O que levar ao Salar de Uyuni, o maior deserto de sal do mundo

Um check-list com tudo que você precisa levar em uma viagem ao Salar de Uyuni. Itens pessoais, roupas, alimentação, saúde e equipamentos tecnológicos.

Visitar o Salar de Uyuni, na Bolívia, pode ser uma aventura mais roots, no estilo mochilão, ou uma viagem mais confortável, como é a proposta dos passeios privativos.

Salar de Uyuni, Bolívia

Para cada situação as necessidades do que levar serão diferentes. Vale lembrar que eu já fiz a viagem ao Uyuni das duas formas, tanto mochilão quanto tour privativo.

Você também pode fazer a viagem de forma independente, com seu próprio carro, aí é provável que você inclua itens adicionais na bagagem.

Vou listar nesse post os itens mais importantes que você deve ter com você de acordo com o passeio que vai contratar e também com a época do ano que você vai fazer a viagem.

Qual a melhor época para ir ao Salar de Uyuni

No post anterior eu comentei sobre o clima no Salar de Uyuni, as temperaturas durante o ano e qual a melhor época para você fazer a sua viagem. Para informações mais detalhadas sobre esse assunto, vale a pena dar um look no post.


Veja aqui qual a melhor época para ir ao Salar de Uyuni

O que levar em uma viagem ao Salar de Uyuni

Vou começar listando os itens mais importantes, independente do estilo de viagem que você vai fazer:

Água

É legal levar uma garrafa grande, de seis litros, por pessoa. Tenha também uma garrafa menor para manter cheia e sempre com você. É muito importante se manter hidratado nessa viagem.

 Protetor Solar

O sol é muito intenso no salar e como reflete no sal, não é difícil se queimar muito por lá. Mantenha o protetor na mochila de mão para você passar durante o dia.

 Óculos de Sol

Tão importante quanto o item anterior. Com a claridade refletida no sal, os óculos são importantes na viagem.

 Mochila de Ataque

Essa é mochila menor, que vai ficar com você durante o dia. Escolha um modelo leve e que caiba apenas o necessário.

 Hidratante

Leve hidratante para o corpo, rosto e para a boca. Com o clima seco do deserto, esse item é bem importante!

 Papel higiênico

Aquele nosso amigo para os momentos de apuro, já que nunca sabemos o que pode acontecer 😉

Quais roupas levar para o Salar de Uyuni

Como eu já comentei no post sobre o clima no Salar de Uyuni, as temperaturas por lá sempre são baixas durante a noite. Se sua viagem for no inverno, fique ainda mais atento ao que levar.

Eu sempre recomendo que você se vista em camadas, pois em lugares com clima de deserto a temperatura costuma subir durante o dia.

 Jaqueta Corta Vento ou similar

Essa é camada mais externa que você vai vestir. Eu aconselho uma jaqueta desse tipo em qualquer época do ano, principalmente no inverno. Com o vento, a sensação térmica pode ser muito baixa.

 Blusas Intermediárias

É a blusa que você vai usar por baixo da jaqueta. Normalmente um moletom, uma blusa de lã ou de fio – dependendo do nível de frio que você vai enfrentar.

 Camisetas ou blusas finas

Para os meses mais quentes, essa pode ser a primeira roupa das suas camadas – dependendo de como você lida com a baixas temperaturas. No verão você até consegue passear no salar de camiseta.

 Segunda Pele

Indispensável principalmente se você vai no inverno. Algumas pessoas chamam de primeira pele, outros chamam de segunda – o importante mesmo é levar. É aquela roupa especial para o frio, que você vai usar por baixo de tudo.

 Luvas, Touca e Cachecol

Luva e touca eu recomendo em qualquer época do ano! No inverno então, não esqueça pelo-amor-de-deus! Se conseguir luvas com touch, vai ajudar sua vida com o celular. Cachecol eu deixo como opcional, mas ajuda no inverno 😉

 Meias Grossas

Outro item bem importante que você precisa levar no inverno. Se não tiver, coloque umas 3 meias no pé que já vai ajudar.

 Tênis/Bota confortável

Você não precisa de um calçado especial para visitar o Salar de Uyuni. É importante que ele seja confortável e, se a viagem for no inverno, que seja bem fechado. Calçados de trekking vão super bem nessa viagem.

 Boné ou Chapéu

São opcionais, mas importantes para proteger do sol.

Itens adicionais para levar ao Salar de Uyuni

 Saco de dormir

É uma dúvida muito comum nessa viagem: levar ou não saco de dormir?

Se for no estilo mochilão, pode ser uma opção sim. Nem tanto para te proteger do frio, mas por higiene, já que as camas dos abrigos não são lá aquelas coisas.

Se o seu passeio for um tour privativo, não é necessário levar saco de dormir.

 Toalha de banho

É importante levar se a sua viagem for de mochilão – mesmo que você fique sem banho em alguns dias. Eu recomendo aquelas toalhas de alta absorção e secagem rápida.

Nos passeios privativos os hotéis oferecem toalhas limpas.

 Brinquedos para fotografar no salar

Não precisam ser necessariamente brinquedos, mas alguns objetos legais para você tirar fotos brincando com a perspectiva forçada no salar.

Eu já fiz um post com fotos criativas no Salar de Uyuni e dicas para você mandar bem nos registros.

Veja 20 fotos criativas no Salar de Uyuni.

Itens de higiene

 Escova de dente

 Pasta de dente

 Lenços umedecidos

 Talco para os pés

 Desodorante

 Shampoo, condicionador e sabonete

Esses três normalmente estão disponíveis nos tours privativos.

Itens de saúde

 Descongestionante nazal

 Colírio umidificante

 Sal de Frutas

 Remédios em geral para dor de cabeça, dor muscular, enjoo e de uso pessoal.

Lembre de levar seus remédios do Brasil, por lá o acesso a isso é bem difícil.

Comidas para a viagem

Tanto nos passeios básicos quanto nos privativos a alimentação está inclusa na viagem, isto é: café da manhã, almoço, lanche da tarde (em alguns casos) e jantar.

Mas se você é como eu e tem um ser dentro de você que precisa se alimentar, ter um snack na mochila é importantíssimo!

Leve algumas bobeirinhas para beliscar durante o dia: bolacha, salgadinho, chocolate, amendoim, panetone, bolo de cenoura com chocolate, cocada, coxinha, churros, um pote de doce de leite, uns dois de nutella…. coisa básica, só pra enganar a fome!

Brincadeinhaaaaa!! Leve sim alguma coisa, mas não precisa tudo isso. Pode separar metade disso aí e mandar pra mim, tô aceitando! 😉

Caso você tenha alguma restrição alimentar, lembre de avisar a empresa antes de contratar o passeio. Depois deixar certo, tente re-avisar eles antes da viagem, apenas por garantia 😉

Itens tecnológicos

Claro que não ia faltar a listinha básica de itens e acessórios tecnológicos que é legal você levar para o Uyuni.

 Câmera Fotográfica

Para registrar os momentos mais especiais.

 Baterias Extras

Nem todos os lugares, principalmente no mochilão, vão ter tomadas a vontade.

 Power Bank

Aquela bateria externa que salva vidas.

Celular

Ele não vai funcionar para chamadas, mas vai estar com você de qualquer forma.

 Carregadores

Sempre lembre de ver se está levando os carregadores para cada item que você tem. Na última viagem eu esqueci o carregador do computador e tive que gastar uma fortuna pro comprar um novo – fora o dia perdido de viagem pra ir comprar.

 Computador

Só leve se você realmente achar indispensável. Por lá você dificilmente vai conseguir conexão com a internet. Como eu estou gravando vídeos em 4K para o Canal do Blog, eu levo o computador e um HD externo para salvar os vídeos.

Salar de Uyuni, Bolívia

Mochila ou Mala

Outra dúvida que muita gente tem: levar um mochilão ou uma mala de rodinhas para o Uyuni.

Fica tranquilo, as duas opções são viáveis, tanto pra quem vai fazer a viagem no estilo mochilão ou tour privativo.

A sua bagagem maior, seja mala ou mochila, vai permanecer guardada no carro durante todo dia. Você só vai ter acesso a ela quando chegar no hotel/abrigo.

Por isso é importante ter a mochila de ataque, que vai ficar com você durante o dia 😉

Qual dinheiro levar ao Uyuni

A moeda da Bolívia se chama Peso Boliviano e é ela que você precisa para fazer a viagem.

Se você for começar a a viagem partindo do Atacama, troque seu dinheiro por lá – não vá para a Bolívia sem ter os pesos bolivianos, eles não aceitam pesos chilenos.

Esse dinheiro é para pagar a entrada em alguns parques nacionais, banheiros e alguma lembrancinha que queira comprar.

As agências recomendam que você leve cerca de 250 ou 300 dinheiros bolivianos. Se quiser comprar algumas lembrancinhas, leve um pouco mais.

Tudo sobre o Salar de Uyuni

Eu já relatei aqui no blog as minhas duas viagens ao Salar de Uyuni, para ver o conteúdo já postado acesse o link a seguir.

Veja todos os posts sobre o Salar de Uyuni

Se você tiver dúvidas sobre outros itens que precisa levar ao Salar de Uyuni, fique a vontade para comentar aqui no post. Qualquer dica ou sugestão, é só me dar um grito. Abraços!!

Guia Salar de Uyuni - Um Viajante Mondial Assistence - Seguro Viagem Meu Primeiro Mochilão
Melhor Seguro Viagem InternacionalBooking.com

Escrito por

Robson Franzói é um jovem de Curitiba que tenta inspirar outros viajantes a explorarem diferentes lugares do mundo. Decidiu correr atrás dos seus sonhos e hoje vive desse blog, seu projeto mais especial. Apaixonado por fotografia e vídeos, o garoto vive para compartilhar suas experiências e dicas dos lugares que conhece. Suas fotos já estão ficando conhecidas e seus vídeos inspiram muitos viajantes. Aproveite e acompanhe o Instagram e também o Canal Um Viajante.

Posts relacionados

9 Comentários

  1. Fatima Ahmad

    Que ótimo blog para me ajudar a planejar a minha viagem para o Salar de Uyuni! Muito bom, obrigada pelas informações.

    Responder
  2. katia

    Ola Robson!
    Vou em julho,sou friorenta..rs.Preciso comprar o saco de dormir,mas devido a infinidade de modelos e preços,não consigo escolher um.Não queria muito caro,pois dificilmente irei usar novamente.E preciso que seja adequado a temperatura que vou enfrentar por la.Muito legal seu blog,esclareceu muita coisa p mim.Mas ainda continuo com duvidas.Essa do saco de dormir e sobre o soroche.Quando estive em Cusco senti mal nos primeiros dias,mas comecei a tomar cha de coca e melhorei e não parei mais de tomar.E la como é?A altitude é mais elevada.

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Katia, tudo bom? Feliz que chegou aqui no blog. Então, olha, saco de dormir é isso aí mesmo. Eu compre e só usei uma vez. Mas também não adianta comprar um que não vai te ajudar, ainda mais indo no ápice do inverno.

      O ideal ir em alguma loja de trilhas e aventuras, conversar com o vendedor… ver alguns modelos e depois pesquisar na internet os preços.

      O meu é um da Deuter, que é uma marca maravilhosa. Lembro que foi mais caro um pouco, mas é super compacto e bem quentinho.

      Sobre altitude, talvez sinta um pouco sim. Por isso um cha de coca pode ajudar sim! Por lá eles tem também!!

      Espero ter ajudado.

      Se tiver qualquer outra dúvida me dá um grito aqui 😉

      Responder
        1. Robson Franzói

          Puxa, assim.. não lembro de ter visto para alugar. Mas muita gente recomenda o saco de dormir até pela higiene de alguns lugares que você vai dormir. Eu mesmo fiquei em um onde dormi no meu saco de dormir, mas tinha cobertas no lugar.

          Entre alugar ou levar um mais simples que seja seu, ainda acho mais jogo levar o seu 😉

          Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Rita!! Que bom que chegou aqui e curtiu o conteúdo!! Fico muito feliz em saber, de verdade!! 🙂

      Se precisar de qualquer coisa é só dar um grito aqui!! Bjooo

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *