13 Fotos que provam que a viagem ao Salar de Uyuni vale a pena

Salar de Uyuni – uma das minhas viagens mais recentes e que muita gente pergunta se realmente vale a pena. Eu não posso negar que é uma viagem difícil, tem lá seus perrengues e dificuldades. Mas também não posso negar que é uma viagem que me levou para lugares incríveis que jamais imaginei conhecer.

O Salar de Uyuni por si só já é fantástico e faz a viagem valer cada esforço. Mas não é só isso… no caminho de San Pedro do Atacama até o Deserto de Sal você vai descobrir lugares fantásticos e cada um deles faz essa viagem valer a pena.

Então agora pega um lenço pra não babar na frente do computador e veja imagens que provam o que estou falando:

1. Laguna Blanca

Laguna Blanca

2. Laguna Verde

Laguna Verde

3. Laguna Colorada

Laguna Colorada

4. Laguna Salada

Laguna Salada

5. Laguna Honda

Laguna Honda

6. Laguna Charcota

Laguna Charcota

7. Laguna Canapas

Laguna Canapas

8. Géysers Sol de Mañana

Geysers Bolívia

9. Nascer do sol no Salar de Uyuni

Salar de Uyuni

10. Ilha de cactos no meio do deserto

Ilha de Cactos

11. Cemitério de Trens

Cemitério de Trens

12.  Amigos da viagem no Salar de Uyni

Salar de Uyuni Perspectiva

13. O pôr do sol mais fantástico na Bolívia

Pôr do sol Bolívia

Acho que com essas imagens não dá pra ter dúvidas de que o esforço vale a pena né!?!

Veja aqui o que já rolou no blog sobre a jornada até o Uyuni:

Primeiro dia de viagem do Atacama ao Salar de Uyuni

Segunda dia de viagem do Atacama ao Salar de Uyuni

Terceiro dia de viagem do Atacama ao Salar de Uyuni

O Cemitério de Trens na Bolívia

Visão geral sobre a viagem para Uyuni saindo do Atacama

Escrito por

Robson Franzói é um jovem de Curitiba que tenta inspirar outros viajantes a explorarem diferentes lugares do mundo. Decidiu correr atrás dos seus sonhos e hoje vive desse blog, seu projeto mais especial. Apaixonado por fotografia e vídeos, o garoto vive para compartilhar suas experiências e dicas dos lugares que conhece. Suas fotos já estão ficando conhecidas e seus vídeos inspiram muitos viajantes. Aproveite e acompanhe o Instagram e também o Canal Um Viajante.

Posts relacionados

83 Comentários

  1. Fernando Biolcki

    Opa Robson, tudo certo amigo?
    Vi o teu Post referente dinheiro no Atacama, na Bolívia funciona da mesma forma?
    É mais vantajoso levar real ou dólar e trocar por bolivianos?
    Caso não consiga trocar na fronteira, tem câmbio em Uyuni, ou ele aceitam dólar?
    Parabéns pelas viagens, muito inspiradoras.
    Abraço

    Responder
    1. Robson Franzói

      Grande Fer, tudo certo e com você?

      Então, na Bolívia é diferente. Se você for pra Atacama antes, aproveita e troca algum dinheiro por lá mesmo… dá pra trocar dólar ou mesmo reais por bolibianos. Na Bolívia eles não aceitam reais ou pesos chilenos, então tem que fazer essa conversão antes.

      Muuuito obrigado pela mensagem, fico feliz em saber que curte o conteúdo aqui do blog. Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito 😉

      Responder
  2. Felipe

    Robson, parabens pelo site e pelas fotos!
    Pretendo ir em outubro, vamos ver se dá coragem de encarar a maratona até Uyuni
    Forte abraço
    Felipe

    Responder
    1. Robson Franzói

      Grande Felipe, tudo bom? Pow, que bom que curtiu… fico feliz que chegou aqui no blog!

      Depois de conta de rolou a viagem e o que você achou.

      Forte abraço!!

      Responder
  3. Renato Almeida

    Caro Robson, boa noite, muito legal o seu site, Parabéns. Então estou querendo ir para o Atacama, Salar e arredores na primeira quinzena de janeiro de 2018, é uma época boa? Gostaria que vc me informasse com uma lista. Vou de São Paulo para onde primeiro, São Pedro do Atacama? o voo é direto ou faz escala, se for la ou outro lugar consigo comprar os pacotes todos diretos lá? qual passei geralmente faz primeiro? leva-se toda a bagagem para um e para o outro e depois volta para a cidade base e retorna para o Brasil direto? Levou qual moeda? Quais agencias vc recomenda para comprar os pacotes? são incluidos a hospedagem e refeições? Qual o custo mais ou menos vc estima para os 9 dias que vc acha suficiente? desculpe as perguntas rsrsrsrs mais para mim é super importante. Abraço e parabéns pelo site.

    Responder
    1. Robson Franzói

      Grande Renato, tudo bom? Que bom que gosta do blog, fico muito feliz em saber. Então, estou aqui no Atacama.. vou tentar te ajudar.

      Janeiro é o mês que pode chover no Atacama… não é certo, mas existe a possibilidade. Sobre o vôo, você vai primeiro para Santiago e depois para Calama. De Calama você vai de transfer até San Pedro de Atacama. Para você economizar, compre a passagem para Santiago separada da passagem de Calama.

      Você pode fazer primeiro os passeios no Atacama e depois seguir para o Salar. Nos passeios pelo Atacama a sua bagagem vai ficar no hotel. Na viagem pelo salar ela vai com você.

      Em San Pedro eu recomendo duas agências: a Ayllu e a FlaviaBia. Super recomendo as duas! Você pode entrar em contato com elas antes mesmo da viagem.

      Na viagem para o Salar a hospedagem e a alimentação está inclusa. No Atacama vai depender da agência que você contratar.

      Sobre os valores… eu tenho um post detalhado aqui no blog, mas vai depender muito da agência que você encolher.

      Bom, espero ter ajudado. Tem muitas informações aqui no blog bem detalhadas que podem te ajudar.

      Se precisar de alguma coisa me dá um grito aqui.

      Abraços!!!

      Responder
  4. RODRIGO

    Boa Tarde Robson, primeiro Parabéns pelas Fotos são belas e Blog tem ótimas dicas. Estou planejando ir ao Atacama em novembro e pretendo fazer o passeio até Uyuni, minha dúvida é se ao fazer este passeio consigo fazer o checkout do hostel ? Pois como vou passar essas 3 noites no caminho. Poderia dizer como vc fez em relação a isso ?? Muito Obrigado é Parabéns novamente.

    Responder
    1. Robson Franzói

      Fala Rodrigo, tudo beleza? Muito obrigado pela sua mensagem, fico feliz de verdade que goste do conteúdo e do meu trabalho por aqui 🙂

      Então, você só precisa reservar sua hospedagem no Atacama pelo tempo que vai ficar lá… então você faz o check-out para ir para o Uyuni. Vai levar todas as coisas com vocês…. A mala grande normalmente vai em cima do carro e você leva um mochila menor com suas coisas básicas para usar durante o dia (água, câmera, óculos, etc).

      É bem tranquilo!! Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!! 😀

      Responder
  5. Daniella

    Olá Robson. Então, para visitar Atacama e Uyuni seriam quantos dias? Estou planejando uma parte da viagem com amigas e uyuni vou encarar sozinha. Vc acha que é tranquilo?

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Dani, tudo bom? Então, eu recomendo pelo menos 4 dias no Atacama, o mínimo. 5 dias já dá pra aproveitar melhor e 7 dias seria o perfeito! E para Uyuni seria a viagem de 4 dias e 3 noites (ida e volta). É uma viagem mais roots, não vou negar… é uma aventura, mas que vale muito a pena. Você não estará sozinha pois tem um grupo que vai junto, então é fácil fazer amizades 🙂

      Desculpa a demora para te responder… acabei de chegar de uma viagem e só agora vou conseguir colocar os comentários em dia…

      Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

      Responder
  6. Rodrigo

    Oi Robson!
    Estou com passagem comprada para agosto e meu amigo sugeriu este passeio até a Bolívia. Mas não seria melhor curtir o lado Chileno agora, já que compramos as passagens e depois em outra oportunidade ir ao Uyuni pela Bolívia? Acredito que seja até mais em conta.

    Responder
    1. Robson Franzói

      Grande Rodrigo, tudo beleza? Então, depende de quantos dias vocês tem disponível. Se tiver, por exemplo, 10 dias para o Atacama… seria tranquilo deixar 6 no Atacama e 4 para Uyuni. Só não acho que vale a pena se você tiver que cortar muita coisa no Atacama – eu acho que 4 dias é o mínimo por lá….

      Bom, se precisar de qualquer coisa é só me dar um grito aqui. Abraçooo!!

      Responder
  7. Ana Carolina

    Oi Robson,

    meu nome é Ana Carolina e gostaria de pegar algumas dicas, como vai ser o meu primeiro mochilão as vezes fico na dúvida em qual lugar eu quero visitar, mas pelo que eu vi nas fotos, esses lugares que vc viajou são incríveis!
    Então, eu gostaria de saber qual o melhor lugar para se visitar para quem é mochileiro de primeira viagem?

    Obrigada, abraços!

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Ana!! Tudo bom? Então, não sei se você chegou a ver aqui no blog… mas eu tenho um guia bem legal para quem vai fazer o primeiro mochilão. Uma dos capítulos fala exatamente disso: como escolher o seu destino.

      Acho que pode ser uma boa pra você…. dá uma olhada: https://www.umviajante.com.br/guia-mochilao

      Se precisar de qualquer coisa é só dar um grito aqui!! Grande abraço!!

      Responder
  8. Laura Queiroz

    Oi Robson, primeiro parabéns pelo blog fantástico! Queria saber qual câmera e lente você usa para tirar essas fotos belíssimas? Abraços!

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Laura, tudo bom? Eu utilizo uma Sony A77… lentes eu tenho algumas: tenho lente grande angular, lente zoom e lente fixa. Cada viagem eu lego um conjunto. Dá uma olhada nesse link, tem alguns posts que falo sobre fotografia: https://www.umviajante.com.br/fotoviagem/

      Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

      Responder
  9. Artur Aranha

    Olá Robson!
    Lindas fotos ! Sempre tive vontade de conhecer o Salar. Estarei indo em junho para Lima e Cuzco mas por questões de economia comprei as passagens de ida e volta por Lima, mas ainda estou pensando se consigo ir até o Salar. como é o clima em junho? pesquisei e ví que as noites são muito frias, mas vale a pena ir nessa época?
    abraço e parabéns pelas fotos!

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Artur, tudo bom? Olha, é frio sim!! Eu estou voltando pro Salar agora em junho também… já estou me preparando para o friozão!! ahaha

      Mas sim, com certeza vale a pena! Se precisar de qualquer coisa é só dar um grito aqui!! Grande abraço!!

      Responder
  10. Ana Olivia

    Olá, Robson! Parabéns pelo blog. Tenho 55 anos e viajo em junho com minha filha de 19 para a Bolívia. Entre outras coisas resolvemos fazer o passeio de três dias no Salar. O que tenho visto e lido são apenas relatos de jovens mochileiros. Vc chegou a ver grupos, ou pessoas mais velhas fazendo esse passeio? Gostaria de fazer o tour privado, mas pelo preço é totalmente inviável. Obrigada e muita boa sorte e proteção pra você.

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Ana, tudo bom? Desculpa a demora para te responder… acabei de chegar de uma viagem de um mês pela Europa e só agora vou conseguir colocar os comentários em dia…

      Então… realmente, passeios privados são mais caros mesmo. Nesses com mochileiros vocês vão em grupos, mas, as vezes, rola uns perrengues….

      Estou voltando em junho para o Atacama e vou fazer Uyuni novamente, mas agora com uma empresa diferenciada…. depois vou contar todos os detalhes aqui no blog… fica de olho!!

      Mas não deixe de fazer a viagem, ainda mais com a sua filha… tenho certeza que vai ser uma experiência incrível!! 🙂

      Desejo uma viagem incrível para vocês e proteção pelo caminho! Se precisar de qualquer coisa é só dar um grito aqui!! Beijos!!

      Responder
  11. Fernando

    Olá Robson,
    Seu blog me ajudou a definir meu próximo destino kkkk
    Cara! Uma dúvida, qual agencia vc escolheu para o passeio e qual formato de passeio passa por todos esses locais das fotos ? De 3 ou 4 dias ?

    Valeu

    Responder
    1. Robson Franzói

      Grande Fernando, tudo bom? Desculpa a demora para te responder… acabei de chegar de uma viagem de um mês pela Europa e só agora vou conseguir colocar os comentários em dia…

      Então, nessa viagem eu fiz o passeio com a Cordillera Traveller…. o passeio de 4 dias e 3 noites, que é de ida e volta (saindo e retornando para San Pedro).

      Agora em junho eu vou para o Atacama novamente e estou programando fazer Uyuni, mas de uma forma diferente! Fica de olho aqui no blog 😉

      Se precisar de qualquer coisa é só dar um grito aqui!! Grande abraço!!

      Responder
  12. Jaqueline

    Oi Robson! Estou planejando meu primeiro mochilão, vc deve imaginar como estou rs
    Gostaria de uma opinião…meu roteiro inicial é o seguinte:
    Brasil/ Uruguai/Argentina/Santiago e finalmente Atacama :). Tenho mais ou menos 25 dias.
    Vc acha que seria viável incluir Salar? No caso eu teria q voltar para San Pedro pq meu retorno ao Brasil será de Santiago.
    De inicio eu terminaria no Atacama mesmo só que vi seus posts e um amigo tbm comentou sobre Salar e pensei pq não?! rs
    Porém, não sei se ficaria muito cansativo e caro ou se deixaria para uma próxima oportunidade para fazer Bolivia e Peru.
    Parabéns pelo Blog, sem duvidas um dos mais completos e caprichado que encontrei! 🙂

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Jaque, tudo bom? Desculpa a demora para te responder… acabei de chegar de uma viagem de um mês pela Europa e só agora vou conseguir colocar os comentários em dia…

      Então… você tem o seu roteiro com as cidades pra eu dar uma olhada… pois sós os países assim eu não consigo ter uma boa ideia do tempo…. dependendo das cidades você até consegue incluir… mas pode ser uma boa sim deixar pra fazer Bolivia e Peru em uma próxima….

      Se precisar de qualquer coisa é só dar um grito aqui!! Grande abraço!!

      Responder
  13. Caroline

    Boa tarde! Parabéns pelas fotos! Estou indo pro Uyuni semana que vem e gostaria de saber se há paradas para fazer xixi no deserto mesmo quando algum dos passageiros fica apurado…

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Carol.. tudo bom? me desculpa a demora para te responder, acabei viajando na semana passada e só agora estou conseguindo colocar os comentários em dia.

      Então… em alguns lugares tem banheiros…. as vezes tem que pagar alguns pesos bolivianos para usar, mas é bem baratinho – só que nem sempre é ‘limpinho’.

      Mesmo assim tente usar quando ver um, pois as vezes demora para chegar no próximo. Algumas pessoas tem que usar a ‘moita’ mesmo.. e nem sempre te moita no deserto rsrs

      Se tiver qualquer outra dúvida me dá um grito aqui 😉

      Responder
  14. Lily

    Fotos espetaculares!! Posso me teletransportar agora???
    Só uma dúvida: quando o passeio tem alguma pausa para banho (não vi ainda se terá na travessia… mas no Atacama tem), há algum local para depois trocar de roupa e poder colocar uma seca?
    Beijinhos,
    Lily
    Blog Apaixonados por Viagens

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Lily… então… banhos nessa viagem ao Uyuni são mais raros.. rsrsr..

      Todos as noites você vai parar em uma hospedagem… mas nem sempre tem água quente para tomar banho. Na minha primeira noite ficamos em uma hospedagem onde só tinha água fria. Na segunda noite ficamos no hotel de Sala, lá sim tinha água quente e rolou banho. Na terceira noite, já no caminho de volta, não tinha água e o banheiro era bemmmmmmmmm simples!

      Mas são perrengues que valem a pena, pois a viagem é incrível!! 😉

      Responder
        1. Robson Franzói

          Oii Lily… na privada até tinha sim… mas a água pro banho é só gelada, o que torna impossível… Mas é uma aventura que vale a pena!! 😀

          Responder
  15. Camila

    oi Robson, td bem? to planejando ir do atacama pro uyuni e surgiu uma dúvida vendo suas fotos. Os geiseres, são parecidos? ou seja, daria pra deixar de fazer no atacama (e trocar por outro passeio) e ver só o da Boliívia? obrigada!

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Cami… tudo bom? Olha, não exatamente parecido… os do Atacama você vai ver o sol nascer por lá e tal… é bem bonito. Na viagem para o Salar você já vai ver eles durante o dia… Mas sim, se os seus dias estiverem contados, dá pra deixar o do Atacama para uma próxima viagem.. 🙂

      Se tiver qualquer outra dúvida me dá um grito aqui 😉

      Responder
  16. Gabriela Rassi

    Oi, Robson! Estou adorando seu blog!
    Estou indo semana que vem pro Chile para visitar o Atacama e depois pretendo fazer esse tour pelo Salar!
    Vou só com uma amiga e tenho um pouco de medo de irmos apenas duas mulheres pra Bolívia.
    Você achou seguro? Sou medrosa. HAHAH
    Obrigada!! 🙂

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Gabi, tudo bom??? Desculpa não te responder antes… a viagem já está aí pelo visto. Guriaaaa, vai tranquila!!! Fique atenta com suas coisas, não dê bobeira…. no mais é tudo susse… Mais seguro por lá do que por aqui… rsrsrs

      Tenho amigas que já foram e foi de boa. Curta a viagem e aproveita bastante!!!

      Depois volta aqui pra me contar como foi 😉

      Responder
  17. Thais

    Oi Robson, tudo bem? Parabéns pelas fotos e obrigada pelas dicas! Queria saber quanto você pagou pelos passeios que fez..Pra eu ter uma noção de quanto gastaria na viagem completa. Valeu demais

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Thaís, tudo bom? Olha… os preços já não são os mesmos da época que eu fiz a viagem. Essa viagem para o Salar, com a Cordillera Traveler, saindo e retornando para San Pedro, custa em torno de 200 dólares… São 4 dias e 3 noites… Hospedagem e alimentação inclusas…

      É uma viagem incrível!!!

      Qualquer outra dúvida é só dar um grito aqui 😉

      Responder
  18. Nara

    Olá, adoro os seus post’s e fotos!! Estou apaixonada. Eu e mais 5 amigos estamos planejando uma viagem para o Chile no ano que vem.. O pessoal é bem animado.. Alguns não são tão aventureiros e gostam de um conforto maior, mas não temos tanto dinheiro assim. O pessoal animou de ir para Uyuni mas queríamos locar dois 4X4 para ficar mais a vontade de escolher roteiro e hotéis. O que você acha? Dá para enfrentar o deserto?

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Nara!! Tudo bom??? Que bom que curte o blog e as fotos…. fico muito feliz em saber 😀 😉

      Então…. dá pra alugar sim e é possível encarar, pelo menos já vi gente que faz isso… Eu não sei te dizer como funciona a burocracia para fazer isso… Então tem que pesquisar coisas do tipo: onde alugar um bom carro…. como cruzar a fronteira como o carro alugado… se é permitido e tal… Um bom GPS… um telefone que funcione via satélite para casos de emergência… Pelo menos eu tentaria me informar sobre todos esses detalhes… Certamente será uma grande aventura…

      O que mais precisar é só dar um grito aqui 😉

      Responder
  19. Ana Carolina

    Olá! Estou maravilhada com seu blog e suas fotos! Esta ajudando bastante no planejamento do meu mochilao. Uma pergunta: qual maquina fotografica vc usou nessa viagem?

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Ana, tudo bom?? Muuuito obrigado por sua mensagem…. fico feliz em saber que o blog está te ajudando.. de verdade mesmo! Nessa viagem eu utilizei uma Sony A77, que infelizmente morreu na minha viagem da Ásia… agora estou juntando dinheiro pra comprar outra :/

      Qualquer dúvida dá um grito aqui 😉

      Responder
  20. Carolina

    Oi Robson, tudo bem?
    Estou apaixonada pela suas fotos e mais ansiosa ainda para ir.
    Gostaria muito de saber por qual agencia voce fez este passeio.
    Obrigada

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Carol, tudo bom e você? Legal que chegou aqui… se preparei pois você vai se apaixonar por esse lugar.

      Então, eu fiz a viagem do Atacama ao Salar com a Cordillera Traveller.. Já os passeios do Atacama eu fiz com a Ayllu Expediciones.

      Qualquer outra dúvida é só dar um grito 😉

      Responder
  21. Vinicius Dota

    Beleza, Robson? Que tipo de bota você usou pra ir pra ir pra Uyuni e as expedições no Atacama? Nossa, cara. É muito dificil escolher uma bota, existe muitas reclamações na internet e os preços são salgados. Eu preciso de algo pra aguentar a caminhada e proteger contra o frio. Valeu!

    Responder
  22. Diego

    Olá Robson ! Quando você foi ao Salar, você manteve sua estadia no hostel em San Pedro do Atacama? Ou você levou toda sua bagagem para o salar? Ou simplesmente deixou parte da bagagem num maleiro em San Pedro?

    Abraços e obrigado!

    Responder
    1. Robson Franzói

      Fala Diego, tudo bom? Então, não mantive a minha estadia não…. Fiz o check-out no Atacama e segui para o Salar. A mochila grande vai no teto do carro… eles protegem tudo com um lona. Todos os dias essa bagagem do teto é descarregada e no dia seguinte carregada novamente. Você não precia deixar nada em San Pedro, vai tudo com você…. Se tiver qualquer dúvida é só dar um grito por aqui 😉

      Responder
  23. Pedro

    Olá Robson.
    Você sabe se existe algum passeio pro Salar de Uyuni partindo de San Pedro e que volte pra San Pedro totalizando 3 dias ? E na Bolívia é preciso mostrar o passaporte? E se eu não tiver?

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Pedro, tudo bom? Então, eu não vi nenhuma opção de passeio de ida e volta em 3 dias. Não precisa de passaporte, pode ser o RG. Mas ele não pode ter mais de 10 anos e nem muito danificado.

      Qualquer dúvida é só dar um grito, grande abraço!

      Responder
  24. Aline

    Olá Robson, parabéns pelo blog, está me ajudando muito, agora mais convencida ainda com essas fotos maravilhosas. Chego no Atacama dia 03 de junho pela manhã e fico até dia 09. Já entrei em contato com a Ayllu e acho que vou fechar com eles mesmo. Não havia me programado para ir a Bolívia e com essas datas não e possível fazer o passeio de 3 dias mas soube que tem um passeio para a Bolívia de apenas um dia, li em algum lugar, não lembro onde. O que você acha?
    Preciso de uma dica para comprar uma boa máquina também. O que me sugere? Que seja útil principalmente em viagens (depois do deserto será Noronha). Muito obrigada! Abraço! Aline

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Aline, tudo bom? Você vai amar a viagem, te garanto. Ahhh, eu tenho um amigo que fez essa viagem de um dia, passou por algumas lagunas (Laguna Verde e Laguna Colorado – se não me engano)… O passeio não chega ao salar, mas se você tiver tempo pode ser legal sim!!

      Sobre câmeras, eu sou um pouco suspeito para falar pois amo a Sony. Eu comprei recentemente uma Sony RX100 III – é uma compacta premium. Super pequena e com uma qualidade absurda, mas é melhor comprar ela lá fora… nem tenho certeza se já tem pra vender no Brasil.

      Mais dicas de fotografia você pode ver nesse link: https://www.umviajante.com.br/fotoviagem/

      Muuuito obrigado pela mensagem, abraços!!! 😉

      Responder
  25. Livia Nery

    Olá Robson , adorei esse blog, está me ajudando muito. Tenho 2 conhecidos que foram recentemente e eu fiquei apaixonada por esse lugar. Pretendo ir em agosto , sei que deve ser bem frio, mas não tenho opção. Devo ir pelo Chile , tenho uns 10 dias. Vc acha que da pra conhecer Santiago e depois ir pra San Pedro nesse tempo?
    Suas fotos estão MARAVILHOSAS. Amo fotografia.
    Obrigada.

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Livia, tudo bom? Que legal que chegou aqui no blog e gostou 😀

      Em 10 dicas você consegue aproveitar Santiago e o Atacama, mas ir até o Uyuni fica mais complicado… você teria que deixar Santiago de lado ou deixar o salar para outra oportunidade.

      Muito obrigado pelo mensagem 😀
      Qualquer dúvida dá um grito!!

      Responder
  26. Luísa

    Oi Robson, parabéns pelo blog! Estou curtindo muito.

    Vou fazer uma viagem a bolívia em setembro e quero muito visitar esses lugares, tu achas que tenho que planejar tudo antes ou estando lá consigo contratar esses passeios?
    Obrigada!

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Luísa… tudo bom? Primeiro obrigado pelo comentário!! Fico feliz que está curtindo o blog.. Então, é legal você pesquisar e planejar o que vai fazer.. se vai pro Atacama, se vai pro salar, quais passeios vai fazer… mas reservar o passeio não precisa, isso você pode ver lá mesmo 😉

      Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Adri.. não entendi bem a pergunta. Na verdade existe duas opções de viagem: 3 dias ou 4 dias. Na viagem de 4 dias, o última é para te levar de volta para San Pedro. Nessa volta você não vai parando, os pontos bonitos são explorados nos primeiros dias da viagem.

      Espero ter ajudado… 🙂

      Responder
  27. Matheus

    Oi Robson!

    Então, já vi diversas fotos do Salar e certamente é um dos meus destinos em 2016, no entanto, eu gostaria de ir em uma época onde pudesse prestigiar os espelhos d’água, onde a chuva simula o reflexo do céu resultado em uma paisagem de imensidão. Você chegou a acompanhar esse fenômeno? Sabe em que época do ano é possível?

    Responder
    1. Robson Franzói

      Fala Matheus, tudo bom? Desculpe a demora para te responder – o carnaval acabou atrasando um pouco as coisas por aqui.

      Então… teoricamente o mês que eu fui (abril) poderia rolar aquele espelho. Mas não é muito fácil acertar… além de que você corre um risco do seu passeio ser cancelado. Assim, caso chovam muito e fique muito alagado, os carros não conseguem andar por lá… então tem que ficar esperto nisso. Mas vai muito da sorte.

      Eu estou escrevendo um post sobre isso e vou falar sobre esse espelho d’água também.. fica de olho no blog 😉

      Responder
  28. Edith Larissa

    Olá Robson! Que fotos maravilhosas. Chega dá um arrepio. Estou em Arequipa, no Peru e dia 13 de fevereiro parto para a incrível Bolívia. Tenho uma pergunta: é possível fechar o tour de três dias com a agência que você citou em La Paz ou Uyuni?

    Obrigada! 😀

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Edith, obrigado pelo elogio!! 😀

      Então, é possível fechar em Uyuni sim… a Cordillera Traveller tem escritório lá. Fica na Avenida Ferroviaria, mas não tem número. Não é longe da estação de trem… mas não é muito difícil de achar. Você vai ver como esses lugares são incríveis!!! 😉

      Responder
  29. Roberta Silva

    Caraca Robson,

    Que fotos são essas?
    Ainda tem chão até a minha viagem e após esse banho de paisagens sem preço minha alma grita pra que agosto chegue logo.

    Parabéns!!!!!!!!!!!!!

    Abraço,
    Roberta

    Responder
  30. Fernanda

    Olá, parabéns pelo trabalho com o blog, tem me ajudado a planejar a minha viagem pro Chile/Bolívia! Saiba que você está no topo do google!
    Se me permite perguntar, qual a melhor época do ano pra fazer essa viagem? Digo, que mês você foi, e como foi a temperatura, etc…?

    Obrigada!

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Fer…. primeiro de tudo muito obrigado por sua mensagem. O que mais me deixa feliz é saber que o blog está ajudando outros viajantes! E que bom que estou no topo do google, vou te dizer que não é fácil… mas é fruto de bastante trabalho! 😀

      Eu fiz essa viagem em abril de 2014. Acho essa uma época muito boa… mas estou preparando um post detalhado sobre esse assunto. Eu peguei calor durante o dia, frio a noite e bastante frio de madrugada. Ou seja, se vestir em camadas é a melhor opção. Você começa seu dia com muitas roupas, depois vai tirando…. Espero ter ajudado 😉

      Responder
  31. Janete Barbosa

    Minha filha sismou de fazer essa viagem sozinha, tenho lido o seu blog (bom demais por sinal) e gostaria de saber a sua opinião com relação a segurança do lugar de hospedagem e dos passeios. Fico grata pela ajuda e parabenizo sua coragem e entusiasmo pela vida ! passei a ser sua seguidora.
    Obrigada

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Janete, desculpe a demora para responder…. Então…. eu achei seguro os lugares… Não precisa ter medo igual sentimos no Brasil (de assalto a mão armada ou coisas do tipo). É legal ela sempre ficar de olho nas coisas dela e tal. E ela não vai ficar sozinha, tem um grupo de viajantes… que normalmente são de vários lugares do mundo…. então a galera sempre fica junta.

      É legal claro, sempre escolher uma empresa boa…. com carros bons. A Cordillera foi a empresa que eu fiz o tour ao Salar e parace ser a melhor, mas não é perfeita.

      É muito importante fazer também o Seguro Viagem. Eu tenho uma parceria com a Mondial e você recebe 15% de desconto na contratação do seu seguro. Lembre de entrar no site da Mondial através dos links do blog, e acesse esse post para pegar o código de desconto: https://www.umviajante.com.br/guia-viajante/176-seguro-viagem-europa/

      Qualquer dúvida é só perguntar 😉

      Responder
      1. Flavio

        Olá………Parabens pela narração simples ….objetiva….e verdadeira. Estive em Sao Pedro 50 dias atras e é EXATAMENTE tudo que voce descreveu. Minimo 4 dias ( fiquei 5 ) .

        Gostaria de acrescentar minha emoçao e sentimento……… O PARAISO EXISTE.

        Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *