Quando ir para a Ilha de Páscoa: o clima e qual a melhor época

Se você está com planos de viajar para a Ilha de Páscoa, confira aqui como é o clima na ilha, as temperaturas durante o ano e qual a melhor época para viajar.

Considerado um dos destinos habitados mais isolados do nosso planeta, a Ilha de Páscoa pode, certamente, marcar sua vida de viajante. Localizada no Sul do Oceano Pacífico, a ilha que é o berço do povo rapanui é famosa não só pela sua localização, mas pelos mistérios e enigmas que rondam sua história.

Não tem quem não vá para a Ilha de Páscoa e não esteja interessado em ver de perto os grandes Moai – as estátuas de pedra que são o símbolo do destino e também a fonte dos maiores mistérios da ilha.

Roteiro Ilha de Páscoa: o que fazer em 2, 3, 4 ou 5 dias

Aqui no blog já contei um pouco sobre como foi a minha experiência na Ilha de Páscoa, os passeios que não podem ficar de fora do seu roteiro e a melhor forma de chegar a esse destino – recomendo navegar por eles e pegar várias dicas para sua viagem:

Veja aqui todos os posts sobre a Ilha de Páscoa

Para você que ainda não definiu a data da sua viagem, decidi fazer esse post comentando sobre um ponto que sempre é uma preocupação na hora de comprar a passagem para um novo destino: o clima e a melhor época para viajar.

Pôr do sol na Ilha de Páscoa - Ahu Tahai

Separei então algumas informações sobre o clima na Ilha de Páscoa e também sobre como a estação do ano pode interferir na sua viagem. Vamos lá!

Como é o clima na Ilha de Páscoa

A boa notícia, para você que não tem muita flexibilidade de datas para viajar, é que a Ilha de Páscoa tem um clima favorável e pode ser visitada em qualquer época do ano.

As estações na Ilha de Páscoa seguem da mesma forma que no Brasil, já que estamos todos no Hemisfério Sul – o que facilita e gera menos confusão.

O que é muito importante que você saiba é que o clima na ilha, por conta da sua localização, tende a mudar rapidamente. Um dia que amanhece com céu azul e muito sol, pode ter pancadas isoladas de chuva a qualquer momento.

Quando ir para a Ilha de Páscoa: o clima e qual a melhor época

Apesar de a ilha não ser tão grande, com cerca de apenas 160 km², é muito comum que pancadas de chuva ocorram em um lado da ilha enquanto o sol brilhe em outro. O que isso quer dizer: independente da época do ano, esteja sempre preparado para uma possível pancada de chuva.

Dá para confiar na previsão do tempo na Ilha de Páscoa?

Eu recomendo que você não fique muito neurótico com os aplicativos de previsão do tempo. Por conta dessa instabilidade, mesmo que o aplicativo indique chuva ou sol, você pode ser surpreendido com mudanças climáticas bruscas.

Costa da Ilha de Páscoa

Desconto Seguro Viagem

Durante os 4 dias em que fiquei na Ilha de Páscoa, no mês de agosto, apenas um dia foi de chuva – os outros 3 dias peguei tempo firme e só uma rápida chuvinha no final de tarde de um dos dias.

A previsão do tempo, para aquele dia completo de chuva, foi certeira: mas realmente não foi apenas uma pancada, e sim, a previsão de chuva para a maior parte do dia. De qualquer forma, programei um roteiro já contando com um possível imprevisto.

Cratera do Vulcão Rano Kau - Ilha de Páscoa

Veja aqui como organizar um roteiro de 2, 3 ou 4 dias na Ilha de Páscoa

Verão na Ilha de Páscoa: como é o clima?

O verão tem as temperaturas mais elevadas e também é o período com menos chances de chuva. A temperatura média gira em torno de 27ºC, mas com uma sensação térmica mais elevada.

Praia de Anakena - Ilha de Páscoa

Fevereiro é, em média, o mês mais quente do ano; janeiro é o mês com menos incidência de chuva. Apesar de ser chamado de período seco, não espere baixa umidade na ilha – com isso, é comum sentir ainda mais calor.

Inverno na Ilha de Páscoa: como é o clima?

O inverno traz temperaturas mais agradáveis à Ilha de Páscoa, com a média girando em torno de 20ºC. Apesar de ser uma época com mais chances de chuva, como comentei, não é algo que você precise se preocupar muito – é possível pegar dias lindos de sol nesse período.

Roteiro Ilha de Páscoa: o que fazer em 2, 3, 4 ou 5 dias

O mês de maio na Ilha de Páscoa é, em média, o mais chuvoso do ano. Julho é o mês com as temperaturas mais baixas.

Quando ir para Ilha de Páscoa: qual a melhor época

Como você pôde ver, é possível visitar a Ilha de Páscoa em qualquer época do ano. Para quem tem muito receio de pegar chuva, abril e maio são os meses com as médias mais altas em precipitação – então, se possível, evite esses meses.

Ilha de Páscoa - Vulcão Rano Raraku

Os meses com menos incidência de chuva vão de outubro a março, com a precipitação abaixo de 100 mm no mês. Junho, agosto e setembro não ficam muito acima dessa marca, também sendo boas opções.

Mais uma vez é importante reforçar que em nenhum mês será garantido que você não pegue uma pancada de chuva na Ilha de Páscoa.

Minha sugestão é, mais importante do que as condições climáticas, que você tente viajar fora da alta temporada.

Quando ir para a Ilha de Páscoa: o clima e qual a melhor época

No verão, por exemplo, a Ilha de Páscoa fica mais movimenta e atrai mais viajantes. Se a viagem for no período de férias, pode esperar por preços mais elevados nos hotéis, em aluguel de carros e também nos passeios.

No inverno, o movimento é mais baixo, com exceção de julhoque é mês de férias e muita gente tem a ilha como destino.

Os meses intermediários tendem a ter baixa ocupação na ilha e você pode conseguir boas ofertas para realizar a viagem.

Dá para pegar praia na Ilha de Páscoa?

Sim!!! Por mais que não seja o foco do destino, rola praia na Ilha de Páscoa, sim! O verão é a estação mais indicada para quem quer pegar uma praia ou mesmo fazer mergulhos de cilindro. A água por lá é quente, variando sempre acima dos 20ºC – exatamente por conta da ilha estar na região da Polinésia.

No verão, a temperatura da água fica perto dos 25ºC e muita gente aproveita a praia até o anoitecer. Se essa for a sua ideia, não deixe de incluir a Praia de Anakena em seu roteiro.

Veja aqui 10 atrações imperdíveis na Ilha de Páscoa

Temperatura na Ilha de Páscoa ao longo do ano

A temperatura máxima durante o ano na Ilha de Páscoa fica na média de 24ºC, já a média das temperaturas mais baixas é 18ºC. Veja no gráfico como são as médias de temperaturas máximas e mínimas durante o ano:

Fazendo a mala para Ilha de Páscoa: o que levar

Caso a sua viagem seja no verão, procure levar roupas leves e confortáveis. As temperaturas perto dos 30ºC e a umidade, podem deixar a sensação térmica bem elevada e você vai suar bastante. Bermudas e vestidos leves para as viajantes são ótimas pedidas.

No inverno, apesar do frio não ser intenso, é legal levar uma blusa ou jaqueta para as horas mais frias do dia. Eu fui no inverno e usei calças e uma blusa de frio fina na maior parte do tempo. Jaqueta usei poucas vezes, mas foi necessária.

Cratera do Vulcão Rano Kau - Ilha de Páscoa

Um moletom no inverno pode ser uma boa pedida! É importante lembrar que o vento forte deixa a sensação térmica mais gelada – se você tiver uma roupa corta-vento, pode ser útil também!

Não deixe de levar um boné ou chapéu para se proteger do sol – que pega pesado nessa região. Protetor solar é indispensável e óculos de sol são muito recomendados.

Mais dicas da Ilha de Páscoa

Para se programar para essa viagem da melhor forma possível, recomendo navegar nos posts aqui do blog e tirar todas as suas dúvidas. Aproveite e veja também outras dicas para destinos no Chile:

 Veja aqui todos os posts da Ilha de Páscoa

 Confira aqui todos os posts sobre o Chile

Pacote para Ilha de Páscoa com a Venturas

Quero reforçar que minha viagem foi organizada pela Venturas Viagens, uma agência que recomendo com total segurança. Se você deseja viver uma experiência diferenciada na Ilha de Páscoa, com todo conforto e suporte necessário para fazer uma viagem inesquecível, vale muito a pena contratar essa experiência com a Venturas.

Roteiro Ilha de Páscoa: o que fazer em 2, 3, 4 ou 5 dias

Eu já visitei vários destinos com a agência e conheço o trabalho deles de perto. Vou deixar aqui um formulário para você falar direto com eles e receber as informações para sua viagem – lembrando que se falar que é leitor do blog Um Viajante vai ter uma surpresa!!

Mencionar o blog ajuda muito a mensurar o meu trabalho e você não vai gastar nada a mais com isso – é uma força que eu realmente agradeço.

Se você tiver qualquer dúvida sobre a Ilha de Páscoa ou quiser deixar uma sugestão, fique à vontade para comentar aqui no post. Valeu!!!

About The Author

Robson Franzói é um jovem de Curitiba que tenta inspirar outros viajantes a explorarem diferentes lugares do mundo. Decidiu correr atrás dos seus sonhos e hoje vive desse blog, seu projeto mais especial. Apaixonado por fotografia e vídeos, o garoto vive para compartilhar suas experiências e dicas dos lugares que conhece. Suas fotos já estão ficando conhecidas e seus vídeos inspiram muitos viajantes. Aproveite e acompanhe o Instagram e também o Canal Um Viajante.

Related posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *