Curaçao: dicas e tudo o que você precisa saber antes de ir

Está planejando uma viagem para Curaçao? Confira aqui as principais dicas que você precisa saber antes de embarcar para a ilha que é um dos destinos mais lindos do Caribe.

O Caribe é, sem dúvidas, um lugar que atrai muitos viajantes brasileiros. É difícil alguém dizer que não sonha em conhecer as praias paradisíacas, de areia branquinha e águas azuis, que estão espalhadas pelas ilhas caribenhas.

Curaçao: dicas e tudo o que você precisa saber antes de ir

Curaçao é uma dessas ilhas, talvez a mais charmosa e apaixonante do Caribe. Ao lado de Aruba e Bonaire, forma o que conhecemos como ABC Caribenho. Sendo ela a maior ilha do antigo arquipélago das Antilhas Holandesas, Curaçao tem diferenciais que elevam seus pontos e a colocam à frente dos demais destinos caribenhos.

Dicas de Curaçao para sua primeira viagem ao Caribe

Quem decide viajar para o Caribe certamente quer aproveitar o que existe de melhor por lá sem se preocupar. Por isso, reforço que é importante planejar e se atentar a vários detalhes, especialmente quando falamos de Curaçao.

Curaçao - Primeira Viagem ao Caribe

Nesse post vou listar algumas dicas e informações importantes para quem vai viajar para Curaçao pela primeira vez. Caso você tenha alguma dúvida ou queira contribuir com o post, fique à vontade para deixar seu comentário.

Primeira vez em Curaçao: dicas para seu roteiro

As dicas que separei de Curaçao são válidas para qualquer tipo de viajante que esteja pensando em ir para o Caribe, seja ele independente, um casal em viagem romântica, um grupo de amigos ou mesmo uma família completa. Espero que ajude

Como se locomover em Curaçao

O primeiro ponto que acho importante ressaltar é que para aproveitar Curaçao, você vai precisar alugar um carro. A ilha é maior do que você pode estar imaginando e as praias mais lindas ficam afastadas umas das outras – assim como também são distantes da capital, Willemstad.

O colorido vibrante de Curaçao

Como não é um destino em que você pode contar com transporte público, é super recomendado alugar um carro para aproveitar a Curaçao. Recomendo que você faça a reserva do seu veículo ainda no Brasil, evitando assim surpresas não tão boas quando chegar na ilha.

Um bom site para pesquisar e reservar seu carro em Curaçao é o da RentCars, que garante bons preços e segurança na reserva.

Pesquise e reserve aqui seu carro em Curaçao.

Melhor época para ir para Curaçao

Se você ainda não fechou sua passagem, talvez esteja se perguntando qual é a melhor época para viajar para Curaçao. A boa notícia é que as condições climáticas são um dos pontos mais fortes desse destino, especialmente por não estar na rota dos furacões.

Melhor época em Curaçao

Desconto Seguro Viagem

Por conta disso, Curaçao pode receber viajantes em todos os meses do anosempre com um clima quente de verão. A alta temporada vai de dezembro a fevereiro, e também de julho a meados de agosto. Nesse período, os preços tendem a ser mais elevados por conta das férias.

De outubro a janeiro é o período em que pode chover na ilha – mas nada que prejudique a viagem. Caso você tenha flexibilidade na escolha das datas, recomendo os meses de março a maio para realizar essa viagem.

Qual moeda levar para Curaçao

A moeda de Curaçao é o Florim das Antilhas Holandesas, mas o dólar americano é aceito em praticamente todos os lugares. Você, muito provavelmente, não precisará fazer o câmbio para se virar na ilha.

Moeda Curaçao - Florim

Vale a pena ressaltar que alguns lugares que aceitam dólares retornam o troco em Florins. Por isso é importante ficar atento na conversão. Cada lugar vai ter uma cotação, por isso eu sempre perguntava sobre os valores e se dariam o troco em dólares ou florins.

Recomendo que você tenha um conversor de moedas em seu celularfacilita bastante na hora de fazer as contas.

Apesar de não ser o valor exato, caso você queira converter rapidamente, basta dobrar o valor de algo em florins para saber quanto custa em reais ou dividir pela metade para saber quanto custa em dólares.

Por exemplo: algo que custe 10 florins, na conversão vai estar na faixa de 20 reais e um pouco acima dos 5 dólares*. Se custar 50 florins, será na faixa de 100 reais e um pouco acima dos 25 dólares*.

*Lembre que as cotações mudam, por isso é importe conferir a cotação durante a sua viagem.

Como chegar em Curaçao

Existem algumas opções para você chegar em Curaçao saindo do Brasil, sendo que até pouco tempo as únicas opções eram voos com escala.

Curaçao - Otrobanda - Caribe

Os trechos mais comuns fazem escala em Bogotá, operado pela Avianca, e na Cidade do Panamá, operado pela Copa.

O voo direto para Curaçao é operado pela companhia Divi Divi Airlines, com voos partindo de Guarulhos aos domingos e partindo de Curaçao aos sábados. Eu só consegui encontrar as passagens, pelo menos por enquanto, diretamente no site da companhia.

Precisa de visto e vacina? Documentos para viajar para Curaçao

Brasileiros não precisam de visto para viajar para Curaçao – assim como também não precisam de vacina.

O único documento obrigatório é o passaporte válido para o período da viagem.

Qual idioma se fala em Curaçao

Taí uma das coisas mais legais de Curaçao! Lá, eles possuem um dialeto próprio, que hoje é um idioma oficial: o Papiamentouma mistura de vários idiomas, entre eles holandês, espanhol, dialetos africanos e até português.

Dushi, Curaçao - Papiamento

Por isso, não é difícil se surpreender ao entender algumas palavras no meio de uma conversa local. Para quem vai passar poucos dias na ilha, basta saber algumas palavras e expressões, como “Dushi”.

Essa é uma das palavras que você mais vai ouvir em Curaçao, que significa querido/querida. Pode ficar tranquilo quando alguém disser “Dushi” para você, é apenas uma forma legal e simpática de falar.

Outras palavras e expressões em Papiamento:

  • Bón dia | Bom dia
  • Bón tardi | Boa tarde
  • Bón nochi | Boa noite
  • Si | Sim
  • No | Não
  • Danki | Obrigado
  • Di nada | De nada
  • Kon ta bai? | Como vai?
  • Mi ta bon | Estou bem

Onde ficar em Curaçao

Escolher uma boa hospedagem em Curaçao é um ponto super importante e que sempre gera dúvidas entre os viajantes. Como a ilha é grande e as praias ficam afastadas, você não tem como ficar perto de tudo ao mesmo tempo. A escolha do hotel vai depender muito do seu gosto pessoal e o que espera durante a viagem.

Santa Barbara Resort - Curaçao, Caribe

Eu, particularmente, acho que o melhor é ficar perto de alguma praia – já que estamos falando de Caribe! Mas também tem opção de ficar no centro, como você achar melhor.

Ainda vou fazer um post com as minhas indicações de hospedagem em Curaçao, mas já vou adiantar algumas aqui:

Sunscape Curaçao Resort

O Sunscape foi o hotel que fiquei em Curaçao. É, na verdade, um resort bem grande, estruturado, de frente para o mar e com opção All Inclusiveque é uma opção interessante para quem quer curtir a ilha sem muitas preocupações.

Sunscape Curaçao Resort

Um ponto muito positivo desse resort é a presença da brasileira Val, que atende pessoalmente os viajantes que chegam em Curaçao. Ela parece até famosa dentro do resort, mas é totalmente merecido. A Val é uma querida e cuida muito bem dos hóspedes – não tem como chegar lá e não se sentir acolhido.

Outro ponto positivo do Sunscape é que fica ao lado do Mambo Beach, um espaço onde sempre rola umas festinhas legais, tem um centro comercial e alguns restaurantes.

Outras opções de hospedagem em Curaçao

Caso você prefira ficar mais perto do centro, mas num hotel legal e com vista para o mar, recomendo o Scuba Lodge & Suites, que tem uma pegada de Hotel Boutique. É super bem avaliado, especialmente na estrutura e localização.

Scuba Lodge - Curaçao Hotel

Se você ainda está pensando em um resort e não quer abrir mão de estar em uma localização mais central, uma ótima recomendação é o Renaissance Resort, que tem uma excelente estrutura e avaliações muito boas.

Agora, se você quer ficar em um resort incrível e tudo o que importa é ter um mar maravilhoso dando bom dia da janela do quarto, não deixe de dar uma olhada no Resort Santa Barbara. Eu fui apenas jantar e conhecer, o que já foi suficiente para ficar apaixonado pelo lugar.

Resort Santa Barbara - Curaçao

A estrutura é incrível, o conforto, atendimento, o restaurante e, obviamente, a praia maravilhosa diante do hotel. Se puder investir um pouco mais na sua hospedagem, é uma das melhores opções.

E para fechar, caso você esteja com orçamento mais limitado e queira uma opção mais econômica, eu recomendo o Bed & Bike, que tem tanto a opção de quartos compartilhados quanto de quartos privativos. É mais simples que os anteriores, mas ainda assim é uma ótima alternativa.

Veja aqui outras opções de hotéis e resorts em Curaçao

Passeios imperdíveis em Curaçao

A ilha de Curaçao conta com mais de 30 praias, o que torna praticamente impossível realizar o seu desejo de conhecer todos os cantinhos em uma única viagem.

Praias de Curaçao, Caribe

Aqui no blog já fiz um post listando as 10 praias mais incríveis de Curaçao, acho que vale a pena dar uma olhada:

Veja aqui as 10 melhores praias de Curaçao

Praias privativas? É preciso pagar para entrar nas praias de Curaçao?

Essa é outra questão que deixa muito viajante com dúvida. Na verdade não são todas as praias de Curaçao que são pagas. Existem sim praias gratuitas e também algumas privativas.

Os valores das praias pagas não são muito altos – algo que varia entre $3  dólares por pessoa ou $7 dólares por carro. O lado bom é que nessas praias privativas você tem mais estrutura para passar o dia.

Nas praias gratuitas, você não paga nada mas também tem que se virar. Algumas não terão restaurante e nem cadeiras ou guarda-sol – fica tudo por sua conta.

Descubra o colorido de Curaçao

Além do azul das praias, Curaçao também tem um lado ainda mais colorido que merece fazer parte do seu roteiro: a capital Willemstad! Não deixe de separar ao menos um dia para passear pela cidade e visitar seus dois lados: Punda e Otrobanda.

Willemstad - Um Viajante em Curaçao, Caribe

Com muitos traços da colonização holandesa, o centro histórico tem um colorido único – é como se você estive passeando por uma Holanda tropical.

Durante a noite também vale muito a pena passear pelo centro e ver a cidade iluminada – especialmente a ponte móvel (Queen Emma) e suas luzes coloridas.

Se aventure no Seabob Curaçao

Outro passeio que recomendo muito que você faça em Curaçao é o SeaBob, uma atividade para você mergulhar e se divertir como nunca. Eu fiz na Playa Piscado (Playa Grandi), onde foi possível nadar bem pertinho das tartarugas.

SeaBob

O SeaBob é uma espécie de “mini jetski”, que você se abraça, pilota e mergulha para o fundo do mar. Não precisa ter experiência em mergulho e é mais fácil do que parece! Você vai apenas com máscara, sem snorkel, e a diversão é garantida.

Foi a atividade que mais gostei de fazer em Curaçao e sem dúvida não deixaria de fora em uma futura viagem.

Mapa: onde fica Curaçao, as principais praias e atrações

Curaçao, localizada ao sul do Mar do Caribe, está, como já comentei, entre outras duas famosas ilhas caribenhas: Aruba e Bonaire. Se você tiver tempo, uma boa sugestão é estender a viagem para uma das outras ilhas.

No mapa abaixo você pode ver as minhas 10 praias favoritas de Curaçao e também alguns pontos principais da ilha:

Reserve sua hospedagem e carro ainda no Brasil!

Para fechar o post com as principais dicas de Curaçao, quero reforçar que é importante você reservar sua hospedagem com antecedência e mais importante ainda: reservar seu carro!

Indico o site do Booking.com para você fazer suas reservas de hotel. Além de ser parceiro do blog, o Booking é um dos sistemas de reservas mais confiáveis do mundo! Sempre que fizer suas reservas pelo link do blog, você contribui com o meu trabalho e não gasta nada a mais com isso. Eu super agradeço!

Para pesquisar e alugar o carro, recomendo o site da RentCars. Eles também são parceiros do blog e eu indico o serviço com segurança! Já utilizei algumas vezes e sempre tive boas experiências.

Pesquise e reserve aqui o seu carro!

Seguro Viagem Curaçao

Por fim, como eu sempre gosto de reforçar, não deixe de fazer o seu Seguro Viagem antes de sair do Brasil. Acidentes podem acontecer em qualquer lugar, por isso é muito importante ter essa proteção extra. Apesar de Curaçao ser um destino que você vai para relaxar, lá têm praias e algumas atividades mais radicais. Sem falar que basta um escorregão ou algum imprevisto e pronto, sua viagem pode se tornar uma problema. Não deixe de fazer o seu seguro e curta Curaçao numa boa!

Aqui no blog você tem desconto para contratar o seguro viagem com a Mondial e também pelo site da SegurosPromo. Eu recomendo os dois!

Veja aqui informações sobre o seguro internacional e pegue seu cupom de desconto.

Espero que as dicas ajudem no planejamento da sua viagem para Curaçao. O Caribe é um destino apaixonante e tenho certeza que você vai amar. Se tiver qualquer dúvida ou sugestão, fique à vontade para deixar um comentário aqui no post. Ayo, dushi!!

Curaçao, Um Viajante

About The Author

Robson Franzói é um jovem de Curitiba que tenta inspirar outros viajantes a explorarem diferentes lugares do mundo. Decidiu correr atrás dos seus sonhos e hoje vive desse blog, seu projeto mais especial. Apaixonado por fotografia e vídeos, o garoto vive para compartilhar suas experiências e dicas dos lugares que conhece. Suas fotos já estão ficando conhecidas e seus vídeos inspiram muitos viajantes. Aproveite e acompanhe o Instagram e também o Canal Um Viajante.

Related posts

19 Comentários

    1. Robson Franzói

      Oi Cacilda!! Obrigado pela mensagem!! Fico feliz que curtiu o conteúdo

      Se precisar de alguma coisa, é só me dar um grito!

      Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Moisés, tudo bem? Então, a opção de 1h30, que foi a opção que escolhi, chamada de SeaBob Tour, custa na faixa de U$85. Se quiser um pouco mais de tempo, a opção de 2 horas sai por cerca de $95 dólares/pessoa.

      Vou deixar aqui o link para o post sobre esse passeio: https://www.umviajante.com.br/caribe/seabob-curacao

      Se tiver qualquer outra dúvida me dá um grito!!

      Reply
  1. Nathallia

    Olá! Adorei as dicas! Gostaria de saber se precisa de algum tipo de carteira de motorista com permissão pra dirigir fora do Brasil. Obrigada.

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Nat!! Existe uma permissão para dirigir, que é interessante você ter sim… mas é muito difícil eles cobrarem ela por lá.

      Se tiver qualquer dúvida é só me dar um grito aqui

      Reply
  2. victor

    Não sei dirigir, gostaria de saber se há outras opções além do transporte público ou se vale a pena fechar passeios na agência de viagem?

    Reply
  3. Wagner Garcez

    boa tarde!
    Gostaria de saber sobre o aluguel de carros em curaçao. Qual locadora fechou? e que seguros pegou? pergunto porque tem varias opções no site da rentcars, e tenho medo de pegar algo “errado”
    Obrigado!!

    Reply
    1. Robson Franzói

      Grande Wagner, tudo bem? Eu fiz os passeios com uma guia particular lá…. mas recomendo o carro para quem quiser ter mais liberdade de fazer tudo no seu tempo. Alugar um carro é a melhor alternativa nesse caso. Estou com planos de voltar pra Curaçao no ano que vem e certamente será com carro alugado…. Normalmente as opções da RentCars são muito boas e o seguro eu pego sempre o recomendado para aluguem: que vai cobrir danos e roubos.

      Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

      Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Lilian!! Tudo bem? Não chega a ser trilha não.. mas normalmente o acesso é bom, então pode ir tranquila

      Tenho certeza que vão aproveitar muito!!

      Se precisar de qualquer coisa é só dar um grito aqui!! Bjooo

      Reply
  4. ALYNE

    Olá Robson, como vai?
    Minha dúvida é: mesmo o dólar sendo bem aceito, acho válido ter alguns florins em mãos. Então onde é possível fazer o câmbio? No próprio hotel? No aeroporto? Nos bancos de lá? Saberia me dizer?
    Obrigada.

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Alyne!! Tudo bem e você? Olha, eu não cheguei a trocar nada no aeroporto. No centro você com certeza tem opções de casas de câmbio, só é interessante calcular bem para não sobrar dinheiro e você ter que trocar novamente.

      Se precisar de qualquer coisa é só dar um grito aqui!! Bjooo

      Reply
  5. Paula Holanda

    Olá Robson, adorei as dicas! Estarei indo dia 06/02 e ficarei por lá até 16/02, tenho algumas dúvidas!
    Paga se alguma taxa para entrar em Curaçao?
    É seguro para turistas? Tem bastante policiamento?
    É tranquilo dirigir por lá?
    Cobra- se propina nos restaurantes e bares?
    Consigo me virar com Inglês básico?
    Obrigada

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Paula!! Tudo bem?? Que bom que chegou aqui e curtiu o conteúdo!! Fico feliz!!

      Então, é na verdade super seguro sim! Pode ir bem tranquila! Dirigir também é bem simples, tirando o centrinho que é mais movimentado… mas para chegar nas praias, super de boa!

      Eu lembro de ter a taxa de serviço em alguns lugares sim, só vou confirmar se é 10% com uma amiga que está lá. Sobre o inglês básico, dá pra se virar!! Eu tenho uma guia brasileira que vive lá, se precisar de ajuda… ela é incrível!! Insta dela: https://www.instagram.com/guiabrasileiroemcuracao/

      É a Kézia! Pode falar que foi o Robson que indicou… faz muitos anos que ela vive lá, conhece tudo!!

      Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

      Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Cayan!! Olha, vou tentar descobrir alguns preços pra você… kkk… acho que dar cervejas eu consigo! logo atualizo aqui

      Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *