Colômbia: visto, taxas e vacina obrigatória

Vistos, taxas e vacinas, veja nesse post tudo que você precisa saber sobre a documentação exigida para entrar na Colômbia.

Se você está planejando viajar para a Colômbia, fique muito atento ao que é exigido para entrada e saída do país – ou você pode simplesmente ser impedido de embarcar!

Eu sei que já existem alguns posts falando sobre esse assunto, mas nunca é demais alertar: a falta de documentos pode acabar com os planos da sua viagem.

Infelizmente eu vi isso muito de perto na minha viagem para Cartagena e infelizmente o deslize gerou muito estresse e, para piorar, pesou no bolso.

Antes de comentar sobre meu perrengue para embarcar para a Colômbia, eu já vou passar as principais questões sobre documentação para que você evite qualquer problema. Vamos lá!

Preciso de visto para viajar para a Colômbia?

Não! Brasileiros não precisam de visto para viajar para Colômbia desde que a viagem seja a turismo e por um período de até 90 dias.

Documentos para viajar para Colômbia

Caso você esteja indo a trabalho ou para estudar, o visto deve ser solicitado ainda no Brasil diretamente no Consulado da Colômbia  existem alguns espalhados pelo Brasil, então o melhor é procurar o mais próximo de você.

Preciso de passaporte para ir para a Colômbia?

Não! A entrada na Colômbia pode ser feita tanto com o passaporte quanto com a carteira de identidade, mas atenção: você precisa da carteira de identidade original, em bom estado de conservação e com no máximo 10 anos de expedição. A Carteira de Motorista não é aceita!

Eu já preferi tirar o meu passaporte desde a primeira viagem – vai que aparece alguma oportunidade boa antes da hora 🙂

A vacina da febre amarela é obrigatória para viajar pra Colômbia?

Sim! Hoje esse é um dos documentos mais importantes e você só vai conseguir embarcar para a Colômbia se estiver com o Certificado Internacional de Vacinação em mãos!

Certificado Internacional de Vacinação
Desde março de 2017 a vacina contra febre amarela passou a ser exigida para Brasileiros que tem a Colômbia como destino – foi por conta dessa exigência que o Diogo, que estava comigo, não conseguiu embarcar…

Sem a vacina contra febre amarela você não embarca pra Colômbia!

Foram essas as palavras que ouvimos quando tentamos fazer o check-in no aeroporto.

Malas prontas, câmeras carregadas, passagens nas mãos e o Certificado Internacional de Vacinação…. opa!?!? Cadê?

Foi exatamente assim que aconteceu: prestes a ir para o aeroporto, o Diogo viu que não estava com seu certificado em mãos.

Para piorar, o certificado dele estava em outra cidade – uns 100km de distância para ser mais preciso.

Na hora do desespero resolvemos arriscar duas alternativas: emitir uma segunda via e/ou tentar embarcar com a foto do certificado no celular.

Infelizmente nenhuma das alternativas deu certo. O cadastro dele não foi localizado no sistema para a emissão da segunda via e no check-in eles não aceitaram a foto no celular – nem com muito choro.

Resultado: tivemos que ir no balcão da LATAM para alterar a passagem e eis que a facada veio direto no peito: R$4.000 reais para ele embarcar no dia seguinte e voltar na mesma data! Sim, você não leu errado: QUATRO MIL REAIS!

Quase sem esperanças de realizar a viagem, pedimos outras opções. O melhor que conseguimos foi: um embarque para dois dias depois e retorno um dia antes (três dias perdidos) e uma taxa de R$ 1.100 – quase o valor de uma passagem nova.

Infelizmente era isso ou cancelar a viagem do Diogo 🙁

Lição aprendida! Nunca mais que ele vai desgrudar desse certificado!

Por sorte o Diogo já tinha o Certificado Internacional da Vacinação com a vacina da Febre Amarela, caso contrário a situação seria ainda pior e a viagem iria para o beleléu!

 

Não deixe para tomar a vacina contra febre amarela em cima da hora ou você pode não ter tempo de conseguir o Certificado Internacional de Vacinação válido para sua viagem!

vacina contra febre amarela leva 10 dias para fazer efeito, então se você tomar ela hoje, o certificado só vai valer para daqui a 10 dias. Por conta disso é muito importante se programar com antecedência, principalmente nessa questão de documentação e vacinas.

IMPORTANTE: O Consulado da Colômbia informou que mulheres grávidas, pessoas com sistema imunológico baixo, pacientes em tratamento de câncer, HIV, lupus, pessoas acima de 60 anos e pessoas alérgicas a vacina da febre amarela, devem procurar um médico e apresentar um atestado no momento do embarque.

Conversei com o Consulado da Colômbia em outubro de 2017 para atualizar as informações.

Taxas de saída da Colômbia

Se você permanecer mais de 60 dias na Colômbia, deverá pagar um imposto ao sair do país. Esse valor é pago diretamente nos postos de imigração e vai variar de acordo com o tempo que você permaneceu no país. Para confirmar os valores atuais é necessário entrar em contato com o Consulado da Colômbia.

Certificado Internacional de Vacinação

Para quem vai ficar menos tempo no país, como foi o meu caso, existe uma possível taxa de saída – eu guardei alguns pesos comigo por garantia, mas nada foi cobrado.

Também verifiquei diretamente com a companhia aérea, pois essa taxa poderia estar inclusa na passagem – mas também não constava nada.

Talvez eles estejam mudando essa questão, mas apenas para deixar registrado: nem eu e nem o Diogo precisamos pagar nada para sair da Colômbia.

Passagem de volta e comprovante de hospedagem

Em viagens pela América do Sul não é muito comum solicitarem a sua passagem de volta, de qualquer forma eu sempre tenho a minha em mãos – mesmo que apenas guardada no celular.

O comprovante de hospedagem não é obrigatório, mas eles costumam perguntar sobre hospedagem na imigração e também solicitam o endereço de onde você vai ficar – tenha isso anotado em algum lugar para facilitar a sua vida!

Seguro Viagem na Colômbia

O Seguro Viagem não é um item obrigatório para você entrar na Colômbia. De qualquer formar, como eu sempre gosto de ressaltar, nunca saia do Brasil sem o seu seguro viagem!

Eu não consigo ficar tranquilo em uma viagem sem ter um seguro, afinal, imprevistos acontecem.

Eu já fiz um post detalhado sobre Seguro Viagem na América do Sul e vale a pena você dar uma olhada – inclusive para ver como contratar o seu seguro com desconto.

 Veja aqui tudo sobre Seguro Viagem na América do Sul

Hospedagem na Colômbia

Eu sempre recomendo que você já saia do Brasil com todas as suas reservas de hospedagem feitas – já é um passo para evitar perrengues.

Certificado Internacional de Vacinação

Mesmo que você pense em mudar os planos ou queira mais flexibilidade, existem opções perfeitas para você, como o Booking!

Eu faço todas as minhas reservas no Booking pois, além de ser um parceiro do blog, ele é um dos sistemas de reservas mais confiáveis do mundo.

Você faz todas as suas reservas em um só lugar, o que deixa tudo mais organizado, e, se mudar de ideia, pode alterar ou cancelar sem pagar nenhuma taxa – só é preciso confirmar isso no ato da reserva.

Veja aqui opções de hospedagens em Bogotá
Veja aqui opções de hospedagens em Cartagena

E por hoje é isso! Se você tiver qualquer dúvida ou dica sobre a documentação obrigatória para viajar pra Colômbia, deixe um comentário por aqui e vamos conversando! Besos, abrazos y hasta luego!

Vista SBAFaça sua reserva com o Booking!

Escrito por

Robson Franzói é um jovem de Curitiba que tenta inspirar outros viajantes a explorarem diferentes lugares do mundo. Decidiu correr atrás dos seus sonhos e hoje vive desse blog, seu projeto mais especial. Apaixonado por fotografia e vídeos, o garoto vive para compartilhar suas experiências e dicas dos lugares que conhece. Suas fotos já estão ficando conhecidas e seus vídeos inspiram muitos viajantes. Aproveite e acompanhe o Instagram e também o Canal Um Viajante.

Posts relacionados

92 Comentários

  1. Sandra

    Oi Robson, li seu post e agora fiquei com muito medo. Estou grávida e não posso tomar a vacina da febre amarela. Será que não conseguirei entrar no país? Li em outro post que para gestantes a vacina é dispensada, sabes de alguma coisa sobre isso?

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Sandra, tudo bom? Poxa, eu vou tentar descobrir detalhes sobre isso e até atualizar com essa informação.

      Vou entrar em contato com a ANVISA e também com as companhias aéreas. Assim que tiver uma posição oficial eu vou atualizar o post.

      Se tiver qualquer dúvida é só me dar um grito aqui. Bjosss

      Responder
  2. Faca você Mesmo

    Olá, muito preciosas as suas informações.A vacina Febre Amarela é realmente muito importante, e é necessário algumas informações antes de tomá-las , pois ela possui algumas restrições, como: Gravidas, pacientes com sistema imunológico baixo, pacientes em tratamento de cancer e HIV, Lupus, idosos acima de 60 anos precisa de prescrição medica, etc….É muito importante saber quais as restrições antes de ser vacinado.A pessoas recebe um comprovante de vacina e precisa ser trocado caso a viagem seja para o exterior.
    Obrigada pelas informações, são muito uteis !!!!

    Responder
    1. Robson Franzói

      É verdade! Agora estou buscando informações sobre a vacina para gravidas. Se nesse caso elas são dispensadas da vacina para embarcar pra Colômbia e qual procedimento fazer. O problema é que falar com a ANVISA pelo telefone é uma missão impossível. Mas, se não conseguir, vou lá pessoalmente… quero deixar essa informação mais clara no post.

      Que bom que gostou do conteúdo e muito obrigado pelo complemento 🙂

      Grande abraço!

      Responder
  3. Bruno Leal

    Olá, obrigado pelas dicas.
    Você tem informações sobre o Peso Colombiano. Vou para San Andres e não sei se troco Reias por Pesos aqui ou por dólar aqui ou troco lá, enfim.
    Já pesquisei em alguns blogs mas não consegui ter uma conclusão.

    Responder
    1. Robson Franzói

      Grande Bruno, tudo bom? Que bom que chegou aqui no blog, fico super feliz em saber que está curtindo o conteúdo!

      Então, eu fiz os cálculos e saiu mais em conta trocar por dólar no Brasil e depois por pesos lá na Colômbia.

      Se tiver qualquer dúvida é só me dar um grito aqui 😉

      Responder
  4. Joaquim

    Massa mano, mas sobre o seguro de viagem, o que você indica da MOndial não está cobrindo colômbia 🙁
    Acompanhei seu perrengue com o cartão de vacina, chato d+ isso, já vou providenciar o meu. valeu.

    Responder
    1. Robson Franzói

      Grande Joaquim, tudo beleza? O perrengue da vacina foi muito chato, nem me fale. Sobre o Seguro, eu testei aqui… é só você colocar a Colômbia como destino, na hora de fazer a cotação… aqui deu certo. Qualquer coisa me dá um grito, tô chegando no Atacama… mas tô de olho por aqui. Abraço!!!!

      Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Maira!! Tudo bom? Eu levei dólar e lá troquei por pesos.. foi a forma mais econômica que eu calculei.

      Se tiver qualquer dúvida é só me dar um grito aqui 😉

      Responder
  5. ROSANGELA FACHEL DE MEDEIROS

    Super bacana seu post! Pena que eu não havia lido antes, tive o mesmo dissabor de não.conaguir embarcar por falta da carteira , mas agora tudo resolvido . O próximo passo é.dar jeito no passaporte antes que seja exigido … Levei outro susto. Siga com essas postagens são super bacanas para que vai viajar Abraços!

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Rô!! Que bom que gostou do post!! Foi uma barra essa questão do Certificado Internacional da Vacina. O bom mesmo é ter ele por garantia, pra qualquer viagem! E o passaporte também, vai que aparece uma viagem surpresa né!?!?

      Vou fazer mais posts informativos assim, pode deixar 😉

      Continue acompanhando o blog!! Abraços!!!

      Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Dulci, tudo bom? Então, esse caso eu não tenho informações… teria que confirmar com o Consulado da Colômbia no Brasil. Eles são bem atenciosos… Hoje eu conversei com eles sobre algumas questões que atualizei aqui no post, só não tinha visto o seu comentário a tempo….

      Bom, se precisar de qualquer coisa é só me dar um grito aqui. Abraços!! 🙂

      Responder
  6. Thamires

    Oii tudo bem ?
    Tenho uma dúvida a vacina de Malária é obrigatória para entrada na Colombia ? Vi em um local que é e agora fiquei com dúvida. Viajo no inicio de Dezembro e estou preocupada com essa informação.

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Thamires, tudo bem e você? Eu conversei com o Consulado da Colômbia hoje à tarde e a única vacina obrigatória é a da Febre Amarela. Eles até desconheciam essa informação sobre a vacina da Malária.

      Pode ficar tranquila! Mas não esqueça do certificado internacional para a vacina da febre amarela, esse sim é obrigatório!

      Qualquer dúvida me dá um grito 😉

      Responder
  7. Stefany Santos

    Olá, gostei muito de seu post, pretendo viajar para Colombia em 2019 mas já estou fazendo pesquisas para dar tudo certo com a permissão de Deus. Pretendo viajar com 10mil reais, esse valor da para aproveitar o país? O principal motivo de minha viagem é pq eu amo a língua espanhola e amo danças com o ritmo latino,cono alguns tipos de dança de salão. Qual cidade vc me recomendaria? Cartagena ou Medellín? Qual das duas tem uma vida noturna ativa, tipo com clubes de dança… Abraço e sucesso.

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Ste, tudo bom? Que bom que chegou aqui e curtiu o conteúdo.. fico feliz em saber. Tenho certeza que vai realizar essa viagem e ela será incrível! Com esse dinheiro você consegue aproveitar bastante sim!!!

      Eu conheço Cartagena e adorei… acho que deve fazer parte do seu roteiro sim!! Vá e aproveite muito, a cidade é uma delícia!!

      Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito 😉

      Responder
  8. Graciela

    Oi, Robson! Que chato isso que aconteceu com o seu amigo… Eu estou com muito medo que aconteça o mesmo comigo. Acontece que só fiquei sabendo disso da vacina 9 dias antes do meu vôo, por irresponsabilidade minha mesmo, né… Enfim, no mesmo dia tomei e consegui o CIVP, porém ele é válido a partir do dia 8 de dezembro e a minha viagem é no dia 7. Você acha que eles com certeza vão me barrar e cobrar os olhos da cara (é com a Avianca) ou depende de quem atende no check in?

    Obrigada

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Graci, tudo bom? Nossa, que coisa…. assim… eu confesso que não sei qual será a atitude deles. Não sei se vale a pena entrar em cantato antes, para ver o que eles vão informar… mas se não mudar nada ligando antes, tente embarcar no dia.

      Eu realmente não sei como vai ser. Vou torcer muuuuito por você!! Se puder, me conta aqui depois o que aconteceu e se deu tudo certo…..

      Se precisar de qualquer coisa me dá um grito aqui 😉

      Responder
        1. Robson Franzói

          Oi Cleiton!! Então, depende da cidade. Aqui em Curitiba eu tenho que ir na ANVISA, que fino no aeroporto mesmo. Mas sei que em SP tem alguns postos de saúde que emitem já o certificado internacional. Só não sei como está agora por conta desse surto… seria legal tentar se informar com o posto antes de ir.

          Se tiver qualquer outra dúvida me dá um grito aqui 😉

          Responder
    2. Jana Lima

      Graci estou com o mesmo problema que vc. Viajo dia 13 para o Peru e dia 14 do Peru para a Colômbia. Porém meu certificado está com a data do dia 16/12. Todos meus amigos que trabalham no check-in do aeroporto falaram que não tem problema. Porém ainda estou com um frio na barriga. Vou tentar confirmar antes de ir para o aeroporto. Posta sua experiência por gentileza. Boa sorte

      Responder
  9. Luciano

    Olá..
    Li seu post e muito legal.
    Vou fazer uma escala em Bogotá com destino à Los Angeles e pelo que entendi será uma parada técnica para abastecimento, desta forma acho que nem sairei do avião, mas na volta a conexão será de 7 horas e meia então terei de imigrar na Colômbia e depois fazer o check-in para o Brasil. Sobre esta taxa entendi que neste caso estou isento, mas preciso ir ao guichê fazer a validação da isenção?
    Valeu
    Luciano

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Luciano, tudo bom? Que bom que chegou aqui e curtiu o conteúdo!! Fico muito feliz em saber, de verdade!! 🙂

      Então, até onde eu sei não precisa… acho que não seu caso não. Qualquer coisa dá pra você entrar em contato com uma embaixada da Colômbia aqui no Brasil apenas para confirmar.

      Se precisar de qualquer coisa é só dar um grito aqui!! Grande abraço!!

      Responder
  10. Roberta

    Oi Robson,
    Parabéns pelo post. As informações são muito úteis 🙂
    Você sabe me dizer sobre taxa aeroportuária de Bogotá?
    Eu só farei conexão de lá para Cartagena e na compra da passagem pela LATAM eles informam que não está inclusa. Tem que pagar algo no aeroporto?
    E quanto ao idioma, da pra se virar com o velho portunhol? Hahahaha

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Rô, tudo bem? eu acabei ficando um tempo fora e estou com um número grande de comentários acumulados.

      Então, eu não precisei pagar nenhuma taxa e não parecia ter algo descriminado na minha passagem. Talvez essa taxa seja referente ao tempo que você vai permanecer lá…. vou tentar descobrir mais detalhes sobre isso. Mas, a principio, eu não precisei pagar nada.

      Se tiver qualquer outra dúvida me dá um grito aqui 😉

      Responder
  11. Sybile

    Oi Robson,
    perrengue é perrengue e de um jeito ou de outro sai caro mesmo… triste.
    Eu fiz meu CIVP e perguntei sobre a questão da malária. Não existe vacina! (a recomendação é usar repelente). E na ANVISA fui informada de que eles internacionalizam somente a vacina de febre amarela. Então, atualmente (dezembro/2017), a única vacina internacionalizada é a de febre amarela (yellow fever). E, mesmo que eles pedissem a vacina do sarampo, por exemplo, ela não seria internacionalizada pela ANVISA…
    Bom, para minha viagem esta parte está ok .
    Agora me deu uma dúvida em relação ao que vc diz sobre local de estadia: eu vou estar parando em vários lugares. E a ideia é ir decidindo durante a viagem… como vc acha q isso pode atrapalhar? Ou tenho q ter ao menos um ponto de referencia?
    Abraços e boas mochilas para vc!
    Continue atualizando seus posts. Muito útil
    Obrigada sempre

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Sy!!!! eu acabei ficando um tempo fora e estou com um número grande de comentários acumulados, por isso demorei para te dar um retorno.

      Que legal suas informações, super bom para deixar mais claro essa questão da vacina! Super obrigado por compartilhar.

      Então, eu não curto muito deixar para reservar na hora… decidir isso na hora. Mas é uma questão mais pessoal também. Eu sou muito indeciso e viajo com tempo contato, com isso eu prefiro não perder tempo durante a viagem para escolher um lugar. Prefiro chegar lá com tudo organizado e só curtir a viagem 😀 Mas isso também vai de cada um né.

      Só é importante ficar de olho nas datas festivas.. Se for um feriado importante na cidade, as vagas podem ficar limitadas e aí é bem importante reservar antes 🙂

      Se tiver qualquer outra dúvida me dá um grito aqui 😉

      Responder
  12. Lívia

    Informações e dicas ótimas!! Adorei o blog!! Alias, viajo para a Colômbia em duas semanas e me salvou com a questão do Certificado Internacional de Vacinação!! Eu sabia sobre a necessidade da vacina da febre amarela, mas tenho algumas dúvidas…por exemplo…a vacina da febre amarela é a única exigida para ir a Colômbia?! Saberia me dizer?! Obrigada!

    Responder
    1. Robson Franzói

      O Lívia!! Espero que tenha feito uma ótima viagem. Não consegui te dar um retorno a tempo… mas é isso mesmo… A da Febre amarela é a única exigida sim.

      Se tiver qualquer outra dúvida me dá um grito aqui 😉

      Responder
  13. Crislene

    Boa tarde Robson…
    Estou muito interessada em passar uma temporada na Colômbia…
    Como seria a cidade de Bogotá? Teria dicas de sites para alugueis de apto?
    Obg

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Cris!! Tudo bom aí? Então, eu ainda não conheço Bogotá… apesar de ter muita vontade. Fiquei meus dias todos em Cartagena, que é apaixonante!!

      Mas ainda penso muito em voltar e conhecer outros cantinhos da Colômbia 🙂

      Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito 😉

      Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Paty, tudo bem e você? Puxa, vou ficar te devendo dicas dessa vez. Fiquei todos os meu dias em Cartagena…. mas tenho planos de voltar logo à Colombia e dessa vez para conhecer Bogotá e San Andrés 🙂

      Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito 😉

      Responder
  14. Nathaly

    oi Robson!!! estava a meses pesquisando Cartagena e achei seu blog, você curte café e vê os lugares com um olhar muito bacana! anotei todas as dicas e obrigada por compartilhar.
    um ponto que estou bem em duvida é… casa de cambio de confiança lá? vc conhece alguma?
    como vc fez, levou dólar e trocou por pesos lá? ou levou real mesmo? sabe o que compensa mais? to bem perdida nisso!

    viajo no dia 21/02/18 e fico ate dia 03/03/18!

    obrigada pelas dicas, vc salvou meu roteiroooo s2

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Nat!! Tudo bom?? Que legal que chegou aqui e está curtindo as dicas do blog.. fico muito feliz com a sua mensagem!! Vai aproveitar muitos bons cafés por lá…

      Então.. eu vou te confessar que sempre trocava meu dinheiro na Globo Cambio. Tem uma no aeroporto, mas não troque tudo lá.. é mais caro. E aí você guarda o envelope deles e quando for trocar na cidade, com o envelope tem um desconto. Eu acho que não é a maaaaais barata… mas aparentou ser uma das mais seguras. Não tive nenhum problema com eles.

      Espero ter ajudado!!!

      Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito 😉

      Responder
  15. Antônio Felix

    Olá Robson, muito bacana seu post. Pretendo visitar San Andres, assim que tiver novidades compartilha aqui conosco! 🙂

    Responder
  16. Célia

    Oi , Robson! Td bem!!
    Parabéns pelo Blog, realmente muito esclarecedor.
    Viajarei a Cartagena em Abril com minha família ficarei apenas 5 dias, e pretendo ir apenas com o RG. O RG do meu esposo e o meu foram expedidos em 2004…Vc acha que isso será um problema para a entrada no país?

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Célia, tudo bem e você? Não consegui te reponder antes pois as viagens desse ano deixaram muitos comentários acumulados.

      Puxa, espero que tenha dado tudo certo… o que eles pedem é que o RG tenha menos de 10 anos de emissão, então poderia ter algum problema sim… não sei como você acabou fazendo.

      Se puder, quando tiver um tempinho, comenta aqui como foi a sua entrada lá e se deu tudo certo.

      Grande abraço!!

      Responder
  17. Ruth

    Rob,
    Quero tirar uma dúvida. Caso eu só vá passar por Bogotá, mas nem sairei do aeroporto, uma conexão. Ainda sim eu preciso de alguma comprovação ou tomar vacina?

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Ruth, tudo bom? A informação que eu tenho, vinda do Consulado da Colômbia, é que é necessário a vacina da febre amarela mesmo para conexões no país. De qualquer forma eles pediram para sempre confirmar com a companhia aérea, que é que vai verificar isso no seu embarque. Essa foi a informação que o consulado me passeio para essa situação.

      Espero ter ajudado…. Se tiver qualquer outra dúvida me dá um grito aqui 😉

      Responder
  18. Cláudia Alcântara

    Excelente sua postagem, esclareceu todas as minhas dúvidas. Estarei indo para Colômbia em novembro e agora já sei exatamente os procedimentos que devo tomar.
    Obrigada!

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Clau!! Que bom que chegou aqui e curtiu o conteúdo, fico feliz com a mensagem.. de verdade mesmo.

      Se tiver qualquer outra dúvida me dá um grito aqui 😉

      Responder
  19. Wênnya Miranda

    Adorei as dicas!!! Muito úteis…
    Tenho uma dúvida, uma amiga que irá viajar conosco está grávida… sendo assim ela não consegue entrar no País?

    Att,

    Responder
    1. Robson Franzói

      oi Wênnya, tudo bom?

      Então, no caso dela a vacina não é recomendada… então ela precisa ir com um atestado médico que comprove que ela não foi autorizada a tomar a vacina, assim não terá problemas.

      Se tiver qualquer outra dúvida me dá um grito aqui 😉

      Responder
  20. Camilla

    Olá Robson;

    Eu moro nos EUA e estou com viagem marcada para Colômbia em Maio.
    Gostaria de saber se mesmo saindo daqui dos Ey é necessário a vacina da febre amarela??

    Obrigada 🙂

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Cami, tudo bom? Então, se o seu passaporte for brasileiro, eu tenho praticamente certeza que sim.

      O mais correto nesse caro é confirmar com a companhia aérea ou então com o consulado da Colômbia… mas eu acredito que eles vão pedir a vacina sim.

      Se tiver qualquer dúvida é só me dar um grito aqui 😉

      Responder
  21. Eduardo

    Robson, tudo bem? Entao, meu voo para os USA faz escala na Colombia, eu já tirei minha carteira de yellow fever ano passado, devido a minha viagem para o Canada. Porém, eu perdi minha identidade, eu posso ir passar na imigração apenas com o passaporte e a carteira internacional de vacinação da yellow fever?

    Responder
    1. Robson Franzói

      Grande Edu!!! Tudo bem e você? Simm!! Pode ir com passaporte e o certificado de vacinação sim. Com o passaporte na mão você não vai precisar do RG, pode ir tranquilo!!

      Não sei se cheguei a tempo da sua viagem, estou com um volume grande de comentários aqui… mas espero ter ajudado.

      Se tiver qualquer outra dúvida me dá um grito aqui. Abraçooo!!

      Responder
  22. VALNICE SALIGNAC

    Olá, Robson! Boas dicas, mas fiquei com uma dúvida: verdade que para entrar na Colômbia usando o passaporte, basta que ele esteja válido no momento da viagem, mesmo que ele vença durante o período da mesma?? Obrigada!!

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Val!! Tudo bom? Olha, eu desconheço essa informação. Sempre soube que o passaporte que estar válido durante todo o período da viagem. Eu sempre acho melhor ter ele válido por, pelo menos, 3 meses a frente da data final da viagem.

      Acho que não vale a pena arriscar viu…

      Se tiver qualquer outra dúvida me dá um grito aqui 😉

      Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Mari!! Como você já tomou a vacina, pode pegar o certificado até mesmo no dia da viagem. Mas você precisa pegar ela na ANVISA. Em Curitiba, por exemplo, a Anvisa fica no aeroporto… então daria certo.

      Minha sugestão é que você faça isso antes da viagem, para evitar qualquer imprevisto.

      Se tiver qualquer outra dúvida me dá um grito aqui 😉

      Responder
  23. Bruna

    Olá robson! Tudo bem? Parabéns pelo post, tenho uma dúvida, vou para Colômbia e ficarei em Cartagena, porém minha conexão será no Panamá, lendo um artigo vi que quem vai para Cartagena não precisa, mas se fizer conexão no Panamá precisa, viajo dia 28 de junho e estou preocupada, apesar que liguei na Anvisa da minha cidade e disseram que com o cartão de vacina e só ir ao aeroporto e tirar o certificado, e só febre amarela mesmo?

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oiii Bruna!! Tudo bem!? Acabei não chegando a tempo para te ajudar… espero que tenha dado tudo certo na viagem.

      Depois, se tiver um tempinho, me conta se deu tudo certo?? Bjoooss

      Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Fer!! É só levar na Anvisa. Dependendo da cidade a Anvisa fica no próprio aeroporto, como é aqui em Curitiba. Aí depende da sua cidade 🙂

      Se tiver qualquer outra dúvida me dá um grito aqui 😉

      Responder
  24. João Gama

    Olá, Robson, tudo bem?
    Então, minha esposa esta indo para a Colômbia direto dos EUA e gostaríamos de saber se ela pode pedir a carteira internacional no consulado. Pois ela não se lembra onde deixou aquele papel de comprovação da febre amarela.

    Responder
    1. Robson Franzói

      Grande João, tudo bem e você? Olha, ela poderia ligar para confirmar. Eu realmente não tenho certeza nesse caso.

      Se tiver qualquer outra dúvida me dá um grito aqui 😉

      Responder
  25. israel

    Olá Robson!
    Você acredita que mesmo com essa alta do dólar no Brasil continua sendo mais vantajoso levar dólares ao invés de Reais para trocar? Estou indo para Cartagena em alguns dias e estou com essa dúvida.

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Israel!! Puxa, o dólar até deu uma recuada agora.. Eu acho que ainda está valendo a pena sim!!

      Se tiver qualquer outra dúvida me dá um grito aqui 😉

      Responder
  26. Shennia

    Bom dia Robson, quanto você gastou em média???
    Na verdade quanto acha necessário levar pra passar uma semana na Colômbia, incluindo hotel, alimentação, passeios… essas coisas…
    Vou no início do ano que vem e estou nos planejamentos rsrsrs…
    Desde já te agradeço por todas as i formações que você tem nos dado.

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Shennia!! Tudo bem? Então, isso vai depender muito. Cartagena é uma cidade muito democrática.. tem opções para todos os tipos de viajantes. Tem hotéis caros, hotéis baratos, hosltes… tem restaurantes de chefs e restaurantes simples. Você pode gastar 3.000, 5.000… ou mais que isso. Dependo muito. Ainda vou fazer um post com mais detalhes sobre gastos que vão poder ajudar 😉 Fica de olho aqui!! 🙂

      Responder
  27. Rafaella

    Olá Robson! Tudo bem?
    Estou com viagem de férias programada para a Colômbia, onde vou passar 3 dias e depois mais 3 dias em Cartagena. Gostaria da sua sugestão… O que não posso deixar de ver ou de fazer lá? Se tiver tempo, pode deixar mais de uma dica! Obrigada!

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Rafa, tudo bem e você? Então, acabou cortando a mensagem… vão ser 3 dias em Cartagena e os outros 3 onde? E essa questão depende muito também do que você gosta de visitar… os tipos de lugares.

      Comenta aqui e eu tento te ajudar 🙂

      Responder
  28. Ilton Martins

    Olá Robson !

    Vou pra Cartagena em Julho/2019 e gostei das suas dicas de viagem, só uma coisa, eu vacino contra a febre amarela em um posto de saúde e onde consigo este CERTIFICADO INTERNACIONAL DE VACINAÇÃO, no próprio posto de saúde ou tenho que solicitar em outro local?

    No aguardo,
    Ilton

    Responder
    1. Robson Franzói

      Grande Ilton, tudo bem? Que show que vai fazer essa viagem… tenho certeza que vai gostar muito!! Então, depende muito de onde você é… Eu sei que em São Paulo, se não me engano, alguns postos de saúde conseguem emitir o certificado.

      Mas, na maioria dos lugares, como aqui em Curitiba, você toma a vacina no posto e recebe a carteirinha branca (que é o comprovante da vacina). Aí você leva ela em um posto da ANVISA – aqui o posto fica no aeroporto. Lá eles vão fazer na hora seu certificado.

      Precisando de qualquer coisa me dá um grito aqui!! Abraçoo!!

      Responder
  29. Daniela

    Olá Robson! Sigo seu perfil e adoro suas fotos. Li sobre a questão da ida a Colômbia. Sou portadora de uma doença autoimune e vou levar o certificado de isenção de vacina assinada pelo meu médico. Mas estranho que o certificado cedido via site pela própria ANVISA não tem o carimbo deles. Bem mandei email para o consulado da Colômbia aqui no Brasil e eles mesmos me enviaram o link do site. Você alguma informação sobre o assunto?

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Dani, tudo bom? Fico feliz que curte o meu trabalho por aqui… obrigado mesmo pela mensagem! Então, agora o certificado por ser emitido online… eu preciso estudar um pouco sobre isso e até relatar essa novidade no blog. Por hora eu tenho a minha carteirinha internacional antiga, que é aceita normalmente.

      Se você descobrir alguma informação e puder compartilhar, vou agradecer 😀

      Bjsss

      Responder
  30. Thais Andressa Alves

    Olá, eu viajarei em Agosto, meu RG foi emitido em outubro de 2010, fará 10 anos só em Outubro de 2020, vc acha q dará algum problema se eu ir com ele mesmo?

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Thais!! Tudo bem? Não, não vai ter problema… está dentro do prazo que é aceito (até 10 anos desde a data de expedição). Pode ir tranquila!

      Responder
  31. Diego

    Olá Robson bom dia!
    Meu filho viajará para Colômbia parar morar, irá ficar em Medellin
    Vc poderia me dar um toque sobre a relação de documentos, ele é muito desligado e creio que terá dificuldades, dai quero dar um adiantada pra ele kkkkk
    Desde já agradeço a atenção forte abraço

    Responder
    1. Robson Franzói

      Grande Diego, tudo bem? Que legal que seu filho vai ter essa experiência…

      Então, olha só… eu só viajei para a Colômbia por pouco tempo. Nunca morei lá… então, o que posso te recomendar, é para entrar em contato com o consulado da Colômbia no Brasil. Eles vão te informar todos os documentos necessário para o caso dele 😀

      Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

      Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Gabi!! Tudo bom?? Então, eu tomei a vacina em um posto de saúdo em Curitiba e recebi a carteirinha branca. Levei ela até a ANVISA e peguei o certificado internacional. Existem algumas cidades que você consegue fazer tudo direto no posto.

      Eu vou me atualizar sobre como está o processo hoje, pois, pelo que ouvi falar, agora você conhece fazer pela internet – não sei exatamente. Como ele vale para a vida toda, eu continuo com o meu.. por isso nunca mais fui atrás disso.

      Mas vou escrever esse post para deixar atualizado por aqui.

      Se tiver qualquer outra dúvida me dá um grito 😉

      Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Ana!! Então, as praias de Cartagena em si não são tudo isso… o melhor são algumas mais afastadas ou a ilha San Andrés. Eu não cheguei a visitar e não sei te dizer sobre as ondas, mas vou tentar descobrir…

      Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito 😉

      Responder
  32. Vanessa

    Oi Robson, boa tarde! Meu RG já tem 14 anos, tirei quando tinha 17 anos, hj tenho 31. Porem tirei meu passaporte tem alguns dias, vai fazer um mês, e a minha viagem é dia 02 de novembro, posso apresentar apenas o passaporte ao invés do RG? Muito Obrigadaaa, Vanessa.

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Vane!! Tudo bem? Simmm, você pode ir só com o passaporte… nem precisa se preocupar com o RG nesse caso. Nem precisa levar ele na verdade… leve apenas o seu passaporte 😉

      Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Bjooo

      Responder
  33. Joyce Inoue

    Oi Robson, tdb? Tenho uma dúvida em relação a crianças, exista alguma outra exigência? Minha filha tem 5 anos, o Rg é de quando ainda era bebê, vc acha que eles aceitam, ou melhor tirar outro?
    Bjus e obrigada!

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Joyce! Tudo bem? Olha, eu acredito, para evitar problemas, que o ideal é sim fazer um novo. Quando a criança já muda de feição, como acontece muito rápido nesse período, o ideal é viajar com o RG mais atualizado possível.

      Espero ter ajudado… Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Bjoss

      Responder
  34. Abigail Saad

    Olá gostei muito do seu blog 🙂
    Minha dúvida é se entrar na Colômbia é como entrar em Portugal, por exemplo, se tem que provar que tem uma quantia específica pra se manter lá durante a viagem. Se for, tem que ser quanto em média? E só dinheiro em espécie ou o cartão conta?

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Abigail, tudo bom? Fico feliz que chegou aqui no blog e curtiu o conteúdo.

      Então, eu já visitei a Colômbio mais de uma vez e nunca pediram nada referente a dinheiro. Acredito que não vai ter que se preocupar nesse sentido não, pode ficar tranquila.

      Se precisar de qualquer coisa é só dar um grito aqui!! Grande abraço!!

      Responder
  35. Michelle

    Bom dia Robson !
    Gostei das informações, estou pensando em ir para Colômbia, sabe me dizer se consigo usar o Real lá? Em nota ou cartão de crédito ? Ou somente e aceito dólar e pesos?
    Obrigada

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Mi!! Tudo bem? Não consegue usar real não… teria que fazer o câmbio sim!

      No caso do cartão de crédito, você só precisa que o seu seja internacional e você libere para viagem (o aviso viagem direto com o banco).

      Se precisar de mais alguma informação, me dá um grito aqui!! Bjoo

      Responder
  36. Joice

    Ola Robson! Gostei muito das suas informações, porém ainda tenho dúvidas.
    Eu vou para Bogotá em julho,no caso ficarei lá por 20 dias; Você acha que eu pagaria alguma taxa na volta? E se sim. Sabe me informar o valor?
    Outra que eu gostaria é que me indicasse uma companhia de voos mais econômico porém boa e qual valor real da passagem de ida e volta….

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *