Quando fazer a Rota das Emoções? Qual a melhor época do ano?

A Rota das Emoções é um roteiro pelo Nordeste brasileiro que inclui o Ceará, Piauí e, também, o Maranhão. Para ter a melhor experiência e ver o destino no auge da beleza, é importante entender o clima da região. Veja nesse post quando fazer a Rota das Emoções e qual a melhor época do ano para realizar essa viagem.

Dentre as viagens nacionais, a Rota da Emoções disputa facilmente o topo da lista dos roteiros mais lindos do Brasil. Destinos como Jericoacoara (CE), Barra Grande (PI) e Lençóis Maranhenses (MA) fazem parte desse roteiro incrível. Eu tive a oportunidade de fazer a rota mais de uma vez e confesso que sou apaixonado por essa viagem.

Na minha experiência mais recente, fiz a Rota das Emoções da forma mais completa, com guias incríveis, no tempo certo e na melhor época do ano. Antes de comentar sobre como o clima na região afeta esse roteiro e quando é a melhor época para você viajar, preciso destacar como eu fiz a viagem com o melhor suporte que posso recomendar aqui.

Chaval, Ceará - Rota das Emoções
Chaval, Ceará – Rota das Emoções

Hoje, o Maurício, que criou o um projeto chamado Rota das Emoções Brasil, e também um grande amigo pessoal, está fazendo expedições para esse roteiro e conhece a Rota das Emoções como a palma da mão. Ele não é apenas mais uma pessoa oferecendo um grupo de viagem, ele realmente conhece o destino há muitos anos e nos proporciona experiências que nenhuma outra pessoa ou agência consegue oferecer.

A logística para fazer a Rota das Emoções por conta própria é muito complexa e preciso ser muito transparente em relação a isso. O roteiro inclui travessias, barcas, carros 4×4 e toda uma organização que só quem conhece realmente o destino consegue oferecer.


Já quero antecipar que as datas para as Expedições Rota das Emoções 2023 já estão disponíveis. Quanto antes você falar com o Maurício, mais tempo vai ter para se organizar, ver as passagens e negociar o pagamento. Você pode falar com ele direto no WhatsApp para receber os detalhes dos próximos grupos.


No final do post vou deixar um formulário para você enviar uma mensagem direta para o Maurício e receber os detalhes sobre os grupos para a Rota das Emoções. Lembrando que ele só realiza essa viagem no período ideal do ano, permitindo que você tenha, da melhor forma possível, a experiência de viagem mais incrível e completa

Quando fazer a viagem Rota das Emoções?

A viagem para a Rota das Emoções vai apresentar alguns dos destinos mais lindos do Brasil. Dos grandes destaques da viagem, Jericoacoara, Barra Grande e Lençóis Maranhenses são, sem dúvidas, alguns dos pontos que farão você se apaixonar.

Qual a melhor época para fazer a Rota das Emoções? Veja aqui!

No entanto, o clima nessa região é muito importante e afeta de maneira diferente alguns pontos desse roteiro, por isso a Rota das Emoções não é um roteiro que você pode fazer em qualquer época do ano.

Enquanto no começo do ano as chuvas são muito intensas, existem alguns outros fatores que também afetam a sua viagem – como os ventos fortes que chegam no litoral do Piauí em meados de Setembro.

Além disso, ver os Lençóis Maranhenses e suas lagoas naturais no auge da sua beleza é o sonho de qualquer viajante. Como as lagoas são formadas por água das chuvas, estar lá no período certo vai revelar a beleza desse lugar de uma forma mais que especial. 

Para você viver o melhor da viagem para a Rota das Emoções, a época mais indicada para realizar a viagem é entre junho e agosto.

De janeiro até o final de maio, é o período em que as chuvas na região são mais intensas – é nesse período que as lagoas dos Lençóis Maranhenses se formam.

Já em setembro, com os ventos fortes que chegam na região, visitar alguns pontos do roteiro não se torna tão agradável. Por experiência e para garantir que você faça a melhor viagem para a Rota das Emoções, é importante se organizar para realizar a viagem entre junho e agosto.

Qual a melhor época do ano para fazer a Rota das Emoções?

A melhor época para fazer a viagem da Rota das Emoções é de junho a agosto. O mês de junho marca o fim do período de chuvas na região, por isso a melhor dica é considerar a viagem a partir da segunda quinzena do mês.

Julho e agosto são os melhores meses para você fazer a Rota das Emoções e encontrar os destinos do roteiro no auge da beleza. Em setembro os ventos fortes, especialmente no Piauí e no Ceará, dificultam algumas experiências nesse roteiro. 

Como eu destaquei no início, a pessoa que eu mais confio e posso recomendar para você fazer a Rota da Emoções, com as melhores experiências, lugares secretos, lagoas que só ele conhece e pontos que nenhuma outra pessoa vai te levar, é o Maurício. Eu já conheço ele há quase 10 anos e hoje é um grande amigo, por isso posso garantir que o trabalho dele é exemplar. Ele mesmo vai te acompanhar na viagem e mostrar o destino de uma forma única.

Expedição Rota das Emoções - Melhor dica!

Outro ponto muito legal dos grupos do Maurício é que ele faz a Rota das Emoções tanto começando a viagem no Ceará, partindo de Fortaleza, passando pelo litoral do Piauí até chegar aos Lençóis Maranhenses, terminando a viagem em São Luís, quanto no sentindo contrário, começando em São Luís e terminando em Fortaleza.

  • Importante: para fazer a viagem com o Maurício, como eu fiz, você deve confirmar as datas com ele antes de comprar sua passagem aérea. Os grupos têm datas fixas, então você precisa confirmar com ele quando deve ser a sua chegada e partida antes de comprar as suas passagens.

Vou deixar aqui o WhatsApp para você falar direto com ele e receber as informações sobre os grupos para a Rota das Emoções. Lembrando que ele só faz a expedição na melhor época do ano.

Porque fazer a Rota das Emoções entre junho e agosto

Apesar de algumas pessoas buscarem pela Rota das Emoções em outros meses do ano, não faria sentido fazer essa viagem em um período em que você não vai ter a melhor experiência e pode se frustrar com diversos pontos do roteiro.

Como destaquei no início, os Lençóis Maranhenses são um dos pontos mais lindos dessa viagem – podemos dizer que é a cereja do bolo da Rota das Emoções. Só quem já esteve lá na melhor época para entender o quanto esse lugar é incrível.

As lagoas dos Lençóis Maranhenses se formam com a água das chuvas. Entre janeiro e início de junho, é o período em que as lagoas estão se formando. Quando chove bastante na região dos Lençóis, a quantidade de lagoas se multiplica e elas ficam incrivelmente lindas e cristalinas.

Ver a imensidão de dunas nos Lençóis e as belas lagoas de água doce é um privilégio. Hoje eu digo que nada se compara a um mergulho nas lagoas dos Lençóis na melhor época do ano.

O que nem todo mundo sabe é que, com o passar dos meses, as lagoas dos Lençóis também vão mudando. Por um processo natural, algas vão se formando nas lagoas e experiência de nadar, mergulhar e contemplar sua beleza vai deixando de ser a mesma.

Se você quer fazer a Rota das Emoções na melhor época do ano, faça a viagem entre o final de junho até o final de agosto. Caso você queira visitar apenas os Lençóis Maranhenses, o melhor período vai de junho até o final de setembro. Em outubro as Lagoas já não são mais as mesmas.

  • Importante: todas essas informações são dadas com base no que ocorre todos os anos nessa região. As mudanças climáticas, como você deve saber, estão deixando o clima mais bagunçado. É impossível garantir um período nessa região que não chova, mas, se fizer a viagem na melhor época do ano, as suas chances de ter a melhor experiência de viagem serão muito maiores.

Vídeo Rota das Emoções: dicas e roteiro da viagem

Quer viajar comigo e ver os lugares incríveis que você vai encontrar nessa viagem? Está no ar o vídeo da Rota das Emoções onde você pode me acompanhar no roteiro de 12 dias de viagem pelo Ceará, Piauí e Maranhão.

Além de mostrar um pouco de lugares famosos como Jeri, Delta do Parnaíba e Lençóis Maranhenses, no vídeo você vai ver cenários incríveis e destinos paradisíacos que tive a chance de conhecer.

Já te digo que o vídeo é longo então, se puder, recomendo que assista na TVcom tempo e calma para aproveitar cada instante. Prepara a pipoca e embarca comigo pelos caminhos lindos da Rota das Emoções.


Se puder, deixa o seu like e um comentário no vídeo – vou adorar saber o que você achou. Também aproveita pra se inscrever no canal e me acompanhar em outros destinos ao redor do mundo.

Receba informações sobre a Expedição Rota das Emoções

Para receber informações sobre os grupos e expedições para a Rota das Emoções com o Maurício, que é a melhor pessoa para te levar e apresentar esse destino, você pode tanto chamar ele direto no WhatsApp quanto enviar uma mensagem pelo formulário abaixo.

O Maurício também faz expedições, além da Rota das Emoções, focadas apenas nos Lençóis Maranhenses. Caso você não consiga ir num dos grupos da Rota, quem sabe consiga fazer essa viagem para conhecer os lugares mais lindos dos Lençóis Maranhenses.

Ao falar com o Maurício, lembre-se de comentar que você viu a dica aqui no blog Um Viajante. Essa é uma forma de mensurar o meu conteúdo e você me dá uma super força.

Dicas da Rota das Emoções

Estou preparando muitos conteúdos especiais para compartilhar aqui no blog, contando como foi minha experiência na Rota das Emoções. Posso garantir que essa é uma das viagens mais incríveis que você pode fazer no Brasil.

Espero que esse conteúdo ajude na sua viagem. Se tiver qualquer dúvida sobre quando fazer a Rota das Emoções e qual a melhor época do ano para viajar, fique à vontade para deixar um comentário no post!!! Quem sabe nos vemos em um dos grupos da Rota?? Valeuuu!!!

Escrito por

Robson Franzói é um jovem de Curitiba que tenta inspirar outros viajantes a explorarem diferentes lugares do mundo. Decidiu correr atrás dos seus sonhos e hoje vive desse blog, seu projeto mais especial. Apaixonado por fotografia e vídeos, o garoto vive para compartilhar suas experiências e dicas dos lugares que conhece. Suas fotos já estão ficando conhecidas e seus vídeos inspiram muitos viajantes. Aproveite e acompanhe o Instagram e também o Canal Um Viajante.

Posts relacionados

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *