Quantos dias ficar na Ilha de Páscoa: quanto tempo é necessário

Para você que está planejando um roteiro pela Ilha de Páscoa, no Chile, veja nesse post quantos dias são necessários para conhecer os principais atrativos da ilha e aproveitar o destino da melhor forma possível.

A Ilha de Páscoa, Rapa Nui para o povo local, é um dos destinos que despertam muita curiosidade entre os viajantes que desejam conhecer os pontos isolados do nosso planeta.

Onde fica e como chegar à Ilha de Páscoa

A ilha, que está a cerca de 3.700 km da costa do Chile, é cheia de enigmas e mistérios que até hoje não foram desvendados de forma concreta. Por lá, muito do que se ouve são apenas teorias com base em estudos de pesquisadores vindos dos quatro cantos do mundo.

O povo Rapa Nui, que tem sua origem polinésia, é o responsável pela construção das figuras de pedras que são o principal atrativo desse destino: os grandes Moai.

Moai Ilha de Páscoa - Quantos dias ficar

Viajar para a Ilha de Páscoa, além de ser um sonho realizado, é certamente uma das viagens que dificilmente teremos oportunidade de fazer mais de uma vez –  não é que você não possa voltar para lá quantas vezes quiser, porém a localização, logística e valor para chegar a esse destino, são pontos que acabam limitando um pouco esse retorno.

Veja aqui um post sobre a localização e como chegar à Ilha de Páscoa

Só para você ter uma ideia, o voo até a Ilha de Páscoa, saindo de Santiago, dura mais de 5 horas e pode custar mais de R$ 5.000se você não se programar com antecedência. Eu consegui fechar a minha a passagem por R$ 1.800, ida e volta já com taxas, por ter uma flexibilidade maior de datas. Dois sites bons para você pesquisar as passagens aéreas promocionais são o Expedia e também o Passagens Promo.

Por conta disso, saber quantos dias ficar na ilha para conhecer os principais atrativos e o tempo necessário para fazer a viagem realmente valer a pena, é muito importante. Nesse post espero ajudar na sua programação e também no seu roteiro pela Ilha de Páscoa.

Quantos dias ficar na Ilha de Páscoa

Com aproximadamente 160 km², a Ilha de Páscoa é um destino de certa forma fácil de ser explorado. Os principais pontos de visitação estão dentro do Parque Nacional Rapa Nui e são interligados por uma estrada relativamente boa e de fácil locomoção – alguns trechos têm buracos, mas guiar na ilha é muito tranquilo.

Como é a estrada na Ilha de Páscoa
Parte da estrada na Ilha de Páscoa…

Para visitar e conhecer os principais pontos da Ilha de Páscoa, recomendo que você tenha, no mínimo, 3 dias completos. Esse seria o tempo necessário para percorrer toda a ilha e ver de perto as plataformas sagradas onde estão os Moai que são chamadas de Ahus.

O que não podemos deixar de considerar são alguns pontos importantes e que podem interferir em seus planos de viagem: em especial, as condições climáticas.

Moai Ilha de Páscoa - Rana Raraku

Apesar da Ilha de Páscoa ter um clima que possibilite a visita em qualquer época do ano, o clima lá muda com frequência e é normal que ocorram pancadas de chuva em algum momento do dia.

Desconto Seguro Viagem

O meu roteiro na Ilha de Páscoa foi de 4 dias, porém, um desses dias foi de tempo muito fechado e chuva intensa. Nesse caso, tive que ajustar a minha programação por conta do clima.

Chuva na Ilha de Páscoa

Se eu tivesse um roteiro justo, com apenas 3 dias, seria mais difícil me organizar e, provavelmente, teria feito alguns passeios abaixo d’água mesmo.

Por conta disso, se tiver essa disponibilidade, minha recomendação é que você se organize para passar ao menos 4 dias completos na Ilha de Páscoa.

Quanto tempo é necessário para ver os principais atrativos

Fazendo um resumo, de maneira geral, em 3 dias você consegue explorar e ver o principais pontos da Ilha de Páscoa. É importante lembrar que existem opções de trilhas, que podem consumir mais tempo do seu roteiro – mas ainda assim, mesmo incluindo um passeio de caminhada, você consegue, sim, conhecer a ilha em 3 dias.

Moai Ilha de Páscoa - Quantos dias ficar

Caso tenha um dia extra, e não tenha problemas por conta de condições climáticas, além de poder curtir o destino com mais calma, você ainda pode aproveitar uma das praias da ilha, como a Praia de Anakena.

O visual dessa praia é lindo e só com um tempinho extra você realmente vai poder relaxar e curtir essa que é, sem dúvidas, uma das praias mais isoladas do mundo.

Ilha de Páscoa em 1 ou 2 dias: é possível?

Apesar de parecer um pouco sem sentido alguém percorrer uma distância tão grande e gastar um valor alto na passagem aérea para ficar apenas 1 ou 2 dias, sei que para alguns casos não existe outra alternativa.

Algumas pessoas, por exemplo, conseguem colocar a Ilha de Páscoa em alguma escala para o Taiti, outras chegam lá de cruzeiro ou mesmo, tem quem encontre um valor de passagem promocional, saindo de Santiago, e, por conta da limitação de datas, só tem essa quantidade de dias para explorar o destino.

Caso tenha apenas 1 dia na Ilha de Páscoa, minha recomendação é tentar um passeio guiado de meio dia, para você realmente ter uma explicação para os principais pontos. Sugiro fazer o passeio do Rano Raraku, a oficina dos Moais, com a presença de um guia. Já no restante do dia, pegue um carro ou quadriciclo para percorrer a ilha no seu tempo.

Se o seu roteiro na Ilha de Páscoa for de 2 dias, minha sugestão é para que o primeiro dia seja de passeios guiados tanto na parte da manhã quanto na parte da tarde. Já o segundo dia do roteiro pode ser de forma independente, seja de carro ou de quadriciclo.

Fazendo dessa forma, você vai aprender sobre o destino e ainda terá tempo para visitar os seus pontos de interesse do seu jeito. Vou deixar aqui um post para ajudar na programação do seu roteiro na Ilha de Páscoa:

Veja aqui a minha sugestão de roteiro para 2, 3 ou 4 dias na Ilha de Páscoa

Ilha de Páscoa em 5 dias ou mais: é muito tempo?

Eu acredito que 5 dias na Ilha de Páscoa seja um tempo ótimo para você sair de lá sem querer ver Moai por um bom tempo – brincadeira!!! É claro que o tempo que você vai ficar em um destino podem ter vários motivos, inclusive interesses pessoais específicos.

Para uma viagem apenas a passeio, 5 dias é ótimo para fazer tudo com calma, ter flexibilidade de lidar com imprevistos climáticos, fazer trilhas e ainda curtir um dia de praia.

Cratera do Vulcão Rano Kau - Ilha de Páscoa

Não acho que vai ser um tempo desnecessário, você pode, sim, aproveitar bastante o destino em 5 dias. Lembrando que ainda que existem passeios de mergulho, então você certamente vai ter o que fazer nessa viagem.

Mais do que isso, caso não tenha nada específico que te leve para lá, acho que pode ser um pouco cansativo.

Minha estadia na Ilha de Páscoa

Quero reforçar aqui, como já comentei em outros posts, que a minha estadia na Ilha de Páscoa foi no Hotel Hangaroauma excelente opção para quem quer viver uma experiência realmente diferenciada nessa viagem.

Hotel Hangaroa - Ilha de Páscoa

O hotel, que oferece opções já incluindo passeios e refeições, tem tudo para tornar sua estadia na Ilha de Páscoa ainda mais especial. Confesso que o lado gastronômico, além do conforto do hotel, foi um ponto que realmente me conquistou.

No meu pacote eu tinha, além do café da manhã, duas refeições: almoço e jantar. O restaurante menor do hotel, que é necessário reservar mesa, é simplesmente maravilho! Sem falar que as bebidas, entre elas vinhos, drinks e espumantes, são inclusas para quem fechar esses pacotes – o custo benefício é muito positivo!

Você pode fechar a seu pacote na Ilha de Páscoa diretamente com a Venturas, que é a agência que cuidou de todos os detalhes da minha viagem. Além de ter praticamente os mesmos valores que o hotel trabalha, você terá o suporte da agência no Brasil, com atendimento em português e ainda facilidade para o pagamento. Falando ainda que é leitor do blog, ainda vai ter uma surpresa especial quando fechar sua viagem com eles.

Vou deixar aqui um formulário para você contatar diretamente a agência e receber informações para sua viagem:

Quero reforçar ainda que, minhas considerações sobre o hotel, a estadia e todas as experiências nessa viagem, são transparentes e de acordo com a minha opinião. Apesar de ter feito a viagem a convite da Venturas, sempre vou compartilhar com você a minha experiência real, transparente e honesta

Dicas da Ilha de Páscoa e do Chile

Para você que está planejando visitar a Ilha de Páscoa e outros destinos no Chile, vou deixar aqui os links para você navegar no conteúdo já publicado no blog:

Veja aqui os posts sobre a Ilha de Páscoa

Confira aqui os posts sobre outros destinos no Chile

Espero que tenha curtido o post. Se tiver qualquer dúvida sobre a Ilha de Páscoa ou quantos dias ficar lá, fique à vontade para deixar um comentário por aqui. Valeu!!

About The Author

Robson Franzói é um jovem de Curitiba que tenta inspirar outros viajantes a explorarem diferentes lugares do mundo. Decidiu correr atrás dos seus sonhos e hoje vive desse blog, seu projeto mais especial. Apaixonado por fotografia e vídeos, o garoto vive para compartilhar suas experiências e dicas dos lugares que conhece. Suas fotos já estão ficando conhecidas e seus vídeos inspiram muitos viajantes. Aproveite e acompanhe o Instagram e também o Canal Um Viajante.

Related posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *