Viajar Barato – 7 dicas para fazer viagens baratas

Quanto se gasta em um mochilão sempre é assunto na pauta de quem pretende viajar nesse estilo. Apesar de ser algo bem particular de cada um, eu decidi montar um guia completo para você viajar gastando pouco. Eu confesso que até hoje não fiz uma viagem economizando em todos os quesitos, até porque eu acho que assim você acaba não aproveitando o que o destino tem para te oferecer.

O ideal é fazer uma média. Escolher alguns pontos que você realmente se sente confortável em economizar, para poder desfrutar de outros pontos sem muito aperto.

Viajar Barato

As dicas que vou dar a seguir são para você se organizar. Lembrando que elas valem para qualquer viagem que você for fazer, seja ela para dentro ou fora do Brasil.

1. Economizando na Hospedagem

Existem várias maneiras de você economizar na sua hospedagem. Já vamos descartar os hotéis cheios de estralas e focar nos hostels, que foram, até a agora, a solução que eu sempre utilizei.

Viajar Barato - Economizando na Hospedagem

O valor de uma diária em um hostel vai variar muito de uma cidade pra outra e, claro, de um país pro outro. Leve em consideração a localização do hostel, afinal, as vezes você vai pagar barato na diária e ter que gastar mais com a locomoção dentro da cidade. Alguns hostels incluem café da manhã e internet free, outros não. Fique atento.

Mondial Seguro Viagem

Os quartos dos hostels normalmente são compartilhados entre 4 até mais de 20 pessoas. Quanto maior o número de pessoas no quarto, mais barata é a diária. Eu mesmo já fiquei em um quarto com 18 pessoas, em Barcelona, e confesso que foi um pouco complicado. Muitas pessoas estavam com malas grandes e o espaço era mal distribuído. Também já fiquei em um quarto privado de um hostel, na Suíça, e valeu muito a pena. Foi um tempo legal para descansar e ter um pouco mais de conforto no meio da viagem.

Reservar sua hospedagem com antecedência

É uma ótima maneira de garantir um preço mais em conta. Aqui no blog eu tenho uma lista completa de hostels que eu já me hospedei. Para buscar hostels em qualquer lugar do mundo basta acessar o Booking, a melhor e mais barata opção para reservas.

Bed & Breakfast e CouchSurfing

Mas acredite, existem opções muito válidas e mais baratas do que os hostels. Uma delas é a B&B, Bed & Breakfast, que nada mais é do que um quarto dentro da casa de alguém, com o café da manhã incluído. Uma maneira legal de você ver como é a vida das pessoas naquela cidade que está visitando.

Outra opção ótima para economizar e para conhecer ainda mais os costumes locais é o CS, CouchSurfing. Um serviço que dispõe de uma rede de pessoas conectadas que oferecem e buscam “sofás” para dormir na casa de alguém, em qualquer canto do mundo. Esse projeto já conta com mais de 1 milhão de membros e já está em mais de 180 países e territórios. Você busca e conversa com a pessoa que está oferecendo o sofá e se tudo estiver de acordo, entre ambas as partes, ela te recebe de braços abertos.

Por fim, dormir na rua, praça, terminais e estações de trem não é algo que eu indico. Acho que as outras opções são mais legais e menos arriscadas. #ficadica

2. Economizando na Passagem Aérea

Taí uma das coisas mais caras da viagem: a passagem aérea. Dependendo do destino escolhido ela pode consumir boa parte do seu orçamento. Nem vou mencionar muito os destinos nacionais, pois pagamos grandes fortunas para viajar dentro do Brasil. Mesmo assim tenho algumas dicas para você economizar nesse quesito.

Viajar Barato - Economizando na Passagem Aérea

Como economizar na passagem aérea?

Ficando de olho nas promoções de passagens aéreas pode ser um bom caminho. Existem sites que sempre nos atualizam sobre promoções que estão rolando. O melhor e mais indicado é o Melhores Destinos. Claro que para aproveitar as passagens você precisa ter uma boa flexibilidade de datas para as suas férias, ou então contar o a sorte da promoção coincidir com suas datas.

Claro que nem sempre pinta a promoção para o destino que você está buscando ou as datas não são as ideais para você. Nesse caso, comprar a passagem com antecedência pode ajudar a conseguir uma melhor tarifa. No entando, pelas minhas pesquisas, comprar com muita antecedência não ajuda. Afinal, eles não vão dar desconto para um vôo que acabou de abrir. Então sempre pesquise e siga controlando os preços, quando sentir uma queda, pode ser a hora certa de comprar.

Emitir passagens com milhas

Vale lembrar também das passagens por milhas. Desde que eu comecei a juntar pontos, eu compro absolutamente tudo no cartão. Mesmo que seja uma bala, eu tento passar no crédito. Pode levar um tempo para juntar, mas é muito bom pegar uma passagem novinha sem desembolsar nada de grana.

3. Economizando na Alimentação

Esse é um ponto que varia muito de cada perfil de viajante.  Mas se você precisa poupar uma grana na sua alimentação, então fuja de restaurantes e cafés.

Viajar Barato - Economizando na Alimentação

A melhor solução é passar em um mercado local, comprar ingredientes baratos e preparar seu próprio rango na cozinha do hostel ou casa que você estiver hospedado.

Eu adoro visitar os mercados de cada cidade que eu passo. Você sempre descobre algum produto diferente e vê como as coisas funcionam fora da sua cidade. Mesmo assim eu sempre tento, pelo menos uma vez, provar algo típico daquela cidade. Gosto de conhecer pelo menos um restaurante em cada lugar. Acho que faz parte da minha vivência enquanto eu estiver por lá. Mas se esse não for o seu caso, use e abuse dos mercados e faça sua própria comida.

Vale lembrar que comprar água nos mercados é sempre mais em conta do que comprar na rua. A água é muito mais cara perto de pontos turísticos, então fique esperto!

4. A melhor época para viajar

Esse é um ponto que influencia em quase todos os outros. Passagem, hospedagem e até alimentação tem grandes variações entre alta e baixa temporada.

Viajar Barato - A melhor época para viajar

Infelizmente nem todos temos uma flexibilidade de datas que permite viagens em baixa temporada. Mesmo assim, tente evitar a época de fim e começo de ano, entre novembro e fevereiro. E também julho, que é período de férias.

Se tiver que decidir entre uma delas, vai depender muito do país para onde você está indo. Mas ainda acho que julho é dos males o menor. Fim de ano é sempre mais complicado.

Mas se não tiver solução, mesmo no fim do ano, é possível fazer uma viagem econômica. E você tem vários outros pontos para economizar.

5. Reduzindo o tamanho da sua mala

Não sei se você já tinha pensado nisso, mas o tamanho da sua mala pode influenciar seus gastos durante a viagem.

Viajar Barato - Reduzindo o tamanho da sua mala

Veja bem, se você viajar com uma mala pequena e já levar de casa o necessário para você se manter na viagem, você provavelmente não vai ter espaço guardar certas “comprinhas“, então você não vai comprar.

A falta de espaço para colocar as compras pode te ajudar, e muito, a econimizar. Principalmente se você for assim, digamos… “um louco compulsivo e consumista que quer comprar e levar pra casa tudo que encontra pela frente”. Digo isso por experiência própria. :]

O único problema é que o tamanho da mala não interfere muito na hora de comprar chaveiros, e esse é o meu vício. Ainda não achei uma solução para curá-lo, pois sempre tem um espacinho na mala para mais um chaveiro :X

6. Economizando no transporte

Dependendo do tamanho da sua viagem, meios de transportes entre as cidades, e mesmo dentro delas, são necessários. Mesmo assim existe opções que te ajudam a economizar.

Viajar Barato - Economizando no transporte

Claro que isso é muito particular de um destino para o outro. Cada lugar vai te oferecer diferentes opções de transportes: trem, ônibus, bonde, avião, bicicleta, pedalinho.. entre outros… Você deve considerar quase todas elas, e no fim ver qual vale mais pena pra você. Algumas saem mais baratas financeiramente, mas levam um tempo bem maior. Outras acabam compensando. Tudo vai da sua real necessidade e tempo disponível.

Existe também quem opte por viajar de carona. Mas fique atento se essa prática é permitida no destino que você está indo.

Agora falando no transporte dentro das cidades! Fique ligado se a cidade que você vai oferece algum tipo de cartão ou ticket especial para turistas. Em algumas existe a compra combinada de tickets, na qual você compra uma quantidade maior de passagens e paga mais barato na unidade. Claro que você tem que ver se têm necessidade para essa quantidade.

Aproveitando que estamos falando em locomoção dentro das cidades, eu quero destacar um serviço: O Walking Tour. Muitas cidades oferecem esse tipo de serviço e é uma ótima maneira de conhecer o lugar, fazer amigos e economizar uma graninha. O Walking Tour conta com um guia local que vai levar um grupo de pessoas para conhecer as principais atrações da cidade, tudo, é claro, caminhando. O serviço é grátis, e normalmente disponível em mais de um idioma. No final é normal dar uma pequena gorjeta, se o serviço for bem feito.

7. Planejando sua viagem

Por fim a última dica é a mais simples e uma das mais eficientes para economizar: o planejamento.

Viajar Barato - Planejando sua viagem

Acho que não existe melhor maneira de fazer uma viagem econômica do que planejando ela. Assim você consegue descobrir as melhores barbadas, evita erros desnecessários e poupa uma grana bem legal.

Booking Reservas

Seguindo essas dicas simples, você tem uma grande chance de fazer uma viagem bem econômica.

Viu como é possível viajar gastando pouco! Se você tem outras dicas para viajar barato ou alguma outra sugestão, deixe o seu comentário!!

Grande abraço e boa viagem!!

About The Author

Robson Franzói é um jovem de Curitiba que tenta inspirar outros viajantes a explorarem diferentes lugares do mundo. Decidiu correr atrás dos seus sonhos e hoje vive desse blog, seu projeto mais especial. Apaixonado por fotografia e vídeos, o garoto vive para compartilhar suas experiências e dicas dos lugares que conhece. Suas fotos já estão ficando conhecidas e seus vídeos inspiram muitos viajantes. Aproveite e acompanhe o Instagram e também o Canal Um Viajante.

Related posts

63 Comentários

  1. Cristian

    Muito bom seu site! Estou tirando bastante experiencia sua para minha viagem que irei realizar ano que vem para o Canada!! Forte Abraço

    Reply
  2. Robson

    [quote name="Cristian"]Muito bom seu site! Estou tirando bastante experiencia sua para minha viagem que irei realizar ano que vem para o Canada!! Forte Abraço[/quote]

    Opa, muito obrigado Cristian!! Espero que o blog ajude! Ainda não conheço o Canadá mas tenho bastante vontade de conhecer.

    Valeu pela visita e pelo comentário,
    grande abraço!!

    Reply
  3. Robson

    Grande Felipe, você vai adorar viajar para Europa! Aqui no blog tem várias dicas e destinos para pesquisar. Qualquer dúvida estamos aí!

    Grande abraço!

    Reply
  4. Robson

    [quote name="Guilherme Tetamanti"]To seguindo a risca suas dicas…hehehe. Tenho viajado só com bagagem de mão.

    Abração[/quote]

    É isso ai Gui, assim não tem erro! Daqui pra frente só assim pra mim também!

    Grande abraço!

    Reply
  5. Karyne

    Estou amando acompanhar o blog! Hj foi um post especial para mim hahaha
    e preciso fazer rodrigo passar a ler o blog tb, estou amando!
    Sou um problema sério com mala, se eu tiver de ir com uma pequena, td bem, dou um jeito, mas gosto muito de comprar quando viajo, acabaria comprando outra mala kkkkkkkkkkkkkkkkk

    Blog do Sofá
    Loja Kodry

    Reply
  6. Robson

    [quote name="Karyne"]Estou amando acompanhar o blog! Hj foi um post especial para mim hahaha
    e preciso fazer rodrigo passar a ler o blog tb, estou amando!
    Sou um problema sério com mala, se eu tiver de ir com uma pequena, td bem, dou um jeito, mas gosto muito de comprar quando viajo, acabaria comprando outra mala kkkkkkkkkkkkkkkkk

    Blog do Sofá
    Loja Kodry[/quote]

    Hahahah, é.. mas se comprar uma mala na viagem ai já era a economia… tem que se segurar!!!

    Obrigado por acompanhar o blog

    Reply
  7. Ricardo Salgado

    Optar por um destino menos procurado (como Hungria, Lituânia, etc), é uma opção mais econômica?!

    Parabéns pelo site!! EXCELENTE

    Reply
    1. Robson

      Normalmente é mais econômico viajar para lugares menos turísticos…. mas não da pra generalizar… as vezes lugares menos turísticos tem uma acesso mais difícil e acaba sendo mais caro chegar lá….

      Praga, na República Tcheca, se tornou uma cidade muito turística…. mesmo assim achei bem barato viajar por lá…. Bern, na Suíça não é tão turística… é foi bem caro…

      Muito obrigado pelo comentario Ricardo,
      grande abraço!!

      Reply
  8. Maria Araújo

    Gostei muito das dicas!!!
    Comecei a viajar no estilo mochilao ….mdeu as com estas dicas que vc falou irei aproveitar muito mais com economizado.
    Que é o melhoor .
    Vlw .

    Reply
    1. Robson

      É isso ai Maria…. mochilão é muito legal! E quando mais der pra enconomizar melhor… assim da pra juntar dinheiro pra mais viagens!!

      Obrigado pelo comentário e pela visita!!

      Reply
  9. Nilton Magalhães Jr.

    Olá, Robson! Novamente, parabéns pelo blog! Nossa, para mim, o item mais complicado é o 5. Fazer as malas é um problema, a vontade é de levar muita coisa, sempre acho que vou precisar de muitas roupas, de muito tudo…rs! Você tem alguma postagem específica sobre dicas de como reduzir o tamanho da mala?… rs. Estou começando a seguir a risca suas dicas! Forte abraço!

    Reply
    1. Robson

      Grande Nilton, realmente a mala é complicado. Na primeira vez levei muita coisa.. mas ai deu pra ver que não precisava… no segundo mochilão já foi bem melhor.. fui com ele quase vazio… o problema é que voltou cheio…. preciso mesmo é reduzir o tamanho, pra evitar as compras.

      Olha, uma boa ideia sobre o post da mala…. vou escrever um sim.. ainda não tenho algo falando disso.

      Valeu pelo comentário e por acompanhar o blog.

      Grande abraço!

      Reply
  10. Stela

    Oi, estou planejando minha viajem a europa e to acompanhando direto o blog, algumas cidades sao as que pretendo conhecer, porém tem essa questão das MALAS!!!
    Tem como dizer o que extamente tu levou, como lavou e se lavou hehehe, se passou frio, calor, so roupa esportiva, enfim… meu namorado diz que vai viajar so com o mochilao (eu acho pouco :p), ja eu quero levaruma mala de rodinhas pois acredito que vamos passar frio ja que vamos em fevereiro e eu fico preocupada com a quantidade de roupas, ou fevereiro o frio é tipo região sul do Brasil? O problema do frio é que tudo fica pesado na mala…

    Bom, se for fazer um post sobre isso, nao se esqueça de colocar o item O Que levar e as épocas que tu foi.

    Parabéns pelo blog

    Reply
    1. Robson

      Oi Stela, então… o tempo está meio maluco na Europa, mas fevereiro “teoricamente” é friozinho por lá. Mais frio do que o sul do Brasil.

      Sobre o que levar, até quero montar um post sobre isso… mas tive duas experiências bem distintas: em uma levei um monte de coisa…. roupas de frio, camisetas, calças e tudo em uma quantidade exagerada. No fim voltei com coisa que nem tirei da mala.

      No outro caso, não levei quase nada… muuuuuito pouco.. do tipo: um blusa, duas camisetas… só a calça que fui usando, algumas meias e cueca. O michilão foi quase vaziu, mas nessa vez a ideia era comprar coisas por lá.. por isso levei tão pouco.

      Se você pensa em comprar roupas por lá, leve o menos possível. Se não for comprar, ainda assim… leve menos do que você imagina. Temo o costume de achar que vamos precisar de mais coisas do que realmente precisamos.

      Esse é um ótimo assunto pra um post novo. Vou colocar na pauta!

      Espero ter ajudado, qualquer dúvida estou a disposição.

      Abraço e obrigado por acompanhar o blog

      Reply
  11. Stela

    Oi, queria saber qual foi a tua estrategia na hora de fazer a mala com questao das roupas, como as as temperaturas por la? Vou em fevereiro e essa é minha maior preocupação, ficar desconfortável e ser obrigada a comprar roupas por la ou entao passar 20 dias com o mesmo casaco e sair com a mesma cara em todas as fotos heheeh
    E para lavar a roupa como funciona? Ou nao lava? Hehehe

    Quantas malas tu levou? So o mochilao, de rodinhas, de mao… o que vale mais?

    Enfim, muitas preocupações com questão MALA

    Parabens pelo blog

    Reply
    1. Robson

      Oi Stela, bom…. sair como a mesma roupa em várias fotos é meio que natural… principalmente no inverto. Você até pode levar mais roupas para não repetir, mas vai ter que aguentar o peso disso tudo.

      Eu acabei deixando para comprar algumas coisas lá. Pelo valor do Euro não é o lugar mais barato do mundo, mas comparado ao Brasil digo que vale a pena.

      Eu levei um mochilão e lá na viagem comprei uma mala de rodinha… grande. Consegui aproveitar e fazer boas compras por lá!

      Nessa viagem o meu mochilão foi quase vazio…. comprei muita coisa e também lavei roupa. Em quase todos os hostels e hotéis você tem lavandaria a disposição… o valor é baixo e vale a pena lavar roupa. Não demora e tem secadora… então fica tudo limpo e seco bem rápido.

      Sobre o que vale a pena… bom, eu amo viajar com mochila.. e se precisar tenho uma mala de rodinhas. Acho mais fácil do que ter 2 malas de rodinhas para carregar.

      Obrigado por acompanhar o blog, espero que faça uma ótima viagem!!!

      Reply
  12. Reifer

    Olá, meu nome é Reifer, estou pensando em viajar, ir em busca de novos ares, novas aventuras… Não sei quando exatamente e nem o destino, talvez Europa. Só não sei como faze-la, Sou menor de idade, tenho 16 anos mas sou emancipado, até agora tenho 4 mil reais… Tenho alguma dica ou concelho?

    Reply
    1. Robson

      O que posso dizer pra você Reifer é que fico muito feliz em ver alguém jovem já com vontade de viajar e guardando dinheiro. Programa sua viagem e não tenha medo… você vai descobrir muitas coisas legais pelo mundo… vai ser um grande aprendizado…

      Depois volta aqui para contar como foi sua viagem

      Abraço!!

      Reply
  13. Pauo A.Kanashiro

    Olá Robson blz cara! Achei teu blog da hora !! Fiquei muito interessDo nesE lance do b&b que vc citou la em cima poderia me indica algum site confiavel

    Reply
  14. Valentina

    Legal esse seu artigo, tenho aproveitado bastante suas informações para minha viagem e fiz algumas reservas no Booking pelo seu blog, inclusive aquele Hostel em Munique que vc indica, espero ter sorte rsrsrs julho chegando voarei para Munique, vou a Fussen de carro, entrarei na Áustria em Innsbruck, Salzburg em pleno festival da musica, Hallstatt que li aqui no seu blog, depois volto para a Alemanha para fazer a rota romântica e vou até Dresden de carro. Dai começa a maratona de trem na Republica Checa e Hungria voltando a Áustria/Viena e Munique com retorno ao Brasil. Depois de bater muito a cabeça acho que consegui chegar a uma rota legal, uma parte de carro e outra de trem. Tipo desafio, vamos lá

    Reply
    1. Robson

      Oi Valentina, tudo bom?? Ahhh que bom que o blog tem ajudado na sua viagem, fico super feliz!! E obrigado também por utilizar o link do booking para fazer suas reservas… isso dá uma uma grande ajuda!!!

      Você certamente vai adorar o hostel em Munique. Garanto que foi um dos melhores que já fiquei

      Ahhhh e que delicia essa viagem hein?? Tem um lugar na mala pra me levar com você??

      Quando voltar passa aqui pra contar como foi

      Bjos e voa viagem!!!

      Reply
  15. Antonio

    Olá, Robson! Achei sensacional suas dicas e posts aqui do blog (foi um dos melhores que eu vi). Estou planejando uma viagem para o fim de 2015 e começo de 2016, passando o Natal, Reveillon e começo de ano na Europa. Já estou começando a organizar tudo aos poucos e tinha algumas dúvidas.
    1) Vou viajar com meu irmão e com uns 2 amigos. Gostaria de saber se é possível reservar um quarto de hostel só para meu grupo de viagem e, caso possível, o número mínimo de pessoas por quarto seria quatro mesmo?
    2) Viajarei no inverno e queria saber até que ponto, na sua opiniao, as temperaturas baixas atrapalham o planejamento da viagem (roupas mais pesadas, maior quantidade tambem) e a propria viagem em si. Obrigado!

    Reply
    1. Robson

      Olá Antonio, fico super feliz com seu comentário. Que bom que está curtindo o blog! Espero que ajude bastante na sua viagem!!

      Então, sobre as reservas… você fazendo a reserva dos 4 ao mesmo tempo…. na mesma reserva… vai com certeza garantir o mesmo quarto. Sobre a quantidade de pessoas por quarto, vai depender de hostel para hostel. Se o hostel tiver quarto para 4 pessoas, você pode ficar com o quarto todo para vocês…. se só tiver quarto para mais pessoas, ficam vocês e mais algumas…. Mas vocês ficarão juntos.

      Ahh, aproveitando… quando for fazer as reservas, se possível, faça através dos links do blog ou do link que vou postar aqui… assim você dá uma força pro blog e não paga nada a mais por isso: http://www.booking.com/index.html?aid=375355
      *guarda esse link com você

      Sobre o inverno….. bom, é difícil prever o quanto frio vai fazer… nosso mundo está muito louco. Você vai ter o trabalho de colocar bastante roupa e logo tirar ao entrar em algum lugar. Lá eles estão preparados para o frio.. então todas as lojas, hostels, restaurantes… tudo.. é preparado para o frio…. A dica é se vestir em camadas.. assim você pode facilmente tirar e colocar a roupa quando entrar em um lugar quente.

      No mais sua viagem será incrível…..ver tudo coberto de neve é ótimo….. uma viagem única!!

      Aproveite e volta aqui pra contar como foi!!
      Qualquer dúvida dá um grito!!

      Abraço!!!

      Reply
  16. Crisla

    Boa Noite
    Quero ir em 2015 para europa passando por estas cidades
    Lisboa, madrid, barcelona, paris, londres, amsterdã e berlim. Porém estou perdida em qual ordem seguir? vc me ajudaria?

    Reply
  17. Luciana

    Gostei das tuas dicas! O que eu costumo fazer pra economizar é dormir enquanto viajo de trem ou de ônibus. É assim: sempre que um trajeto levar mais do que 5-6 horas, quando possível, eu durmo no trajeto. Entrar no ônibus, p.ex. às 11 da noite e desembarcar no destino às 5 da manhã. Na rodoviária dá pra trocar de roupa, escovar os dentes e dormir. OK, não é a noite mais confortável que você terá na vida, mas e daí? você tá passeando mesmo… isso ajuda a economizar em diárias, sobretudo em países de grandes dimensões territoriais.

    Reply
  18. Adriana

    Olá Robson! Tudo bem?
    Muito legal o teu blog! Tenho seguido as tuas dicas no planejamento do nosso primeiro mochilão pela Europa em março de 2015. Vou com meu marido e mais um casal de amigos para Paris, Londres, Dublin, Edimburgo e Amsterdam. Vamos ficar uns 17 ou 18 dias.
    No entanto, minha dúvida nesse momento é sobre o tamanho da mochila que devo comprar, tendo em vista o fato de que tenho 1,58 de altura. Pretendo levar pouca coisa, o mínimo possível, mas imagino que uma mochila de 50-60L pode ser muito grande e não se adaptar a minha estrutura. Que achas? Alguma sugestão?
    Grande abraço e parabéns pelo blog!!

    Reply
  19. Gesiane Nunes

    Nossa Robson ótimo mesmo suas dicas, tmbm adoro viajar, quero realizar uma viagem agora em fevereiro, ai dei uma pesquisada e acabei te encontrando aqui, e essas suas super dicas! adorei cara.

    Reply
  20. May

    Ei Robson! Mto bacana seu blog. Vou começar a planejar minha viagem pra Europa por agora… o que eu tenho mais receio é que vou faze-la sozinha. Pela sua experiencia, vc acha que pode ser perigoso por ser mulher e não ter experiência com esse tipo de viagem? rs

    Reply
    1. Robson Franzói

      Ou May.. tudo bom? Então, eu sempre encontro muitas meninas viajando sozinhos e conheço alguns que já fizeram várias viagens nesse estilo, inclusive viagens bem grandes. A Carol do mochilaotrips.com deu uma volta ao mundo, viajando sozinha por 1 ano!! Claro que cuidados e atenção são necessários, mas te digo que vale muito a pena e a falta de companhia não pode ser uma pedra no seu caminho!! Bora viajar!!

      Reply
  21. Augusta

    Ola Robson! Adorei as dicas de viagem! Voce coloca informacoes pertinentes e bem detalhadas, agradeco em nome de todos os seus leitores! Eh otimo poder contar com as dicas de um viajante experiente como vc =D
    Agora vai a minha pergunta, em Junho desse ano eu e meu marido vamos fazer um mochilao, um mes na Europa e o mes seguinte na Tailandia, como vi que vc eh um amante da fotografia, assim como eu :P, queria saber como faz para armazenar as fotos num lugar seguro depois que todos os cartoes encheram (pretendo levar 4 de 16GB cada). Meu medo eh de nao ter acesso a um computador confiavel e/ou ter acesso a uma boa internet pra colocar no cloud. Nao pretendo levar notebook pq afinal vai ser um mochilao e nao queremos ficar levando o notebook pra cima e pra baixo. Ah, mais uma pergunta, qual eh a camera q vc esta usando ultimamente =H Adorei as fotos!!!
    PS: desculpa-me a falta de acentos e cedilhas rsrsrs

    Reply
  22. Thiago Mart

    Olá Robson! Mas que belo blog, completo, didático. Realmente inspirador para alguém que, assim como você, após fazer sua primeira viagem internacional (voltei de Buenos Aires ontem) não vê a hora da próxima. Tenho MUITÍSSIMA vontade de fazer um mochilão, seja pela Europa ou América do Sul e certamente estarei atento aos seus posts para me guiar ainda melhor. Você está no Facebook? Ah, e falando em CouchSurfing, se vier a SP, conte com o meu. Um grande abraço. TMT.

    Reply
    1. Robson Franzói

      Opa… grande Thiago… seja bem vindo ao universo dos viciados em viagens.. hahaha.. Estou no facobook sim!! E estou querendo sim passar uns dias em São Paulo. Vou avisar no blog as datas, mas deve ficar para o meio do ano.

      Grande abraço!!

      Reply
  23. Rosi

    Robson, boa tarde!
    Primeiramente parabéns pelo seu blog! Estou planejando um mochilão pela Europa, as dicas que estou encontrando aqui são ótimas. Não achei em seus posts ainda a época em que vc viajou pra Europa. Em que período do ano vc foi? Era baixa temporada? Qual é a melhor época pra ir pra Europa? Pelas fotos não parece ser inverno. Me preocupo com o inverno rigoroso por causa da mala.
    Desde já obrigada!

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Rosi, tudo bom?? Então, eu fui de março pra abril. O frio nessa época não é tão forte não….. peguei temperaturas bem agradáveis. É baixa temporada sim, o que deixa tudo mais tranquilo por lá….

      Sobre a mala…. pense que dá pra comprar muita coisa por lá…. então se passar frio é só comprar alguma roupa por lá. Vais sair muito mais barato que comprar aqui no Brasil.

      Precisando de alguma dica é só gritar

      Reply
  24. ANDRESSA PORTELA RODRIGUES

    Oi, penso em ir no inicio de setembro, antes das aulas do intercambio começarem no final do mes. É uma data boa pra passear por portugal, espanha, frança e belgica? Como é o tempo nesse mes por lá?
    Seu blog é muito bom, ajuda muito! Parabéns!

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Andressa… esse período é uma boa sim….não é alta temporada, o que já ajuda bastante….Que bom que o blog está te ajudando, fico feliz em saber

      Reply
  25. Laissa

    oi!
    Seu blog está sendo de uma ajuda absurdaaaaaa!!!!!
    Estou planejando um mochilao para mim e minha irma pra europa no fim do ano! Decidimos com certeza hoje, agora estou louca atras de dicas, roteiros, economias para essa primeira aventura!!!!
    Assim como voce sou uma grande amante de viagens!!!!!!!
    Mais uma vez, parabens e obrigadaaa!

    Reply
  26. Fernanda Furegatti

    Olá Robson, gostei muito do seu blog! Parabéns!
    Agora em setembro irei para Paris, Amsterdam, Berlim, Munique, Praga e Bruxelas serão 22 dias e minha dúvida é o qto levar de roupas contando que sou mulher e que não vou levar mochilona, pois como sou apaixonada por fotografia minha mochila será composta por minha máquina e as lentes da máquina.

    Se puder me ajudar eu agradeço!

    Abraços,

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Fer… tudo bom?? Olha, difícil sugerir o que colocar na mochila de uma mulher… Mas vou te dar umas dicas que usei na minha última viagem – para a Ásia. Eu fiquei 33 dias…. um tempo longo até. Também levei câmeras, lentes e todo aquele monte de coisas. No mochilão eu levei roupa para apenas uma semana. Quando olhei a quantidade pareceu pouco, mas minha ideia foi lavar roupas nos hostels e hotéis que fiquei. Acho que valeu muito a pena fazer isso.

      Eu acho que você pode fazer o mesmo… leve roupa para uns 7 ou 8 dias. Pense que você vai lavar roupa 1 ou duas vez – no hotel não tem segredo, você normalmente pode deixar a roupa de manhã na lavanderia e pegar a noite ou no dia seguinte. Lembre também que sempre acaba rolando umas comprinhas, então quanto menos levar.. melhor!!

      Espero ter ajudado Qualquer dúvida dá um grito

      Reply
  27. Carina

    Oi Robson!!
    Tudo bem?? Achei teu blog pesquisando sobre mochilão na Europa, e gostei bastante das tuas dicas (inclusive já baixei as planilhas…rsrsrs)
    Então, estou me organizando para viajar em fevereiro de 2016… Mas estou com dúvidas no roteiro, pois tem alguns lugares que eu gostaria muito de incluir no roteiro, o problema é a distância (Dublin , Londres, Paris e – Atenas) e acho que ficaria contra-mão (Irlanda – Grécia). pela tua experiência, será que valeria a pena tentar?
    Pensei em deixar de lado, por enquanto Portugal, Espanha, Itália e Alemanha, por ter muitas cidades que eu gostaria de visitar em cada uma…

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Carina…. tudo bom??? Que legal que chegou aqui e curtiu o blog, fico muito feliz em saber!! Então, no seu roteiro Atenas está um pouco fora de mão… mas se quer muuuuito, talvez uma passagem aérea até lá pode ajudar… resta saber se o valor não é muito salgado…. Eu também deixei alguns lugares de lado na minha primeira viagem, e ai pude incluir eles na segunda….. as vezes é o melhor a fazer… Eu deixei de lado na primeira viagem Portugal, Espanha e Suíça…. que eu queria muito conhecer…. mas foi ótimo poder voltar e visitar esses lugares com calma….

      Bom, espero ter ajudado…. qualquer outra dúvida é só dar um grito!!

      Reply
      1. Carina

        Oi Robson!!
        Obrigada por responder!
        Então, acabei mudando tuuudooo…rsrsrsrsrs
        Vou pra Dublin, depois Londres, depois Paris e depois vou explorar a Itália… Acho que em custo benefício será melhor no momento, até porque vou em fevereiro/2016 e ainda será inverno, início de primavera… Não é uma boa época para ir a Grécia. Vou deixar pra um outra vez que eu possa ir em maio… Eu trabalho offshore, então sempre tenho 14 dias de folga…e se eu me organizar direitinho dá pra fazer uma viagem exclusivamente pra lá…Acho que seria mais proveitoso…rs
        Ah, na Inglaterra, estou me organizando pra ir na Warner…Entrei no site e fiquei doooidaaa, também sou super fão de Harry Potter!! Virei criança olhando site, imagina lá?! rsrsrsr
        Obrigada mais uma vez, tô super curtindo as tuas dicas e anotando tudo direitinho. Está me ajudando muito mesmo!!

        Reply
  28. Ana Paula Wanzeler

    Oi, Rob!
    Muito bom seu blog, parabéns! Estou querendo fazer mochilão com minhas amigas, e não sei como montar o roteiro. Alguma dica?

    Reply
    1. Robson Franzói

      Anaa…. vai ter uma novidade muuuuito em breve aqui no blog, acredito que em Novembro mesmo, que vai te ajudar muuuuuito… Fica de olho aqui tá….. ainda não posso contar, mas vai ser exatamente para ajudar quem está com dúvidas como a sua

      Vai ser beeeeeemmmm legal!!!!

      Reply
    1. Robson Franzói

      Valeuuu Carol!! Fico muito feliz que chegou aqui e está curtindo o blog…. Muito obrigado mesmo pela mensagem, é um grande incentivo para continuar

      Reply
  29. Pedro Tiago

    Olá,

    Amigo, vale pelas dicas. São dicas simples e que se colocada em prática vai nos ajudar a conseguir permitir um passeio bacana e gastando pouco e nessa época em que tudo está subindo de preço, economizar é a palavra e ordem.

    Reply
    1. Robson Franzói

      Opaa!! Que bom que curtiu o post Pedro… e é isso mesmo!!! Temos que nos virar né.. que não nossa situação aqui não está nada fácil!!

      E vamos rezar juntos para esse dólar parar de subir!!

      Se tiver qualquer dúvida é só me dar um grito aqui

      Reply
  30. Karine

    Adorei as dicas Robson, só falta os locais, são tantas lugares que não sei por onde começar kkk… Viajar será minha próxima jornada ^;^ Abraços..

    Reply
  31. Ennelise

    Hey Robson….muito bom o seu blog..tenho certeza que vai me ajudar muito a planejar minha viagem. Vou em junho/2017 para Europa…minha primeira viagem internacional. Ficarei 20 dias..e meu primeiro destino é Londres …tenho amigo lá….já economizaria em hospedagem. Os demais destinos para visitar ainda não decidi, mais logo decido rs..confesso que é bem dificil…um grande abraço!

    Reply
  32. Sione

    Ola Robson, parabens pelo Blog, mega completo.. gostaria de uma dica sua, ano que vem em agosto, vamos passar 15 dias na europa, sendo quero muiiiito passar nestas cidades Portugal ( sintra, lisboa, porto, braga, guimaraes, evora, fatima,obidos rs rsrs), Espanha( Madri,cordoba, sevilha) e Franca( Paris e Eurodisney). Predendo ficar 6 noites em portugal com carro alugado e depois seguir de trem bala.
    Detalhe somos em 3 Eu,matrido e uma filha de 5 anos. que vc acha. Agradeco se responder.

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Sione, tudo bom?? Muito obrigado por seu comentário.. fico feliz que chegou aqui no blog e está gostando do conteúdo.

      Então, vamos lá…. Pelas minhas contas você listou 12 cidades…. e teria 15 dias…. Puxa, eu acho que seu roteiro vai ficar muuuuito apertado. Assim, Paris, por exemplo, eu recomendo pelo menos 5 dias…. 6 se você incluir Versailles… e no seu caso, indicaria 7, já que quer visitar a Eurodisney.

      A minha sugestão seria para você tentar reduzir o seu roteiro para pelo menos 2 países…. ou até um, se ficar em Portugal. Em 15 dias você poderia fazer uma viagem incrível por Portugal. Talvez Portugal e Espanha… já seria legal também. Agora, para colocar Paris no roteiro, aí você teria que reduzir algumas cidades…

      Bom, espero ter ajudado… Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

      Reply
  33. guilherme lopes da silva

    Oi. ROBSON, gostaria te saber quanto vai custar 5 dias no Chile com hospedagem e passagem já pagas, só para gastar com passeios, alimentação , se possível me de um custo aproximado e qual a moeda ideal para usar no Chile peço. reais, ou dolas…….valeu estou curtindo muito suas dicas no blog conteúdo muito útil pois estou pretendendo ir para Chile entre maio e Junho…muito obrigado e abcs par todos…………

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Gui!! Tudo bom?? Que demais que vai pro Chile, tenho certeza que vai curtir!!

      Então, o custo vai depender muito do que você vai querer fazer, ainda mais que é sem considerar hospedagem e alimentação. Imagino que vai ficar em Santiago? Por lá tem muita coisa de graça para fazer…. depende do seu roteiro também.

      Sobre a moeda.. hoje está valendo a pena levar reais e trocar por pesos lá em Santiago. Vale a pena ver esse post:
      https://www.umviajante.com.br/chile/cambio-santiago-qual-moeda-levar

      Se precisar de ajuda me avisa aqui. Valeuuu

      Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *