Descubra a Cachoeira do Buracão, na Chapada Diamantina

Um dos lugares mais lindos e impressionantes da Chapada Diamantina, a Cachoeira do Buracão, com seus 85 metros de queda, é certamente um dos passeios que devem fazer parte do seu roteiro.

O segundo dia de viagem pela Chapada Diamantina foi repleto de surpresas e se tornou, ouso dizer, um dos mais incríveis da viagem.

Acordamos cedo e partimos de Igatu, cidadezinha onde passamos a noite, rumo a Ibicoaraainda mais ao sul do Parque Nacional. O trajeto durou cerca de 2 horas, sendo 80km percorridos no asfalto e mais 28km em estrada de terra.

A Cachoeira do Buracão, como você pode perceber, fica mais afastada das demais atrações da Chapada. Por isso é importante organizar seu roteiro e hospedagens de uma maneira otimizada – assim você não desperdiça tempo com longos deslocamentos.

Em Igatu o dia amanheceu nublado e cinzento, o que meu deixou um pouco apreensivo com o passeio do dia. Felizmente eu descobri que isso é muito comum nessa região: o dia começa com o tempo fechado e depois abre um lindo céu azul com bastante sol.

Chegamos em Ibicoara com o tempo já mais aberto e ali nos preparamos para o trekking do dia: 3km até chegar na Cachoeira do Buracão.

Trekking para a Cachoeira do Buracão

A trilha até a Cachoeira do buracão é bem tranquila no sentido de dificuldadesão pouca subidas e o terreno é bastante plano. Levamos cerca de 1 hora caminhando no leito do Rio Espalhado, que forma várias cachoeiras pelo caminho, inclusive a própria Cachoeira do Buracão.

Mirante, Rio Espelhado - Chapada Diamantina

Essa foi uma das trilhas que mais gostei de fazer! Além de ser super fácil, ela tem vários lugares lindos pelo caminho – nossa primeira pausa foi em um mirante que tem uma vista linda do Rio Espalhado com a vegetação ao redor.

Um pouco mais pra frente chegamos na linda Cachoeira das Orquídeas, que pode ser uma opção para banho tanto na ida quanto na volta.

Cachoeira das Orquídeas, Chapada Diamantina

Chegando na Cachoeira do Buracão

Após a caminhada pelo leito do Rio Espalhado, chegamos na descida que leva até a atração principal do dia: a Cachoeira do Buracão.

A descida é um pouco inclinada, mas nada que você precise se preocupar – garanto que o que te espera lá embaixo vale qualquer esforço. Vale ressaltar que nos lances mais inclinados você vai ter como apoio as escadas do tipo Santos Dumont – que facilitam muito o percurso.

Depois de alguns lances de descida, uma bela surpresa para brindar o esforço: a Cachoeira Recanto Verde, que surge por entre as rochas e forma um cenário de tirar o fôlego.

Cachoeira Recanto Verde, Chapada Diamantina

Cachoeira Recanto Verde, Chapada Diamantina
Cachoeira Recanto Verde, Chapada Diamantina

Confesso que fiquei apaixonado por essa cachoeira! O sol estava entrando por entre as árvores e a água refletia a luz brilhando intensamente – uma das paisagens que nunca vou esquecer.

Seguimos descendo pela trilha até chegar nas margens do rio, onde começamos a experiência mais fantástica do dia: flutuar em meio ao um cânion até chegar na tão esperada Cachoeira do Buracão.

Cânion Cachoeira do Buracão, Chapada Diamantina
Cachoeira do Buracão, Chapada Diamantina

É difícil resumir em palavras a emoção desse momento…. que lugar incrível.. que sensação inexplicável. Flutuar por entre dois paredões enormes e lá no final encontrar uma das cachoeiras mais lindas que já tive o prazer de visitar.

Com seus 85 metros de queda, a Cachoeira do Buracão impressiona e nos conquista com sua beleza. O lugar em si… cercado por paredões de quase 100 metros de altura e a linda queda d’água… é simplesmente mágico.

Cachoeira do Buracão, Chapada Diamantina

Mais emocionante ainda é flutuar até a base da cachoeira e sentir a força da água sobre nossa cabeça – é um banho que lava a alma e renova as energias. Incrível, mágico, surreal… só isso que posso dizer.

Cachoeira do Buracão, Chapada Diamantina
Cachoeira do Buracão | Detalhe para o tamanho das pessoas na foto.
Cachoeira do Buracão, Chapada Diamantina
As fotos mais próximas da cachoeira não rolaram, tinha muuuuita água!

Depois de passar um bom tempo ali, aproveitando a cachoeira, seguimos para a pausa do lanche – porque se tem uma coisa que dá fome, é banho de cachoeira.

Focamos na subida e, para fechar o passeio com chave de ouro, chegamos em um mirante onde pudemos observar a Cachoeira do Buracão agora por outro ângulo – vista de cima.

Cachoeira do Buracão, Chapada Diamantina
Cachoeira do Buracão, Chapada Diamantina

A altura é grande e vertiginosa, então todo cuidado é pouco. Vale a pena se debruçar com cuidado no chão e observar a água caindo em um lugares mais incríveis da Chapada Diamantina.

Falando em ver ângulos diferentes, eu consegui registrar algumas imagens com Drone… olha só que incrível ver a Cachoeira do Buracão por outra perspectiva.

Cachoeira do Buracão, Chapada Diamantina
Poucos metros antes da queda do Buracão…
Cachoeira do Buracão, Chapada Diamantina
Um ângulo incrível da Cachoeira do Buracão…
Cachoeira do Buracão, Chapada Diamantina
Agora a vista mais do alto que deixa bem claro o nome… Buracão.
Cachoeira do Buracão, Chapada Diamantina
E por fim o cânion que passamos para chegar na cachoeira…

Nosso dia estava perto de terminar. A trilha de volta foi mais direta, sem muitas pausas. Seguimos pelo mesmo caminho, no leito do Rio Espalhado. A sensação, apesar de um pouco cansado, era de uma satisfação e conquista… Não sei se pelo banho, pelo contato intenso com a natureza ou simplesmente por saber, de alguma forma, que tinha acabado de visitar um dos lugares mais lindos dessa viagem.

Vale a pena visitar a Cachoeira do Buracão?

Bom, depois de ler o relato eu imagino que essa pergunta nem precisaria de resposta. A Cachoeira do Buracão foi realmente um dos lugares mais lindos que visitei na Chapada Diamantina e é, sem dúvidas, um dos meus favoritos.

Eu sei que muitas vezes essa cachoeira fica de fora dos roteiros pela Chapada – exatamente por conta da localização. Mas se eu posso te dar uma dica é: ajuste o roteiro, mude uma coisa aqui, outra ali e inclua o passeio… você não vai se arrepender.

Onde fica e como chegar na Cachoeira do Buracão

A Cachoeira do Buracão está localizada em Ibicoara, no região sul do Parque Nacional da Chapada Diamantina. Como eu comentei antes, ela é um pouco mais afastada das demais atrações da Chapada, por isso é importante organizar seu roteiro com base nas distâncias que você vai percorrer.

Boas opções de hospedagem na região você encontra em Mucugê, que fica aproximadamente 1 hora de Ibicoara, e também Igatu, que foi onde eu fiquei. Igatu, apesar de mais afastada, é uma cidadezinha com uma bagagem histórica incrível – a experiência de passar duas noites por lá valeu muito a pena.

Escolha a cidade e veja opções de hospedagem: Mucugê | Ibicoara | Igatu

 

Para chegar na Cachoeira do Buracão é indispensável a contratação de um guia local, ou mesmo de uma agência.

Se você estiver com carro próprio ou alugado, pode contratar um guia lá mesmo em Ibicoaraporém eu recomendo que você busque indicações com antecedência, assim não corre o risco de cair em roubadas.

Pra quem está sozinho ou já quer uma experiência mais organizada, eu recomendo fechar o passeio com uma agência que atue na Chapada. Você pode encontrar agências em Lençóis ou mesmo em Mucugê.

A agência que eu fiz os passeios na Chapada Diamantina

Todos os passeios que eu fiz na Chapada Diamantina foram organizados pela Venturas, que faz um trabalho incrível na Chapada. O foco da Venturas é proporcionar ao viajante a melhor experiência possível na viagem, levando em consideração o que o viajante deseja, contando com bons guias para acompanhar, roteiro organizado e segurança em primeiro lugar.

Minha experiência com a Venturas foi incrível e posso recomendar o trabalho deles na Chapada de olhos fechados.

Leitor do blog ganha uma mochila exclusiva!

A Venturas, valorizando os leitores que acompanham o blog, me propôs uma ideia super legal: os viajantes que fecharem uma viagem com eles, vão ganhar de presente uma mochila exclusiva! Você só precisa dizer que chegou lá por indicação do blog Um Viajante e fechar sua viagem - pronto, presente garantido! Além de receber o presente, você ajuda a mensurar meu trabalho por aqui.

Se você quiser trocar uma ideia com eles sobre a sua viagem, acesse o Site Oficial da Venturas ou mande um e-mail para:

atendimento@venturas.com.br

Dicas para visitar a Cachoeira do Buracão

É muito importante o uso de protetor solar e boné/chapéu, já que boa parte da trilha é aberta. Caso você pegue um dia de céu limpo, o sol é intenso.

Utilize um tênis confortável para a caminha – evite chinelo. Tênis de academia, daqueles de secagem rápida, é uma ótima opção.

Leve uma tolha para se secar após o banho ou pelo menos uma tolha de rosto. Se conseguir uma toalha de alta absorção e secagem rápida, perfeito!

O uso de colete salva-vidas é obrigatório para entrar na Cachoeira do Buracãoeles estão disponíveis no local.

Aproveite o passeio com segurança! Dependendo da época do ano e das chuvas, o volume de água pode ser muito alto. Siga as recomendações do seu guia para curtir a viagem da melhor forma possível 😉

Tudo sobre a Chapada Diamantina

Acompanhe no link abaixo todos os posts sobre a Chapada Diamantina para você programar a sua viagem:

Veja aqui tudo sobre a Chapada Diamantina.


Aproveito para agradecer a SBA pela oportunidade de realizar essa experiência incrível na Chapada Diamantina como embaixador da marca no Brasil e no Mundo. Conheça aqui um pouco mais sobre a SBA.

Se você tiver qualquer dúvida sobre a Chapada Diamantina, a Cachoeira do Buracão ou quiser compartilhar a sua experiência por lá, fique a vontade para deixar um comentário por aqui.Valeuuu!!

Booking - Chapada Diamantina

Escrito por

Robson Franzói é um jovem de Curitiba que tenta inspirar outros viajantes a explorarem diferentes lugares do mundo. Decidiu correr atrás dos seus sonhos e hoje vive desse blog, seu projeto mais especial. Apaixonado por fotografia e vídeos, o garoto vive para compartilhar suas experiências e dicas dos lugares que conhece. Suas fotos já estão ficando conhecidas e seus vídeos inspiram muitos viajantes. Aproveite e acompanhe o Instagram e também o Canal Um Viajante.

Posts relacionados

14 Comentários

    1. Robson Franzói

      Oi Jessica!! Tudo bom? Olha, no meu caso, pelo que eu me lembre, o nosso guia levou os coletes. Mas tinham alguns lá para usar. Não tenho certeza do valor, mas não deve ser muito caro. Tenta confirmar isso antes de sair para o passeio 😉

      Se tiver qualquer outra dúvida me dá um grito aqui 😉

      Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Sil!! Tudo bom? Então, depende muito do seu ritmo e de onde estará hospedada. O passeio em si não é tão demorado.. o melhor é você ver nesse mapa que eu coloquei no post as localizações e fazer uma rota para ver o tempo que você vai levar para chegar lá…. Mas consegue fazer em menos tempo sim…
      Se precisar de qualquer coisa é só dar um grito aqui!! Grande abraço!!

      Responder
  1. Gislene Lemos

    Ola, tudo bem?

    Adorei sua experiência com a cachoeira do buracão, estarei em Lençóis, no centro. Dá para fazer esse passeio em um dia ou melhor ficar na cidade próxima?
    A trilha que leva até a cachoeira é muito difícil, tem muitas pedras, descidas e subidas….?
    Ficando hospedada nesta cidadezinha que você citou há outras cachoeiras para conhecer….

    Responder
  2. Newton

    Ao meu ver, esta é uma das mais belas cachoeiras da Chapada; vale, cada passo, pela trilha, que é tranquila de se fazer e nos surpreende, a cada momento, com uma atração extra.O destino final, então, encanta; a cachoeira, até pelo seu acesso, como bem descreveu o Robson, surpreende pela beleza, exuberância e magia. Sem contar que a outra opção de se chegar, é atravessando uma pontezinha de madeira, ( bem ao estilo Indiana Jones) e seguir margeando o paredão do cânion, se segurando nas rochas; aventura pura!
    Ibicoara fica a 225 kms de Lençois, num dos extremos da chapada, por isto um roteiro menos conhecido, porém não menos importante. Pode se chegar lá, partindo de Lençois, via Palmeiras, por uma estrada de terra que margeia a Serra do Sincorá, passa pelo povoado do Guiné e liga a Mucugê. Este trajeto tem 180 kms e é, por sí só, uma atração. Todos os anos, quando vou a chapada, faço questão de refazer este caminho. Passando por Mucugê, tem se a vista, ( que vale a parada), do cemitério bizantino.
    Em Ibicoara, vale muito a pena reservar uma noite, para jantar no Restaurante Espaço Gourmet Fazenda produtiva, da Ana Matos.
    Havendo tempo, ainda há a cachoeira da fumacinha. Uma trilha bem mais difícil que a da cachoeira do buracão…
    Vou repetir uma frase que ouvi, e que resume bem, o que se sente após uma visita á Chapada; “Chapada Diamantina, causa dependência”. No meu caso, pura verdade
    .

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Vera!! Tudo bem? Lá você tem colete salva-vidas e é recomendado usar… se não tiver medo de água, com o colete é tranquilo. A subida e descida não é muito difícil não… dá pra parar e descansar qualquer coisa, então nesse ponto pode ficar tranquila.

      Se precisar de mais alguma informação, me dá um grito aqui!! Bjoo

      Responder
  3. Denise

    Oie, programando minha ida a chapada! Então … me deu um frio na barriga porque entendi que após a passagem pelo rio no Cânion a queda d`agua de 95 metros era para baixo….
    Me imaginei naqueles desenhos animados, caindo pela correnteza abaixo dessa altura! Acontece que já desisti de montanhas russas.. não ia querer essa emoção! kkk

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *