelos anteriores. Cheguei a ver um comentário na internet de alguém dizendo que esse seria o tamanho limite que a GoPro poderia chegar e “se ficasse acima disso ele deixaria de usar a câmera”. Na boa, como um usuário real da GoPro, esse comentário não tem o menor sentido.

A GoPro Hero 9 continua super compacta e prática de usar. Se ela precisou ficar um pouco maior para entregar todas as novas tecnologias e pontos positivos, não vejo nenhum problema no tamanho ou peso. Reclamar disso é como procurar pelo em ovo. Mesmo que as futuras gerações ainda ganhem alguns milímetros ou gramas, isso não estaria nem perto de ser um problema.

Correção de bugs

Falando em problemas, preciso destacar mais um ponto que só o uso contínuo da câmera pode mostrar. Eu enfrentava, sendo muito transparente, alguns bugs com a minha Hero 6. Ela desligava ou simplesmente travava em algumas situações, me deixando p* da vida.

Principalmente em situações como mergulhos ou numa tirolesa, onde eu não teria uma segunda chance de gravar, a Hero 6 já me deu algumas rasteiras.

Já com a GoPro 9 Black, em 5 meses de uso, inclusive utilizando o mesmo cartão de memória que utilizava na Hero 6, a câmera não travou ou bugou em nenhum momento. Não posso garantir que isso nunca vá acontecer, mas, de verdade, o alívio de saber que eu tenho em mãos um equipamento que realmente posso contar em qualquer situação é maravilhoso.

GoPro Hero 6 e GoPro Hero 9 Black - Display Frontal

Esse foi, de longe, um dos principais motivos de eu ter segurado esse review por alguns meses e só publicado agora: o momento em que posso recomendar a câmera por experiência real de uso!

Uso com o aplicativo Quik

Devo destacar ainda outro ponto nesse review que pode ser bem útil para você que está pensando em investir em uma GoPro. Quando recebi a Hero 9, instalei o novo app oficial para usar com a câmera: o GoPro Quik, que recomendo demais!

GoPro Hero 9 Black com app Quik

Além de ser bem prático para baixar e organizar suas fotos durante uma viagem, no Quik você tem uma linha de ferramentas de edição que são muuuito boas. E o que mais curti foi a possibilidade de ter uma assinatura para fazer backups ilimitados na qualidade ORIGINAL.

Vou fazer outro post detalhando a minha experiência com o Quik, mas já queria deixar aqui essa dica que é perfeita para você que vai produzir muito com a GoPro e, principalmente, vai usar ela em suas viagens.

Preço da GoPro Hero 9 Black

Falando agora sobre o preço da GoPro Hero 9 Black! Como eu comentei no post do comparativo entre a Hero 8 e a Hero 9, após alguns meses do lançamento, o preço desse modelo se tornou muito mais atrativo.

GoPro Hero 9 - Review e análise de uso

Hoje você encontra a GoPro Hero 9 Black na Amazon.com por cerca de R$ 3.100. Enquanto isso, a Hero 8 Black está perto de R$ 2.700. Essa diferença, na minha opinião, faz da Hero 9 a melhor escolha do momento.

Eu sei que hoje em dia, claro, qualquer real a mais ou a menos faz diferença. Mas, como já temos a Hero 10 no mercado, a jogada mais certeira seria investir na Hero 9 e não ficar com um modelo tão antigo.

Mesmo assim, o mais importante, e que vai justificar o quanto você deve pagar, é a sua real necessidade de uso. Por isso, antes de comprar, recomendo que você leia o comparativo que fiz entre a Hero 8 e Hero 9 para definir qual é a melhor opção para você.

Onde comprar a GoPro Hero 9 Black

Tanto a GoPro Hero 8 quanto a GoPro Hero 9 Black estão disponíveis na Amazon, na loja oficial da GoPro. E acredito que esse é o melhor lugar para você comprar seu equipamento com segurança!

GoPro Hero 9 - Review e análise de uso

Lembre-se de que hoje em dia estão rolando muitos golpes na internet, especialmente com promoções falsas. Se você encontrar anúncios com preços muito abaixo do normal ou descontos impensáveis, desconfie!! Pode ser um golpe!

Por isso eu recomendo a compra na Amazon com total segurança. Lá você já encontra também a GoPro Hero 10, que é o mais novo lançamento da marca:


Eu utilizo a Amazon com frequência para comprar equipamentos e super indico. Vale reforçar que a loja costuma ter ótimos valores e promoções em datas especiaisuma ótima oportunidade de comprar a câmera no Brasil e economizar.

Lembrando que sempre que comprar algo na Amazon através dos links do blog, você contribui e ajuda o meu trabalho por aqui – sem gastar nada a mais com isso. Eu sou parceiro e usuário da Amazon – recomendo por confiar na loja.

Quero reforçar que esse não é um post patrocinado. Fiz essa análise sendo o mais imparcial possível e focando, especialmente, em quem deseja adquirir uma GoPro para utilizar em viagens.

Se você tiver qualquer dúvida sobre a GoPro Hero 9 Black ou outro modelo, pode ficar à vontade para deixar um comentário por aqui. Vou fazer o possível para ajudar! Valeuuu!!

Sobre o autor

Robson Franzói é um jovem de Curitiba que tenta inspirar outros viajantes a explorarem diferentes lugares do mundo. Decidiu correr atrás dos seus sonhos e hoje vive desse blog, seu projeto mais especial. Apaixonado por fotografia e vídeos, o garoto vive para compartilhar suas experiências e dicas dos lugares que conhece. Suas fotos já estão ficando conhecidas e seus vídeos inspiram muitos viajantes. Aproveite e acompanhe o Instagram e também o Canal Um Viajante.

Posts relacionados

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *