Salzburg e os clássicos da música

Mais um dia de viagem para a Áustria, dessa vez com destino a Salzburg. Mas para essa viagem eu me preparei melhor. No dia anterior pesquisei o trem, horário e plataforma. Então foi acordar e ir direto pegar o trem. A viagem para Salzburg era direta, sem conexões. A previsão do tempo para o dia era razoavelmente boa durante a manhã e chuva durante a tarde, e foi bem isso que aconteceu.

Cheguei em Salzburg e tentei me localizar na estação de trem. Ela estava em reforma e um pouco confusa lá dentro. Quando eu saí, olhei para a estação e ela também estava um pouco diferente do que eu tinha visto pela internet. Mas era visível que eu estava na saída principal. Eu segui caminhando em direção ao centro da cidade, um rota simples que tinha planejado. Caminhei até o Castelo Mirabel, super famoso por conta do filme Sounds of Music, no Brasil A Noviça Rebelde.

Palácio Mirabel - Salzburg, Áustria
Palácio Mirabel - Salzburg, Áustria

O lugar já estava movimentado de turistas. Muito lindo e ainda é exatamente igual as cenas do filme. O filme é bom em todos os sentidos e vale a pena ser visto. E digo que é indispensável para quem for visitar a cidade. Você vai andando e cantarolando as musicas na sua cabeça, é muito legal.

Jardins do Palácio Mirabel - Salzburg, Áustria

Nessa hora eu me toquei que eu estava sem nenhum mapa e eu estava vendo todos os turistas com mapa na mão. Por algum motivo fiquei preocupado de não ter um pra mim. Parei em uma banca e comprei um por 2 euros. Totalmente desnecessário, a cidade é pequena e você consegue ter um noção muito boa de onde está. O mapa entrou na mochila e não saiu mais.

Depois de cruzar o Mirabel eu cheguei ao rio Salzach, que cruza a cidade. A vista é muito bonita, lá na parte alta da cidade você vê a Fortaleza de Hohensalzburg, que protegeu a cidade durante as guerras. O rio é largo e tem uma cor muito bonita. Cruzei a ponte e cheguei ao lado velho da cidade, o mais bonito na minha opinião.

Rio Salzach - Salzburg, Áustria
Rio Salzach - Salzburg, Áustria

Fui andando ao lado do rio por um pedaço do caminho, depois segui pelas ruelas adentrando na parte velha da cidade. Cheguei na Getreidegasse, a principal rua de comércio da cidade velha. Muitas lojas, turistas e as clássicas plaquinhas de metal suspensas no ar sinalizando cada loja da rua. Muitas lojas vendendo licores, chocolates e artigos relacionados a Mozart. Claro que não poderia deixar de falar nele, afinal Mozart é a principal atração da cidade. Ele esta em toda parte, desde moletons nas lojas de rua até nos chocolates das refinadas lojas históricas.

Salzburg, Áustria
Salzburg, Áustria

Fui andando e acabei chegando na Praça da Residência. Essa praça é super famosa no filme da Noviça Rebelde. A personagem Maria chega de ônibus nesta praça e toca na água da enorme fonte com os cavalos. A personagem cantava I Have Confidence In Me durante essa cena.

Praca da Residência - Salzburg, Áustria
Praca da Residência - Salzburg, Áustria

A praça é o coração da cidade antiga. Ali fica o Residenz, palácio onde viveram e governaram os arcebispos de Salzburg. Uma curiosidade sobre a fonte dos cavalos: ela é a maior fonte barroca do mundo!!! É toda feita de um mármore que veio de uma montanha próxima da cidade e tem 15 metros de altura.

Depois da praça eu cheguei na Catedral de Salzburg. A entrada é grátis, mas fica um homem na porta recebendo contribuições voluntárias. Mas com o olhar dele essa contribuição é quase obrigatória, mesmo assim eu não me intimidei e entrei no Mode Free mesmo. Juro, é uma das igrejas mais lindas que eu visitei!!! Por fora ela pode enganar, mas por dentro é incrível!! Fiquei um tempo babando lá dentro.

Catedral de Salzburg, Áustria
Catedral de Salzburg, Áustria

Perto da catedral existe o funicular para te levar ao topo da colina, onde fica a Fortaleza de Hohensalzburg. Mas claro que se você for um viajante aventureiro você pode subir a pé, economizar uns euros e ainda ganhar uma bela vista da cidade que vai sendo revelada aos poucos durante a subida.

Salzburg, Áustria

A subida cansa viu, mas é muito compensadora. Você vai vendo a cidade ficando pequena aos poucos, começa a ficar com calor e quando chega na fortaleza nem sente mais as pernas. Mas é muito bom!!!

Dentro da fortaleza é incrível. Mais uma vez eu estava dentro de um lugar real, não um cenário. Ali soltados viveram, planejaram defesas e ataques durante as guerras. É muito louco andar e tentar se imaginar na época em que tudo aconteceu.

Fortaleza de Hohensalzburg - Salzburg, Áustria
Fortaleza de Hohensalzburg - Salzburg, Áustria
Fortaleza de Hohensalzburg - Salzburg, Áustria

Lá dentro você faz um tour por dentro da fortaleza. Visita algumas salas internas e corredores onde os soldados faziam a guarda, por dentro do muro do forte. Você também acompanha, através de maquetes, como foi a evolução da fortaleza através dos anos. E por fim você passa na câmara da tortura, onde vê vários objetos que seriam utilizados para o tal ato. Massssss, segundo o áudio guia, nunca foram feitas torturas nessa fortaleza, pois ali era um forte e não existia julgamentos.. Ou seja, ninguém era interrogado naquele lugar. Se é verdade? Não sei não… Bom, seguindo o tour você chega na parte mais alta da fortaleza, onde tem uma vista incrível da cidade. Vale lembrar que esse tour é incluso no ingresso para a fortaleza. Não tem como não fazer, é muito legal.

Fortaleza de Hohensalzburg - Salzburg, Áustria
Fortaleza de Hohensalzburg - Salzburg, Áustria
Fortaleza de Hohensalzburg, vista para Salzburg, Áustria

Depois de visitar todos os lugares possíveis da fortaleza, a fome bateu e uma chuvinha fina começou a cair. Hora de descer o morro. Pra baixo todo santo ajuda!! Logo achei uma lanchonete pra comer um hot dog com uma lingüiça tipo da Alemanha. Bem gostoso, mas não matou a fome não. Só deu pra enganar.

Andei até o rio e cheguei na ponte que a Maria, do filme, cruza com as crianças enquanto cantam uma música. Reconheci na hora que a ví. Fotos rápidas pois a chuva apertou.

Desconto Seguro Viagem

Ponte Mozart - Salzburg, Áustria

Segui para o lado novo da cidade e fui andando por outra rua famosa pelo comercio. Nessa rua passei por uma igreja e vi a entrada para o cemitério ao lado dela. Já tinha lido sobre ele e era conhecido como um dos cemitérios mais lindos do mundo. Claro que eu não podia perder, ainda mais que a chuvinha deu uma trégua. Caraaa… Muito legal estar ali. É o cemitério mais diferente que eu já fui. Parecia um cenário de filme antigo, e com a chuva que tinha passado ele estava úmido… de uma maneira diferente. Muito legal!! Andando um pouco você logo chega no túmulo com indicações de Mozart. Mas pelo que eu entendi é um túmulo da Familia dele… Me parece que ele foi enterrado como indigente e ninguém sabe onde foi. Terei que falar com meu professor Bini sobre isso.

Cemitério de S. Pedro - Salzburg, Áustria
Cemitério de S. Pedro - Salzburg, Áustria
Cemitério de S. Pedro - Salzburg, Áustria
Cemitério de S. Pedro - Salzburg, Áustria

Depois do meu passeio pelo cemitério, eu só resolvi sair quando uma velha senhora parou em frente ao túmulo Mozart e começou a cantar um música fúnebre. Deu medinho e vazei dali.

Aproveitei algumas lojas de chocolate para comprar o presente do meu amigo secreto lá do Brasil e andei mais um pouco pela cidade. Com a chuvinha deu preguiça de fazer mais alguma coisa. Já tinha visto tudo que eu tinha planejado. Só faltou um restaurante perto do cemitério que eu não encontrei.

Salzburg, Áustria

Voltei então para a estação de trem, sem precisar do mapa para isso, e segui viagem de volta para Munique. Assim terminou minha passagem pela Áustria. Lagares lindos que com certeza voltarei para ver mais. Cheguei em Munique com uma chuvinha fina e fui direto para o albergue. Ainda estava cedo para dormir, aproveitei pra comer uma pizza no restaurante que fica na esquina ao lado do hostel e depois curti um pouco o jardim de inverno. Minha passagem pela Alemanha também estava chegando ao fim… No dia seguinte eu tinha que fazer check-out e pegar mais um trem noturno, agora com destino a Itália.

Melhor Seguro Viagem InternacionalBooking.com

About The Author

Robson Franzói é um jovem de Curitiba que tenta inspirar outros viajantes a explorarem diferentes lugares do mundo. Decidiu correr atrás dos seus sonhos e hoje vive desse blog, seu projeto mais especial. Apaixonado por fotografia e vídeos, o garoto vive para compartilhar suas experiências e dicas dos lugares que conhece. Suas fotos já estão ficando conhecidas e seus vídeos inspiram muitos viajantes. Aproveite e acompanhe o Instagram e também o Canal Um Viajante.

Related posts

5 Comentários

  1. Julia Nasato

    O seu site é fantástico, parabéns…..Me perdoe pela indiscricäo, mas poderia me dizer qual camera você utiliza, as suas fotos em especial säo maravilhosas! Desde já muito obrigada!
    Julia Nasato

    Reply
  2. MARIA DE JESUS

    Oi amigo. Vejo smpre seu diário de viajens e hoje resolvi comentar. Como não tenho “grana” para viajar, suas fotos me fazem ir a lugares que gostaria de conhecer.São maravilhosas e com ãngulos especiais.A Austria então, encantadora!!!! Parabens!!!!

    Reply
  3. Sara

    muito interessante seu blog, seus relatos. estou me deliciando com eles, pois também me considero uma viajante na alma, ainda que nem sempre isso possa ser feito. viajei sozinha 2 vezes, duas semanas para cada viagem.. e concordo com você, aproveitamos muito mais. é um aprendizado muito grande. já tinha vontade de conhecer a Austria, agora fiquei com muito mais.

    Reply
  4. Aline Narimatsu

    Robson,
    Melhor separar um dia para Salzburg e outro para Hallstatt? Ou dá para fazer no mesmo dia?
    Farei como você. Munique base, 2 dias só para ela. Um dia para Salzburgo. Outro para Hallstatt. E último para Innsbruck.

    Reply
  5. Mario Neves

    Em Salzburg fica o hangar da RedBull, onde estão expostos jatos e carros de F1 entre outras coisas. É bem interessante, mas o melhor é o restaurante. Considerado um dos melhores da Áustria, realmente é muito bom. Precisa reservar com uma razoável antecedência e vais gastar uns 80 Euros por pessoa (sem grandes vinhos…).

    Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *