Expedição Jalapão e Chapada dos Veadeiros 2018

Que tal viajar comigo para um destino incrível?!? E se forem dois?!? Em junho farei uma nova expedição pelo Jalapão, no Tocantins, e também vou conhecer a famosa Chapada dos Veadeiros, em Goiás. Você pode me acompanhar em uma delas ou, melhor ainda, nas duas!!

O mês de junho será um mês incrível de viagens pelo Brasil! Vou rodar pela nossa terrinha como nunca fiz antes!! Vão ser pelo menos 6 estados visitados, dentre eles: Tocantins e Goiás, onde vou realizar duas expedições incríveis!

Para acompanhar todas as viagens, em tempo real, fique de olho no meu Instagram: por lá eu compartilho tudo sobre essas aventuras! Aproveita o gancho e já segue: @blogumviajante

Expedição Jalapão e Chapada dos Veadeiros

Eu mal voltei do Jalapão e já tenho data para uma nova expedição – só que dessa vez você pode ir comigo!! Aproveitando as distâncias, vou visitar também a Chapada dos Veadeiros, que fica em Goiás.

Para que você consiga se programar e, quem sabe, me acompanhar, deixa eu explicar como vai funcionar esse roteiro:

Expedição Jalapão e Chapada dos Veadeiros 2018

Bom, na verdade serão duas expedições separadas: a primeira, pelo Jalapão, vai iniciar no dia 17 de junho e terminar no dia 23. A segunda, pela Chapada dos Veadeiros, vai começar no dia 24 de junho e terminar no dia 1º de julho.

As duas expedições são organizadas pela Venturas, que hoje é parceira do blog e está me levando para todos esses destinos incríveis.

Roteiro Expedição Jalapão – de 17 a 23 de junho

A nova Expedição pelo Jalapão será um pouco diferente da minha primeira viagem. Essa será uma Volta ao Parque, onde teremos caminhadas, aventuras e um contato mais intenso com a natureza, reduzindo assim o tempo no carro, que é mais forte no roteiro tradicional.

O primeiro dia da expedição é, na verdade, nossa chegada em Palmas, que precisa ser no dia 17 de junhocaso você queira se programar, pois saímos rumo ao Jalapão bem cedinho no dia 18.

No segundo dia já teremos uma caminhada leve, pausa para banho no Rio Soninho e também pôr do sol no Morro da Catedral, um dos cartões postais do Jalapão.

Passaremos a noite no Jalapão Ecolodge e começaremos o terceiro dia junto com o nascer do sol. Esse dia vai reservar uma caminhada mais longa, de aproximadamente 15 km, passando por campos e veredas, até a Cachoeira da Velha. Essa forma alternativa de chegar lá vai reservar uma vista privilegiada, diferente do passeio tradicional.

Expedição Jalapão

Vamos também visitar algumas prainhas do Rio Novo e então, depois do almoço, seguiremos para uma aventura um pouco maior: um rafting de 4 horas, com corredeiras que vão nos mostrar toda a emoção que é remar no Jalapãonão precisa ter experiência, também será minha primeira vez em uma aventura assim.

No quarto dia da viagem chegaremos em Mateiros e visitaremos o primeiro Fervedouro da viagem, o maior de todos em atividade no Jalapão. Posso garantir que a experiência será inesquecível.

De lá seguiremos para a Cachoeira do Formiga, que eu já visitei na primeira expedição e posso garantir que é uma das mais lindas cachoeiras que você pode conhecer.

Nesse dia, teremos almoço típico e mais um fervedouro para se refrescar. Faremos também um trekking até chegar ao Encontro dos Rios. Nosso dia vai terminar na Comunidade Quilombola Mumbuca, onde temos a arte feita com capim dourado.

No quinto dia vamos madrugar para ver o nascer do sol no alto da Serra do Espírito Santo. Além da subida tradicional, faremos uma caminhada de 3 km para ter uma vista ainda mais especial.

Vamos então visitar as Dunas do Jalapão, outro cartão postal da região, e chegaremos em Ponte Alta. Nesse dia também visitaremos o Canyon do Sussuapara, onde cortinas de água criam um cenário lindíssimo.

Expedição Jalapão

Nosso dia vai terminar com um pôr do sol na Pedra Furada, outro ponto muito famoso do Jalapão.

No sexto dia, seguiremos em direção a Palmas, com uma pausa no Canyon Encantado, um lugar com uma beleza deslumbrante. Lá faremos uma caminhada de 1,5 km mais ou menos. Vamos almoçar na casa de um morador local, onde seremos recebidos com uma deliciosa comida caseira e muitas histórias.

Depois disso, seguiremos viagem para Palmas, onde faremos uma pausa no município de Taquaruçu, para curtir o pôr do sol na Pedra Pedro Paulo.

Enfim chegaremos novamente em Palmas. Lá dormiremos e no dia seguinte, 23 de junho, vamos para o aeroporto – alguns para voltar para casa, outros para ir comigo para a Chapada dos Veadeiros.


Roteiro Expedição Chapada dos Veadeiros – de 24 de junho a 1º de julho

A Expedição pela Chapada dos Veadeiros começa no domingo, dia 24 de junho. Caso você não faça a expedição do Jalapão comigo, pode programar sua chegada em Brasília para a manhã desse dia no máximo até às 11h da manhã. Eu já estarei lá no dia 23!

O translado, saindo de Brasília, tem horário previsto para o meio dia. Vamos seguir viagem para Alto Paraíso, onde passaremos a noite.

Na segunda-feira, vamos conhecer o Rio São Miguel e a Morada do Sol, onde existem várias piscinas naturais. Depois disso, faremos uma caminhada pelo Cânion Raizama até chegar ao Vale da Lua. Seguimos caminhando até o leito do Rio São Miguel, um dos pontos mais famosos da região, com suas formas exóticas esculpidas pela água.

Expedição Veadeiros

Na terça-feira, teremos uma caminhada de 6 km até a Cachoeira do Segredo, que tem um visual impressionante, com mais de 100 metros de altura.

Na quarta-feira, será o dia de visitar os Saltos do Rio Preto, onde fica outro cartão postal da região – uma das quedas tem mais de 120 metros de altura. No decorrer desse dia, vamos visitar outras cachoeiras e piscinas naturais, onde poderemos nos refrescar.

Na quinta-feira seguiremos rumo a Alto Paraíso, fazendo uma pausa para visitar a Cachoeira Almécegas e Almécegas 2, onde se encontra uma piscina natural para tomar banho. E tem mais, ainda visitaremos a Cachoeira São Bento, até chegar em Alto Paraíso.

Na sexta-feira sairemos em direção ao município de Cavalcante. Vamos visitar o Engenho, que faz parte do sítio histórico Kalunga, um antigo quilombo de escravos. Teremos também várias cachoeiras e piscinas naturais para banho.

Expedição Veadeiros

No sábado, dia 30 de junho, meu aniversário, vamos conhecer um dos pontos mais impressionantes da Chapada dos Veadeiros, as famosas Cataratas dos Couros. Nesse dia teremos caminhadas e percursos em estradas Off Road. Vai dizer que não é uma ótima maneira de comemorar um aniversário!?!

No domingo, dia 1º de julho, visitaremos as cachoeiras das Loquinhas e uma passarela de madeira suspensa, com 1,5 km de extensão. Lá encontraremos poços de águas cristalinas com uma cor que diz ser surpreendente.

De lá seguiremos de volta para Alto Paraíso, com pausa para almoço e então o translado para o aeroporto de Brasília. E assim termina a Expedição pela Chapada dos Veadeiros!

Você pode programar seu voo para sair de Brasília nesse dia mesmo, 1º de julho, para depois das 19h. Ou então dormir essa noite na cidade e programar sua volta para o dia 2.

Informações detalhadas sobre as Expedições

Esse foi apenas um resumo de como serão as duas expedições. Para conferir a versão completa do roteiro, com o programa bem detalhado, acesse os links a seguir:

Roteiro detalhado: Expedição Jalapão

Roteiro detalhado: Expedição Veadeiros


Agora para a sua programação

É importante programar seu voo com horários que casem bem certinho com o roteiro, pois não conseguiremos ajustar a programação de saída e chegada. Então, para revisar a programação:

Horários para Expedição Jalapão

Início no dia 17 de junho – domingo

Você precisa marcar seu voo para chegar em Palmas no dia 17. Não tem nenhum horário definido, já que a expedição sai bem cedinho no dia 18.

Existe um voo que chega na madrugada do dia 17 para o dia 18, por volta da 1h da manhã. Você pode pegar esse voo, mas fica um pouco mais cansativo – foi o que eu peguei na minha primeira expedição.

Final da viagem no dia 23 de junho – sábado

Nós vamos chegar em Palmas na noite do dia 22. Como vai ser tarde, é ideal que você compre seu voo para o dia 23 de junho, no horário que preferir.

Horários para Expedição Veadeiros

Início no dia 24 de junho – domingo

Para realizar essa expedição, você precisa fechar um voo que chegue em Brasília até, no máximo, às 11h da manhã.

Se possível tente chegar mais cedo. Quem for para as duas expedições, já vai chegar no dia 23 – então podemos combinar alguma coisa lá em Brasília mesmo.

Final da viagem no dia 1º de julho – domingo

Nosso retorno para Brasília está previsto para a tarde do dia 1º de julho. Por conta de eventuais atrasos, você precisa marcar seu voo de volta para depois das 19h, ou mesmo no dia 2 de julho, se preferir dormir em Brasília.

Dúvidas e valores sobre as Expedições

As duas expedições estão com 5% de desconto para quem for leitor do blog e topar ir comigo nessa aventura.

A Venturas, que organizou as expedições, tem uma equipe pronta para tirar todas as dúvidas e passar informações sobre valores e formas de pagamento.

Como estamos em cima da hora, é interessante falar com eles o quanto antes. Aproveite que estão rolando ótimas promoções de aéreo para Palmas e Brasília e fecha logo essa viagem!!!

Entre em contato, peça informações sobre as expedições do blog Um Viajante e eles irão passar tudo certinho para você!

Site da Venturas: www.venturas.com.br

E-mail para contato: atendimento@venturas.com.br

Telefone para contato: 11 3879-9494

Vídeo: Minha Primeira Expedição no Jalapão

Pra você ter um gostinho de como é uma Expedição no Jalapão, vou deixar aqui o vídeo que eu fiz na minha primeira viagem. Espero que desperte em você a vontade de conhecer esse destino incrível:

Se tiver qualquer dúvida, pode deixar um comentário aqui e eu vou te ajudando. Ficarei muito feliz em compartilhar essa experiência com você e, tenho certeza de que vamos iniciar uma longa amizade para muitas outras viagens. Bora comigo nessa expedição!?!

Escrito por

Robson Franzói é um jovem de Curitiba que tenta inspirar outros viajantes a explorarem diferentes lugares do mundo. Decidiu correr atrás dos seus sonhos e hoje vive desse blog, seu projeto mais especial. Apaixonado por fotografia e vídeos, o garoto vive para compartilhar suas experiências e dicas dos lugares que conhece. Suas fotos já estão ficando conhecidas e seus vídeos inspiram muitos viajantes. Aproveite e acompanhe o Instagram e também o Canal Um Viajante.

Posts relacionados

1 Comentário

  1. agnes

    oi!!!! tudo bem? olha só, eu estava pesquisando sobre fazer essas 2 aventuras nas minhas férias, pensei entre maio e junho,2021, e pesquisando deparei com teu blog. Tu ainda tem feito essa aventura? Valeu a pena? Vou fazer sozinha, mas sempre é legal conhecer pessoas com a mesma motivação… Tem essa questaõ da pandemia..mas acho que por ora dá pra pensar em fazer… Se pider dar um retorno, seria ótimo.. obrigada agnes

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *