Roteiro Huilo Huilo, Chile: o que fazer em 2, 3 e 4 dias na reserva

Se você vai visitar o sul do Chile e está planejando conhecer a Reserva Biológica de Huilo Huilo, veja aqui uma sugestão de roteiro para 2, 3 e 4 dias de viagem.

Conhecida como a ‘floresta encantada do Chile’, a Reserva Biológica de Huilo Huilo se revela como um destino totalmente diferente do que esperamos encontrar no país.

Huilo Huilo, Chile: a floresta encantada da Patagônia Chilena

O Chile, que é reconhecido mundialmente por seus roteiros focados na natureza, atrai muitos viajantes para sua região árida ao norte, onde fica o Deserto do Atacama, e também para o sul, onde fica a Patagônia Chilenaespecialmente a região do Parque Nacional Torres del Paine.

Já a reserva de Huilo Huilo, que está localizada na região norte da Patagônia, é um destino que está sendo descoberto aos poucos pelos viajantes brasileiros.

Quando realizei minha viagem e compartilhei as fotos no Instagram, muitas pessoas comentaram que era a primeira vez que ouviam falar nesse destino – se você não me acompanha no insta, já deixo o convite para seguir minhas viagens em tempo real: @blogumviajante.

Hotéis em Huilo Huilo, Chile

Nos últimos posts compartilhei algumas informações interessante, que podem ajudar no seu planejamento de viagem para Huilo Huilo, vale a pena dar uma olhada:

Conheça a Reserva Biológica de Huilo Huilo

Onde fica e como chegar a Huilo Huilo

Agora, se você já viu esses posts e está começando a organizar os detalhes da viagem, vou deixar aqui uma sugestão de roteiro e o que você pode fazer em 2, 3 ou 4 dias de viagem.

Quantos dias ficar em Huilo Huilo

Algumas das perguntas que recebi sobre Huilo Huilo era se esse destino poderia ser feito com um bate-volta saindo de Pucón. Pois bem, com base na experiência que tive na reserva, acho que Huilo Huilo merece um pouco mais de tempo do que um simples bate-volta.

Apesar de Pucón ser uma cidade não muito distante de Huilo Huilo, a viagem de carro entre os dois destinos dura quase duas horas – para um bate volta, seriam 4 horas do seu dia.

Estradas em Huilo Huilo, Sul do Chile

E quando você começa a ver a quantidade de passeios e atividades que pode fazer em Huilo Huilo, vai entender que ficar apenas 1 dia na reserva é algo inviável.

Desconto Seguro Viagem

Veja aqui os principais passeios e o que fazer em Huilo Huilo

Com base nessa experiência, digo que o mínimo de tempo que você pode ficar em Huilo Huilo são 2 dias completossendo que ainda assim, sua viagem vai ser super corrida.

A sugestão que posso dar é que você organize um roteiro de 3 a 4 dias completos na reservase tiver mais tempo, melhor ainda!

Minha viagem para Huilo Huilo foi de 5 dias, só que não fiz essa viagem combinada com outro destino – então o primeiro dia inteiro se resumiu na viagem do Brasil até Huilo Huilo e o último dia no retorno pra casa.

Um Viajante em Huilo Huilo, Chile: a floresta encantada da Patagônia Chilena

Dentro da reserva de Huilo Huilo tive apenas 3 dias completos, o que me fez correr bastante para aproveitar ao máximo. Quando terminei a viagem, senti que poderia ter ficado, facilmente, mais dois dias para aproveitar para valer.

Roteiro em Huilo Huilo: 3 dias completos na reserva

Apesar de já ter comentado em outros posts, quero relembrar como foi a minha vigem para ir do Brasil até Huilo Huilo:

Bom, ela começou bem cedo saindo de Curitiba em direção a São Paulo, onde peguei um voo da Latam para Santiago do Chile. De Santiago voei para Temuco, também com a Latamoutra possibilidade seria voar para Valdivia.

Temuco e Valdivia são as cidades próximas da Reserva de Huilo Huilo com a melhor disponibilidade de voos – Pucón tem um aeroporto pequeno e que não funciona o ano todo.

Onde fica e como chegar a Huilo Huilo

Chegando a Temuco, peguei um transfer direto para o Hotel Nothofagus que foi minha base para explorar a reserva. Esse transfer durou aproximadamente 4 horas só para você ter uma ideia, foram cerca de 13 horas desde a saída de casa até chegar ao hotel na reserva.

A viagem de volta teve basicamente o mesmo itinerário, só que no sentido contrário. Agora vamos ao roteiro em si, descartando o dia de chegada e de retorno para casa.

Huilo Huilo, dia 1: Canopy e Cavalgada

Apesar da reserva ter fácil acesso a todos os pontos de atividades, um roteiro tranquilo em Huilo Huilo vai ter entre 2 a 3 atividades por dia dificilmente você consegue colocar mais do que isso, aproveitando cada uma de verdade.

Manhã: Canopy Voo da Águia

Depois de tomar o café da manhã no hotel, segui para a minha primeira atividade em Huilo Huilo: o Canopy Voo da Águia, com acesso pelo Portal Huilo Huilo.

Canopy Vuelo del Aguila - Voo da Águia

Essa é uma atividade que pode ser feita em qualquer época do ano e, se você não tem medo de altura, vai certamente se divertir bastante. O Canopy mistura uma parte de arborismo com 5 tirolesas de 150 metros cada uma.

Os profissionais nos preparam com os equipamentos e passam todas as informações para a atividade ser feita com a maior segurança possível – pode confiar que é super seguro!

Eu comecei perto das 9h da manhã e terminei por volta das 11h. Se você conseguir encaixar na sua programação, seria legal fazer também o Canopy Vuelo Del Cóndorque fica no mesmo lugar e tem uma tirolesa de 1.650 metros!!

Como eu tinha um tempinho antes do almoço, decidimos visitar o Salto Huilo Huiloque fica no mesmo portal de acesso. Recomendo muito!!

Salto Huilo Huilo - Chile

Minha única sugestão é que você confirme se a cachoeira está com água – ela pode ficar praticamente seca em alguns períodos.

Depois disso, retornamos para o hotel e almoçamos no restaurante do hotel Nothofagus.

Tarde: Cabalgada Tranca del Toro

Depois de almoçar e organizar algumas coisas, saí do hotel para a atividade da tarde desse dia: o passeio a cavalo, chamado Tranca del Toro.

Cavalgada Tranca del Toro - Huilo Huilo

Nesse passeio, percorremos um trajeto de 3 km pelos bosques e florestas da região, com vista especial para o Vulcão Mocho Choshuenco.

O passeio é mega tranquilo e recomendado para qualquer viajante – mesmo para quem nunca teve experiência em cavalgar. O pôr do sol nesse dia foi algo surreal – recomendo muito fazer a cavalgada durante à tarde para pegar o entardecer.

A sugestão para o jantar desse dia é Cervejaria Artesanal Petermann, que pertence ao fundador da reserva de Huilo Huilo.


Huilo Huilo, dia 2: Sendero Darwin + Sendero Botánico

O segundo dia da viagem seria o mais intenso de caminhadas, começando pelo incrível Sendero Darwin.

Manhã: Sendero Darwin

Eu colocaria essa caminhada na parte da manhã por ela ser um pouco mais intensa, assim você já começa o dia com força total.

Este é um dos passeios que só pode ser feito acompanhado de um guia e se inicia no Portal La Leona. Nesse trajeto, você tem a chance de encontrar a rãzinha de Darwinuma das espécies protegidas na reserva e que está em risco de extinção.

Sendero Darwin - Huilo Huilo

A caminhada, que tem subidas e descidas, inclui a travessia em uma ponte suspensa e um trajeto circular de quase 4 km. É, realmente, um passeio que vale muito a pena.

Tarde: Sendero Botánico

O passeio para a tarde desse dia é bem tranquilo e você pode fazer de forma independente. O Sendero Botánico é uma caminhada por um bosque da reserva de Huilo Huilo, onde podemos conhecer de perto a flora da floresta úmida temperada da Patagônia Chilena. Podemos, inclusive, ver de perto muitos cogumelos que se tornaram símbolo da região e inspiraram a arquitetura do Hotel Reino Fungi.

Sendero Botánico Huilo Huilo

A sugestão para o jantar desse dia é o Restaurante Nothofagus, localizado no interior do hotel. Uma boa oportunidade para conhecer um dos hotéis mais emblemáticos da reserva.


Huilo Huilo, dia 3: Sendero Hoffman + Puerto Fuy + Salto Llallalca

O meu terceiro e último dia na reserva foi um pouco mais corrido. O ideal é você ajustar com o seu tempo e também com as atividades que fazem mais o seu estilo.

Manhã: Sendero Hoffman

Como as trilhas e caminhadas eram o foco dessa viagem, começamos o dia com a trilha pelo Sendero Hoffman. O visual é, em minha opinião, mais bonito do que o Sendero Botánico – só não vimos tantas espécies de cogumelos.

Sendero Hoffman - Huilo Huilo

O percurso tem aproximadamente 3,5 km e pode ser feito tanto de forma autoguiada quanto com a presença de um guia – que é interessante por trazer muita informação sobre a flora e fauna da região.

Depois da trilha, seguimos caminhando pela estrada até chegar ao Puerto Fuy, de onde partem os barcos rumo à Argentina. De lá, caminhamos de volta até o hotel para o almoço.

Tarde: Caverna Vulcânica e cachoeira Salto Llallalca

Para a tarde desse dia, fiz a visita à Caverna Vulcânica e à cachoeira Salto Llallalca. Confesso que a cachoeira é mais bonita que a caverna em si.

Caverna Vulcânica e Salto Llallalca

O que você pode fazer nesse dia, já que o programa é bem tranquilo, é incluir uma atividade de bike, como a Mountainbike Pudú:

Nesse passeio você vai percorrer 16 km de bike em cerca de 2 horas. Ele inicia de frente para o Hotel Montaña Mágica e leva você até o acesso ao caminho de Darwin.

Montaña Mágica - Huilo Huilo

Como precisei fazer algumas imagens para o canal, acabei não realizando esse passeio.

Para fechar o dia e terminar essa jornada, a dica é fazer uma atividade diferente, a Sendero de los Espíritus um atrativo que pode ser visitado tanto de dia quanto à noite.

Recomendo que você faça o passeio à noite, já que ele tem uma mística bem especial e vai revelar, de uma forma diferente, os encantos da selva patagônica.

Sendero de los Espíritus - Huilo Huilo

Durante o trajeto, você encontrará esculturas de madeira que representam os principais seres mitológicos da cultura Mapucheo principal povo indígena do Chile.


Huilo Huilo, dia 4: Atividades extras para o seu roteiro

Eu, infelizmente, não tive um quarto dia de viagem em Huilo Huilo. Mas garanto que existe muita coisa que você pode fazer para um, dois ou até mais dias completos – se tiver essa oportunidade, aproveita!

Minha sugestão para o seu quarto dia de viagem é a visitar o Salto La Leona e também o Salto El Puma duas cachoeiras incríveis na região que valem a pena conhecer.

Sendero La Leona - Huilo Huilo
La Leona – Huilo Huilo

A única questão que preciso alertar é para que você pergunte no seu hotel se essas cachoeiras estão com água – não valeria a pena visitar se elas estiverem secas.

Outra opção para considerar: Ascensão ao Vulcão Mocho Choshueco

Subir um vulcão é uma das experiências mais surpreendentes que você pode realizar na vida. Já tive o privilégio de superar todos os meus limites e subir, mais de uma vez, o Vulcão Lascar, no Deserto do Atacama recomendo muito!

Veja aqui como foi minha ascensão ao Vulcão Lascar

Já em Huilo Huilo, sua oportunidade é de fazer a ascensão ao Vulcão Mocho Choshuecouma aventura que leva você a 4.200 metros de altitude.

Ascensão ao Vulcão Mocho - Huilo Huilo

O trekking tem um trajeto de aproximadamente 7 km e uma dificuldade mais elevada em relação aos outros passeios – já que nesse são quase 5 horas de caminhada. Vale destacar que é um passeio que exige a presença de um guia e roupas adequadas para esse tipo de atividade.

Muitas opções para o seu roteiro em Huilo Huilo

Obviamente você pode optar por essas ou outras atividades para completar seu roteiro em Huilo Huilo. Tudo vai depender muito do seu estilo de viajante e também da época em que está programando a viagem.

No inverno, por exemplo, alguns passeios específicos entram na lista de atividades, tais como ski, snowboard e até caminhadas de altitude para chegar ao topo do vulcão nevado.

Atividades na Neve em Huilo Huilo

Já no verão, eu não deixaria de lado a oportunidade de fazer caiaque e também rafting pelos rios da região – deve ser incrível com o visual desse destino.

Rafting Río Fuy - Huilo Huilo

Vale lembrar que eles têm opções bem interessantes para crianças, então seu roteiro pode ser ajustado de muitas maneiras.

Lugares em Huilo Huilo que valem a pena conhecer

Além de toda essa programação que recomendei para você, existem alguns lugares que valem uma visita – mesmo que seja rápida. Um deles é a Aldea de Artesanos, que é uma Vila de Artesanatos localizada no povoado da reserva, e também o Café del Bosquebem ao lado do Portal Huilo Huilo.

Aldea de Artesanos, Huilo Huilo

Nesse Café del Bosque, que você vai passar quando visitar o Salto Huilo Huilo, existem várias lembranças lindas da região – tem um Huemul super fofo e vários seres mágicos da floresta.

Onde ficar em Huilo Huilo: qual hotel escolher

Aproveitando que estamos falando de roteiro, quero lembrar que a minha estadia em Huilo Huilo foi no Hotel Nothofagusum dos mais incríveis do Chile.

Hotel Nothofagus em Huilo Huilo - Incrível!

O hotel tem um ar super lúdico e foi inspirado na obra do Pequeno Príncipese quer uma sugestão, fique nele… é maravilhoso! Mas, se quiser mais opções, tem um post completinho aqui no blog com os principais hotéis da reserva.

Veja aqui os principais hotéis de Huilo Huilo para sua viagem

Quero aproveitar para lembrar que, sempre que puder, você faça sua reserva de hospedagem pelo Booking.com através dos links do blog. Independente do hotel que escolher, ao fazer sua reserva por esses links você colabora com meu trabalho e não gasta nada a mais com isso.

Se preferir outra opção, também pode reservar sua estadia por esse link do Hotéis.comvocê escolhe o melhor para sua viagem e eu agradeço muito sua ajuda.

Encontre e reserve seu hotel no Booking.com

Se preferir, faça aqui sua reserva no Hotéis.com

Espero que tenha curtido esse post e que ele ajude no planejamento do seu roteiro em Huilo Huilo. Se tiver dúvidas ou alguma sugestão, fique à vontade para comentar aqui no blog. Até mais!!! Valeuuu!

About The Author

Robson Franzói é um jovem de Curitiba que tenta inspirar outros viajantes a explorarem diferentes lugares do mundo. Decidiu correr atrás dos seus sonhos e hoje vive desse blog, seu projeto mais especial. Apaixonado por fotografia e vídeos, o garoto vive para compartilhar suas experiências e dicas dos lugares que conhece. Suas fotos já estão ficando conhecidas e seus vídeos inspiram muitos viajantes. Aproveite e acompanhe o Instagram e também o Canal Um Viajante.

Related posts

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *