Câmbio em Santiago: onde trocar e qual moeda levar para o Chile?

Vai viajar para o Chile e pretende passar uns dias em Santiago? Veja aqui se vale a pena levar dólar, pesos ou real e os melhores lugares para fazer o câmbio em 2019.

Na hora de sair do Brasil, algumas das principais dúvidas dos viajantes são em relação ao dinheiro, e isso não é diferente quando estamos falando em Chile:

Qual a melhor forma de levar dinheiro? Vale a pena levar pesos, dólares ou real? Onde devo trocar o dinheiro? No Chile aceita real? Posso pagar no cartão de crédito? Qual a cotação atualizada?

Essas e muitas outras perguntas relacionadas à moeda sempre estão na cabeça dos viajantes – e com razão, já que fazendo a escolha certa você pode economizar uma boa grana.

Câmbio em Santiago: pesos chilenos

Nesse post eu vou comentar sobre as melhores formas de levar dinheiro para o Chile e onde você pode encontrar casas de câmbio em Santiago.

Caso esteja sem tempo de ler tudo e já queira saber qual a melhor moeda levar, taí a resposta:

DÓLAR – REAL

Com a cotação atual, levar reais se mostrou mais vantajoso! Lembrando que isso pode mudar rapidamente, por isso sempre vou manter esse post atualizado.

Eu sempre preferi levar reais e agora que está mais vantajoso, é ainda melhor!

Agora vou comentar detalhadamente sobre esse assunto e te mostrar como cheguei nessa conclusão, bora lá!

Cotação em Santiago: Dólar e Real
Atualizado em fevereiro de 2019

Para conseguir chegar na melhor opção, a única forma que encontrei foi bater perna na cidade e procurar por cotações em várias casas de câmbio – indo de porta em porta eu consegui encontrar as melhores cotações para Dólar e Real.

Casas de Câmbio em Santiago

Existem várias casas de câmbio em Santiago, mas a concentração principal delas é na calle Agustinas, entre a Passeo Ahumada e a calle Bandera. Você pode chegar lá com a linha vermelha do metrô, a L1, descendo na estação Universidad de Chile também não fica longe da estação Santa Lucía, aí você aproveita para visitar a região.

Vamos aos valores atualizados em fevereiro de 2019:

Laser Cambios: 1 Real = 184 Pesos | 1 Dólar = 668 Pesos Brollano Cambios: 1 Real = 183 Pesos | 1 Dólar = 669 Pesos JM Cambios: 1 Real = 184 Pesos | 1 Dólar = 669 Pesos ChileExchange: 1 Real = 183 Pesos | 1 Dólar = 669 Pesos Chile Cambios: 1 Real = 184 Pesos | 1 Dólar = 667 Pesos

Os valores, como você pode ver, não mudam muito de uma casa de câmbio para outra – mas pensando em Santiago, que não é uma cidade barata, qualquer economia tá valendo.

A casa de câmbio que estava com a melhor cotação para as duas moedas, nesse dia, foi a JM Cambiosvale lembrar que esses valores não são fixos! Além de mudarem com frequência, você também pode negociar na hora.

Dica: Quanto mais dinheiro você for trocar, maiores as chances de uma negociação. Então tente trocar tudo que precisa de uma vez – é melhor do que ir trocando pingadinho.

Câmbio no aeroporto de Santiago

Aproveitando que estou apresentando os valores, veja como estava a cotação no aeroporto de Santiago:

AFEX Aeroporto STG: 1 Real = 164 Pesos | 1 Dólar = 647 Pesos

Extremamente mais caro do que na cidade, sendo que essa casa de câmbio você também encontra no centro com valores bem melhores – ou seja: fuja do câmbio no aeroporto!

Qual moeda levar para o Chile?

Pra chegar nessa resposta, só pegando papel, lápis e uma calculadora pra fazer as contas – ou ler a sequencia, já que eu fiz isso por você

Cotação Chile: qual moeda levar

Com base nas cotações que encontrei nessas casas de câmbio de Santiago, veja como ficam os cálculos para quem tem R$ 1.000 (mil reais) para trocar por pesos.

Se levar reais para o Chile…

Com mil reais no Chile, trocando na JM Cambios, sem negociar, você vai receber: 184.000 pesos, ok!?

Se levar dólares para o Chile…

A segunda opção seria trocar esses mil reais por dólares ainda no Brasil.

Fazendo uma cotação rápida aqui em Curitiba, com o dólar a 3.90, você teria em mãos cerca de 257 dólares.

Com 257 dólares, indo na mesma casa de câmbio de Santiago, você receberia aproximadamente: 171.900 pesos, sem negociar.

Se levar pesos chilenos para o Chile…

A sua última alternativa é trocar reias por pesos chilenos ainda no Brasil.

Fazendo uma cotação rápida aqui, eu consegui 1 Real = 147.5 Pesos (ou 1 peso por 0,0068 reais).

Com mil reais eu receberia no Brasil: 147.500 Pesosmuito menos do que eu teria trocando direto no Chile. 

Ou seja: trocar reais por pesos no Brasil não é uma boa opção!

Por fim, qual a melhor moeda levar para o Chile?

Trocar seu real por dólar no Brasil e depois trocar por pesos chilenos em Santiago se mostrou a melhor opçãopor uma diferença muito pequena, mas que pode fazer uma diferença no seu orçamento se for trocar uma quantia maior:

1 mil reais em Santiago = 184.000 Pesos Chilenos

257 dólares em Santiago = 171.900 Pesos Chilenos

Hoje, a diferença total no final foi de 12.100 pesos – cerca de 65 reais. Diferente do ano passado, hoje estava valendo a pena trocar os reais diretamente em Santiago – vale lembrar que isso pode mudar de uma semana para outra.

A opção menos vantajosa foi trocar reais por pesos ainda no Brasil – descarta essa!

Câmbio em Santiago: qual moeda levar

A opção que eu prefiro:

Hoje a opção de levar reais para trocar por pesos em Santiago é a melhor. Felizmente essa sempre foi minha escolha favorita, melhor ainda sendo hoje a mais vantajosa.

Dúvidas frequentes sobre dinheiro no Chile

Onde encontrar o melhor Câmbio no Chile?

Santiago é uma das melhores cidades para você fazer o câmbio no Chile – com excessão do aeroporto que tem uma das piores cotações.

Se sua viagem pelo Chile tiver uns dias em Santiago logo no começo, aproveite para fazer a troca lá mesmo! É a melhor opção!

Câmbio no Atacama, vale a pena?

Muita gente tem dúvidas sobre o câmbio no Atacama. Eu já fiz um post falando especificamente sobre as cotações em San Pedro, vale a pena dar uma olhada se a sua viagem for pra lá:

 Veja aqui como é o câmbio em San Pedro de Atacama

Casas de Câmbio no Atacama, Chile

Vale ressaltar que a cotação do dólar é muito parecida entre San Pedro de Atacama e Santiago. Já o real não é tão valorizado no deserto.

Cartão de Crédito no Chile, vale a pena?

Usar o cartão de crédito no Chile é sim uma opção, por isso desbloqueie o seu cartão para a viagem antes de embarcar!

Mas eu recomendo considerar essa opção apenas em uma emergência! Além de você ficar refém da cotação do dia de fechamento da sua fatura, você ainda tem o custo do IOF.

Vale ressaltar que também é muito mais difícil conseguir algum desconto em compras quando se paga com cartão de créditopagando em espécie dá pra chorar.

Outro ponto negativo: os caixas eletrônicos do Chile te limitam em 200.000 pesos por saque, sendo que ainda cobram uma taxa que varia de 5000 a 6000 pesos por cada vez que tirar dinheiro.

Ou seja, pra cada saque você vai precisar pagar essa taxa e não vai conseguir sacar mais de 200.000 por vez.

Enfim, minha dica é para usar o cartão apenas em uma emergência!

Posso pagar minhas despesas com Reais?

Normalmente não! O ideal é trocar seu dinheiro em uma das casas de câmbio e fazer seus pagamentos com Pesos Chilenos.

Posso pagar minhas despesas com cartão de crédito?

Boa parte dos estabelecimentos de Santiago aceitam cartões – mas o ideal é confirmar antes de consumir alguma coisa, por segurança.

Algumas lojas menores podem não aceitar ou até acrescentar uma valor adicional caso você queira pagar com cartão de crédito tem que ficar esperto pra conta não ficar muito pesada.

Experiências com cartões Itaú e Santander

Eu já comentei sobre isso no post do Câmbio no Atacama, mas acho importante ressaltar aqui também: eu sou cliente Itaú e meus cartões sempre funcionaram bem no Chile. Já os cartões Santander, tanto Visa ou Mastercard, apresentaram problemas em vários lugares.

Mesmo tendo feito o aviso viagem certinho, o cartão do Santander é de lua: funciona num lugar e não funciona em outro. Se você é cliente desse banco e pretende utilizar o cartão, fica esperto!

Esse é apenas um relado de experiência própria. Não tenho informações sobre outras bandeiras ou bancos, mas normalmente cartões Visa e MasterCard são bem aceitos no Chile.

Seguro Viagem: já contratou o seu?

É muito importante contratar um seguro viagem quando você vai sair do Brasil. Mesmo que sua viagem seja apenas para o Chile ou inclua outros países da América do Sul, ter um seguro pode fazer a maior diferença caso você tenha algum problema na viagem.

Como contratar seu seguro viagem para o Chile, com desconto!

Acho que esse post esclarece boa parte das dúvidas sobre dinheiro e câmbio no Chile. Se você tiver qualquer outra dúvida, fique a vontade para comentar aqui no post. Besos chicos!!!

About The Author

Robson Franzói é um jovem de Curitiba que tenta inspirar outros viajantes a explorarem diferentes lugares do mundo. Decidiu correr atrás dos seus sonhos e hoje vive desse blog, seu projeto mais especial. Apaixonado por fotografia e vídeos, o garoto vive para compartilhar suas experiências e dicas dos lugares que conhece. Suas fotos já estão ficando conhecidas e seus vídeos inspiram muitos viajantes. Aproveite e acompanhe o Instagram e também o Canal Um Viajante.

Related posts

20 Comentários

  1. Guilherme

    Dólar é bem melhor.
    O que mais escuto é sobre a perda na compra do dólar e dps na troca do dólar, mas poucos fazem a conta igual vc fez.
    Quando fui pra Santiago a economia foi de quase 500 reais.
    Da pra perceber que o dólar mantém a cotação em Santiago e no Atacama, já o real vale bem menos no Atacama.
    Top o post, deixando a decisão para os leitores, mas falando a verdade.

    Reply
    1. Robson Franzói

      Boa Gui!! Sim, o melhor mesmo é isso.. mostrar as opções, com os cálculos… e falar das vantagens de cada opção. Mas a decisão é de cada um.

      Que bom que curtiu o post! Valeu pela mensagem!! Grande abraço!

      Reply
  2. Victoria

    Vou para Santiago em um domingo, vi que as casas de cambio não abrem, apenas algumas no Costanera.. O que seria melhor fazer, tocar alguns reais por pesos no Brasil, ou ainda compensaria trocar pelo menos um pouco no domingo, no aeroporto de Santiago? Obrigada

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Vi!! Puxa, o aeroporto de Santiago é um dos que tem a pior cotação. Se tiver que trocar lá, troque bem pouquinho… Não acho que compense também trocar no Brasil, já que será pouco. Troca lá mesmo, só um pouco, e na segunda-feira troca o restante

      Se tiver qualquer outra dúvida me dá um grito aqui

      Reply
  3. Alex

    Olá Robson! Estou programando uma viagem para Santiago para março/19 e achei ótimas as dicas sobre cambio em seu blog! Aproveito para te pedir algumas informações, se possível: só à titulo de comparação e para ter uma ideia de gastos, qual o valor em pesos chilenos de 1 café, 1 bilhete de metro e um refeição média em restaurante bom mas sem luxos.
    Agradeço enviando meu abraço,

    Reply
    1. Robson Franzói

      Grande Alex, tudo bom? Que show que vai pra Santiago… tenho certeza que vai curtir muito! Sobre os valores, assim, é um pouco complicado pois os valores mudam bastante de um lugar para o outro. No post sobre o metrô você encontra bem detalhado os valores e como utilizar, já que ele muda o valor de acordo com o horário. Dá uma olhada aqui: https://www.umviajante.com.br/chile/metro-de-santiago-tudo-que-precisa-saber

      Comer em Santiago, e no Chile de uma forma geral, não está muito barato… em especial por conta do real não estar muito valorizado. Então assim, com 5 mil pesos você estaria comento uma opção bem em conta. Já um restaurante melhor, um prato pode variar entre 8 e 12 mil pesos… E disso pode ser bem mais ou menos. Mas normalmente gira em torno disso, só para você ter uma ideia.

      Se precisar de alguma ajuda, pode me dar um grito por aqui!! Valeuuuu

      Reply
  4. NATHALIA

    Olá,
    Vendo seu post e achei muito interessante, até mesmo a parte de calculo que nos da uma boa margem.
    Minha duvida é sobre os horários de funcionamento das casas de câmbios no Chile.
    Sabe me dizer?

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Nat, tudo bom? Olha, normalmente funcionam das 9h às 18h. No sábado pode ser um horário reduzido, como das 10h às 14h. No domingo muitas não abrem, então talvez dentro de um shopping seja uma alternativa para esse dia.

      Precisando de qualquer coisa me dá um grito aqui!!

      Reply
  5. ANDREA

    Boa tarde, amei as dicas. Vou passar por Santiago 01 dia, acho q não teria tempo para trocar o Real em peso Chileno. Digo, pensei em trocar no Brasil, mas a desvantagem é grande, em compensação terei tempo para curtir a cidade.

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Andrea!! Tudo bom? Ahh sim, nesse caso eu não acho que vale a pena gastar muito tempo para trocar dinheiro… até porque você não vai precisar trocar muito só pra esse dia. Talvez até compense gastar no cartão mesmo… ou levar do Brasil. Já que é só 1 dia na cidade… corre aproveitar tudo que ela tem pra você!!

      Precisando de qualquer coisa me dá um grito aqui!! Bjoo

      Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Rosi!! Tudo bom? Feliz que chegou aqui e curtiu o post.

      Então, eu estou devendo postar as vinícolas que eu conheci. Na última viagem fui nas vinícolas do Valle de Casablanca, uma Rota do Vinho próxima de Santiago. Valeu muuuito a pena.

      Vou escrever logo sobre elas!! Prometo!

      Se tiver qualquer outra dúvida me dá um grito aqui

      Reply
  6. Arie

    Caros,
    Hoje vale a pena trocar seus reais em Santiago. Hoje, 11/01/2019, pegando R$1000,00, consegue-se comprar Dólares a R$3,87 , portanto vai receber USD 258,40. No site Cambio Santiago você pode ver as cotações pagas pelo câmbio Cambios Santiago. Trocando R$1000,00 voce vai receber 180.000,00 pesos chilenos. Trocando USD258,40 voce vai receber 174.419 pesos chilenos. Portanto é mais vantajoso levar seus reais neste início de 2019.

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Arie! Tudo bom? Sim, verdade. Hoje estava valendo mais a pena trocar reais por pesos em Santiago. O post já está atualizado com a cotação de fevereiro

      Obrigado pelas dicas!!

      Reply
  7. Bruna

    Olá Robson, tudo bem?

    Fiquei na dúvida

    1 mil reais em Santiago = 184.000 Pesos Chilenos
    257 dólares em Santiago = 171.900 Pesos Chilenos

    Dessa forma a melhor opção seria Reais correto? Com 1 mil reais eu recebo mais pesos chilenos do que se eu trocasse por dólar no brasil e depois trocasse os dólares por pesos?

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Bruna! Tudo bem e você? Sim, isso mesmo… hoje é mais vantajoso levar reais e trocar por pesos em Santiago. Até o final do ano passado o dólar era um pouco melhor, mas na cotação atual é melhor levar reais

      Se tiver qualquer dúvida me dá um grito aqui!

      Reply
  8. Débora Marques

    Olá Robson,

    Muito legal as suas explicações!
    Estou chegando em Santiago dia 23 e fico até dia 03/03!
    Vou seguir suas dicas e trocar os reais na segunda pois Sábado desembarco depois das 14 e as casas de cambio já estarão fechadas.
    Vou trocar só uma pequena quantidade para transporte e refeição durante o final de semana.
    Espero gostar do Chile!

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Dé!! Showw!!! Aqui no blog tem alguns posts legais de Santiago e nos próximos dias vou postar mais alguns, talvez você até aproveite para sua viagem

      Acho que você vai gostar do Chile sim!!! Depois, se puder, volta aqui pra me contar como foi!! Boa viagem!!!

      Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *