Deserto do Atacama – Tudo que você precisa saber para explorar o norte do Chile

O Chile é um dos destinos mais procurados por brasileiros, principalmente por aqueles que estão embarcando agora na vida de viajante. Por ser relativamente perto e barato, viajar para o Chile pode ser sim uma ótima escolha para um “primeiro mochilão”. E se aventura é o que você procura, o Deserto do Atacama é com certeza o destino certo.

Valle de La Muerte

Nesse post quero deixar claro tudo que você precisa saber para embarcar em uma viagem para o Deserto do Atacama. Para deixar tudo mais fácil ainda, vou separar os assuntos em tópicos, assim você pode se organizar da melhor forma possível. Bora lá!!

Deserto do Atacama, o deserto mais árido do mundo

O Deserto do Atacama está localizado no norte do Chile e é o deserto mais alto e seco do mundo. Sua extensa área está a 2.440m acima do nível do mar, sendo que alguns passeios podem te levar a pontos acima dos 4.000 metros.

Não tenha dúvidas quando alguém falar pra você que a paisagem no Atacama é diferente de tudo que existe no mundo. É a pura verdade! Lá você vai vislumbrar vulcões, montanhas nevadas, geysers, dunas, penhascos, vales, lagos coloridos e formações rochosas que vão fazer sua cabeça pirar ao imaginar como elas se formaram.

San Pedro de Atacama, o ponto de partida para explorar o deserto

Eis a cidadezinha que você vai montar base para conhecer o Deserto do Atacama. Voltada basicamente para o turismo na região, San Pedro de Atacama recebe milhares de viajantes em busca de aventura.

San Pedro de Atacama - Chile

Com características bem peculiares, San Pedro parece quase uma cidade cenográfica. Com ruas de terra e construções simples, a cidade de cara já te coloca no clima do Deserto.

+ Veja aqui mais informações sobre San Pedro de Atacama.

Como chegar no Deserto do Atacama

Existem algumas opções para chegar ao Atacama e tudo vai depender do seu tempo, dinheiro e ponto de partida.

Saindo de Santiago / De avião

O aeroporto mais próximo de San Pedro de Atacama fica em Calama, e é para lá que você vai se optar em fazer a viagem de avião. Apesar de ser um pouco mais cara eu acredito que é a melhor opção pelo tempo de viagem – o vôo dura pouco mais de 2 horas.

Existem duas companhias que fazem o trajeto – a Sky Airline e a LAN. Já ví alguns comentários de brasileiros que conseguiram passagens bem baratas comprando direto no site “chileno” das companhias. Vale a pena tentar. Caso não consiga, você pode comprar a passagem assim que chegar em Santiago. Os voos são regulares e é fácil encontrar lugares disponíveis.

Saindo de Santiago / De ônibus

O ônibus é uma opção bem mais barata, porém muito mais longa – são quase 24 horas de viagem. Além do cansaço físico, você acaba gastando um bom tempo nesse percurso.

Duas companhias realizam o trajeto: a Tur Bus, que vai até San Pedro de Atacama, e a Pullman Buss, que faz o trajeto até Calama. As passagens giram em torno de 25 mil pesos chilenos.

Saindo de Santiago / De carro | moto

Também é uma opção para quem tem mais tempo e gosta de aventura. As estradas que levam ao norte do Chile são boas e certamente as paisagens são compensadoras. A liberdade de escolher os pontos de parada também é um diferencial.

De Calama para San Pedro de Atacama

Se você optou por ir de avião, ao chegar no aeroporto de Calama você ainda tem mais um percurso da viagem até San Pedro – são mais 105km. A estrada que liga as duas cidades é muito boa – um asfalto liso que cruza o deserto. No aeroporto de Calama você tem algumas opções para ir até San Pedro:

Taxi + ônibus: talvez a opção mais barata, mas um pouco mais cansativa para quem vem de uma seqüência de voos. No aeroporto de Calama você pode pegar um taxi até o centro da cidade, que vai sair por cerca de $6.000. Já no centro de Calama você pode pegar um ônibus direto para San Pedro por cerca de $3.000.

Transfer: essa foi a opção que eu escolhi. A empresa Licancabur faz o trajeto do Aeroporto para San Pedro de Atacama – te deixando na porta do seu hostel/hotel. O valor é $9.000 somente ida / $16.000 ida e volta *com desconto. Existe um quiosque da empresa no aeroporto de Calama e a saída do transfer é frequente. Caso queira garantir a reserva antecipada clique aqui.

Saindo da Bolívia para o Deserto do Atacama

Muitas pessoas que vão explorar essa região do Chile acabam incluindo a Bolívia no roteiro e eventualmente começam a viagem por lá. O mais comum para quem vem da Bolívia para San Pedro de Atacama é passar pelo Uyuni, o maior deserto de sal do mundo. Para isso é necessário contratar um pacote com uma agência na cidade de Uyuni.

A viagem do Uyuni até San Pedro dura três dias e passa por lugares incríveis. Não vou dizer que é uma viagem fácil – eu fiz o trajeto contrário, de San Pedro para o Uyuni – mas digo que é extremamente compensador. Uma aventura inesquecível!

A agência que eu contratei para fazer essa viagem foi a Cordillera Traveller, que tem seu escritório também na cidade de Uyuni.

Saindo da Argentina para o Deserto do Atacama

Também é comum viajantes fazerem o caminho até San Pedro de Atacama vindo da Argentina. Normalmente partindo das cidades de Salta ou Jujuy. A estrada vem cruzando a Cordilheira dos Andes e chega aos pés do Licancabur – famoso vulcão da região. A viagem, saindo de Salta, custa em torno de $20.000 pesos e dura cerca de 12 horas.

Um Viajante no Deserto do Atacama

O que levar para o Deserto do Atacama

Foi uma das questões que mais quebrei a cabeça nessa viagem – fazer a mala. Por ser um dos lugares mais diferentes que já visitei, eu não tinha ideia do que levar. Essa dúvida sempre acaba se misturando com a época do ano da viagem e tudo acaba ficando ainda mais confuso. Eis que vou dizer o que eu levei:

Roupas de frio: sim, são necessárias. Eu levei uns 2 moletons, mais uma jaqueta que serviu como corta vento, touca, luvas, ceroula e um cachecol. O kit completo dessas roupas de frio você vai usar em um passeio como o Geysers del Tatio, onde você pode pegar temperaturas próximas aos -10º.

O segredo é se vestir em camadas, pois conforme o sol vai aparecendo a temperatura vai subindo. O frio mesmo é de madrugada e a noite.

Roupas de banho e bermuda: sei que parece o oposto do que acabei de falar, mas sim, também são importantes. Durante o dia faz bastante calor e ficar de bermuda é uma boa. Em alguns passeios você pode mergulhar, então leve roupa de banho e toalha.

Roupa casual e confortável: saindo dos extremos de frio e calor, leve roupas confortáveis. Calça jeans e camiseta foram a minha opção. Se você preferir calça em outro tecido que ache mais confortável – fique a vontade! Uma opção que parece legal são aquelas calças que viram bermudas. Eu levaria uma dessas em outra oportunidade.

Calçados adequados: uma bota ou até mesmo um tênis confortável – não leve um tênis de solado muito mole ou fino, daqueles que dá pra sentir cada pedra do chão.  Você vai andar por solos irregulares, então um calçado adequado faz a diferença. Nem pense em ir de sandalha ou chinelo, exceto quando o guia falar que não tem problema. Em alguns lugares seria impossível você seguir em frente sem um bom tênis ou bota.

kit sobrevivência: sempre que faço uma viagem eu levo um kit com remédios, afinal nunca se sabe o que pode acontecer – ainda mais nesse caso: uma viagem de aventura. Meus itens básicos que levo para quase todas as viagens são: remédio para dor muscular, para gripe, dramim para viagem, band-aid e sal de frutas.

Claro que o Atacama pede um up-grade nessa lista, então levei também: manteiga de cacau/protetor labial – indispensável!! Protetor solar – nível proteção absoluta contra raios fulminantes; colírio e descongestionante nasal. Vou colocar boné/chapéu e óculos aqui pois sua sobrevivência vai depender deles também!

Escolher uma agência em San Pedro de Atacama

Para realizar os passeios no Deserto do Atacama você vai precisar contratar os serviços de uma agência. Como eu falei, San Pedro é voltada basicamente para o turismo e existe uma infinidade de agências para você escolher.

O que você precisa saber agora é:

1. Não, você não precisa reservar ou fechar os pacotes com uma agência ainda no Brasil. Mas sim, hoje já existem agências no Atacama que oferecem um atendimento diferenciado para Brasileiros e reservar com antecedência pode ser uma boa opção.

2. Nem sempre o barato é a melhor opção. Existem agências com valores bem baixos, mas que oferecem serviços “capengas” e a sua segurança depende disso.

3. Negocie e peça descontos! Sim, somos viajantes e nem todo mundo está nadando em dinheiro. Toda ajuda é bem vida – eis o meu ponto de vista.

Ayllu Expediciones - San Pedro de Atacama - Chile

Passeios com desconto no Atacama

Vou aproveitar para destacar que a Agência Ayllu e a Agência FlaviaBia, com quem eu fiz os meus passeios no Atacama, estão com preços especiais para os leitores do blog.

Ao entrar em contato com as agências, informe que você é leitor do blog Um Viajante e que você conhece o Robson… assim eles vão te oferecer um desconto especial!

Você pode ter mais informações no post “Como escolher sua agência em San Pedro”. Aproveite as dicas do blog e veja Onde comer em San Pedro de Atacama.

Reservar sua hospedagem com antecedência

Aí sim algo que você precisa fazer ainda no Brasil e com certa antecedência. San Pedro de Atacama lota em meses de alta temporada e não vale a pena correr o risco de chegar lá sem uma reserva.

As opções de hospedagens em San Pedro vão de hostel simples a hostels mais completos, de pequenas pousadas a luxuosos hotéis. Tem opção para todo tipo de gosto e bolso.

Mas o que serve para todos é o Booking, a melhor ferramenta de reservas do mundo. Não importa qual sua opção de escolha, as melhores opções estão nele. Então não corra o risco de ficar sem teto. Clique aqui e encontre as melhores opções de hospedagem em San Pedro de Atacama.

O que conhecer no Deserto do Atacama

Veja aqui os posts com as informações de cada passeio que realizei no Deserto do Atacama:

Valle de la Luna e Valle de la Muerte

Lagunas Altiplânicas e Salar do Atacama

Laguna Cejar, Ojos del Salar e Laguna Tebinquinche

Geysers del Tatio – Parte 1 e Geysers del Tatio – Parte 2

Tour Astronômico em San Pedro de Atacama

Quantos dias ficar no Atacama

Se você tem dúvidas de quantos dias são necessários para explorar o Deserto do Atacama, eu preparei um post bem maneiro. Confira aqui uma sugestão de quantos dias ficar e um roteiro de passeios no Atacama.

O clima e a melhor época para ir ao Atacama

Para a nossa sorte o Atacama é um destino que pode ser visitado em qualquer época do ano. Em alguns meses você pode enfrentar temperaturas mais baixas, mas nada que possa cancelar a sua aventura. Confira um post bem detalhado sobre o clima no Atacama e a melhor época para ir.

Quanto custa viajar para o Atacama em 2015

Desde que fiz minha viagem, em 2014, muitos preços mudaram. Para facilitar o seu planejamento eu preparei um post com os valores atualizados de 2015. Veja como fica uma simulação para uma viagem onde seu único destino é o Deserto do Atacama no post: Quanto custa viajar para o Atacama.

Vídeo: Deserto do Atacama – Perguntas e Respostas

Pra quem não sabe eu tenho um canal do blog no YouTube… Por lá rolam vários vídeos com dicas, bate papo e troca de informações sobre viagens. O vídeo que você pode conferir agora é um especial de Perguntas e Respostas sobre o Atacama tá cheio de dicas! Aproveita e clica aqui para se inscrever no canal

# Espero que este post ajude na sua viagem ao Deserto do Atacama. Qualquer dúvida sinta-se a vontade para deixar um comentário aqui no post. Grande abraço

 

728x90-mondial-seguro

Meu Primeiro Mochilão

About The Author

Robson Franzói é um curitibano de 27 anos, formado em design e obcecado por descobrir coisas novas. Em 2012 decidiu correr atrás dos seus sonhos e no seu primeiro mochilão descobriu sua grande paixão: viajar! Amante também da fotografia, o garoto criou esse blog para compartilhar suas histórias, aventuras e clicks pelo mundo. Suas fotos já estão ficando conhecidas, aproveite e acompanhe o Instragram @blogumviajante

Related posts

146 Comments

  1. isa

    olá Robson,
    Tenho acompanhado seus posts sobre o Atacama e fiquei fascinada pelo local. Seus relatos são ótimos, sempre super completos. Já estou avaliando a possibilidade de ir pra lá em férias futuras (acho que final 2015), e seu blog certamente vai ser uma ótima fonte de consulta!
    Esta jaqueta que você cita que usou no deserto é daquelas impermeáveis? Se importa em dizer qual a marca de sua jaqueta? Já vi de várias marcas mas vi que tem algumas diferenças e ainda não consigo avaliar direito quais são as melhores – as que protegem mais.
    Obrigada e parabéns!

    Reply
    1. Robson

      Oi Isa, que bom que o blog vai te ajudar!! Continue acompanhando que vai ter várias dicas pela frente.

      Então, a jaqueta que eu uso não é especial para frio mesmo. É uma jaquela vermelha que eu apareço em algumas fotos… é da Abercrombie. Ela acaba servindo como corta vento e tem um forro quentinho… A vantagem dela é que não é pesada e eu acho bem bonita

      Uma jaqueta corta vento, comprada em uma loja de equipamentos esportivos, você vai achar de R$ 100,00 pra cima. As vezes vale a pena, pois você coloca uma busca mais quentinha por baixo e essa jaqueta por último… Como ela não deixa o vento frio entrar, você fica aquecida por mais tempo.

      Qualquer dúvida é só perguntar

      Reply
      1. Adilson Hirsch

        Olá Robson,

        Também me interessei pelo modelo desta jaqueta, como quero ir a patagônia, creio seja bem útil por lá, puder me ajudar qual modelo e onde posso adquirir agradeço. Abraço.

        Reply
        1. Robson Franzói

          Fala Adilson.. tudo bom? Então, a minha jaqueta é da Abercrombie… Eles não tem loja no Brasil. Mas você pode encontrar modelos muito bons em lojas de aventura, como a Território… e também a marca The North Face.

          Qualquer dúvida é só dar um grito

          Reply
          1. Adilson Hirsch

            Valeu pela dica, Robson

            outra coisa, caso possa te perguntar qual a plataforma deste teu blog, quero fazer uma para mim pois estou começando a viajar e penso ser legal deixar registrado. já busquei e li sobre algumas plataformas disponíveis e cada uma tem suas especificidades. Como achei a tua muito boa, caso puder nesta dica agradeço, Abraço

  2. Isabella

    Robson, boa noite!! Tudo bom? Então, tenho uma duvida! As pessoas que disseram que compraram as passagens pelo site da Lan Chile pagaram taxa de câmbio do cartão de crédito? Vi as passagens pelo site da Lanc Chile e realmente estão muuuito mais em conta, mas estava pensando em comprar assim que chegasse em Ssntiago, com medo de vir uma taxa muito absurda do cartão de crédito pela conversão da moeda. Sabe algo a respeito?
    Também gostaria de saber no passeio que você fez para o Uyuni, quando passaram pela imigração boliviana era necessário o passaporte, ou somente o RG seria necessário, já que no Chile é assim.
    Aguardo um retorno!
    Muito obrigada!!

    Reply
    1. Robson

      Oi Isabella, então.. a tacha do cartão vai ser cobrada sim… A taxa é de 6,38% sobre o valor. Mas ainda assim vale a pena, pois é bem mais em conta.

      Então, sobre a imigração, eu apresentei meu passaporte e meu amigo brasileiro também levou o dele. As demais pessoas que estavam no grupo eram todos estrangeiros, então também apresentaram os passaportes. Eu acho mais seguro levar… além de quê é um carimbo a mais que você ganha!! hahaha

      Reply
  3. Ingrid

    Não me canso de elogiar seu blog, pois ele tem me ajudado muito…desculpa se já ficou cansativo! rs!
    Então, tenho mais uma dúvida, pra variar..
    Queria saber se você fechou todos os passeios no primeiro dia ou foi fechando ao longo do tempo..
    E queria saber também o que achou desse hostel da Ayllu..

    Reply
    1. Robson

      Oi Ingrid, muuuuuito obrigado pelos elogios… pode continuar, adoro receber!!! hhahaha

      Então, os passeios eu fechei todos no primeiro dia, pois fazendo o pacote sai mais barato. O único passeio que contratei em dia separado foi o Tour Astronômico, pois foi com outra agência. Ah, e a viagem ao Salar de Uyuni também foi separado.

      Sobre o hostel, o atendimento é ótimo.. a estrutura é simples caso você queira a opção mais em conta. Ainda vou fazer um review mais completo sobre os serviços da Ayllu. Mas, caso você queira um quarto privado de casal, eles tem um bem legal…. com banheiro privativo, cama grande e um conforto bacana pra um casal.

      Qualquer outra dúvida é só deixar um recado!!

      Reply
  4. Rafaela

    Oi Robson, to apaixonada pelas suas fotos!
    Gostaria de saber se você usou só a Gopro ou alguma outra câmera nessa viagem.
    Ah e gostaria de saber também aonde você comprou sua câmera. To querendo comprar uma mas não sei aonde, site confiável, essas coisas.
    Obrigada

    Reply
    1. Robson

      Oi Rafa, tudo bom? Algumas fotos são com a GoPro sim, mas a maioria é com uma câmera maior… uma Sony a77. É uma câmera mais profissional pois faço alguns trabalhos de fotografia… Eu comprei no site da Sony, mas comprar nos EUA seria bem mais barato

      Reply
  5. Amália

    Olá Robson!!!!

    Em agosto estarei indo a partir de Salta para o Atacama e depois para o Salar de Uyuni. Vc vai postar tb a sua estada na Bolívia?

    Reply
  6. Matheus

    Estou indo para o Atacama agora em julho. Tinha planejado chegar em San Pedro, ficar apenas um dia e partir para o Tour de 4 dias de Uyuni. Você recomendaria estender os dias em San Pedro para fazer outros tours além deste?

    Vlw!

    Reply
    1. Robson

      Fala Matheus, tranquilo? Então, cara… apenas um dia em San Pedro você não vai conseguir fazer praticamente nada…. talvez consiga fazer um único passeio de meio dia. A não ser que seu foco seja apenas o Uyuni, caso contrario tente ficar ao menos 3 dias em San Pedro….

      Já viu o post sobre o Uyuni? Segue o link: http://bit.ly/UyuniSalar

      Abraço!!

      Reply
      1. Matheus

        Vlw cara, vo ve se fico mais um tempo lá msm! Já li o post de Uyuni e já penso em fazer o tour com a Cordillera haha. To sempre antenado no seu blog…

        Neste tour de 4 dias, quais partes do deserto que visita? Ou apenas segue rumo ao salar?

        Reply
        1. Robson

          No caminho até o Salar de Uyuni você passa por lugares incríveis… lagunas coloridas e paisagens de tirar o fôlego….. Se conseguir mais tempo no Atacama vai ser ótimo, se não, sua viagem também vai ser incrível… mas vai ter que voltar em outra oportunidade ao deserto do Atacama, pois tem muita coisa bonita pra ver…

          Reply
  7. Bia

    Oi Robson, caí no seu Blog sabe Deus como, e adorei. Pretendo ir ao Atacama ano que vem, entre março ou abril. Qual época do ano você foi? Obrigado!

    Reply
    1. Robson

      Oi Bia… opaa… que bom que caiu por aqui!! Hahaha…. então, fiz minha viagem para o Atacama em abril…. qualquer dúvida estou por aqui..

      Abraço!!

      Reply
  8. Herik

    E ai Robson, tudo bem? Navegando pelo site mochileiros em busca de informações cheguei ao seu blog. Primeiramente gostaria de lhe parabenizar pela iniciativa. As informações que vc passa aqui com certeza são úteis pra muita gente. Então, não sei porque mas resolvi pesquisar sobre o deserto do atacama e fiquei maravilhado e tentado a conhecer esse lugar. Nunca fiz uma viagem desse porte e pretendo não perder mais tempo. Sendo assim, pelo o que pesquisei, uma rota bacana seria Belo Horizonte (onde moro), Atacama, Salar de Uyuni, Belo Horizonte. Li que março é um ótimo mês para ir, o que vc acha?

    Em termos de valores por pessoa, por alto, acha que uns R$3.000,00 seria suficente pra cobrir todos os custos? (Ficando em um hostel mais modesto e em uma média de 10 dias)

    Obrigado!
    Abraço

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Herik… acredito que em 10 dias esse valor vai ser o suficiente sim. Você se programa bem para o que vai fazer, tenta uns descontos nos lugares e vai conseguir sim. Março é um ótimo mês para viajar.

      Ahh, se você conversar com a Flávia, da Ayllu Expediciones, ela está oferecendo um desconto especial para quem diz que é leitor do blog Um Viajante. Pode ser uma boa pra você!!

      Abraço!!

      Reply
  9. Thais

    Bom diaaa… in love com seu blog
    Estou indo pro Chile dia 28/12/2014 e queria umas dicas suas, vou te falar um resumo básico para você ver se consegue me ajudar.
    Vamos chegar em Santiago, mas só ficaremos um dia, pois passaremos a virada em Valpo. De la vamos para o Atacama, mas sobre la já peguei todas suas dicas aqui no blog, todas devidamente anotadas. E depois de 5 dias no Atacama, voltaremos para mais uns dias em Santiago. O que queria saber mesmo é sobre passeios, restaurantes e lugares imperdíveis em Valparaiso e Santiago. Ahhh e antes que eu me esqueça, alguma sugestão de Vinícola? e o que você acha sobre Vale Nevado no Verão? pensei em nesse dia alugar um carro e passear pela cordilheira.

    Desde já agradeço, e parabéns pelo blog, tudo muito bem explicadinho, tem sido uma ótima ferramenta para nossa trip.

    ps: Favor responder por e-mail também

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Thais…. mil desculpas pela demora… bom, vamos lá..

      Vinícula eu indico a Concha y Toro… o passeio é muuuuito legal! Vale super a pena! O Vale Nevado eu não sei dizer, pois não fui pra lá…. talvez o passeio na Cordilheira seja mais legal, apesar que você já vai ter visto muito coisa do tipo no Atacama – mas ainda prefiro a Cordilheira, o Vale Nevado acho que é melhor no inverno.

      Eu fiquei hospedado em Viña del Mar e apenas visitei Valparaíso. Acho tranquilo fazer dessa forma. Em Valparaíso apenas andei para parte histórica. Subi as ladeiras, ví as casas coloridas e comi em um restaurante que achei simpático.

      Em Vinã del mar também não tem muito segredo. Basicamente foram passeios a pé, fui até o mar – colocar os pés no pacifico pela primeira vez. As duas cidades são muito fáceis de visitar. Acabei não visitando nenhum super restaurante…. tomei sorvete perto da praia e comi um lanche que vinha com abacate (aliás muito coisa lá eles colocam abacate).

      Em Santiago as boas dicas já estão no blog. Lembrando que o Bairro que mais gostei em Santiago é o Bella Vista e uma bom lugar para um jantar romântico é o Pátio Bela Vista, pelo menos os restaurantes por lá são lindos… é uma boa pedida para uma surpresa

      Espero ter ajudado…

      Reply
  10. Beatriz

    Oi Robson,
    Sou mais uma que vem elogiar seus posts. Estou encantada com os vídeos e fotos. Sairam umas ferias agora no fim do ano e estou pensando em fazer o mesmo roteiro que voce, fim do ano e janeiro. Estou um pouco ansiosa pois assim de ultima hora, não tive tempo algum de organizar, mas acho que da tempo de comprar as passagens e organizar o roteiro. Nessa época do ano voce recomendaria os mesmos trajes? Imagino que estara mais calor em algumas cidades, mas nos pontos que voce mencionou faz mesmo esse frio, ne?
    Outra duvida, eu ja viajei bastante sozinha pela Europa, ja fui também para sudeste asiático, mas nunca fiz mochilao pela america latina, queria saber se e’ tranquilo viajar sozinha? Voce viu bastante jovens mulheres viajando sozinha por la? Obrigada

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Beatriz, tudo bom?? Obrigado pelos elogios e fico feliz que esteja acompanhando o blog. Então, eu encontrei várias meninas viajando sozinhas. O Deserto do Atacama, assim como a viagem ao Salar de Uyuni, tem uma segurança legal….. O Atacama é bem preparo e só tem viajantes por lá… parece uma cidade de mochileiros, é muito legal. E a viagem ao Uyuni você vai fazer com um grupo de pessoas, então não vai estar sozinha.

      Acho que você tem que ir sim….. vai amar a viagem!!! Bjs

      Reply
      1. Beatriz

        Obrigada Robson! Decidi e vou sim! Eu adoro o clima de viajantes por todos os lados, tenho certeza que vou encontrar um pessoal bacana nos hostels e nas excursões. Outra dúvida que tenho é sobre quantos dias reservar para SPA, para o Salar de Uyuni (são 4, né?) e Santiago/Valpo/Vinã del Mar. Vou no dia 26/12 e volto no dia 11/01. Estou confusa sobre quantos dias ficar em cada lugar, também pensei em parar um ou 2 dias em buenos aires, pois as passagens fazem escalas la, ia tentar um stopover, mas tenho medo de ficar apertada nos dias.
        Pensei mais ou menos assim, mas super aceito seus pitacos
        26/12 – São Paulo – BAs
        28/12 – BAs – Santiago
        01/12 – Santiago – Calama – SPA
        10/11 – SPA – Calama – Santiago
        11/12 – Santiago – São Paulo

        Você acha que ficar do dia 01 ao 10 dá pra curtir o atacama e o salar de Uyuni ou fica apertado? Será que é melhor dispensar BAs?
        Muito obrigada!

        Reply
        1. Beatriz

          Outro roteiro que pensei foi, desencanar de BA
          26/12 – São Paulo – Santiago – Calama – SPA
          07/12 – SPA – Calama – Santiago
          11/12 – Santiago – Sao Paulo

          Pensei que ficando do dia 26 ao 7 em SPA dá pra curtir melhor os passeios do atacama e o salar de uyuni, já que era o foco inicial da viagem.
          Ai que dúvida, sempre que começo a montar roteiro eu fico querendo incluir mais destinos e ficam faltando dias hehe… o que você sugere?

          Reply
  11. Marcelo Teixeira

    Ola Robson, como vai?
    Cara, muito bom seu blog, parabéns. To programando um mochilão para 2015 e já tinha excluído SPA do roteiro, mas vendo seu blog, voltei a inclui-lo rsrsrsr… Cara, minha duvida não e´ nem tanto sobre a viagem em sim, pois isso já esta´ quase tudo certo, e sim sobre técnicas de fotografia! Suas fotos estão muito boas e sua edição tem as deixado espetaculares. Que filtro vc aplica nelas? Vc usa o LR ou PS? Vlw. Abraço.

    Reply
  12. Ana

    Olá Robson, tudo bom?? Gostaria de saber quantos dias vc ficou em San Pedro do Atacama e se 2/3 dias são suficientes. Acabei de comprar minha passagem pro Chile e passarei apenas 10 dias. Mas nao quero deixar de ir no deserto do Atacama.

    Reply
  13. Santoro

    Ola Robson, muito legal seus posts.
    Vou para San Pedro em fevereiro de 2015, pretendo chegar lá e no dia seguinte sair para fazer o passeio de 4 dias para Uyuni e voltar para San Pedro. Gostaria de te perguntar se você sabe se é possível agendar esse tipo de passeio de um dia para o outro quando chegar lá esse passeio é preciso reservar daqui antes de sair
    Obrigado e parabéns novamente.

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Santoro, que bom que está curtindo o blog. Então, você pode fazer a reserva lá sim… é isso que eles dizem pelo menos. Você até pode tentar mandar um e-mail, mas nem sempre eles respondem….. eles estão acostumados a tratar isso pessoalmente mesmo. E como o movimento sempre é bom, tem tour saindo todo dia.. acredito que você não vai ter problemas…

      Valeuu!! Continue acompanhando o blog

      Reply
  14. Thais

    Oi! Cheguei no seu site fazendo pesquisas sobre viagens pra Atacama. Vou em Fevereiro de 2015 e queria como a grana tá curta tô pensando em ir de ônibus de Santiago pra San Pedro. Você sabe alguém que já foi de ônibus e o que achou?
    E outra coisa, pra ir pra Bolívia nesse tour, precisa de passaporte ou eu posso mostrar só meu RG sendo brasileira? Meu passaporte venceu e ainda não consegui data pra renovar!

    P.S.: estou apaixonada pelas suas fotos!! São maravilhosas e dá ainda mais vontade de viajar!

    Beijos

    Reply
    1. Letícia

      Oi Thais. Estou indo para Atacama agora em fevereiro, irei sozinha. Embarco no dia 09/02. Vi aqui sua mensagem e quis responder porque essa será minha primeira viagem ao esxterior e ainda farei sozinha. Você fez reservas no hotel? E já esta vendo os lugares para visitar lá?
      Acho que uma poderia ajudar a outra, se não se importar.

      Reply
  15. Viviane

    Parabéns Robson. De todos os relatos, o seu foi o mais descritivo. As suas fotos estão espetaculares. Irei em 14/01/2015 com meu filho e uma amiga e já sei o q posso esperar. Ansiosa. Parabéns mais uma vez!

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Vivi, muuuuuuito obrigado por seu recado aqui no blog. Continue sempre acompanhando e volta aqui pra contar como foi sua viagem

      Reply
  16. victor

    Olá Robson,

    Excelente o blog, muito bom o trabalho realizado aqui. Estou pensando em fazer a viagem de santiago até Uyuni passando por San Pedro, tudo isso com um 4×4 alugado. É possível? Quanto aos tours, eu poderia fazer sozinho? Ou necessitaria pagar a uma empresa para me levar até os tours de san pedro?

    Reply
    1. Robson Franzói

      Fala Victor, tudo bom? Eu vi muita gente em San Pedro com 4×4 alugado. São umas caminhonetes vermelhas, tudo padronizado. Acho que você pode alugar no aeroporto, pois lá tinham várias. De qualquer forma é bem importante pesquisar mais sobre isso, não sei bem como chegar em certos pontos do deserto sem ter um guia.

      Para a viagem ao Uyuni então nem se fala, não sei se existe alguma rota mais fácil, mas o caminho que o guia fazia muitas vezes não tinha nenhum tipo de sinalização. Não sei como é para fazer essa viagem por conta, mas tem que ser algo muito bem estudado, nós passamos por lugares totalmente isolados, onde nem estrada havia… Seria interessante encontrar alguém que já fez algo assim para tirar essas dúvidas…

      No que puder ajudar estou por aqui,
      Grande abraço!

      Reply
  17. Fernanda

    Olá Robson,

    Adorei seu blog e estou pensando em ir pra lá em Outubro. Porem não entendi muito bem a parte do Transfer de Calama para o deserto. Quando vc diz $9.000 são dólares ou pesos Chilenos ?

    ______________________

    De Calama para San Pedro de Atacama
    Se você optou por ir de avião, ao chegar no aeroporto de Calama você ainda tem mais um percurso da viagem até San Pedro – são mais 105km. A estrada que liga as duas cidades é muito boa – um asfalto liso que cruza o deserto. No aeroporto de Calama você tem algumas opções para ir até San Pedro:

    Taxi + ônibus: talvez a opção mais barata, mas um pouco mais cansativa para quem vem de uma seqüência de voos. No aeroporto de Calama você pode pegar um taxi até o centro da cidade, que vai sair por cerca de $6.000. Já no centro de Calama você pode pegar um ônibus direto para San Pedro por cerca de $3.000.

    Transfer: essa foi a opção que eu escolhi. A empresa Licancabur faz o trajeto do Aeroporto para San Pedro de Atacama – te deixando na porta do seu hostel/hotel. O valor é $9.000 somente ida / $16.000 ida e volta *com desconto. Existe um quiosque da empresa no aeroporto de Calama e a saída do transfer é frequente. Caso queira garantir a reserva antecipada clique aqui.

    Reply
  18. Fernanda

    Ai que maravilha, estou super empolgada com a viagem ! Espero que de tudo certo !
    Você acha Outubro uma boa época para ir pra lá ?

    Reply
  19. Marcelo

    Oi Robson, blz ? Parabéns pela postagem de suas aventuras. Irei ao Atacama agora em março, ficando no Ayllu e com alguns passeios marcados. Mas estou na dúvida em mudar a programação. Trocar os passeios do Gêiser e vale de la luna pela subida ao Vulcão Toco. O que acha ? vale a pena a troca ? Os outros passeios serão as Lagunas, Salar de Tara.
    Brigadão e abraços

    Reply
    1. Robson Franzói

      Fala Marcelo… muuito obrigado pela mensagem!!! Você vai curtir muito a viagem!! Então, eu sou suspeito para te dar essa dica. O passeio ao Valle de la Luna é ótimo!! Tem um visual incrível e um pôr do sol de ficar babando. E o passeio aos geysers el tatio é muito maneiro… eu não tiraria… Mas também não fiz a subida ao vulcão, complicado te dar uma dica nesse caso. Dá uma palavrinha com a Flávia, mas acho que você tem que ficar com os geyses e com os valles.

      Grande abraço!

      Reply
  20. Heitor

    Oi, Robson, tudo bem?

    Descobri o blogue há alguns dias e ele já está me inspirando a ousar uma experiência: viajar sozinho pela primeira vez!
    Depois de ver os posts sobre o Atacama, fiquei fascinado e estou pensando que talvez seja um bom destino.
    O meu “medo” é que sou cadeirante e não sei como seria me virar por lá, embora eu seja bem independente. O que você me diria sobre os passeios no deserto e a cidade de San Pedro em termos de acessibilidade?

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oii Heitor, grande amigo!!! Desculpe a demora para aprovar o comentário e te dar uma resposta. Peguei uma gripe esses dias e os comentários ficaram acumulados aqui no blog.

      Então, assim… San Pedro é uma cidade bem simples. Construções que parecem feitas de barro e todas as ruas de terra. Não existem calçadas ou um piso regular. Os passeios são todos feitos em carros grandes (se for com a Ayllu, a mesma agência que eu fechei o passeio). Eu acredito que sua cadeira consiga um espaço nos carros. Eu vou mandar uma mensagem hoje para a Flávia – a dona da agência, e vou me informar melhor sobre isso. Confesso que não sei dizer se você consegue fazer todos os passeios… Assim que ela me retornar eu posto aqui uma resposta pra vocês.

      Um grande abraço!!

      Reply
  21. Heitor

    Oi, Robson, tudo bem?

    Pensei já ter postado uma mensagem por aqui, mas não a estou localizando… Desculpe se ela ficar duplicada!

    Bem, primeiro queria dizer que descobri o blogue há uma semana e ele já tá me inspirando uma experiência nova: viajar sozinho pela primeira vez!

    Fiquei encantado com os posts sobre o Atacama e me deu muita vontade de ir pra lá. Acontece que sou cadeirante e tenho um certo receio de passar algum perrengue lá ou não poder aproveitar bem os passeios, embora eu tenha bastante independência e minha cadeira seja bem leve e resistente. Você saberia me dar umas dicas? Os passeios pelo deserto são acessíveis? A maioria é feita de carro, né? Tem terrenos muito irregulares, onde seja impossível andar com a cadeira? E as opções de hospedagem, são adaptadas?

    Abraço!

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Heitor… desculpe, como eu te respondi no outro comentário.. peguei uma gripe e acabei deixando os comentários acumularem aqui no blog. Eu já mandei um e-mail para a Flávia e vou certinho com ela essas informações que você está procurando. Assim que tiver um retorno vou te avisar.

      Grande abraço!

      Reply
  22. Mistyla

    Olá Robson,

    Li todos os seus posts sobre o Chile e adorei! Parabéns! Vou seguir o seu roteiro pro Atacama e Uyuni. Gostaria de saber se você reservou o hostel pra todo o período, inclusive os dias em que passou na excursão pra Uyuni. Obrigada!

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Mistyla, fico feliz que gostou do blog e as dicas estão te ajudando. Então, reservei hostel apenas para os dias que fiquei em San Pedro. A viagem ao Salar de Uyuni já tem a hospedagem inclusa.

      Qualquer dúvida é só gritar

      Reply
  23. Patricia Ferrari Neves

    Oi, Robson! Adorei seu blog! Está me ajudando bastante a programar minha viagem. Eu to indo para a região do Atacame na ultima semana de abril e queria uma opinião de quem já pisou por lá. Eu tenho só 4 dias, então posso passar esses 4 dias conhecendo o Deserto do Atacama ou posso fazer a travessia S.Pedro/Uyuni/S.Pedro. Sei que as duas coisas são incríveis mas tenho que fazer uma escolha. Rsss! Considerando o que você viveu e viu por lá, qual você escolheria?

    Beijos!

    Patricia.

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Pati.. acabei respondendo um comentário aqui por engano…rsrsrs.. Agora sim, vamos lá…. Eu acho que o mais viável pra você vai ser fazer Atacama sim! Deixe para fazer o Uyuni em uma outra oportunidade, quem sabe junto com uma viagem ao Peru… pode ser uma boa opção. Aproveite essa para curtir o Atacama.. você não vai ser arrepender

      Bjs, Robson

      Reply
  24. Patricia Ferrari Neves

    Ahahaha! Agora sim fiquei confusa, porque eu jurava que você ia responder que Uyuni era mais top. Mas acho que vou aceitar mesmo sua sugestão e ficar em S.Pedro. Ir ao Atacama e não conhecer o Atacama não me parece lógico. Super tks pela reposta! Bjs!

    Reply
  25. tatiane

    Poderia me indicar sua hospedagem no Atacama?
    Estou na duvida se deve ser “perto do centro ou de algo”, ou melhor optar por mais “luxo” por serem simples demais….
    onde vc ficou?
    Obrigada

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Tati, tudo bom? Então.. eu testei duas hospedagens por lá: 1) Hostel Campo Base, que é uma ótima opção de hostel e muito bem localizado. 2) Ayllu, que tem um quarto privativo para casal… esse quarto eu achei legal viu… foi com eles que fiz o passeios, que é o maior foco da agência e onde se destacam… mas hospedagens você também pode encontrar no Booking… e lembre de acessar o Booking através dos links do blog, assim você dá uma força pro viajante aqui

      Reply
  26. Luana

    Cara, parabéns pelo teu trabalho de registro.
    Só não estou mais encontrando os links para a viagem do Salar de Uyuni!
    As lagunas altiplânicas vistas no tour de San Pedro não são as mesmas que do tour até Uyuni?

    Abraços

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Lu.. Tudo bom? No menu ali do topo tem Américas, e dentro tem Bolívia… Ali você encontra todos os posts do salar…

      Então, as algumas altiplânicas são no Atacama… Na viagem ao salar de Uyuni você vai ver outras: laguna colorado, laguna blanca, laguna verde…. E outras mais… Lindassss!!!! Qualquer dúvida dá um grito!

      Reply
  27. Pati

    Olá !
    Simplesmente amei seu blog ! Parabéns !!!! Joguei no google dicas de roteiro no Chile e que bom q achei vc ! Rs
    .Vc consegue de maneira super simples e explicativa nos ilustrar o q viveu naquele lugar !
    Estou indo em julho para o Chile com uma amiga , vamos ficar 6 dias em Santiago e 9 no deserto , e se já estava ansiosa pela trip, agora estou MTO mais ! RS
    Viajei em janeiro para Austrália em pleno verão e tenho ctza que sera uma experiência totalmente diferente agora ir para o Atacama no Inverno !
    Tenho uma duvida super de menina ! Hehe vc acha aconselhável levar mala de viagem de rodinhas ou mochilao mesmo ? Pq penso q nos passeios vamos precisar de uma mochila relativamente pequena para levar alguns itens básicos … O q me aconselha quanto a isso ? E tbm , pq de SP para Santiago são 32 kilos , mas soube que de Santiago para Calama são só 23 …VC se lembra se teve algum problema com isso ?
    Enfim ! Valeu suuuuuuper pelas dicas ! Sucesso !!!!
    Beijos !

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Pati, tudo bom? Desculpa a demora pra te responder, eu estava viajando pela Ásia.. Que bom que encontrou o blog, fiquei feliz com sua mensagem. Então assim… Eu vi a maioria das pessoas com mochilão e não com mala de rodinha.. As duas de San Pedro são de terra, então pra mala de rodinhas é mais complicado.. Você precisa sim de uma mochila menor pra te acompanhar nos passeios, com câmera, água e tal… Eu não tive problemas com a bagagem pois não levei mais de 20 kg… Tente não levar taaaanta coisa, vai ser melhor pra você… Espero ter ajudado bjoooo

      Reply
  28. Larissa Medeiros

    Queria apenas elogiar as fotos. Ficaram maravilhosas e eu senti um friozinho na barriga só de vê-las! Obrigada pelos artigos sobre o deserto também, estão bem completos!

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Lari, tudo bom? Muuuuuito obrigado sua mensagem… fico super feliz em saber.. E lembre-se, se tiver alguma dúvida é só dar um grito aqui no blog

      Reply
  29. Daniela Costa

    Ei Robson! Li todos os seus posts sobre o deserto e a vontade que eu tinha de ir intensificou-se! E com certeza os seus relatos irão me ajudar bastante! Por curiosidade, as suas fotos são com GoPro? Qual (quais) camera (s) você utilizou? Porque são fotos lindas! No mais, obrigada pelas dicas!

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Dani, tudo bom? Que legal que leu tudo por aqui…. Você vai amar o Atacama!!! Então, algumas fotos são com a GoPro, mas a maioria é com minha câmera maior – uma Sony A77 (que infelizmente morreu na minha última viagem – triste)… Você pode ver mais posts sobre fotografia nesse link: http://www.umviajante.com.br/fotoviagem/

      Obrigado pela mensagem!

      Reply
  30. Eveline

    Nossa, super adorei seu blog!!! Estou me preparando para a minha primeira viagem sozinha estilo mochilão para o Atacama em Agosto.
    Acha uma boa época, e assim, tem problemas em ser mulher e ir sozinha para o Atacama? Estou super anciosa e precisando dessa viagem. E no Hostel, vc indicaria ficar em um quarto de casal mesmo estando sozinha ou sem problemas ficar em outro tipo de acomodação.
    Muito obrigada pelas suas dicas, nos ajudam muitíssimo !!!!!

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Eveline, tudo bom?? Que legal que chegou aqui no blog e curtiu o que encontrou. Você tá ligada que vai se apaixonar pelo Atacama né!?!? Se prepara!!!

      Pode ir tranquila, eu vi várias meninas viajando sozinhas por lá e achei o Atacama um lugar super seguro. Escolha um hostel legal, eu recomendo o Campo Base:
      http://www.umviajante.com.br/chile/1934-campo-base-otima-opcao-de-hostel-em-san-pedro-de-atacama

      Acho que você pode ficar num quarto para 4 pessoas, assim até economiza e pode conhecer mais gente. É um quarto ótimo

      Qualquer dúvida é só dar um grito por aqui

      Reply
  31. Cida Silveira

    Boa tarde Robson, que legal seu blog, parabéns. Iremos para o Atacama na próxima semana (06/07/2015) e a dúvida que tenho é sobre a “climatação” que temos que fazer antes de realizar os passeios, é real? Tem alguma alteração com relação a altitude, etc? Como será julho, durante o dia também é mais quente?
    Obrigada….

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Cida… tudo bom? Desculpe a demora para te responder, estou com uma carga grande de comentários aqui no blog…

      Então, sobre essa questão da altitude… o pessoal recomenda deixar os passeios de maior altitude para os últimos dias… Assim você tem tempo para se acostumar – mas isso não é garantia… meu amigo que viajou comigo sentiu um pouco de tontura mesmo nos últimos dias e eu não senti nenhum efeito, isso vai de pessoa para pessoa…

      Eu acho que se tiver sol vai ser mais quente sim… e um bom frio a noite

      Espero que faça uma ótima viagem!!! Depois volta aqui pra me contar como foi

      Reply
  32. filipe

    Fala ae Robson, em breve estarei no Atacama, alimentação é bem tranquilo de se achar ? a noite posso andar tranquilamente por la ou rola alguma diversão noturna ? consigo ir de avião e voltar de ônibus ? perdão tantas perguntas mas vc foi o mais completo que achei em relação de ter percorrido todo local por lá, um forte abraço

    Reply
    1. Robson Franzói

      Grande Filipe, tudo certo? Cara, alimentação é tranquilo sim… eu já fiz um post sobre isso aqui no blog, dá uma olhada: http://www.umviajante.com.br/chile/2540-onde-comer-em-san-pedro-de-atacama

      Pra andar de noite é de boa sim… e é uma delícia na verdade.. bem legal ver como é a cidade a noite.. alguns ruas são bem escuras, mas é bem tranquilo..

      Tem uns bares mais cheios na rua principal, caso você tenha vontade de algo mais animado… Dá da ir de avião e voltar de ônibus sim, estou pensando nisso na próxima viagem… pra conhecer algumas lugares no caminho…

      Espero ter ajudado.. e pode ficar susse pra fazer outras perguntar.. qualquer coisa to por aqui, abraço!!

      Reply
      1. filipe

        já que vai novamente, vai em fevereiro rsrs, meu amigo deu pra trás e vou sozinho ter alguém pra zoar um pouco é legal rsr, não sei se é bastante comum encontrar brasileiros lá.

        Reply
        1. Robson Franzói

          Falaaa Filipe, tudo certo? Então, já está tudo certo pra eu voltar por Atacama em outubro…. mas cara, lá você encontra alguém pra se divertir… fora que sozinho ou acompanhado, não tem erro… o Atacama é incrível!!! E sim, ta cheio de brasileiros lá haha – como em todos os cantos do mundo

          Reply
  33. Rose

    Oi Robson, parabéns pelo blog! Pretendo ir para o Atacama em outubro…Adorei as dicas! Lindas fotos!
    Obrigado!
    Bjos

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Rose, tudo bom? Muito obrigado por sua mensagem!!! Você vai amar o Atacama, pode apostar!! Qualquer dúvida é só dar um grito

      Reply
  34. Fernanda

    Oi Robson!!!!!!

    Adorei o vídeo que vc fez sobre o deserto do Atacama e esclareceu muitas das dúvidas que eu tinha, como por exemplo, sobre mulher viajar sozinha pra lá (minha intenção). Muito obrigada mesmo, mas tenho só mais uma perguntinha que não foi respondida no vídeo: sobre a secura do Atacama. Eu estou muito preocupada com isso pois sofro naturalmente com olhos e bocas secas. Você acha que dá pra lidar com isso de boa, levando colírio para os olhos e hidratantes labiais? A secura é tão ruim assim vc achou? Você sofreu com isso? Desde já agradeço muuuuuuuuuuuuuuuito.
    Fernanda

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Fernanda, tudo bom? Legal que chegou aqui no blog e bacana que assistiu ao vídeo lá no canal.. Então, não vou te enganar.. é bem seco sim! No olho eu até não senti tanto, mas nos lábios sim… muito!! Leve colírio, eu também levei, e leve o melhor protetor e/ou hidratante labial que você tiver… É um pouco sofrido, mas todo o restante compensa… O Atacama é lindo!! você vai se apaixonar

      Qualquer coisa grita!! bjoo

      Reply
  35. Romulo

    Olá, cara! Tudo bem? Parabéns pelo seu blog. A página é excelente!
    Queria tirar uma dúvida com você sobre a viagem ao Atacama.
    Pretendo ir, mas, mesmo sabendo que seria bom mais dias, só vou dispor de três dias completos por lá, já que estarei vindo de Santiago. Queria saber quais são os principais passeios que não posso deixar de fazer e caberiam nesse curto período.
    Outra duvida: Sobre o transfer, existem em qualquer horário do dia?
    Muito obrigado desde já!
    Grande abraço.

    Reply
    1. Robson Franzói

      Fala Rômulo, tudo certo? Muito obrigado por sua mensagem.. fico super feliz em saber que gostou do blog.

      Então, três dias é um tempo curto mas vai conseguir ver algumas coisas… Eu colocaria as lagunas altiplânicas, que acho imperdível… também o Valle de la Luna e Valle de la muerte… No mais eu tentaria negociar com a agência o que pode ser encaixando, alguns passeios são de meio dia, então você pode fazer 2 no mesmo dia. Também tentaria fazer o tour astronômico, que é a noite e vale muuuuuuuito a pena.

      O transfer tem vários horários durante o dia… o melhor é confirmar certinho com a empresa…

      Espero ter ajudado…

      Grande abraço!! qualquer coisa dá um grito aqui no blog

      Reply
  36. Alexandre Silva

    Boa Noite, Robson! Seu blog está sendo de muita valia para o planejamento da minha viagem ao Atacama e Salar de Uyuni. Eu e minha esposa planejamos ficar 5 dias em San Pedro de Atacama antes de fazer o tour de 4 dias pelo Uyuni. Devemos fazer o passeio com mais conforto, nos hospedando nos hotéis Tayka. Devemos levar a bagagem junto ou só fazer uma mochila de ataque e deixar a maior parte da mala em algum tipo de locker? (Se é que eles existem em San Pedro do Atacama). Antes de ir ao Uyuni é melhor deixar o hotel reservado para nos hospedarmos ao chegar ou é tranquilo achar um hotel em San Pedro para descansarmos antes de voltarmos ao Brasil?
    Desde já, agradeço pelas informações!

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Alexandre, tudo bom? Legal heim, vai ser uma boa viagem!! Então, na viagem ao Salar você vai levar todas as suas coisas. A sua mala maior é alocada na parte de cima do carro e é protegida por uma lona. Essa mala só desce do carro a noite, quando você chegar no seu hotel e tal, por isso, sim, precisa ter uma mochila de ataque com os pertences que você vai usar durante o dia.. Câmera, alguma guloseima e tal.. E sim, é legal já deixar um hotel programado para quando você voltar… você vai estar bem cansado… é melhor já ter isso certo, não vai ser legal ter que ver isso só quando chegar em San Pedro novamente…

      Bom, espero ter ajudado… e caso puder, lembre de fazer suas reservas através dos links do Booking, pois sou afiliado e com isso você contribuí com o blog sem gastar nada a mais: http://www.booking.com/?aid=375355

      Qualquer dúvida é só dar um grito

      Reply
  37. Ricardo

    Olá, muito bom o blog.

    Minha esposa tem um problema de coordenação motora e não pode andar por muito tempo.

    Você acha que vale a pena ir pro deserto e curtir o passeio, ou é sempre preciso muito esforço físico para alcançar os pontos mais legais.

    Ou de repente existe alguma acessibilidade para levar pessoas com deficiência aos pontos remotos?

    Reply
    1. Robson Franzói

      Olá Ricardo, tudo bom?? Fico feliz que chegou aqui no blog e está gostando do conteúdo…

      Então… olha, eu acho que apenas o Valle de La Luna exige um pouco de esforço… tem umas partes meio apertadas para passar e no fim rola um pôr do sol em cima de um morro, que é meio inclinado para subir…

      Eu vou te passar o e-mail da Flávia, que está com uma nova agência em San Pedro.. Ela é brasileira… troca uma ideia com ela, diga que o Robson do Um Viajante indicou…. Ela vai poder te passar mais detalhes e te ajudar nisso: [email protected]

      Qualquer outra dúvida é só dar um grito aqui

      Reply
  38. DENIS

    Olá Robson tudo bem?

    Eu sou surdo, e meu nome é o Denis.

    Acompanhei suas informações sobre deserto de atacama, estou louco para conhecer e realizar as aventuras desertos.

    E sabia é bom levar o kit médico básico para prevenir do caso na clima, muito bom saber isso.

    Gostaria de saber é bom optar bom custo para ir de ônibus entre ValParaiso até Atacama, pensando ficar de lá umas 5 dias ou 4 dias é suficiente para conhecer aventuras, se acha? Ou seria melhor bater o valor para somente ida no Santiago para Atacama, assim fechar algumas agências por passeio ou montar os passeios para pagar bom preço com desconto quem sabe disso.

    Porque quero planejar bom economico para curtir alguns norte do chile por isso.

    Aguardo ao retorno, parabéns no seu blog que ajuda muito informação para esteja preparado da viagem risos..Pois planejo para viagem em janeiro de 2016..

    Grato pela atenção.

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Denis, tudo bom amigo?? Que legal que chegou aqui no blog e está gostando do conteúdo!!

      Então, vamos lá… Na verdade eu acho que não tem ônibus direto de Valparaíso para o Atacama (não tenho certeza).. Eu acho que você vai ter que voltar até Santiago e seguir viagem de lá. A viagem de ônibus dura 24 horas de Santiago até o Atacama…. é bem mais barato que a viagem de avião, mas você tem que ter esse tempo a disposição.

      No Atacama eu recomendo ficar no mínimo 4 dias, se tiver 5 melhor ainda.

      Para fechar seus passeios eu indico que converse com a Flávia, ela é brasileira e abriu a própria agência agora em San Pedro. Diga que é leitor do blog Um Viajante e veja no que ela também pode te ajudar: [email protected]

      Qualquer outra dúvida é só dar um grito aqui!! Grande abraço!!

      Reply
  39. graziela

    Boa tarde,

    gostaria de saber se tem alguma agência que faça passeio em vulcão que vc indica? qro ir no Lascar!
    ps. vou viajar em dezembro, até la vou fazer mtaaaaaas perguntas

    obrigada

    Gra

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Grazi.. tem sim!!!! A FlaviaBia expediciones, que foi com quem eu fiz dessa vez… e tem também a Ayllu, do Mike, que foi a agência que fiz os passeios na primeira viagem..

      O site novo da Flávia já está no ar: http://www.flaviabiaexpediciones.com/

      Ao entrar em contato com as duas agências, lembre de dizer que é leitora do blog Um Viajante

      Reply
  40. Alexsander e Priscila

    O deserto de Atacama é fantástico.. nada comparável a qualquer outro passeio que já fiz. Todas as paisagens são exuberantes e de cores extremas e variadas, fizemos passeios fantásticos como o Piedras Rojas e lagunas altiplanicas, vale de La Luna e da Muerte, termas de Puritama e Geiser El Tatio. Enfim são muitos e lindos. Mas algo que fez toda diferença em nossos passeios foi a escolha da agência de turismo, a Ayllu. Fomos super bem atendidos e tudo foi perfeito, da atenção dos guias ao apoio da agência nos passeios, da atenção das assesoristas aos programas que fizemos dentro das nossas escolhas, nada saiu errado e ficamos muito felizes com os programas. O veículo que nos levou aos passeios bem confortável, grupos pequenos e os lanches, cafés e almoços nos agradaram bastante. Enfim recomendo..

    Reply
    1. Robson Franzói

      Grande Alex e Priscila, fico muuuuuuito feliz com esse feedback de vocês… é por isso que eu tenho total segurança em indicar a Ayllu… eles tem um serviço de muita qualidade…. e o Atacama é realmente incrível, acabei de chegar de lá e estou cada vez mais apaixonado por aquela região…. é incrível…

      Fico muito feliz que vocês tenham pego as dicas aqui no blog e tenham feito uma viagem linda… muito obrigado por compartilhar isso comigo…. de verdade..

      Um grande abraço!!!

      Reply
  41. Aline

    Boa tarde Robson!
    Seu blog é excelente, já está na minha lista de favoritos e tem me ajudado muito!
    Gostaria de tirar uma dúvida com vc pois num outro blog não souberam me informar tudo o que precisava….
    No próximo dia 13/10 eu e meu marido iremos para Santiago e no dia seguinte seguimos para Calama. (Já compramos passagens aéreas de ida e volta para ambas as cidades).
    Sempre vejo nos blogs dicas de roteiros que saem do Norte Argentino e seguem para San Pedro de Atacama, porém não vi nada que seja o caminho inverso, o qual queríamos fazer por já termos comprado as passagens para o Chile.
    Nossa ideia então é alugar um carro em Calama ou San Pedro com destino ao norte da Argentina e conhecer a região do Atacama no final da viagem.
    No blog do Vicente Guimarães (muito bom tb), ele me disse para verificar a questão da locação do carro, pois na época que ele esteve no Chile ( pelo que vi foi em 2013), não era permitido alugar um carro no Chile e cruzar a fronteira para a Argentina, somente o contrário era permitido.
    Vc teria esta informação atualizada ou sabe de alguma locadora de confiança no Chile que eu poderia perguntar?
    Desde já agradeço sua atenção!
    Abs.,
    Aline

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Aline, tudo bom? Olha, infelizmente não vou poder te ajudar sobre essa questão do carro… O que o Vicente falou é verdade, eu já ouvi algo assim… que é meio chato mesmo a questão de alugar e cruzar a fronteira… Talvez tentar um contato direto com a empresa de aluguel de carro possa ter ajudar….

      Bom, se tiver outra dúvida é só dar um grito aqui

      Reply
  42. Aline

    Muito obrigada pelo retorno Robson! Ontem entrei em contato com a Flavia ( que vc indicou no blog) e pedi um orçamento a ela dos passeios pelo Atacama e aproveitei para perguntar sobre o assunto. Ela soube através de um amigo que trabalhou em locadoras de carros lá que atualmente não há problemas para entrar na Argentina com carros alugados, basta uma documentação específica ( cobrada pela locadora) para atravessar a Aduana. Mas assim que fechar a locação confirmo esta informação para vc ok? um abraço!

    Reply
  43. denis

    Olá Robson. Estou pretendendo ir ao Atacama em novembro de 2016 de moto. Qual a melhor época pra curtir bem esse evento? Pode me dar umas dicas?

    Reply
    1. Robson Franzói

      Grande Denis, tudo certo??
      Cara, sua viagem vai ser animal… pode apostar!!! Na real no Atacama não tem tempo ruim…. claro, de uma forma geral. Pra lá você pode ir em qualquer época do ano….. eventualmente, e bem raramente, você pode pegar dias nublados ou algum fenômeno diferente da natureza, mas aí não tem como prever…

      Se tiver qualquer dúvida é só dar um grito aqui e vejo como posso te ajudar

      Reply
      1. Denis

        Valeu Robson. Tem uma galera que já foi pelas bandas de lá e relatam o mesmo que você. Minha preocupação é que só consegui tirar férias em Novembro, dai meu questionamento.
        Mas pode crer que vou relatar todos os passos.
        Valeu. Um grande abraço.

        Reply
    2. Eva

      olá Denis,
      Estamos querendo fazer esse passeio de moto também. Você vai alugar as motos lá? se sim, pode me informar a agência?

      Reply
      1. denis

        Olá Eva.
        Sairemos de moto daqui de BH. O planejamento está para outubro ou novembro de 2016. 2015 está um pouco apertado pra fazer essa aventura.
        Vocês são de onde? Se você e seu marido animarem, irei fazer o Rastro da Serpente agora dia 22 de Novembro com destino ao Rio do Rastro e retorno pela Serra da Graciosa com direito a um tour em Curitiba e Camboriú. Passeio de uns 7 a 8 dias. Faz parte do treinamento para o Atacama. Rsrsrsrs.
        Um grande abraço.

        Reply
        1. Eva

          Eu sou de São Paulo!
          Provavelmente iremos em umas 4 pessoas, e é claro, eu vou numa moto e meu marido em outra! rsrs
          Obrigada pelo convite, faremos alguns passeios por aqui por enquanto, pretendemos ir no ano que vem para Atacama, em Fevereiro ou Junho, mas a intenção é irmos de avião até Santiago, alugarmos as moto lá, assim já ganharemos um tempo para curtir mais uns dias, provavelmente uns 12 dias no total!
          Boa viagem!! vamos ver, se eu for primeiro eu deixo detalhes aqui e se voce for primeiro dê notícias!!
          abraços

          Reply
  44. Eva

    Robson, amei seu blog! também já coloquei nos meus favoritos!
    Estou querendo querendo fazer esse passeio de moto também com meu marido. vou aproveitar e falar com o Denis aí de cima!! rs abraços

    Reply
  45. Carina Verpa

    Oi Robson! Adorei o post sobre o Atacama. A vijem deve ter sido incrivel!
    Você tem algum post ou sugestão de roteiro na Patagonia (Argentina ou Chilena)?
    Aguardo retorno.
    Obrigada.

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Carina!! Ainda não visitei a Patagonia… infelizmente… Mas está nos meus planos, muito em breve!!!

      Qualquer outra dúvida estou a disposição

      Reply
  46. Murilo

    olá boa noite Robson gostaria de saber se a sua passagem de santiago até calama você ja tinha reservada ou comprou la no aeroporto ? sabe o valor em média ? obrigado

    Reply
  47. sara guedes

    Oi Robson,

    tudo bem?
    gostei muito do seu blog, estou planejando ir para o atacama ano que vem e varias dicas suas sao muito esclarecedoras. Queria saber se voce fez o salar de yumi tambem, e se da para incluir os dois roteiros na mesma viagem.

    Abraço

    Sara

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Sara, tudo bom?? Que legal que chegou por aqui e que está pensando em ir para o Atacama…. você vai amar!! Eu fiz Uyuni sim.. dá uma fuçada aqui no blog que tem bastante conteúdo pra você curtir…

      Se tiver qualquer dúvida é só dar um grito aqui

      Reply
  48. Marcia Santos

    Robson,
    Parabéns pelo blog e pelo vídeo! Ótimas dicas e muitas informações relevantes.

    Tenho a mesma dúvida do Murilo: você comprou a passagem de avião de Santiago para Calama no aereoporto, quando chegou, ou já havia comprado antes?

    Estou pretendendo ir em setembro/2016. Você acha que é uma boa época?

    Abraços

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Marcia, tudo bom?? Olha, a melhor forma (e mais barata) é comprando diretamente no site Chileno da LAN. Não dá pra parcelar, mas a diferença é absurda.

      Setembro é uma boa época sim…. vai ser lindo!!! Se tiver qualquer dúvida é só dar um grito aqui

      Reply
      1. Debbynha Silva

        é dificil encontrar passagem direto no aeroporto? pq no site vou ter que pagar com cartao de credito.. e a economia ta uma bostinha pra cotação do dolar

        Reply
        1. Robson Franzói

          Oi Debby… tudo bom?? Entãoo… na minha primeira viagem eu deixei pra comprar no aeroporto, consegui sim… mas gastei mais de 700 reais na passagem de ida e volta (Santiago/Calama). Nesse ano eu comprei direto no site chileno da LAN e paguei cerca de 300…. então acho que vale a pena passar o cartão sim…

          Qualquer outra dúvida é só dar um grito aqui

          Reply
  49. mari

    boa tarde.. adorei blog gostaria de uma dica eu meu esposo temos planejando ir para o decerto atacama de moto saindo de porto alegre rio grande do sul

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Mari… que show!!! Viajar de moto é um sonho pra mim.. ainda vou realizar… Você tem alguma dúvida específica? Não sei se vou poder te ajudar, pois nunca viajei assim…. mas estou por aqui… qualquer coisa me dá um grito

      Reply
  50. Derrick

    Olá, obrigado pelas informações! Os valores dos tours pelo Atacama são por pessoa ou por grupo? E qual a sua opinião/experiência sobre alugar carro em Calama e fazer os tours de carro?

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Derrick, tudo bom? Os valores são por pessoa…. Você consegue uma valor diferenciado por grupo também…. E se entrar em contato com a Ayllu, diga que conhece o Robson, do blog Um Viajante… Eles fazem um preço especial pra você!

      Eu nunca aluguei um carro por lá…. Pelo que eu vi você vai conseguir fazer alguns passeios só.. nem todos da pra ir por conta… Os veículos para alugar são umas caminhonetes grandes, vermelhas.. que são usadas nas minas…. Não sei te dizer se vale a pena em relação aos valores….

      Qualquer outra dúvida é só me dar um grito

      Reply
  51. Maconiedson Bastos

    Gostaria de saber quando mais ou menos eu devo gastar para fazer uma viagem dessa? Ficando em hoteis comuns, comendo em lugares comuns e fazendo passeios. Obrigado!

    Reply
  52. Maria Carolina

    Olá Robson! Primeiramente parabéns pelo blog. Conheci faz poucos dias e fiquei fascinada. Até comprei o livro do blog sobre o Chile. Vou começar a ler rs.
    Vou para Santiago dia 21 de setembro e ficarei até o dia 25 de setembro. Alguma dica de passeio em Santiago? Gostaria de ir para Vinã Del Mar e Cordilheiras ou Valle Nevado. Em setembro nessas datas você recomendaria quais passeios?
    Dia 25 de setembro vou para Atacama, aonde ficarei até o dia 03 de outubro. O Hostel Campo Base já está lotado para essa data. Assim, vi outros bem pontuados no Booking, como hostel Pablito e hostel Haalar. Os hostels são seguros quanto a deixar dinheiro, celular, máquina?
    E uma outra dúvida, preciso levar uma jaqueta térmica? Você recomenda aquelas botas da timberland para usar em Atacama?
    Muito obrigado desde já pela atenção!

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Maria, tudo bom? Que legal que chegou por aqui e está curtindo o conteúdo…. fico muito feliz em saber!! Ahhh muito obrigado por ter comprado o guia, espero que goste!!

      Então, em Santiago… eu tenho alguns posts aqui no blog. Não deixe de visitar o Bairro Bellavista, é muito legal! Coloque também alguma vinícola no roteiro. Eu visitei a Concha y Toro e achei muito legal.

      Os cerros de Santiago são lindos, valem a visita! E, se quiser um lugar legal para jantar, conheça o Patio Bellavista… é muito legal!!

      Sobre o Hostel.. normalmente são seguros sim! Só fique bem atenta…. use cadeado para fechar sua mala e não deixa suas coisas soltas fora do seu alcance. Nunca se sabe quem vai estar no seu quarto… Mas normalmente lá as coisas são tranquilas.

      Fique de olho no Campo Base… não tenho certeza se ele já lotou na sua data ou se ainda não abriu vagas para reserva. As vezes tem isso… alguns hostels só abrem reservar com um certo tempo de antecedência.

      Sobre a bota… não precisa ser necessariamente essa da Timberland… mas alguma parecida, que não seja muito pesada, já vai ser ótima pra você.

      Eu nunca levei jaqueta térmica… se você tiver, pode levar. Se não, lembre sempre de se vestir em camadas…. colocando uma blusa sobre a outra… assim você se proteje do frio e pode ir tirando as peças conforme a temperatura for subindo.

      Se tiver qualquer dúvida é só me dar um grito aqui

      Reply
  53. Iasmim

    Olá Robson, tudo bem?
    Primeiramente gostaría de REALMENTE elogiar seu blog, não costumo deixar essas mensagens porque isso não faz nem um pouco o meu perfil mas fiquei realmente impressionada com a qualidade das informações que você passa. Parabéns pelo trabalho, de verdade, e tenha certeza que sempre que eu estiver planejando uma viagem virei consultar seu blog agora… =)
    Bom, mas vamos ao que interessa…. Li vários dos seus posts sobre o Atacama e o Salar de Uyuni, estou planejando ir para esses lugar esse ano ainda! Minha dúvida é muito boba mas imagino que você tenha viajado de mochilão literalmente, ou seja, com a mochila nas costas! Mas já fiz alguns mochilões e carregar o peso da mochila era realmente um transtorno pra mim e me deixava com dores que prejudicavam a qualidade da minha viagem…. Então gostaría de saber se você acha tranquilo viajar com mala mesmo, imagino que para o Atacama não tenha problema porque vou ficar no hotel e deixar a mala la, minha preocupação é o Salar de Uyuni… Já fui pro Deserto do Saara e estava com uma mala média mas antes de entrar no deserto tinhamos um ponto de apoio (na cidadezinha anterior) onde deixamos as malas e fiz uma mochilinha só com o essencial para o deserto… Como funciona isso lá?
    Outra coisa é que estava lendo o post sobre a agencia que você contratou para ir ao Salar de Uyuni e estava achando tudo ok porque entendo que uma viagem como essa você tem que ir desapegado de certas coisa mesmo, mas fiquei preocupada com a parte do motorista bebado porque isso sim é um problema sério e não um perrenguinho que faça parte da aventura… hahaha Como foi isso? Ele dirigiu bebado depois ou isso só na parte da noite e de manhã ele já estava bem? Rs
    Desde já te agradeço a atenção e estou apenas começando o planejamento da minha viagem… Ao longo desses planejamento outras dúvidas vão surgir e volto pra te perturbar… Rs
    Um abraço

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Iasmim, tudo bom?? Primeiro vou te agradecer pelo comentário…. fico muito feliz em saber que chegou por aqui e realmente gostou do conteúdo. Só me desculpa a demora para te responder, acabei viajando na semana passada e só agora estou conseguindo colocar os comentários em dia.

      Bom, vamos as respostas… Sobre a mala.. realmente levar uma mala de rodinhas ou mochila para lá é mais fácil do que parece. Apesar das ruas de San Pedro serem todas de terra, você pouco vai andar com a sua mala. Se chegar em Calama e pegar um transfer, ele vai te deixar na porta do seu hotel…. e para todos os passeios a mala vai ficar guardada no hotel.

      Para a viagem ao Salar, a sua mala grande ou mochilão vai ficar no teto do carro… Eles colocam lá e cobrem a mala com uma lona. A mala só sai de lá no final do dia, quando você chega na sua hospedagem. Na manhã seguinte eles carregam tudo de novo. Por isso é super importante ter um mochila menor com você, para que você carregue suas coisas básicas durante o dia (câmera, água, óculos, protetor solar, etc).

      Enfim, agora sobre a agência. Olha… o motorista realmente bebeu e até saiu da casinha durante a noite. Na manhã seguinte, quando acordamos de madrugada e fomos ver o nascer do sol no salar, ele estava bemm sonolento! Eu estava sentado ao lado dele e o pessoal do carro me cutucou para que eu cutucasse ele… pois realmente parecia que eles estava quase cochilando. Eu cutuquei… e logo em seguida ele colocou um óculos escuros.. hahahah.. safado!! hahaha

      Assim… no fim acabou tudo bem. A Cordillera foi melhor do que eu imaginava… A comida não era tão ruim… as hospedagens não eram tão ruins… então deu pra aceitar. Normalmente, pelo que eu li, as coisas podem ser bem piores (ou o pessoal pode fazer um drama também).

      A grande questão, pelo que eu entendi, é que o serviço dos Bolivianos é assim… bem diferente do que é oferecido no Chile. Esse motorista deve receber uma mixaria para trabalhar… é tudo muuuuito simples. Só quando você chega na cidade de Uyuni que é possível ver em que situação eles vivem. O Chile já está muito a frente… por isso oferece serviços de melhor qualidade.

      Bom…. espero ter ajudado… Se tiver qualquer outra dúvida me dá um grito aqui

      Reply
  54. Georgea

    Viajar para o deserto do Atacama é uma experiência única. Sabendo disso, a Ayllu faz de tudo para que essa experiência seja também inesquecível. Durante nossa viagem, a Ayllu nos proporcionou um serviço exclusivo. Sempre com muito preparo, nos levaram conhecer os lugares mais lindos do deserto e sempre nos horários mais adequados. Além disso, desfrutamos de verdadeiros banquetes regados ao bom vinho chileno, montados naqueles cenários que nos tiram o fôlego. Outro diferencial proporcionado é o roupão branquinho e cheiroso que recebemos ao sair de cada passeio com mergulho. Nosso carro, assim como toda a frota da Ayllu estão equipados com wi-fi. Tudo isso fez com que nossa viagem fosse repleta de momentos indescritíveis , de muita alegria, diversão e conforto.

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Georgea, tudo bom? Muito bom saber que deu tudo certo com sua viagem!! Fico muito feliz que tenha voltado aqui para compartilhar sua experiência! De verdade mesmo… muito obrigado!! Os outros leitores agradecem também!!

      Fica de olho no blog… sempre vou postar novas dicas por aqui

      Reply
  55. Monica

    Oi Robson. Seu blog é muito bom. Gostaria de saber se é possivel alugar um 4×4 e fazer os passeios sem as vans de excursão. Obrigada

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Monica, tudo bom? É possível alugar sim.. Eu só não sei exatamente como é o procedimento, já que nunca fiz dessa forma.

      Eu sei que boa parte dos passeios você consegue ir sozinha de carro, mas não são todos… Alguns só tendo um guia junto… pelo menos foi o que eu entendi por lá.

      Se tiver qualquer outra dúvida me dá um grito aqui

      Reply
  56. Natália Gliesch

    Olá Robson!! Seu Blog é realmente muito bom e completo! Sinto que nem vou precisar pesquisar em outras fontes, vou me guiar pelas suas dicas. Eu tenho uma passagem comprada para o dia 09 de setembro à tarde, com volta no dia 19 de setembro de manhã. Minha ideia é chegar em Santiago dia 09 a noite e dormir lá para pegar um voo bem cedo no dia 10 para Calama. Na volta também vamos voltar dia 18 à noite de Calama e dormir em Santiago para pegar o voo dia 19. Você acha que 8 dias é suficiente para conhecer o Atacama e ir até o Salar de Ayuni? Acho que vamos tentar fechar todos os passeios com a agência que indicou no primeiro dia que chegarmos. Teríamos os dias 10, 11, 12 e 13 para passeios no atacama e os dias, 14, 15, 16, 17 e uma parte do dia 18 também para o salar. O que acha?

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Nat, tudo bom? Desculpa a demora para te responder… acabei de chegar de uma viagem de um mês pela Europa e só agora vou conseguir colocar os comentários em dia…

      Ahhh que legal que está se programando com antecedência… é a melhor coisa…. O seu tempo está bom sim… vão ser 4 dias no Atacama… não é muito, mas está dentro do que é legal…. você com certeza vai sair de lá com vontade de voltar… com gostinho de quero mais…. Mas isso é bom, né!?! hehehe… A viagem pra Uyuni também vai te proporcionar vistas deslumbrantes… então seu roteiro está ótimo… tem tudo para ser incrível!!!

      Aproveita!!!! Se precisar de qualquer coisa é só dar um grito aqui!! Grande abraço!!

      Reply
      1. Natália Gliesch

        Obrigada Robson! Acho que vai dar tempo sim, mas estou tendo dificuldade em achar passagens para Calama de Santiago por um preço razoável aqui do Brasil. A passagem no site chileno da LAN que você indicou fica 500 reais para duas pessoas e exatamente a mesma passagem no site brasileiro da TAM, fica 1700 =/ O site Chileno não está aceitando o meu cartão. Estou quase buscando algum chileno pra comprar pra mim, kkkkk A Sky airlines tem preços também muuuito altos, quase o preço de toda a viagem. Você comentou que comprou lá na hora, mas a passagem não ficou muito cara? Quanto pagou? Chegando pelas 9 horas da noite conseguimos comprar uma passagem para o outro dia no aeroporto? Se tiver alguma outra dica obrigada!

        Reply
  57. Amilton

    Robson, eu achei esse seu chapéu lindo! Onde consigo comprar um igual? Se não tiver uma loja online pode ao menos me dizer a marca e o modelo?
    rsrs

    Reply
    1. Robson Franzói

      Grande Amilton!! Tudo bom?? Desculpa a demora para te responder… acabei de chegar e só agora vou conseguir colocar os comentários em dia…

      Então… esse chapéu é bem artesanal eu acho… comprei ele em um lojinha super simples, em Morretes… já ouviu falar? Fica na serra do mar aqui no Paraná… Um passeio bem legal pra quem vem pra Curitiba… Você pega um trem aqui e vai até Morretes, pela serra… ai lá você pode comer barreado, comida típica…. e comprar o chapéu também! heheh

      Se precisar de qualquer coisa é só dar um grito aqui!! Grande abraço!!

      Reply
  58. Francis

    Olá Robson! Li quase tudo que tu postou, vi que tu foi de San Pedro para o Uyuni e falou que é um passeio bem massa, gostaria de saber como fica o itinerário? Para depois voltar ao Brasil, se precisou voltar até Santiago e como o fez.

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Francis, tudo bom? Desculpa a demora para te responder… acabei de chegar de uma viagem de um mês pela Europa e só agora vou conseguir colocar os comentários em dia…

      Então… voltei sim! Eu comprei o passeio de San Pedro para Uyuni de 4 dias e 3 noites, que vai e volta. Aí de San Pedro eu voltei até Calama e peguei um vôo para Santiago.

      Existe a opção de 3 dias e 2 noites, mas aí você segue viagem pela Bolívia.

      Espero ter ajudado… Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

      Reply
  59. Mauricio

    O serviço da Ayllu deixa a desejar, pois não retornam e-mails, ligações e a questão dos 30% de desconto que vc cita, também não confirmam. Estranho tudo isto.

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Mauricio, tudo bom? Desculpa a demora para te responder… acabei de chegar de uma viagem de um mês pela Europa e só agora vou conseguir colocar os comentários em dia…

      Hummm.. que estranho, a maioria das pessoas me retornou dizendo que deu todo certo com o desconto e o contato deles sempre foi rápido… Mas lembre que a Ayllu é apenas uma sugestão… tem a FlaviaBia, que também acho ótima… e várias outras agências….

      Espero que dê tudo certo com a sua viagem…. Se precisar de qualquer coisa é só dar um grito aqui!! Grande abraço!!

      Reply
  60. Gilda Cabral

    Olá, Robson

    Estou montando meu roteiro para o Atacama e o seu blog tem sido meu grande amigo ultimamente.
    Eu vou passar 4 noites em S. Pedro de Atacama, mas gostaria de conhecer também o Machu Pichu. Você tem alguma dica de como eu poderia fazer essa conexão (sem passar pela Bolívia?).

    Muito obrigada e parabéns pelo site.
    abraços.

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Gilda, tudo bom? Desculpa a demora para te responder… acabei de chegar de uma viagem de um mês pela Europa e só agora vou conseguir colocar os comentários em dia…

      Hummm… sem passar pela Bolívia… deixa eu pensar…. hummm.. olha.. não sei se é a dica mais certeira, mas você pode ver se existe vôo para o Peru saindo de Calama, sem ter que passar por Santiago. Na verdade não sei se existe essa opção… mas vale dar uma pesquisada. De ônibus eu acho que será meio perrengue, por ir ter a Bolívia no caminho.

      Espero ter ajudado… Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

      Reply
    1. Robson Franzói

      Grande Ruy, tudo certo? Desculpa a demora para te responder… acabei de chegar de uma viagem de um mês pela Europa e só agora vou conseguir colocar os comentários em dia…

      Então… todas as fotos eu finalizo no software Lightroom… é muito bom!! Tanto para correção de cores quanto para organizar as fotos.

      Se precisar de qualquer coisa é só dar um grito aqui!! Grande abraço!!

      Reply
  61. Mauricio

    Estive lá e de fato a Ayllu é sensacional. Vou escrever um artigo de jornal sobre o Atacama e enaltece-los, pois realmente a agência é acima da média. Os guias excelentes e extremamente inteligentes. Uma verdadeira aula.

    Abração

    Reply
  62. jaqueline alves mendonça

    Boa tarde
    Eu e meu namorado vamos nos aventurar pelo Deserto do Atacama em Setembro….estou vendo no booking sobre lugares para ficar….veja se pode me ajudar: reservei hoteis que podem ser cancelados porém me disseram que seu pagar na moeda local (peso) teremos de pagar os 19% isso é verdade?e se pagar em dólar não….ah e vc sabe se nosso dinheiro real é bem aceito lá?
    obrigada

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Jaque, tudo bom? Não entendi bem sobre esses 19%… Isso seria adiantado? Ou seria 19% a mais?

      Eu nunca levei em reais para lá… o peso chileno e o dólar são bem aceitos. O real você até consegue trocar nas casas de câmbio, mas não dá pra pagar restaurante e outras coisas em real… tem que fazer a troca.

      Se precisar de qualquer coisa é só dar um grito aqui!! Grande abraço!!

      Reply
  63. jaqueline

    Td bem tb….é o ISS (19%) que eles falam….dai fiquei na dúvida porque se vc ficar por pouco tempo no pais não se paga e ficaremos apenas 1 semana e ali fala que teremos de pagar….vamos trocar dinheiro lá sim, até porque é mais fácil…

    Reply
  64. Gervasio Matumoto

    Olá Robson e Jaqueline. Robson, acabei de voltar do Chile (fiz os extremos de lá, Atacama e Patagônia), e teus relatos me ajudaram muito na minha programação. Valeu!!! O Atacama me surpreendeu, por mais que tivesse pesquisado antes, superou minhas expectativas.
    Jaqueline, todas as reservas feitas em hotéis no Chile via Booking (eu fiz todas lá), não incluem o imposto para residentes (são 19% de um imposto chamada IVA=Imposto sobre Valor Agregado). Em todos os hotéis que eu reservei lá, fiquei isento mesmo pagando em cartão, bastando para isso apresentar o passaporte e aquele papelzinho que dão na entrada no país (aquele que vc preenche ainda no avião e apresenta na Imigração), só tive maior dificuldade justamente no hotel de S.P.Atacama, mas conversei com a dona (inclusive é brasileira), e combinei que pagaria em dinheiro(peso chileno sacado nos caixas automáticos lá mesmo) e assim ficaria isento. Mas não esqueça de sempre avisar ao hotel que quer a isenção do IVA. O procedimento para obter tal isenção para estrangeiros é fazer uma “factura de exportación”.
    O hotel que fiquei chama-se Corvatsch (tem no Booking), tem a parte do hostel (banheiro compartilhado e sem café) e hotel. Fiquei no hotel e vale muito a pena, ótimos quartos e diferenciais (como frigobar e TV no quarto) que na região só se encontram em hotéis bem mais caros. Localização ótima, a dona é brasileira e eles tbem tem agencia de viagem (que dá bons descontos se vc ficar hospedado lá), enfim, vale a pena.

    Reply
  65. Gervasio Matumoto

    Ah, complementando… também fiquei na dúvida sobre a moeda: Reais no Atacama não são facilmente aceitos e as taxas cambio não são boas, o ideal é levar dólares. Eu optei pela opção mais prática, pagar quase tudo com cartão crédito (aceitam em todos os lugares, exceto nas entradas dos passeios) e saque nos caixas automáticos de lá (em pesos) diretamente da minha conta corrente aqui do Brasil. Apesar de ambas cobrarem o nosso IOF (6,38%), é a opção mais cômoda e segura.

    Reply
  66. maria cristina fonseca

    adorei seu blog..dicas maravilhosas sobre o deserto de atacama…vou correr a meia maratona do deserto do atacama em 13/11…clima bom essa epoca??/

    Reply
    1. Robson Franzói

      WOWWWWW!! Juraaa Maria!?!?! Que demaaaaais!! Ouvi falar bastante sobre essa maratona por lá.. que incrível!! Acho que é um clima bom sim!! Calor durante o dia, e um frio não muito intenso a noite.

      Vai conseguir tempo de fazer uns passeios por lá? Acho que seria legal você entrar em contato com a FlaviaBia. Ela está oferecendo um serviço muito bom no Atacama. Mencione que você conhece o Robson, do blog Um Viajante, ela está com preços especiais para leitores. A FlaviaBia é uma agência que trabalha apenas com reservas, o que deixa a viagem bem mais organizada.O e-mail dela é: [email protected] e ela também atende no whatsapp: +569 4251 7683

      Espero ter ajudado… Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

      Reply
  67. Vivian

    Ola, Boa tarde Robson,

    ADORO seu blog, nunca me manifestei por aqui, pois ele é tão completo que sempre acho o que preciso antes de perturbar!
    Mas agora preciso perturbar… Eu estou começando a pesquisar para ir ao Atacama agora em setembro.
    Quando digo começando, porque não gosto de fazer perguntas antes de ler tudo que você já colocou.
    Porém como tem muita coisa e tem um fator primordial para dar continuidade na pesquisa, não queria ler tudoooo para depois descobrir que tenho que mudar o destino…
    Minha maior dúvida é sobre a dificuldade dos passeios, não só pela altitude, mas porque meus pais estão pensando em ir também. Eles tem 62 anos.
    Eles não são sedentários, caminham todos os dias, mas com uma leve restrição na velocidade, pois minha mãe tem um problema no joelho e meu pai na coluna.
    Quando falei dos passeios ele pensaram logo em desistir, achando que podem não conseguir ou atrasar todo mundo.
    Alguém que tenha problemas parecido que foi já relatou isso para você? ou você presenciou pessoas com mais idade com dificuldades?
    Ou É melhor trocar o destino mesmo?
    Desde já muito obrigada!

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Vivian, tudo bom? Então… já vi muuitas famílias por lá sim… com pessoas de mais ideia que até subiram o Vulcão Lascar!!! E olha que não eram atletas nem nada.

      Sobre o efeito da altitude, isso é muito imprevisível. Cada pessoa reage de uma forma.. e cada viagem também é diferente. Eu já fui três vezes pra lá… nas duas primeiras não senti nada, foi de boa.. Agora nessa eu já senti um pouco. Então a alimentação pode interferir, o seu cansaço pode interferir… várias coisas.

      Mas dá pra eles irem sim!! Com certeza!! E tenho certeza que vão gostar muito… é um lugar surreal!!!

      Que bom que você acompanha o blog e agora fez um pergunta. Sempre que precisar fique a vontade para tirar suas dúvidas por aqui.

      Acho que seria legal você entrar em contato com a FlaviaBia. Ela está oferecendo um serviço muito bom no Atacama. Mencione que você conhece o Robson, do blog Um Viajante, ela está com preços especiais para leitores. A FlaviaBia é uma agência que trabalha apenas com reservas, o que deixa a viagem bem mais organizada.O e-mail dela é: [email protected] e ela também atende no whatsapp: +569 4251 7683

      Espero ter ajudado… Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

      Reply
  68. Lays Miranda

    Robson, mais uma vez venho aqui comentar nos seus posts sobre o Atacama, rs.
    Mas dessa vez com uma diferença: já tenho passagens compradas e reserva em hostel! Yay!
    Tenho duas preocupações principais: dinheiro e saco de dormir (para Uyuni).
    1) Dinheiro: ainda estou estudando se seria melhor levar meu VTM dólar para sacar em pesos por lá ou levar reais em espécie e trocar nas casas de câmbio de SPA (vou passar a noite no aeroporto de Santiago, senão trocaria na AFEX da Agustinas). Tô com medo de sair no prejuízo levando a maior parte em dólar no VTM, por causa do iof e da taxa de saque nos caixas eletrônicos em SPA.
    Minha ideia seria levar dólar para pagar o hostel (que já está reservado online pelo booking) e uma “garantia” no VTM, pra pagar jantar, por exemplo, e emergências. Trocaria alguns poucos reais por pesos ainda no Brasil, pra pagar o transfer de Calama a SPA. O restante, levaria em reais mesmo e trocaria em SPA. Seria uma boa ideia?
    2) Tenho pesquisado sacos de dormir, e os que cabem no meu bolso atualmente são da Decathlon. Tenho medo de não aguentarem o suficiente a temperatura baixa em Uyuni na primeira noite (vamos passar quase uma semana em SPA e de lá, faremos o tour de 4 dias pra Uyuni). Seria uma boa ideia alugar com a agência de turismo mesmo ou arrisco comprar aqui no Brasil e me encho de cobertas tbm? hahaha

    Desde já agradeço. O blog foi de fundamental ajuda, desde a escolha do destino até inúmeros detalhes da viagem!

    Reply

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *