Halong Bay: tudo sobre um dos destinos mais incríveis do Vietnã

Halong Bay é um destino imperdível no Vietnã e não pode ficar de fora do roteiro de quem visita o país. Declarada Patrimônio Mundial da UNESCO, Halong Bay está presente na lista das 7 Maravilhas da Natureza.

Halong Bay foi a razão pela qual eu coloquei o Vietnã no roteiro da minha primeira viagem pelo Sudeste Asiático e é o lugar que você simplesmente não pode deixar de visitar quando for ao país.

Halong Bay, Vietnam - Um Viajante

Se puder, claro, vá além de Halong Bay! Explore mais afundo e descubra todas belezas e particularidades que o país esconde

Veja aqui qual foi o meu pior arrependimento de viagem no Vietnã

Mas agora vamos ao que interessa: dicas e informações sobre Halong Bay e tudo que pode ajudar você na programação da sua viagem

Um pouco sobre Halong Bay

Bom, Halong Bay está localizada a 160km de Hanói, no norte do Vietnã, em uma província que se chama Quàng Ninhnão muito distante da fronteira com a China. Um cenário surreal, onde ilhas de pedra parecem flutuar sobre águas tranquilas que brilham e refletem como esmeralda.

Halong Bay, Vietnam - Um Viajante

A beleza única e singular fez com que Halong Bay fosse listada como uma das 7 Maravilhas da Natureza e declarada pela UNESCO como Patrimônio Mundial.

Acredite ou não, esse paraíso no Vietnã é formado por mais de 1500 ilhas – sendo que a maioria delas ainda permanece intocada.

Um lugar tão diferente como esse não poderia deixar de esconder segredos e lendas, sendo que uma das mais contadas por lá é que a região teria sido criada por um dragão – daí o significado do nome: “a baía onde o dragão desceu”.

Halong Bay, Vietnã

Verdade ou não, até hoje muitas coisas que você vai ver em Halong Bay fazem referências com dragões – e o lugar é tão surreal que eu não duvido nada dessa história

Como chegar em Halong Bay

Transfer dos cruzeiros

Praticamente todas as empresas que fazem cruzeiros em Halong Bay oferecem transfers saindo de Hanóiuma viagem de quase 4 horas. Essa é a forma mais prática e mais utilizada para chegar no porto de onde partem os barcos.

Como eu cheguei em Hanói à noite, era inviável seguir direto para Halong Bay. Minha solução então foi passar a noite em Hanói e combinar com a empresa do barco, Indochina Junk, para o transfer me pegar bem cedinho no hotel.

Foi a melhor coisa que eu fiz! Não precisei me preocupar com horários ou em ter que sair correndo

Ônibus de Hanói para Halong Bay

Caso você queira ir até o pier por conta própria, existem ônibus que fazem a viagem para Ha Long saindo de Hanói. Os ônibus partem da estação Gia Lam e custam de 5 a 10 dólares – dependendo do ónibus.

Transfer privado e shuttle bus de Hanói para Halong Bay

Existe também a opção de contratar um shuttle bus ou um transfer privativo para te levar até Halong Bay.

O shuttle bus custa em torno de 15 dólares por pessoa e pode te pegar no seu hotel – sempre entre 8 e 9 da manhã.

O carro privativo também te pega no hotel e custa 79 dólares – para quem vai e volta no mesmo dia, ou 125 dólares – para quem vai e volta em dias diferentes – ambos os valores podem ser divididos em até 3 passageiros.

A mesma empresa também oferece opções para quem quer ir do aeroporto de Hanói para Halong Bay.

Veja mais detalhes sobre o transfer privado e shuttle bus

Quanto tempo ficar em Halong Bay

Algumas pessoas que estão com o roteiro apertado tentam fazer apenas um bate-volta para Halong Bay o que eu não acho uma boa ideia. A região merece um pouco mais de atenção e de pelo menos uma noite em um barco.

A minha ideia inicial era exatamente essa: passar 2 dias e 1 noite em Halong Bay. Felizmente, como eu comentei no post anterior, eu recebi um convite da Indochina Junk para conhecer o serviço deles e explorar Halong Bay em um cruzeiro de 3 dias e 2 noites.

Cruzeiro em Halong Bay, Vietnam

A experiência foi incrível e o tempo foi suficiente para eu sair de lá feliz e contente por ter passado duas noites por lá.

Além de ter a possibilidade de ver mais lugares, visitar vilas de pescadores e fazer passeios diferentes, com esse tempo a mais eu pude sentir e curtir muito mais a energia de Halong Bayver o lugar com calma, ouvir o som da natureza e fiz em paz comigo mesmo… foi quase um retiro espiritual.

Veja aqui um post com mais detalhes sobre quantos dias ficar em Halong Bay

O que levar para Halong Bay

Eu sempre comento muito aqui no blog sobre o calorão que eu passo quando viajo para o Sudeste Asiático e pode acreditar: tem lugares que você morre da tanto calor!

Mas se tem algum lugar que você pode pegar uma brisa mais fresquinha, esse lugar é Halong Bay! Mesmo na época mais quente, as noites são com temperaturas bem amenas.

Eu não tinha me ligado sobre isso e não levei nenhuma blusa – mas também não sofri por isso. Se você for muito friorento, alguma opção de manga longa pode ser interessante

Não se esqueça de levar roupas confortáveis e também roupas de banho – no cruzeiro que eu fiz teve passeio de caiaque, pausas para nadar e também paramos em uma praia onde deu pra nadar com uns peixinhos.

Cruzeiros em Halong Bay

Bom, obviamente existem opções para todos os gostos em perfis de viajantes. O cruzeiro que eu fiz era uma opção mais romântica – o que me deixou um pouco preocupado já que eu estava indo sozinho. Mas já adianto que no final tudo deu absolutamente certo e foi uma viagem incrível!

Halong Bay, Vietnam - Um Viajante

Lembrando que existem cruzeiros focados em pessoas mais jovens, que querem festas e badalação, os cruzeiros românticos mais econômicos e também as opções mais luxuosas

Indochina Junk: a empresa que eu escolhi para fazer o cruzeiro em Halong Bay

Essa foi a empresa que eu escolhi para fazer o passeio e que depois me convidou para ter uma experiência mais completa.

Indochina Junk - Dragon Pearl

A proposta da empresa é oferecer a melhor experiência possível em Halong Bay, então o valor do passeio condiz com o que é oferecido. O barco que eu fiz o cruzeiro foi o Dragon Pearl Junk, que tem uma atmosfera super legal daqueles barcos antigos, de madeira e com grandes velas – incrível!

É uma opção romântica, mas pra quem está sozinho e busca uma opção mais tranquila, para descansar e curtir a paisagem numa boa, é uma ótima escolha!

Indochina Junk - Dragon Pearl

Eu indico com tranquilidade a Indochina Junk pois o que é oferecido por eles é realmente uma experiência incrível – não é atoa que eles tem 5 estrelas no TripAdvisor e os seus barcos estão nas primeiras posições do que é mais indicado em Halong Bay.

Caso você já queira reservar o passeio, o que deve ser feito com antecedência, basta acessar o site oficial da empresa:

 Acesse e reserve aqui sua viagem com a Indochina Junk

Para você que quer ver outras opções, eu preparei um post bem legal com empresas mais baratas e opções mais animadas:

Veja aqui outras empresas que fazem o cruzeiro em Halong Bay

Um pouco mais de Halong Bay

Se você chegou no blog agora e não navegou pelos posts do Vietnã, talvez ainda não tenha visto o teaser onde eu mostro um pouco dessa viagem e da energia incrível que existe nesse lugar:

Se gostou do vídeo não se esqueça de dar um like por lá e também se inscrever no canal, isso vai me ajudar a continuar produzindo conteúdos assim no YouTube!

Seguro Viagem no Vietnã e Sudeste Asiático

O Seguro Viagem no Vietnã não é obrigatório – assim como no restante do Sudeste Asiático. Mesmo assim eu gosto de lembrar que ele é muito importante, principalmente para um país tão diferente do nosso.

Sair do Brasil sem um seguro pode te fazer passar por muitos perrengues e a conta no final pode sair muito mais pesada – eu jamais viajo sem o meu!

Não é nada difícil você comer alguma coisa que não te faça bem ou ter algum imprevisto pior – nunca esperamos que aconteça né, mas é melhor previnir!

Veja aqui um post sobre Seguro Viagem e como contratar o seu com desconto.

Então é isso! Espero que essas informações ajudem no seu planejamento de viagem para Halong Bay. Se você tiver dicas para compartilhar ou quiser tirar alguma dúvida, fique a vontade para deixar um comentário por aqui. Valeuuuuu, beijo e abraço… até mais!!

Melhor Seguro Viagem InternacionalAluguel de Carros: Reserve agora!Booking.com

About The Author

Robson Franzói é um jovem de Curitiba que tenta inspirar outros viajantes a explorarem diferentes lugares do mundo. Decidiu correr atrás dos seus sonhos e hoje vive desse blog, seu projeto mais especial. Apaixonado por fotografia e vídeos, o garoto vive para compartilhar suas experiências e dicas dos lugares que conhece. Suas fotos já estão ficando conhecidas e seus vídeos inspiram muitos viajantes. Aproveite e acompanhe o Instagram e também o Canal Um Viajante.

Related posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *