Escolhendo sua agência em San Pedro de Atacama

Como eu falei no post anterior, San Pedro é uma cidade voltada totalmente para o turismo no Deserto do Atacama. Na cidade existem mais de 50 agências cadastradas, o que mostra que existem serviços de todos os tipos, valores e qualidade.

Ainda no Brasil eu pesquisei muito sobre as agências em San Pedro de Atacama. O que a maioria dos relatos dizia era para pesquisar pela agência direto na cidade, de porta em porta mesmo, e sempre lembrando de garimpar um preço camarada.

Bom, isso é fato! A agência você pode deixar para fechar quando chegar lá em San Pedro. Não se preocupe achando que vai ser em cima da hora pois isso é o normal por lá. Pedir descontos também dá resultados, pode não ser muita coisa, mas chorando um pouquinho você vai conseguir economizar uns trocados.

Mas tenho que ressaltar que a maioria dos passeios é longe de San Pedro… ou seja, você vai de carro para todos eles. Então, na hora de economizar, pense bem! Nem sempre o mais barato vai ser o melhor pra você. O ideal é escolher uma agência que te ofereça um bom atendimento (já que o guia vai estar com você boa parte do tempo) e que também disponha de carros bons, pois a sua segurança deve vir em primeiro lugar. Escolher uma agência que transmita confiança é a melhor opção para você evitar um perrengue desnecessário na sua trip.

Quando cheguei em San Pedro já tinha o nome de algumas agências anotadas, mas nada como um boca a boca para ajudar na decisão. Assim que cheguei no hostel conheci algumas brasileiras que me falaram muuuuuuuito bem da Agência Ayllu. Elas me mostraram fotos dos passeios, dos carros e dos lanches preparados pela agência. Meus olhos brilharam vendo as fotos… a propaganda delas foi ótima!! Não tive dúvidas e no dia seguinte foi a primeira agência que visitei.

A Ayllu era praticamente ao lado do hostel que eu estava. Esperei um pouco para ser atendido e depois de alguns minutos uma moça me atendeu e explicou cada um dos passeios disponíveis. Anotei todos os valores e fui visitar outras opções, dentre elas a Grado 10, que eu já tinha ouvido falar. A estrutura da Grado 10 pode até chamar mais a atenção, mas o atendimento da Ayllu e as recomendações das meninas pesaram na decisão. O valor das duas era equivalente, então sem pensar duas vezes voltei para bater o martelo com a Ayllu.

Quando cheguei na agência conheci a Flávia, que hoje não faz mais parte da Ayllu e já abriu sua própria agência no Atacama, a FlaviaBia Expedicionesque eu super recomendo! De 2014 pra cá eu já voltei mais de 5 vezes ao Atacama, o que me rendeu uma boa experiência nesse destino. De lá pra cá muitas coisas mudaram e eu sempre vou atualizando o conteúdo com novas informações:

Veja aqui qual minha recomendação da melhor agência no Atacama.

Depois de conversar com a Flávia, que na época trabalhava lá, e com o Mike, que continua fazendo um trabalho incrível na Ayllu, eu não tive dúvidas na hora de fechar os passeios. E para deixar tudo ainda melhor, eu recebi um convite para me hospedar no próprio hotel da Ayllu – que foi uma mão na roda.

Para você entender: a Ayllu tem o serviço de agência, para realizar os passeios, tem o serviço de hospedagem e também tem um restaurante bem legal. Com o tempo fui conhecendo todos os membros da staff do hostel e só tenho elogios!! Todos me atenderam super bem e foram muito prestativos. Sempre conversavam com a gente para saber se precisava-mos de alguma coisa e se estava-mos gostando da estadia. Nos sentimos realmente entre amigos.

Mas, pra esse post não ficar gigantesco, vou focar na “agência”. Sobre o restaurante e a hospedagem eu falo depois.

Bom, a Ayllu oferece os principais passeios da região, tudo que você provavelmente vai querer fazer por lá eles oferecem. Fechando vários passeios você pode conseguir algum desconto. Lembre de falar pra eles que você viu o post do Robson, o brasileiro do blog Um Viajante… pode ser que também ajude um pouco

Sobre o valor dos passeios: a Ayllu e a FlaviaBia pode não ser a opção mais barata, mas também não é a mais cara, longe disso. Pesando tudo eu posso dizer que é o valor justo pelo que é oferecido, e acho que isso é o que realmente importa. Você pode arriscar e fechar com qualquer agência que cobre menos, mas lembre que o papel da agência pode interferir totalmente no decorrer da sua viagem. Então se for pra ir até lá no Atacama, escolha uma agência legal pra você não se arrepender depois

Vou listar aqui os passeios oferecidos pela Ayllu. Algumas opções já estão diferentes da época que eu fui, em 2014, então esses são os valores de 2016. Lembrem de sempre confirmar os valores com a agência, pois as vezes não consigo manter todos os posts atualizados:

• Laguna Cejar: $45.000
• Geyser El Tatio: $ 70.000
• Valle de la Luna + Valle de la Muerte: $40.000
• Salar de Tara: $85.000
• Lagunas Altiplânicas + Piedras Rojas: $ 90.000
• Termas de Puritama: 45.000
• Vulcão Lascar: $170.000
• Valle del Arcoiris: 50.000
• Tour del Vino + Salar de Atacama: $ 60.000
• Cerro Toco: 150.000
• Termas de Puritama + Trekking de Guatin: $75.000

ATUALIZAÇÃO: A Ayllu está com uma promoção por tempo limitado: são 30% de desconto e até 3 passeios gratis pra você.
Veja aqui como receber o desconto.

Um passeio muito legal que acabou ficando de fora, por falta de tempo, foi a subida ao vulcão. Era um passeio de 1 dia, então tive que deixar pra próxima.

Fora esses, existem alguns outros passeios, não tão populares, mas que também são oferecidos pela Ayllu e também pela FlaviaBia.

Eu vou fazer um post para cada um desses passeios que eu realizei, então em breve você vai poder acompanhar os detalhes de cada um deles. Qualquer informação adicional que você precise, entre em contato com eles no site oficial: www.aylluatacama.com.brwww.flaviabiaexpediciones.com

Bom, fora esses, eu fiz outros dois passeios com outras agências: o tour astronômico, fechado com a agência Space, que eu super recomendo! Foi uma das experiências mais incríveis no deserto. Hoje a Flávia também oferece um tour astronômico personalizado, pode ter certeza que é ainda mais incrível.

Já o outro não é bem um passeio, mas sim uma longa viagem de 3 dias até o Salar de Uyuni, na Bolívia, e mais 1 dia para voltar até San Pedro. Essa viagem eu fechei com a Cordilheira Traveller. Tenho muitas considerações sobre a agência e a viagem. Mas o que posso adiantar agora é que: sim, vale a pena!

Resumindo a relação de agências que fechei passeios em São Pedro:

Agência para passeios pelo Deserto do Atacama: Ayllu ou FlaviaBia
Agência para o tour astronômico: Space e FlaviaBia
Agência para o Salar de Uyuni: Cordilheira Traveller, Ayllu ou FlaviaBia

Vídeo: Deserto do Atacama – Perguntas e Respostas

Pra quem não sabe eu tenho um canal do blog no YouTube… Por lá rolam vários vídeos com dicas, bate papo e troca de informações sobre viagens. O vídeo que você pode conferir agora é um especial de Perguntas e Respostas sobre o Atacama tá cheio de dicas! Aproveita e clica aqui para se inscrever no canal

Se tiver dúvidas ou alguma informação para complementar esse post, fique a vontade para deixar um comentário. Participar com comentários no blog ajuda outros viajantes e me deixa super feliz

Leia com atenção: tudo que informo nesse blog é de acordo com as minhas experiências pessoais. Em momento algum disse que a agência Ayllu ou FlabiaBia são as únicas agências do Atacama ou as mais baratas. Sim, existem opções mais baratas, mas, obviamente, não posso indicar uma agência que não conheço. O blog contém um conteúdo bem extenso sobre o Atacama. Use-o da melhor forma! Você pode ver todos os passeios que mencionei aqui e fechar com outra agência. A escolha é usa!

Read this post in English: Choosing your agency in San Pedro de Atacama

About The Author

Robson Franzói é um jovem de Curitiba que tenta inspirar outros viajantes a explorarem diferentes lugares do mundo. Decidiu correr atrás dos seus sonhos e hoje vive desse blog, seu projeto mais especial. Apaixonado por fotografia e vídeos, o garoto vive para compartilhar suas experiências e dicas dos lugares que conhece. Suas fotos já estão ficando conhecidas e seus vídeos inspiram muitos viajantes. Aproveite e acompanhe o Instagram e também o Canal Um Viajante.

Related posts

186 Comments

  1. Emerson

    Massa de mais…
    Esperando os próximos posts.
    Vc disse em sua pagina no face que foi para as foz do iguaçu. Tem alguma sugestão de passeio fora os mais tradicionais?
    Valeu…

    Reply
  2. Tiago

    Legal por estas dicas detalhadas! O meu mochilão a volta do mundo vai passar pelo chile e ja guardei o seu artigo para quando tiver em San Pedro! Valeu e fico à espera de mais dicas! Abraço!

    Reply
    1. Robson

      Valeu Tiago!! Pooo, mochilão de volta ao mundo é um sonho… espero realizar um dia!!! Guarde esse post e quando for para San Pedro lembre de falar com a Flávia!! Abração!!

      Reply
  3. Ingrid

    Olá Robson, adorei o seu post. Estou pra fazer um mochilão e tô entre essa viagem que você fez e outra que você também já fez que é Alemanha + Itália. Qual das duas você mais aconselharia?
    Ansiosa para sair a parte da Bolívia.

    Reply
    1. Robson

      Oi Ingrid, tudo bom? Que bom que acompanha o blog, fico super feliz!!

      Então, são viagens completamente diferentes… tanto em custo, tempo e estilo. Alemanha e Itália são lugares lindos.. eu amo muito a Alemanha… e tenho muito vontade de viajar pelo interior da Itália….. já o Chile é uma viagem menor… mais barata… mas que vai te proporcionar experiências incríveis, além de paisagens de tirar o fôlego…..

      Não sei se com essa dica te ajudei ou deixei mais na dúvida….. mas certamente são duas viagens que você tem que fazer!!

      Em breve chego na parte da Bolívia!!!

      Bjooo

      Reply
  4. Ingrid

    Só agora percebi que enchi seu blog de perguntas. rs! Obrigada por responder todas!
    Acabei decidindo pela América do Sul por dois motivos.. faz menos de um ano que fiz um “mochilão” de um mês pela Europa e embora tenha me apaixonado quero ter experiencias diferentes. E além disso o custo da viagem também ajudou bastante na escolha.
    Outra dúvida que tenho é sobre uma coisa que você não fez, mas que talvez saiba informar.. Se eu quiser ao invés de voltar para san pedro seguir do Uyuni para La paz, é tranquilo?

    Reply
    1. Robson

      Oi Ingrid, é possível sim… algumas pessoas que fizeram a viagem no mesmo grupo que eu foram para La Paz.

      Saindo de Uyuni você pode pegar um bus para La Paz…. também existe uma estação de trem, mas não tenho certeza de quais destinos é possível ir de trem…

      Ahhh, fique a vontade para perguntar o quanto quiser… espero poder tirar suas dúvidas

      Reply
  5. Ingrid

    Por enquanto ficarei no aguardo esperando o post da Bolívia.
    Mas com certeza vão surgir mais perguntas!!

    Boa noite

    Reply
  6. Liana

    Robson, os valores que você postou são os sem desconto? É que achei bem caros, com o exceção do Salar de Tara todos os demais passeios saem mais baratos que a Grado 10, que já é considerada uma das mais caras. Sei que este não é o único fator que devemos analisar, mas é um dos que mais pesa.

    Reply
    1. Robson

      Oi Liana, esses valores são sem desconto…. você pode tentar negociar com eles… eu também fui na Grado e me ofereceram um desconto, mas o valor das duas ficou igual… então preferi optar pela Ayllu…. Como eu falei um grupo de brasileiras tinha me mostrado fotos e recomendado a Ayllu… então pesou na decisão… acho que o valor valeu a pena.

      A Grado é conhecida por ter um ônibus diferente.. grande… mas eles estava estragado quando fui lá….

      Ahh, quando for na Ayllu, pergunte pela Flávia e comente do post

      Reply
  7. Leonardo Pimentel

    Bom dia Robson. Primeiramente quero parabeniza-lo pelo blog, simplesmente sensacional.
    Recebi indicação de um amigo seu, Anderson Stabelini…Ele trabalha na mesma empresa que eu.
    Estou planejando uma viagem ao Chile em Julho…gostaria de algumas dicas suas, principalmente falando do Atacama…se puder me ajudar. Muito Obrigado. Grande abraço e novamente meus parabéns pelo Site.

    Reply
    1. Robson

      Oi Leonardo, tudo bom? Ahhh que legal que curtiu o blog!! O Ander é meu amigão…

      Então, os posts mais recentes do blog são sobre o Atacama… certeza que você vai curtir essa viagem… as paisagens são incríveis!!!

      Dá uma lida nos posts dessa categoria: https://www.umviajante.com.br/chile

      Eu já falei sobre San Pedro, sobre aqui sobre a agência que escolhi (Ayllu Expediciones, que super recomendo!!).. E estou fazendo posts individuais sobre cada passeio… Hoje entou no ar o post sobre a Laguna Cejar, que é aquela que você não afunda…. Muito show!!!

      Ainda tenho que postar sobre mais dois passeios…. depois vou fazer alguns posts gerais, sobre alimentação e tal… Aí sim vou chegar na parte da Bolívia, que foi a viagem de San Pedro até o Uyuni…

      Caso você tenha alguma dúvida mais específica… pode ficar a vontade pra comentar aqui no blog!!

      Abração!!!

      Reply
  8. Ana Laura

    Olá! como vc pagou pelos passeios? é melhor levar em especie (dolar? pesos?) ou pagar com cartao de credito? obrigada!

    Reply
    1. Robson

      Oi Ana.. então, eu levei alguns pesos em espécie…. mas nem era o suficiente para os passeios. A minha opção lá foi fazer saques no caixa eletrônico.

      Você até pode pagar os passeios com cartão, mas não vale a pena pois eles cobram uma taxa e nem sempre te dão descontos nesse caso. Então vale a pena sacar e pagar o imposto do cartão.

      Tente sacar tudo que você vai precisar de uma única vez, pois cada saque tem uma taxa.

      Reply
  9. Raissa

    Olá, Robson!

    Achei seu blog espetacular! Ameei! Parabéns, viu?

    Então eu gostaria de saber se o link Booking é confiável.

    Um beeijo

    Reply
    1. Robson

      Oi Raissa, é confiável sim…. já utilizei em várias viagens e sempre vou utilizar….. Te digo que não posso responder por eles, mas nem eu e nem meus amigos que usam nunca tiveram problemas…. É um sistema super confiável!!

      Lembra de usar o link do blog pra qualquer reserva que você for fazer…. você não vai pagar nada a mais por isso e dá uma ajuda aqui no blog:
      http://www.booking.com/index.html?aid=375355

      Bjooo!!

      Reply
  10. Denise

    Olá, Robson!
    Primeiramente, queria dizer que seu blog me ajudou muito na viagem que fiz à Itália em junho de 2014!
    Em outubro irei para San Pedro do Atacama. Parece que a agência mais recomendada para se fazer o tour pelo Salar Uyuni é a Cordillera Traveler. Eu queria saber se vc acha que dá para contratar o passeio lá mesmo na véspera, ou se é melhor pagar pelo sistema web pay que eles usam. Vc acha que é segura essa forma de pagamento?
    Muito obrigada!

    Reply
    1. Robson

      Olá Denise, ahhh que legal receber uma mensagem assim… muito bom saber que o blog ajudou na sua viagem….

      Então… eu fechei meu pacote com a Cordillera Traveler lá em San Pedro mesmo.. pelo que eu vi a maioria das pessoas faz assim… acredito que você não vai ter nenhum problema, acho que é a maneira mais comum para eles… Já esse sistema eu não tenho nenhuma referência para te passar… não conheço ninguém que utilizou… sei que eles demorar um pouco responder e-mails (quando respondem).. então eu deixaria para fechar esse pacote diretamente lá em San Pedro…

      Ahh, depois volta aqui pra contar como foi sua viagem!!

      Reply
  11. Lucas Alves Fragoso

    E aí Robson, beleza? Estou aqui novamente viajando pelo seu blog e tenho outras dúvidas.. Pelo que entendi, você ficou hospedado de graça no hostel Ayllu né? (me corrija se eu estiver errado) Mas com certeza você deve ter conhecido bastante do hotel lá, será que pode me passar algumas noções básicas sobre preços dos quartos, como são as acomodações, se consigo um desconto bom fechando a hospedagem e os pacotes de passeios para duas pessoas com eles. Enfim, fico grato desde já.

    Novamente parabéns pelo Blog, abraço!

    Reply
  12. RAQUEL

    Robson, estou amando as suas dicas e me decidindo sobre a viagem que farei dia 15 proximo pro chile… confesso que ainda estou na duvida de onde ir, mas seu blog está me ajudando bastante… minha duvida e a seguinte, terei somente nove dias no chile e pensei em chegar em santiago dia 15 e partir para calama dia 16 e voltar dia 19, compensa ir de bus ou avião, pelo tempo curto, quais passeios vc recomendaria que eu não perdesse de jeito nenhum? Abraços e parabéns pelo blog

    Reply
    1. Robson

      Bom Raquel, se você tiver pique eu recomendo que você vá para Calama no dia 15 mesmo. Você vai chegar em San Pedro a noite, muito provavelmente. Mas aí você dorme e já acorda cedo no dia 16 para curtir o Deserto. Você acaba ganhando tempo fazendo isso.

      De Santiago para Calama, se puder, vá de avião… a viagem de ônibus dura quase 24 horas.. é muuuuito tempo.

      Olha… Os Geysers del Tatio e as Lagunas Altiplânicas não podem ficar fora do seu roteiro. E faça o tour astronômico, é FANTÁSTICO!!!

      Aqui no blog tem posts sobre todos eles:
      https://www.umviajante.com.br/chile

      Um abraço e obrigado pelo comentário!!

      Reply
  13. Sabrina

    Oi Robson, tudo bom?
    Seu blog está sendo ótimo pra mim! Em setembro farei Atacama e Salar de Uyuni, então estou seguindo muitas dicas suas!
    Eu tentei entrar em contato com a Cordillera Travellers pelos emails que estão no site deles, mas sem sucesso – eles não me respondem! Vc tem alguma outra forma de contato com eles, ou alguma outra agência para indicar para fazer o Salar?
    Super obrigada!
    Bjs!

    Reply
    1. Robson

      Oi Sabrina, que legal que o blog está sendo útil pra sua viagem!!

      Então, a Cordillera é complicada nesse sentido mesmo….

      Então, pelo que fique sabendo a Ayllu, a agência que fiz todos os passeios, começou a fazer essa viagem para o Salar de Uyuni.

      Entre em contato com eles, fale com a Flávia (a dona da agência / ela é brasileira)…. diga que viu os posts no Um Viajante, do Robson…. Ela vai te passar todos os detalhes

      Aproveito pra lembrar que estou com uma parceria com a Mondial e você ganhar 15% de desconto no Seguro Viagem – super recomendado para uma viagem de aventura..

      http://bit.ly/seguroViagem

      Bjss

      Reply
  14. Tiago Melo

    Olá Robson,
    Para variar as suas fotos estão espetaculares. Parabéns pelo blog, os posts estão matadores.
    Estou planejando uma viagem para o Atacama, e gostaria de saber se você fez alguma planilha com os custos totais da viagem para eu me basear.
    Muito obrigado, e mais uma vez, parabens.

    Reply
      1. Tiago Melo

        Obrigado,

        Só um toque, eu tinha lido todos os posts sobre Chile e Bolívia e esse não havia aparecido. Acho que não está indexado.

        Mais uma vez obrigado,

        Abraço

        Reply
  15. Gisela

    Robson
    Tudo bem?!
    Vou para San Pedro em novembro, queria saber quais os carros utilizados nesses tours? Só vi foto do carro da Grado 10 na internet até agora.. rsss
    Obrigada!

    Reply
    1. Robson Franzói

      Depende o Tour Gisela… os carros da Uyuni são muito bons.. Parecem furgões.. não sei dizer exatamente o modelo. Mas são carros super bem cuidados, climatizados com ar quente e ar condicionado. Você vai gostar…. o carro da Grado, que é amarelo e mais popular nas fotos, estava quebrado quando eu fui lá…

      Reply
  16. Fernanda

    Olá.

    Este blog foi o melhor site que encontrei até agora sobre dicas de viagem.
    Gostaria de saber se estes valores de passeios são para só uma ou duas pessoas.
    Obrigadaaa

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Fer.. opa, que bom receber um comentário assim.. hahah.. Fico muito feliz!! Então, esses sã valores para 1 pessoa.

      Qualquer dúvida é só deixar um recado

      Reply
  17. Luanna

    Olá Robson,
    Acompanho o seu blog e amoo seus posts.. são sempre cheios de informações importantes sem frescura kkkk E, especialmente os do Chile, têm me ajudado muito com a minha viagem (Santiago 14-20/01 Atacama 20-26/01/15).
    Só gostaria de saber por que vc não fez o tour astronômico com a Ayllu e quanto foi o tour com a Space. Quais são as diferenças desse tour com as duas agências?
    Obrigada, =]

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Luanna, fico super feliz em saber que gosta do blog. Então, quando eu fui a Ayllu não fazia esse passeio… era uma empresa parceria deles. Eles mesmos acabaram indicando a Space, que eu super recomendo. Se fizer o tour em espanhol você vai conhecer um astrônomo francês muito legal. Faça o tour que vale muito a pena, eu adorei! =]

      Reply
  18. Karine

    Olá Robson, gostei muito do blog, bem estruturado e com belas imagens. A minha dúvida ficou apenas em relação aos preços dos passeios em Atacama, eles são de 2014 mesmo? Um grande abraço e continue mandando informações das suas viagens.

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Karine, que bom que gostou do blog!! Então, são os preços de 2014 sim. Mas são os valores cheios… converse com a Flávia – a dona da agência, e diga que conheceu a Ayllu no blog Um Viajante. Ela prometeu um desconto especial para os leitores

      Reply
  19. Alice

    Oie! Estou adorando o blog e vou tomar como base o seu roteiro para o Chile! Quantos dias vc ficou em San Pedro? Vc poderia me falar exatamente os dias em cada lugar? Para eu me situar.. hahaha desde que chegou a Santiago!!! Obrigada, as fotos sao todas maravilhosas!

    Reply
    1. Robson Franzói

      Fala Jonatan, aceitam sim… mas elas acabam se recusando a dar desconto ou até colocam uma taxa no valor. O melhor é você sacar o valor no caixa eletrônico com seu cartão de crédito e pagar a agência em espécie, pois ai pode conseguir um desconto Abração!!

      Reply
  20. JOnatan

    Obrigado pela dica, melhor mesmo fechar na hora la? esse valores de seu blog são 2014? rola fechar antes, aqui do Brasil?

    Reply
    1. Robson Franzói

      Melhor fechar direto lá, assim você tem mais liberdade para negociar. Se visitar a Ayllu, procure pela Flávia e diga que é leitor do blog Um Viajante, ela prometeu um desconto especial…. Os valores que publiquei no blog são de 2014 e não tem desconto, você vai conseguir baixar esses valores

      Reply
      1. JOnatan

        Maravilha, sou um viajante de primeira viagem, suas dicas estão sendo bem validas, ainda vou lhe consultar mais algumas vezes rsrs, obrigado e seu blog está sendo muito útil…..

        Reply
  21. Priscilla

    Oi, Robson, gostei mto de suas postagens. Estou indo para o chile em agosto e estou pesquisando,
    Em Atacama terei realmente somente 2 dias para passeios, depois irei para Santiago, é a minha primeira viagem para fora do brasil. Por se tratar de estadia curta, talvez seja mais fácil eu reservar esses passeios por aqui. Quais os passeios primordiais na sua opinião para que eu possa pesquisar mais, se possível. Obrigada.

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Pri… então, dois dias no Atacama é bem pouco… mas se não tiver alternativa.. eu colocaria ‘Valle de la Luna + Valle de la Muerte’ em um dia (no primeiro dia, assim você uma parte do dia para andar em San Pedro e fechar com a agência) e ‘Lagunas Altiplânicas’ no outro. A noite tentaria fazer o Tour Astronômico.

      Espero ter ajudado!!

      Reply
  22. Ana Carolina

    Olá Robson,
    acabei achando seu blog qd estava procurando agências no Atacama e estou adorando as dicas. Vou pra la em abril, e estou numa dificuldade, pq sao poucos dias e queria muito ir no salar de uyuni, so q o passeio que vi na cordillera sao de 3 dias e duas noites, será que encontro uma agencia q faça 2 dias e 1 noite por la? Chego em Calama dia 23/04 de manha e voltamos de la dia 27 a tarde.
    Obrigada

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Ana… não sei se existe uma agência que faça nesse formato de dias. A viagem é longa e você vai parando em lugares incríveis. Só vi mesmo as opções de 3 dias / 2 noites e 4 dias / 3 noites. Eu acho que você pode aproveitar esse tempo para explorar o Deserto do Atacama, deixe o Salar para uma futura viagem. Você pode casar a viagem do Salar com Machu Picchu, no Perú… é muito comum fazer esse roteiro.

      Espero ter ajudado

      Reply
  23. Ana Carolina

    Oi Robson,
    ajudou muito, acho q e meio inviavel msm, pensei em aproveitar p conhecer o salar, mas e muito corrido. Qd fui a Machu Picchu tb foi bem corrido, mas c certeza vai ficar p proxima!
    Vlw!

    Reply
  24. Barbara

    Boa tarde,
    Queria uma ajuda. Em Junho, terei 15 dias para fazer o Chile. Chego em Calama e gostaria de ir até as Cordilheiras, fazendo a travessia para a Argentina de carro.
    Gostaria de umas dicas como: faço Atacama e vou pra onde . Vou de onde para Santigo e de lá para onde ? De onde pego o carro para atravessar as cordilheiras ?
    Gostaria de ajuda para um mini roteiro de travessia do Chile.
    Obrigada,
    Barbara

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Barbara.. na verdade eu não fiz esse passeio como você quer fazer. Estou indo para o Chile novamente em outubro e talvez faça algo parecido. O que eu fiz foi ir de Santiago para o Atacama – de avião, e lá em San Pedro realizar os passeios pelo deserto. Também contratei uma agência para me levar até o Salar de Uyuni. Agora essa travessia para a Argentina eu nunca fiz, vou ficar te devendo

      Reply
  25. Fernando

    Olá Robson, como vai?
    Primeiro, seu portal é espetacular: tanto a fotografia quanto o conteúdo é sensacional. To planejando minha primeira ida ao Atacama quase que totalmente com seus textos…
    Você comentou que fez o tour astronômico.. quanto custou?
    É possível fazer algum tipo de trilha independente a partir de San Pedro?

    Reply
  26. Davi Costa

    E ai Robson, estou indo agora em julho para o Atacama, os passeios são para qualquer época do ano? E em relação a estadia tenho a seguinte duvida, o passeio para o Salar de Uyuni leva 4 dias, que são 4 dias a menos de estadia no atacama, porem esse passeio é feito todo dia? Posso fechar o hostel em datas programas, ou vou para o Atacama e lá pego um lugar para ficar?
    Abraço,

    Reply
    1. Robson Franzói

      O Davi… então… você precisa ter no seu roteiro os dias para os passeios do Atacama + 4 dias para o Salar. Normalmente as saídas para o salar são diárias, então você reserva sua hospedagem em San Pedro até o dia que for embarcar para o Uyuni (foi isso que eu fiz). As hospedagens na viagem do Uyuni já estão inclusas no valor do passeio.

      Grande abraço!!

      Reply
  27. Débora Peixoto da Silva

    Olá tenho algumas dúvidas você poderia me ajudar, tenho as passagens reservadas mas com R$ 3.000,00 consigo ficar lá por cinco dias ficando em hostel e da pra fazer os prncipais passeios obs. não quero ir ao vulcão.

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Débora, consegue sim! Com esse valor você vai tranquila…. Lembre de visitar a agência Ayllu e dizer que é leitora do blog Um Viajante, assim consegue um desconto especial

      Qualquer dúvida dá um gripo por aqui

      Reply
  28. wiliam

    Olá Robson! Estou planejando minha viagem com as informacões do seu
    blog! (Muito bom, o melhor!). Por favor, me tire uma dúvida, por qual agencia vc viajou? A corillera traveller ou ayllu? Ou fica uma em cada extremo do deserto? Obrigado!

    Reply
    1. Robson Franzói

      Fala William, tudo bom? Então, os passeios pelo deserto foram com a Ayllu, que eu super recomendo. E a viagem ao Salar foi com a Cordillera Traveller…. As duas são em San Pedro, mas a Cordillera só faz essa viagem ao salar… E a Ayllu você usa no Atacama.

      Abraço!!!!

      Reply
  29. Luciana

    Oi Robson, tudo bem? Estamos indo neste domingo para o Atacama. Vamos ficar 5 dias e, tirando os passeios de meio período, teremos apenas 1 dia inteiro livre. Estou muito na dúvida do que fazer neste dia, se fazemos o Salar de Tara ou as Lagunas Altiplânicas.

    Tenho lido em alguns blogs que, se você não tem muito tempo, não vale a pena fazer o Salar de Tara, em razão da distância e do valor.

    O que acha?

    Obrigada! Abraços ! Luciana

    Reply
  30. Dani

    Ola Robson!!! Muito legal seu blog, e muito úteis as informações!!! Tenho uma dúvida em relação a alguns passeios de maior altitude. Uma amiga recomendou fazer passeios mais altos somente depois do terceiro dia, o problema é que so vamos ficar 3 dias inteiros… Chegamos 15 a tarde e vamos embora dia 19 de manha. corremos mesmo algum risco por fazer passeios mais altos no segundo ou ter eiro dia? Você fez algum nos 2 primeiros dias? Obrigada desde ja!!!

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Dani, então assim.. o pessoal realmente recomenda para deixar os passeios de maior altitude para os últimos dias, mas na verdade isso não é uma garantia de que você não vai passar mal… Eu não senti nenhum efeito da altitude, mas o Rafael que foi comigo sentiu… Nós fizemos uma passeio desses no terceiro dia e eu acho que não teria feito diferença entre fazer no segundo ou no terceiro… Se você tiver tempo para se adaptar, melhor! Caso não tenha, não acho que precise deixar de fazer o passeio… mas isso é apenas uma dica pessoal.. Qualquer dúvida dá um grito!!

      Reply
  31. Cris

    Ola. Reservei alguns passeios com a Ayllu e a Flavia nao me responde mais. O Whats dela parece que nao funciona mais e no Booking.com fala que nao estao fazendo reserva pro Hotel deles. Vc tem algum contato deles em Sao Pedro fora os do site? Nao precisa publicar meu comentario nao. Semana que vem viajo pra la e estou muito apreensiva com isso. Obrigada.

    Reply
  32. Aline

    oi Robson…vc ficou quantos dias no Atacama? pois pretendo ir para Santiago e de lá para o Atacama, bj e obrigada!! ah…qto foi a hospedage na Ayllu? é possivel um quarto para duas pessoas? vou com minha mãe, mas ela é nova..rs

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Aline, eu fiquei 4 dias completos no Atacama, deu pra ver bastante coisa… A Ayllu tem um quarto bem simples para duas pessoas, ou um quarto mais elaborado para casal, com banheiro privativo e tal – esse eu recomendo. O quarto mais simples não é ruim, mas é bem simples e o banheiro fica fora do quarto. Eu não estou com os valores atualizados aqui, mas você pode dar uma olhada em mais informações no site deles: http://www.ayllu.cl/

      Qualquer dúvida é só dar um grito!

      Reply
  33. Gabriel

    Olá, Robson! Muito legal o site! Ótimas dicas, parabéns. Estou indo para o Chile em Junho. Vou ficar no Atacama 6 noites e pretendo reservar os passeios com a Ayllu. Já falei com a Flávia via e-mail e ela é bem atenciosa.
    Ah, parabéns tbm pelas fotos! Excelente a combinação de ótimas informações com excelentes fotografias! Eu faço faculdade de cinema aqui em Curitiba, bem, eu fazia… hehehe. Tranquei a faculdade e vou fazer um curso superior em fotografia no segundo semestre. Aqui está o meu Flickr, caso queira dar uma olhada lá: https://www.flickr.com/photos/gabrielportela
    Abraço, e boa viagem! =)

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Gabriel.. que legal que vai para o Atacama e já falou com a Flávia… desejo uma ótima viagem e muitas fotos! Parabéns pelas fotos, são muito bonitas!!! Muito obrigado pela mensagem, grande abraço!!

      Reply
  34. Leandro

    Olá,
    Gostaria de saber se essas agencias que oferecem pacotes tanto pro Atacama quando pra Bolívia, funcionam todos os dias da semana, final de semana e feriado. Posso ir qualquer dia e vou conseguir comprar os passeios ou em certos dias eles fecham?
    Obrigado!

    Reply
    1. Robson Franzói

      Fala Leandro, tudo certo? As agência funcionam todos os dias sim… os caras vivem com base no turismo, então pode ir tranquilo… Se quiser confirmar alguma coisa você pode entrar em contato com a Ayllu, que foi a agência que eu fechei os passeios no deserto…. fale com a Flávia e lembre de dizer que você é leitor do blog Um Viajante!! Assim garante um desconto especial

      Grande abraço!!! Qualquer coisa dá um grito aqui!!

      Reply
  35. Damaris

    Muito boa suas dicas. Você saberia me informar se as crianças pagam o mesmo preço que os adultos nos passeios? Obrigada!

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Damaris, olha eu não tenho certeza viu… Mas você pode entrar em contato com a Ayllu, fale com a Flávia…. Ela pode tirar essa dúvida pra você – lembre de dizer que é leitora aqui do blog para ganhar um desconto especial

      Reply
  36. Caroline Giavera

    Oi Robson, estou planejando conhecer o Deserto do Atacama em Janeiro de 2016. (Sim, estou fazendo tudo com antecedência, por ansiosa que sou ahaha)

    Provavelmente irei sozinha, e no vídeo você já respondeu uma das perguntas que me rodeavam, de o que achava de mulheres viajando sozinhas pra lá.

    Bom, a minha outra dúvida, é a seguinte:

    Como irei em Janeiro, lá estará mais cheio, por ser época de férias… Você acha melhor eu fechar os passeios antes?

    Aguardo sua resposta….

    Carol

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Carol… tudo bom? Então, eu acho que você pode fechar por lá mesmo… mas, por garantia, mande um e-mail para a Flávia, da Ayllu – que foi a agência que fechei os passeios. Essa dúvida ela pode responder pra você com mais segurança e aí você já aproveita para negociar um bom preço.

      Você vai amar o Atacama!!!

      Reply
  37. Gleise

    Robson… adoro seu blog! O melhor!
    Me tire uma dúvida.. como ir de Santiago ao Atacama? Qual o nome da cidade que tem aeroporto? Náo encontrei a cidade San Pedro. Me ajude! Obrigada!

    Reply
  38. Maria Cristina

    Oi, Robson!
    Primeiro – parabéns pelo seu blog!! Estou planejando minha viagem para Atacama e o seu blog foi o mais informativo que encontrei na Internet! Obrigada!!
    Vou para Atacama no dia 17/06, chegando em Calama as 9 de manhã. Estimo chegar em São Pedro de Atacama por volta das 11hrs… será que ainda da tempo de eu fechar o primeiro passeio para o tarde desse mesmo dia? Ou melhor seria fechar o passeio da tarde ainda no Brasil?
    Obrigada!

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Maria… bom, tudo vai depender da sua agilidade. Você vai chegar em SPA por volta das 11h. Mas aí tente largar suas coisas no hotel – imagino que você não vai ter acesso ao quarto, já que check-in é sempre depois das 14h. Nisso você já precisa correr para alguma agência e fechar seus passeios. Se fizer tudo rápido pode dar tempo sim…

      Boa sorte e uma ótima viagem pra você.. qualquer coisa dá um grito por aqui

      Reply
  39. Tamires

    Olá Robson, bom dia!

    Parabéns pelo seu blog,ótimas dicas!!!!

    Minha dúvida é sobre os valores dos passeios…. Entrei em contato com a Ayllu e os valores informados estão significativamente diferentes desses que você comentou no post… Além da Grado 10, tem alguma outra agência que você poderia me indicar?? Viajo agora no dia 08/06/15 e ainda não fechei os passeios….

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Tamires, tudo bom? Então, eu estou fazendo um post com os valores atualizados… Realmente os valores já mudaram um pouco desde a minha viagem…. O dólar subiu bastante e nossa moeda desvalorizou né… então infelizmente os preços estão maiores mesmo – pena que o nosso salário não sobe na mesma proporção. Logo logo eu vou postar uma relação com os novos valores. Infelizmente não tenho outra agência para te indicar… melhor de falar apenas a que eu realmente recomendo, que é a Ayllu.
      Se tiver alguma dúvida é só dar um grito aqui

      Reply
    1. Robson Franzói

      Fala Everton… eu digo que o Atacama é no mínimo 4 dias inteiros por lá + 4 dias de Uyuni (viagem de ida e volta para San Pedro)… Mais o tempo de ir e voltar para o Atacama… Era isso que queria saber? Qualquer coisa dá um grito!!

      Reply
  40. rafael

    Seu conceito de barato é um bocado deturpado… você gastou na media 250 reais por dia no atacama com passeios, fora comida bebida e hospedagem e o que mais tiver…
    isso tá longe de poder ser considerado baixo custo…

    gostei das informações, mas me surpreende voce se considerar um mochileiro.

    Chile é um país caro eu sei, mas o barato entre os caros ainda é caro se for caro…

    Reply
    1. Robson Franzói

      Não concordo com seu comentário Rafael. Primeiro que se você leu todos as informações que eu postei aqui, pode ter visto que a viagem poderia sair até mais barata, sim… eu deixei para comprar a passagem “Santiago > Calama” direto no aeroporto e acabei gastando o dobro por conta disso… Errar em viagens é super comum.

      Os valores dos passeios que estão no blog são os “valores cheios”, os descontos com a agência depende da negociação de cada um (isso vai depender da forma de pagamento, número de pessoas, quantos passeios vai fechar, etc).

      Hoje os passeios já estão sim mais caros que na época que eu fui… e talvez 250 reis por dia seja uma realidade sim do que é “barato”. Infelizmente nossa moeda não está muito forte… não fico feliz com isso. Agora, dá pra ser mais barato? Sim, óbvio… Existe inúmeras alternativas de baratear uma viagem… você pode fechar seu passeios com agências muito mais baratas e arriscar em fazer passeios não tão bons e até com veículos precários – sim, é uma realidade. Também pode ficar em um hostel afastado e só comer pão e água, tudo depende do que você procura.

      Agora, “se considerar um mochileiro”… eu não concordo com regras e rótulos que as pessoas querem criar para as coisas. Se sou um mochileiro eu não posso gostar de ir em um restaurante mais bacana? Não posso economizar em um coisa para gastar mais em outra? O que eu mais gosto no espírito “mochileiro” é a liberdade.. a liberdade de fazer o que bem quiser.. e é por isso que muito mais do que “um mochileiro”, eu sou Um Viajante

      Espero que as dicas no blog possam te ajudar a organizar sua viagem e você tenha por lá as melhores experiências possíveis,
      um grande abraço!!

      Reply
  41. Daniel

    Robson,
    O seu blog foi um dos locais que pegamos informações sobre os passeios da Ayllu.
    E só temos coisas boas para contar da agência!!
    A equipe e a estrutura da agência são excelentes!
    Os guias, então, nem se falam! Atenciosos, conhecedores e MUITO gente boa!

    Sinceramente, não pesquisamos outras agências, mas conversando com diversas pessoas que fecharam com a Ayllu e que pesquisaram em outras agências, o preço não varia muito.

    Muito obrigado pelas indicações e parabéns pelo seu trabalho!

    Reply
    1. Robson Franzói

      Grande Daniel, muuuito obrigado por seu comentário!! É muito bom ter esse retorno dos leitores e saber que realmente a qualidade da agência está em alta. Isso me dá tranquilidade para continuar indicando os serviços da Ayllu. Muuuuito obrigado mesmo!! E muuitas viagens pra você!!!

      Reply
  42. Gisele Cruz

    Oiiii Robson, tudo bem ?? Adorei suas dicas alias estou fazendo meu roteiro tomando como base seu post… pode me informar o nome do hostell que se hospedou em San Pedro e se já havia feito a reserva previamente ? achei uma mão na roda o fato de ser perto das agencias….

    super obrigada,

    Reply
  43. Silvia

    Oi Robson, vou para o Atacama do dia 26/12 a 02/01/16, acredito que seja uma das semanas mais procuradas pelos turistas. Queria saber se mesmo assim posso deixar para fechar os passeios somente quando chegar la…não seria muito arriscado? Obrigada!

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Sil… então, eu acho que você já pode começar a ver isso com antecedência… Converse com a Flávia, que está com passeios bem legais…. na http://www.flaviabiaexpediciones.com/… e também com o Mike, na Ayllu…. tenho certeza que com qualquer um dos dois você terá passeios ótimos….

      Qualquer outra dúvida é só dar um grito aqui…

      Reply
  44. Fabricio Reis

    Fala Robson, encontrei seu blog procurando informações sobre o deserto do Atacama. Com esta alta do dólar/euro, estamos eu e minha esposa fortemente tendendo a fazer nossa trip anual aqui pela América do Sul mesmo, e um dos destinos de nossa Bucket List é sem dúvida o Deserto do Atacama.
    Começando a ler seus posts, dicas, histórias, já deu pra sentir um pouco na “pele” o que é uma trip deste tipo. Até hoje ainda não temos no nosso “portfólio” uma viagem de aventura como essa, mas imagino que as paisagens e experiências adquiridas falem mais do que qualquer palavra.
    Primeiramente, apesar de já ter falado bastante, obrigado por compartilhar suas experiências, frustrações e principalmente os pontos positivos da viagem, que com certeza, assim como provavelmente nós, ajudarão à outros futuros aventureiros.
    Uma dúvida surgiu, você chegou a cogitar a fazer a trip de carro, ou seja, os passeios partindo de San Pedro de Atacama de carro? Tenho visto alguns comentários sobre a falta de informação por parte dos locais (“protecionismo” para com as agências?), e gostaria, se possível, o que você acha sobre o assunto?
    Mais uma vez, obrigado pelo blog!!

    Grande abraço,

    Fabrício Reis

    Reply
    1. Robson Franzói

      Fala Fabricio, tudo bom?? Primeiro deixa eu te agradecer pelo comentário e por todos os elogios, fico muito feliz em saber que o blog inspira tantas pessoas….

      Bom, vamos lá… pode ter certeza que o Deserto do Atacama é uma excelente opção de viagem…. quando você estiver por lá vai lembrar dessas palavras

      Sobre viajar para lá de carro, ou alugar um carro por lá, sim, é possível… O que acontece é que alguns passeios são mais difíceis de fazer sem um guia. Eu tentei me informar um pouco sobre isso nessa viagem… O Salar de Tara, por exemplo, é lindíssimo… mas não rola de fazer sem um guia…. Para você ter uma idea, no meu carro tinham dois guias – O Fernando e o Alex. O Alex ainda não tem o caminho do Salar de Tara guardado na cabeça e o Fernando estava lá apara ajudar ele…. ou seja, realmente não é muito simples… O Trekking de Guatin, que leva até as termas.. também é impossível de ser feito sem um guia…. Por fim tem a subida ao Vulcão, que é incrível… mas também não rola.

      Claro que existem opção que você pode fazer de carro, de bike, de moto e até a pé…. mas não são todas… você certamente teria que deixar algumas de lado….

      Enfim, acho que é isso.. espero ter ajudado…
      Qualquer outra dúvida é só dar um grito!!!

      Reply
  45. Raphael

    Olá, tudo bem?

    Muito bacana suas dicas!
    Gostaria de saber, nesses passeios que você fez, tem refeição incluída?

    Quanto se gasta por dia com refeição, uma vez que vc fica o dia todo fora em passeios ?

    Aguardo retorno.

    Atenciosamente,

    Reply
    1. Robson Franzói

      Grande Rapha, tudo certo?? Que bom que chegou aqui e curtiu o blog…

      Então…. a maioria dos passeios tem refeições sim… dependendo do passeio tem café da manhã e até almoço…. Então você não precisa se preocupar com muitos gastar em alimentação… Claro, vai gastar um pouco… mas a maioria dos passeios tem comida sim…

      *Lembrando que isso depende da agência que você vai fechar os passeios.. estou te passando isso com relação a agência que fiz os passeios….

      Qualquer outra dúvida é só dar um grito aqui

      Reply
      1. Raphae Alves

        O Brother, tudo certo!
        Então, entrei em contato com as agências que você informou nos videos e aqui no Blog, Grad 10 e uma outra.

        Qual é o nome da empresa que faz o passeio do vulcão ?

        Valeu!
        Abs

        Reply
        1. Robson Franzói

          Então Rapha… tudo beleza…. A Grado 10 eu não recomendo viu… presenciei alguns problemas com eles na minha última viagem..

          Eu recomendo a Ayllu, com certeza, e também a FlaviaBia, que foi a agência que eu fiz os passeios nesse ano – incluindo a subida ao vulcão, que foi TOP!!!

          Qualquer dúvida é só dar um grito!! Abraço!!!

          Reply
  46. Raphael

    E ai Brother? Como vc fez para chegar até o centro ?

    Tem empresa que faz esse transporte do aeroporto até o centro e vice e versa?

    Abraço

    Reply
    1. Robson Franzói

      Grande Rafael.. tem empresa sim!! Um transfer que sai do aeroporte do Calama e vai até o seu hotel/hostel em San Pedro.
      Eu recomendo o transfer Pampa! Eles são bem atenciosos, tem carros bons e foram bem legais comigo… então eu indico!!

      Qualquer outra dúvida me dá um grito! Abraço!!

      Reply
      1. Vanessa

        Robson, você o transfer Pampa te levou de San Pedro a Calama também? Tem alguma história ruim ou soube de alguma deles? Pesquisando na internet, vi que muita gente tem problemas com outros transfer que não buscam as pessoas nos hoteis.

        Reply
        1. Robson Franzói

          Oi Vane, tudo bom? Então, eu estou precisando fazer um post só sobre os transfers… já utilizei alguns e não tive problemas com nenhum deles. Recentemente recebi relatos ruins do transfer Licancabur, mas o Pampas não tive relatos.

          Pegue certinho a confirmação, veja se consegue um telefone da empresa que escolher e, um dia antes de sair do hotel, peça pra recepção para eles ligarem e confirmarem para você… aí acho que não tem nenhum problema

          Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito

          Reply
          1. Vanessa

            Como você está querendo escrever sobre transfer, vou te dar o meu feedback. Vai que ajuda! rs
            Fui e voltei do aeroporto de Calama até San Pedro sem problemas com a empresa Transfer Pampa. As vans eram muito boas e o trajeto foi rápido.
            Na chegada, meu vôo foi cancelado e não tinha ninguém me esperando com a plaquinha quando consegui finalmente chegar. Mas acredito que a culpa, nesse caso, foi da Latam rs. Fui até o balcão deles e minha reserva estava lá bonitinha .
            Um dia antes da minha volta, eles me enviaram um email pedindo a confirmação do horário. Me buscaram pontualmente e cheguei no aeroporto de Calama com tempo mais que suficiente para embarque.
            Vale ressaltar aqui que no mesmo dia da minha volta, outro hóspede do meu hostel estava esperando o transfer Licancabur que atrasou mais de uma hora.
            Obrigada!!!

  47. Ana

    Olá Robson, seu site tem me ajudado muito! Você saberia me dizer que horas as agencias fecham e abrem em San Pedro de Atacama? Pois, chegarei as 16:30 em Calama e partiria no dia seguinte para o salar de uyuni. Mas, não sei se vai dar tempo de chegar lá e comprar o pacote em cima da hora. Abraços!!

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Ana, tudo bom?? Não lembro se foi você que eu respondi esses dias… mas era uma dúvida bem parecida… Então, algumas agências ficam abertas até mais tarde sim… tipo 21h, 22h… Mas no seu caso eu tentaria algum contato com a agência por e-mail, só por garantia… Os seus passeios do Atacama já estão fechados?

      Reply
  48. Yara

    Muito legal o post! Estive em SPA recentemente, e fiz alguns passeios com a Ayllu…, conheci o Mike, que é uma pessoa sensacional, adorei o passeio que fiz com ele…, tudo muito organizado, comidas deliciosas, vinhos, tudo do bom e do melhor! Para os brasileiros, que as vezes ficam preocupados com o espanhol (e os chilenos quando não querem que a gente saiba o que estão falando com certeza não nos deixam entender…), a agência tem vários guias que falam português muito bem, como o Paul, o Mario, o Luis (que já é um grande amigo meu e super recomendo), e na recepção para agendar os passeios eles estão contando com o Gabriel, um gaúcho muito gente boa…, só tenho a agradecer a todos, que me ajudaram inclusive quando eles nem tinham obrigação… Perdi meu passaporte quando voltava da Bolívia, e com a ajuda deles consegui encontrar e voltar tranquilamente para o Brasil… Aos novos amigos da Ayllu gracias e hasta luego! Valeu pelas dicas do post!!!

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oiii Yara!! Que legal saber que você teve uma experiência incrível por lá.. A Ayllu realmente faz um trabalho muito bom!! E o Mike é uma grande figura!!

      Muito obrigado por voltar aqui e compartilhar tudo isso…. Desculpa a demora pra te responder…. estava em Nova York e só agora estou conseguindo responder os comentários aqui…

      Um grande abraço!! E continue de olho no blog

      Reply
  49. Camila Licinio

    Oi Robson!!
    Estou planejando uma viagem com amigas para Bolívia em março 2016 e estou pensando se vale dar uma esticada até San Pedro do Atacama. Vamos fazer o tour pelo salar saindo de Uyuni. Porém temos a opção de retornar à Uyuni ou de ir direto para San Pedro. Enfim, o que estou na dúvida é de como regressar a La Paz, ou se valeria mais a pena retornar por Santiago (se bem que estou achando ou voos saindo de calama muito caros. Na sua opinião qual seria o melhor jeito de retornar ao Brasil?
    Abç,
    Camila

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Cami, tudo bom? Hummm olha, eu acho que os vôos são meio caros mesmo…. A questão é que o passeio de 4 dias, saindo de Uyuni e retornando… normalmente volta no mesmo dia… então você não conseguiria aproveitar o Atacama. Teria que ver com a agência se você conseguiria contratar esse passeio mas não voltar no terceiro dia… mas sim passar uns dias em San Pedro e voltar depois – infelizmente acho que isso não vai ser possível.

      Acredito que existam ônibus que façam essa viagem de volta… pode ser uma opção também. Como eu não fiz dessa forma, fico um pouco ser ter respostas para te dar….

      Espero ter ajudado um pouquinho…. Se tiver qualquer outra dúvida é só dar um grito aqui

      Reply
  50. Ana Cristina

    Olá Robson, adorei seu site!!! Será que poderia me ajudar? Vou chegar em San Pedro dia 17/01/2016 é um domingo, meu voo chega as 16:25 por isso tava pensando em fechar os passeios aqui no Braisil. Vou ficar até o dia 22. Tenho 4 dias para fazer os passeios, quais vc indica? Pode me passar o contato da agência ?
    Reservei o hotel Pat’ta Hoiri é bom? É perto do centro? Será q teria algum para indicar?
    Precisava também do contato para translado do aeroporto , teria algum?

    Muito obrigada !!!!

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Ana, tudo bom?? A localização do seu hotel é ótima!!! Pode ficar tranquila…..

      Sobre a agência, entre em contato com a Ayllu… diga que quer montar um pacote de passeios para os dias que vai estar lá. Lembre de dizer que conhece o Robson, do blog um viajante… aí eles oferecem um preço especial pra você.

      * Eles não são a agência mais barata, mas também não são os mais caros…. mas oferecem um serviço de muita qualidade… e isso é o que faz a diferença!

      O e-mail deles é: contacto@ayllu.cl
      Você também pode dar uma olhada no site novo deles – ainda em fase teste: http://www.aylluatacama.com.br

      Sobre o transfer, eu já fiz com a empresa Licancabur e também com a Pampa… ambas são boas e os preços são basicamente os mesmos….

      Espero ter te ajudado…
      Se tiver qualquer outra dúvida é só dar um grito aqui

      Reply
  51. Ricardo

    Bom dia Robson, os valores dos passeios citados são em dólar, real ou moeda local? Ficarei no cabana dona juanita de 06 a 09 de janeiro, ou seja terei 3 dias para fazer passeios, quais passeios vc me indicaria?

    Reply
    1. Robson Franzói

      Grande Ricardo, tudo bom? Os preços desse post estão em pesos chilenos…. Em 3 dias eu acho que você poderia fazer em primeiro lugar Piedras Rojas + Lagunas Altiplânicas, em segundo lugar Salar de Tara e em terceiro “Termas de Puritama” ou “Geyser El Tatio” ou então “Valle da la Luna”. Tente fazer também o Tour Astronômico.

      Acho que são boas opções. Qualquer dúvida é só dar um grito aqui

      Reply
  52. Rafaela

    Oi Robson! seu post está muito completo!
    Preciso de uma opinião, vou viajar agora no ano novo para Atacama, mesmo sendo super temporada, você acha arriscado contratar os passeios direto em Atacama ou invés de reservar no Brasil?
    Abraço

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Rafa, tudo bom? Desculpaaa, não consegui ver sua mensagem a tempo.. acabei tirando uns dias de folga no final do ano. E ai, como foi a viagem??

      Reply
      1. Rafaela

        Oi Robson, tudo bem!
        Sem problemas, acabei lendo os posts anteriores e seguindo a maioria dos comentários, fechei tudo la!
        Mesmo em temporada foi tranquilo fechar, menos o tour astronômico que eu já tinha reservado com bastante antecedência e valeu a pena, porque quando cheguei a próxima data disponível era 07/01.

        A viagem foi ótima, as paisagens são inesquecíveis!
        Obrigada pela resposta. Abraço.

        Reply
  53. Letícia

    Olá Robson. Bom, você poderia me informar onde ficou hospedado? E qual a média dos valores de hóteis, hostel, pousadas. Estou terminando de planejar a viagem para fevereiro. Pretendo sair no dia 19/02 e ficar até o dia 23/02. Gostaria que me orientasse quanto ao lugar para ficar lá em San Pedro de Atacama. Grata

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Letícia, tudo bom? Olha, eu já me hospedei no Hostel Campo Base, no Hostel da Ayllu e no La Cochera … O Hostel que eu indico é o Campo Base…. e pra hotel o La Cochera é muito bom. O Hostel da Ayllu é mais simples e fica ao lado do bar, então nem sempre agrada a todos…. Mas super recomendo os passeios com eles…. vale muito a pena!!!

      Tente ficar em alguma hospedagem nos arredores da Calle Caracoles, que é a rua principal de San Pedro….

      Se tiver qualquer outra dúvida é só dar um grito por aqui

      Reply
  54. paulo fonseca

    Caros Srs Viajantes ao Chile,
    Muito cuidado com a agencia SAMBATUR, uma arapuca, um engodo e total falta de profissionalismo.
    Comprei um pacote ate Cajón del Maipo e fui muito mal tratado, desrespeitado e perdi um dia que poderia aproveitar. fui desacomodado em veiculo impróprio para o trajeto com mais 8 pessoas que também ficaram muuuito insatisfeitas. nem terminamos o passeio. Inconformado mandei um e-mail para a agente que havia me atendido e olhem só o que ela me respondeu:
    Bom dia Paulo,
    Infelizmente, por sua indecisão e o horário em que finalizamos a negociação, tivemos que colocá-los para serem operados por outra empresa, pois já não tinhamos vaga. Ademais, pelo preço pago por vocês, não poderíamos oferecer um serviço de primeira, como fazemos com nossos clientes.
    A decisão tomada por vocês sobre fazerem comentários negativos sobre nossa empresa, aceitaremos, pois temos nossos valores e nosso métodos.
    Att,
    Roberta Serrinha
    Sambatour

    Dá para confiar em empresa assim ? Não tinha restrição de tempo. Poderia ter-me colocado no dia seguinte, mas para não perder a venda, denegriu o nome da empresa
    PARA NÃO TER DESSABORES, NÃO CONTRATEM A SAMBATOUR.

    Reply
    1. Robson Franzói

      Puxa vida Paulo, que triste… Obrigado por compartilhar! É por isso que eu apenas indico as agências que já conheço e testei o serviço…. as vezes pagar um pouco mais e fechar com um agência recomendada evita perrengues como esse…. Que pena, espero que tenha aproveitado o possível…

      Grande abraço!

      Reply
  55. Paulo Pinto da Fonseca Filho

    É fato Robson. Mas a vida nos apresenta estes percalços para que possamos dar maior valor às coisas boas.
    Parabéns e continue o bom trabalho.

    Paulo

    Reply
  56. Vitoria

    Robson, primeiramente, muito obrigada por todas a dicas… estou planejando toda minha viagem com base nas suas experiências.
    Dei uma olhada nas expedições pela Ayllu, gostei muito… mas agora vi que você fez algumas expedições com a FlaviaeBia. Gostaria de saber qual você me indicaria, estou indo fazer a viagem sozinha e gostaria de me sentir super confortável com a minha escolha.

    Obrigada!

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Vitoria, tudo bom?? Que legal que chegou aqui e estou te ajudando a programar sua viagem para o Atacama!! Você vai amar, pode ter certeza!!

      Então, as duas agências são ótimas…. Mas a Ayllu tem uma estrutura incrível e, por ser parceira aqui do blog, tem um preço diferenciado para os leitores. Ela não é uma agência barata, mas o que oferece faz valer a diferença. Esse desconto para os leitores já dá uma boa ajuda. Entre em contato com eles e diga que conhece o Robson, do blog Um Viajante!

      Pode ir certeira que você não vai se arrepender

      Qualquer coisa me dá um grito aqui

      Reply
  57. Adriano Trajano

    Robson,
    Tudo bom?
    Ando devorando teu blog e tudo que tem relação com SPA.
    Pesquisando os passeios em agências, tenho visto uma grande diferença dos valores. Entendo que a Aylly e a Flávia Bia estão no topo da lista, mas quando fui fechar as contas do plano da viagem quase morro. Os passeios estão saindo quase R$3.000. Achei MUITO caro.
    Entendo que existe uma grande diferença na estrutura oferecida pelas agências melhores e pelas piores, mas gostaria do teu help no sentido de indicar quais os passeios que achas que valem à pena serem realizados pelas agências melhores (Ayllu), seja pelo esquema de almoço foda, ou transporte melhor para algo mais distante, enfim…

    ME SALVAAAA! Rsss

    Abraço

    Reply
    1. Robson Franzói

      Grande Adriano, tudo bom?

      Pois é, tanto Flávia quanto Ayllu oferecem serviços de bastante qualidade e acabam cobrando por isso. Existem sim agências mais baratas…. e com serviços legais, eu acredito. O único problema é que não fiz passeios com outras agências para poder te indicar… entende?

      A minha experiência foi excelente com eles… em todos os passeios… difícil te dizer pra escolher apenas alguns.

      Não sei se está pensando em subir no Vulcão, esse seria um passeio para não economizar.

      Salar de Tara e Geysers também é um opção bacana. E Termas de Puritama né… que eles vão te oferecer um tratamento de primeira

      Se tiver qualquer outra dúvida me dá um grito aqui

      Reply
  58. Jaqueline de Andrade

    Estou programando minha viagem para o Chile para Junho deste ano. Nossa, como uma apaixonada por viagens preciso dizer, AMEI seu blog. PARABÉNS.
    Tenho só uma dúvidazinha, já reservei todos os dias da minha viagem em um hotel em Santiago, e pretendo fazer pelo menos 2 dias de passeio com a Ayllu no Atacama, será possível ir e voltar para Santiago no mesmo dia? Ou compensaria mais dormir em San Pedro nos dias das excursões?

    Obrigada

    Jaque.

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Jaque, tudo bom? Ahhh tem que dormir lá sim… não dá pra voltar não…

      Veja, a viagem área dura umas 3 horas… até Calama. De Calama até San Pedro é mais uma hora de carro. Por isso eu digo até que o ideal, pra ir até lá, é passar no mínimo 3 dias.

      Se tiver qualquer outra dúvida me dá um grito aqui

      Reply
  59. Rafael

    Aos desavisados, recomendo a leitura das avaliações da Ayllu feitas no tripadvisor.

    https://www.tripadvisor.com.br/Hotel_Review-g30681-d38376-Reviews-Ayllu_Hostel-San_Pedro_de_Atacama_Antofagasta_Region.html

    Estou indo para o atacama e estava prestes a fechar com a Ayllu, mas o valor de 5 passeios para duas pessoas ficaria em mais de R$ 2.500 já incluindo o “desconto” do site umviajante. Achei muito caro e resolvi pesquisar outras agencias e para minha surpresa, o valor do mesmo pacote de passeio fica em torno de R$ 1.000, ou seja, menos da metade do valor cobrado pela Ayllu.

    Detalhe, as outras agências são mais bem avaliadas no tripadvisor.

    Recomendo que pesquisem e leiam, principalmente, as avaliações negativas.

    Reply
    1. Robson Franzói

      Fala Rafael, meu amigo, tudo bom? O TripAdvisor é uma boa fonte de pesquisa mesmo, curto muito. Claro, só não acho interessante olhar apenas as avaliações negativas… é legal olhar todas… mas aí, cada um pode pesquisar como quiser.

      Sobre os valores da agência, não sei se você não leu o blog direito…. mas em nenhum momento eu falei que a agência Ayllu, ou a FlaviaBia – que também indico nesse blog, são as mais baratas do Atacama… Totalmente pelo contrário… em vários momentos eu avisei que não eram as agências mais baratas…

      Mas o que tem que ficar bem claro é que o que eu indico aqui é baseado nas minhas experiências… Se você não quer fechar com essa agência, ótimo, existem mais 200 opções pra você em San Pedro de Atacama. O que eu realmente não posso é falar sobre cada uma… pois eu prefiro não opinar sobre algo que não conheço.

      Vem analisar algo comigo: se eu te indicar a agência mais barata… a mais barata mesmo… que cobra 80% menos do uma agência comum. Aí você vai lá…. encontra um carro horrível, que nem cinto de segurança tem e acaba sofrendo um acidente… o guia não é preparado e nem tem os equipamentos necessários para o seu socorro.

      Agora me diz.. você voltaria aqui feliz para me agradecer a indicação econômica?? Hummm.. acho que não né meu amigo…

      Hoje a Ayllu é parceria do blog… assim como o Booking, a Mondial, a RailEurope. Isso é normal… está bem claro nas Políticas do Blog. Não é segredo e não é errado!

      Eu poderia separar aqui as dezenas de comentários positivos que já recebi da Ayllu e da FláviaBia… poderia te mostrar um por um… mas na boa, eles estão todos aqui… é só olhar.

      Isso é o que vale pra mim. Não pense que é apenas indicar algo e pronto… uhull estou feliz. Eu preciso indicar algo com responsabilidade… posso indicar uma agência que eu sei que é segura, que tem bons guia, bom atendimento, boa estrutura. E eu posso garantir isso pelo que eu vivi lá… está tudo aqui pra você ler.. bem simples…

      Falando em ler… se você já leu atentamente o meu blog, já deve ter visto que quando me perguntam sobre hospedagem, eu aviso que a Ayllu tem condições bem simples e pode não ser a melhor opção (tirando as suítes para casais, que achei bem interessante)… tanto que o hostel que eu sempre indico é o Campo Base.

      Agora, estou falando que o Hostel Campo Base é o mais barato do Atacama? Não.. não estou falando isso! Estou apenas indicando um hostel com base nas minhas experiências. O Campo Base é parceiro do blog? Não.. não é! Me ofereceu alguma diária ou valor para eu indicá-los? Não, não fez nada disso!

      O tal do ‘jabá’ que você mencionou em outro comentário, que na verdade é uma duplicação desse e por isso não está aqui, se chama comissão. Eu ganho comissão do Booking, da Mondial, da RailEurope e de qualquer sistema de afiliados que eu achar interessante, no meu ponto de vista, indicar para os meus leitores.

      A Ayllu se tornou parceira do blog no final de 2015, quando eu já tinha dezenas de posts publicados sobre eles de “forma espontânea!!” Eu não recebi nada para fazer os posts.

      Outro exemplo.. eu indico a Patara Elephant Farm, em Chiang Mai, na Tailândia… um lugar onde você pode ter momentos incríveis com elefantes…. alguns até resgatadas de lugares ruins.

      O Patara é barato? Não, não é.. Inclusive é bem caro. Ganho algo para indicar eles? Não.. apenas indico pois vivi lá momentos incríveis. Estou tentando um desconto para os leitores? Sim!!! Vou ganhar algo com isso? Financeiramente, não! Talvez um dia eles proponham algum tipo de parceria… e sim, vou aceitar… Mas já indico eles desde hoje.. porque simplesmente gostei.

      Algumas pessoas, fora você, já me falaram: Robson, gostei muito da sua experiência com a Ayllu…. mas achei muito caro… não tem como conseguir um desconto?

      Aí eu fui lá, falei pessoalmente com o proprietário da agência e propus um desconto para leitores. Ele gostou da ideia e até estendeu isso para outros blogs… Simples assim.

      Eu não tenho responsabilidade alguma pelo que ele oferece lá… pelo que cobra ou deixa de cobrar… ok?

      Acho que eu consegui explicar, certo?

      Por que eu respondi um comentário tão longo? Porque eu respondo todos os meus leitores!!

      De forma alguma quero te convencer a mudar de agência… na verdade quero que você vá para o Atacama e curta muito… com qualquer agência que você escolher.. O que importa pra mim é que uma hora você volta e diga: pow Robson, legal que você indicou o passeio X… eu fiz também e curti pra caramba!… Isso… é o que basta! O conteúdo aqui é aberto… você faz como quiser.

      Eu tenho leitores que pegam todas as minhas experiências aqui para montar um roteiro de carro… sem contratar nenhum agência… e aí, o que acha? Porque não? Eu acho fodaaaa e super faria a mesma coisa. Mas eu posso ajudar em em tudo? Não, não posso!! Porque? Porque eu nunca fiz esses passeios com meu carro ou nunca aluguei um carro lá.

      Acho que é simples de entender… não é difícil.

      Maravilha??? Tudo esclarecido pra você?? Espero que sim…

      Grande abraço!!

      Reply
  60. Felipe Torres

    Boa noite. parabéns pelo post e site. Sobre a saída dos passeios ao deserto atacama – deserto de sal da bolívia. Sabe se são diários? Quanto precisar levar de pesos bolivianos? obrigado e abs

    Reply
    1. Robson Franzói

      Grande Felipe, tudo bom? Desculpa a demora para te responder… acabei de chegar de uma viagem de um mês pela Europa e só agora vou conseguir colocar os comentários em dia…

      Então, normalmente tem saída todos os dias sim! Eles dizem que depende dos grupos… mas pelo que vi tem gente suficiente todo dia.

      Não lembro exatamente de cabeça agora quando pesos bolivianos eles sugerem… mas isso você troca lá mesmo… a agência vai te dizer

      Espero ter ajudado… Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

      Reply
  61. Nadia

    Oi, Robson! Tudo bem?

    Estou indo agora no fim de Maio com minha mãe para Santiago e partindo no mesmo dia para San Pedro, para fazer o passeio pro Uyuni com a Cordillera Travelers! Li bastante sobre o mal de altitude e gostaria de saber se você acha que apenas 1 dia de climatização é aceitável para ir pro Uyuni!

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Nadia, tudo bom e você?

      Desculpa a demora para te responder… acabei de chegar de uma viagem de um mês pela Europa e só agora vou conseguir colocar os comentários em dia…

      Então… assim… essa questão da altitude varia muito de pessoa para pessoa. Tem gente que fica uma semana para se aclimatar e ainda assim não fica bem…. Eu já me aclimato super rápido.

      Não posso te dizer se já dá pra ir direto ou não… tem que ver como vai ser sua adaptação. Estou pra conversar com um médico especializado em altitude.. e ai fazer um post bem específico sobre esse tema….

      Se precisar de qualquer coisa é só dar um grito aqui!! Grande abraço!!

      Reply
  62. mel

    Olá Robson! Estou começando a planejar uma viagem com o meu namorado e estou tentando decidir entre Peru e Chile. Adorei seu post sobre o Atacama. Quanto mais eu pesquiso mais confusa eu fico! haha eEssa será nossa primeira viagem fora do Brasil, estou pensando até em de repente unir Chile, Bolivia e Peru, mas não sei bem como porque não estou conseguindo associar os lugares uns aos outros para aproveitar as melhores coisas. Curto muito natureza (meu namorado nem tanto) e nós dois curtimos sair à noite. VC pode me ajudar opções de roteiro para que de alguma forma eu possa me encontrar emnn meio de tantos atraivos ? hahah Lembrando que quero fazer quase que no estilo mochilão, gastando menos possível. So não incluo caronas nisso, por isso queria saber como uni-los sabendo como ir de um lugar ao outro. Peço muito sua ajuda.
    abração!!!!

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Mel, tudo bom? Então… eu nunca fui para o Peru, mas tenho vontade! Assim, o Atacama é um lugar incrível!! É muito difícil alguém ir para lá e não se apaixonar…. As paisagens são surreais!!!

      Não tem muitos programas para fazer à noite… mas posso garantir que vale a pena e que será uma experiência incrível.

      Do Atacama vocês pode visitar a Bolívia, indo até o Salar de Uyuni. E de lá seguir para o Peru. Seria uma viagem longa.

      O que vocês poderiam fazer também é manter apenas o Chile e visitar também Santiago, assim poderiam sair para curtir a noite lá.

      Espero ter ajudado… Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

      Reply
  63. Guilherme

    Olá Robson

    Suas dicas são show.

    Na Ayulla (Atacama) só tem hostel ou também quarto com banheiro privativo?

    Abraços

    Reply
    1. Robson Franzói

      Grande Gui, tudo beleza? Tem quarto privativo sim… mas hoje o foco deles não é hospedagem… então tem que confirmar certinho se o quarto está disponível.

      Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

      Reply
  64. Murilo

    Ola Robson, estou aqui em atacama e posso fe garantir que a agencia Ayllu é a mais cara da cidade. Nao que o servico nao vale, longe disso, pois tudo é 10. Mas acho importante mencionar que, para quem for fazer mochilao e nao tem dinheiro sobrando, os passeios nas outras agencias da cidade saem 3 a 4 vezes mais barato.

    Reply
    1. Robson Franzói

      Sim Murilo, verdade. Hoje a Ayllu subiu os preços e mudou o seu foco. Oferece um serviço diferenciado e cobra por isso. Hoje eu também recomendo a FlaviaBia, mas que também é uma agência que oferece um serviço diferenciado.

      Eu não posso indicar alguma agência que não conheço ou que não oferece tudo que eu realmente ache necessário. Precisei de oxigênio em um passeio e sei que a maioria das agências não oferece isso no carro. Ayllu e Flavia oferecem oxigênio em todos os passeios de altitude, assim como telefono via satélite… enfim… questões de segurança. Não posso indicar algo que não tenha coisas assim.

      Mas se tiver alguma sugestão aqui… fica a vontade para recomendar

      Reply
  65. Ana Luisa

    Oi Robson,
    Estou indo para o Atacama em agosto e devo ficar no Hotel Cumbres, que é um pouco afastado do centro. Você sabe se as agências normalmente buscam as pessoas no hotel ou se temos que ir até a agência?
    Adoro seu site!
    Beijos

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Ana, tudo bom? Fiquei 3 noites no Cumbres é simplesmente O MELHOR HOTEL DO ATACAMA!! Uma delícia!!! Você vai AMAR!!!

      O hotel oferece translado gratuito para a cidade. E os passeios te pegam no hotel sim! Aproveite muito a jacuzzi com água bem quentinha, ótima para relaxar depois dos passeios!!

      Ahh… sobre os passeios.. Acho que seria legal você entrar em contato com a FlaviaBia. Ela está oferecendo um serviço muito bom no Atacama. Mencione que você conhece o Robson, do blog Um Viajante, ela está com preços especiais para leitores. A FlaviaBia é uma agência que trabalha apenas com reservas, o que deixa a viagem bem mais organizada.O e-mail dela é: contato@flaviabiaexpediciones.com e ela também atende no whatsapp: +569 4251 7683

      Espero ter ajudado… Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

      Reply
  66. Bianca

    Oi Robson!
    Li todos os seus posts pro Atacama (incluindo o vídeo de Q&A) e me ajudou MUITO na hora de fazer meu roteiro. Muito obrigada!!! Mas ainda tenho uma perguntinha pra fazer mesmo depois de todas as infos hehe.
    Estou indo agora em Agosto com meu marido e a princípio pensamos em levar uma mala só daquelas grandes (grande mesmo rs) com rodinha pra facilitar. Mas visto que teremos que ficar nos deslocando… vc acha que poderia ser melhor dividir a bagagem e levar dois mochilões? Obrigada!!

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Bianca, tudo bom? Então, na verdade você não precisa se deslocar muito. Você chega em Calama de avião e aí pega um transfer que vai te deixar no seu hotel de San Pedro. Durante os passeios a sua mala fica no hotel… depois você só vai tirar ela de lá para entrar no transfer para o aero. Nas minhas duas últimas vezes no Atacama eu fui com mala de rodinha

      Acho que seria legal você entrar em contato com a FlaviaBia. Ela está oferecendo um serviço muito bom no Atacama. Mencione que você conhece o Robson, do blog Um Viajante, ela está com preços especiais para leitores. A FlaviaBia é uma agência que trabalha apenas com reservas, o que deixa a viagem bem mais organizada.O e-mail dela é: contato@flaviabiaexpediciones.com e ela também atende no whatsapp: +569 4251 7683

      Espero ter ajudado… Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

      Reply
  67. Renata Marques

    Enfim vai chegar minha vez de conhecer o Chile! Quando comecei o Inda vou Lá em 2009, foi querendo planejar uma viagem pra lá. Nunca teve o timing certo e o Chile foi ficando de ladinho.
    Agora vou em Dezembro, 24 dias pra desbravar esse país lindo e tou vendo que vai ser pouco.
    Estou na dúvida se reservo 10 dias pro norte – pra esticar de Atacama pro Salar de Uyuni – ou se faço os 5 dias do Atacama e aproveito o sul do país também.
    Socooooorro!!!

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Rê, tudo bom?? Desculpa a demora para te responder… Estou desde julho sem conseguir dar uma atenção aos comentários do blog… No meu último post eu comentei um pouco sobre isso…

      Então, como estão os preparativos da sua viagem? Já definiu seu roteiro? Se ainda precisar de ajuda é só me dar um grito

      Reply
  68. Tati

    Oi Robson, tudo bem?

    Parabéns pelo blog e riqueza de detalhes que relata! Realmente fazem a diferença!

    Tenho duas dúvidas:

    1- Mesmo já tendo decidido pela Ayllu ou Flaviabia (que infelizmente deu pouco desconto mesmo citando seu blog), você recomenda fechar os tours apenas quando chegar lá? Os preços que eles informam por e-mail antecipado são mais altos do que no local? Meu receio é fechar com a ayllu daqui do brasil e quando chegar lá ver os preços mais baixos.

    2- Entre Laguna Cejar e lagunas Escondidas, qual sua sugestão? Fazer ambas ou optar por uma delas? Elas são parecidas?

    Obrigada!

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Tati, tudi bom? Desculpa a demora para te responder… Estou desde julho sem conseguir dar uma atenção aos comentários do blog… No meu último post eu comentei um pouco sobre isso…

      Não sei exatamente em que pé está a sua viagem ou se ela já aconteceu, mas se ainda precisar de qualquer coisa é só dar um grito aqui.

      Sobre as agências, os preços não devem mudar entre aqui e lá, nisso você pode ficar tranquila. Agora chegar lá e ver agências mais em conta e outras mais caras, isso sim, tem bastante. Os preços variam muuuito, e a qualidade do serviço também. Nem FlaviaBia e nem Ayllu são as agências mais baratas do Atacama, mas são agências que posso indicar com segurança, pois confio no trabalho deles

      Sobre as lagunas, bom se voçê tiver tempo, faça as duas sim! Mas se tiver que escolher… bom.. No passeio para a Laguna Cejar você pode entrar na água, flutuar em uma lagoa que não deixa seu corpo afundar.. enfim, é uma experiência diferente. Já as escondidas são mais focadas na beleza… são lagoas menores, porém muito lindas!

      Bom, espero ter ajudado… Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

      Reply
    2. Bruno

      Robson,

      Me ajuda!!!

      Vou fazer uma viajem para San Pedro do Atacama dia 28/12/2016 e gostaria de ir para Salar de Uyuni, mas estou em uma dúvida em que dia retorno, pois eu queria ir para o salar de Uyuni no dia 01/01/2016 e voltar para o Atacama dia 04/01/2016, mas não sei se as agências funcionam normalmente dia 01 ou é feriado, você saberia me responder?

      Reply
      1. Robson Franzói

        Putss… vou ficar de devendo essa resposta Bruna. Eu sei que algumas agências no Atacama fazem programações especiais no final do ano, funcionam e tal… já pro Uyuni eu não tenho certeza. Teria que entrar em contato direto com a agência e ver se eles estão programando alguma coisa, se vão funcionar e tal…. Vou ficar te devendo essa…

        Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

        Reply
  69. Thalita

    Oi Robson, tudo bem?
    Primeiramente parabéns pelo excelente blog. Dicas e informações ótimas.

    Estou com uma dúvida: viajo agora no fim do ano, com meu marido, para Santiago do Atacama. Temos um valor bom para aluguel de carro e estamos na dúvida se dá para fazer os passeios de carro ou se vale a pena ir com agência.
    Os guias costumam contar histórias dos lugares ou só levam e trazem?
    Será que dá pra gente arriscar ir de carro e aproveitar?

    Obrigada

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Thalita, tudo bem e você?? Então, os guias nos dão várias informações sobre os lugares… e também tem a questão de que alguns lugares só é possível ir com guia, pois não tem estrada ou sinalização, então imagino que por conta é quase impossível… Muita gente aluga carro sim, mas acaba não fazendo todos os passeios. Vocês até podem dividir… fazer uma parte por conta própria e alguns passeios com agências, só não sei se ficaria viável financeiramente.

      Assim, de ambas as formas eu tenho certeza que é legal… Meus tios já foram até lá de moto e a viagem foi incrível…. mas os passeios com as agências são fantásticos também. Aí vocês tem que decidir… só vou ficar devendo as dicas pra ir por conta própria, de carro..

      Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

      Reply
  70. DENIZ

    Fala Robson, parabéns pelas dicas… Tenho uma dúvida, é tranquilo fechar tudo na hora? Minhas hospedagens e passeios no ataca dependeram muito da viagem a Uyuni, então precisaria fechar a data certa da viagem para Uyuni e depois resolver hospedagem e passeios em san pedro, me único receio e a disponibilidade de hostels se deixar para última hora. Outra coisa o passeio para ALMA, tem que reservar antes que eu li, mas é tranquilo chegar? Abraço.

    Reply
    1. Robson Franzói

      Grande Deniz, tranquilo!?! Então, assim… deixar pra fechar tuuudo na hora tem os seus riscos… até dá, mas eu sei que os melhores hostels podem lotar com facilidade, e aí você vai ter que ficar rodando um pouco atrás de algum lugar.

      Normalmente as saídas pra Uyuni são diárias, então dá pra se programar com antecedência. Até tem o risco de ter que ir um dia depois ou um dia antes, mas eu ainda achei melhor correr esse risco do que chegar lá sem nada fechado – fiz isso na primeira viagem e deu tudo certo.

      Sobre o ALMA, não sei se você viu, mas o passeio comum não leva até as antenas… Eu fiz a visita completa mas porque vou escrever um artigo sobre eles.

      Provavelmente você vai ter que contratar um transporte para chegar lá – não me lembro de cabeça de eles oferecem algum transporte, vou confirmar isso. Eu fui com a agência Ayllu.

      Bom, espero ter ajudado… Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

      Reply
  71. Deniz

    Não esperava a resposta tão rápida Robson hahaha, que bom! Beleza vi que a Ayllu não fecha o Uyuni com antecedência, por isso fiquei preocupado, pra mim o mais importante seria fechar o Uyuni o resto eu me viro lá. Sobre o ALMA qual a diferença de passeio que você fez, o que você recomendaria? Queria ver as antenas é o mais bonito.

    Reply
  72. Jorge Magalhaes

    Bem legal o seu post Robson, bem completo, parabéns!

    Estive lá no Atacama agora há pouco, e realmente é um lugar incrível (pena não termos nos encontrado por lá).

    É importante também ressaltar aos leitores que, além do preço cobrado pela agência, em muitos passeios é também necessário pagar uma taxa de entrada (os valores variam, mas alguns são relativamente caros, como as Termas de Puritama – 15.000 pesos se for pela manhã, à tarde é um pouco mais barato).

    Em relação às agências, realmente fazer o passeio com um bom guia faz bastante diferença. Eu fiz a maioria com a Colores de Atacama, e funcionou tudo muito bem, recomendo essa.

    Os valores cobrados por elas variam um pouco (mas não muito), sendo normalmente as piores opções contratá-las dentro do próprio Hotel/Hostel, que pode cobrar uma taxa em cima do valor.

    Existem muitas agências e San Pedro, e não há a necessidade de contratá-las na hora. É possível caminhar um pouco pelo centro, e encontrar váaarias.

    O passeio para Uyuni está em cerca de $100.000 a $110.000 pesos saindo do Atacama, e, como nos encontrávamos todo o tempo com outros grupos, deu pra perceber a qualidade de todos era bastante similar.

    Lembrando que se fizer o trajeto contrário, e sair de Uyuni para San Pedro, paga-se cerca de 40% mais barato.

    Abraço, e boa viagem a todos!

    Reply
    1. Robson Franzói

      Grande Jorge, tudo bom!?! Opa, que ótimo receber informações atualizadas… muito obrigado por lembrar do blog e compartilhar essa dicas.

      Abração e boas viagens pra você!!

      Reply
    2. Bruno

      Jorge Magalhaes

      a viagem para o salar de 4 dias e 3 noites saiu $100.000 a $110.000, nossa eu estava vendo na nete alguns blogs os valores de US$210 dolares.

      Qual a agência?

      Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Thâmara, tudo bom?? Você pode pagar em pesos chilenos também… eu nunca levei dólar pra lá, mas também é aceito!

      Se tiver qualquer outra dúvida me dá um grito aqui

      Reply
  73. Tânia

    Olá! Estou pesquisando sobre o Atacama e tenho lido vários posts aqui no seu blog! Tem me ajudado muito a organizar a logistica da viagem!
    Não apenas o conteúdo escrito por você, como também os comentários de outros viajantes, tem me ajudado muito nas pesquisas!
    Pretendo ir em março, e gostaria de saber se aos domingos, as agências e todo o restante dos comércios em atacama está funcionando.
    Se tudo der certo, volto aqui pra contribuir com novas/atualizadas informações aos demais apaixonados viajantes!

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Tânia, tudo bom??? Que legal que chegou aqui e curtiu o conteúdo… fico muito feliz em saber!! Tenho certeza que você vai se apaixonar pelo Atacama!!

      Desculpa a demora para te responder, estava de férias no final de ano… dando uma descansada..

      Então, lá tudo abre todos os dias… pode ir tranquila sobre isso

      Se tiver qualquer dúvida é só me dar um grito aqui

      Reply
  74. Jaqueline

    Ola, Robson! Adorei seu blog, tem muitas dicas legais! Vou pra Santiago e para o atacama agora no carnaval. Estou sofrendo para escolher os passeios pois vou ficar pouco tempo lá, apenas 2 dias inteiros e metade do dia da chegada ( que não conta muito, né?) e metade do dia da saída. Quais passeios vc acha os mais imperdíveis? Entrei o contato com a Ayllu e eles oferecem 30% de desconto se reservamos com antecedência, mas tem q efetuar 20% do pagamento. Vc acha q compensa? Agradeço desde já!

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Jaque, tudo bom? Desculpa a demora para te responder… estou com um número alto de comentários por aqui….

      Então, já decidiu a questão da agência? Assim, esse processo é comum com eles sim! Se você já decidiu a agência, pode deixar tudo certo com antecedência…. eu prefiro, pra já chegar lá com tudo certo.

      Sobre os passeios imperdíveis, eu tentaria colocar Lagunas Altiplânicas e Piedras Rojas, talvez no primeiro dia, se conseguir encaixar um horário, o Valle de la Luna….

      No outro dia livre eu faria o Salar de Tara….

      Com certeza você vai voltar de lá já pensando em retornar, pois o Atacama é realmente encantador!

      Espero ter ajudado… Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

      Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Ste, tudo bom? Hoje a Ayllu é uma agência e a FlaviaBia é outra. Ambas oferecem passeios pelo Atacama, cada uma com seus diferenciais.

      Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito

      Reply
  75. Juliane

    Olá,

    tenho uma duvida: Qual a desvantagem de se hospedar em Calama e não em San Pedro? Existem boas ofertas de hoestl em Calama. Ai tenho essa dúvida. Obg

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Ju, tudo bom? Então, Calama é na verdade só a porta de entrada para o Deserto… é onde fica o aeroporto e tal. Mas de lá até San Pedro é mais de 1 hora, então fica inviável para fazer os passeios. A base para visitar o deserto é realmente San Pedro de Atacama.

      Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

      Reply
  76. Ashley

    Olá Robson,
    Eu gostaria de tirar uma simples dúvida. Chegarei em Atacama em pleno domingo de Páscoa. Estou receiosa se conseguirei encontrar as agencias abertas e tours funcionando neste dia. Voce sabe dizer se tudo funciona normalmente em San Pedro durante feriados?

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Ashley, tudo bom? Olha, como a cidade se movimento com base no turismo, eu acredito que vai estar tudo funcionando normalmente sim! Vou tentar descobrir isso e te dizer com certeza, mas acredito tudo estará funcionando.

      Se precisar de qualquer coisa é só dar um grito aqui!! Grande abraço!!

      Reply
  77. Maíra

    Robson,

    Vi que, na sua primeira viagem ao Atacama, você recomendou a Ayllu e já na segunda vez você recomenda a Bia Flávia.
    Tem algum motivo pra você mudar de agência? Atualmente, você recomenda qual delas?

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Maíra, tudo bom? Então, a Flávia já fez parte da Ayllu e hoje tem uma agência própria. Ela me convidou na segunda viagem para conhecer o trabalho da agência nova dela.

      Hoje eu recomendo as duas agências… tanto a FlaviaBia quanto a Ayllu. Ambas tem um trabalho muito bom e uma qualidade excepcional de atendimento e estrutura no Atacama. Pode ter certeza que você vai ter uma experiência incrível com qualquer uma delas.

      E assim, tanto a Flávia quando a Ayllu oferecem um preço diferenciado para os leitores aqui do blog. Quando você entrar em contato com elas lembre de dizer que conhece o Robson, do blog Um Viajante

      Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito

      Reply
  78. Lucas

    Olá Robson! Parabéns pelo site…
    Vi aqui suas recomendações sobre as agências! Em Junho, iremos ao Atacama em 2 casais… existe alguma agencia com passeios “mais personalizado”?! Existe essa opção tb na Ayllu ou FlaviaBia?!
    Grato,
    Lucas

    Reply
    1. Robson Franzói

      Grande Lucas, tudo tranquilo! Muuuito obrigado pela mensagem, que bom que curtiu o blog

      Então, você consegue passeios mais personalizado sim… tanto com a FláviaBia quanto com a Ayllu. Entra em contato com elas, diga que conhece o Robson, do blog Um Viajante. Explica certinho qual é a sua ideia… que tipo de passeio quer fazer… tenho certeza que eles vão te ajudar

      Se precisar de qualquer coisa é só dar um grito aqui!! Grande abraço!!

      Reply
  79. ERICA MACHADO

    Oie, adorei seu blog e dicas. Com base nelas pensei no seguinte roteiro, e gostaria muito da sua opinião, nos quesitos de melhore ordem para executar esse roteiro de forma a ficar menos cansativo e ser mais produtiva a viagem:
    1- San Pedro + Valles de La luna e da La Muerte;
    2- Lagunas Altiplanicas, Salar Atacama + Lagunas Cejar; Ojos del Salar
    3- Geysers del Tatio;
    4- Salar de Tara + Pukara Quitor;
    5- Trekking Guatin + Termas Puritana
    6- Vulcao Lascar
    7- fazer os 4 dias Salar Uyuni

    Você considera viável executar esse roteiro? Também gostaria de incluir o TOUR ASTRONÔMICO, daria para incluir em algum desses dias, é a noite certo?
    Aguardo ansiosa por um retorno. Obrigada!

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Erica, tudo bom? Que bom que curtiu o blog… e acho que pegou ótimas dicas pois o seu roteiro está per-fei-to!!! Talvez uma coisa ou outra saia dessa sequencia pois você também depende da agência, o que é bem comum. Mas sua programação está ótima Parabéns!!

      Sobre o tour astronômico, dá pra fazer sim!! Veja no dia que você chegar mais tranquila dos passeios…. pois o astronômico você pode fechar no dia mesmo. Acho que os dias 2, 3 e 4 são boas opções

      Bom, se precisar de qualquer coisa é só me dar um grito aqui. Desculpa a demora para te responder, eu estou na Ásia e só agora conseguindo colocar os comentários em dia. Abraçooo!!

      Reply
  80. Alexandre De Araujo Campos

    Prezado,
    Robson, como vai ?

    Em julho estou viajando para o Atacama com minha esposa. Gostei muito do que li sobre a agência FlaviaBiaExpediciones.

    O seu Blog possui algum convênio com eles.

    Att.

    Alexandre A. Campos

    Reply
    1. Robson Franzói

      Grande Alexandre, tudo bom? Eu sou amigo da Flávia, dona da agência! Super recomendo o serviço deles sim…. inclusive você pode falar pra ela que conhece o Robson, do blog Um Viajante, tenho certeza que ela vai receber você e sua esposa super bem por lá

      Normalmente ela consegue um preço especial pra os leitores aqui do blog sim… pode falar com ela em meu nome sim

      Grande abraço!

      Reply
  81. Leandro

    Boa tarde Robson; Gostaria saber de uma coisa: se eu for de carro para San Pedro, consigo fazer os passeios no meu carro? Preciso de um guia? A Flávia oferece esse serviço? Abs

    Reply
    1. Robson Franzói

      Grande Leandro, tudo bom? Dá pra ir de carro sim e fazer alguns passeios, não todos. Alguns passeios são mais complicados de chegar ou precisam de carros especiais (4×4). Também é importante ter alguns equipamentos de segurança no carro, principalmente por conta da altitude.

      Eu não tenho certeza se ela teria guias para te acompanhar nesse sentido, teria que confirmar direto com ela. Mas para os passeios mais distantes, como Geysers e Salar de Tara, eu recomendo fazer com a agência!

      Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito

      Reply
  82. Janaina

    Muito legal o seu blog, posts excelentes, bem escritos e com detalhes que fazem a diferença! Parabéns e obrigada por compartilhar, dicas precisosas. Tudo de bom para vc Robson.

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Jana, tudo bom? Que bom que chegou aqui e curtiu o conteúdo!! Fico muito feliz em saber, de verdade!!

      Se precisar de qualquer coisa é só dar um grito aqui!! Grande abraço!!

      Reply
  83. Elaine

    Iremos alugar um carro em Calama e gostaríamos de devolver em San Pedro pq faremos o passeio até o salar uyiuni com agência. Saberia informar se lá em San Pedro existe loja de aluguel de carro?

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Elaine, tudo bom?? Olha, eu desconheço uma loja em San Pedro, o mais comum mesmo é devolver em Calama. Nesse caso você teria que devolver e aí pegar um transfer de volta para San Pedro, o que seria um pouco chato, mas é a solução que imagino….

      Se tiver qualquer outra dúvida me dá um grito aqui

      Reply

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *