Quantos dias ficar no Atacama?

O Deserto do Atacama é um lugar fantástico e cheio de passeios incríveis – se você acompanha o blog já deve estar careca de me ver falar isso.

Foto Panorâmica - Pôr do sol no Valle de la Luna
Foto Panorâmica – Pôr do sol no Valle de la Luna

Montar um roteiro pelo deserto pode ser muito mais fácil do que você imagina, se você tiver tempo – claro! Agora, quando seu tempo é limitado… as coisas começam a mudar um pouco de figura.

Para ajudar você a se organizar nesse assunto vamos começar pelo básico – e muito importante:

Quanto tempo leva para chegar ao Deserto do Atacama?

Pois bem, vamos imaginar que sua viagem é exclusivamente para conhecer o Deserto do Atacama. Então você primeiramente precisa chegar em Santiago.

Daqui de Curitiba não existem vôos diretos para Santiago, é necessária uma escala em São Paulo.

Eu saí de Curitiba as 7h15 da manhã, com destino a São Paulo. Às 08h55 eu segui para Santiago, em um vôo de 4 horas. Chegando lá eu comprei uma passagem para Calama – para o mesmo dia. Esperei cerca de duas horas para decolar e depois enfrentei mais umas 3 horas de vôo. Chegando em Calama, tive um problema com meu cartão de crédito e acabei me enrolando um pouco por conta disso. De lá segui com uma van até San Pedro de Atacamao trajeto leva mais de uma hora.

Resumindo, cheguei na porta do meu hostel por volta das 19h30 – já era praticamente noite. Depois desse longo dia de viagem não me restava forças para muita coisa, apenas jantar e ir dormir.

Eu quis descrever bem essa parte da viagem para você entender que não é tão rápido chegar ao Deserto, então não vale a pena ir até lá e ficar apenas dois ou três dias.

Algumas pessoas até preferem dormir uma noite em Santiago para só no outro dia seguir para Calama. Também é uma opção, mas é mais tempo que você vai perder.

Para a volta o esquema é o mesmo: de San Pedro para Calama (de bus ou van), depois o vôo de Calama para Santiago e então a volta para o Brasil.

Finalizado o assunto de quanto tempo leva para chegar o Deserto do Atacama, vamos agora ao que interessa:

Quantos dias ficar no Deserto do Atacama?

O mínimo de tempo que eu recomendo no Atacama são 4 dias completosque foi o tempo que eu fiquei. Não consigo imaginar menos tempo que isso por lá. Eu não cortaria nenhum dos passeios que eu fiz e sei que deixei de fazer outros bem legais.

Vamos ver agora, de uma maneira bem resumida e prática, uma sugestão de como você pode distribuir as atrações do Atacama em cada dia:

Deserto do Atacama em 4 dias:

Dia 01: San Pedro de Atacama + Valle de la Luna e Valle de la Muerte

Separe a manhã do seu primeiro dia para explorar a cidade de San Pedro de Atacama. Garanto que ela vai te surpreender! A cidade é um delícia – parece cenário de filme.

Praça de San Pedro de Atacama
Praça de San Pedro de Atacama

Nesse tempo aproveite para fechar seus passeios para os próximos dias. Fechando todos os passeios com a mesma agência você garante um preço melhor. Conheça a Ayllu Expediciones – a agência que eu contratei para fazer os passeios no deserto e que eu super recomendo!

Na tarde desse primeiro dia você já vai sair para a primeira aventura, que você pode ver no post: Valle de La Luna e Valle de La Muerte.

Valle de la Luna e Valle de La Muerte
Valle de La Luna e Valle de La Muerte

Dia 02: Lagunas Altiplânicas e Salar de Atacama + Laguna Cejar

Seu segundo dia no deserto já vai começar bem cedo: às 06h30 você vai sair para o passeio das Lagunas Altiplânicas e do Salar de Atacama.

Lagunas Altiplânicas e Salar do Atacama
Lagunas Altiplânicas e Salar do Atacama

Esse primeiro passeio termina por volta das 14h30 e já as 16h00 você segue para o segundo passeio do dia: a Laguna Cejar, Ojos del Salar e Laguna Tebinquinche.

Laguna Cejar, Ojos del Salar e Laguna Tebinquinche
Laguna Cejar, Ojos del Salar e Laguna Tebinquinche

Dia 03: Geysers del Tatio

Um dos meus passeios favoritos no Atacama. Por conta da altitude os guias não recomendam que você faça o passeio logo nos primeiros dias. Eu fiz no terceiro dia e foi tranqüilo. Veja como foi a Parte I e a Parte II dessa aventura.

Geysers El Tatio
Geysers El Tatio

Você vai estar de volta a San Pedro mais ou menos as 14h. Se tiver disposição você pode ir até Pukara de Quitorcerca de 3km de San Pedro. Você pode ir caminhando ou de bike. Eu acabei passando esse passeio e fiquei lá por San Pedro mesmo.

Na noite desse dia fiz o Tour Astronômicosimplesmente fantástico. Vale a pena das uma olhada no post.

Dia 04: Salar de Tara

Por fim esse foi o meu último passeio no Deserto do Atacama. O Salar de Tara é um passeio de dia inteiro. Talvez você até consiga ir até Pukara de Quitor nesse dia – não no meu caso, já que nosso carro estragou e tivemos uma aventura diferente no deserto.

Salar de Tara
Salar de Tara – Atacama

* * * * * *

Como eu falei ainda existem outros passeios muito legais para quem tem mais tempo. Dentre eles posso destacar:

Subida ao Vulcão Toco ou Lascar: a subida ao vulcão é um passeio de um dia completo e exige um bom preparo físico do viajante.

Termas de Puritama: um lugar lindo que está quase me fazendo voltar lá só pra conhecer.

Crater de Monturaqui: não ouvi falar muito sobre o lugar, mas é tipo um buraco bem grande rsrs.

Valle del Arcoiris: Uma área no deserto onde as diferentes cores do solo dão um colorido especial a paisagem.

Além desses passeios ainda existe empresas que oferecem aventuras de quadriciclo, trekking e sandboard.

Veja nesse post quanto custa viajar para o Atacama em 2015.

* * * * * *

Para fechar, não posso deixar de falar da opção de seguir do Deserto do Atacama até o Salar de Uyuni. Lembrando que a viagem de ida e volta, saindo de San Pedro, tem a duração de 04 dias.

Tour ao Salar de Uyuni - 4 dias
Tour ao Salar de Uyuni – 4 dias

A minha viagem até o Uyuni foi feita com a Cordillera Traveller – o atendimento deles é meio capenga. Nunca respondem e-mail e nem todos que trabalham por lá são simpáticos. De qualquer forma ainda é uma boa opção.. tem carros seguros e uma boa alimentação, e isso faz a diferença.

Não posso garantir que o passeio ao Salar tenha saída todos os dias, mas é muito provável que sim. O movimento é grande e sempre tem muitos viajantes por lá, então meu conselho é o seguinte: chegue em San Pedro e vá conversar com eles logo no primeiro dia, assim você já fecha certinho a data da sua viagem. É bem difícil você conseguir fechar com eles ainda no Brasil, como eu falei eles não respondem e-mail.

Se você ainda tem dúvida se vale a pena esticar a viagem até o salar, eu te aconselho a dar uma olhada no post: 13 Fotos que provam que a viagem ao Salar de Uyuni vale a pena.

Vídeo: Deserto do Atacama – Perguntas e Respostas

Pra quem não sabe eu tenho um canal do blog no YouTube… Por lá rolam vários vídeos com dicas, bate papo e troca de informações sobre viagens. O vídeo que você pode conferir agora é um especial de Perguntas e Respostas sobre o Atacama tá cheio de dicas! Aproveita e clica aqui para se inscrever no canal

Passeios com desconto no Atacama

Vou aproveitar para destacar que a Agência Ayllu e a Agência FlaviaBia, com quem eu fiz os meus passeios no Atacama, estão com preços especiais para os leitores do blog.

Ao entrar em contato com as agências, informe que você é leitor do blog Um Viajante e que você conhece o Robson… assim eles vão te oferecer um desconto especial!

Espero ter ajudado quem está programando uma viagem para o Deserto do Atacama. Quem ainda tiver dúvidas fique a vontade para deixar um comentário aqui no post. E vamos lembrar de algo muuuito importante: o Seguro Viagem! Ele é importante em qualquer viagem internacional, mas muito mais em uma viagem de aventura como essa. Então aproveite que aqui no blog você tem um desconto de 15% e contrate o seu – pegue aqui o cupom de desconto.

Mundo Aberto

Mundo Aberto é um projeto dos blogs The Way Travel e Um Viajante para explorar o mundo por mais de um olhar e detalhar cada experiência vivida nas expedições, de pontos turísticos e belezas naturais a informações sobre hospedagem, transporte, alimentação e dicas para aproveitar a viagem.

About The Author

Robson Franzói é um curitibano de 29 anos, formado em design e obcecado por descobrir coisas novas. Em 2012 decidiu correr atrás dos seus sonhos e no seu primeiro mochilão descobriu sua grande paixão: viajar! Amante também da fotografia, o garoto criou esse blog para compartilhar suas histórias, aventuras e clicks pelo mundo. Suas fotos já estão ficando conhecidas, aproveite e acompanhe o Instragram @blogumviajante

Related posts

229 Comments

  1. Graciele

    Robson, olha eu de novo fazendo mais perguntas… Rs. Tô pensando em ir a San Pedro em julho, no início do mês e sozinha. Li todos os posts sobre San Pedro e achei o máximo… Só fico insegura pelo fato de ir sozinha. Pode parecer bobagem, mas sei lá, fico com medo de de repente ser a única mulher em algum desses passeios pelo deserto… Durante os seus passeios havia alguma mulher sozinha???

    Abraços!!!

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Graciele.. pode ficar a vontade para perguntar!! Simm.. havia mulheres sozinhas sim… algumas meninas novas até. Vou te dizer que viajar pra lá sozinha é mais fácil e tranquilo do que você pode imaginar. Você vai contratar uma agência para fazer os passeios, vai fazer tudo com o guia… então é tranquilidade 100%. O guia vai te mostrar tudo, falar sobre a história do lugar… é uma viagem bem susse. Pode ir que você vai amar!

      Reply
      1. Guilherme Henriques de Godoy

        Cara, você pode me ajudar via e-mail?

        estou planejando um mochilão e estou perdidaço!!!!!

        obrigado desde ja

        abs

        Reply
        1. Robson Franzói

          Posso tentar sim Gui, mas normalmente eu consigo responder os comentários dos posts antes dos e-mails…. é muita mensagem chegando e as vezes eu até me perco hahaha

          robson (arroba) umviajante.com.br

          Grande abraço!!

          Reply
      1. Viviane Frazão

        Tambem quero ir sozinha. Me disseram que viajar só é até melhor, pois vc meio que fica obrigado a interagir mais com a população do local e etc.
        Fico feliz em saber que não a unica que vai só!!

        Reply
  2. Adriana

    Olá Robson, eu fiquei fascinada com suas fotos, parabéns!
    O deserto do Atacama ate o Salar de Ayuni roteiro de 8 dias então?

    Reply
      1. Tatiana

        Oi Robson, vc deixou as diarias em San Pedro pagas enquanto foi para o Salar de Ayuni?
        Como administrou isso?

        Reply
        1. Robson Franzói

          Oi Tati… tudo bom? Eu não deixei paga não… reservei para o Atacama apenas as diárias que passei por lá. Na viagem ao salar você já vai pagar sua hospedagem junto com o passeio, então não precisa pagar nada no hotel do Atacama. Você vai fazer o check-out para ir ao Salar.. foi assim que eu fiz Qualquer dúvida me dá um grito

          Reply
          1. Rodrigo Zordan Bueno de Moraes

            Tem saidas diarias para o Salar? Minha dúvida eh a mesma da Tati, quero fechar o hotel de San Pedro ainda no Brasil mas nao sei qual dia farei o passeio no Salar.

          2. Robson Franzói

            Grande Rodrigo, eles falaram que normalmente tem saída diária sim, mas não dão 100% de certeza. Eu acho que tem sim!

            Se precisar de qualquer coisa é só dar um grito aqui!! Grande abraço!!

  3. Miguel

    Olá Robson, tudo bem?

    Primeiramente, parabéns pelo seu blog! Excelente material para quem deseja viajar, com ótimas dicas e lindas fotos!
    Estou planejando uma viagem ao Atacama junto com minha esposa, e se pudesse gostaria de algumas dicas suas, tais como:
    – Qual a melhor época para visitar o Atacama?
    – 10 dias seriam suficientes para fazer alguns passeios bacanas?
    – Qual seria o custo (estimado) da viagem por pessoa, incluindo passagens aéreas, hospedagens, passeio, alimentação…algo apenas para eu ter uma base.

    Desde já lhe agradeço!

    Forte abraço desde São Paulo!

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Miguel, tudo bom? Então… o Atacama pode se visitado o ano inteiro, você apenas vai enfrentar diferentes temperaturas – que são mais agressivas durante a noite. Estou preparando um post como mais detalhes sobre isso.

      Em 10 dias você consegue fazer vários passeios legais sim. Dá uma olhada nesse post para ver informações sobre valores: https://www.umviajante.com.br/guia-viajante/175-quanto-custa-um-mochilao-na-america-do-sul-chile-e-bolivia

      Grande abraço!!

      Reply
  4. Vivian

    Olá Robson! Estou iniciando a programação da minha… me tira uma duvida: esses 4 dias para o Salar de Uyuni, é ida e volta? a volta é até San Pedro do Atacama? Ficou essa duvida! Obrigada!!

    Reply
  5. Roberta Silva

    Olá Robson!

    Recebi um e-mail do seu Blog e já me encantei com esse tópico pois farei em Agosto/Setembro um mochilão e realmente em SPA tem muiiita coisa pra fazer… quero ficar de 4 a 5 dias lá fácil.
    Suas fotos são lindas? Como estou aqui pesquisando uma câmera para trocar a minha, qual que usou e a lente (se for de trocar lente).

    Amei seu Blog.
    Está de parabéns.

    Vou agora correr pra ver as fotos do Salar pois como farei SPA – La Paz, não volto pra SPA pois inicio lá mas termino em Cusco ou Lima (ainda fechando essa parte).

    Abraço,
    Roberta

    Reply
  6. camila

    Olá Robson. Tenho 21 anos e estou planejando meu primeiro mochilão. Me apaixonei pelos seus posts sobre o Atacama e gostaria muito de ir ao Salar de Uyuni, mas os relatos de outros blogs me amedrontaram muito, sobre os perigos, falta de organização das agencias, os perrengues e tudo mais… você acha que dá pra aguentar o tranco no Uyuni para uma primeira viagem sozinha?

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Cami.. dá pra aguentar sim. Você tem que ir preparada para enfrentar perrengues… Eu fui pensando que seria bem pior, mas não sei se não foi tão ruim assim ou se os lugares incríveis compensam o esforço. Vá que vale a pena…. perrengues são só mais histórias para você contar

      Reply
  7. Aniele

    Robson adorei o post!! Quero ir para o Chile em Agosto, mas também quero conhecer a Cordilheira dos Andes, tem dicas de trekkings, do que fazer e ver por lá também?

    Obrigada

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Aniele… eu não fiz passeios pela Cordilheira do Antes, então não tenho dicas para te dar nesse caso. Mas no Atacama você também tem opções de trekkings, além de sandboard e até passeios de bug.

      Qualquer coisa dá um grito aqui

      Reply
  8. Amilton

    Oi Robson,
    Parabéns pelo site, pelas informações e pelas lindas fotos.
    Gostaria de saber o valor do passeio (4 dias) até o Salar de Uyuni.
    Grato.

    Reply
    1. Robson Franzói

      Fala Amilton, muito obrigado pelos elogios!!! Então, a viagem para 4 dias (ida e volta até San Pedro) sai por $116.000 pesos chilenos, o que dá cerca de R$ 460,00. Se você não precisa voltar para a cidade de origem, o pacote sai mais em conta: na faixa dos 100.000 pesos (durante 3 dias).

      Grande abraço!

      Reply
  9. fernanda

    Robson, mensagem só pra agradecer pelas dicas que está me ajudando muito!
    Estou planejando meu primeiro mochilão e também irei sozinha. Confesso que estou com um friozinho na barriga, mas estou bem ansiosa Abraço!

    Reply
    1. Robson Franzói

      Que bom o blog está te ajudando Fer!! Friozinho na barriga é óóótimo!!! Eu estou passando pela mesma coisa com minha viagem pra Ásia… está super perto… estou quase tendo um treco.. hahaha

      Obrigado pela mensagem

      Reply
  10. Martha

    Olá, Robson. Parabéns pelo seu blog. Sensacional.

    Estou pesando em ir para o Chile nas minhas férias em outubro e pirei com as suas fotos. Não tenho nenhum conhecimento técnico de fotografia, mas logo se vê que você usa uma câmera profissional ou semi, não sei. Poderia informar o modelo? Vi no seu canal que você usou duas lentes, sendo que na maioria é a lente que amplia o ambiente, mais indicado para este tipo de paisagem, não é isso? Obrigada.

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Martha… primeiro obrigado por sua mensagem… Você vai amar essa viagem!! Então, é isso mesmo que você entendeu sobre as lentes… e a minha câmera é uma sony a77. Dá uma olhada nesse link: https://www.umviajante.com.br/fotoviagem/ Nele eu falo sobre fotografia e sobre o meu equipamento

      Qualquer dúvida dá um grito!!

      Reply
  11. Halison

    Olá, Então pelo que entendi vc foi ao Deserto do Atacama e de lá partiu para o Salar. Quanto que ficou tudo?
    Claro que contando com o preço da epoca e a taxa de cambio.

    A época que vc foi, e o mais aconselhável, é no inverno né? Aproveitar a estiagem para desfrutar das paisagens. Estou certo?

    Reply
  12. Valéria Silvestre

    Olá Robson!

    Primeiramente, parabéns pelo blog, já me ajudou a planejar algumas viagens =).

    Farei Atacama e Salar de Uyuni em Abril deste ano, e fiquei com uma dúvida em relação ao seu roteiro: quando você foi para Uyuni, você fechou a estadia em Atacama e levou a mochila contigo, ou não, levou apenas a mochila de Ataque para o Salar? Você acredita que vale a pena fechar a hospedagem em Atacama para economizar 4 diárias?

    Obrigada.

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Valéria, tudo bom? Então, é assim.. você reserva sua hospedagem apenas para os dias que vai ficar no Atacama. Quando vai para o Salar você faz o check-out e leva tudo com você. Sua mala grande vai na parte de cima do carro, protegida por uma lona. Com você fica apenas sua mochila de ataque…. Todo final de dia as malas são descarregadas e no dia seguinte carregadas novamente. Não precisa pagar hospedagem no Atacama pra esses dias do Salar não….

      Qualquer dúvida dá um grito

      Reply
  13. veranize

    Boa noite to indo para Atacama em junho,chegarei lá dia 21 pela manha ,gostaria de ir tb ate salar de uyuni,mas acho que meu tempo é curto visto que pego voo em Santiago as & da manha no domingo,Que voce me aconselha ? ficar domingo a sexta em Atacama e depois em Santiago ficar um dia e meio, que passeios poderei fazer em Santiago?

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Veranize.. tudo bom?? Eu acho que o tempo vai ser curto pra você fazer Atacama + Salar…. acho melhor sim fazer os passeios do Deserto (pode até fazer alguns passeios que eu não fiz, como termas) ou distribuir o restante em Santiago…. vai aproveitar melhor assim a viagem…

      Qualquer dúvida dá um grito por aqui

      Reply
  14. Fernando

    Olá Mr. Rob! Estou pensando em ir ao Atacama em novembro, antes do verão. Que tipos de roupa vc acha que tem que levar, pois pretendo fazer umas atividades noturnas tbm (tour astronômico, deve fazer bastante frio)? Vc sabe se há locação de bikes fácil por lá? Tem lugares bons para tour independente de bike perto de S. Pedro?
    A propósito, seu canal de vídeos ta bem legal!

    Reply
    1. Robson Franzói

      Fala Fernando, tudo bom.. cara, então… a noite sempre é mais friozinho, então não dá pra descartar roupa de frio não.. em nenhuma época. Mas lembre-se de se vestir em camadas, pois depois que o sol nasce você começa a ficar com calor… Não senti tannnto frio no tour astronômico, mas no Gêiseres El Tatio é bem gelado!!

      Tem locação de bike fácil sim… e você pode ir de bike até alguns lugares próximos a San Pedro. Eles tem passam os caminhos que pode ir… Você vai conseguir alugar fácil, basta perguntar em qualquer agência…

      Muuuuito obrigado pela mensagem sobre o canal, estou começando ainda, mas tô bem animado Valeuuuu

      Reply
  15. Nathalia

    Olá,

    Estou me programando para viajar ao chile, irei me hospedar em Santiago mesmo, porém só poderei passar alguns dias. Dentre eles, gostaria de conhecer apenas a Laguna Cejar, Ojos del Salar + Laguna Tebinquinche. e Lagunas Altiplânicas e Salar de Atacama + Laguna Cejar em apenas um dia, você acha que isto é possível esse “bate e volta” ?rs

    Obrigada !

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Nat, você quer fazer todos esses passeios em apenas um dia? Na verdade eu acho bem complicado.. O Atacama não é tão perto de Santiago assim… Eu acho que o mínimo de tempo que você precisa para o Atacama são 3 dias…. menos que isso vai ficar muuuuuito corrido… Qualquer dúvida dá um grito!!

      Reply
  16. Mariana

    Oi Robson, tudo bem?
    Muito obrigada por postar os relatos e dicas!

    Seguinte… eu estou com passagem de ida em 18/05 para Santiago e volta no dia 5/6, mesma cidade.
    Nesse intervalo de 18 dias, planejei conhecer Mendoza, Atacama e Uyuni, além da própria Santiago, é claro. Fechando os passeios em Mendoza pra poder trazer alguns vinhos…

    Porém, após ler diversos relatos percebi que combinar Salar e Mendoza numa mesma viagem talvez fique inviável do ponto de vista da bagagem (eu quero levar apenas a mochila cargueira de 50 L). Porque são lugares com vibes bem diferentes…
    É isso mesmo? Ou vc acha que dá pra conciliar?

    Outra dúvida… A princípio, se for mesmo pro Salar, nao pretendo levar saco de dormir pra que sobre mais espaço na mochila. Dá pra alugar na agência ou abrigo?

    Muito grata por sua atenção!

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Mari.. tudo bom? Então, eu nunca ouvi falar nessa questão de Mendoza…. em que sentido o pessoal disse que a bagagem pode atrapalhar? Como eu não fui a Mendoza posso estar por fora… mas sobre o saco de dormir, eles oferecem por lá sim, pelo menos no meu passeio ofereceram para alugar… Qualquer dúvida dá um grito!!

      Reply
  17. Felipe

    Boa noite Robson, Cara muito bons seus esclarecimentos e seu blog, estão me ajudando muito !
    Robson, uma duvida, eu ja comprei as passagens para eu e minha noiva, e embarcamos em 29 de junho para o chile, vamos chegar a santiago e ja no dia seguinte queremos ir para o deserto !
    Achei os precos um pouco altos, entao queria saber de vc, acha que devo reservar os hoteis por aqui mesmo ou negocio tudo la na hora? Outra cousa, la eles aceitam real como moeda ou e melhor trocar em uma casa de cambio la mesmo? Abracos e mais uma vez parabens

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Felipe, tudo bom?? Então, eu acho melhor já ir com os hotéis reservados… Troque um pouco de pesos ainda no Brasil, pra você não chegar lá sem nada… e troque o restante em casas de câmbio em Santiago.. no Atacama eu acho que eles não trocam Real… ví muita gente trocando dólar, mas aí você paga duas conversões.. tem que calcular o que você prefere, eu acabei sacando direto do cartão mesmo… no fim a diferença não foi tãoooo grande… Um grande abraço direto da Ásia, Sawasdee kraaaap!

      Reply
      1. fernanda

        Boa noite, primeiro queria te agradecer Robson, cheguei do Chile na sexta e seu blog ajudou muito!
        Felipe se conseguir trocar no Brasil os pesos leve daqui. Acabei de chegar do Atacama e Santiago e a cotação do real está muito ruim. 1 real = 185 pesos, tanto no aeroporto, como no Atacama, como em Santiago. Eu tinha achado uma casa de câmbio no Rio de Janeiro que estava fazendo 200 pesos por real, não troquei e me arrependi. Outra coisa, sacar dinheiro no Atacama é complicado, muitas pessoas estavam com dificuldades (inclusive eu) só consegui sacar em uma farmácia. Tudo no Atacama é bem caro! Eles não aceitam real, você vai ter que pagar com pesos mesmo ou cartão.

        Reply
        1. Robson Franzói

          Opa… então, eu sou itaú sim… mas eu saquei do cartão de crédito, então eu acho que o que vale nesse caso não é banco, mas sim se o seu cartão é internacional…

          Não tentei sacar da conta corrente, mas acho que dá certo também…

          Se tiver qualquer outra dúvida é só dar um grito aqui

          Reply
  18. Felipe

    Po que legal, chegou a asia entao? Hahahh, deve ser mt show !
    Robson, vc ficou em quartos compartilhados ? Sabe me dizer se é tranquilo? Estou com a minha noiva e nunca tive tal experiencia ..
    Vou deixar para comprar as passagens para o deserto no aeroporto em Santiago, pois comprando aqui esta meio caro, e li em alguns blogs que comprando por la mesmo é mais barato , se tiver alguma dica a respeito disso eu agradeco !
    Boa viagem e aguardamos novas fotos, dessa vez da asia

    Reply
  19. Camila

    Robson, estamos (eu e meu namorado) planejando uma viagem para o Atacama e sem dúvidas, de tudo que encontrei na internet, você tem as dicas mais completas. Só gostaria muito, de verdade, que você me esclarecesse a questão de valores. Esses passeios citados os quais vc foi, quanto valem? Quanto custou esse pacote?
    Se eu não fechar pacote com alguma agência, sai mais em conta?
    É fácil a locomoção entre um e outro? quanto tempo?

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Camila, tudo bom? Então, na verdade você precisa contratar uma agência para fazer os passeios, não tem como ir por conta – só alugando um carro e aí não acho que fica mais barato, é apenas uma aventura diferente… acho que é outro esquema, além de ser bem complicado se locomover pelo deserto. Apenas um ou dois lugares você consegue ir andando ou de bike saindo de San Pedro, o resto só com agência. No post de cada passeio tem os valores que eu paguei, mas eles já mudaram um pouco de lá pra cá…. Já estão um pouco mais caros… O ideal é fechar todos com a mesma agência, assim você consegue negociar um bom desconto. Lembrando que se você for até a Ayllu e falar que é leitora aqui do blog eles vão te dar um desconto especial.

      Eu to fechando um post com os valores atualizados e logo vou publicar, fica de olho aqui

      Reply
  20. Amandha Moreira

    Estou apaixonada pelo seu site/blog/insta! Estou pesquisando essa viagem a 3 dias e nenhum outro site me deu tantas informacoes como vc! Antes do mais, obrigada por me dar ainda mais certeza da decisao dessa viagem!
    Faco 30 anos agora dia 23/5, cancelei minha festona pra viajar sozinha. Quero embarcar dia 21/05 (a noite) e vi que sua viagem foi bem parecida com a q pretendo fazer (4dias).
    O que me restou de duvidas na verdade eh a montagem do cronograma, me ajuda?
    Como dia 23 eh meu aniversario, e adoraria estar literalmente perto do ceu nessa data rs, o Tour Atronomico seria uma boa dica? Ele ocorre na madrugada? Como chego dia 22 (creio q a tarde, saindo de SP a noite do dia 21), fiquei um pouco confusa em relacao ao tempo x passeios. Gostaria de aproveitar o maior tempo possivel conhecendo os locais. Como comentou hiper bem do frances e Space (muitos sites fizeram mencao a ele), qria sua ajuda nesse ponto, se seria possivel casar algum passeio ja no dia 22 (chegada – algo a noite/madrugada devido meu niver), e se teria alguma indicacao de passeio/agencia para conhecer vulcao. Tentaria ir no ultimo dia, antes de voltar.

    Muitissimo obrigada pela riqueza de detalhes, as fotos e compartilhar suas experiencias conosco.
    Bj grande e aguardo resposta!

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Amandha, tudo bom?? Primeiro muuuuito obrigado por sua mensagem. Fico super feliz em saber que está acompanhando o blog em todas as redes.. Então, o passeio astronômico não é de madrugada… é logo que anoitece, então não sei se daria tempo de fazer nesse primeiro dia. Mas você pode sair pra passear em San Pedro.. andar na rua principal, comer em algum restaurante legal… a cidade é uma delícia…. parece cenográfica de tão diferente. Eu acho que na própria Ayllu tem o passeio ao vulcão, veja com eles… Fale com a Flávia e lembre de dizer que é leitora do Um Viajante, assim você garante um desconto especial…

      Qualquer dúvida dá um grito aqui!!

      Reply
  21. Nathalia

    Olá Robson tudo bem?

    estou programando um mochilão para 15 dias em setembro deste ano, sendo: 7 no deserto de atacama e mais 7 provavelmente no Peru (machu picchu).
    Gostaria de saber quanto vc gastou no total para os passeios do atacama + hostel + voo até calama?
    Desculpe tanta pergunta, mas estou fazendo uma cotação e gostaria de saber se vale a pena.

    Obrigada!!

    Att,

    Nathalia

    Reply
  22. Nathalia Gajo

    Olá! Estou amando o blog e esta ajudando muito minha viagem! Gostaria de saber onde você edita suas fotos. Elas parecem ter um efeito HDR. Eu tenho o Photoshop Lightroom, da pra fazer esse efeito nele? Acho suas fotos lindas!

    Reply
  23. João Paulo Bovi

    Fala Robson, na paz? Parabéns pelo blog, a maneira como vc descreve os locais torna tudo mais fascinante ainda.
    Estou planejando um mochilão para setembro/2015 que incluirá Bolívia e Chile, porém, estou com sérias dúvidas quanto à por onde começar. Quero muito ir ao Valle Nevado, mas tenho lido que em outubro a neve não é garantida. Minha programação estava assim:

    São Paulo – Santa Cruz >> aí aproveito os dias fazendo os passeios pela Bolívia, depois sigo para o Salar Uyuni, com transfer até San Pedro. À partir daí sigo com os passeios pelo deserto e depois eu iria para Santiago, fazia os passeios por lá e então retornaria para o Brasil.

    Mas agora, tendo em vista esse pormenor da neve, estou com dúvidas de onde começar. Com certeza você conheceu pessoas que fizeram ambos os caminhos, de modo que gostaria de sua sugestão neste caso. Agradeço antecipadamente sua ajuda.

    Abraços, João Paulo

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi João, tudo bom? Que bom que o blog está ajudando na sua viagem… Então, eu não fiz o passeio pelo Valle Nevado e na verdade em outubro é um pouco incerto sobre a questão da neve – pelo que eu sei. O que você pode fazer é tentar definir essa parte mais perto da viagem, assim você já vai ter uma ideia…

      Qualquer coisa dá um grito aqui

      Reply
  24. Regina Saques

    Ola Robson, estou no Atacama segui suas dicas…valeu a pena..Tbm. fui ao Chile , fui conhecer uns lugares bem interessante, como Sao Jose de Maipu e Al Vulcan, muito lindo!!
    Depois te mando fotos.
    Abc.

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Regina, que legal!!! Ai que saudades do Atacama, aproveite muito sua viagem!!!!

      Um grande abraço e obrigado pela mensagem

      Reply
  25. Rafael

    Robson, obrigado pelo relato está ajudando muito.
    Embarco dia 31 de dezembro com mais 6 pessoas para Santiago, chegaremos a S P Atacama no dia 08 de janeiro e iremos atravessar o deserto e o Salar de Uyuni em direção a La Paz. Chegaremos em S P Atacama no inicio da noite, minha duvida é vale a pena passar duas noites na cidade ou embarcamos já no dia 09 para o Salar? Outra pergunta, acha que conseguimos fechar o transporte para a travessia quando chegarmos em S P Atacama?
    Abraço

    Reply
    1. Robson Franzói

      Fala Rafael, tudo bom? Então, duas noite é um tempinho curto por lá… vai ser pra fazer um ou dois passeios só… Inclua o Tour Astronômico ao menos, que é bem legal.

      Você pode fechar por lá mesmo.. é até difícil você conseguir fechar de outra forma, o pessoal da Cordillera – a agência que me levou até o salar – nunca responde e-mails direito.

      Qualquer dúvida é só dar um grito, grande abraço!

      Reply
  26. Viviane

    Oi parabéns,muito bem redigido e objetivo.Estou indo para Santiado do Chile na madrugada do dia 21/06 e volto dia 27/06.Estou louca pois vi que tem muitas opções:Deserto do Atacama,Val Paraíso,Vilã del Mar,Cajon del Maipo,Valle Nevado.Porém acho bem difícil nesses poucos dias conhecer o Atacama.Que dicas você pode me dar?

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Viviane, tudo bom? Obrigado pelos elogios!!! Então, realmente eu acho que fica corrido. Nesse tempo que você tem eu faria Santiago e daria um pulo em Viña e Valpo. Acho que já vai ser de bom tamanho. Para o Atacama eu acho que você precisa de um pouco mais de dias para aproveitar bem… É o meu ponto de vista Se tiver alguma dúvida é só dar um grito aqui

      Reply
  27. Lilian

    Olá Robson, muito legal seu blog! Estou anotando várias dicas que com certeza vão me ajudar na viagem, pretendo ir em Setembro! Tenho uma dúvida em relação à locomoção no deserto. Passarei 3 dias em Santiago e depois pegarei um vôo para Calama, mas não sei se alugo um carro para passar os 4 dias no Atacama ou se é desnecessário. Você fez o traslado do aeroporto por van? ônibus? Acha um custo elevado pois no deserto o passeio é feito com as agências? Me ajuda. rs

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Lilian, tudo bom? Olha.. no aeroporto eu peguei um transfer até San Pedro. Eu já vi gente que aluga carro para fazer os passeios por lá… Não sei como é o preço. Eu não dirijo carro na verdade, apenas moto… e por outros motivos também, eu acho que contratar uma agência lá em San Pedro de Atacama ainda é a melhor opção. Vai ser a melhor forma de você conhecer os lugares e aprender um pouco mais sobre a história daquele lugar incrível. Qualquer dúvida é só dar um grito por aqui

      Reply
  28. Marcella

    Oii Robson, tudo bem?
    Estou programando meu primeiro mochilão, o roteiro seria iniciar no Chile e terminar no Peru.
    Com toda ctz o deserto do Atacama deve estar nesse roteiro, vou seguir sua dica e fechar com a Ayllu. Tem serviços de hospedagem e agencia certo? hahaha, como vamos até o Peru economia é a palavra chave dessa viagem. É uma boa ideia ir do atacama direto ao Salar? Melhor fechar com alguma agencia ou fazer por conta propria? Tambem penso em fazer 3 dias de salar, para encomizar pensei em ir de bus, pegando de noite para economizar na estadia.
    Pode me recomendar alguns hostel por la? e mais alguns lugares impediveis na Bolivia antes de seguir a Machu picchu? Ah sim e por fim ultimas duvidas hahaha para ir a Machu picchu melhor deixar comprado a entrada antecipado ou vejo isso em cuzco no dia que chegar? preciso de dicas de hostel por la tbmm.
    E por fim, voltando ao Brasil, passagem mais barata saindo de qual cidade do Peru? Lima ou cuzco?
    obrigadaaa desde jaaa

    Marcella

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Marcela, tudo bom?? Legal que chegou aqui no blog…. vai vai fazer uma viagem incrível hein?!?!

      Então, vou ficar te devendo algumas dicas… Eu não fui até o Peru, então não vou poder te ajudar nessa parte. Sobre a viagem do Atacama ao Salar, eu recomendo que você contrate a agência.. o passeio não é caro e tem alimentação e hospedagem incluída.. No caminho você vai parando por lugares incríveis.. Eu já contei todos os detalhes aqui no blog, dá uma olhada que você vai gostar.

      Na Bolívia eu conheci basicamente os lugares que fomos parando nesse tour e todos são altamente recomendado…

      Espero que tenha te ajudado pelo menos um pouquinho… Qualquer dúvida é só dar um grito aqui no blog

      Reply
  29. Juliana Goulart

    Oi Robson, td bem contigo?
    Antes de mais nada gostaria de te parabenizar pelo blog. Suas dicas e sugestõe estão me ajudando mutio na programação da minha viagem para o Chile. E pelas fotos que foram postadas já estou apaixonada pelo Atacama. Parabéns mesmo!

    Eu gostaria de compartilhar contigo a minha programação de viagem e roteiros e queria saber a sua opinião. Eu viajarei com um primo meu. Nossa viagem para o Chile está programada para o dia 24/10, eu chegarei à Santiago na noite do dia 24/10 e nosso retorno está previsto para 07/11.
    Até o momento eu´só compamosi as passagens até Santiago. E pesquisando os valores nos site da LAN, vi que os preços de passagens para Calama estão bem altos para o dia seguinte. Assim pensei em fazer da seguinte forma, ficar os três primeiros dias em Santiago e já fazer o tour para Vina del Mar e Valparaiso, conforme vc sugeriu em seu post.
    No dia 27/10 à noite nos deslocaríamos para Calama e ficaríamos lá até o dia 08/11. Assim ficaríamos 08 dias inteiros no Atacama. A ideia é ficar 4 dias no Atacama mesmo e depois ir para o Salar de Uyuni. O que vc acha desta programação? 08 dias são realmente suficientes? Pergunto pq nós ainda não definimos o tempo que ficaremos no Atacama e ainda não pesquisamos as opções de passeios nos arredores de Santiago.
    O que gostaríamos de fazer além de conhecer Vina del Mar e Valparaíso era também fazer um tour pelas vinícolas.

    Gostaria da sua opinião sobre a programação de viagem. Vc tem alguma sugestão de passeio e de coisas que eu não posso deixar de ver, fazer e comer nestas localidades.

    Desde já agradeço sua atenção.

    Um grande abraço

    Juliana Goulart

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Ju.. tudo bom? Acho que eu me perdi um pouco no seu roteiro… você disse que seu retorno é dia 07/11, mas também falou que ficaria no Atacama até dia 08/11?
      Vamos lá… tentar ver o roteiro assim:

      24/10 – Viagem para Santiago
      25/10 – Santiago
      26/10 – Santiago
      27/10 – Santiago
      28/10 – Atacama Dia 1
      29/10 – Atacama Dia 2
      30/10 – Atacama Dia 3
      31/10 – Atacama Dia 4
      01/11 – Atacama Dia 5 / Salar Dia 1
      02/11 – Atacama Dia 6 / Salar Dia 2
      03/11 – Atacama Dia 7 / Salar Dia 3
      04/11 – Atacama Dia 8 / Salar Dia 4
      05/11 – ?
      06/11 – ?
      07/11 – ?
      08/11 – ?

      Dessa forma que eu escrevi, você viu que coloquei os 8 dias no Atacama + Salar e ainda assim sobrou uns dias. Eu recomendo você colocar esses dias que sobraram em Santiago, talvez até um a mais no Atacama para você aproveitar bem…

      Dá uma revisada e qualquer coisa me dá um grito aqui

      Reply
      1. Juliana Goulart

        Oi Robson! Eu estou muito bem, graças à Deus e muito ansiosa para a viagem. 
        Sobre o primeiro post, sorry! Eu me enrolei na minha redação. Rsss
        Então, a minha ideia inicial é de ficar 08 dias no Atacama, já considerando o passeio para o Salar. Como te disse minha prioridade é explorar ao máximo o Atacama, até mesmo pq é mais fácil retornar em outra ocasião apenas para conhecer Santiago e os arredores.
        Pela sua recomendação seria de ficarmos 09 dias no Atacama, mas como meu retorno é no dia 07 pela manhão creio que não será possível. Assim, a programação ficaria da seguinte forma:
        24/10 – Viagem para Santiago (chegada à noite)
        25/10 – Santiago
        26/10 – Viña del Mar e Valparaíso
        27/10 – Viña del Mar e Valparaíso
        28/10 – Retorno para Santiago e deslocamento para o Atacama
        29/10 – Atacama Dia 1
        30/10 – Atacama Dia 2
        31/10 – Atacama Dia 3
        01/11 – Atacama Dia 4
        02/11 – Atacama Dia 5 / Salar Dia 1
        03/11 – Atacama Dia 6 / Salar Dia 2
        04/11 – Atacama Dia 7 / Salar Dia 3
        05/11 – Atacama Dia 8 / Salar Dia 4
        06/11 – Retorno para Santiago
        07/11 – Retorno Brasil

        Vc acha que esta programação está legal?

        Abraço,

        Juliana

        Reply
        1. Robson Franzói

          Oi Ju… desculpa a demora pra responder, estou com uma carga grande de comentários aqui no blog..
          Então.. eu acho que a parte de Atacama e Salar está ótima, você só não vai aproveitar Santiago… eu acho que você pode tirar Viña e Valpo para aproveitar Santiago….

          Espero que tenha ajudado.. qualquer coisa é só gritar!!

          Reply
  30. Nathalia

    Oii Robson.. eu de novo rsrs..
    Tira outra dúvida, vc reservou o hostel antecipadamente para a primeira noite em San Pedro né? Como funciona essa hospedagem, por ex, quero fazer o Salar e nesse passeio ficamos 4 dias fora. Preciso fechar hospedagem em San Pedro contando esses dias também? Vc deixou suas coisas no hostel em San Pedro ou levou tudo?

    Obrigadaaaa, parabéns pelo blog!!!

    Reply
  31. Francine

    Oi, tudo bem?
    Estarei em Santiago no período de 07/10 a 18/10 , e pretendo passar 3 dias em atacama, você acha suficiente? Como poderia dividir os passeios?
    Obrigada

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Francine, tudo bom e você? Olha, três dias vai ser bemmm corrido…. você certamente vai ter que voltar lá futuramente para fazer mais passeios.

      Eu te indico fazer:
      Dia 1 – San Pedro (fechas os passeios e passear pela cidade) + Valle de La Luna e Vale de La Muerte.
      Dia 2 – Lagunas Altiplânicas e Salar de Atacama + Laguna Cejar / A noite tentar fazer o Tour Astronômico
      Dia 3 – Não sei se você tem o dia todo, mas eu tentaria fazer os Geysers El Tatio.

      Procure a agência Ayllu… foi a agência que eu fiz os passeios e eles são ótimos. Fale com a Flávia, dona da agência.. Diga que é leitora do Blog Um Viajante e ela vai fazer um preço especial pra você

      Se tiver qualquer outra dúvida é só dar um grito

      Reply
  32. Tati

    Oi Robson…tudo bem? Adorei seu blog!
    Tô com uma dúvida…
    Que horas é a chegada do Salar de Uyuni no quarto dia para Atacama?
    Obrigada, Tati

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Tati, tudo bom? Obrigado pela mensagem!! Fico feliz em saber que gosta do blog

      Você vai chegar em San Pedro perto da hora almoço… lá por meio dia…

      Qualquer dúvida é só dar um grito

      Reply
  33. TATIANA

    Olá Robson! Parabéns pelo site, excelente! Estou com uma dúvida…o passeio de ida e volta para o Salar de Uyuni dura 4 dias, certo? Gostaria de saber o horário de chegada no 4º dia em Atacama? Você acha que dá para fazer Atacama e Salar de Uyuni entre os dias 10/04/16 e 17/04/16, considerando que o voo da volta no dia 17/04 será às 17:20 de Calama…Chegarei em Atacama no dia 09/04 no final da tarde…Se eu tiver que excluir um dia em Atacama para fazer o passeio do Salar, quais passeios você recomendaria?
    Obrigada,
    Tati

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Tati…. Tudo bom?? Obrigado pela mensagem!!! Então, a volta é perto do meio dia… nessa viagem de 4 dias (ida e volta).

      Eu acho que vai dar tempo sim!! É praticamente a mesma coisa que eu fiz na minha viagem. Já deixe agendado o seu transfer de San Pedro para o aeroporto… agenda para uns 14h30. Vai ser tempo suficiente para você chegar e ir pro aeroporto pegar o vôo.

      Eu deixei agendado para o transfer me pegar no mesmo hostel que eu tinha me hospedado em San Pedro…. ai quando cheguei do salar eu fui lá e fiquei esperando no restaurante.

      Acho que não vai precisar excluir passeios….

      Qualquer dúvida é só dar um grito

      Reply
  34. Rogério Lehr

    Olá Robson… parabéns pelo blog… estou usando teu blog como base para minha viagem ao Chile… muito legal mesmo!!!

    Tenho uma pergunta…

    Vou passar do 5 ao 30 de jan no Chile… tenho pensado assim:

    5 dias em Santiago
    6 dias em atacama
    2 dias em valparaiso e vina del mar (1 dia em cada) final de semana
    4 dias em pucon
    4 dias em puerto varas

    Ainda tenho 3 dias sobrando… na verdade acho que dois dias vou utilizar na ida e na volta a San Pedro… pois estou pensando em ir de ônibus…
    Dai teria mais um dia sobrando…

    Tu acha que os locais escolhidos estão ok? e o numero de dias em cada está bem?

    Tu acha que devo colocar/tirar dias ou colocar/tirar lugares?

    Aguardo teu retorno

    Muito obrigado e parabéns novamente..

    Abr

    Rogério

    Reply
    1. Robson Franzói

      Fala Rogério, tudo certo?? Muuito obrigado por sua mensagem.. que bom que o blog ajudou no seu roteiro… Então, vamos lá… os dias estão super bem distribuídos…. Minha sugestão seria para você fazer o Salar de Uyuni, na Bolívia…. a viagem de ida e volta leva 4 dias (saindo e voltando pro Atacama).. Fique 5 dias no Atacama e pegue esse 1 dia pra somar com os outros 3 que você tem… ai você consegue os 4 pro Salar….

      O resto eu acho que tá ótimo… vai ser uma viagem show!!!

      Qualquer coisa dá um grito aqui

      Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Mari.. tudo bom??? Fui em abril de 2014…. Estava um tempo ótimo…. esquentava um pouco durante o dia e fazia frio a noite. Na primeira semana de outubro eu estou indo novamente e trago mais dicas…. Fica de olho aqui no blog

      Reply
      1. Mariele

        Oii, tudo sim graças a Deus, espero que vc tbm esteja bem.

        Ahhh legal, vou ficar de olho sim! Muito obrigada pelo retorno!

        =D

        E boa viagem!

        Reply
  35. Vitor

    Querido, boa noite.

    Lindas as fotos. Eu e minha noiva já compramos as passagens e estamos nos programando para passar nossa lua de mel lá.

    Onde você ficou hospedado?

    Abraços.

    Reply
    1. Robson Franzói

      Fala Vitor.. eu fiquei no hotel da Ayllu… mas lá é bem simples…. pra quem não liga pra luxo.. O foco maior deles é para os passeios mesmo.

      Estou voltando pro Atacama agora em outubro e vou trazer mais opções de hospedagem.. fica de olho!!

      Grande abraço!!!!

      Reply
  36. fernando

    Boa tarde Robson. Pretendo ir para o deserto do Atacama em breve, só que minhas viagens são de carro. Gostaria de saber se algum desses passeios posso ir com segurança por conta própria. Vou com a família e fica mais barato se eu fizer assim. Obrigado.

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Fernando, tudo certo? Olha, eu não sei te dizer exatamente como são as viagens de carro por lá, pois nunca fiz, mas eu vi gente por lá com carro alugado… no aeroporto mesmo tinham várias caminhonetes vermelhas para alugar… Eu acho que você deve receber instruções, pois pra mim, que não entendo muito de de trilhas e dos caminhos do deserto, imagino que sem um auxilio seria bem complicado fazer os passeios. O carro deve ter um GPS especial, mapa e tal…. Tente se informar bem certinho, mas pelo que eu vi é possível sim!

      Qualquer outra dúvida é só dar um grito!!!

      Reply
  37. Nicole

    Muito bom e útil esse blog!! Amei, me ajudou muito! Também achei muito legal vc responder todos os comentários! bjs e não pare de fazer posts por favor!

    Reply
    1. Robson Franzói

      Opaa… muito obrigado pela mensagem Nicole… olha, vou te dizer que dá um trabalhão responder a todos os comentários… agora, depois do feriado, estou com mais de 50 acumulados para responder… por isso demorei para responder o seu… mas eu gosto, é um prazer…

      Continue acompanhando o blog que ainda tem muita história pela frente…

      Qualquer dúvida é só dar um grito!!

      Reply
  38. Lindsay

    Olá, adorei o seu blog…
    Eu acabei de programar minha viagem para santiago e atacama, fechei todos os passeios ja e pelo que vi, escolhi os mesmos que voce. Fiquei mais tranquila quanto a isso…e esse seu video foi muito util, estava preocupada com a questao do dinheiro. Eu nao sei se vc falou em algum outro post, mas quanto por dia mais ou menos voce gastou (tirando os passeios e hoteis)?
    Eu vou com mais 2 amigas e fiquei bem mais tranquila em saber que muitas mulheres vao nos passeios, rs.
    Eu nunca viajei sozinha, mas estou pensando em começar a fazer isso…ainda bem que achei seu blog…
    Bjos

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oiii Lindsay!!! Tudo bom?? Nossa, me deixou muito feliz com seu comentário.. sério mesmo… é muito bom saber que o blog está ajudando e inspirando mais pessoas a viajar e descobrir esse mundão…

      Continue acompanhando o blog que ainda tem muita história pela frente…

      Qualquer dúvida é só dar um grito!!

      Reply
  39. Luana

    Oi Robson, tudo bem?
    Parabéns pelas dicas! São ótimas!
    Vou para o Chile no final do ano e estarei grávida de 05 meses. Voce acha que estes passeios de 04 dias no Atacama são tranquilos? É muita caminhada ou são feitas de carro?

    Obrigada!

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Lu, tudo bom? Você vai para todos os passeios de carro…. ai por lá rola umas caminhadas, mas nada muito complicado…
      Minha sugestão é para você entrar em contato com a Flavia, que agora está com uma nova agência em San Pedro… Troca uma idea com ela e ela vai poder te ajudar a planejar um roteiro de passeios mais adequados para você… segue o e-mail: contato@flaviabiaexpediciones.com

      Qualquer outra dúvida é só dar um grito!!

      Reply
        1. Rafaela

          Luana, tudo bom?
          Você já fez o roteiro da sua viagem? Eu tinha comprado passagens pra passar o fim de ano pelo Chile e Bolívia, mas descobri que estou grávida. Poderia compartilhar sobre o que você pesquisou? Dicas para a viagem? Roteiros, enfim…
          Agradeço desde já

          Reply
    2. Rafaela Rocha

      Luana, tudo bom?
      Você já fez o roteiro da sua viagem? Eu tinha compra passagens pra passar o fim de ano pelo Chile e Bolívia, mas descobri que estou grávida. Poderia compartilhar sobre o que você pesquisou? Dicas para a viagem? Roteiros, enfim…
      Agradeço desde já!

      Reply
    3. Juliana

      Ei Luana, tudo bem?

      No final das contas você foi para o Atacama grávida de 5 meses? Achou os passeios tranquilos?
      Estou na mesma situação planejando a viagem para dez e gostaria de saber se seria tranquilo.

      Obrigada!

      Reply
  40. Patty Macena

    Oiii Robson!!

    Adorei o blog,parabéns!!
    Queria saber o hostel que vc ficou,pq fiz uma pesquisa rápida e não tive bons resultados.

    Obrigada!!

    Reply
  41. Mary

    Oi Robson<boa noite!
    Meu nome é Mary.Estou planejando uma viagem ,em janeiro/2016-23 à 31/1 para Santiago e San Pedro de Atacama.
    Chego em Santiago dia 23/01 +- 12:30h.Queria ir para Calama em seguida,mas tenho receio de chegar em Santiago e não achar passagem para Calama,principalmente por ser Janeiro.
    Quero ficar 4 dias completos em San Pedro eo restante em Santiago.
    O que vc me sugere?

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Mary, tudo bom?? Olha.. eu não aconselho comprar a passagem direto lá não viu…. sai bem mais caro… Eu fiz isso ano passado e me arrependi. Compre a passagem no site chileno da LAN (lan.cl)

      Você vai economizar mais de 50%…. fiz isso esse ano e pude comprovar…

      Então, 4 dias em San Pedro já da pra fazer várias coisas… foi o tempo que eu fiquei no ano passado…..

      Qualquer outra dúvida é só dar um grito aqui

      Reply
  42. Keila

    Oie Robson, linda suas fotos, parabéns! Vou fazer minha primeira viagem internacional (tirando o paraguai hauauau) para Santiago… não vou a Calama dessa vez por questão de tempo $$$$ e então queria saber contigo, como conseguir o carimbo no passaporte.. queria deixar registradinho minhas viagens! =)
    onde pedir… etc… obrigada!

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi keila.. tudo bom?? Você vai amar Santiago, pode apostar.. Eu adorei!!

      Então, o passaporte é carimbado no aeroporto mesmo.. quando você passa na imigração…. A questão é que não é obrigatório apresentar o passaporte, caso você tenha uma identidade recente e em bom estado…. Mas por isso eu digo que levar o passaporte é melhor… aí você já vai acumulando os carimbos!!! #ADORO

      Hhahaha…. qualquer dúvida é só dar um grito

      Reply
      1. Keila

        Obrigadaaa! acredito que vou amar mesmo! não vejo a hora! Então vou levar o passaporte já que tenho ele e meu RG é véinho! agradeço a atenção e vou seguir seu blog! =) se tiver dúvidas vou perguntar hein. Abraços!

        Reply
  43. Monalisa

    Boa noite, estou planejando uma viagem para Santiago e Atacama em janeiro com meu namorado. Suas fotos são maravilhosas e estão me motivando a isto. Chego no voo de 1:20h pensei em comprar o voo o Calama de 7:00h e ficar pelo aeroporto, chega lá 9:45h… Tem algum passeio que seja pela tarde ou todos são o dia inteiro? Tenho outro problema: ficaria os outros dois dias inteiros e só lá no Atacama e voltaria p Santiago no dia seguinte de manhã, pq nunca viajei p o Chile e queria dividir os poucos dias q poderei ficar lá em Santiago e Atacama. Assim terei também 3 dias em Santiago e região. Enfim, seria possível aproveitar dois dias e meio no Atacama? Fazer dois passeios do dia inteiro é um de metade do dia? Vale a pena? Muito obrigada de qlq forma, pq seu blog já ajudou bastante. Abraço.

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Mona, tudo bom?? Então, vai ser um tempo curto no Atacama hein… mas se não tiver como ajustar isso, dá pra fazer alguma coisa sim!! Tem passeios que começam a tarde sim, por volta das 15h30.

      O melhor é você entrar em contato com a agência… Pode ser com a Ayllu ou com a FlaviaBia.. Explique pra eles o tempo você vai ter por lá e quais passeios consegue encaixar.

      Lembre de dizer que é leitora aqui do blog!! As duas agências são minhas parcerias e oferecem descontos para os leitores…

      Se tiver qualquer outra dúvida é só dar um grito

      Reply
  44. Caio

    Fala Robson, blza?
    Estou programando minha viagem para Abril 2016 e gostaria de saber se vale a pena fechar os passeios lá em Atacama mesmo, ou se é melhor fechar antes de ir.
    O que você acha? O que é mais barato?

    Abraço

    Reply
    1. Robson Franzói

      Grande Caio… tudo certo? Olha… eu recomendo que você já vá entrando em contato com as agências… pelo menos as duas que eu indico tem um ótimo atendimento por e-mail… aí você já pode ir negociando e ir pra lá com mais tranquilidade.

      Eu recomendo a Ayllu e também a FlaviaBia.. Ambas oferecem serviços de muuuuita qualidade! A Ayllu tem uma estrutura incrível.. show mesmo!! A Flavia está começando a agência e está mandando muito bem!!

      Ao entrar em contato com eles, lembre de dizer que é leitor aqui do blog… eles vão fazer um preço especial pra você!!!

      Qualquer dúvida é só dar um grito!!

      Abraçooo!!!

      Reply
  45. Silvia

    Ola Robson,adorei seu blog!

    Pretendemos ir para o Chile em abril de 2016 e passear por lá com carro alugado.

    A ideia tb é ir até Mendoza atravessando o tunel..da Cordilheira ,somos um casal maduro.Quais cidades vc sugere para 25 dias de ferias utilizando carro ?vc tem algum roteiro para este período?

    Obrigada

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Silvia… imagino que sua viagem será incrível hein!?! Um tempo ótimo para rodar de carro por lá…
      Infelizmente eu não fiz esse percurso… Conheço apenas Santiago, Viña del Mar, Valparaíso, Atacama e Uyuni, na Bolívia.

      Se puder te ajudar com outras dúvidas, estou a disposição.. qualquer coisa é só dar um grito!!!

      Reply
  46. João Francisco M. R. Vasques

    Oi Robson, tudo bom? Parabéns pelo blog, está me norteando pra planejar minha viagem. Estou pra fechar minha viagem pro Chile com a minha namorada, iríamos ficar 4 dias completos no Atacama e mais 4 dias completos em Santiago… Acha que dá legal pra conhecer ambos e fazer os passeios no Atacama? Existe alguma diferença ou desvantagem entre ir direto pro Atacama ao invés de começar por Santiago? As passagens estão mais vantajosas assim… Reservamos o hostel Campo Base! Eles oferecem os pacotes de passeios, mas acha melhor as duas agências que você conhece? Desculpa tantas perguntas, são muitas dúvidas! Abraços

    Reply
    1. Robson Franzói

      Grande João… tudo certo?

      Teu roteiro tá legal.. da pra aproveitar sim! Sobre Santiago antes ou depois, o que muda é o seu cansaço… Tipo, você vai sair meio cansado do Atacama.. por conta dos passeios… e aí vai ter que fazer Santiago em um ritmo mais tranquilo. Mas eu fiz assim e curti… Se a passagem ta melhor assim, pode aproveitar.

      Então, é melhor ver com a Ayllu sim!! Lembre de dizer que é leitor do blog, eles vão fazer uma pacote especial pra você!!

      Qualquer dúvida é só dar um grito aqui

      Reply
  47. Genesis

    Tudo bem Robson? Primeiramente parabéns pelo seu blog e pela presteza e dedicação em ajudar as pessoas a formarem as suas tão sonhadas viagens, muito bom trabalho.

    Minha dúvida é a seguinda, pegarei avião da LAN para Calama às 14h30m, ai depois até chegar em Atacama, você acredita que consigo chegar e fechar a viagem para Uyuni no mesmo dia, mas para viajar no dia seguinte? Digo isso porque estou planejando chegar, usar um dia de Hostel e ja ir para Uyuni e depois quando voltar pegar 3 diárias em Hostel, mas aí as diárias acabam sendo fixas e tenho que me adaptar a elas, pra não arriscar ficar sem teto.

    13/01 – 3° dia: Santiago –> Calama (Avião LAN 14h30) –> San Pedro do Atacama –> Hostel
    14/01 – 4° dia: Salar de Uyuni (1° dia)
    15/01 – 5° dia: Salar de Uyuni (2° dia)
    16/01 – 6º dia: Salar de Uyuni (3° dia)
    17/01 – 7º dia: Salar de Uyuni (4° dia – Retorno)
    18/01 – 8º dia: Passeio Atacama
    19/01: 9º dia: Passeio Atacama
    20/01 – 10º dia: Passeio Atacama –> Calama (Avião LAN 23h) –> Santiago

    No próprio dia 13/01 consigo fechar o passeio para o dia 14? Ou os passeios são apenas fechados no dia que o pessoal quer viajar? Meu medo é não conseguir e mudar meu cronograma afetando as diárias do Hostel.

    OBRIGADO!

    Reply
    1. Robson Franzói

      Fala Genesis, tudo beleza??? Então… cara… pelo horário do seu vôo eu acredito que vai dar sim…. Você deve chegar a noite em San Pedro, já que tem um transfer de 1 hora de Calama para San Pedro…

      Mas as agências ficam abertas até a noitinha…. a questão é saber se você vai conseguir vaga para o dia seguinte.

      Eu tentaria um contato com a empresa por e-mail – apesar da Cordillera ser um saaaaco pra responder…. mas tentaria já agendar algo com eles, por garantia mesmo…. Ou então eu inverteria o roteiro e faria primeiro Atacama e depois Uyuni – foi o que eu fiz na primeira viagem…

      Bom, espero ter ajudado… se tiver qualquer outra dúvida me dá um grito aqui

      Reply
  48. Ismael

    Bom dia Robson, tudo bem?

    Primeiramente gostaria de lhe agradecer por compartilhar suas experiências, estou programando viagem ao Atacama e ao Salar de Uyuni, irei sozinho e suas informações e relatos estão me servindo como base, sei que não fez parte de seu roteiro, mas sabe que qual é a maneira mais interessante ou teria alguma dica para incluir Machu Picchu na rota?

    Abraço.

    Reply
    1. Robson Franzói

      Grande Ismael… tudo certo? Olha, eu ainda não visitei Machu Picchu, mas tenho muita vontade…. Eu acho que umas das opções é começando pelo Chile: Atacama, depois partir para o Uyuni na Bolívia e de lá ir subindo até o Peru. Eu não fiz isso, mas é algo que algumas pessoas fazer…

      Espero ter ajudado… Qualquer outra dúvida é só dar um grito aqui

      Reply
  49. Esmeralda

    Olá Robson! Tudo certo!? Vamos passar exatamente quatro dias completos no Atacama. Você diz no vídeo que sacou dinheiro lá, mas no seu post sobre dinheiro ( por sinal, excelentes dicas!) você coloca alguns valores em dólares. A minha dúvida é: posso pagar tudo lá no deserto do Atacama com peso chileno, ou existe algum lugar que só aceite dólar! Adorei o site e as dicas! Valeu!!!!

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Esme, tudo bom?? Pode pagar tudo em peso sim, não tem problema não!!

      Que bom que chegou aqui e curtiu o blog… espero que continue acompanhando

      Qualquer dúvida é só dar um grito aqui

      Reply
  50. Vinícius Nogueira

    Olá Robson tudo bem cara? Passarei 7 dias no Atacama em Junho (sei que ainda vai demorar um pouquinho mas tudo bm srsr) eu e minha namorada sempre planejamos nossas viagens com uma boa antecipação para conseguirmos bons preços de moedas, hoteis, passeios etc. O problema é o seguinte, sei que o cambio no aeroporto é horrivel e não vale muito a pena mas meu tempo de espera entre o voo de Santiago e Calama sera de apenas 1:30 e nao vai dar para fazer cambio no centro do Chile. O que voce aconselha…troca no aeroporto mesmo, troca em Calama, saca em ATM ou vc tem alguma outra carta na manga? (para passeios, hospedagem e etc precisaremos de aprox 800.000 pesos). Obrigado e parabéns pelo blog. Abç

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Vinícius, tudo bom? Cara, você tá certíssimo em começar a se programar com antecedência… É isso aí mesmo…

      Então, eu acho que você pode trocar um pouco no Brasil e deixar o restante para trocar em San Pedro mesmo….. dá pra trocar por lá… acho que é um pouco melhor do que no aeroporto. Em Santiago você realmente não vai ter tempo…

      Qualquer outra dúvida é só me dar um grito

      Reply
    1. Robson Franzói

      Grande Ricardo, tudo bom? Então, eu já fui duas vezes… uma em abril e outra em outubro, dois meses ótimos!!!

      Se tiver qualquer outra dúvida é só dar um grito aqui

      Reply
  51. Matheus

    Oi, a minha viagem estava programada para ir até o Atacama. Só até o Atacama. Alguns amigos recomendaram visitar Uyuni. Gostaria de saber se vale a pena realmente. Só de saber que posso ficar 3 dias sem banho e as instalações não são muito boas, já repensei em ir para Uyuni. Qual a sua opinião?

    Reply
    1. Robson Franzói

      Grande Matheus, tudo certo? Cara… então… as paisagens que você vai ver nessa viagem são realmente incríveis…. Pra mim valeu o esforço!

      Sobre o banho, foi mais ou menos o seguinte:

      Dia 1: tomei banho antes de sair do hotel e ir para o passeio, bem cedo! Ao chegar na primeira noite do passeio não tinha como tomar banho…
      Dia 2: saí do lugar sem banho, mas chegamos no Hotel de Sal à noite e aí teve banho… quente!
      Dia 3: saí do hotel de sal sem tomar um novo banho, pois era 5 da manhã a saída, para ver o sol nascer no salar. De lá seguimos para a cidade de Uyuni.

      Para algumas pessoas o passeio acaba aqui. Se você pegar o passeio de ida e volta até San Pedro, vai sair de cidade de Uyuni e retornar direto. Vai ter uma pausa para dormir em uma estalagem bem simples, sem banho nessa noite.

      No dia seguinte, ao meio dia, você está de volta a San Pedro de Atacama.

      Acho que não foi tãoooo tensa essa questão do banho.
      A Agência Ayllu, que eu fiz os passeios no Atacama, esta preparando um tour mais confortável para a Bolívia…. sem esses perrengues… totalmente confortável… Mas ainda não está disponível.

      Espero ter ajudado… Qualquer outra dúvida é só dar um grito

      Reply
  52. Julia

    Olá Robson tudo bem?
    Parabéns pelo Blog.

    Preciso de sua ajuda.

    Quero ficar 8 Dias no chile, 4 em Santiago e 4 no Deserto de Atacama.
    Gosstaria de algumas dicas de como comprar passagem de santiago ao deserto, se é uma boa ideia.
    O que sugere?

    Vou em Agosto deste ano.

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Ju, tudo bom?? Que maneira a sua ideia!! Tem que fazer a viagem sim!! A distribuição de dias está boa!!

      Como você não tem muuuuuito tempo, o ideal vai ser ir de Santiago até Calama de avião / Calama é a cidade com aeroporto perto de San Pedro de Atacama.

      A melhor forma de comprar essa passagem é no site chileno da LAN.. acesse: lan.cl

      Você precisa de um cartão internacional e não pode parcelar, mas ela é bem mais barata que no site brasileiro ou aeroporto.

      Espero ter ajudado… Qualquer dúvida é só dar um grito

      Reply
  53. Daniela

    Robson acha tranquilo ir para o atacama sozinha? Já viajei muito, principalmente pela europa mas sempre com amigos ou família mas por causa da época que pretendo ir meus amigos não poderão me acompanhar

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Dani!! Suuuuuper tranquilo!!! O que você precisa mesmo é escolher uma boa agência para os passeios…. não vai pensando na mais barata, isso sim pode colocar a segurança em jogo.

      Olha, eu indico muuuuuito a Agência Ayllu. Eles não são os mais baratos, não mesmo. Mas tudo que oferecem faz diferença. Por exemplo: guias super atenciosos, telefones via satélite nos carros (para sua segurança, isso é muito importante e poucas agências oferecem), oxigênio nos carros para os passeios mais altos e agora estão até com WiFi nos carros, algo totalmente novo por lá…. Enfim, minha tranquilidade em indicá-los vem da parceria que eu tenho com eles e dos comentários 100% positivos que eu recebo dos leitores.

      Acessa o site deles: http://www.aylluatacama.com.br e manda uma mensagem… lembre de dizer que é leitora do blog Um Viajante e peça o desconto especial dos leitores

      Precisando de qualquer outra dica é só me dar um grito

      Reply
  54. Gabriel Pires

    Robson, vc foi pra santiago tbm? Teria algumas dicas de roteiro pro chile em 10 dias? Como eu fecho os passeios no atacama? Mto maneiro o blog. obrigado. abaraco

    Reply
    1. Robson Franzói

      Grande Gabriel, tudo bom? Olha, em 10 dias eu acho que você pode fazer Atacama e Santiago… passada rápida em Santiago. Fique uns 6 dias no Atacama e 4 em Santiago. Eu recomendo deixar o Atacama para depois de Santiago, assim você chega lá tão cansado dois do deserto.

      Pra fechar os passeios você pode entrar em contato direto com as agências. Eu recomendo a Ayllu… Você pode entrar em contato com eles através do site: http://www.aylluatacama.com.br/

      Diga que quer fazer um pacote de passeios e que conhece o Robson, do blog Um Viajante. Eles vão fazer um preço especial pra você

      Se tiver qualquer dúvida é só me dar um grito aqui

      Reply
  55. Ana Graziela

    Oii, Robson, gostei muito do blog, parabéns dicas excelentes … , quero muito conhecer o Atacama e o Salar, mas só tenho 7 dias disponíveis em Março…a duvida é se esses dias são suficientes…. Outro detalhe é que vou sozinha, tem alguma dica de segurança por la nesses lugares…. Outra duvida é a comunicação, por eu ir sozinha meus familiares querem noticias, tem algum sistemas de wi fi pelo menos ??????

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Ana, tudo bom? Então, 7 dias no Atacama é excelente! Dá pra aproveitar bastante!!

      Sobre segurança, pode ir super tranquila… o Atacama é um lugar muito seguro! Contratando uma agência legal, você sempre terá guias com você…. E no Caso de San Pedro, é tudo muito tranquilo… Pode ficar susse!

      Lá tem wifi sim, na maioria dos hoteis e hostels… e agora, uma novidade, é que a Ayllu, agência parceria do blog, está com wifi nos carros… o que é muito show. Eles inclusive estão oferecendo um desconto de 30% para os leitores do blog… dá uma olhada nesse post: https://www.umviajante.com.br/chile/4640-desconto-atacama

      Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito

      Reply
  56. Jessiê

    Boa noite Robson, adorei seu blog, o post e seus comentários. Parabens por responder todas as dúvidas.
    Estou programando uma viagem para Santiago e Atacama com meu marido e dois filhos.
    A princípio iriamos só para Atacama (sem Uyuni), mas quando li o post fiquei interessada.
    Gostaria de saber se é possivel ir com filhos de 2 e 4 anos num passeio desses atéééé´la.
    É feito de onibus?? Sao muitas horas de estrada ou tem paradas?
    A ideia inicial era Santiago, Mendoza e terminar com Atacama. Vc achar melhor inverter a ordem? (li que vc sugeriu fazer antes o Atacama).
    Obrigada

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Jessiê, tudo bom? Olha… o Atacama com crianças dessa idade eu até acho que rola sim… mas Uyuni eu já acho complicado – isso falando de um passeio comum. A questão é que não tem água todos os dias para tomar banho… é tudo bem simples… então não sei como seria para as crianças isso.

      A Agência Ayllu vai começar a oferecer viagens para Uyuni, mas com uma estrutura melhor…. Boas hospedagens… boa comida e nada de perrengue.. Vai ser mais caro, mas é uma opção. Eu acho que esse passeio com eles vai estar disponível depois do meio do ano.

      Seria legal você entrar em contato com eles e até comentar sobre as crianças e tal…. Eles tem um atendimento bem bacana!! Ahhh.. e inclusive estão com uma promoção de 30% de desconto, o que pode ser uma boa pra vocês.. que vão em grupo… Dá uma olhada aqui: https://www.umviajante.com.br/chile/4640-desconto-atacama

      Se tiver qualquer outra dúvida me dá um grito aqui

      Reply
  57. Lily

    Opaaaaaaaaa!!! Ficaremos 6 dias e meio!!! Estou muito ansiosa!! Quero explorar o melhor por lá e mais 4 dias para a Travessia Uyuni!! Se Deus quiser!!
    Beijos,
    Lily
    Blog Apaixonados por Viagens

    Reply
  58. Acto

    Boa noite Robson, tudo bem? Velho, irei fazer essa viajem para o chile Santiago-Atacama-Uyuni (Bolívia), estou com uma dúvida bem específica, pretendo ir a Uyuni 4 dias, saindo de Atacama, minha dúvida esta na volta de Uyuni para San Pedro de Atacama, tens ideia que horas os carros 4×4 chegam de volta em Atacama? Qual o tempo da viajem de volta. Pergunto isso pq vou comprar as passagens de volta de Calama para Santiago para quarto dia (retorno de uyuni), estava pensando em comprar as passagens para as oito da noite do dia que retorno de Uyuni. Será que dá tempo de pegar o voo? valeu, abraço!

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Acto, tudo bom? Olha, é sempre legal confirmar essa informação direto com a agência que você vai contratar. Normalmente os passeio chegam de volta a San Pedro de Atacam perto do meio dia.

      Eu passei pela mesma situação que você, então acabei comprando a minha passagem aérea para o final da tarde… entre 18h e 19h.. assim tive um folga para ir de San Pedro até o aeroporto…

      Se não tiver nenhum imprevisto, dá tempo sim!

      Se tiver qualquer outra dúvida me dá um grito aqui

      Reply
  59. Giuliana

    Ei Robson, tudo bem? To planejando o mocilão para SPA e Uyuni e talvez vc possa me ajudar em algumas coisas:

    – A agencia Ayllu faz o roteiro para o Uyuni também?
    – Como são as hospedagens no Uyuni? Há opções de escolhas? Ou todas as agencias acabam hospedando nos mesmos locais, acredito que não sejam muitos.
    -vi no video sobre duvidas, que vc disse que acha interessante levar saco de durmir para o Uyuni, há possibilidade de utiliza-los em qual situação?
    -quanto ao carro utilizado, vc achou seguro?
    – vc saberia me dizer qual a duração da viagem no retorno de Uyuni para Atacama?

    Obrigada!

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Gi, tudo bom? Olha, que eu saiba, a Ayllu ainda não está fazendo essa viagem.. mas vai começar a oferecer em breve…

      EU fiz a viagem com a Cordillera Traveller e não tive opção de escolha não… é tudo organizado por eles.

      Sobre o saco de dormir.. é que assim.. por não saber onde eu ia ficar (hospedagens), eu preferi levar o meu saco de dormir para caso o lugar não fosse muito limpo e tal…. no fim não nenhum foi muito tenso, mas foi bom dormir no meu próprio saco de dormir.

      Sobre o carro…. o que usamos na ida era melhor… o da viagem de volta era bem meia boca.. te falando bem a verdade!

      A duração da viagem é um dia… você vai sair lá do Uyuni por volta das 15/16h e vai chegar em San Pedro perto do meio dia do dia seguinte. Só vai parar para dormir mesmo.

      Se tiver qualquer outra dúvida me dá um grito aqui

      Reply
  60. Allan

    Robson,

    É possível chegar em San Pedro sem nada programado e fechar os tours no primeiro dia?
    Até tento contato com as agências daqui do Brasil mas nenhuma responde.
    Abraços

    Reply
    1. Robson Franzói

      Grande Allan, tudo bom?

      OLha, é possível sim… eu gosto de organizar antes para chegar tranquilo no destino. Não sei qual a época da sua viagem, talvez, em alta temporada, seja um pouco mais chato… mas acho que consegue sim.

      Só hospedagem que eu aconselho você a fechar ainda no Brasil… as coisas por lá lotam muito fácil.

      Se tiver qualquer outra dúvida me dá um grito aqui

      Reply
  61. renato de fraga rodrigues

    Olá, Robson!

    Ainda preciso ler com calma os seus posts, mas já lhe pergunto; Você acha que compensa alugar carro no aeroporto de Calama para tê-lo disponível durante os seis dias inteiros (somando-se a tarde inteira do dia em que chegar, então na totalidade são 5 dias e meio para curtir) que ficarei em São Pedro?

    Levantei o custo do carro, são 914 reais + gasolina.

    O que você acha? É uma boa ou não há necessidade de carro, melhor fazer os passeios pelas agências com os guias, mais prárico e mais barato?

    Reply
    1. Robson Franzói

      Grande Renato, desculpa a demora para te responder… acabei de chegar de uma viagem de um mês pela Europa e só agora vou conseguir colocar os comentários em dia…

      Então… assim, quando eu fui a primeira vez eu nem tinha carteira de motorista, então nem cogitei essa opção. Na segunda vez eu já tinha, mas como estava sozinho, também não pensei em alugar…

      Assim… eu acho que com o carro próprio (alugado no caso)… a aventura é diferente… Você não vai conseguir fazer todos os passeios, mas vai poder sim aproveitar muita coisa. Financeiramente eu não sei te dizer o que sai mais barato, pois depende muito da sua programação…

      Não se esqueça de contabilizar o valor de entrada nos parques… esses valores são cobrados independente de ir com agência ou não.

      Espero ter ajudado… Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

      Reply
  62. Luciana

    Oi, Robson! São tantas mensagem que me perdi…
    Vi que você foi mais de uma vez, gostaria de saber se ficou sempre no mesmo lugar (hotel/hostel), se sim ou se não, quais você recomenda.
    Grata!

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Lu, tudo bom? Desculpa a demora para te responder… acabei de chegar de uma viagem de um mês pela Europa e só agora vou conseguir colocar os comentários em dia…

      Então, já fui 2 vezes e estou indo a terceira agora em junho…. Já fiquei no Hostel Campo Base, que é ótimo para quem curte hostel…. Já fiquei na hospedagem da agência Ayllu… que tem passeios incríveis, mas a hospedagem deles é mais um quebra galho… E já fiquei também no La Cochera, um hotel mais bacana…. com uma estrutura mais confortável e bem localizado.

      Gostei de todas as opções… tudo dependo do seu estilo de viajante….

      Se precisar de qualquer coisa é só dar um grito aqui!! Grande abraço!!

      Reply
  63. LIGYA CARVALHO

    Oi Robson! td joia?
    Olha só, acho que essa deve ser uma viagem incrível, eu estou planejando ir em julho com uma amiga.
    Li posts em vários blogs e o que realmente me preocupa é passar mal devido a altitude, pq sempre tive estômago muito fraco. Queria informações sobre isso, pelo o que li vc não passou mal, mas via muita gente passando? Como evitar:? Pq viajar pra ficar passando mal é melhor mudar o destino né?
    Obrigada!
    Ligya

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Ligya, tudo bom?? Desculpa a demora para te responder… acabei de chegar de uma viagem de um mês pela Europa e só agora vou conseguir colocar os comentários em dia…

      Ahh.. então… essa questão da altitude é bem relativa… depende muito de uma pessoa para outra. Alguns pessoas ficam um pouco tontas, outras sentem um pouco de enjoo… acho que não tem nada necessariamente ligado com a questão do estômago.

      Algumas pessoas, como eu, se aclimatam mais rápido… outras demoram mais… Algumas dicas são: não beba bebida alcoólica, quando estiver lá no alto, ande devagar, não se agache e levante rapidamente…. evite movimentos bruscos… Mais detalhes o guia já vai te passar…

      Eu estou pra publicar um post mais detalhado sobre esse assunto.. com a ajuda de um médico especializado em escalada… fica de olho aqui no blog Mas não desiste do Atacama não!!!

      Se precisar de qualquer coisa é só dar um grito aqui!! Grande abraço!!

      Reply
  64. MARCOS

    BOM DIA

    MUITO BOA AS SUA DICAS, ESTOU INDO NO PRÓXIMO MES PARA O DESERTO E FAREMOS O UYUNI, COM UM GRUPO DE 10 PESSOAS

    MINHA DUVIDA É A SEGUINTE: SE FECHO O PASSEIO DO SALR DE UYUNI, DAQUI DO BRASIL OU FECHO LA MESMO??
    ATT maRCOS

    Reply
    1. Robson Franzói

      Grande Marcos, tudo bom? Desculpa a demora para te responder… acabei de chegar de uma viagem de um mês pela Europa e só agora vou conseguir colocar os comentários em dia…

      Olha, eu fechei por lá mesmo esse passeio e deu certo… acho que com um grupo grande também vai dar… Mas veja isso logo que chegar em San Pedro. A Cordillera Traveller é meio chata para responder e-mail, mas você pode tentar também….

      Se precisar de qualquer coisa é só dar um grito aqui!! Grande abraço!!

      Reply
  65. Gilmar Coelho

    Estou planejando ir de carro ao Atacama, saindo do Rio de Janeiro.
    Data provavel em agosto. Porem não tenho informações sobre condiçoes das estradas na nessa epoca… Neve Gelo e etc … consegue me ajudar…

    Reply
    1. Robson Franzói

      Grande Gilmar, tudo bom? Desculpa a demora para te responder… acabei de chegar de uma viagem de um mês pela Europa e só agora vou conseguir colocar os comentários em dia…

      Vai ser uma baita viagem hein!?! Incrível, tenho certeza! Mas vou ficar te devendo dicas sobre as estradas, nunca fiz viagem de carro para lá… Eu acredito, pelo pouco que sei, que você não vai ter grandes problemas.

      Eu estou voltando para o Atacama agora no final de junho e vou pegar o inverno forte lá pela primeira vez… talvez quando voltar eu tenha mais informações para você… fica de olho aqui no blog e nas redes, aí você acompanha a viagem!

      Se precisar de qualquer coisa é só dar um grito aqui!! Grande abraço!!

      Reply
  66. Isabela

    Oi Robson tudo bem?? Estou planejando uma viagem de 15 dias para o Chile e queria distribuir isso entre o Chile e o Atacama. Mas estava pensando em ir para o Atacama de ônibus para tentar economizar um pouco. Qts dias vc aconselharia em cada local? No Chile pretendo conhecer Valle Nevado tbm. Pretendo aproveitar cada segundo da viagem para dar tempo de fazer bastante coisa. Conto com suas indicações. Seu blog é maravilhoso. Abçs.

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Isa, tudo bom?? Desculpa a demora para te responder… acabei de chegar de uma viagem de um mês pela Europa e só agora vou conseguir colocar os comentários em dia…

      Então… olha, uma dica valiosaaa: veja a passagem área de Santiago para Calama no site da Sky: http://www.skyairline.cl/

      Ao entrar no site marque que você está no Chile! Ai faz a cotação da passagem… na hora de pagar, altere a moeda para dólar… se não o cartão não vai dar certo.

      Eu consegui pagar uns 60 reais no trecho + taxa… mais foi muuuuito barato!! Assim você ganha tempo e a passagem não fica cara!

      Coloque uns 7 dias no Atacama, para você aproveitar bemmm… e distribua o restante entre Santiago e o Valle Nevado… Acho que vai dar pra aproveitar bem

      Espero ter ajudado… Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

      Reply
  67. Luiza Bezerra

    Oi,Robson
    Gostaria de saber se é possível fazer esses circuitos que você fez pelo deserto a pé. Se for possível, quantos dias você acha que demoraria?

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Luiza, tudo bom? Desculpa a demora para te responder… acabei de chegar de uma viagem de um mês pela Europa e só agora vou conseguir colocar os comentários em dia…

      Então… não rola de fazer muita coisa a pé não… tem lugares que você leva mais de 2 horas para chegar de carro….

      Mas sim, tem um lugar que dá pra ir de bike ou até caminhando… que fica pertinho de San Pedro… (uns 2 km)… Não lembro o nome do lugar agora… mas o restante é mais distante…

      Se precisar de qualquer coisa é só dar um grito aqui!! Grande abraço!!

      Reply
  68. Pâmella Miranda

    Ola. Parabéns pelo blog. Super completo e interessante!

    Tenho algumas dúvidas:
    Você citou alguns valores…
    – Lagunas Altiplânicas e Salar do Atacama juntos são $60.000? Ou somente Lagunas Antiplânicas?
    – Laguna Cejar, Ojos de Salar e Laguna Tebinquinche juntos são $28.000? Ou somente Laguna Cejar?
    – Você comprou a passagem de Santiago > Calama no próprio aeroporto em Santiago? Ou comprou antes?

    Vou no começo de fevereiro, mas começarei por Uyuni. Farei Uyuni + Atacama + Santiago + Ilha de Páscoa. Você acha que consigo fazer esse mochilão em 22 dias?

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Pâmela, tudo bom? Esses valores são para os passeios juntos sim… mas é sempre bom confirmar os valores com as agências.

      Acho que seria legal você entrar em contato com a FlaviaBia. Ela está oferecendo um serviço muito bom no Atacama. Mencione que você conhece o Robson, do blog Um Viajante, ela está com preços especiais para leitores. A FlaviaBia é uma agência que trabalha apenas com reservas, o que deixa a viagem bem mais organizada.O e-mail dela é: contato@flaviabiaexpediciones.com e ela também atende no whatsapp: +569 4251 7683

      Para a sua viagem do Uyuni para San Pedro eu recomendo a Sanda Andina, eles são ótimos e foi com eles que fiz minha última viagem para Uyuni. O escritório deles fica em Uyuni. Pergunte pelo Aldo e comente que foi indicação do Robson, do blog Um Viajante. Pode ser que ele dê algum desconto (ainda não consegui combinar um desconto para os leitores pois acabei de voltar).

      Acho que a quantidade de dias está legal… 5 Atacama + 4 Uyuni + 5 Santiago… ainda sobraria bastante para Ilha de Páscoa. Talvez então colocar 7 no Atacama. Acho que vai ser tranquilo!!

      Espero ter ajudado… Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

      Reply
  69. Luana

    Oi Robson, tudo bom??
    Eu e meu namorado estamos planejando uma viagem pra daqui um ano (sim, super antecedência rsrsrs), porque precisamos planejar uma semana de férias juntos, e também gostamos de ter tudo programado com antecedência. Claro que as datas são só uma base, porque ainda tem muito tempo pela frente. Mas seria mais ou menos assim:

    Pensamos em ir para Santiago pelo dia 08/07 em um sábado, saindo de Florianópolis bem cedo, com escala em SP. Chegando por volta do fim da tarde de sábado.
    No domingo (09/07) aproveitar pra conhecer a cidade de Santiago.
    Segunda (10/07) passar o dia no Valle Nevado, com direito a snowboard ou esqui.
    E terça (11/07) bem cedo, ir para San Pedro de Atacama.
    Ficaríamos por lá até domingo de manhã (16/07) no qual faríamos nosso retorno. Isso nos daria 4 dias completos no deserto e mais o dia da nossa chegada.
    Você acha que é uma boa programação? Teríamos de 08 a 16 de Julho, para Santiago/ Valle nevado/ Deserto do Atacama.
    Ufa, quanta coisa!! hehe
    Obrigada e abraços

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Lu, tudo bom? Desculpa a demora para te responder.. Estava no Chile e muitos comentários ficaram acumulados.

      Então, acho que o seu roteiro está legal sim. É pouco tempo pra Santiago, eu amoooo aquela cidade!! Mas dá pra fazer dessa forma que você montou sim!

      Eu fiz Valle Nevado esse ano e é bem legal. Estou com um contato ótimo de uma agência por lá. Vai rolar um desconto para leitores, fica de olho aqui!

      Fiz esse bate volta para o Valle Nevado, só que não rola esquiar em um único dia. Esquiar demoara para aprender e quando você começa a conseguir ficar em pé, já ta na hora de ir embora. Mas no passeio você vai para Farellones, que tem várias atividades na neve e é bem mais barato que Valle Nevado.

      Logo vou contar tudo aqui no blog.

      Espero ter ajudado… Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

      Reply
  70. Ana Claudia

    Ola Robson,

    Muito legal o seu blog e toda sua dedicação!
    Eu e meu marido gostariamos muito de conheçer o Atacama agora entre julho/agosto, mas gostariamos de levar o nosso filho de 7 anos. Vc recomenda viajar para o Atacama com uma criança ? ou perderemos muito? Sei que vc vai ser sincero!
    Ja obrigada pela sua resposta!
    Abraço e muitas viagens pra vc!
    Ana Claudia

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Ana, tudo bom? Então, acho que 7 anos já rola sim! Pois veja, tem passeios de altitude… as vezes nos sentimos um pouco mal… só que com essa idade ele já pode dizer se está bem e tal. Criança menor já é mais complicado.

      Mas assim, vou te dizer… tem que cuidar… tem lugares que tem pedras soltas… tem penhascos… não tem beiral de segurança.. Então tem que ficar grudada no filhote! Imagino que isso você já saiba, mas acho tinha que comentar.

      Acho que seria legal você entrar em contato com a FlaviaBia. Ela está oferecendo um serviço muito bom no Atacama. Mencione que você conhece o Robson, do blog Um Viajante, ela está com preços especiais para leitores. A FlaviaBia é uma agência que trabalha apenas com reservas, o que deixa a viagem bem mais organizada.O e-mail dela é: contato@flaviabiaexpediciones.com e ela também atende no whatsapp: +569 4251 7683

      Espero ter ajudado… Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

      Reply
  71. Matheus

    Olá Robson, estava me planejando para fazer uma viajem ao atacama/uyuni em janeiro, mas tenho algumas dúvidas, espero q poça me ajudar.
    Uma das dúvidas é se o passeio do salar de uyuni são 3 dias ida e volta ou 3 dias apenas para ir até o atacama?
    O roteiro que eu estava planejando era de ir do Brasil(SP) até uyuni, fazer o passeio de três dias até o atacama, e ficar no atacama 5 ou 6 dias, e do atacama voltar ao Brasil.
    Ao ir pesquisar as passagens me assustei, pesquisei apenas passagem de ida do Brasil ate uyuni, achei um preço razoável, o porém é que quando fui pesquisar a viagem para voltar ao Brasil me assustei mtoo, pesquisei uma viagem do atacama até o Brasil, e a única passagem custava cerca de 3 mil reais, muito caro né apenas para voltar. Vc sabe o pq desse preço tão caro ??
    Ps: quando procurei uma viagem de ida e volta do Brasil para o atacama/ atacama para o Brasil, o preço foi de 1200 reais metade do preço de apenas ida.
    Eu sei q fui um pouco confuso kkkkk, mas espero q vc tenha entendido e poça me ajudar.

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Matheus, tudo bom? Então.. vamos por partes… A viagem para Uyuni, saindo e voltando para o Atacama, é de 4 dias e 3 noites. A viagem de 3 dias e 2 noites é apenas de idas, saindo do Atacama e chegando no Uyuni (não volta).

      Do Brasil a melhor opção é ir até Santiago. Essa passagem que você deve comprar. Depois você compra separadamente uma passagem de Santiago para Calama. Essa passagem você pode comprar no site Chileno da Sky (sky.cl). é muuuuito mais barato! Mas você tem que comprar como se estivesse no Chile… marcando a opção do de Chile como país. De Calama você vai de transfer até San Pedro…. 1 horas mais ou menos.

      Bom… acho que é isso… Espero ter ajudado.

      Se precisar de qualquer coisa é só dar um grito aqui!! Grande abraço!!

      Reply
  72. Jacob

    Boa noite, Robson, meu nome é Jacob, eu e minha esposa lemos tudo que você escreveu e foi determinante na nossa escolha, de longe o melhor. Vi que você chegou em santiago e comprou sua passagem aérea para Calama no mesmo dia. Pergunto: chegarei em Santiago dia 25/12/2016 e pretendo ir para Calama no mesmo dia, sendo assim, é melhor eu comprar a passagem daqui do brasil ou posso comprar quando descer em santiago ? pergunto isso porque passagens compradas no guichê para viagens no mesmo dia geralmente custam uma fortuna e não quero ser surpreendido com valores surreais.

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Jacob, tudo bom? Não deixe para comprar lá não!! Compre ainda no Brasil, mas no site chileno da companhia. Pode ser na LAN ou no site da Sky ( skyairline.cl )

      Vai sair muuuuito mais barato do que comprar no dia ou em sites brasileiros. Desculpa a demora para te responder… Estou desde julho sem conseguir dar uma atenção aos comentários do blog… No meu último post eu comentei um pouco sobre isso… Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

      Reply
  73. Carolina Ribeiro

    Oi Robson, tudo bem?
    Tenho 2 grandes dúvidas:eu consigo, em 4 dias completos, conhecer as Lagunas Altiplânicas, Piedras Rojas, Valle de la Luna + Valle de la Muerte, Salar de Tara e fazer o Tour Astronômico?
    Outra dúvida que surgiu foi em relação ao trajeto de Calama para San Pedro de Atacama, a melhor opçao é pegar a Van né? Você sabe me informar um site que eu consigo ver os horários dessa van? porque a ideia era sair no fim da tarde de Santiago para Calama e pegar a van a noite. Aguardo resposta, amei o blog, obrigada!!

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Carol, tudo bom?? Então, eu acredito que você consegue fazer um passeio de Altiplânicas e Pidras Rojas no mesmo dia, aí Valle de la Luna + Valle de la Muerte e o Tour Astronômico no outro… e para fechar o Salar de Tara no último. Claro que é legal confirmar isso com a agência que você escolheu, pois nem sempre tem todos os passeios todos os dias.

      Sobre as vans, pode ficar tranquila. Pelo que ví nas vezes que fui lá, elas funcionam enquanto tiver vôos chegando na cidade.

      Não sei exatamente em que pé está a sua viagem ou se ela já aconteceu, mas se ainda precisar de qualquer coisa é só dar um grito aqui!! Grande abraço!!

      Reply
  74. Jonas

    Boa tarde Robson, gostei bastante do teu blog e principalmente das tuas dicas e sugestões de passeio.
    Eu e meu irmão estamos programando uma trip como destino principal o Atacama, somos do interior do RS e vamos fazer essa viajem de motorhome, por isso minha pergunta é a seguinte: Tem algum tipo de Camping ou algum lugar especifico que possamos passar as noites com segurança ? Te pergunto isso pois parar em postos ou na estrada mesmo, é muito perigoso.
    Outra pergunta seria se alguns passeios tem a possibilidade de ir com o veiculo ate certo ponto, ou os passeios são apenas com agendamento com guia local ?
    Li vários comentários seus sobre essa viajem, porem você foi de avião e com pacote de viajem pronto. Ja estamos pesquisando e conversando com pessoas que foram pra la, por isso gostaria muito de uma opinião sua, porque toda ajuda é bem vinda !
    Te agradeço, Abraço

    Reply
    1. Robson Franzói

      Fala Jonas, tudo beleza? Cara, assim, eu acho que nem todos os passeios rola de fazer por conta.. ainda mais se o veículo não for um 4X4 – isso falando pelo que vi lá.

      Vou ficar te devendo dicas mais detalhadas nesse sentido pois realmente não sei te dizer. Bom, se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

      Reply
  75. Marcus

    Fala Robson! td bem?

    Kra vou com mais 2 amigos para o San pedro. Iremos passar 13 dias e pensamos em fazer o seguinte, 6 dias no atacama, 4 dias fazendo o saalr uyuni, e 2-3 dias em Antofagasta para visitar o Paranal observatory e outras coisas na região.
    Você sugere uma ordem para esses 3 “blocos”.

    Obrigado!

    Reply
    1. Robson Franzói

      Fala Marcus, tudo beleza!?! Então, acho que dessa lista o Salar seria a parte mais puxada.. que suga nossa energia mesmo, por isso eu faria primeiro Atacama, depois Uyuni e o restante depois. Assim você termina Uyuni e já fecha a viagem.

      Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

      Reply
  76. Gabriela Victorino

    Robson, adorei suas dicas..vou pro deserto agora em dezembro. Só uma coisa que não ficou claro para mim no seu video..você sacou 2x seu dinheiro lá, mas não entendi se você já tinha trocado o real por pesos no Brasil e deixou depositado ou se sacou real e trocou por peso em San Pedro. Outra coisa, você indica algum hostel? E lugares para comer em San Pedro?
    Obrigada.

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Gabii, tudo bom!?! Então, na verdade a minha conta no banco tinha reais.. mas quando você sacar lá, na máquina deles, vão sair em pesos. A conversão é automática…. não precisa comprar ou trocar antes. Essa não é a forma mais barata, mas era o mais prático pra mim na época.

      O Hostel Campo Base é muito legal… E para comer, além dos que eu já contei aqui no blog, tem o Delicias de Carmen, que é muito bom!

      Espero ter ajudado… Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

      Reply
  77. Alan

    Olá Robson! Tudo bem?
    Gostei bastante do seu blog e me ajudou muito a me planejar para realizar minha viagem para o Chile.
    Estarei indo no final do ano e estou com um pouco de dúvidas em relação a quanto tempo ficar.
    Tenho vontade de conhecer o atacama e o Uyuni. Vc acha que partindo dia 21/12 e voltando dia 04/01 (totalizando 14 dias) terei tempo suficiente para conhecer os dois lugares? Lembrando que gostaria de ir em todos os passeios da lista TOP 10 – Passeios imperdíveis no Deserto do Atacama que vc mencionou em um dos posts. Vc saberia me informar se final de ano eles realizam esses passeios? As agências não fecham?
    Agradeço se puder responder!
    Parabéns pelo blog!
    Muitas dicas boas!

    Reply
    1. Robson Franzói

      Grande Alan, tudo beleza e aí!? Então, você tem um tempo ótimo para fazer essa viagem…. 14 dias é perfeito para Atacama e Uyuni. Vai poder aproveitar bastante, acredito que consiga fazer todos os passeios do TOP 10 sim!

      Boa parte das agências ficam abertas sim… inclusive algumas com opções especiais para a virada do ano. Vale a pena entrar em contato com a Ayllu e com a FlaviaBia…. confirme com eles se esse ano terá algo especial na virada. Comente que conhece o Robson, do blog Um Viajante… eles vão dar uma atenção especial pra você e conseguem um valor diferenciado para os leitores.

      Muito obrigado por sua mensagem! Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

      Reply
      1. Alan

        Fala Robson!
        Tudo certo?
        Entrei em contato com as agências que vc me indicou e gostei bastante delas!
        Foram bastante prestativos tiraram muitas dúvidas minhas. O único problema foi que eles não fazem o passei do Salar do Uyuni no final do ano.
        Vc saberia me informar se lá eu consigo fechar com alguma agências local o passeio nessa época do ano? Ou vc acha que a maioria dos passeios não farão o passei nessa data? Estaria pensando em ir pro Salar do Uyuni no dia 28/12. Do dia 18/12 até o dia 28/12 estarei no Deserto do Atacama.
        Obrigado e parabéns pelo Blog!

        Reply
        1. Robson Franzói

          Grande Alan… puuuuts… pior que agora você me pegou…. não sei te dizer como é essa questão do final de ano na viagem do Uyuni.

          Vou tentar descobrir alguma coisa por aqui…. se conseguir eu te aviso….

          Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

          Reply
  78. Ana Paula

    Olá Robson,

    Estou planejando ir ao Atacama e seu blog está sendo um verdadeiro guia. A princípio, penso em viajar prá lá em março, o que vc acha? É uma época apropriada?

    Obrigada,
    Ana Paula

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Ana, tudo bom?? Simm!! Março é uma ótima época de visitar o Atacama… é meia estação, então é perfeito!

      Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

      Reply
  79. Estela

    Olá Robson, estou usando seu blog de guia kkkkk vou com meu marido em dezembro pro Atacama, vamos de moto!!! Isso mesmo!!! De moto. Vamos sair do interior de SP e vamos cair na estrada (nào literalmente, espero).
    Minh dúvida maior é com a hospedagem, queremos algo em conta mas com certo conforto, pois viajar de moto não é fácil aí na chegada não rola compartilhar banheiro ou banho frio.
    Estou verificando hotéis e hostéis que tenham banheiro privativo. O que vc pode nos indicar? Abraço

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Estela, tudo bom? Wowww!! Que show!! Meus tios já fizeram essa viagem de moto duas vezes, eles falam que foi a experiência mais incrível da vida deles. Fizeram saindo aqui de Curitiba

      Bom, sobre os hotéis… vou te passar boas opções e com notas altas no Booking:
      Hotel Pascual Andino:
      http://www.booking.com/hotel/cl/pascual-andino.html?aid=375355&no_rooms=1&group_adults=1
      É muito recomendado e tem notas ótimas! Já passeio por lá e parece super confortável.

      Terrantai Lodge
      http://www.booking.com/hotel/cl/terrantai-lodge.html?aid=375355&no_rooms=1&group_adults=1
      Outra opção bem recomendada e bem localizada!

      Altiplanico Atacama
      http://www.booking.com/hotel/cl/altiplanico-atacama.html?aid=375355&no_rooms=1&group_adults=1
      Um pouco mais simples que os outros, mas ainda assim parece bem confortável.

      Ah, e por fim vou recomendar o Cumbres, caso queiram passar um noite em um Hotel SPA de primeira, lindo e super confortável. Já fiquei lá no meu aniversário e é incrível! Recomendo, nem que seja para ficar umas duas noites

      O post com meu relato sobre o Cumbres: https://www.umviajante.com.br/chile/5163-hotel-luxo-atacama-cumbres-spa

      Espero ter ajudado… Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

      Reply
  80. Karla Spavier

    Olá Robson, tudo bem?
    Adorei seu blog!
    Vou viajar pro Chile e me ajudou bastante Queria apenas saber porque não incluiu na sua lista de passeios pelo Atacama o Termas de Puritama? Parece ser bem bonito, mas estou em dúvida, pois como só tenho 4 dias teria que “sacrificar” algum outro passeio.
    Muito obrigada!

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Karla, tudo bom e você?!? Pois é.. as vezes quando temos menos tempo aí alguns passeios legais ficam de fora – mas são sempre um motivo a mais para voltar

      Já deu uma olhada no post que eu fiz com o meu TOP 10, tem os passeios que mais gostei no deserto… Dá uma olhada:

      https://www.umviajante.com.br/chile/4579-top-10-passeios-imperdiveis-no-deserto-do-atacama

      Espero que ajude!! Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

      Reply
  81. Flavio Amaral

    Como vai Robson, muito obrigado por todas as postagens. Isso realmente ajuda muito. Parabéns pelo blog. Então, irei ao Chile em Fevereiro de 2017, ficando 5 noites em San Pedro de Atacama e 4 em Santiago. Minhas dúvidas são:
    – dá pra reservar os passeios no Atacama quando chegar lá ou seria melhor fechar aqui mesmo no Brasil? Entrei em contato com algumas agências de turismo que me enviaram valores bem diversos. Essa é outra dúvida, se realmente há diferenças consideráveis entre as agências.
    – como é a facilidade de trocar câmbio em San Pedro? Irei direto de BH para Calama, então não sei se levo o suficiente de pesos para os primeiros momentos e, então, trocaria Real por lá mesmo (geralmente a melhor opção né!). Há casas de câmbio de acesso fácil por lá?
    – vi que vc postou que fez dois passeios no mesmo dia. Não é muito cansativo, visto que teria um intervalo curto entre a chegada de um e início de outro?

    Bom, é isso. Já te agradeço enormemente todo o cuidado com seus posts e também as respostas de outras perguntas que também tinha pra fazer. Um abraço.

    Flavio

    Reply
    1. Robson Franzói

      Grande Flavio, tudo beleza!?! Então, vamos lá… espero poder ajudar nas suas dúvidas.

      – sobre as reservas… os valores variam muuuuito mesmo.. é normal. Existem agências simples, agências mais estruturadas… agências com bons carros e bons guias… outras com guias mais inexperientes, carros precários… enfim… tudo que você pode imaginar. Como eu estou falando com muitas pessoas, eu só recomendo aquilo que eu realmente confio. Não dá pra indicar qualquer coisa. Hoje eu tenho duas agências que recomendo no Atacama: Ayllu e FlaviaBia. Ambas oferecem serviços de muita qualidade e realmente se preocupam em atender bem os viajantes. Elas não são as agências mais baratas do Atacama, nem perto disso e também não é a proposta delas, mas são agências que eu posso indicar com segurança.

      Você até pode deixar para fechar o passeio lá sim…. Agora com essas duas eu recomendo já fechar antes (a FláviaBia é inclusive uma agência que trabalha apenas com reservas antecipadas). Entre em contato com eles para trocar uma ideia.. diga que conhece o Robson, do blog Um Viajante. Posso garantir que você não vai se arrepender.

      – sobre câmbio… tem várias casas de câmbio em San Pedro e também caixas eletrônicos. Pode ficar tranquilo!

      – sobre dois passeios no dia… sim, as vezes é cansativo (ainda mais com a altitude). Mas, como nem sempre temos muito tempo disponível, é um sacrifício que vale a pena.

      Bom, espero ter ajudado… Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

      Reply
      1. Flavio

        Muito obrigado Robson. Vc já sabe disso, mas preciso ressaltar o quão útil é pra nós o tempo que se dispõe neste blog. Valeu de verdade. Abraço.

        Reply
  82. Michele

    Olá Robson, tudo bem?
    Eu gostaria de fazer uma viagem com a minha mãe mas ela tem uma certa dificuldade para longas caminhadas, por uma limitação física mesmo. Esses passeios incluem muitas caminhadas?

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Michele, tudo bem e você? Então, nem todos os passeios envolvem longas caminhada… As agências normalmente vão te buscar no hotel e te levam até o lugar do passeio. Em alguns lugares você desce do carro e faz uma caminhada, explorando a região… mas é possível também seguir no carro. O ideal é escolher uma boa agência para ter um bom suporte do guia.

      Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito

      Reply
  83. Sivonei

    Estamos pensando em ir no mês de março, a preocupação é com o clima por ainda ser verão e sofrermos com as temperaturas muito elevadas, acredita mesmo assim é um bom período para ir ao deserto ou seria melhor aguardar um clima mais ameno? Obrigado

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Sivonei, tudo bom?? Desculpa a demora para te responder, estava de férias no final de ano… dando uma descansada..

      Então, março é na verdade um mês ótimo para ir pra lá…. já que o que mais pega no Atacama é o frio e não o calor. Durante o dia esquenta sim, mas é tranquilo de ligar… Agora o frio que faz nas madrugadas, quando você vai ter que sair para os passeios… aí é puxado. Quanto mais pro inverno você for, mais frio vai ter que encarar… Então acho que março é uma época excelente!

      Se tiver qualquer dúvida é só me dar um grito aqui

      Reply
  84. Andressa

    Olá Robson! Tudo bem?
    Parabéns pelo site!
    Gostaria de saber se uma pessoa sedentaria consegue fazer os passeios ou são paa pessoas que curte muita Aventura.
    Obrigada
    Andressa

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Andressa, tudo bom?? Desculpa a demora para te responder, estava de férias no final de ano… dando uma descansada..

      Que bom que curtiu o conteúdo do blog, fico muito feliz em saber!!

      Então, não precisa ser atleta pra visitar o Atacama não…. alguns passeios, como o Vulcão sim, vai exigir um preparo maior… mas no mais, pode ir tranquila!!!

      O Atacama é um lugar mágico e merece ser visitado!!

      Se tiver qualquer dúvida é só me dar um grito aqui

      Reply
  85. Milene

    Boa noite,

    Gostaria de saber um pouco mais sobre o salar de uyuni, não vi aluma mençã sobre horario de saida e retorno ao atacama poderia ne ajudar?

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Milene, tudo bom?? Então… o passeio normalmente sai bem cedo do Atacama… tipo umas 8h. Aí o passeio de ida e volta dura 4 dias e 3 noites. Você vai chegar de volta no Atacama perto do meio dia… horário previsto.

      Tudo isso pode variar de acordo com a agência que você contratar…

      Desculpa a demora para te responder, estava de férias no final de ano… dando uma descansada..

      Se tiver qualquer dúvida é só me dar um grito aqui

      Reply
  86. Eduarda

    Gratidão por tantas informações, foi de grande valia!!! Cada dia apaixono mais nesse lugar, com certeza em breve irei conhecer de perto. Bjos

    Reply
  87. Amanda

    Se alguem ai vai viajar sozinho (a) para o Atacama por favor entre em contato comigo, sou de Curitiba, e tambem estou planejando um mochilão para esse deserto maravilhoso (esse ano ), vou sozinha, seria legal ter algum (a) brasileiro(a) por perto, meu numero é 41985340215 .. assim teremos companhia…

    Robson Franzoi acompanho seu blog e te sigo no insta… ADORO suas dicas, é possivel viajar para o atacama gastando pouco ??…

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Amanda, tudo bom? Então, é possível sim!!! Planejando com antecedência, negociando com a agência que você vai contratar…. ficando em hostel e tal… dá pra economizar sim

      Se precisar de qualquer coisa é só dar um grito aqui!! Grande abraço!!

      Reply
  88. Raquel Costa

    Olá Robson! Estou indo a Santiago para um curto intercâmbio. E aproveitando para fazer essa viagem maravilhosa ao Atacama. E em minhas pesquisas descobri seu Blog, que é maravilhoso. Suas dicas são ótimas, tanto para montar as rotas de passeio quanto ao que se refere às agências. Vou seguir a maioria dessas dicas! Obrigada!!

    Reply
    1. Robson Franzói

      Opa!! Muito obrigado pela mensagem Raquel… que bom saber que chegou aqui e curtiu o blog. Espero que aproveite muito a viagem e seu intercâmbio, tenho certeza que será uma experiência única e inesquecível

      Boa viagem!!!!!!

      Reply
  89. Bruna Moura

    Oi, Robson!!!

    Parabéns pelo blog, estou planejando o meu primeiro mochilao e estou usando o seu blog como guia! Vou em setembro e sozinha, pretendo fazer Salar de Uyuni, Atacama e Machu Picchu. Poderia me dar um help? Estou perdidinha… rsrs
    Vi que saindo de Uyuni para Atacama eh mais barato, porém, como faço par ir para Machu Picchu saindo de Atacama?

    Obrigada

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Bru!!!! Tudo bom? Primeiro deixa eu agradecer…. fico muito feliz em saber que curte o blog e que vai fazer essa viagem incrível!!! Então, só pra eu entender… a ideia seria fazer Atacama, aí fazer Machu Picchu e depois Bolívia? Isso?

      Assim, eu ainda não fiz Machu Picchu… mas imagino que você teria que pegar um vôo em Calama para ir até o Peru ( de outra forma ficaria muito longo e sem sentido, já que você passaria pela Bolívia).

      O problema é que essa passagem aérea deve ser bem cara… tem que ver bem se compensa fazer nessa sequência.

      O que seria mais lógico seria começar no Peru, aí descer pra Bolívia e terminar no Atacama. Ou então Atacama, Bolívia e depois Peru….

      Bom… esperto ter ajudado
      Se precisar de qualquer coisa é só me dar um grito aqui. Bjooo!!!!

      Reply
  90. Aniele

    oi Robson, tudo bem?
    queria muito te agradecer pelas fotos, pelas dicas e post sempre tão detalhados.. seu blog tem me ajudado muito nas minhas trips, ano passado foi pra Tailândia e agora pro Atacama, rs! =)

    Eu consegui um preço super bom entre SP-Calama para o feriado de Corpus Christi e estou querendo encaixar o Salar do Uyuni também, como você fez.. estou indo dia 9/06 e voltando dia 17/06 (o voo de volta peguei as 22h, pra dar tempo de voltar do Uyuni)

    Minha ideia seria ficar os dias 10, 11, 12 e 13 em San Pedro e fazer o tour pro Salar do Uyuni dia 14, 15 e 16 para estar de volta dia 17/06.. Você acha que dá certo? minha dúvida é se não seria muito pouco tempo pro Atacama..

    E mais uma dúvida, no tour pro Salar do Uyuni tem algo que “se repete” do que já vou ter visto no Atacama? em termos de paisagens mesmo, se algo vai acabar sendo mais do mesmo, rs…

    thks! =)

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Aniele, tudo bom? Desculpa a demora para te responder… acabei de chegar de uma viagem e só agora vou conseguir colocar os comentários em dia…

      Primeiro deixa eu agradecer a sua mensagem, me deixou muito feliz em saber que gosta do blog

      Então, você teria 4 dias no Atacama.. é o tempo mínimo que eu recomendo. É uma opção boa, mas tenho certeza que você vai sair de lá com vontade de voltar.

      Mas dá certo sim… vai ser uma viagem incrível!!!

      Sobre o tour de Uyuni, não se repete não…. é um passeio por outros lados

      Se precisar de qualquer coisa é só dar um grito aqui!! Grande abraço!!

      Reply
    1. Robson Franzói

      Fala João, tudo bom? Então, junho é uma dos meses mais gelados por lá… mas ainda assim é um bom mês para visitar o Atacama sim! Claro que as vezes rolam imprevistos com o clima, não dá pra garantir…. mas eu passeio meu aniversário ano passado por lá (em junho) e foi ótimo!

      Se precisar de qualquer coisa é só dar um grito aqui!! Grande abraço!!

      Reply
  91. Ingrid

    Olá, Robson! Tudo bem? Adoro o conteúdo do seu blog e as fotografias. Suas informações estão me ajudando muito a montar um roteiro para o Atacama. Gostaria de saber por qual cia aérea você viajou de Santiago para Calama. Compensa comprar a passagem na hora ou sai mais barato comprar antecipadamente?
    Obrigada!

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Ingrid, tudo bom? Não compensa comprar na hora não! Eu fiz isso na primeira vez que fui pro Atacama é me dei mal! Paguei bem mais caro!

      O melhor é comprar diretamente no site chileno da LATAM ou no site chileno da SKY: https://www.skyairline.com/

      A diferença de valor é absurda… compensa muuuito!!

      Se precisar de qualquer coisa é só dar um grito aqui!! Grande abraço!!

      Reply
  92. Rodrigo Tavares

    Bom dia Robson, aki Rodrigo Tavares de Bhz-Mg, tudo bem?
    Estou pensando em breve(Outubro próximo) ir ao Deserto do Atacama e gostaria dentre o possível que me esclarecesse algumas dúvidas como:
    É fácil conseguir transporte sem reserva antecipada do aeroporto de calama para São pedro assim que chegam os vôos? Tem noção de preço mais ou menos?
    Quanto se gasta por dia com alimentação fora os passeios?
    É bom levar Dollar, Euro ou por lá aceitam reais mesmo?
    Os passeios são cotados em dollar e podem ser pagos com cartão de crédito ou só em dinheiro( espécie) mesmo? Dividem ou só pgto à vista?
    Caso eu decida por lá mesmo fazer um opcional ao salar de Uyuni quantos dias seriam necessário para fazer o básico mesmo e quanto mais ou menos eu gastaria para fazer este passeio? Necessariamente para fazer o Salar eu tenho de voltar a Santiago ou da pra ir direto por calama?
    A agência Ayllu da brasileira Flávia que vcê indica faz o Salar ou não? Poderia me passar um contato ou e-mail dela?
    Desde já viu que são muitas as dúvidas e se puder me responder em breve agradeço pois está havendo um preço promocional no site Melhores Destinos com a Tam e gostaria de aproveitar o preço . Grato atenção Rodrigo Tavares-Bhz-Mg

    Reply
    1. Robson Franzói

      Grande Rodrigo, tudo bem e você? Claro, vamos ver o que eu consigo te ajudar:
      – Sim, super fácil conseguir o transporte lá mesmo. Custa em torno de 9 mil pesos o trecho.
      – Sobre alimentação, vai depender muito de você e dos passeios que você vai fazer. Normalmente seu custo vai ser com a janta ou talvez com um almoço… tem opções bem em conta e mais caras…. tudo na rua principal.
      – Olha, Euro não vale pena levar. Você pode levar Dólar ou já levar Pesos. Dá pra trocar reais sim! Mas eles não aceitam receber reais nos lugares.
      – Os passeios podem ser pagos em dólar, pesos ou no cartão – mas é mais difícil negociar no cartão. Não da pra dividir!
      – Pra fazer o Salar você contrata o passeio em San Pedro de Atacama. Vai precisar de 4 dias/3 noites para ir e voltar para San Pedro.
      – Hoje a Flavia tem um agência própria, eu recomento tanto a agência dela quando a Ayllu. Ambas são muito boas! Você pode pegar os contatos nos sites: aylluatacama.com.br e flaviabiaexpediciones.com

      Desculpa só a demora para te responder… estava com muitos comentários pendentes aqui.

      Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

      Reply
  93. vyrginia da cruz rodrigues

    Olá, estou curtindo muito seu blog! Tenho um vôo muito parecido com o seu, pois saio de Brasília às 7h, faço conexão em Guarulhos e chego em Santiago 13h40, daí vi que pelas sky airline tenho opção de vôo 16h45 e 17h45, acha que dá para pegar esse mais cedo, ou corro risco de perder? Estou pensando que se pegar esse mais tarde de 17h45, terei quatro horas livre, dá tempo de comprar moeda, fazer chekin com calma e ainda ter uma reserva de tempo para possíveis atrasos, o lance é que vou acabar chegando tarde em San Pedro, acha que dá para pegar o mais cedo?

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Vyrginia, tudo bom? Que bom que está curtindo o blog, fico feliz em saber!! Então, eu deixaria para pegar o vôo mais tarde… só por segurança. Vai que o seu vôo atrasa, tem algum imprevisto… é melhor ter essa folguinha a mais no cronograma sim.

      Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

      Reply
  94. Lucas Amorim

    Olá Robson, boa noite.

    Me chamo Lucas e gostaria de alguns esclarecimentos sobre o Atacama … em setembro tentarei a viagem juntamente com um amigo mas não estou certo de qual agência contratar para os passeios. Se você teria alguma indicação além da Ayllu, fizemos o orçamento com eles mas fugiu um pouco da nossa realidade. Uma data boa para irmos, se você vai fechar com alguma agência aliás, alguma com um bom desconto porque já tentaríamos o Salar de Uyuni também.

    Reply
    1. Robson Franzói

      Grande Lucas, tudo bom? Acabei demorando para ver sua mensagem… estou com um volume muita grande de comentários aqui no blog.

      Você já decidiu sua viagem? Está no Atacama? Eu estou por aqui nesse momento, posso ver algo se você precisar. Fico até dia 1 de outubro.

      Qualquer coisa me dá um grito! Abraçoo

      Reply
  95. Erik Rafael

    Olá Robson, curtindo de mais seu blog, me tirou muitas duvidas do que fazer e como fazer, irei fazer a travessia do Deserto/Uyuni,
    gostaria de saber qual foi o hostel que você ficou e quanto é o valor dele, quando chegou no atacama? Quando você está fazendo a travessia, onde dorme, comida, bebida, até chegar no Salar de Uyuni, de lá irei subir para Lapaz, e você chega em um dia, fica no hostel e no outro sai para fazer a travessia, 1 diária consigo uma média de quanto o valor lá do hostel?

    Grato pela atenção.

    Reply
    1. Robson Franzói

      Grande Erik, tudo bom? Então, em San Pedro eu já fiquei no Hostel Campo Base, muito bom!

      Na viagem para Uyuni as hospedagens e alojamentos já estão todos inclusos…. então você vai pagar o valor do pacote.

      Se precisar de qualquer coisa é só me dar um grito aqui. Grande abraço!

      Reply
    1. Robson Franzói

      Fala Ale!!! Tudo bem? Que show que vai pra lá cara, tenho certeza que vai curtir muito!! Viu, muito obrigado pelo convite… pior é que não tô dando conta dos grupos que faço parte…. tô corridão por aqui.

      Mas se vocês tiverem qualquer dúvida, pode deixar uma mensagem aqui no blog que eu to respondendo tudo…. maravilha?

      Se precisar de qualquer coisa me dá um grito!!! Abraço!!!!

      Reply
  96. Carol de Souza

    Oi Robson! Suas postagens sobre o deserto foi o que me fez escolhê-lo como destino! Obrigada pelas fotos, pelas dicas, por cada comentário! Gostaria de saber se ainda consigo o desconto no FlaviaBia. Também queria saber qual passeio você considera imperdível. Acredito que vá ficar 4 dias completos no Atacama! Ainda não fechei, mas estou próxima disso. Assim que o fizer, volto aqui pra reler tudo e tirar mais dúvidas! Beijos

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Carol, tudo bom? Então, a Flávia normalmente oferece boas condições para os leitores aqui do blog. Manda uma mensagem pra ela, diga que conhece o Robson do blog Um Viajante… tente fazer os passeios com ela, tenho certeza que você não vai se arrepender!! O serviço é incrível, os guias, a comida.. tudo!! Vale muito a pena!! Estou torcendo pra dar tudo certo.. você vai amar a viagem!!

      Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito
      Beijosss

      Reply

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *