Quarentena: 8 filmes recomendados por quem ama viajar

Já ficou pensando em que assistir em casa durante a quarentena? Veja uma lista especial com filmes recomendados por quem ama viajar e que podem, além de inspirar, tornar esse momento um pouco mais leve.

Não temos como negar que estamos passando por dias difíceis. Em tempos de quarentena, o isolamento social não é fácil, porém pode ser, de certa maneira, mais leve.

E nesse longo período em que estamos trancados em casa, uma das melhores formas de dar um tempo para a cabeça e sair um pouco da realidade é assistindo a bons filmes com um balde bem grande de pipoca.

Pensando nisso, conversei com amigos viajantes e preparei uma lista especial com filmes que, de alguma maneira, marcaram a vida de cada um deles.

Não são títulos necessariamente ligados a viagem, mas que, de alguma forma, se tornaram especiais na vida de cada um desses viajantes.

Será que você já assistiu a todos da lista? Vem conferir comigo e aproveite para conhecer esse time de viajantes!!

1. Escrito nas Estrelas

(Serendipity – 2001)

Escrito nas Estrelas (Serendipity - 2001)
Escrito nas Estrelas (Serendipity – 2001) | Foto: Divulgação.

Por Claudia, autora do blog Aprendiz de Viajante

É um dos meus filmes favoritos por vários motivos… além de ser uma comédia romântica bem levinha, é um filme que fez com que eu me apaixonasse mais ainda por Nova York. Ele foi lançado em 2001, alguns meses depois da minha primeira viagem para a cidade e mostra vários lugares icônicos. Além disso, eu adoro o termo Serendipity, que significa “Ao acaso”, deixar as coisas acontecerem, e tento sempre fazer isso nas minhas viagens, planejar um pouco e deixar o resto por conta do Serendipity!

Sinopse do filme
O filme nos apresenta a história de Jonathan (John Cusack) e Sara (Kate Beckinsale), dois estranhos que têm seus caminhos cruzados em Nova York. Apesar de estarem envolvidos em outras relações, os dois passam a noite andando por Manhattan. Quando a noite chega ao fim e Jonathan sugere uma troca de telefones, Sara rejeita o pedido e propõe uma ideia que dará ao destino o controle de seu futuro.


Claudia, autora do blog Aprendiz de Viajante

A Claudia sempre foi uma super inspiração e uma referência entre os blogs de viagem. Conheço o trabalho dela desde que comecei e fico feliz em compartilhar o quanto ela foi especial nessa caminhada. Você também pode acompanhar o trabalho dela e as viagens no @aprendizdeviajante_.


2. Antes do Amanhecer

(Before Sunrise – 1995)

Antes do Amanhecer (Before Sunrise - 1995)
Antes do Amanhecer (Before Sunrise – 1995) | Foto: Divulgação.

Por Luísa, autora do blog Janelas Abertas

Esse filme é meu preferido da vida inteira, seguido pela sua sequência, Antes do Pôr do Sol. Nele, o estadunidense Jesse encontra a francesa Céline num trem, e depois de algumas horas de conversa os dois resolvem passar uma noite juntos em Viena, caminhando pela cidade.

Amo a simplicidade do filme e os ótimos diálogos. Assim como a personagem Céline diz em determinado momento, acredito que Deus está na conexão entre as pessoas, e é lindo ver dois jovens se conectando de forma tão sensível. Quando fui a Viena, visitei vários dos lugares por onde os personagens passaram e me emocionei.

Sinopse do filme
O americano Jesse (Ethan Hawke) e a francesa Céline (Julie Delpy) têm suas vidas cruzadas durante uma viagem de trem pela Europa. Os dois se aproximam e acabam saltando juntos do trem para passar uma noite na cidade de Viena, sem imaginar o que o destino reserva para eles.


Luísa, autora do blog Janelas Abertas

Conheci a Luísa pessoalmente em Recife, em um convite superespecial que ela me fez. Passamos alguns dias juntos e posso dizer que sou apaixonado por essa menina e pelo trabalho lindo que ela faz. Recomendo de coração! Você pode acompanhar ela no blog e, também, no @janelasabertas.


3. Efeito Borboleta

(The Butterfly Effect – 2004)

Efeito Borboleta (The Butterfly Effect - 2004)
Efeito Borboleta ( 2004) | Foto: Divulgação.

Por Letícia, autora do blog Chileando

Efeito Borboleta foi um filme transformador para mim. Desde que assisti, tomei mais consciência de que minhas atitudes, de uma forma ou de outra, terão algum impacto no universo e vão desencadear consequências. Fez com que eu passasse a tomar decisões de uma maneira mais racional, mais cuidadosa, procurando avaliar não só o aqui e o agora, mas o contexto e longo prazo também.

Sinopse do filme
Evan (Ashton Kutcher) está passando por um momento difícil e luta para esquecer fatos de sua infância. O jovem decide realizar uma regressão onde tem condições de alterar seu próprio passado. O que ele não imagina é que, ao tentar consertar seus antigos problemas, novos acabam surgindo com muitas consequências em seu futuro.


Letícia, autora do blog Chileando

Eu fui conhecer a Letícia em um dos destinos mais improváveis da vida: na Ilha de Páscoa! Além de ser um sonho de viagem, ter ela por perto fez tudo ser ainda mais especial. Desde então, não nos desgrudamos mais. Além de ser uma querida, ela é super profissional e faz um trabalho lindo! Vale a pena acompanhar o blog e o insta: @blogchileando.


4. Uma história de amor e fúria (2013)

Uma história de amor e fúria (2013)
Uma história de amor e fúria (2013) | Foto: Divulgação.

Por Cris Marques, autora do blog Raízes do Mundo

Gosto muito dessa animação pois, além de ser nacional, ela é muito bem desenhada e com um enredo que realmente nos envolve na trama. Os personagens principais são narrados por Camila Pitanga e Selton Mello. Você pode ver o filme completo no YouTube, recomendo demais!

Sinopse do filme
Uma animação brasileira que se passa em quatro importantes momentos históricos do país. Tem como enredo principal um indígena tupinambá Abeguar que é imortal, em busca do seu amor, Janaína. Apesar de ter como principal temática um romance, as narrativas envolvem críticas sobre a colonização, violência indígena, escravidão, Ditadura Militar e por fim, um futuro distópico em 2096 por uma guerra pela água. Uma curiosidade é ele foi um dos filmes indicados ao Oscar de melhor animação em 2014.


Cris Marques, autora do blog Raízes do Mundo

Eu sinto como se conhecesse a Cris de outras vidas. Já fizemos algumas viagens juntos e é difícil descrever como me sinto bem perto dela. Mulher maravilhosa, forte e com posicionamento admirável. Recomendo demais que você acompanhe! Siga o trabalho dela no blog e, especialmente, no @raizesdomundo.


5. Livre

(Wild – 2014)

Livre (Wild - 2014)
Livre (Wild – 2014) | Foto: Divulgação.

Por Amanda, autora do blog Prefiro Viajar

Se tem um filme que é mais do que especial pra mim é o Wild, protagonizado por Reese Witherspoon. É um filme que fala muito sobre superação e autoconhecimento. Eu recomendo sempre esse filme porque durante o hiking, a personagem faz reflexões intensas sobre o seu passado e a sua vida e o fato dela ir sozinha para uma experiência tão extrema quanto aquela, é emocionante.

Sinopse do filme
Após perder sua mãe, passar por um divórcio e entrar em uma fase de autodestruição, Cheryl Strayed (Reese Witherspoon) decide mudar seu destino e encarar um dos maiores desafios da sua vida. A jovem se aventura em uma das trilhas mais difíceis dos Estados Unidos e não faz ideia do quanto isso será transformador.


Amanda, autora do blog Preciso Viajar

Amandinha tem um trabalho maravilhoso no blog Prefiro Viajar, além de um canal no YouTube e um Instagram cheio de dicas e fotos incríveis. Pense em uma menina que se desdobra em 1.000: é ela! Recomendo muito acompanhar todos os canais e se ligar nas AmanDicas que ela compartilha no @prefiroviajar.


6. O Curioso Caso de Benjamin Button

(The Curious Case of Benjamin Button – 2008)

O Curioso Caso de Benjamin Button (The Curious Case of Benjamin Button - 2008)
O Curioso Caso de Benjamin Button (2008) | Foto: Divulgação.

Por Mauricio, autor do blog Viagens Possíveis

A história de um homem que nasce idoso e rejuvenesce à medida que o tempo passa. As angústias, paixões e purezas em uma linda história de amor ao longo do tempo contado ao contrário. Eu amei a forma como essa história foi contada. Nos faz pensar sobre a vida e o que fazemos dela. Além disso, não me recordo de um filme que tenha me feito chorar tanto.

Sinopse do filme
Benjamin Button (Brad Pitt) é um homem que nasce idoso e rejuvenesce ao logo do tempo. Quando ainda criança ele conhece Daisy, por quem se apaixona. É preciso então suas vidas se cruzarem em outro momento para que esse amor seja possível. Com uma mensagem tocante, o filme mostra como cada momento é precioso e porque devemos aproveitar o tempo, seja ele linear ou não.


Mauricio, autor do blog Viagens Possíveis.

O Mau é outro blogueiro que conheço das antigas e que admiro demais o trabalho. Já viajamos juntos algumas vezes e sempre fico feliz quando nossos destinos acabam cruzando pelo mundo. Além do blog Viagens Possíveis, ele tem o portal Trilhas e Aventuras e compartilha fotos lindas e muitas dicas de viagens no @aventureiros.


7. Simplesmente Amor

(Love Actually – 2003)

Simplesmente Amor (Love Actually - 2003)
Simplesmente Amor (Love Actually – 2003) | Foto: Divulgação.

Por Rafael, autor do blog Esse mundo é nosso

Esse é daqueles filmes que assisto sem falta todos os anos, principalmente na época do Natal. Mas nesses tempos de quarentena e isolamento social, vale pelo enredo cheio de relações interpessoais de seus personagens, o que com certeza está fazendo muita falta hoje em dia. Destaque pra trilha sensacional!

Sinopse
O filme conta nove histórias que acabam se cruzando, levadas pelas complexidades do amor. A narrativa é bem reflexo da vida real, cheia de altos e baixos, decepções, solidão, mas claro, alegrias. Tudo em nome das relações sociais que tanto nos fazem falta hoje em dia.


Rafael, autor do blog Esse mundo é nosso

Rafa e Adolf, são dois amigos queridos e que amo acompanhar!! Além de um trabalho maravilhoso no blog Esse mundo é nosso, eles são super divertidos no Instagram e estão também com um podcast de viagem maneiríssimo!! Super recomendo acompanhar, especialmente no @essemundoenosso.


8. Hoje eu Quero Voltar Sozinho (2014)

Hoje eu Quero Voltar Sozinho
Hoje eu Quero Voltar Sozinho (2014) | Foto: Divulgação.

Por Rafael Leick, autor do blog Viaja Bi!

O filme derivou de um curta-metragem “Eu não quero voltar sozinho” e teve a difícil missão de alongar um curta que já tinha conquistado a Internet por ser leve, doce, ingênuo e, ao mesmo tempo, tratando de assuntos sérios e que podem afetar a vida toda de uma pessoa. O longa cumpriu a tarefa de maneira exemplar, usando mais tempo para desenvolver e dar mais complexidade aos personagens. É um romance adolescente sem cara de romance adolescente. É um filme LGBT+ e que trata da deficiência visual sem colocar o protagonista em uma posição vitimizada. É lindo, é doce e é forte. Super recomendo.

Sinopse do filme
A história gira em torno de Leonardo (Ghilherme Lobo), um estudante cego que luta por sua independência. Sua vida e a sua forma de ver o mundo ganham novos contornos com a chegada de Gabriel (Fabio Audi). Novos sentimentos despertam e fazem com que ele descubra mais sobre si mesmo.


Rafael Leick, autor do blog Viaja Bi!

O Rafa foi um dos primeiros blogueiros que tive oportunidade de conhecer e viajar junto. Um amigo das antigas, cheio de ideias, projetos e muito trabalho. Hoje ele toca o Viaja Bi! e produz um conteúdo superespecial focado no público LGBTQ+. Recomendo acompanhar as dicas no blog e, também, no @viajabi.


Para fechar a lista, a minha indicação…

Eu não poderia terminar o post sem deixar aqui um filme que foi especial para mim em vários sentidos. Não foi fácil escolher apenas um, mas esse é aquele que aquece o coração.

O Fabuloso Destino de Amélie Poulain

(Le Fabuleux Destin D’amélie Poulain – 2001)

O Fabuloso Destino de Amélie Poulain
O Fabuloso Destino de Amélie Poulain (2001) | Foto: Divulgação.

Por Robson Franzoi, autor deste blog aqui: Um Viajante

Esse filme me conquistou em vários sentidos: a fotografia, a história e, claro, as imagens lindas de Paris. Ele foi, inclusive, uma super inspiração para o meu primeiro roteiro de viagem. Quando visitei Paris, não pude deixar de incluir o café da Amélie Poulain e mal consigo descrever como foi especial chegar lá.

Quem diria que depois de tanto tempo eu mesmo teria um café? Será que esse filme me inspirou além do que eu poderia imaginar?

Sinopse do filme
Amélie (Audrey Tautou) é uma jovem introspectiva e sonhadora que se muda para Paris. A jovem, que tem uma certa dificuldade em se relacionar com outras pessoas, começa a trabalhar em um café e tenta ajudar a todos ao seu redor, sem que eles saibam. Sua vida muda de rumo completamente quando encontra uma caixinha dentro de seu apartamento e decide procurar o dono.


E aí, quantos desses filmes você já assistiu? Será que alguém gabaritou todos? De qualquer forma, acho que todos merecem entrar para a sessão pipoca da sua casa, nem que seja no Vale a pena ver de novo.

Se tiver alguma sugestão para compartilhar, fica à vontade para deixar um comentário aqui no post!!! Em breve vou fazer outra lista para aliviar essa quarentena. Valeuuu!!!

Melhor Seguro Viagem InternacionalBooking.com

Sobre o autor

Robson Franzói é um jovem de Curitiba que tenta inspirar outros viajantes a explorarem diferentes lugares do mundo. Decidiu correr atrás dos seus sonhos e hoje vive desse blog, seu projeto mais especial. Apaixonado por fotografia e vídeos, o garoto vive para compartilhar suas experiências e dicas dos lugares que conhece. Suas fotos já estão ficando conhecidas e seus vídeos inspiram muitos viajantes. Aproveite e acompanhe o Instagram e também o Canal Um Viajante.

Posts relacionados

8 Comentários

  1. Maria Paula

    Aaah, tá incrível essa lista! Não vi todos eles (mas já quero ver e rever). Amo muito o 1 e o 7! O 8 é show também! Já tenho mais um programa pra quarentena ?
    Alguns filmes da lista me remeteram ao “O amor não tira férias”. Fofo, leve e divertido! Recomendo também!

    Responder
    1. Robson Franzói

      Tá demais né Maria!! Eu amei e confesso que não vi todos ainda… vou procurar hoje mesmo pra assistir cada um.

      Ahhh e adorei sua dica, “O amor não tira férias” é uma delícia de filme mesmo!!

      Obrigado pela mensagem!! Beijooo!!!

      Responder
  2. Rafael Leick

    Ahhh que delícia de lista. Adorei participar, Rob. Valeu pelo convite.
    Alguns desses filmes eu já vi e adoro. Outros já estavam na minha lista. Mas a animação que a Cris indicou me despertou super a curiosidade. Vou procurar o link e assistir.
    Boa quarentena por aí! Quando acabar, vamos todos comemorar no Café do Viajante. Só acho, hein? rs
    bjs

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *