San Pedro de Atacama, o ponto de partida para explorar o deserto

Quem pretende visitar o Deserto do Atacama certamente vai ouvir falar muito da pequena cidade de San Pedro de Atacama, afinal, é de lá que partem os passeios para grande deserto.

San Pedro de Atacama, Chile - Um Viajante

San Pedro de Atacama tem menos de 2.000 habitantes, localiza-se a cerca de 2.400 metros de altitude e praticamente tudo na cidade é voltado para viajantes. Por todos os lados podemos ver hotéis, hostels, pousadas e restaurantes, todos com opções para que tem pouca ou muita grana. Mas disparado em quantidade estão as agências que oferecem os passeios pelo deserto… são mais de 50 AGÊNCIAS cadastradas na cidade. Algumas boas, outras ruins… algumas baratas, outras nem tanto. Mas o assunto Agência em San Pedro é tema para o próximo post. Vou falar agora sobre o começo dessa viagem incrível!!

Do Brasil para o Chile – Como chegar em San Pedro de Atacama?

Meu mochilão começou em Curitiba, de onde peguei um vôo para São Paulo e de lá um direto para Santiago. As passagens foram compradas no site da TAM.

A viagem até Santiago é rápida e o atendimento da TAM é bem eficiente. Achei o lanche servido bem gostoso e o espaço da classe econômica não fugia do padrão, sempre o mesmo aperto. Algo que achei bem legal foi o piloto avisar quando começamos a sobrevoar a Cordilheira dos Andes. Uma vista incrível…. sorte de quem sentou na janela

Cordilheira dos Andes, Chile

Em menos de 4 horas estava pousando em Santiago, a capital do Chile. A próxima parada era Calama, uma cidade localizada a cerca de 1 hora de San Pedro de Atacama. De Santiago para Calama é possível ir de ônibus/carro, em uma viagem que dura mais de  24 horas… opção ideal para que tem tempo. Para quem têm os dias contados, ir de avião é a maneira mais rápida, apesar de ser um pouco mais cara. Duas companhias fazem esse trajeto: a Lan Chile e a Sky Airlines, a segunda com menos opções de horários.

Comprar passagem de Santiago para Calama

Quis ressaltar esse assunto pois é uma boa oportunidade para você economizar uma grana, então anote as dicas:

Primeiro: não compre a passagem Santiago / Calama pelo site brasileiro da LAN / TAM. O valor é extremamente mais caro!

Pesquisando em alguns blogs eu vi que uma boa opção era deixar para comprar a passagem chegando em Santiago. Foi o que eu fiz. Mesmo assim gastei mais do que estava imaginando… a passagem de ida e volta (Santiago/Calama), pela LAN, saiu por 150 mil pesos, o que gira entre 600 e 700 reais (incluindo as taxas de conversão). A passagem pela Sky Airlines estava bem mais cara no dia.

A melhor sugestão é tentar comprar a passagem pelo site chileno da LAN ou da Sky Airlines (com antecedência). Já ví gente dizendo que o cartão de crédito do Brasil não foi aceito, mas também encontrei alguns brasileiros no Chile que conseguiram comprar. Fui burro e acabei não tentando. Se você conseguir comprar, deixa um recado aqui no post confirmado (mas acredito que dá certo!)

Como ir de Calama para San Pedro de Atacama

Bom, chegando no aeroporto de Calama ainda temos mais um trecho da viagem até San Pedro de Atacama. Aqui você também tem mais de uma opção: pegar um ônibus ou um taxi e ir até o centro de Calama e de lá pegar um ônibus até San Pedro ou então pegar um transfer no aeroporto que de leva direto para o seu hostel/hotel em San Pedro.

San Pedro de Atacama, Chile - Um Viajante

O transfer que faz o trajeto até San Pedro é da empresa Licancabur e custa: ida: 9 mil pesos / ida e volta: 16 mil pesos. É um pouco mais caro do que a opção de ir de ônibus até a cidade, mas acaba compensando pois ele te deixa na porta do hostel. Nessa hora eu já tinha passado pelo primeiro perrengue da viagem (depois eu conto :x), então o transfer foi de longe a melhor opção.

Descobrindo San Pedro de Atacama

Como eu falei no começo do post, San Pedro é uma cidadezinha que gira em torno dos viajantes que passam por lá. Em poucas horas é possível conhecer tudo. A melhor sugestão é deixar a manhã do seu primeiro dia na cidade para passear, ver as agências com calma, fechar os pacotes e sair para o primeiro tour só no meio da tarde. Esse tour pode ser o Valle de La Luna + Valle de la Muerte, que conto mais detalhes em outro post.

Seguros promo com desconto

San Pedro de Atacama, Chile - Um Viajante

San Pedro tem uma rua principal, a Calle Caracoles, onde está a maioria das agências, alguns restaurantes e vendinhas também. Algumas ruas que cruzam a C. Caracoles também têm agencias, hostels e restaurantes. Vale destacar a Calle Toconao, que além de ter tudo isso, leva a Plaza de Armas, a praça da cidade.

Plaza de Armas, San Pedro de Atacama, Chile - Um Viajante

Em volta da Plaza de Armas é possível ver o posto da polícia, a igreja e a prefeitura. É uma praça bem gostosa para sentar na sombra e ver o vai e vem de viajantes. Você também vai ver muitas crianças brincando pelas ruas, muitos (muuuuuuuuitos) cachorros soltos por todo lado e também artesãos vendendo suas artes.

Plaza de Armas, San Pedro de Atacama, Chile - Um Viajante

Igreja de San Pedro de Atacama, Chile - Um Viajante

San Pedro me encantou desde o primeiro dia. Ela nem de longe é a atração que atrai os viajantes para lá, todos querem mesmo é fazer os passeios pelo deserto. Mas San Pedro se mostrou tão diferente pra mim… com suas ruas de terra, poeira para todos os lados, as construções de adobe… me fez pensar que estava em um filme antigo de faroeste. Estar lá era quase como uma viagem no tempo.

San Pedro de Atacama, Chile - Um Viajante

San Pedro de Atacama, Chile - Um Viajante

Não perca a oportunidade de andar sem rumo pelas ruelas da cidade, tanto de dia quanto à noite…. garanto que você vai ter uma das mais belas vistas do céu da sua vida.

Se já visitou San Pedro de Atacama ou tem alguma dúvida, deixe um recado aqui no post

Read this post in English: San Pedro de Atacama, the starting point to explore the desert

PARA SUA VIAGEM AO ATACAMA
Cadastre o seu e-mail e receba dicas personalizadas até a data da sua viagem.
RESERVE SEU HOTEL NO ATACAMA
Booking.com
Sempre que fizer sua reserva, você contribui com o blog Um Viajante e não gasta nada a mais com isso.

About The Author

Robson Franzói é um jovem de Curitiba que tenta inspirar outros viajantes a explorarem diferentes lugares do mundo. Decidiu correr atrás dos seus sonhos e hoje vive desse blog, seu projeto mais especial. Apaixonado por fotografia e vídeos, o garoto vive para compartilhar suas experiências e dicas dos lugares que conhece. Suas fotos já estão ficando conhecidas e seus vídeos inspiram muitos viajantes. Aproveite e acompanhe o Instagram e também o Canal Um Viajante.

Related posts

83 Comentários

  1. Ingrid

    Estou adorando os posts..to indo pra lá dentro de 3 meses e estou cheia de dúvidas..
    para quem tem mais tempo de viagem..e pretende ir de ônibus de Santiago até Calama a diferença de preço vale a pena?

    Reply
    1. Robson

      Olha Ingrid, não sei te dizer exatamente se vale a pena pois não fui de ônibus…. eu imagino que as paisagens no caminho são legais.. mas não sei como é o conforto do ônibus…. Se você fosse de carro, acho que aproveitaria mais o percurso….. Podemos parar onde quiser e tal…. agora se for o caso da grana mesmo e não tiver alternativa… sai mais barato sim…

      Em breve vai ter vários posts novos sobre o deserto. Não esqueça de chegar em San Pedro e procurar pela agência Ayllu, como eu falei nesse post: https://www.umviajante.com.br/chile/156-atacama-escolhendo-sua-agencia-em-san-pedro

      Reply
  2. Ana Laura

    Boa tarde! estou pirando com suas fotos!!! Visitarei a cidade dentro de um mês e mal posso esperar para chegar lá! tenho uma dúvida, procurando lugar para fica achei um hostel que se chama Millantú (Camino al Molino, Sector Aduana, San Pedro de Atacama), com preço mais amigável. mas vi em um mapa que ele se encontra mais na “periferia” da cidade, enquanto os hostels localizados mais perto da Caracolles são mais caros. Vc acha que seria um problema ficar nesse lugar (segurança, distância dos lugares para jantar e para sair para os passeios que começam de madrugada)?

    Reply
    1. Robson

      Oi Ana, tudo bom? Que legal que está curtindo o blog e que vai pro Atacama em breve, vai curtir muito a viagem!!

      Olha… a agência que eu fiz os passeios, que é a Ayllu Expediciones, passava de hostel em hostel buscando as pessoas que contrataram o tour (nos passeios pela manhã).. e nos passeios que terminavam a noite eles passavam nos hostels pra deixar o pessoal…. Não posso te garantir que toda agência faz isso…

      Então, olhando por esse lado, não teria problema você ficar em um hostel afastado. Mas vou te dizer que nós passamos pra pegar pessoas que estavam bemmmm longe da rua principal…. eu acharia meio ruim ficar tão longe…. Passear pela Caracoles a noite é bem legal…. durante e o dia também…. você tem restaurantes, mercadinhos, casas de câmbio… enfim, tem tudo na sua mão… Eu tentaria não ficar tão longe da Caracoles.

      Quando for lá, passe na Ayllu e fale com a Flávia…. a brasileira, dona da agência…. fale que viu o post aqui no blog

      Reply
      1. Ana Laura

        Muito obrigada! com certeza passarei na Ayllu, já inclui os valores dela no meu orçamento! é fácil voltar para Calama? tem onibus sempre?

        Reply
  3. simone

    Oi, Robson!
    Comprei as passagens no site da LAN Chile e paguei com cartão de crédito internacional. Paguei 253 reais ida e volta em fevereiro para viajar em abril/2014. É preciso habilitar o cartão para compra naquele país, se não, não dá certo. Abs

    Reply
    1. Larissa

      Simone como você comprou? estou procurando aqui para acessar mais está impossivel… So aparece a page da LAN brasil.

      Me ajuda!

      Reply
    2. Suzana

      Olá Simone!

      Você pode me ajudar? Estou com dificuldade para finalizar a compra no meu cartão. Quando você diz habilitar naquele país, seria realizar a liberação da função internacional ou seria uma liberação específica ?

      Obrigada.

      Reply
      1. Robson

        Oi Suzana, o seu cartão é internacional? Quando falamos em liberar o cartão, é quando você vai viajar mesmo.. que precisa usar o cartão lá fora, aí tem que liberar… agora para comprar no site, teoricamente basta o cartão ser internacional…

        Reply
      1. Robson Franzói

        Que show Lu!!!! Nem acredito que paguei mais de 700 na minha primeira viagem… É vivendo e aprendendo né!?!? Ou melhor: viajando e aprendendo… rsrssr

        Aproveita a viagem!!!!!!

        Reply
  4. Mariana Mansano

    Oi, eu vou fazer o trajeto BOlívia – Chile (San Pedro) e em seguida PEru (Cusco) … você sabe me dizer para quais destinos tem ônibus saindo de San Pedro? Tem Cusco direto? Ou só Calama, Arequipa? Será que eu teria que parar em várias cidades para chegar até Cusco?
    Obrigada

    Reply
  5. Mylena

    Robson, adorei seu blog!!!

    Estou me planejando pra fazer esta viagem pro Atacama e vou tentar fazer o passeio para Uyuni também. Quero ir no final de Setembro, você sabe se é um período bom? Digo pelas condições climáticas, etc.

    E não vi aqui nos seus posts em qual hostel você ficou em San Pedro de Atacama. Poderia indicar? E quantos dias você reservou? Fiquei em dúvida porque já que tem os passeios, não sei quais incluem pernoite no lugar, então não sei quantas noites eu reservo no hostel em San Pedro. Help? hehe

    Obrigada.
    Bjs e parabéns pelo trabalho!

    Reply
  6. André Boaventura

    Olá, Robson!

    Sobre a passagem, eu comprei direto no site da Sky.
    O site é meio complicado, mas funciona, aceita cartão internacional brasileiro e tudo.

    E caçando, encontrei em alguns dias uma tarifa U (que não aparece sempre) com um valor bem baixo.

    Com todas as taxas, gastei US$277 para duas pessoas SCL – CJC – SCL

    Reply
  7. Brenda

    Pedi que um amigo chileno comprasse a passagem para mim Santiago – Calama- Santiago. Consegui a melhor opção de horário e preço pela Lan, deu R$329,00 ida e volta com taxas. Para quem tem quem possa fazer um favor desses como eu consegui, é uma boa!

    Reply
    1. Robson Franzói

      Que massa Brenda.. ótimo valor mesmo!!! EU me dei mal comprando no aeroporto de Santiago, ficou o dobro praticamente…

      Reply
  8. Aleana

    Olá,

    Consegui comprar minha passagem pra Calama no site internacional da Lan daqui do Brasil.O meu artifício para conseguir foi usar o VPN, que é uma rede virtual privada que meio que “engana”, acho que escondendo de onde aquele IP é,enfim, nao sei explicar muito bem,mas é com ele que consigo acessar o netflx dos EUA,por exemplo, inclusive pelo ipad
    A diferença de preço é inacreditável..

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Aleana.. pow, que dica maneira…. se eu soubesse teria economizado… Fica a dica para quem está indo em breve. Muito obrigado por compartilhar aqui no blog

      Reply
  9. Simone

    Olá! Comprei as passagens de Santiago para Calama pela Sky. Entrei no site, escolhi a tarifa e mandei o print da tela com meus dados por e-mail. Eles me passaram um formulário para que eu autorizasse o débito no cartão de crédito. Deu tudo certo. Irei em junho/15.

    Reply
    1. Robson Franzói

      Opa… valeu a dica Simone. Eu olhei a passagem da Sky direto no aeroporto e estava mais cara…. Por curiosidade, quanto pagou?

      Reply
  10. Amanda

    Oi! Estou planejando um roteiro semelhante ao seu para ir em Dezembro.. mas me bateu uma dúvida em relação ao câmbio, você o fez em Santiago, em San Pedro ou aqui no Brasil? Comentaram que seria mais viável fazer o câmbio no Chile do que aqui no Brasil. E quanto a passagem de Santiago para Calama, eu achei no site chinelo da LAN por 228.500.. fica praticamente mais caro do que a sua passagem comprada na hora lá no aeroporto.

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Amanda… se você puder fazer em Santiago sai mais barato sim. Eu levei um pouco do Brasil e o resto usei meu cartão para sacar por lá. A passagem no site chileno da Lan é pra sair mais barato, pelo menos foi o que alguns leitores me falaram…

      Dá uma olhada nesse vídeo do meu canal: https://www.youtube.com/watch?v=xESYNohohUQ&list=UUJy-lSzu5UzVvLn9nXvWovg

      Eu tiro várias dúvidas sobre o Atacama, pode ser uma boa ajuda pra você.. E aqui no blog tem bastante coisa também

      Reply
  11. Bruna Trindade

    Oi Robson, tudo bem?

    Vou fazer minha viagem para Bolívia em maio, uma das cidades que está no meu roteiro é Uyuni.. pretendo fazer a travessia de 3 dias e depois seguir para San Pedro.. estou na duvida com o seguinte: que passeios vale a pena fazer de San Pedro que não estão inclusos na travessia? Só pra saber quantos dias deixo pra ficar em San Pedro..
    Obrigada

    Reply
  12. Sayuri

    Olá, estarei indo para Deserto Atacama em Maio e comprei as passagens. Graças às dicas aqui do site comprei passagem bem mais barato de Santiago para Calama. Comprei as passagens no site da LAN Chile e paguei com cartão crédito internacional (AMEX). 2 passagens deram $ 129.636 (CLP) o que convertendo e incluindo taxa de IOF estimo uns R$ 676,00. Então por pessoa o gasto foi de R$ 338,00. Já em site brasileiro, o preço mais barato que encontrei foi da SKY Airlines (e nem tem horário que preciso para “casar” com vôo que comprei de Sao Paulo para Santiago): R$ 540,51 por pessoa. Uma economia de R$ 202,51!!!
    Obrigada
    Sayuri

    Reply
    1. Sayuri

      Lembrando que para compra internacional o cartão não é liberado de imediato por medida de segurança. Para efetuar a compra é necessário ligar para central de atendimento do cartão de crédito pedindo a liberação da compra internacional.

      Reply
  13. Danielle

    Oi Robson! O transfer da empresa Licancabur está disponível logo que saimos no aeroporto? Tem horários específicos?

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Dani.. pelo que eu vi eles ficam direto lá no aeroporto sim… Aí as vezes você precisa esperar um pouco para a próxima van sair, mas eu acho que eles se programam com os horários de vôos que chegam lá – já que o aeroporto é bem pequeno…

      Reply
  14. Elias

    Fala Robson! Primeiro gostaria de te parabenizar pelo blog, muito bom as suas dicas. Estou indo fazer um mochilao Peru/Bolívia/Chile agora em julho e agosto. Tenho encontrado muitas dificuldades para informações de passeios turísticos. Vi que a maioria dos passeios que vc fazia no deserto do Atacama era bate e volta. Vc sabe dizer se tem algum pacote que se possa fechar para fazer um tour por 3 ou 4 dias? Porque sei que no salar de Uyuni isso ė possivel. Porque vi alguns blogs que dão a entender que existe esse tipo de passeio. Um forte abraço

    Reply
    1. Robson Franzói

      Fala Elias… então, como eu falo aqui no blog, todos esses passeios pelo Atacama você faz com agências. O ideal é sim você fechar todos eles com a mesma agência, assim você garante um desconto legal – fica como um pacote mesmo. Eu fechei todos os meus passeios com a Ayllu e super recomendo.

      Qualquer dúvida é só dar um grito aqui no blog, grande abraço!

      Reply
  15. Hermane Walker

    Olá Robson, fiz a compra da passagem aérea de Santiago para Calama, no site da atrapalo.cl . A viagem está marcada agora para o dia 05 de julho, espero que ocorra tudo bem e que realmente tenha o voo. Comprei com cartão internacional e ficou na faixa de R$ 351,00 ida-volta, já com o IOF e conversão de moedas.

    Reply
    1. Robson Franzói

      Opaa… tudo bom Hermane.. Conseguiu praticamente pela metade do preço que eu paguei – MANDOU BEM!

      Muito obrigado por compartilhar sua dica aqui no blog.. um grande abraço e uma ótima viagem pra você, já está quase aí!!

      Aproveita mesmooo e depois volta aqui pra contar como foi

      Reply
  16. Eduardo

    Fala Robson, tudo bem?

    Quanto ao transfer de Calma para San Pedro, é tranquilo resolver na hora, no próprio aeroporto?

    Obrigado.

    Abs,

    Reply
    1. Robson Franzói

      Fala Edu… é tranquilo sim!! Nessa viagem que vou fazer em outubro eu vou testar uma empresa diferente, vou fazer o transfer com a Pampa… em breve vou contar os detalhes por aqui

      Qualquer outra dúvida é só dar um grito!!!

      Reply
  17. Milena

    Olá Robson. Sabe dizer se tem transfer para San Pedro a noite? Nosso vôo chega em Calama próximo às 22:00 horas.
    Obrigada.

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oooooi Milena, tudo bom??? Tem transfer sim!! Eu até vou fazer um post com o transfer que usei dessa vez, se chama PAMPA! Foi ótimo e também cheguei a noite… dá pra você entrar em contato com eles e confirmar o horário que você chega.. só pra deixar certinho

      Qualquer outra dúvida é só dar um grito

      Reply
  18. Ruan

    Só avisando ao pessoal que é possível comprar a passagem de Santiago para Calama pelo site chileno da Lan (.cl) com cartão de crédito brasileiro! O único problema é que não parcela; tentei 2x parcelando e deu erro e quando tentei com a opção de pagamento à vista a compra foi efetuada com sucesso! Fiz esse procedimento ontem! Abraço!

    Reply
    1. Robson Franzói

      É verdade Ruan!! Foi assim que eu fiz na viagem desse ano e deu certo… vou fazer um post sobre isso pra ajudar a galera Valeu por compartilhar, abraço!!!

      Reply
  19. Gisele

    Oi Robson, tudo bem?
    Eu já escrevi pra ti em outro post, mas não consegui encontra-lo.
    Uma duvida: todos os passeios que tu fez saindo de San Pedro, a trip de 4×4 até Salar e o hostel, tu fechou ainda no Brasil?
    Há um site pra nos basearmos quanto a valor?
    Estou me baseando nos teus valores, mas tua viagem tem mais de 1 ano.
    Tu achas que se fecharmos as trips no 1º dia em San Pedro corremos algum risco ou é tranquilo?

    Obrigada!

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Gi, tudo bom? Não lembro agora se já te respondi… Eu estava em Nova York e só agora estou conseguindo responder os comentários aqui…

      Então, manda um e-mail pra Ayllu…. pra ver os valores atualizados…. Lembre de dizer que é leitora aqui do blog, conhece o Robson…. aí eles fazem um preço especial pra você…

      Sobre a viagem até o salar, tem preços no site da Cordillera, mas esse eu acho mais fácil fechar por lá… Do Atacama eu já fecharia antecipadamente…

      Se tiver qualquer outra dúvida é só dar um grito aqui

      Reply
  20. lia

    Oi robson, adorei seu site! vivo viajando e ja adicionei ele nos meus favoritos.
    Obrigada pelas dicas e por nos ajudar tanto.
    Uma dúvida: estou indo pro atacama semana que vem.
    Quero trocar reais por pesos e já soube que é melhor trocar no aeroporto de santiago do que aqui no brasil
    ocorre que, eu só faço uma conexão de 1 hora em santiago. será que terei acesso à casa de cambio ou às máquinas para sacar o dinheiro? Será que poderei sair da área de embarque e voltar?
    Obrigada

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Lia, tudo bom?? Olha, acho que em 1 hora você não vai conseguir… porque demora para sair do avião e nisso já vai ter que correr para o seu embarque. Melhor trocar um pouco aqui ou então trocar lá em San Pedro mesmo…. no aero vai ficar corrido pra você….

      Ahh… só uma observação: você vai curtirrr muuuuuito essa viagem!! Pode ter certeza!! Depois volta aqui pra me contar como foi

      Qualquer dúvida é só dar um grito aqui

      Reply
  21. Pedro

    Boa tarde Robson, suas dicas são as melhores! Estou indo para Atacama mês que vem por 5 dias e depois faço uma parada de 3 dias em Santiago. Tentei comprar a passagem pela Lan chilena mas nenhum cartão que eu tentei foi aceito, tive que comprar pela Lan Brasileira mesmo, paguei um pouco mais caro, mas consegui economizar nos hotéis de San Pedro e Santiago. Estou bastante ansioso pela viagem e já comecei a montar uma planilha com locais para comer nos dois lugares. Meu voo chega em Santiago 02:00 hr e vai para Calam às 08:00, será que consigo achar alguma casa de Cambio aberta ?
    Parabéns pelo site irmão!

    Reply
    1. Robson Franzói

      Grande Pedro, tudo bom? Cara… Acho que antes das 8 da manhã vai ser difícil… Mas você podre trocar em San Pedro mesmo!! Certeza que sua viagem será incrível!!! Depois volta aqui pra me contar como foi

      Reply
  22. valeria

    OI Robson, estou pensando em ir em fevereiro. SAindo de florianopolis > são paulo> santiago. Chegando em santiago irei para o calama e de lá para o san pedro de atacama. Pretendo fazer 3 dias de deserto até uyuni.
    Tenho algumas dúvidas:
    estou pensando em chegar em santiago e reservar 1 dias para ficar lá e conhecer. Ao concluir o roteiro do deserto, não é viável voltar até santiago para pegar o voo, é? como posso voltar para São Paulo de forma mais fácil?

    Obrigada pelas dicas.
    Valéria

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Valeria, tudo bom?? Então… na verdade você precisa voltar pra Santiago para voltar ao Brasil, a não ser que você queira seguir viagem pela Bolívia.

      O que você precisa ver é o seguinte… Caso você não siga viagem pela Bolívia, vai ter que contratar o tour de 4 dias/3 noites do Salar. Esse tour vai e volta até San Pedro.

      No dia de volta você vai chegar em San Pedro perto do meio dia e pode programar o seu vôo para Santiago para umas 18h ou 19h. Assim você vai chegar com calma em San Pedro, vai pegar o transfer para Calama e lá o seu vôo para Santiago.

      Compre sua passagem São Paulo / Santiago separada da passagem Santiago / Calama. O ideal é comprar sua passagem para Calama no site Chileno da LAN, é bem mais barato!! O link é lan.cl

      Se precisar de qualquer outra coisa é só dar um grito aqui

      Reply
  23. Pedro

    Olá Robson! Fotos incriveis! Parabens pelo Blog! Vou em junho desse ano.. vou pousar em Santiago por volta das 20:00 hrs e o primeiro voo pra Calama sairá somente as 06:00 da manhã… Optei por esperar no aeroporto mesmo.. Como foi o seu intervalo entre santiago e calama? teve que esperar muito ou conseguiu um voo proximo do outro? Abs!

    Reply
    1. Pedro

      Ah, ia me esquecendo! No meu ultimo dia em san pedro farei o passeio pra Geiser El tatio e voltaremos no almoço… Posso comprar um voo da Sky que sai de Calama as 16:00? Acha que posso ter problemas ou deve dar tempo tranquilo de chegar até calama?

      Reply
      1. Robson Franzói

        Hummm… você fechou com qual agência esse passeio? É melhor confirmar com a agência certinho o horário…. pra não ter erro… O El Tatio não é muito perto…. então veja isso antes de comprar a passagem!!

        Qualquer outra dúvida é só me dar um grito

        Reply
    2. Robson Franzói

      Grande Pedro, tudo certo? Então, eu esperei cerca de 3 horas… não muito mais do que isso… Vai ser uma espera longa pra você…. não sei se naquele aeroporto tem aqueles lugares para dormir, mas seria uma opção no seu caso….

      Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito

      Reply
  24. Lily

    Oi querido,
    estou relendo tudo e separando as informações!
    Como sempre, posts completos, detalhados, fotos maravilhosas… amando tudo!
    Beijo grande,
    Lily
    Apaixonados por Viagens

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Lily, tudo bom ??? Que bom que está por aqui… muito obrigado pela mensagem!!

      Se tiver qualquer dúvida me dá um grito

      Reply
  25. Bruno Correia

    E aí Robson!
    Uma dica: comprei a passagem Santiago/Calama pela Sky Airline por 20 dólares o trecho. Está em promoção, então achei legal avisar aqui. Pra conseguir esse preço tem que fazer o seguinte: entrar no site da skyairline.cl, quando perguntar de onde vc está acessando, preencha Chile. Se você preencher Brazil, o valor vai pra 150 dólares! Tem a opção de pagar em pesos chilenos (via WebPay) e em dólares (via cartao de credito). Muito bom o blog! Abs

    Reply
    1. Robson Franzói

      Grandeeee Bruno!!! Que dica TOP!!! Estou com planos de voltar para o Atacama esse ano e certamente vou tentar comprar com a Sky!! Valeu a dica!!! Abração!!

      Reply
  26. Camila

    Oi Robson!! O blog tá muito legal e as dicas incríveis! Vou usar muitas delas pra viagem que farei pro Atacama em maio desse ano.

    Poderia me tirar uma dúvida? Procurei isso em vários lugares e não encontrei. O tour pro Salar de Uyuní chega mais ou menos que horas em San Pedro na volta? Queria ter uma ideia para comprar a passagem de volta pra Santiago. Obrigada!!

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Cami, tudo bom? Olha, é sempre legal confirmar essa informação direto com a agência que você vai contratar. Normalmente os passeio chegam de volta a San Pedro de Atacam perto do meio dia.

      Eu passei pela mesma situação que você, então acabei comprando a minha passagem aérea para o final da tarde… entre 18h e 19h.. assim tive um folga para ir de San Pedro até o aeroporto…

      Se tiver qualquer outra dúvida me dá um grito aqui

      Reply
  27. Felipe Lehnen

    Fala Robson!!!
    Primeiramente gostaria de parabenizar pela maneira agradável e bem detalhada de ler os teus relatos no Blog. Além disso as fotos são de excelente qualidade, fazendo com que tudo fique ilustrado de forma diferenciada. Essa grande angular tem seu valor!
    Vou em agosto para o Chile e realmente pelo site da Tam ou comprando em sites brasileiros o custo da passagem de Santiago para Calama é um absurdo, principalmente se como eu, você precisa somente de um trecho. Fui atrás apenas do Santiago – Calama, pois vou ficar uns dias na capital Chilena antes de ir para Atacama. No site chileno da Sky Airlines o preço é ótimo, mas não permite compra com cartão de credito. Em outro ( Despegar ) aceitava cartão mas pedia que colocasse o R.U.T, um numero de Identificação tributário chileno que nós brasileiros não temos, sem ele não vai adiante…desisti. No site da Lan Chile me obriguei a comprar o trecho de ida e volta por algo em torno de 39.420 CHL . Se optasse por adquirir só um trecho não compensaria e sairia muito caro.
    Já a volta para o Brasil comprei de Calama-Sao Paulo, consegui por 12.000 milhas pelo Multiplus. Achei bom! Nesse voo fico tranquilo que haverá tempo suficiente para a conexão em Santiago, pois lá devo fazer apenas a troca de avião já com as malas despachadas.
    Abs

    Reply
    1. Robson Franzói

      Grande Felipe, tudo bom? Desculpa a demora para te responder… acabei de chegar de uma viagem de um mês pela Europa e só agora vou conseguir colocar os comentários em dia…

      Legal compartilhar sua experiência!! Foi com comentários assim que fiquei sabendo dos bons preços da Sky. Então, falando nela, eu consegui comprar hoje minha passagem de Santiago para Calama (estou indo para o Atacama em junho).

      O valor é incrível!!! Vou fazer já um post falando dela…. Eu também não tinha conseguido comprar na primeira tentativa com cartão, mas depois alterei o valor para dólar e deu certo!

      Espero que faça uma viagem incrível!! Aproveite!!!

      Se precisar de qualquer coisa é só dar um grito aqui!! Grande abraço!!

      Reply
  28. Bia Santos

    Olá Robson!
    Em primeiro lugar, parabéns pelo blog!! Estou encantada com as dicas e posso afirmar que foram essenciais para meu planejamento de viagem!! (Estou indo na primeira semana de julho)
    Sobre o trecho Santiago/Calama/Santiago, consegui comprar a minha no site chileno da LAN. Consegui a passagem ida/volta por R$210!! Em sites de busca do Brasil, as mesmas datas saiam por R$600 a R$850!
    O truque é que o cartão (obviamente!) deve estar desbloqueado para uso internacional, e o site não aceita que você parcele o valor. Ou seja, o total deve ser pago numa paulada só. Mas um valor desses nem chega a ser um problema para pagar a vista.
    Bom, espero ter ajudado quem (como eu) passou algum perrengue para encontrar passagens para Calama!
    Um abraço!!

    Reply
    1. Robson Franzói

      Showw Bia!!! Eu comprei pra mim pela Sky agora e consegui por um preço bom também! Não precisei liberar para compra lá fora, mas o cartão já é internacional.

      Muito obrigado por compartilhar as dicas aqui com os leitores… fico muito feliz!! Tudo mundo se ajudando

      Desejo uma ótima viagem pra você!! Se precisar de qualquer coisa é só dar um grito aqui!! Grande abraço!!

      Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Anuncia.. não tem problema não, já fiz isso na minha segunda viagem e agora na terceira fiz também.

      Pode comprar tranquila.

      Qualquer coisa é só dar um grito aqui!! Abraçooo!!

      Reply
  29. Maria Irma

    Oi, Robson, tudo bem?
    Esse seu blog tem me ajudado bastante, mas ainda tenho dúvidas.
    Vc poderia falar sobre alugar carro em Atacama,
    e também sobre fazer os passeios por conta própria, com o carro alugado?

    Te agradeço muito,
    Mimi Chahine

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Maria, tudo bom? Então, pelo que eu vi agora, nessa minha última viagem, alugar um carro lá nem sempre é a opção mais em conta. Assim, você vai ter que alugar o carro, aí tem equipamentos, GPS, enfim… E tem lugares que eu realmente não faço ideia de como você chega por conta.. como o Salar de Tara. Pra lá você vai por caminhos no meio do deserto.. sem estrada. Para os Geysers também parece bem complicado.

      Eu realmente não tenho como te dizer mais detalhes pois nunca aluguei um carro lá… mas ao meu ver parece difícil chegar em alguns lugares..

      Espero ter ajudado… Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

      Reply
  30. Marcio

    Olá Robson, entrei em contato com o hotel com agências e ambas me responderam que só aceitam dinheiro e não cartão internacional. Minha dúvida, não é perigoso andar com tanto dinheiro na carteira lá? Li vários blogs sobre cartões e todos diziam que a cidade aceitava. Agora estou com muitas dúvidas.

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Marcio, tudo bom? Então, nem todos os lugares aceitam cartões. Restaurantes sim… hotéis alguns… e agência não é muito comum.

      O que você pode fazer é sacar dinheiro com seu cartão.. no caixa eletrônico. Só que a taxa para cada saque é de 4000 pesos.

      Lá não é perigoso não…. mas o que tem que cuidar é para não perder. Utilizar uma doleira por dentro da calça é uma boa opção pra quem vai ficar com muito dinheiro na mão.

      Espero ter ajudado… Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

      Reply
  31. Rayssa

    Ola Robson,
    Estou indo pro Atacama em novembro, e estou muito na duvida para comprar passagens domestica (Santiago – Calama). Seu blog me ajudou bastante, me apresentando sites como atrapalo e a possibilidade de compra pela Sky Airlines. Mas ainda sim, fiquei na duvida sobre qual tipo de documento utilizar na compra por esses sites. Eles dão as opções do numero de passaporte, Rut e DNI. Pelo que entendi, o RUT é um documento deles, então está descartado. mas o DNI seria a nossa identidade? Qual seria a melhor forma de escolher?
    os preços dessas passagens são mto em conta, comparado aos sites brasileiros. Iria facilitar e mto minha viagem.

    Parabéns pelo blog. Estou adorando as dicas.

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oii Rayssa, tudo bom?? Desculpa a demora para te responder… Estou desde julho sem conseguir dar uma atenção aos comentários do blog… No meu último post eu comentei um pouco sobre isso…

      Então, conseguiu comprar a passagem? RUT é o documento deles sim e no outro você pode colocar a identidade (ou passaporte, que acho que foi o que eu fiz).

      Como estão os planos da viagem!?! Se precisar de qualquer coisa é só dar um grito aqui!! Grande abraço!!

      Reply
  32. Filipe

    Boa tarde,

    Consegui comprar as passagens para duas pessoas no site da Latam chilena sem problema. Enquanto no site brasileiro o valor estava R$ 1400,00 ida e volta, no chileno eu paguei R$ 700,00 já com tudo.

    Reply
  33. Andrea

    Oi Robson!

    Sobre a compra de passagens de Santiago para Calama, pela Latam consegui no site Atrapalo. É um site Chileno mesmo e aceita cartão de crédito internacional, já que o site da própria empresa área não aceita. Pegamos um preço promocional de 59.000 pesos ida e volta comprado na semana passada.
    Suas dicas ajudaram muuuuito na programação da viagem e fechamos os passeios com a FlaviaBia!
    Parabéns pelo blog e obrigada!

    Reply
    1. Robson Franzói

      Opa, que show Andrea!! Tenho certeza que sua viagem será incrível!! Aproveite muuuito e depois volte aqui pra me contar como foi

      Precisando de qualquer coisa é só dar um grito aqui

      Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Andrea, tudo bom? Olha, algumas eu acredito que aceitam sim…. mas nem sempre é muito vantajoso… é mais difícil de negociar um desconto. As vezes é melhor usar o cartão para sacar dinheiro e então negociar com eles. Ou então tentar já negociar com antecedência, é uma ótima opção também!

      Se precisar de qualquer coisa é só dar um grito aqui!! Grande abraço!!

      Reply
  34. Rayssa

    Oi Robson,
    Imagino a loucura. E obrigada por me responder. Eu consegui comprar, estou indo para o Atacama dia 29 agora. Coloquei minha identidade no RUT e foi aceito. Agora vou cruzar os dedos e rezar pra tds os santos para dar tudo certo.

    Bjs

    Reply
  35. CINEA

    Oi Robson, estamos indo com nosso carro para o Atacama, é possivel fazer alguns passeios sem agência?
    como os Geysers?

    Obrigada.

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Cinea, tudo bom? Então, alguns passeios é possível sim!! Os Geyers eu não sei te dizer, porque assim…. para chegar lá e ver eles em atividade, você precisa chegar lá antes do sol nascer… então vai ter que sair de San Pedro perto das 4h da manhã. O lugar é bem longe… e passar por alguns caminhos pouco sinalizados. Não sei bem como faria para chegar lá por conta própria… eu recomendaria, esse passeio principalmente, ser feito com uma agência.

      Os passeios mais próximos de San Pedro dá pra fazer de carro sim… só vou ficar te devendo dicas mais detalhadas, pois nunca fiz a viagem dessa forma.

      Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

      Reply
  36. Eliane

    Não usem a transfer-andino que está localizada no aeroporto de Calama. Sumiram com a mala do meu marido e não deram nenhuma satisfação, nem ao menos tentaram resolver a questão. A dona da empresa chamada Claudia é uma irresponsável que não quis se propõr a nenhum acordo… no dia 1.8.2017 desembarcamos em calama e optamos por contratar essa péssima empresa, estávamos com duas malas, a minha e a do meu esposo….assinamos os papéis da transfer andino e aguardamos para entrar na Van que estava estacionada no estacionamento do aeroporto. Fomos levados até a van pela moça também chamada Claudia e ali entregamos nossas malas para o motorista Emanuel, que até então, achávamos que teria colocado as duas malas no porta malas. Entramos na van, sentamos na frente, ao lado do motorista. Depois chegaram mais dois passageiros…ai foi aberto novamente o porta malas, vimos o motorista bater o porta malas como quem estava com dificuldade de fechar as portas…nao sabemos se nisso ele tirou a mala do meu marido e largou lá no estacionamento….o que sabemos é que fomos os dois primeiros passageiros a descer, quando chegamos na pousada Domos los abuelos em San Pedro do Atacama, Ele abre a porta do carro e cadê a mala do meu marido? SIMPLISMENTE NÃO ESTAVA LA!!! O motorista olha pra nós e não sabe o que fazer, após uns minutos que ficamos exigindo nossa mala que faltava…ele diz q não foi dado duas malas pra ele. Mas tínhamos provas de termos dado duas malas. Aí ele foi levar os outros passageiros e disse que voltaria pra resolver….acham que ele voltou? Claro que não. Apartir daí ligamos para empresa….e a Claudia dizia que não poderia fazer nada, que era um problema nosso. Nos tratou com desrespeito, dizendo que acreditava no funcionario dela que afirmava ter recebido só uma mala. Tinhamos prova do aeroporto que tínhamos em mãos duas malas. Pedimos que olhassem as câmeras do aeroporto…mas a Claudia insistia em dizer que isso era um problema nosso, não deles! Isso que é empresa responsável. Exigimos por várias vezes que dessem um jeito na situação, afinal, acabamos de chegar e meu marido não tinha uma peça de roupa a não ser a do corpo! Simplesmente fizeram descaso da gente. A dona da pousada Domos los abuelos, a Maria, é prova do descaso. Fomos até a polícia, fizemos um relato da situação, b.o.,ligamos pro consulado…mas nada resolvido. Enfim, passamos 5 dias em San Pedro, ao voltarmos pra Calama, nos dirigimos até o balcão da transandino. Solicitamos a dona Cláudia um acordo, passamos o que havia na mala e valores…ela nao quis resolver dizendo que havia um superior que precisava saber da situação….lembrando que ela teve vários dias pra resolver isso enquanto estávamos em San Pedro, mas fomos pacientes, acreditando que a empresa prezaria por uma boa reputação. Ela disse que naquele mesmo dia resolveria tudo e nos daria uma posição. Viemos pra Santiago e aguardamos uma resposta via e-mail, ligação, Whatsapp.. ..mas é claro que a péssima empresa transandino não deu a mínima! Não tiveram nem a capacidade de dar uma resposta, mostrando como são mal caráter. Tratamos tudo com o maior respeito, mesmo sendo prejudicados ao extremo. Afinal nao tinhamos feito seguro das malas.Pagamos pelo transfer, não foi de graça! Não nos trataram com o mínimo do respeito. Ainda esperamos pacientes depois que chegamos ao Brasil no dia 07.8.2017, exigimos uma posição da Claudia, mas não responde nossas mensagens. Por isso hoje resolvi relatar a situação pra vocês não terem a mesma decepção que tivemos com essa péssima e irresponsável empresa transfer andino. Contratem outra empresa, jamais a transandino!

    Reply
    1. Robson Franzói

      Nossa Eliane, que coisa mais chata que aconteceu na sua viagem. Fico muito agradecido por você compartilhar sua experiência aqui com outros viajantes.

      Eu estou pra fazer um post com os transfers que já utilizei por lá e pode ter certeza que vou destacar seu relato.

      Espero que tenha aproveita o Atacama independente do que aconteceu. Sei que é algo muito chato e imagino a situação complicada que passaram, ainda mais em um lugar de extremos como o Atacama.

      Bom, agradeço novamente seu comentário. Demorei para responder pois meus últimos meses foram uma loucura e só agora estou colocando os comentários em dia.

      Se precisar de qualquer coisa é só me dar um grito aqui.

      Grande abraço!

      Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *