Wat Pho – O Templo do Buda Reclinado, em Bangkok

Wat Pho, ou  ‘Templo do Buda Reclinado’ em português, é um dos templos mais importantes de Bangkok e não pode ficar fora do seu roteiro.

Logo depois de fazer a visita ao Grand Palace eu segui para o Wat Pho a distância entre eles é curta e você pode ir a pé. Na saída do Grand Palace você pode aproveitar para passar por uma feirinha de rua – uma boa para quem quer comer alguma fruta ou comprar um suco (só não tenho certeza se a feira abre todos os dias, mas no sábado ela abre).

Pois bem, depois de alguns minutos caminhando eu cheguei na entrada no Wat Pho. Não havia filas para comprar o ticket – o que já me deixou animado. Na bilheteria eu aproveitei para perguntar sobre a vestimenta, já que eu estava de bermuda… O rapaz me disse que não tinha problema e eu não precisava de calça longa para entrar ali – acho que isso mudou recentemente, já que na maioria dos blogs diz que o uso de calça é obrigatório para esse templo. De qualquer forma vamos lembrar que esse é um lugar sagrado, de oração e respeito, então nada de abusar nas roupas curtas e decotadas né meu povo.

Wat Pho, Bangkok

Bom, o valor da entrada no Wat Pho é 100 baht e, nesse dia pelo menos, eles estavam dando uma garrafinha de água para cada visitante – abençoada garrafa de água que me ajudou naquele calor sem fim.

A área do Wat Pho em si é bem grande, mas todo mundo que entra vai direto ver a gigantesca imagem do Buda Reclinado.

Buda Reclinado tem 46 metros de comprimento, 15 de altura, é todo coberto de ouro e certamente vai te deixar de boca aberta – ou no mínimo de pescoço torto. Para você ter uma ideia, só os pés do Buda têm cinco metros de comprimento.

Wat Pho - Buda Reclinado, Bangkok

 

Como ele fica em um templo cheio de colunas, nós temos que nos dobrar e nos inclinar de todo jeito para encontrar o melhor ângulo para apreciar ele por completo.

Tirar foto por ali não é tarefa fácil. O número de visitantes não era tão assustador quanto no Grand Palace, mas se você quer uma foto perto do Buda, vai ter que ter paciência para chegar nos cantinhos que oferecem os melhores ângulos. Eu não dei sorte, minhas fotos perto do Buda ficaram desfocadas ou com algum turista então na minha frente #chatiado.

Wat Pho - Buda Reclinado, Bangkok

 

Wat Pho - Buda Reclinado, Bangkok

Logo que entrar no templo onde o fica o Buda Reclinado, você vai ouvir um som diferente ecoando por lá. Depois de passar pela imagem do Buda e contorná-lo, você entender que o som vem dos 108 potes de bronze onde as pessoas estão depositando moedas.

Segundo a crença você deve jogar moedas em cada um dos potes para atrair sorte. Claro que eu não ia deixar passar essa oportunidade – sorte nunca é demais. Peguei meu cofrinho que levei especialmente pra isso… mentira!!!! Hahaha… Você não precisa levar 108 moedas para depositar nos potes, basta fazer uma doação de 20 bahts para o templo e pegar um potinho com as moedas.

108 Potes de Bronze - Wat Pho, Bangkok

108 Moedas - Wat Pho, Bangkok

O número 108 não é um acaso, ele representa as 108 ações positivas que levaram Buda a perfeição.

No complexo do Wat Pho existem muitas coisas para ver além do templo onde fica o Buda Reclinado. Eu fiquei um bom tempo andando por lá. Confesso que gostei mais dali do que do Grand Palacemas talvez senti uma simpatia maior com o Wat Pho por ele não estar lotado.

Wat Pho, Bangkok

Wat Pho, Bangkok

Wat Pho, Bangkok

Wat Pho, Bangkok

Pra quem não sabe o Wat Pho é conhecido como a primeira faculdade da Tailândia – a Faculdade de Medicina e Massagem Thai Tradicional – sim, é ali que se aprende a fazer a famosa Thai Massage. Se você tiver tempo pode ter uma das melhores massagens da Tailândia por ali.

Outra coisa que você vai reparar por lá são as ‘estupas‘ – que são os túmulos de reis e de pessoas importantes. Em cada estupa são guardadas as cinzas de uma única pessoa. Existem centenas, espalhadas por várias áreas ao redor dos templos.

Wat Pho, Bangkok

 

Diferente do Grand Palace, a arquitetura do Wat Pho não tem o brilho dos vidros e espelhos, mas ainda sim é muito rica em detalhes. Pelo que eu vi, boa parte dos detalhes do Wat Pho são feitos de ladrinho, ou algo similar – quase que parecendo um grande mosaico de pedacinhos quebrados.

Wat Pho, Bangkok

Wat Pho, Bangkok

Eu curti muito a visita e acho que esse lugar é tão importante quanto o Grand Palaceentão coloca ele no seu roteiro! Veja como foi a primeira parte do meu dia no post Visitando o Grand Palace, de Bangkok.

Informações sobre o Wat Pho

Horário do Wat Pho: abre diariamente das 08h00 às 17h00 (massagens até as 18h00).

Valor para entrar: 100 baht.

Localização: o Wat Pho fica próximo do Grand Palace, ao lado do Rio Chao Phraya. Veja aqui a localização no mapa.

Uma opção de roteiro para o seu dia é pegar um barco depois de sair do Wat Pho e seguir para outra parte da cidade. Caso você tenha mais tempo pode seguir até o Flower Marketque foi o que eu fiz e achei bem legal. No próximo post eu continuo contando minhas aventuras por Bangkok 😉

Vídeo Bangkok: roteiro, inspiração e dicas para sua viagem

Quer ter um gostinho ainda maior de como sua viagem para Bangkok pode ser incrível!? Confira o vídeo que produzi para o canal mostrando como foi minha experiência mais recente pela cidade - vale muito a pena assistir!


Se você está buscando uma boa opção de hospedagem em Bangkok, consulte aqui as melhores opções e faça sua reserva com segurança. Não se esqueça que leitores aqui do blog tem 15% de desconto na contratação do Seguro Viagem, você pode pegar seu cupom no post da Europa ou da América do Sulambos são iguais e valem para qualquer viagem internacional.

Dúvidas, dicas ou qualquer coisa, é só usar e abusar da caixa de comentários aqui do blog. Sawasdee Krap!

Booking! Faça sua reserva!
Melhor Seguro Viagem InternacionalBooking.com

Escrito por

Robson Franzói é um jovem de Curitiba que tenta inspirar outros viajantes a explorarem diferentes lugares do mundo. Decidiu correr atrás dos seus sonhos e hoje vive desse blog, seu projeto mais especial. Apaixonado por fotografia e vídeos, o garoto vive para compartilhar suas experiências e dicas dos lugares que conhece. Suas fotos já estão ficando conhecidas e seus vídeos inspiram muitos viajantes. Aproveite e acompanhe o Instagram e também o Canal Um Viajante.

Posts relacionados

23 Comentários

  1. Felício

    E aê Robson… beleza?! Finalmente comecei a acompanhar a tua saga na Ásia… e te confesso que não consegui parar de ler até finalizar todos os posts publicados sobre a Tailândia até então! #viciante
    Ansioso pelo próximo 😉
    Até mais

    Responder
  2. Alexaxndre

    É um lugar mais lindo que o outro! Adorei esse Buda inclinado e esse ritual com as moedas! 😀
    Uma observação: eu estava acompanhando recentemente um programa de TV sobre viagens e eles passaram justamente nesse templo. Talvez eu tenha entendido errado, mas a restrição quanto às roupas exige que estejam cobertos os ombros e os joelhos – por isso você não foi barrado por entrar de bermuda. Há templos mais rigorosos quanto a isso, claro.
    Enfim, estou me sentindo na Tailândia acompanhando esses posts! 🙂

    Responder
    1. Robson Franzói

      Ahhh sim, verdade Alexandre.. eu imagino que é isso mesmo…. Como eu falei, não dá pra abusar. A questão é que no Grand Palace nem bermuda cobrindo o joelho é permitida, só calça mesmo… E pelo que eu li em outros blogs, seria a mesma coisa no Wat Pho, mas não foi… então com uma bermuda mais tranquila, como a minha, pode entrar numa boa – o que foi ótimo viu?? o calor é de matar!!! Hahaha.. fico feliz que está gostando dos posts… continua de olho por aqui 😉

      Responder
  3. Midori

    Comecei a ler agora seu blog e estou adorando! Pesquisando pra fazer minha viagem pra Tailândia e pegando varias dicas boas! Valeu por tanta informação e lindas fotos!
    Midori

    Responder
    1. Robson Franzói

      Opa, muito obrigado Midori!! Que bom que está acompanhando o blog.. fica de olho pois ainda tem muito coisa para postar sobre a viagem 😉

      Responder
  4. Adriana de Oliveira

    Oi Robson….estou montando um roteiro de viagem para o sudeste asiático agora em meados de novembro, até perto do Natal (40 dias). Estou aproveitando bem as suas dicas. Agora, so uma duvida, um ponto chave para fazer conexão entre os países seria em Hong Kong??? Penso em conhecer alguns pontos chaves da Tailandia, Laos, Camboja, Vietnã e se der tempo Hong Kong e dar um pulo em Macau. O que vc sugere como roteiro mais adequado???

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Adri, tudo bom? Que show que está programando essa viagem!! Estou planejando voltar e quero colocar Hong Kong no roteiro também. Mas assim, o ponto base para essas ligações é Bangkok… quase todos os vôos fazem escala lá. Eu não cheguei a ir pro lado de Hong Kong nenhuma vez.

      Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

      Responder
  5. Natalia

    Conheci seu blog pelos posts da Ásia…estou aqui em Bangkok e está me ajudando bastante, então agradeço por compartilhar suas aventuras!! Uma nota sobre o Wat Pho: homens podem sim entrar de bermuda. Mulheres devem estar cobertas até o joelho, e diferente do Grand Palace, aqui pode cobrir o ombro com lenço!

    Responder
    1. Robson Franzói

      Opaaa!! Que bom saber que chegou aqui no blog e curtiu as dicas Nat!! Valeu pela mensagem e pela dica atualizada, brigadão!!!

      Aproveite muuuuito!!! Bjooooo

      Responder
  6. Ana maria miloso torres

    Estou gostando muito de suas dicas de viagem, por conincidencia estou aqui na Tailandia na ilha de ko samui, tudo é maravilhoso, ja passei pelas Filipinas tambem, achei incrivél, bangkok, não estava em meu riteiro, mas lendo sobre sua viagem, fiquei apaixonada pelos lugares, estou indo amanhã, amei suas dicas.

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Anaaa!! Que demais que estava na Tailândia e me deixou um recado aqui. Não sei se já terminou sua viagem, mas fiquei muito feliz… de verdade. Eu acabei ficando um tempo fora e estou com um número grande de comentários acumulados, por isso demorei para te dar um retorno.

      Espero que continue acompanhando o blog e outros destinos também 🙂 Bjoosss

      Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Vi!! Então, não demora muito não… acho que em menos 1 hora na verdade. Por mais que você visite com calma, ali não é muito grande não.

      Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito 😉

      Responder
  7. Murilo Cavalcante Advogado

    Blog Excelente !!!
    Foi muito util e de grande valia as dicas e informações antes da minha viagem ocorrida em dez/jan 2019.
    Tenho certeza de que muitos viajantes consultam seu site, parabéns pelo projeto.

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *