Halong Bay: tudo sobre um dos destinos mais incríveis do Vietnã

Halong Bay é um destino imperdível no Vietnã e não pode ficar de fora do roteiro de quem visita o país. Declarada Patrimônio Mundial da UNESCO, Halong Bay está presente na lista das 7 Maravilhas da Natureza.

Halong Bay foi a razão pela qual eu coloquei o Vietnã no roteiro da minha primeira viagem pelo Sudeste Asiático e é o lugar que você simplesmente não pode deixar de visitar quando for ao país.

Halong Bay, Vietnam - Um Viajante

Se puder, claro, vá além de Halong Bay! Explore mais afundo e descubra todas belezas e particularidades que o país esconde 😉

Veja aqui qual foi o meu pior arrependimento de viagem no Vietnã

Mas agora vamos ao que interessa: dicas e informações sobre Halong Bay e tudo que pode ajudar você na programação da sua viagem 🙂

Um pouco sobre Halong Bay

Bom, Halong Bay está localizada a 160km de Hanói, no norte do Vietnã, em uma província que se chama Quàng Ninhnão muito distante da fronteira com a China. Um cenário surreal, onde ilhas de pedra parecem flutuar sobre águas tranquilas que brilham e refletem como esmeralda.

Halong Bay, Vietnam - Um Viajante

A beleza única e singular fez com que Halong Bay fosse listada como uma das 7 Maravilhas da Natureza e declarada pela UNESCO como Patrimônio Mundial.

Acredite ou não, esse paraíso no Vietnã é formado por mais de 1500 ilhas – sendo que a maioria delas ainda permanece intocada.

Um lugar tão diferente como esse não poderia deixar de esconder segredos e lendas, sendo que uma das mais contadas por lá é que a região teria sido criada por um dragão – daí o significado do nome: “a baía onde o dragão desceu”.

Halong Bay, Vietnã

Verdade ou não, até hoje muitas coisas que você vai ver em Halong Bay fazem referências com dragões – e o lugar é tão surreal que eu não duvido nada dessa história 😛

Como chegar em Halong Bay

Transfer dos cruzeiros

Praticamente todas as empresas que fazem cruzeiros em Halong Bay oferecem transfers saindo de Hanóiuma viagem de quase 4 horas. Essa é a forma mais prática e mais utilizada para chegar no porto de onde partem os barcos.

Como eu cheguei em Hanói à noite, era inviável seguir direto para Halong Bay. Minha solução então foi passar a noite em Hanói e combinar com a empresa do barco, Indochina Junk, para o transfer me pegar bem cedinho no hotel.

Foi a melhor coisa que eu fiz! Não precisei me preocupar com horários ou em ter que sair correndo 😉

Ônibus de Hanói para Halong Bay

Caso você queira ir até o pier por conta própria, existem ônibus que fazem a viagem para Ha Long saindo de Hanói. Os ônibus partem da estação Gia Lam e custam de 5 a 10 dólares – dependendo do ónibus.

Transfer privado e shuttle bus de Hanói para Halong Bay

Existe também a opção de contratar um shuttle bus ou um transfer privativo para te levar até Halong Bay.

O shuttle bus custa em torno de 15 dólares por pessoa e pode te pegar no seu hotel – sempre entre 8 e 9 da manhã.

O carro privativo também te pega no hotel e custa 79 dólares – para quem vai e volta no mesmo dia, ou 125 dólares – para quem vai e volta em dias diferentes – ambos os valores podem ser divididos em até 3 passageiros.

A mesma empresa também oferece opções para quem quer ir do aeroporto de Hanói para Halong Bay.

Veja mais detalhes sobre o transfer privado e shuttle bus

Quanto tempo ficar em Halong Bay

Algumas pessoas que estão com o roteiro apertado tentam fazer apenas um bate-volta para Halong Bay o que eu não acho uma boa ideia. A região merece um pouco mais de atenção e de pelo menos uma noite em um barco.

A minha ideia inicial era exatamente essa: passar 2 dias e 1 noite em Halong Bay. Felizmente, como eu comentei no post anterior, eu recebi um convite da Indochina Junk para conhecer o serviço deles e explorar Halong Bay em um cruzeiro de 3 dias e 2 noites.

Cruzeiro em Halong Bay, Vietnam

A experiência foi incrível e o tempo foi suficiente para eu sair de lá feliz e contente por ter passado duas noites por lá.

Além de ter a possibilidade de ver mais lugares, visitar vilas de pescadores e fazer passeios diferentes, com esse tempo a mais eu pude sentir e curtir muito mais a energia de Halong Bayver o lugar com calma, ouvir o som da natureza e fiz em paz comigo mesmo… foi quase um retiro espiritual.

Veja aqui um post com mais detalhes sobre quantos dias ficar em Halong Bay

O que levar para Halong Bay

Eu sempre comento muito aqui no blog sobre o calorão que eu passo quando viajo para o Sudeste Asiático e pode acreditar: tem lugares que você morre da tanto calor!

Mas se tem algum lugar que você pode pegar uma brisa mais fresquinha, esse lugar é Halong Bay! Mesmo na época mais quente, as noites são com temperaturas bem amenas.

Eu não tinha me ligado sobre isso e não levei nenhuma blusa – mas também não sofri por isso. Se você for muito friorento, alguma opção de manga longa pode ser interessante 😉

Não se esqueça de levar roupas confortáveis e também roupas de banho – no cruzeiro que eu fiz teve passeio de caiaque, pausas para nadar e também paramos em uma praia onde deu pra nadar com uns peixinhos.

Cruzeiros em Halong Bay

Bom, obviamente existem opções para todos os gostos em perfis de viajantes. O cruzeiro que eu fiz era uma opção mais romântica – o que me deixou um pouco preocupado já que eu estava indo sozinho. Mas já adianto que no final tudo deu absolutamente certo e foi uma viagem incrível!

Halong Bay, Vietnam - Um Viajante

Lembrando que existem cruzeiros focados em pessoas mais jovens, que querem festas e badalação, os cruzeiros românticos mais econômicos e também as opções mais luxuosas 😉

Indochina Junk: a empresa que eu escolhi para fazer o cruzeiro em Halong Bay

Essa foi a empresa que eu escolhi para fazer o passeio e que depois me convidou para ter uma experiência mais completa.

Indochina Junk - Dragon Pearl

A proposta da empresa é oferecer a melhor experiência possível em Halong Bay, então o valor do passeio condiz com o que é oferecido. O barco que eu fiz o cruzeiro foi o Dragon Pearl Junk, que tem uma atmosfera super legal daqueles barcos antigos, de madeira e com grandes velas – incrível!

É uma opção romântica, mas pra quem está sozinho e busca uma opção mais tranquila, para descansar e curtir a paisagem numa boa, é uma ótima escolha!

Indochina Junk - Dragon Pearl

Eu indico com tranquilidade a Indochina Junk pois o que é oferecido por eles é realmente uma experiência incrível – não é atoa que eles tem 5 estrelas no TripAdvisor e os seus barcos estão nas primeiras posições do que é mais indicado em Halong Bay.

Caso você já queira reservar o passeio, o que deve ser feito com antecedência, basta acessar o site oficial da empresa:

 Acesse e reserve aqui sua viagem com a Indochina Junk

Para você que quer ver outras opções, eu preparei um post bem legal com empresas mais baratas e opções mais animadas:

Veja aqui outras empresas que fazem o cruzeiro em Halong Bay

Um pouco mais de Halong Bay

Se você chegou no blog agora e não navegou pelos posts do Vietnã, talvez ainda não tenha visto o teaser onde eu mostro um pouco dessa viagem e da energia incrível que existe nesse lugar:

Se gostou do vídeo não se esqueça de dar um like por lá e também se inscrever no canal, isso vai me ajudar a continuar produzindo conteúdos assim no YouTube!

Seguro Viagem no Vietnã e Sudeste Asiático

O Seguro Viagem no Vietnã não é obrigatório – assim como no restante do Sudeste Asiático. Mesmo assim eu gosto de lembrar que ele é muito importante, principalmente para um país tão diferente do nosso.

Sair do Brasil sem um seguro pode te fazer passar por muitos perrengues e a conta no final pode sair muito mais pesada – eu jamais viajo sem o meu!

Não é nada difícil você comer alguma coisa que não te faça bem ou ter algum imprevisto pior – nunca esperamos que aconteça né, mas é melhor previnir!

Veja aqui um post sobre Seguro Viagem e como contratar o seu com desconto.

Então é isso! Espero que essas informações ajudem no seu planejamento de viagem para Halong Bay. Se você tiver dicas para compartilhar ou quiser tirar alguma dúvida, fique a vontade para deixar um comentário por aqui. Valeuuuuu, beijo e abraço… até mais!!

Melhor Seguro Viagem InternacionalBooking.com

Escrito por

Robson Franzói é um jovem de Curitiba que tenta inspirar outros viajantes a explorarem diferentes lugares do mundo. Decidiu correr atrás dos seus sonhos e hoje vive desse blog, seu projeto mais especial. Apaixonado por fotografia e vídeos, o garoto vive para compartilhar suas experiências e dicas dos lugares que conhece. Suas fotos já estão ficando conhecidas e seus vídeos inspiram muitos viajantes. Aproveite e acompanhe o Instagram e também o Canal Um Viajante.

Posts relacionados

2 Comentários

    1. Robson Franzói

      Oi Pamella! Que legal que está planejando a viagem.. eu volto pro Vietnã em fevereiro! Vou fazer o cruzeiro mais uma vez 😀

      O Vietnam tem um clima bem chatinho. No geral as monções no país rolam de maio a outubro e a temporada de furacões vai de julho a novembro.

      De janeiro a abril é um período bom para visitar Halong Bay 😉

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *