El Chaltén: trilhas, passeios, dicas, como chegar, o que fazer e mais

Uma das cidades base para viajantes que estão explorando a região da Patagônia Argentina, El Chaltén é o lugar perfeito para quem está em busca de trilhas, caminhadas e cenários surpreendentes.

El Chaltén, que por muito tempo não passava de apenas uma vila, é hoje a cidade mais nova da Argentina. Um lugar simples, tranquilo e encravado no coração da Patagônia Argentina.

Considerada o berço dos trekkings dessa região, El Chaltén recebe viajantes vindos dos quatro cantos do mundo – todos em busca das paisagens mais lindas da Patagônia.

Apesar da minha estadia por lá ter sido muito rápida, foi partindo dali que visitei um dos lugares mais incríveis do meu roteiro pela Patagônia: a base do Monte Fitz Roy e a Laguna de Los Três.

Monte Fitz Roy e Laguna de Los Tres - El Chaltén - Patagônia Argentina

Aqui no blog já contei com detalhes como foi essa aventura e também já publiquei vários posts sobre a viagem, vale a pena dar uma olhada:

Veja como foi o trekking até a base Fitz Roy

Confira aqui todos os artigos publicados sobre a Patagônia

Se você está pensando em fazer esse trekking ou outras atividades na região, a cidade de El Chaltén vai fazer parte do seu roteiro e certamente esse post vai te ajudar

El Chaltén no seu roteiro pela Patagônia

A cidade de El Chaltén, localizada a 200 km de El Calafate, é a base de onde saem várias trilhas por essa região da Patagônia sendo uma das mais famosas, a trilha para a base do Monte Fitz Roy.

Para os amantes de escaladas e profissionais dessa área, a região conta com alguns dos picos mais desafiadores do planeta – nem tanto pela altura, mas por fatores que, combinados, dificultam extremamente o caminho.

El Chatén - Fitz Roy

Caso você não seja um viajante dos mais aventureiros do mundo e não esteja disposto a grandes caminhadas ou escaladas, ainda restam boas opções onde é possível curtir cenários lindíssimos sem grandes esforços.

O que fazer em El Chaltén: os principais trekkings

Para ajudar em seu planejamento de viagem por essa região, vou listar aqui os principais trekkings que você pode fazer partindo em El Chaltén. Vale ressaltar que as trilhas são ótimas e bem sinalizadas, porém sempre recomendo a presença de um guia para as opções mais longas.

Veja as principais trilhas de El Chaltén no mapa abaixo:

50% de Desconto no Seguro Viagem para todos os destinos da América do Sul

Mapa | Principais trilhas de El Chaltén

Para você ver que existem opções para todos os estilos de viajantes, vou listar aqui algumas trilhas que partem de El Chaltén. Lembrando que as mais longas já englobam algumas mais curtas – tudo vai depender de até onde você está disposto a ir.

1. Miradores Los Cóndores e Las Águilas

Esse é o trekking mais curto saindo de El Chaltén, com um total de 6 km três quilômetros para ir e mais três para voltar.

Miradores Los Cóndores e Las Águilas

Apesar de curto, ele tem uma boa subida até ser alcançado. De lá, você tem uma vista da cidade e do Monte Fitz Roy.

2. Laguna Capri

Uma trilha um pouco maior e extremante linda. Você começa no norte de El Chaltén e logo passa por um primeiro mirante, também voltado para o norte.

Laguna Capri - El Chaltén

Esse é o mesmo caminho que leva até a base do Monte FitzRoy. Com um total de 12 km, você vai chegar na Laguna Capri e ter uma vista deslumbrante – também com o Fitz Roy fundo.

3. Laguna Torre

O trekking para a Laguna Torre é um dos mais procurados em El Chaltén. Exige um pouco mais de esforço, já que tem um total de 24 km12 km em cada trecho.

Laguna Torre - El Chaltén

A trilha é bem sinalizada e não é considerada muito difícil, tirando os primeiros três quilômetros onde a subida pega um pouco. Depois a trilha é mais plana, com algumas subidas e descidas mais leves.

4. Laguna de Los Três e base Fitz Roy

O trekking até a Laguna de Los Três é um dos mais longos que partem de El Chaltén e que pode ser feito em um único dia. Ao todo são 26 km de caminhada13 km por trecho.

Fitz Roy - Patagônia Argentina

Foi essa trilha que escolhi para minha viagem e foi, sem dúvidas, uma das experiências mais inesquecíveis da minha vida.

Veja aqui o relato de como foi meu trekking até a Laguna de Los Três.


Quantos dias ficar em El Chaltén

Uma pergunta que sempre vem na cabeça de quem está planejando um roteiro de viagem. Bom, como você acabou de ver, existem várias opções de trilhas partindo de El Chaltén. O tempo que você vai precisar ficar na cidade estará relacionado diretamente com quais passeios pretende colocar no seu roteiro.

Noite em El Chaltén - Argentina

Caso decida fazer o trekking até a base Fitz Roy e a Lagunas de Los Três, que foi o que fiz, você vai precisar passar ao menos duas noites na cidade.

O ideal é começar a trilha bem cedo. Por isso, você precisará acordar já na cidade. E como a trilha é longa, você só voltará para a cidade no final do dia – talvez até à noite. Por isso, não recomendo que pegue a estrada – completando então duas noites em El Chaltén.

Caso decida fazer mais passeios, vai precisar de, pelo menos, três noites na cidade.


El Chaltén: qual a melhor época para ir

Aqui no blog já falei bastante sobre o clima na região da Patagônia e sempre gosto de reforçar: o mais indicado é que você visite essa região no verão, que vai de outubro até meados de abril.

Se você planejar sua viagem em outros meses, especialmente no inverno, precisará ir preparado para enfrentar condições extremas.

Veja aqui como é o clima na Patagônia.


Como chegar em El Chaltén

El Chaltén está localizada a cerca de 200 km de El Calafate, a cidade onde você encontra o aeroporto mais próximo.

Como ir de El Calafate para El Chatén:

Existe um serviço de ônibus que cobre esse trecho durante todo o ano, inclusive com horários adicionais na alta temporada: acesse aqui os horários dos ônibus

Como chegar em El Chaltén

Caso decida alugar um carro para fazer a viagem, eu recomendo o site da RentCars. Nele, você consegue pesquisar os valores e efetuar sua reserva com total segurança – lembrando que a RentCars é parceira do blog e sempre que você fizer suas reservas por esses links, vai me dar uma ajuda, sem gastar nada a mais com isso.


Onde ficar em El Chaltén

Apesar de pequena, cidade de El Chaltén conta com boas opções de hospedagem e que atendem a vários estilos de viajante. Durante a minha viagem, escolhi a Hosteria El Puma para passar a minha estadia.

Hosteria El Puma - El Chatén

Gostei bastante do hotel e acho ele uma boa opção para se considerar. Tem quartos confortáveis, um clima bem aconchegante e um ótimo café da manhã.

Na linha do hotel que fiquei, recomendo o Destino Sur Hotel & Spa, que tem uma ótima avaliação, estrutura e conforto.

Dentre os mais diferenciados da cidade, o Chalten Suites Hotel se destaca. Apesar de ser mais caro, está entre os melhores hotéis da cidade.

Para quem procura opções mais baratas, recomendo o Cabañas Rivendel. Um valor super justo para um lugar simples, porém aconchegante e confortável.

Se você está procurando um hostel em El Chaltén, minha recomendação fica para o Rancho Grande, super bem avaliado e um dos mais procurados na cidade.

Veja aqui mais opção de hospedagem em El Chaltén


O que levar para sua viagem: como fazer a mala

Mais um ponto que gosto de reforçar quando falo de Patagônia é o clima instável. Por lá, as mudanças acontecem de um segundo para o outro. Por isso, você tem sempre que estar prevenido.

Mesmo que faça sua viagem no verão, é muito importante ir preparado para as piores condições climáticas. Caso vá no inverno, se prepare o dobro para encarar o clima.

O que não pode faltar na bagagem:

  • Calça impermeável;
  • Jaqueta de pluma;
  • Jaqueta impermeável/corta vento;
  • Bota impermeável;
  • Bastão de caminhada;
  • Protetor solar;
  • Óculos de sol;
  • Luvas e gorro;
  • Hidratante labial.

Acredito que, com tudo isso da lista, você terá muita chance de fazer a trilha com sucesso.


Reserve sua estadia com antecedência

Para fechar o post, quero só reforçar que é importante você reservar sua estadia com antecedênciaespecialmente se for viajar na alta temporada. E sempre que puder, faça suas reservas no Booking.com pelos links do blog, assim você me dá uma força e não gasta nada a mais com isso.

Faça também seu Seguro Viagem!! Outro item muito importante para uma viagem como essa. Aqui no blog você tem desconto para contratar seu seguro com a Mondial ou pelo site da SegurosPromopegue aqui seu cupom de desconto.

Espero que esse post tenha contribuído com o planejamento da sua viagem pela Patagônia. Se tiver alguma dúvida ou dica para compartilhar, fique à vontade para deixar uma mensagem aqui nos comentários. Valeuuu!!

Expedição Patagônia

About The Author

Robson Franzói é um jovem de Curitiba que tenta inspirar outros viajantes a explorarem diferentes lugares do mundo. Decidiu correr atrás dos seus sonhos e hoje vive desse blog, seu projeto mais especial. Apaixonado por fotografia e vídeos, o garoto vive para compartilhar suas experiências e dicas dos lugares que conhece. Suas fotos já estão ficando conhecidas e seus vídeos inspiram muitos viajantes. Aproveite e acompanhe o Instagram e também o Canal Um Viajante.

Related posts

3 Comentários

  1. Jonathas

    Nunca fiz trilha, mas depois das suas postagens recentes tô considerando começar a fazer. Obrigado pelas dicas, as fotos estão maravilhosas com sempre.

    Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *