Descobrindo a Chapada Diamantina, Bahia

Localizada no coração da Bahia, a Chapada Diamantina é um destino que nos presenteia com paisagens de tirar o fôlego, rios de águas coloridas, cânions, cachoeiras e uma biodiversidade incrível.

Este ano tive o prazer de viajar para diversas regiões do mundo, desde países pouco conhecidos na Ásia até a famosa região dos castelos da França. Voltei para lugares incríveis como o Valle Nevado e o Deserto do Atacama, no Chile, e também revi toda beleza e charme da apaixonante Paris.

Cada viagem foi única e me fez amadurecer de forma diferente, porém acho que nenhuma foi tão conectada com a natureza quando minha experiência pela Chapada Diamantina, na Bahia.

Chapada Diamantina, Bahia - Brasil

Um destino que hoje eu reconheço com uma das riquesas mais preciosas do Brasil, localizada em pleno sertão nordestino.

Nos próximos posts vou compartilhar com você um pouco do que foi minha aventura, o meu roteiro e tudo que eu fiz por lá. Agora, de início, quero relembrar como a Chapada Diamantina se tornou um dos meus destinos deste ano.

Visitando a Chapada Diamantina como Embaixador da SBA

Chapada Diamantina, Bahia

Para quem já acompanha o blog e minha vida de viajante, deve se lembrar que esse ano tive o privilégio de ser convidado para ser embaixador de uma marca de roupas que tem uma filosofia super conectada com o mundo dos viajantes: a SBA.

A SBA é uma marca de Santa Cataria, criada há 19 anos, que conheceu meu trabalho e se identificou com o que eu também acredito: a importância de explorar o mundo e se descobrir.

Minha primeira experiência representando a marca foi uma viagem para a Colômbia, onde descobri os cantinhos mais especiais da linda Cartagena das Índias.

Além de representar uma empresa super bacana, essa parceria está me proporcionando a experiência de descobrir lugares novos e compartilhar aqui, através do meu olhar, tudo que eu vivo nas viagens.

Se você quiser conferir tudo que eu já publiquei sobre Cartagena, dá um look no link abaixo:

Veja aqui tudo que já publiquei sobre Cartagena

A SBA também tem um blog onde compartilha informações sobre diversos temas, inclusive viagens. Foi no post deles que eu tive meu primeiro contato com a Chapada Diamantina após ter esse destino revelado.

Acesse aqui o blog da SBA

Venturas: a empresa que me ajudou a descobrir a Chapada Diamantina

Não posso deixar de comentar já nesse primeiro post sobre a empresa que me recebeu na Chapada Diamantina e que me mostrou seus encantos de norte a sul: a Venturas!

Chapada Diamantina, Bahia - Brasil - Vale do Pati

Desde que comecei a planejar a viagem, eu vi que a presença de guias experientes seria indispensável para visitar muitos pontos da Chapada Diamantina. Também tive que estudar a logística para otimizar ao máximo o roteiro dentro do tempo que eu tinha disponível: 11 dias completos.

Pesquisando um pouco aqui e um pouco ali, acabei chegando na Venturas e comecei a conversar com eles sobre a viagem. Juntos definimos que a melhor forma de otimizar o meu tempo seria realizando uma experiência completa com eles: a Chapada Diamantina de Norte a Sul, em 8 dias. Com isso eu teria ainda 3 dias para uma expedição ao Vale do Pati  que era um lugar que eu queria muito conhecer.

Com o apoio da Venturas essa viagem foi feita da forma mais incrível possível. Pude visitar lugares históricos, como a pequena cidade de Igatu; a Cachoeira do Buracão, uma das mais lindas que já tive o prazer de conhecer, o Poço Encantado, o Poço Azul, entre muitos outros lugares.

Chapada Diamantina, Bahia - Brasil

Não vou dizer que consegui ver tudo nessa viagem, o que seria realmente impossível. A Chapada Diamantina é um lugar repleto de atividades e lugares lindíssimos para serem descobertos em várias viagens. Nessa primeira expedição eu consegui visitar um pouco de cada região da Chapada e seus principais atrativos – o que já foi algo fantástico.

Canal com dicas da Chapada Diamantina

Além da Venturas me dar todo suporte para explorar a Chapada Diamantina, eles tem um conteúdo super completo no YouTube. As dicas são preciosas para quem está planejando essa viagem e foi uma mão na roda no meu planejamento.

Confira aqui o canal da Venturas no YouTube.

Apaixonado pelas belezas do Brasil

Voltei dessa viagem ainda mais apaixonado pelo Brasil e pela riqueza natural que temos aqui. Espero que você acompanhe os próximos posts e descubra comigo as belezas e encantos de um dos lugares mais fascinantes do nosso país: a Chapada Diamantina.

Se já visitou a Chapada e quiser me contar um pouco da sua experiência aqui nos comentários, vou ficar super feliz em ler seu relato. Se tiver algo específico que queria saber ou quiser que eu fale, pode deixar uma mensagem aqui também. Valeuuu!!

About The Author

Robson Franzói é um curitibano de 29 anos, formado em design e obcecado por descobrir coisas novas. Em 2012 decidiu correr atrás dos seus sonhos e no seu primeiro mochilão descobriu sua grande paixão: viajar! Amante também da fotografia, o garoto criou esse blog para compartilhar suas histórias, aventuras e clicks pelo mundo. Suas fotos já estão ficando conhecidas, aproveite e acompanhe o Instragram @blogumviajante

Related posts

1 Comment

  1. Guilherme

    Robson, vc tem um Mavic pro não tem?
    to lembrando aqui, e não me lembro de ver ele voando nos seus stories..heh
    Não levou?

    Reply

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *