Rota das Emoções: Quantos dias são necessários?

Qual o tempo ideal para fazer a Rota das Emoções? Veja nesse post quantos dias são necessários para realizar o roteiro que inclui Ceará, Piauí e Maranhão, e ter a melhor experiência de viagem.

A Rota das Emoções é um roteiro de viagem pelo Nordeste brasileiro. Uma rota que nos permite conhecer belezas incomparáveis de três estados: Ceará, Piauí e Maranhão. Uma viagem riquíssima em cultura, gastronomia e belezas naturais que só encontramos no Brasil.

O roteiro da Rota das Emoções não tem uma linha demarcada ou um sentido correto a se seguir. Pela melhor logística, o ideal é começar pelos extremos da rota, seja no Ceará, iniciando a viagem em Fortaleza, ou no Maranhão, partindo de São Luís.

Eu já tive a oportunidade de fazer a Rota das Emoções mais de uma vez e, para mim, a melhor pedida é começar pelo Ceará, passando por Jericoacoara, cruzando o litoral do Piauí, navegando pelo Delta do Parnaíba e deixando os Lençóis Maranhenses, que é a cereja do bolo, para o final da viagem.

Quantos dias para fazer a Rota das Emoções? Veja aqui!
Lençóis Maranhenses | Foto: Robson Franzói

Mesmo assim, conheço viajantes que fizeram a viagem iniciando pelo Maranhão e amaram a experiência independente do seu ponto de partida, a Rota das Emoções é um destino repleto de belezas e que tem tudo para ser uma viagem dos sonhos.

O que é importante para esse roteiro, além de realizar a viagem na época certa, é ter tempo necessário para curtir o destino sem ter que fazer tudo correndo. Caso você ainda esteja pesquisando informações sobre a Rota das Emoções, veja o post em que falo sobre a melhor época para fazer a viagemé bem importante!

Agora, com base nas minhas experiências de viagem, quero comentar com você sobre o tempo para fazer esse roteiro e quantos dias são necessários para fazer a Rota das Emoções de uma forma que você possa ter uma viagem com ótimas recordações.

Quantos dias são necessários para fazer a Rota das Emoções

O tempo ideal para você fazer a Rota das Emoções são 12 dias completos, sem contar o dia da sua chegada ao destino e, preferencialmente, sem contar o dia do seu retorno para casa.

É importante lembrar que estamos falando de um roteiro que passa por 3 estados brasileiros: Ceará, Piauí e Maranhão. Essa não é uma viagem simples e onde temos fácil acesso aos lugares… na Rota das Emoções o roteiro vai ter, sim, muita emoção. São trajetos com veículos 4×4, travessias de barco, trechos cruzando praias, dunas e pequenos vilarejos.

Eu mesmo, pela experiência que tive na minha primeira Rota das Emoções, em que fiz a viagem em 7 dias, garanto para você que é inviável. Apesar de ter conseguido concluir o roteiro, eu não vivi as belezas da rota como deveriam ser vividas – esse, assim como qualquer outro roteiro, não deve ser feito correndo.

Uma viagem é feita de boas lembranças, de lugares especiais que você conhece… de um restaurante na beira do mar que vai te surpreender… um pôr do sol que pinta o céu e você tem tempo para sentar, curtir e apreciar. Uma boa viagem é feita das amizades que nascem num grupo… das risadas e lágrimas que nunca serão esquecidas. E tudo isso você pode viver na Rota das Emoções.

Rota das Emoções 12 dias de viagem: Melhor Expedição!

Para você que quer fazer a Rota das Emoções e precisa de ajuda na logística, a melhor dica que eu posso dar é para participar de uma expedição. Aqui no blog eu já comentei um pouco sobre a diferença das expedições para os pacotes de viagem e para a possibilidade de fazer a rota por conta própria.

Por ser um roteiro que exige uma logística complexa, financeiramente a viagem por conta própria também exige mais do viajante. Muitos lugares, como Parques Nacionais, você não vai ter acesso com seu carro particular, sendo necessário ter um guia com carro autorizado ou contratar passeios por fora.

Você também terá de organizar a logística de travessias da balsa para o seu carro, já que algumas dessas não estão disponíveis o dia todo… enfim, não vou dizer que não é possível fazer, mas preciso ser transparente em dizer que é um roteiro difícil e mais caro para fazer de forma independente.

  • A minha sugestão para que você tenha a melhor experiência na Rota das Emoções é participar de uma expedição. Existem algumas pessoas que oferecem esse tipo de serviço e você não precisa se preocupar com a logística da viagem: vai apenas curtir o destino!

A melhor indicação que eu posso dar para fazer a Rota das Emoções é o Maurício, um grande amigo que conheço há quase 10 anos, e que hoje faz um trabalho incrível nesse roteiro com o projeto Rota das Emoções Brasil. O Maurício conhece a rota como a palma da mão… ele já fez esse roteiro mil vezes e já apresentou a rota para muitas pessoas – inclusive foi com ele que fiz a minha viagem mais recente e por isso garanto que a experiência é incrível.


Já quero antecipar que as datas para as Expedições Rota das Emoções 2023 já estão disponíveis. Quanto antes você falar com o Maurício, mais tempo vai ter para se organizar, ver as passagens e negociar o pagamento. Você pode falar com ele direto no WhatsApp para receber os detalhes dos próximos grupos.


Eu me sinto muito confortável em recomendar o trabalho do Maurício na Rota das Emoções por saber que ele não é só mais uma pessoa montando grupos de viagemque querem saber apenas de vender. Ele realmente conhece o destino, formatou a expedição nos mínimos detalhes, incluiu na programação alguns pontos que poucas pessoas conhecem… enfim, realmente é uma pessoa que se esforça para que todos os viajantes terminem a viagem com o sentimento que de tudo valeu a pena.

Também preciso destacar que as Expedições da Rota das Emoções que ele oferece são de 12 dias de viagem, o tempo que acho necessário para você ter uma boa experiência no destino. Com 12 dias de viagem você vai ter, assim como eu, uma viagem cheia de boas recordações.

  • Importante: o Maurício só organiza os grupos das expedições na melhor época do ano para fazer a Rota das Emoções. Como eu já destaquei aqui no blog, esse não é um roteiro que vale a pena ser feito em qualquer época. Existe um período certo para você viver os destinos da rota no auge da sua beleza.

Caso você tenha interesse de participar de uma expedição com o Maurício para a Rota das Emoções, é muito importante que fale com ele e confirme as datas antes de comprar a sua passagem aérea.

Sei que às vezes uma promoção tentadora pode coçar sua mão, mas os grupos têm datas definidas, então é muito importante falar com ele e confirmar as datas antes de fechar as passagens. Você pode chamar o Maurício diretamente no WhatsApp para receber as informações sobre os próximos grupos, valores e datas disponíveis.

  • Dica: preciso destacar que os grupos das expedições são limitados. Ele prioriza grupos menores para oferecer uma experiência melhor de viagem. Inclusive, se você tiver um grupo de amigos, pode ser que consiga fazer uma viagem privativa para vocês, já imaginou que incrível!?!? Chama o Mau no Whats e já pede as informações dos próximos grupos!!

Rota das Emoções com mais de 12 dias

Se você tem mais tempo disponível, é claro que a vontade é fazer esse roteiro em 15, 20 ou até 30 dias de viagem. Infelizmente, não é tão simples organizar e conseguir mais pessoas fazer realizar um roteiro tão extenso. Inclusive eu não conheço ninguém de confiança para recomendar uma experiência desse porte.

A minha sugestão, para você que tem mais flexibilidade e tempo disponível para essa viagem, é esticar alguns dias no seu ponto de chegada e, também, no ponto final, como foi o meu caso.

Você pode chegar alguns dias antes da data inicial da expedição e ficar alguns dias a mais. No meu roteiro eu fiquei 2 dias em Fortaleza antes da expedição e estiquei a viagem por mais 2 dias em São Luís, no final da viagem.

Confesso que fiquei com gostinho de quero mais, então, se você puder, fique mais tempo tanto em Fortaleza quanto em São Luís. Aproveite se estiver rolando o São João para curtir uma das festas mais tradicionais do nosso país.

Rota das Emoções com 10 dias ou menos

Como comentei no início, fazer a Rota das Emoções com menos de 12 dias não é algo que eu recomendo. A expedição com 12 dias eu posso garantir que já está no limite… você vai terminar a viagem com a vontade de que ela continuasse.

Caso não tenha todos desses dias disponíveis e ainda queira conhecer uma parte da Rota das Emoções, minha sugestão é que você pense nas Expedições para os Lençóis Maranhenses. Apesar de muitas pessoas acharem viável conhecer o destino por conta própria, o Maurício leva os grupos dos Lençóis para vários lugares secretos.

Além de ser uma opção super legal, nas expedições você vai ter mais liberdade para curtir o destino, aproveitar o sol, calor, beber sua caipirinha e não ter que esquentar a cabeça com nada. É para viver suas férias da melhor forma possível, afinal, a gente sabe o quanto temos que batalhar para conquistar uma viagem dessas.

Vou deixar aqui um formulário onde você pode mandar uma mensagem direta para o Maurício e ele vai passar todas as informações sobre os grupos da Rota das Emoções e, também, se você desejar, sobre os grupos para os Lençóis Maranhenses.

  • Quanto antes você falar com ele, mais flexibilidade vai ter para organizar a viagem, as passagens e o pagamento. Use o formulário aqui no post ou chame ele direto nesse link do WhatsApp.

Ao falar com o Maurício, lembre-se de comentar que você viu a dica aqui no blog Um Viajante. Essa é uma forma de mensurar o meu conteúdo e você me dá uma super força.

Vídeo Rota das Emoções: Jeri, Delta e Lençóis Maranhenses

Quer ter um gostinho ainda mais especial das belezas que você vai encontrar nessa viagem? Está no ar o vídeo da Rota das Emoções onde você pode me acompanhar no roteiro de 12 dias de viagem pelo Ceará, Piauí e Maranhão.

Além de mostrar um pouco de lugares famosos como Jeri, Delta do Parnaíba e Lençóis Maranhenses, no vídeo você vai ver cenários incríveis e destinos paradisíacos que tive a chance de conhecer.

Já adianto que o vídeo é longo e, se puder, recomendo que assista na TV com tempo e calma para aproveitar cada instante. Prepara a pipoca e embarca comigo pelos caminhos lindos da Rota das Emoções.


Se puder, deixa o seu like e um comentário no vídeo – vou adorar saber o que você achou. Também aproveita pra se inscrever no canal e me acompanhar em outros destinos ao redor do mundo.

Dicas da Rota das Emoções

Se você quiser mais dicas da Rota das Emoções, aproveita para navegar pelo conteúdo aqui do blog. São vários posts com informações úteis e boas dicas para sua viagem. Posso garantir que essa é uma das viagens mais incríveis que você pode fazer no Brasil.

Espero que esse conteúdo ajude na organização da viagem. Se tiver qualquer dúvida sobre a Rota das Emoções, quantos dias são necessários e qual o tempo ideal para fazer a viagem, fique à vontade para deixar um comentário no post!!! Quem sabe nos vemos em um dos grupos da Rota?? Valeuuu!!!

Escrito por

Robson Franzói é um jovem de Curitiba que tenta inspirar outros viajantes a explorarem diferentes lugares do mundo. Decidiu correr atrás dos seus sonhos e hoje vive desse blog, seu projeto mais especial. Apaixonado por fotografia e vídeos, o garoto vive para compartilhar suas experiências e dicas dos lugares que conhece. Suas fotos já estão ficando conhecidas e seus vídeos inspiram muitos viajantes. Aproveite e acompanhe o Instagram e também o Canal Um Viajante.

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *