Rota das Emoções: Pacotes, Expedições ou por conta própria

Está pensando em fazer a Rota das Emoções e não sabe como realizar a viagem? Veja qual a melhor opção: pacotes de viagem, expedições em grupo ou ir por conta própria.

A Rota das Emoções é um roteiro de viagem que liga três estados do Nordeste brasileiro: Ceará, Piauí e Maranhão. Uma experiência repleta de belezas naturais, praias paradisíacas e, se feito da forma certa, vai revelar para você lugares pouco conhecidos e cheios de beleza.

Chaval, Ceará - Rota das Emoções

Apesar de ter lugares conhecidos dentro da Rota das Emoções, como Jericoacoara, no Ceará, e os Lençóis Maranhenses, no Maranhão, a verdadeira Rota das Emoções pode revelar lugares que você jamais imaginou conhecer.

Eu já tive a oportunidade de fazer a viagem da Rota das Emoções mais de uma vez e posso garantir, de forma super transparente, que o formato da viagem e tempo disponível pode mudar completamente a sua experiência de viagem.

Na minha primeira vez na Rota, fiz uma viagem curtíssima – foram 7 dias de viagem. Hoje olho para trás e vejo como é inviável pensar nesse roteiro com tão pouco tempo disponível.

Recentemente voltei para o Nordeste e fiz a Rota das Emoções em 12 dias de viagemfoi a melhor opção que consigo imaginar. Claro, sendo super sincero, ficaria mais tempo em vários lugares que conheci por lá, mas esse é o encanto da Rota: mostrar lugares incríveis, fazer você se apaixonar e ficar com vontade de voltar.

Agora, além do tempo disponível, o formato da viagem também é um ponto muito importante e que vai mudar muito a sua experiência. Pensando nisso decidi fazer esse post comparando três formatos: os pacotes de viagem, as expedições e a viagem por conta própria.

Com base na minha experiência de viagem e do que eu pude conhecer no destino, vou ajudar, da melhor forma possível, a encontrar o melhor formato para você.

Rota das Emoções Pacotes de Viagem

O primeiro formato que quero comentar com você são os Pacotes de Viagem para a Rota das Emoções. Nos pacotes, normalmente mais engessados, você tem a possibilidade de comprar a viagem com a maior parte das despesas inclusas.

Nesse formato, dependendo da agência, você já vai ter as passagens aéreas, suas hospedagens, alimentação e serviço de transporte no local.

Rota das Emoções Pacotes de Viagem

O ponto negativo, para mim, é que os pacotes não permitem muitas liberdades. Nem sempre você pode comprar a passagem por fora, mesmo que prefira – às vezes você tem pontos ou consegue aproveitar alguma boa promoção.

Além disso, cada agência pode trabalhar com um roteiro diferente e, também, contar com serviços locais diferentes, o que torna mais difícil filtrar e ver as experiências reais compartilhadas por outros viajantes.

É um dos formatos mais práticos e fáceis de viajar, mas nem sempre é o que eu vejo como a melhor opção – especialmente em uma viagem para um roteiro como a Rota das Emoções.

Antes de fechar seu Pacote de Viagem para a Rota das Emoções, quero comentar com você sobre a minha experiência com uma Expedição e por que eu acho que essa é, de verdade, a melhor forma de fazer esse roteiro.

Expedição Rota das Emoções

Outro formato para você fazer a viagem, e que para mim é a melhor opção, é a Expedição Rota das Emoções. Diferente dos pacotes, as expedições são viagens feitas para grupos de viajantes por alguém que conhece o roteiro e organiza a viagem.

Existem algumas pessoas que fazem expedições para a Rota das Emoções e é importante verificar bem o trabalho delas e o que é oferecido para avaliar se é a melhor opção para você. Hoje eu posso recomendar, com total segurança, o trabalho do Maurício com as Expedições para a Rota das Emoções.

O Maurício, que criou o projeto Rota das Emoções Brasil, e que é um grande amigo que conheço há quase 10 anos, está fazendo um trabalho incrível com grupos de viajantes na rota. Se tem uma pessoa que conhece os detalhes desse roteiro e pode mostrar lugares secretos, restaurantes pé na areia onde a comida é maravilhosa, hospedagens aconchegantes e o melhor serviço para te levar ao longo do roteiro pelos três estados, essa pessoa é ele.


Já quero antecipar que as datas para as Expedições Rota das Emoções 2023 já estão disponíveis. Quanto antes você falar com o Maurício, mais tempo vai ter para se organizar, ver as passagens e negociar o pagamento. Você pode falar com ele direto no WhatsApp para receber os detalhes dos próximos grupos.


Outro ponto que difere as Expedições para a Rota das Emoções dos Pacotes de Viagem são as passagens aéreas, que no caso das expedições devem ser compradas separadamente. Para mim, esse é um ponto super positivovocê tem liberdade de, quem sabe, chegar alguns dias antes e também estender a sua estadia no final da viagem. Além disso, ainda tem a flexibilidade de parcelar a sua passagem, emitir com pontos ou como ficar melhor para você.

O único ponto muito importante é sobre as datas das expedições: o Maurício monta os grupos apenas na melhor época do ano para fazer esse roteiro. A Rota das Emoções não é um roteiro que você pode fazer em qualquer período, por isso você precisa confirmar as datas com ele antes de emitir as passagens.

Mesmo não estando nos serviços, o Maurício sempre auxilia e ajuda você a encontrar e fechar a sua passagem aérea. Só é muito importante que você primeiro confirme as datas para depois emitir os aéreos. Você pode falar com o Maurício direto no WhatsApp, nesse link, ou pode enviar uma mensagem para ele no formulário que vou deixar no final desse post. Ele vai passar todos os detalhes sobre as datas, grupos e informações detalhadas das expedições.

Vídeo Rota das Emoções: Jeri, Delta e Lençóis Maranhenses

E se você quer ter um gostinho das belezas que você vai encontrar nessa expedição, aproveita que está no ar o vídeo da Rota das Emoções. Compartilhei no vídeo a minha experiência no roteiro de 12 dias de viagem pelo Ceará, Piauí e Maranhão.

Além de mostrar um pouco de lugares famosos como Jeri, Delta do Parnaíba e Lençóis Maranhenses, no vídeo você vai ver cenários incríveis e destinos paradisíacos que tive a chance de conhecer.


Se puder, deixa o seu like e um comentário no vídeo – vou adorar saber o que você achou. Também aproveita pra se inscrever no canal e me acompanhar em outros destinos ao redor do mundo.

Rota das Emoções por conta própria

Já recebi algumas mensagens de viajantes me perguntando sobre a viabilidade de fazer a Rota das Emoções por conta própria, sem depender de um pacote ou expedição.

Sendo o mais transparente possível, pois sei o quanto algumas pessoas amam essa liberdade de viajar por conta própria, eu não vejo a Rota das Emoções como uma boa opção para esse formato independente.

Não vou dizer que seja “impossível de fazer“, mas a logística desse roteiro é bastante complexa. No roteiro completo da Rota das Emoções, temos travessias de rios, cruzamos dunas, saímos das estradas, percorremos terrenos sem nenhuma sinalização, dependemos de veículos 4×4 e, além disso, ainda fazemos uma parte da viagem de barco.

Travessias Rota das Emoções
Travessias Rota das Emoções | Foto: @umviajante

Vale destacar também que alguns lugares do roteiro, por serem Parques Nacionais, como os Lençóis Maranhenses, você não tem permissão para entrar com seu carro. Em Jeri, mais uma vez o seu carro terá que ficar no estacionamento. Já no Delta do Parnaíba, onde na expedição percorremos o Delta de barco, seria extremamente complexo organizar a logística se você tivesse que voltar ou conseguir alguém para levar seu veículo.

Outro ponto que vejo como uma grande dificuldade na viagem por conta própria são as travessias dos rios com balsas que levam os veículos. Algumas das travessias que fizemos na viagem foram em lugares bem remotos, onde tudo já estava previamente organizado. Chegar nesses lugares, sem GPS, sem internet e sem o contato de alguém local, é extremamente complicado.

Por todos esses motivos, preciso ser transparente em dizer que a Rota das Emoções por conta própria não é algo fácil. Não vou dizer que ninguém consiga fazer…, mas, de verdade, para viver toda experiência que temos na expedição, com lugares que o Maurício nos leva para comer, trilhas para conhecer e locais que são verdadeiros tesouros escondidos, é dificílimo para quem não conhece a região.

Se você realmente for por conta própria, prepare para gastar mais e também tenha mais tempo. Para explorar e fazer um roteiro como esse valer a pena, tenha ao menos 20 dias disponíveis.

Rota das Emoções: Pacote, Expedição ou conta própria, qual a melhor opção?

A escolha do melhor formato para fazer a Rota das Emoções é muito pessoal. De uma forma geral, para a maior parte dos viajantes, o que eu posso aconselhar, de forma muito transparente, são as Expedições para a Rota das Emoções.

Como eu conheço o trabalho do Maurício, fiz a Rota das Emoções com ele e sei o quanto a experiência com ele te guiando é especial, posso garantir que a expedição é o melhor formato para esse destino.

Chame o Maurício direto no WhatsApp e ele vai passar todos os detalhes dos próximos grupos, datas e valores das expedições. Tente se programar com antecedência para você conseguir boas passagens aéreas e mais facilidade para pagamento.

Vou deixar aqui um formulário para você enviar uma mensagem direta para o Maurício e assim, ele vai mandar todos os detalhes das expedições e datas dos próximos grupos.

Ao falar com o Maurício, lembre-se de comentar que você viu a dica aqui no blog Um Viajante. Essa é uma forma de mensurar o meu conteúdo e você me dá uma super força.

Dicas da Rota das Emoções

Aqui no blog vou compartilhar muitos conteúdos especiais contando como foi minha experiência na Expedição da Rota das Emoções. Posso garantir que essa é uma das viagens mais incríveis que você pode fazer no Brasil.

Espero que esse post ajude na sua viagem e inspire você a fazer a Rota das Emoções. Se tiver qualquer dúvida sobre pacotes, viagem por conta ou sobre as Expedições da Rota das Emoções, fique à vontade para deixar um comentário no post!!! Quem sabe nos vemos em um dos grupos da Rota?? Valeuuu!!!

Escrito por

Robson Franzói é um jovem de Curitiba que tenta inspirar outros viajantes a explorarem diferentes lugares do mundo. Decidiu correr atrás dos seus sonhos e hoje vive desse blog, seu projeto mais especial. Apaixonado por fotografia e vídeos, o garoto vive para compartilhar suas experiências e dicas dos lugares que conhece. Suas fotos já estão ficando conhecidas e seus vídeos inspiram muitos viajantes. Aproveite e acompanhe o Instagram e também o Canal Um Viajante.

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *