O que fazer em Fortaleza: conheça o Mercado Central

Quem vai a Fortaleza pela primeira vez fica encantado com a beleza natural das diversas praias que existem na região. Mas a cidade tem muito mais a oferecer para os viajantes, especialmente atrações que nos fazem conhecer a verdadeira cultura local, como é o caso do Mercado Central de Fortaleza. 

Não foi preciso de muito tempo para eu me apaixonar pelo Ceará, pelas praias e encantos de Fortaleza. Essa é a minha segunda vez no estado e a primeira vez na capital, agora a convite da Secretaria do Turismo do Estado do Ceará. 

Nesse post quero falar de um lugar que conheci no meu primeiro dia dessa viagem: o Mercado Central de Fortaleza, o maior mercado de artesanato do Brasil!

Mercado Central de Fortaleza, Ceará

Como é o Mercado Central de Fortaleza

A história do Mercado Central começou em 1809, quando se comercializava apenas carnes, frutas e verduras. Alguns anos, reformas e construções depois, em 1931, essas atividades foram proibidas, e o artesanato virou a atração principal.

Foi só em 1998 que o mercado mudou definitivamente e passou a se localizar no endereço que visitamos nos dias de hoje – no centro histórico da cidade.

Mercado Central de Fortaleza, Ceará

O prédio conta com estacionamento e, além do térreo, três andares formados por mais de 500 boxes vendendo diversos tipos de artesanato: couro, sandálias, sapatos, chapéus, bolsas, malas, rendas e bordados em roupas e em peças de cama, mesa e banho, rendas de bilro, camisetas, lembrancinhas como mini jangadas, bijuterias, joias em ouro e muitos artigos para decoração.

Mercado Central de Fortaleza, Ceará

Uma das lojas que gostei bastante foi a Angélica Artesanatos, que têm artesanatos vindos de várias partes do Norte e Nordeste do Brasil – um tesouro da cultura nordestina.

Mercado Central de Fortaleza, Ceará

Fiquei apaixonado por uma máscara linda que veio do Pernambuco e acabei comprando para fazer conjunto com uma que eu trouxe da Indonésia – essa mistura de culturas me fascina e podemos encontrar isso dentro do Mercado Central de Fortaleza.

Como aproveitar o Mercado Central de Fortaleza

Pra todo lugar de compras sempre existem algumas boas dicas para ajudar o viajante! Fique bem atento ao escolher seus produtos, principalmente de couro! Se ligue no preço e compare com outras lojas – o valor pode variar de um box para o outro e a qualidade também.

Uma dica boa é começar a explorar o mercado pelo terceiro andar, que normalmente é mais vazio. Depois você vai descendo e visitando as demais lojas e andares – assim consegue otimizar melhor o seu tempo.

Mercado Central de Fortaleza, Ceará

Quando a gente pensa em mercados assim, fica preocupado com a questão do dinheiro. Mas você pode ir tranquilo: têm caixas eletrônicos e boa parte das lojas aceita cartão. Mas aqui vai o pulo do gato: se pagar à vista, pode chorar desconto! Se gostou de um produto, faça uma proposta – vai que eles aceitam!? Aí sobra mais uma graninha pra comprar mais algumas lembrancinhas… e você pode me incluir na lista, viu?!

No final do passeio, aproveita para passar em uma banquinha que faz sucos com frutas típicas do Nordeste – ela fica no andar do estacionamento. Eu tomei um suco de cupuaçu muito bom e foi perfeito para dar aquela refrescada e continuar o roteiro por Fortaleza.

Mercado Central de Fortaleza, Ceará

Para as mulheres que querem levar uma roupa de lembrança ou renovar o guarda-roupa, o mercado tem várias opções como blusinhas, vestidos saídas de banho! E falando em lembrança, tem aqueles itens que todo viajante já conhece bem, como ímãs, chaveiros, canecas e outros artesanatos locais que são perfeitos para mostrar que você lembrou de alguém especial.

Produtos regionais no Mercado Central de Fortaleza

No Mercado Central você também vai encontrar alguns boxes com produtos regionais como cachaças, licores, castanhas e doces de caju – entre outros produtos típicos dessa região.

Mercado Central de Fortaleza, Ceará

Depois de saber tudo isso, vai ser impossível não querer dar um pulinho para conhecer o Mercado Central. E se você está programando sua viagem, pode separar uma manhã para fazer a visita. Com duas ou três horas você consegue ver e comprar bastante coisa – até porque as lojas acabam se repetindo um pouco.

Segurança no Mercado Central

Apenas para ressaltar, é bem tranquilo de andar dentro do mercado – andei com minha câmera por lá e foi super de boa! Claro que do lado de fora, por ser uma região central, você precisar tomar um cuidado a mais – mas é só não dar muita bobeira e sempre ficar atento com suas coisas.

Como chegar no Mercado Central de Fortaleza

O Mercado Central de Fortaleza está localizado na Avenida Alberto Nepomuceno, 199, no Centro – fica entre a Praia de Iracema e o Centro de Fortaleza. Você pode chegar lá de ônibus, táxi ou Uber – veja a localização no mapa:

Horário de Funcionamento

Segunda a Sexta: 08h às 18h
Sábado: das 08h às 17h
Domingo: 08h às 13h
Estacionamento: 220 vagas (carros) e 10 (ônibus)

Mais informações: Site oficial

Hospedagem em Fortaleza

Se você está montando seu roteiro e ainda está procurando hotel em Fortaleza, eu recomendo utilizar o Booking.comum dos sistemas de reservas mais confiáveis do mundo. No Booking você vai encontrar as melhores opções de hotéis pelos melhores preços – e ao fazer sua reserva por esse link, você ajuda o blog e não gasta nada a mais com isso.

Encontre e faça aqui sua reserva de Hotel em Fortaleza.

Nessa viagem eu me hospedei no Hotel Sonata de Iracema, em frente a Praia de Iracema. A localização é muito boa e a estrutura do hotel também – pode ser uma ótima opção para sua estadia na cidade. Logo mais vou fazer um post sobre ele.

Ainda vai ter muito mais conteúdo para você conhecer melhor Fortaleza e começaram a planejar uma viagem para o Ceará! Ou, para quem já está planejando, incluir as dicas no roteiro. Se você tem alguma dúvida ou quiser compartilhar uma experiência que teve por aqui, é só deixar uma mensagem nos comentários! Valeu!!

Descubra o Ceará

About The Author

Robson Franzói é um jovem de Curitiba que tenta inspirar outros viajantes a explorarem diferentes lugares do mundo. Decidiu correr atrás dos seus sonhos e hoje vive desse blog, seu projeto mais especial. Apaixonado por fotografia e vídeos, o garoto vive para compartilhar suas experiências e dicas dos lugares que conhece. Suas fotos já estão ficando conhecidas e seus vídeos inspiram muitos viajantes. Aproveite e acompanhe o Instagram e também o Canal Um Viajante.

Related posts

1 Comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *