Visitando o Bairro de Belém em Lisboa

Dicidi que quando chegasse em Portugal a primeira coisa que iria fazer era comer os famosos Pastéis de Belém. Logo após deixar meu mochilão no hostel eu parti na busca dos pasteizinhos, que só são encontrados, claro, no Bairro de Belém.

Para chegar em Belém, saindo do Traveller House, é preciso pegar o elétrico 15E na Praça do Comércio. Cheguei no ponto do elétrico e esperei por cerca de 5 minutos. Quando entro no elétrico, eis minha surpresa: a maquina só aceita moedas… xiii, claro que eu não tinha moedas!! Vamos manter a calma…  Eu fui então falar com uma moça que estava sentada, perguntar se ela poderia trocar 5 euros por moeda. Ela disse que não tinha para trocar e que era pra eu sentar e ir sem pagar mesmo. Sem pagar??? Ta me achando com cara de Brasileiro?? Ela estranhou que eu insisti em alguma forma de pagar, mas continuou dizendo que não precisava… Ahhhh, então já que ela insistiu taaaanto…. Fui no jeitinho brasileiro mesmo… Mas não estou falando para vocês fazerem isso hein!?!?

Mosteiro dos Jerónimos, Belém - Lisboa - Portugal

O elétrico me deixou em frente ao Mosteiro dos Jerónimos e ainda era bem cedo.. Um pouco antes das 8h. A maioria das atrações do bairro abriam as 10h, mas, para minha sorte, a Antiga Fabrica de Belém já estava aberta!!!! Me mandei pra lá para finalmente provar os Pastéis de Belém!! Pedi logo dois pastéis e um chocolate quente…. Meu povo, que delícia!!!! Os pastéis são realmente incríveis, muitoooo gostosos… Difícil descrever.. Colocando um pouco de canela fica ainda melhor. O chocolate quente também estava ótimo!! Jurei que ia voltar lá outro dia para comer mais, mas não consegui…. ou seja, tenho que voltar a Portugal para comer mais… da uma olhada nessa foto e diga se não é uma ótima desculpa para voltar:

Pastéis de Belém, Lisboa - Portugal
Antiga Fábrica de Belém, Lisboa - Portugal

Bom, mesmo depois de comer, ainda levaria um tempo para as atracões do bairro abrirem. Algumas eu até poderia ir, mas eu queria ver alguns lugares com sol e a serração ainda estava forte na cidade (por algum motivo eu sabia que aquela serração ia passar e o sol ia brilhar).

Nisso eu comecei o vai e vem do dia… ia para um lado, ia para o outro… Sentava em uma praça, sentava em outra… E tentava bolar uma ordem do que iria visitar. Decidi escolher primeiro as atracões que o sol não iria interferir em nada… Fui então, as 10 horas, para o Museu dos Coches.

O Museu dos Choches é muito legal!! São 5 euros para entrar mas, com a minha carteirinha vencida de alberguista, eu paguei 2 euros. o/

A visita não durou nem meia hora… Mesmo eu lendo a maioria das plaquinhas de cada carruagem. Mas ainda assim garanto que a visita é muito legal. Tem carroagens muito antigas e cheias de detalhes, dá uma olhada nessas fotos:

Museu dos Coches, Belém - Lisboa - Portugal
Museu dos Coches, Belém - Lisboa - Portugal

Bom, saindo de lá eu andei até o Mosteiro dos Jerónimos, não fica longe, mas quando você já andou pra lá e pra cá… Parece que fica cada vez mais longe… Nisso eu me dei conta que teria um outro museu para visitar e que o sol também não faria diferença: o Museu da Eletricidade.

Claro que o Museu da Eletricidade ficava lá para os lados do Museu dos Choches, um pouco mais pra frente na verdade… Lá vou eu voltar todo o caminho. 

Mas agora vou dizer uma coisa: o Museu da Eletricidade é muuuuuito legal!!! Ele é enorme e tem varias coisas legais e interativas… Serio, fiquei de boca aberta!! E pra melhorar, você não precisa pagar para entrar!! O pão duro aqui só achou caro pagar 1 euro para guardar a mochila, que não podia entrar. No fim você recebe a moeda de novo, 1 euro era só uma garantia. Ahhhh… O primeiro mundo é outra coisa…

Museu da Eletricidade, Belém - Lisboa - Portugal

Bom, quando sai do museu da eletricidade, adivinha??? O sol já estava brilhando em Lisboa!! Aí sim a paisagem mudou completamente… Tive que repetir varias fotos para ficarem melhor com o sol.. Hahaha

Agora sim fui ao Mosteiro dos Jerónimos. Comprei o Ticket combinado do Mosteiro dos Jerónimos + Torre de Belém por 10 euros. Valeu a pena já que é difícil você ir até Belém e não visitar as duas atracões.

Mosteiro dos Jerónimos, Belém - Lisboa - Portugal

O Mosteiro do Jerónimos é um lugar incrível! Ele começou a ser construído no ano de 1502 (sim, ele tem quase a mesma idade do Brasil), por ordem do Rei D. Manuel I. O claustro é uma das partes mais lindas do mosteiro, mas ele como um todo é belíssimo. Vale lembrar que lá estão sepultados Luís de Camões, Vasco da Gama e Fernando Pessoa.

Claustro, Mosteiro dos Jerónimos, Belém - Lisboa - Portugal
Fernando Pessoa, Belém - Lisboa - Portugal
Igreja Sta. Maria Belém, Mosteiro dos Jerónimos - Lisboa - Portugal

Depois da visita ao Mosteiro eu fui para o Museu da Marinha, que é praticamente anexado ao Mosteiro mas tem uma entrada separada. Paguei uns 5 euros para entrar e também achei bem legal. No começo você vê varias maquetes e miniaturas de navios, barcos e submarinos. Mas a parte legal esta no final, onde tem as construções de verdade. Fiquei de boca aberta com o tamanho dos barcos que existem lá.

Museu da Marinha, Belém - Lisboa - Portugal
Museu da Marinha, Belém - Lisboa - Portugal
Museu da Marinha, Belém - Lisboa - Portugal
Museu da Marinha, Belém - Lisboa - Portugal

 

Seguros promo com desconto

Saindo do museu eu fui para o Padrão dos Descobrimentos, que é um monumento em homenagem aos exploradores portugueses. Para subir paga-se 3 euros, valor adulto, e esse não teve carteirinha vencida para resolver. A vista lá de cima é bem legal, com destaque para a Rosa dos Ventos que podemos ver no chão lá em baixo. Dentro da Rosa dos Ventos existe um mapa-múndi com a trajetória dos portugueses na época das navegações.

Padrão dos Descobrimentos, Belém - Lisboa - Portugal
Vista de Belém, Padrão dos Descobrimentos - Lisboa - Portugal

Saindo do Padrão dos Descobrimento eu fui até a Torre de Belém, que já tinha o ingresso combinado com o Mosteiro. Gostei mais de subir na Torre do que no Padrão dos Descobrimentos, se você tiver que optar por um deles fique com a Torre. Ela é um dos símbolos de Portugal e proporciona uma vista incrível. Eu fiquei um bom tempo lá em cima admirando a paisagem e pensando em tudo que já aconteceu e a importância histórica daquele lugar.

Torre de Belém - Lisboa - Portugal

Bom, depois disso tudo era hora de voltar para o hostel… Como você deve ter percebido eu não comentei sobre nenhuma alimentação, isso porque não comi nada durante todo o dia… só os deliciosos pastéis no café da manhã. Ahh, mas começo é sempre assim, até pensei em pegar uns pastéis mas a fila estava além das minhas possibilidades.

Para pegar o elétrico foi um parto. Muita gente foi até Belém, pois era sábado. O ponto estava lotado e eu continuava sem Ticket. E ai? Será que arrisco ir sem de novo? Bom, foi esperei para ver… Quando o elétrico chegou eis que eu entrei e dei de cara com o fiscal…OPS!! Acho que esse é o elétrico errado, eu menti, dei meia volta e sai. Viu como não da pra querer dar um de esperto o tempo todo.

Fui então até uma banca de jornal e perguntei o que fazer… O senhor, muito simpático, me disse para pegar o ônibus, pois ali eu não ia conseguir o bilhete e até ficaria mais caro. No ônibus eu poderia pagar direto para o motorista. Bom, foi a saída… 

Esperi o ônibus chegar em um fila bem grande. Quando chegou, todos entraram… é, o ônibus foi bem lotado e principalmente de idosos… Tinham vários!! E digo vários pois eram muitos mesmo! Quase chegamos ao ponto de idosos cederem lugar para idosos ainda mais idosos.

A viagem de ônibus demorou um pouco e estava um baita calor lá dentro. Tudo que eu queria era tomar uma banho… Não dá pra esquecer que estava chegando de longas horas de viagem e nem tinha entrado no meu quarto ainda. Quando desci na Praça do Comercio, corri para o hostel e fui direto para o quarto me instalar e tomar um bom banho!

Falando em banho, essa é a única coisa que eu tenho para reclamar desse hostel… o chuveiro não foi com a minha cara. É como se a água só tivesse 2 níveis: Gelada Alasca e Quente Lava de Vulcão. Mas ainda assim eu recomendo muitíssimo esse hostel.

Bom, a noite sai para comer ali na Rua Augusta mesmo, estava muito cansado para ir em algum lugar longe. Acabei comendo em um desses restaurantes que colocam as mesas na rua. Ví algumas pessoas comendo paella e fiquei com vontade. Peguei um mesa pra mim e pedi uma igual, mas no fim eu não indico. Não estava saborosa e o restaurante era o tipo pra turista mesmo… eu quis arriscar, mas nesse não dei sorte.

Obs.: enquanto comia fui abordado por mais de 10 pessoas me oferecendo maconha e outras drogas…. Eles andavam bem a paisana e aceitam numa boa a sua recusa…. Mas o problema é que tem muitos vendedores, então cada hora vem um diferente. Pelo que me explicaram, lá em Portugal eles são mais liberais com isso do que no Brasil. Não digo com a venda, mas sim em relação ao consumo. Parece que as pessoas tem uma quantidade que podem carregar e consumir, e com o isso a venda fica mais fácil. Pelo menos foi o que um Português que eu conheci me explicou. 

E assim eu terminei meu primeiro dia de viagem. Nem podia sonhar com tudo que ainda tinha pela frente.  

E aí viajante, curtiu? Já visitou Portugal? Ficou com vontade de conhecer? Então deixa um recado!! Abraço!!

Melhor Seguro Viagem InternacionalBooking.com

About The Author

Robson Franzói é um jovem de Curitiba que tenta inspirar outros viajantes a explorarem diferentes lugares do mundo. Decidiu correr atrás dos seus sonhos e hoje vive desse blog, seu projeto mais especial. Apaixonado por fotografia e vídeos, o garoto vive para compartilhar suas experiências e dicas dos lugares que conhece. Suas fotos já estão ficando conhecidas e seus vídeos inspiram muitos viajantes. Aproveite e acompanhe o Instagram e também o Canal Um Viajante.

Related posts

44 Comentários

  1. Frederico Bittencour

    Grande Robs.

    Vou acompanhar por aqui a viagem.

    Muito massa, já no primeiro post dei muita risada com a frase:

    “Quase chegamos ao ponto de idosos cederem lugar para idosos ainda mais idosos.”

    Aproveite muito.

    Abs

    Fred.

    Reply
  2. Vanessa

    Adorei o post, a descrição do chuveiro foi ótima…aahahahaha
    Estou curiosa para saber das outras cidades que vc foi.
    As fotos sao lindas, que tipo de equipamento vc usa e quais lentes?

    Obrigada

    Reply
  3. Luan Filipe

    Belém é um bairro maravilhoso, quando fui fiquei encantado, ainda pretendo ir mais vezes. E quero ir nos museus que você mencionou, parecem ser fantásticos.
    Abraços e já estou ansioso para os próximos posts.

    Reply
    1. Robson

      Fala Luan, os museus são muito legais… recomendo todos… inclusive o da eletricidade que estava bem vazio, talvez por não ser muito famoso… mas super recomendo!

      Reply
  4. Camila

    Dei algumas risadas com esse seu post, falando da água do chuveiro e dos idosos. Eu já fui em Portugal, mas foi apenas dois dias, então foi super rápido, apenas conheci o bairro alto a praça de calmões e os metrôs, pois fui para o rock in rio. Huahush…

    Até mais!

    Reply
  5. Alisson

    Robson, muito bom seu blog.Viajo bastante em suas fotos. Vc tem um senso estético bem legal.Estive em Portugal ano passado. Um dos países q mais gostei de conhecer e fiquei tbém no Traveller House. O pessoal de lá é nota 10, quartos bons, banheiro satisfatório, boa localização Voltarei com certeza ao traveller e Portugal.

    Reply
    1. Robson

      Ahhh que legal Alisson!!! Gostei muito do Traveller House e recomendo a todos. Já ganhou prêmio de melhor hostel da Europa se não me engano…

      Obrigado pela mensagem, grande abraço!

      Reply
  6. sergio nunes

    boas, eu sou português, vendo na feira da ladra, axo que lhe vi la, tenho boa memoria, mas axo k o vila de certeza, aorei o teu bolg
    parabéns
    sergio nunes

    Reply
  7. Camila

    Adorei seu blog, moro em Lisboa, e é bom sempre pagar pelos bilhetes sim, senão se um pica (fiscal) te pegar sem bilhetes vc paga uma multa (coima) de até 150 vezes o valor do bilhetes, no verão é onde eles mais fiscalizam e servem para os elétricos, ônibus, trens e metros.. rsrsrsr mas é uma cidade ótima e estou amando viver aqui.. venham visitar mais vezes..

    Reply
    1. Robson

      Obrigado pela mensagem Camila …. É, temos que pagar sempre pelos bilhetes…. tô fora de pagar multa….. foi só um apuro no primeiro dia mesmo… Estou louco para voltar e conhecer mais de Portugal

      Reply
  8. Itallo

    Cara, gostei muito do teu blog, estou indo a Lisboa e Madri agora em Novembro, se Deus quiser, e com certeza lembrarei deste post!! Abraços!

    Reply
    1. Robson

      Grande Itallo, que bom que gostou do blog!! Fico super feliz em saber… se tiver alguma dúvida, estou a disposição!!

      Desejo que faça uma ótima viagem!!

      Reply
  9. Jessé

    Robson,

    Muito legal seu blog, vou pra la em março e ficarei 4 dias em lisboa.
    Consigo seguir seu roteiro com um dia a menos sera? excluir o que? rsrsrs
    Estou buscando um hotel ainda, vou com minha esposa…vou reservar no centro de lisboa…acredito ser mais viavel.

    Ainda bou montar meu roteiro e pretendo usar bastante ideias suas….hehe

    Uma pergunta…como funciona essa carteirinha de alberguista? sou obrigado a ficar num hostel dai?

    Abraço

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Jessé, talvez deixar Porto para uma outro oportunidade. Eu manteria Sintra pois é uma viagem boa de fazer day trip… agora Porto é mais cansativa e seria bom até passar uma noite na cidade.

      A carteirinha de alberguista te dá desconto em alguns hostels… mas tem que ser hostels credenciados. Confesso que hoje já não utilizo mais… você não é obrigado não….

      Abraço!!

      Reply
  10. Rodrigo Freitas

    Acabei de voltar da Europa e estava programando para conhecer a Terra do Tio Obama. Cheguei a combinar com uma amiga para fazer uma Trip na Califórnia, mas confesso que meu coração estava lá em Portugual e depois dessa história a vontade só aumenta.
    Parabéns!

    Reply
    1. Robson Franzói

      Portugal é apaixonante… sério, me surpreendeu muito!! Não vejo a hora de voltar…. meu sonho agora é visitar o litoral do país… parece ser lindo

      Reply
  11. Rebeca

    Minha primeira vez aqui, e já virei seguidora ferrenha do blog!
    Estou entusiasmadíssima com os locais por causa dos seus relatos tão leves e empolgados!
    Precisava agradecer também pela planilha de gastos já toda estruturada. Todo esse material que postou vai ser indispensável minha 1ª Trip Solo.
    \o/

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oiiii Rebeca, tudo bom?? Seja muito bem vinda ao blog!! Fico muito feliz em saber que você chegou por aqui e gostou do que encontrou. Use e abuse das dicas…. precisando de alguma dica é só dar um grito!!! Beijoo!!!

      Reply
  12. Fernando

    Olá Robson. Vivo em Portugal, no Algarve, e da próxima vez você deveria mostrar o sul de Portugal. São paisagens únicas que muitos brasileiros não conhecem….Boa viagem!!!!

    Reply
    1. Robson Franzói

      Fala Fernando… Portugal é um sonho!! Sou completamente apaixonado por esse país… tenho muuuuuita vontade de voltar, pode ter certeza…. E quero muito ir para o sul sim…. espero fazer isso em breve!!

      Um grande abraço e muito obrigado por acompanhar o blog

      Reply
  13. Wagner Ledur

    Olá Robson! Parabéns pelo blog, é excelente!

    Esse passeio pelo bairro de belém rende, ao menos, um dia inteiro né? Abraços!!

    Reply
    1. Robson Franzói

      Grande Wagner, tudo beleza? Opa, muito obrigado pela mensagem.. que bom que curtiu o blog

      Então, sim… se for bem aproveitado, você passa um dia inteiro por lá….

      Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito

      Reply
  14. Rafael Lima

    Robson seu post é muito bom, cheio de detalhes, gosto de fazer assim também. Estou indo para Portugal dia 25…chego 26 de Agosto 6h55 e saiu de lá no dia 30 bem cedinho para Roma. Infelizmente Porto não vai rolar. Vou usar seu roteiro, sabe me dizer se lá tem tickt para quatro dias de trem tipo Paris Visit, que dá inclusive descontos? Vou usar o post resumido mesmo. Tem ideia de gastos? Por dia por lá. Vou viajar com minha esposa, não vou de mochila, vou só com mala de vai na cabine cada um.

    Estou pensando em:

    1 – Centro
    2 – Belem
    4 – Sintra
    5 – Parque das Nações e Out let

    Acha que dá? Sei o que o centro tem muita coisa, vamos puxar no primeiro dia por esta perto do local que vamos ficar assim descansamos mais para ir ao belem e poder durmir até mais tarde 9hrs.

    Reply
    1. Robson Franzói

      Grande Rafael, tudo bom? Acredito que dá certo sim!! Vai dar pra ver um pouco de tudo!

      Eu não cheguei a comprar esses combos de tickets por lá, mas acho que pode ser válido se você comprar um e dividir com sua mulher.

      Se precisar de qualquer coisa é só dar um grito aqui!! Grande abraço!!

      Reply
  15. Erivaldo Gomes Bizarra

    Robson
    Boa tarde

    Eu e minha esposa, vamos para Lisboa em fevereiro/2017, mais precisamente entre os dias 16/24. Vamos nos hospedar no H10 Duque de Loule.
    Estou programando a viajem, baseado nos comentários postados na internet, inclusive o seu……muito bom….parabéns.
    Pergunto:
    – Vários passeios, em especial pela agencia Viator e Trem para Porto (CP) permitem comprar ingressos/passagens, daqui do Brasil e prometem entregar no endereço, aqui mesmo no Brasil. Desta forma dizem que consigo melhores preços. Voce recomenda isto?
    – Você tem algum comentário a respeito do hotel, Pèlo site do hotel e pelo Booking, é maravilhoso ……nota 9,2 de 10!

    obrigado

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Erivaldo, tudo bom? Que bom que chegou aqui no blog, fico feliz em saber que minhas dicas estão ajudando no seu planejamento

      Então, eu já pesquisei algumas passagens pela CP, mas não nunca comprei diretamente com eles… não sabia sobre a entrega no Brasil. A única que já comprei dessa forma foi a Rail Europe, que também envia as passagens para o Brasil. Já utilizei a Rail Europe mais de uma vez e sempre recebi tudo certinho por aqui. Se quiser dar uma olha, vou deixar aqui o link: http://bit.ly/RailEuropeViajante

      Sobre o Hotel, acabei de dar uma olhada aqui e ele parece simplesmente MARAVILHOSO! Um hotel lindo!!! E a nota dele no Booking está muuuuito boa, acho que não tem erro. Ahh, se ainda não fez sua reserva e for fazer pelo Booking, se puder, faça através dos links do blog… assim você contribui com o meu trabalho aqui no blog e não gasta nada a mais com isso. O link do hotel pelo Booking: http://www.booking.com/hotel/pt/h10-duque-de-loule.pt-br.html?aid=375355

      Bom, espero ter ajudado. Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito.

      Grande braço!!!

      Reply
  16. Erivaldo Gomes Bizarra

    Robson: Boa tarde

    Primeiramente, muito obrigado pelo retorno e mais uma vez, parabéns pelo seu blog. Obrigado pela dicas, em especial a da “Tasca Cofre Verde”. Caso tenha mais alguma sugestão de gastronomia, como esta, em Lisboa e em Porto, onde irei fazer um bate e volta, ficaria agradecido.
    Quanto a reserva do hotel, utilizando seu blog, fico devendo esta. Com certeza, na próxima vez utilizarei o seu endereço. Já tinha reservado em julho, assim como as passagens. Se quiser uma referencia, na época e pelo Booking, foram 580,00 euros, para 7 noites, sem “pequeno almoço”, que pretendo comprar no local, conforme disponibilidade/horários dos passeios.
    Enfim, quando voltar, farei neste seu blog, se me permitir, um breve relato fotográfico.

    Muito obrigado

    abraços

    Erivaldo Gomes Bizarra
    Votorantim/SP

    Reply
  17. Mayra

    Olá Robson,
    Tudo bom?
    Primeiramente parabéns pelo blog, adorei as dicas de passeio e me identifiquei demais.
    Bom, pretendo passar por Portugal agora no natal e adoraria sugestão de hostel, fora esse que você ficou, tem mais algum que indicaria? Pretendo passar por Lisboa, Sintra, Fátima, Barcelos e por último Porto. Depois sigo pra Madri ou Barcelona. Estou fazendo um mochilão também, então toda dica é bem vinda.
    Abraços,
    Mayra

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi May!! Tudo bom e você? Ahh que delícia de viagem!! Tenho certeza que vai amar!!! Então, preparei uma listinha de ótimas opções com bases nas avaliações super positivas. Vou te passar alguns para você escolher:

      Home Lisbon Hostel: https://booki.ng/2rKmZDv
      Nomad 64: https://booki.ng/2Bt7vZ8
      Corujinha Hostel: https://booki.ng/2Gub9HP
      Sunset Destination Hostel: https://booki.ng/2Bt8jNJ

      Acho que todos são ótimas opções. Precisando de qualquer coisa me dá um grito aqui!!

      Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *