Preciso passaporte para viajar pela América do Sul?

Conhecer e explorar os países vizinhos do Brasil têm muitas vantagens como a distância e o preço mais acessível, mas elas não param por aí. A principal delas é que você não precisa de passaporte para viajar para alguns países da América do Sul. E eu vou explicar tudinho nesse post.

Uma das grandes dúvidas de muitos viajantes é sobre a questão do passaporte para viajar pela América do Sul. Quando a gente pensa em uma viagem internacional, diversas burocracias passam pela nossa cabeça e com elas, alguns medos e inseguranças. Mas vai por mim, esse não é o caso.

Passaporte Brasileiro - Mercosul

Tudo por conta de acordos diplomáticos firmados entre o Brasil e nove países da América do Sul, o famoso MERCOSUL. Para entrar nesses países, basta apresentar seu documento de identidade, o RG.

Claro que com algumas precauções: é importante que o documento esteja em bom estado de conservação – não vale estar rasurado ou desmanchando –, que a foto seja atual e que a data de emissão seja inferior a 10 anos. Para quem está acostumado a usar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) aqui vai uma má notícia: a CNH não é válida como documento principal.

Países da América do Sul que não exigem passaporte brasileiro

Argentina

Bolívia

Chile

Colômbia

Equador

Paraguai

Peru

Uruguai

Venezuela

Então é isso: Não precisa de passaporte e nem visto no caso de permanência de até 90 dias.

Com o que você tem que se preocupar agora?

Vacinas obrigatórias!

O próximo passo é se informar sobre as vacinas exigidas. O site da Anvisa tem um serviço atualizado que indica as obrigações e recomendações das vacinas caso a caso – ou seja, para cada país. Então vale a pena gastar um tempinho com isso. De um modo geral, a vacina de febre amarela pode ser solicitada caso você more em uma área com riscos maiores à doença ou caso seja obrigatória por exigência do país, como acontece hoje na Colômbia.

Veja aqui a documentação necessária para viajar para a Colômbia.

Importante: você precisa tomar a vacina necessária com pelo menos dez dias de antecedência da data de embarque da sua viagem. E é sério. Se for tomada com tempo menor que esse prazo, pode ser considerada inválida pois ainda não fez efeito no seu organismo. Então aproveita que você está aí, planejando sua viagem, e já agiliza isso!

Vacina tomada? Chegou a hora de pegar o documento que vai validar sua vacina fora do Brasil:

Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP)

Esse documento vai ser útil para viagens ao redor do mundo inteiro. É só levar seu cartão de vacinação em um dos postos da Anvisa para emitir seu certificado, sem custo algum.

Certificado Internacional de Vacinação

Em algumas cidades, como Curitiba, o posto da Anvisa fica no próprio Aeroporto. Bastar confirmar no site o local mais próximo do seu endereço.

Eu não aconselho deixar para ver isso no dia da viagem – mesmo que a Anvisa fique no aeroporto. Imprevistos podem acontecer, o sistema deles pode cair pra variar ou você pode ter qualquer outro problema. Tire um tempinho e resolva isso alguns dias antes da viagem – assim você não precisa esquentar a cabeça

Imigração

Tudo muito bem, tudo muito simples. Mas isso não quer dizer que você não precisa se preocupar com um detalhe: se você resolveu viajar sem passaporte para os países da América do Sul, eles irão entregar um papel na passagem pela imigração. Pelo amor de Deus, guarde esse papelzinho! Ele comprova que você entrou no país e, no fim da viagem, que saiu.

Google 720

Em alguns casos, como no Chile, você também vai receber um papel na imigração mesmo entrando com seu passaporte – guarde esse papelzinho até o final da sua viagem.

Seguro Viagem na América do Sul

Agora que você já viu que viajar pela América do Sul é mais simples do que imaginava, pode fazer as malas! Mas antes, uma última dica: não deixe de contratar um seguro viagem, seja qual for o destino escolhido. Já falei aqui no blog sobre a importância dele!

Aqui no blog você tem um desconto especial para contratar o seu seguro, tanto pela Mondial, que eu recomendo a muito tempo, quando pelo SegurosPromo, que é um buscador de seguros. Dá uma olhada nesse post para pegar o seu cupom e ter mais informações:

Veja aqui porque é importante fazer o Seguro Viagem pela América do Sul

No final, você vai ver que não tem muuito segredo. Mas se ficou alguma dúvida, fique à vontade para comentar aqui no post que eu te dou um help! Valeuuu!

Melhor Seguro Viagem InternacionalAluguel de Carros: Reserve agora!Booking.com

About The Author

Robson Franzói é um jovem de Curitiba que tenta inspirar outros viajantes a explorarem diferentes lugares do mundo. Decidiu correr atrás dos seus sonhos e hoje vive desse blog, seu projeto mais especial. Apaixonado por fotografia e vídeos, o garoto vive para compartilhar suas experiências e dicas dos lugares que conhece. Suas fotos já estão ficando conhecidas e seus vídeos inspiram muitos viajantes. Aproveite e acompanhe o Instagram e também o Canal Um Viajante.

Related posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *