Bangkok: Visitando o Mercado do Trem de Maeklong

Frutas, peixes, artesanato e um mercado completo: tudo montado sobre os trilhos de um trem. Te convido para conhecer o famoso Maeklong Railway Market – o Mercado do Trem da Tailândia, perto de Bangkok.

O Mercado do Trem da Tailândia, que muita gente acha que fica em Bangkok, está localizado em Maeklong, uma província que fica a cerca de 70 km de Bangkok.

Maeklong Railway Market - O Mercado do Trem da Tailândia

Sempre que eu monto meu roteiro eu busco informações sobre lugares para visitar nos arredores da cidade – e com Bangkok não foi diferente. Logo descobri lugares como Ayutthaya, o Floating Market e também o Mercado do Trem.

A maneira mais fácil de chegar lá é contratando um tour saindo de Bangkok. Eu pesquisei bastante para ver se valia a pena contratar o passeio ainda no Brasil, mas não, o esquema é contratar por lá mesmo.

Na Khao San Road existem diversas agências que oferecem o passeio. Eu acabei escolhendo a agência que fica dentro do Rambuttri Village – o hotel que eu fiquei hospedado em Bangkok.

As agências oferecem diversas opções de tours e passeios. Eu escolhi o combinado: Maeklong Railway Market (Mercado do Trem) + Damnoen Saduak Floating Market (Mercado Flutuante), que saiu por apenas 450 bathscerca de 40 reais.

Contratei o passeio na noite anterior sem nenhum problema – então acho que você não precisa mesmo se preocupar em comprar com antecedência.

Esse é um passeio de meio dia, saindo às 7 da manhã do hotel e retornando logo após o almoço – perto das 13h00.

Tour para o Mercado do Trem de Maeklong

No dia do passeio, como combinado com a agência, às 7h00 eu estava em frente ao hotel com minha reserva em mãos. Sem nenhum atraso, uma mulher da agência chegou e me levou até a van que fez o transporte durante o dia.

Essa van parou em alguns hotéis para pegar passageiros antes de iniciar a viagem na estrada. O percurso estava um pouco congestionado, mas depois ví que tinha rolado um acidente e por isso o transito estava lento.

Chegamos no Mercado do Trem às 9h00. O motorista nos mostrou nosso ponto de encontro e pediu para todos retornarem ali dentro de uma hora – tempo que achei suficiente para ver o mercado.

Basta andar alguns metros da rua e logo entramos em uma enorme feira montada sobre os trilhos do trem.

Mercado do Trem, Maeklong - Bangkok

Mercado do Trem, Maeklong - Bangkok

Os produtos oferecidos por lá são os mais diversos que você pode imaginar: carnes, frutas, verduras, peixes, crustáceos e várias coisas que eu nem consegui identificar.

Tudo fica em bancas beirando os trilhos – em alguns casos os produtos ficam diretamente no chão.

Mercado do Trem, Maeklong - Bangkok

Mercado do Trem, Maeklong - Bangkok

O calor não dá trégua e eu fiquei imaginando como eles conseguem conservar o produtos naquela temperatura.

Várias barracas por lá vendem carnes e elas não fica nem no gelo e nem protegidas com algo, são simplesmente cortadas e deixadas sobre as bancadas para o povo comprar – e tinha muita gente comprando viu.

Mercado do Trem, Maeklong - Bangkok

Mercado do Trem, Maeklong - Bangkok

No fim da feira chegamos em um galpão maior – que é estação do trem na verdade. Por ali também rola várias bancas de produtos – mas tudo com mais espaço.

Não achei nada muito interessante lá – a parte legal da feira é no aperto em cima do trilho.

Maeklong Station, Market - Bangkok

Comecei o caminho de volta até achar um ponto estratégico para ver o trem passar – sim, a parte mais esperada do passeio.

É um pouco complicado achar um lugar para ficar pois o movimento de pessoas é bem grande. Alguns vendedores não gostam que você fique parado na frente da banca deles – com razão, afinal você está bloqueando o acesso aos produtos deles.

Mercado do Trem, Maeklong - Bangkok

Enfim achei uma banca que não estava aberta e fiquei por ali. O trem ia passar as 09h45 – fiquei um tempinho esperando.

Assim como na Europa – quase igual, só que diferente rsrs – o trem não atrasou. As 09h45 comecei a ouvir a buzina do trem e rolou toda uma movimentação dos vendedores.

A agilidade deles é impressionante. Em poucos segundos os produtos são retirados dos trilhos e toda a cobertura das bancas é recolhida. Todos os viajantes que estavam por lá ergueram suas câmeras e ficaram à postos – foi engraçado de ver.

O trem finalmente dá o ar da sua graça, buzinando e andando muito lentamente.

Mercado do Trem, Maeklong - Bangkok

Eu estava perdido com minhas três câmeras e mais o celular – eu queria filmar, fotografar e ainda fazer uns snaps para postar na redes. Louco!! Claro que não consegui fazer tudo ao mesmo tempo – mas fiz o que foi possível para quem está sozinho e só tem duas mãos.

Mercado do Trem, Maeklong - Bangkok

O trem passa e em menos de 1 minuto tudo volta a ser como antes. Eu fiquei muito chocado com a agilidade dos vendedores.

Vídeo: Mercado do Trem • Maeklong Railway Market

O resultado do que eu consegui gravar lá no Mercado do Trem você pode ver nesse vídeo:

Passado o ápice do passeio, voltei para a van e segui para o Damnoen Saduak Floating Market, o famoso Mercado Flutuante de Bangkok.

Muita gente diz que é um passeio batido, sem graça e que só tem foco nos turistas. Bom, eu posso adiantar que adorei  – mas só vou contar sobre ele no próximo post 😉

Lembrando que se você está planejando uma viagem para Bangkok pode encontrar no Booking várias opções de hospedagem pela cidade. O Seguro Viagem também é muito importante para o Sudeste Asiático e aqui no blog você tem 15% de desconto para contratar o seu – pegue aqui o cupom!

Espero que você tenha gostado dessa primeira parte do passeio. Se tiver qualquer dúvida é só dar um grito aqui nos comentários. Sawasdee Kraaaap!

Booking! Faça sua reserva!
Melhor Seguro Viagem InternacionalBooking.com

Escrito por

Robson Franzói é um jovem de Curitiba que tenta inspirar outros viajantes a explorarem diferentes lugares do mundo. Decidiu correr atrás dos seus sonhos e hoje vive desse blog, seu projeto mais especial. Apaixonado por fotografia e vídeos, o garoto vive para compartilhar suas experiências e dicas dos lugares que conhece. Suas fotos já estão ficando conhecidas e seus vídeos inspiram muitos viajantes. Aproveite e acompanhe o Instagram e também o Canal Um Viajante.

Posts relacionados

8 Comentários

    1. Robson Franzói

      Oi karen, tudo bom?? Aiiii… me mata de inveja!! Essa viagem foi um sonhooo!! A mais incrível de todas… louco pra fazer mais uma *-*

      Então, depende de quantos dias você tem pro Camboja/Vietnam?? No Vietnam eu fiz apenas o cruzeiro em Halong Bai, fiz o completo de 3 noites…. No Camboja eu vi mais coisas… Tem os templos incríveis lá e também fui para um ilha surreal!! Então vai depender do tempo e do que você está procurando…

      Qualquer coisa me dá um grito aqui 😉

      Responder
  1. Daniela

    Olá Robson, o seu post está muito bom!! Parabéns!!
    Vou estar na Tailândia 22 dias, estava programando os meus dias Banguecoque e pensei em ir a estes mercados. É possível fazer os mercados de manhã e visitar as cascatas de Erawan durante a tarde?! Eu sei que será um dia pesadão, mas acha possível fazer?
    Nos dias seguintes vou a Krabi, por isso, posso descansar aí 🙂

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Dani, tudo bom? Que bom que curtiu o post, fico feliz em saber! Desculpa a demora para responder, estou com um volume bem grande de comentários por aqui.

      Então, talvez você consiga. Mas o ideal vai ser confirmar na hora de contratar o passeio a sua hora de retorno, para ver se vai dar tempo de ir para o outro. Só assim para ter mais certeza.

      Bangkok tem um trânsito bem caótico… pode ser que atrase alguma coisa.

      Bom, se precisar de qualquer coisa é só me dar um grito aqui 😉

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *